Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 13/May/2015 às 17:41
30
Comentários

O relato de uma estudante de Medicina vítima de manipulação da Globo

Aluna do Ciência Sem Fronteiras critica matéria da Globo: “Tudo mentira”. Entrevistada pela emissora em reportagem sobre o programa, a estudante de Medicina Amanda Oliveira se disse indignada com o que foi ao ar: “As informações foram deturpadas. A Globo, além de sensacionalista, ainda não é capaz de pesquisar as coisas direito antes de falar”

amanda oliviera medicina globo ciência fronteiras
A estudante de Medicina, Amanda Oliveira, aluna do Ciência Sem Fronteiras, denunciou distorções em reportagem da Rede Globo

A estudante de Medicina Amanda Oliveira usou a sua página pessoal no Facebook para desmentir uma reportagem exibida pela TV Globo sobre o programa Ciência Sem Fronteiras. A matéria do ‘Bom Dia Brasil’ tratou do problema no repasse de dinheiro para alunos que estão nos Estados Unidos.

Entrevistada pela equipe da Rede Globo assim que desembarcou no aeroporto de Palmas-TO, Amanda – que passou nove meses nos Estados Unidos custeada pelo programa [Ciência Sem Fronteiras] – foi apresentada pela emissora como um dos alunos que decidiram voltar ao Brasil por problemas na liberação de verbas do governo.

Ao assistir a matéria na TV, a jovem ficou indignada com as distorções dos fatos apresentadas e resolveu se manifestar. Segundo a estudante de Medicina, o enquadramento da reportagem deu a entender que ela tinha voltado do Ciência sem Fronteiras pela insegurança gerada a partir da ausência do dinheiro, o que ela garante que não aconteceu.

“Gostaria de dizer que tudo o que foi dito a meu respeito naquela reportagem é MENTIRA! Primeiramente, eu NÃO voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a ÚNICA parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente”, explicou.

Amanda, que criticou o “sensacionalismo” da Globo, também rebateu em seu relato a fala da repórter que dizia que a jovem retornou antes do prazo permitido.

“A repórter da Globo fez o favor de enfatizar que voltar antes do prazo era quebra de contrato e que nesses casos todo o dinheiro deveria ser devolvido pela Capes. Eu não voltei antes do prazo. Eu tinha a opção de retornar em maio e a opção de retornar em agosto. Eu optei pela primeira”, escreveu.

Leia a íntegra do relato de Amanda Oliveira:

Na manhã de ontem passou na globo uma reportagem sobre o Ciência sem Fronteiras onde eu apareço. Gostaria de dizer que tudo o que foi dito a meu respeito naquela reportagem é MENTIRA!

Primeiramente, eu NÃO voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a ÚNICA parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora e eu julguei não valer a pena perder outro semestre ( e isso foi dito INÚMERAS VEZES na minha entrevista. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente).

Segundo, eu NÃO abandonei o programa. A repórter da Globo fez o favor de enfatizar que voltar antes do prazo era quebra de contrato e que nesses casos todo o dinheiro deveria ser devolvido pela capes. Mas a Globo além de sensacionalista ainda não é capaz de pesquisar as coisas direito antes de falar. Eu não voltei antes do prazo. Eu tinha a opção de retornar em maio e a opção de retornar em agosto. Eu optei pela primeira.

Por favor, se vc viu a reportagem ou tem algum parente que viu e comentou com você mostre pra ela esse post.

A minha experiência com o Ciência sem fronteiras não poderia ter sido melhor. Teve esse pequeno problema no final, claro, mas nada que justifique o programa ser mal falado dessa maneira.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Salomon Postado em 13/May/2015 às 18:41

    É por meio dessa emissora que os coxinhas se informam.

    • Caio Postado em 14/May/2015 às 09:30

      É a já famosa classe média analfabeta funcional e política, que consome Globo, Veja, Folha... Ave Marilena Chauí - estava certíssima em sua crítica. E pegou até leve.

  2. Eduardo Postado em 13/May/2015 às 18:55

    Isto não seria passível de uma interpelação judicial, quando será dado um basta nestas situações nojentas...outro dia foi a mãe que não deveria falar nada sobre a policia num programa quente da emissora, agora esta.... tá ficando bem ruim....

  3. José Postado em 13/May/2015 às 18:58

    O nazismo se torna perigoso quando começa a atacar a verdade e usar a mentira para promover seus delírios e espalhar sua doença. Assim Hitler e seu bando chegaram ao poder, tocando fogo no parlamento e usando a imprensa golpista para culpar os comunistas e os democratas. Esse caso ocorreu em 1933 e resultou no assassinato de um inocente e a vitória de Hitler. Estamos chegando em 1934? Se para retornar ao poder, a direita fascista ataca a verdade e não respeita mais ninguém, então está na hora de tomarmos uma atitude mais drástica, se os nazistas tivessem sido censurados na Alemanha, o Holocausto e a Segunda Guerra não teriam acontecido, os nazistas do passado, são os conservadores de hoje, censurar e criminalizar o conservadorismo é defender a democracia e o estado de direito.

  4. Vanessa Lane Postado em 13/May/2015 às 19:18

    Não seria a primeira vez. O jornalismo da globo é mais cômico que o zorra total e a praça é nossa juntos.

  5. Lender Postado em 13/May/2015 às 19:28

    A atividade de jornalista cada dia mais é motivo pra vergonha e de deboche...muito triste passar 4 anos na faculdade pra aprender contar mentiras.

  6. poliana Postado em 13/May/2015 às 19:35

    meu deus...a globo realmente n tem vergonha!!!! graças a deus q hj temos as redes sociais e a internet, como principal fonte de informação do público!! se dependêssemos da rede globo,ainda estaríamos no fantástico , colorido e perfeito mundinho do fhc e armínio fraga!!!!!! q nojo dessa emissora!!!!!!!!!!!!!

  7. junior Postado em 13/May/2015 às 19:41

    Ta! Mas cadê o link do facebook da menina onde ela disse isso?

    • Administrador
      Administrador Postado em 13/May/2015 às 21:25

      Olá, Júnior. A sua questão foi respondida logo abaixo. Abraços.

  8. Francilene Muniz Magalhae Postado em 13/May/2015 às 19:49

    Acredito nessa estudante! cara de pau essa rede globo, só para endossar o que foi falado pela estudante, tenho uma sobrinha estudando na universidade de Sorbone( Paris) foi tb pelo o programa ciencias sem fronteiras, está muito bem obrigada, recebendo todo o auxilio sem nenhum atraso. E agora rede globo vai falar o que!!! posso provar...

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 13/May/2015 às 20:03

    Mesmíssimo caso do Marcelo Nova na entrevista CRIMINOSA que Veja inventou. Esse povo todos os dias dorme lembrando de como era bom mandar e desmandar no Brasil quando não haviam as redes sociais, internet, etc...era infinitamente mais fácil mentir, difamar, manipular, esconder o que não era interessante...um dia a força desses vagabundos acaba.

  10. fernanda Postado em 13/May/2015 às 20:05

    Quando percebi que a globo é falsa: na dança dos famosos quando colocaram a regina duarte de jurada, era a primeira a ser questionada e todos os outros jurados concordavam com a escolha dela; na novela salve Jorge, quando a dirá paes defende o funk; em outra entrevista com dira paes que ela disse que estava rolando uma química entre ela e caue raimond, para tirar a Isis valverde do foco.globo lixo!

  11. Jorge de Souza Postado em 13/May/2015 às 20:11

    Ok, estou de saco cheio da Globo praticar jornalismo calcado em sensacionalismo do mal mais feito e que trata com uma desonestidade de subestimar o expectador... mas me incomodou muito o fato de não haver o link da postagem da menina no facebook, nem um print... torço pra que a matéria seja honesta, como mais uma prova dessa prática que todos já conhecemos, mas essa contra argumentação ficou tão jogada quanto a suposta manipulação, espero que haja realmente algum link do tipo qual eu pedi.

    • Administrador
      Administrador Postado em 13/May/2015 às 21:24

      Olá, Jorge. Há um link de redirecionamento para a postagem de Amanda no Facebook incluso na matéria no trecho 'resolveu se manifestar' (segunda linha do terceiro parágrafo). Em todo caso, já que passou passou despercebido, eis o desabafo da estudante na íntegra: https://www.facebook.com/amanda.oliveira.125760/posts/1131103756904521

      • Jorge de Souza Postado em 14/May/2015 às 18:20

        Grato!

  12. Marcelo Postado em 13/May/2015 às 21:19

    Cade os Coxinhas defendendo a emissora?

  13. enganado Postado em 13/May/2015 às 21:21

    Acho que a gRoubo já estava na hora de trocar de nome: gNN, gBS, gFOX e/ou qq nome a escolha da AIPAC/HASBARA. Xingar a emissora, é perda de tempo, seria a mesma coisa que tentar catequizar Fernandinho Beira Mar, çERRA, Moro, JB, Clube Militar, Micuçu, 1o. Comando da Capital, Aloysio "Trezentinha", ... etc. Enfim, gentinha como esta, só em outra encarnação com os frutos que colheram desta. Aí sim, a só a Justiça Divina dá jeito nestes vagabundos que ainda estão vivos que trabalham para estes Pilantras Históricos.

  14. Arnaldo Windson Postado em 13/May/2015 às 22:57

    Eu não assisto nada da Globo desde 1986.Por isso não posso opinar.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 10:47

      Errado. Saiba separar as coisas. Não pode opinar sobre a qualidade da programação deles, já que não a assiste (assim como eu). Mas poderia, se quisesse, comentar sobre um caso FLAGRANTE de mentira, manipulação, distorção de fatos e discursos, difamação...um caso evidentemente ESCANDALOSO desse tipo pode ser comentado tranquilamente, mesmo que a palavra "Globo" não signifique nada pro leitor. Não só se pode, como DEVERIA ser comentado e espalhado net afora por todo brasileiro que lesse esse desabafo dessa guria.

  15. Fabio Postado em 13/May/2015 às 23:10

    Que tal processar a Globo, pois usou a imagem da moça de maneira diferente do que ela esperava ao dar a entrevista, certamente editando e cortando trechos que não lhe interessavam. Pessoas da minha família já deram entrevistas em jornais Regionais da Globo, sobre educação e eles sempre editam as respostas e mudam as perguntas (ou sequer as exibem), deixando a resposta em um contexto diferente do que foi perguntado. Ação Judicial, afinal a imagem é sua e a resposta também... nesses casos é bom algum familiar ou amigo filmar toda a entrevista com um celeular, pra comprovar a edição tendenciosa.

    • enganado Postado em 14/May/2015 às 09:18

      Caro Fabio. Muito bem falado, pois o Camelo da gRoubo em vez de trabalhar por alguma coisa decente, passa os dias Processando os Blogueiros das VERDADES que poem os seus Podres e da Press_tituta na boca do povão. Processos neles!

  16. Goga Postado em 13/May/2015 às 23:28

    Isso que me irrita no governo. Diariamente tentam sujar os programas do governo e nenhuma atitude é tomada.

  17. Sueli Postado em 13/May/2015 às 23:30

    que tal processar por calúnia e difamação?

  18. Dinio Postado em 14/May/2015 às 00:49

    Esse é um dos problemas do nosso povo...o comodismo. Somos atacados em nosso direito e integridade moral, causando-nos prejuízos e não reagimos. Eu jamais deixaria passar uma oportunidade de processar a globo ou qualquer outro veículo do PIG. Pois mesmo que um Juiz vira-lata - o que se tornou corriqueiro nesses tempos tortos - dê ganho à famíglia bilionária, pelo menos você exerceu sua cidadania e isto vira exemplo para outras pessoas seguirem!

  19. Rosie Albuquerque Postado em 14/May/2015 às 07:18

    É verdade que existem multiplicação e deturpação de ambos os lados. Mas negar os fatos é ridículo. O problema aqui é a imprensa manipuladora, os cidadãos que são assalariados pelo crime organizado dos governos ( por hora PT e PMDB), sociedade corrupta sem vergonha de ser chamada assim. E por aí vai. Temos uma chance de mudar isso. Metendo PeTistas, PMDB ISCAS e quem mais for na cadeia junto com empreiteiros e doleiro. Negar isso é estupidez.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 10:43

      Sim, o problema é a imprensa manipuladora. E o resto, o que tem a ver? E o que é "multiplicação e deturpação de ambos os lados"? Você leu a matéria? Sabe o que está a comentar?

  20. Aleluia Postado em 14/May/2015 às 09:53

    Redação do pragmatismo... Um monte de gente aqui pedindo o link (sei que já postaram nos comentários). Na próxima, vocês poderiam tirar um print do relato, pra dar mais verossimilhança! Grato

  21. Max Fuhlendorf Junior Postado em 14/May/2015 às 10:06

    Sugiro que algum político crie uma obrigação para que entrevistas sejam gravadas em duplicatas e uma cópia assinada pelo entrevistador seja obrigatóriamente registrada ou arquivada em algum site público para evitar essas edições.

  22. Juliano Muller Postado em 14/May/2015 às 10:39

    O governo esta tendo dificuldade em realizar os pagamentos em todos os seus programas, mas isso se deve ao orçamento nao ter sido votado ainda, parte do PMDB e a oposição estão impossibilitando o governo de governar. Estão parando o Brasil.

  23. Guilherme Postado em 12/Apr/2016 às 16:37

    Na Europa recebem MIL EUROS por mês + auxílios, enquanto alunos de HUMANAS não recebem NADA!