Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 11/May/2015 às 15:36
42
Comentários

O vídeo que tem ajudado pessoas a dormir no mundo inteiro

Vídeo de cascata vira fenômeno mundial entre pessoas que sofrem de insônia. Material de oito horas de duração agora é parte de uma pesquisa científica utilizada em vários hospitais de Londres para curar o problema de quem não consegue dormir

vídeo dormir insônia

A tranquilidade de uma cachoeira e o som reconfortante de pássaros cantando – talvez esse seria o mundo ideal para uma boa noite de sono. E é exatamente esse cenário, registrado em vídeo (assista abaixo) pelo artista visual irlandês Johnnie Lawson, que está resolvendo a vida de milhares de pessoas que sofrem com insônia pelo mundo.

Lawson filmou o rio Bonet, no condado de Leitrim, na Irlanda, onde há uma pequena cascata com o barulho leve das águas caindo e batendo nas pedras. Ao fundo, os pássaros cantam para completar a calmaria do ambiente, tão rara nas cidades grandes. O vídeo publicado por Lawson no Youtube já foi assistido mais de sete milhões de vezes e, para a surpresa do artista, atingiu um público que ele não esperava: o de insones.

O vídeo tem oito horas e agora é parte de uma pesquisa científica utilizada em vários hospitais de Londres para curar o problema de quem não consegue dormir.

“As pessoas que tinham dificuldades para dormir começaram a me escrever do mundo inteiro – da Coreia do Norte, da República Centro-Africana, de Pequim e do próprio Reino Unido”, contou o autor do vídeo.

“Eles me deixavam mensagens dizendo que o vídeo estava ajudando a aliviar a insônia que eles tinham. Teve até gente de dentro do Vaticano assistindo ao meu vídeo.”

Serenidade e paz

Johnnie Lawson começou a fazer vídeos para trazer um pouco da natureza para a vida das pessoas. Ele publicou o vídeo da cachoeira no Youtube há cinco anos e, para sua surpresa, ele rapidamente atraiu milhares de pessoas – especialmente aquelas que sofrem de insônia.

“Eu me considero um homem de sorte por viver nas montanhas pouco exploradas e cheias de paz do Condado de Leitrim.”

A psicóloga da saúde Dorothy Wade trabalha na UTI do hopital da University College em Londres e conta que inclui o vídeo da cachoeira como parte da terapia que faz com os pacientes para mantê-los tranquilos.

“O objetivo dessa tentativa é prevenir pacientes da UTI de ficarem traumatizadas e cortar as taxas de transtorno por estresse pós-traumático encontrado em sobreviventes de UTI”, disse.

“Como parte da terapia, as enfermeiras dão tablets aos pacientes com materiais de relaxamento, e isso inclui o vídeo de Johnnie Lawson com as cenas tranquilas da natureza.”

A tentativa envolve pesquisadores do hospital, da própria University College de Londres, e até do Centro de Pesquisas de Londres.

‘Fãs inesperados’

Comentários deixados nos vídeos que Lawson publicou no Youtube contam histórias inusitadas sobre como o seu trabalho ajudou as pessoas.

“Estou no meio de Manhattan. Eu nem sabia que a serenidade existia”, disse um morador de Nova York.

“Obrigado por me ajudar a continuar focado em meio a 19 horas de pesquisa”, comentou um estudante de Boston.

Conforme a popularidade dos vídeos de Johnnie aumentava, aumentava também o tamanho deles.

“Pessoas que sofrem de insônia conseguiriam cair no sono ouvindo alguns dos meus vídeos, mas eles iriam acordar assim que o vídeo acabasse e o silêncio voltasse”, explicou Lawson.

“Por causa disso, eu comecei a fazer vídeos com oito horas de duração, como esse da cascata no rio Bonet.”

“Se as pessoas acordassem no meio da noite, elas ainda estariam ouvindo o som da natureza, e logo voltariam a dormir.”

Lawson fez 174 vídeos próximo a rios e lagos nos Condados de Leitrim, Fermanagh e Sligo.

Vídeo:

BBC

Recomendados para você

Comentários

  1. eu mess Postado em 11/May/2015 às 15:46

    Nossa, que vídeo bonit.. ZZZzZZzzzzzZZZzzzzZZz

  2. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 16:09

    O melhor remédio para insônia é o trabalho pesado. Descarregue uma carreta de cimento, corte cana, carregue umas caixas na feira, faça uma faxina pesada em casa ou rode 16 horas numa BR com um Mercedão 1313 para ver se o sono não vem. Insônia é doença de desocupado (a).

    • Desocupado Feliz Postado em 11/May/2015 às 16:38

      Adoro gente que acha bonito trabalhar feito um escravo. Geralmente são comentaristas de internet, os mais desocupados do mundo.

    • Fran Oliveira Postado em 11/May/2015 às 16:59

      Devo discordar de você Thiago, pois conheço pessoas que trabalham muito, deitam, dão uma cochilada, despertam depois de uma hora, 40 minutos, e não conseguem mais dormir, vindo a ter sono quando está chegando a hora de se levantar, têm uma vida difícil e cercada de sofrimento, a situação se perpetuará se não buscarem algum tipo de ajuda... Que bom que você não sofre desse mal.

      • Jeferson Santos Postado em 11/May/2015 às 17:10

        Acho que não, Thiago. A insônia existe e todos já tiveram em algum momento de suas vidas dificuldades para dormir por motivos diversos. Mas no meu caso, guardada a lógica proporção, o som do ventilador me faz dormir tranquilo. Assim como o ruído do ônibus rodoviário à noite, especialmente os interestaduais, cujos "tiros" são mais longos entre as paradas nos pontos de apoio.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 20:16

        Ai você disse tudo Fran, "vida difícil e cercada de sofrimento", ai o problema é emocional. Caso a concentração no trabalho, o desgaste físico não ocupar esse espaço na pessoa, seja até uma Dona de Casa em seus afazeres domésticos, tudo aqui que eu falei não se aplica.

      • Edson Postado em 01/Jun/2015 às 11:33

        Hei Thiago...mania as pessoas tem de emitir opinião sobre aquilo que não conhecem, ou simplesmente por uma pequena experiência pessoal.. A causa de insônio pode ser emocional, mas muitas vezes a causa é fisiológica... disfunções fisiológicas em que o sono simplesmente não ocorre por mais cansada que a pessoa esteja.

    • Rafael Postado em 11/May/2015 às 18:20

      Tenho insônia desde os 11 anos. Será que deveria ter seguido sua orientação aos 11?

    • Vinicius Souza. Postado em 11/May/2015 às 18:29

      A pessoa toma o exemplo próprio como justificativa de algo que acontece com muita gente kk triste.

    • Marcelo Barrios Postado em 11/May/2015 às 20:39

      Ainda dão moral pra esse babaca?

    • Paulo Postado em 11/May/2015 às 21:42

      Insônia meu caro, tem como origem no psicologico e não no físico.

    • ejedelmal Postado em 11/May/2015 às 23:18

      Já sei. Você é um Coxinha que acha que quem tem insônia é vagabundo. Justo você que vive de mesada e nunca trabalhou pra ninguém, que aliás deve depender do James pra tudo: -- James, vem amarrar meu sapato. -- James, vem limpar minha bunda. -- James, limpa meu pau na cortina. -- James, come minha esposa por mim. Coitado do James...

      • Thiago Teixeira Postado em 12/May/2015 às 20:04

        Ofensas de um paraquedista que oculta o próprio nome ... terei que relevar.

    • Luciale Postado em 12/May/2015 às 03:00

      Kkkkkkkkk..espero q vc nao tenha. Afinal vc faz tudo isso.... Nao tem nem tempo de dormir qto mais ter insonia ..né ..sabixão !

    • eu daqui Postado em 12/May/2015 às 07:58

      Entendi o Thiago: atividade física ajuda a dormir sim. Já falta dela juntamente com o excesso de atividade mental aumenta o risco de insonia.

    • Gustavo Postado em 12/May/2015 às 09:05

      Hahaha olha quem diz. O cara que fica o dia inteiro comentando aqui no site, duvido que já pegou no pesado uma vez na vida. Conta outra Thiago. Antes de pré-julgar os outros, vá você procurar o que fazer!!!

      • Thiago Teixeira Postado em 12/May/2015 às 20:06

        Quem está pré-julgando aqui e postando mensagens 9:05 da manhã é o senhor.

      • eu daqui Postado em 13/May/2015 às 11:08

        Vc já ouviu falar em turnos de trabalho? Vá trabalhar, bolsista !

    • Marcia Postado em 12/May/2015 às 16:03

      Insonia não é doença de desocupado !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Procure se tornar uma pessoa mais informada a respeito do assunto para poder dar uma opinião como essa !!!!!!!!!!!!!!!!

    • Ingrid Postado em 12/May/2015 às 22:07

      Que desnecessário seu comentário... Muito fácil falar de um problema que você não sofre... Insônia não tem a ver com "falta de cansaço", vá se informar...

  3. Douglas Postado em 11/May/2015 às 16:20

    Thiago, já trabalhei na construção civil, em produção de fabrica e por ultimo numa transportadora. Sempre tive insônia. Como fica o meu caso?

    • Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 20:21

      Não sou especialista da área, mas como disse a Fran no post acima, há problemas emocionais nas quais nem passou na minha cabeça. Eu tive insônia quando estava na faculdade, sem renda, sem emprego, fim de namoro e demais problemas da vida. Quando passei a trabalhar como doido, nunca mais tive esse problema, mas não só a atividade intensa durante o dia pode ser suficiente para pegar no sono rápido para algumas pessoas.

      • Paula Postado em 11/May/2015 às 22:59

        Pois é, vc solucionou um problema (insônia) criando outro (trabalhar como doido), cujas consequências vc vai sentir mais dia, menos dia...

      • Fabrício Postado em 12/May/2015 às 10:33

        Thiago, é ÓBVIO que você não é especialista, só pela pérola que você disse lá em cima sobre "insônia ser doença de desocupado" já percebe-se isso. Insônia é apenas a consequência de uma série de fatores, que podem ser desde procedência psíquica como orgânica, com baixa produção de serotonina pelo organismo. O exemplo que você deu sobre se ocupar de tanto trabalhar chega a ser patético. E o segundo exemplo que você deu como testemunho pessoal, nada mais é do que um estresse temporário causado pelos seus problemas pessoais naquela fase, o que é MUITO diferente de uma insônia crônica.

    • eu daqui Postado em 12/May/2015 às 07:59

      Existem outros fatores de risco além da quantidade e do tipo de trabalho........

  4. Ricardo Postado em 11/May/2015 às 16:31

    kkk, eu nunca vi um comentário tão besta quanto esse do Thiago... o mundo todo está desocupado então ?

  5. Jeferson Santos Postado em 11/May/2015 às 17:11

    A insônia existe e todos já tiveram em algum momento de suas vidas dificuldades para dormir por motivos diversos. Mas no meu caso, guardada a lógica proporção, o som do ventilador me faz dormir tranquilo. Assim como o ruído do ônibus rodoviário à noite, especialmente os interestaduais, cujos "tiros" são mais longos entre as paradas nos pontos de apoio.

  6. Allan Postado em 11/May/2015 às 17:13

    Thiago, porque vc não vira médico e acaba com o problema de insônia no mundo?

  7. Allan Postado em 11/May/2015 às 17:15

    Se o cara gravou 2 minutos e fez um looping de 8 horas, ninguém percebe.

  8. Maickon Steffen Postado em 11/May/2015 às 21:19

    Nunca tive problemas com insônia, sempre em todos os meus 31 anos de vida dormi super bem, apesar de dormir uma 5 horas apenas por noite, também não tenho sonolência durante o dia. Vejo que muitas pessoas não conseguem desligar o senso de preocupação dos afazeres da vida, talvez isso seja um dos grandes problemas para não conseguirem dormir. Acredito que este tipo de som ajuda a relaxar e desligar nossa mente da rotina desenfreada. Músicas clássicas também são boas para isso.

  9. Robson Postado em 11/May/2015 às 21:32

    Em um mundo em que cada vez mais se destrói a natureza,talvez muitos agora queiram preservar ao invés de destruir o nosso meio natural.Um bom motivo para a permanência de um ambiente mais equilibrado.

  10. Maria Tereza Postado em 11/May/2015 às 21:46

    Eu passo por esse problema e é assim mesmo que acontece, vc descreveu muito bem Fran.

  11. DougCaraffini Postado em 12/May/2015 às 01:20

    Prefiro ASMR

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2015 às 11:28

    Sério que estão flertando com a possibilidade de insônia ser um problema de vagabundo? Porra....daqui a pouco estaremos falando em "meritocracia do sono". Tomem vergonha.

    • Fabrício Postado em 12/May/2015 às 13:47

      Pois é, chega a dar vergonha dessas pessoas.

  13. Davi Postado em 12/May/2015 às 18:36

    https://youtu.be/luRkeDCoxZ4 Esse ótimo tb mas dependo de remédios sofro de insônia desde os 20 hoje tenho 40 sem a medicina acho não estaria mais aqui.

  14. Kristina Postado em 12/May/2015 às 22:48

    recomendo os sons de mar e de chuva. É adorável, faz parte de nossa essência ;)))

  15. Leandro Postado em 12/May/2015 às 22:52

    O entendimento: "Insônia é doença de desocupado (a).", evidentemente não tem fundamento. Uma bobagem.

  16. fernando fernandes Postado em 13/May/2015 às 02:10

    Fim de mestrado, comecei a ter insonia. Para evitar , comecei a tomar uma pequena dose de conhaque. Dormia como uma pedra ! Recomendo

  17. eu daqui Postado em 13/May/2015 às 11:07

    Tenho um cd com o canto de baleias e golfinhos que é um dos sons mais lindos que já ouvi.

  18. Carlos Alcântara Postado em 23/May/2015 às 08:49

    Nós precisisamos, ajuda nos a mentaliza muito bom.

  19. Daniel Postado em 28/Sep/2015 às 17:52

    Tou com insônia a um mês o q faço alguém me ajuda por favor eu imploro...