Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 28/May/2015 às 18:20
72
Comentários

O fracasso da marcha liderada por um "pivete"

Liderada por um "pivete", a marcha que pretendia mobilizar 100 mil simpatizantes, atrair a adesão popular ao longo da caminhada e ser recepcionada por caravanas vindas de outras cidades não chegou a reunir 300 pessoas na rampa do Congresso, onde foi recebida apenas por figuras do porte de Marco Feliciano, Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado

marcha liberdade kim kataguiri
Ao centro, Kim Kataguiri, líder da “Marcha pela Liberdade”. O jovem está acompanhado dos deputados Eduardo Bolsonaro (filho de Jair) e pastor Marco Feliciano | Divulgação)

Ricardo Kotscho, em seu blog

Eles programaram uma entrada triunfal em Brasília, esperando reunir milhares de pessoas nesta quarta-feira, ao final da “Marcha pela Liberdade”, organizada pelo Movimento Brasil Livre, que saiu de São Paulo e levou 33 dias para percorrer 1.175 quilômetros a pé, com o objetivo de protocolar um pedido de impeachment da presidente Dilma Rousseff.

A Polícia Militar do Distrito Federal preparou uma operação especial para receber a multidão em frente ao Congresso Nacional. Coordenador da operação, o tenente coronel Frederico Santiago levou uma tropa de 150 homens e deixou de prontidão outros 2 mil militares. Quando a grande manifestação chegou, havia um PM para cada dois marchadeiros, segundo relato do repórter Leandro Prazeres.

“Nossa estimativa foi feita com base no que as organizações passaram para a Secretaria de Segurança Pública. Não entendo nada de política, mas não sei como eles chegaram a esse número. De qualquer forma, estamos a postos”, anunciou o tenente coronel Santiago.

Liderada por um pivete, a marcha que pretendia mobilizar simpatizantes, atrair a adesão popular ao longo da caminhada e ser recepcionada por caravanas vindas de outras cidades não chegou a reunir 300 pessoas na rampa do Congresso, onde foi recebida apenas por alguns líderes da oposição do porte de Carlos Sampaio, Jair Bolsonaro e Ronaldo Caiado.

Foi um monumental fracasso, que só não acabou ignorado pela mídia porque alguns coordenadores do grupo conseguiram ser recebidos pelo presidente da Câmara, Eduardo Cunha, que este ano já havia recusado sumariamente outros três pedidos de impeachment, mas prometeu encaminhar o pedido do MBL “para análise técnica” da sua assessoria jurídica.

Quando saíram de São Paulo, os marchadeiros de Kim Kataguiri, estudante de 19 anos, sonhavam alto, como ele anunciou pelo “Facebook: “No dia 27 de maio ocupemos a frente da Câmara para que os congressistas se sintam pressionados a atender a nossa pauta”.

O MBL logo ganharia a adesão do deputado suplente Roberto Freire, presidente do PPS, que escreveu em seu Twitter: “Vamos mobilizar todos os partidos de oposição e oposicionistas de todos os partidos para a Marcha e o ato em BSB”.

Nada disso aconteceu. Nenhum grande cacique tucano foi visto dando apoio à tragicômica aventura dos marchadeiros. Só apareceu uma faixa empunhada por anônimos atrás da mesa onde Cunha se reuniu com os lideres do MBL, em que se lia: “O PSDB saúda a Marcha pela Liberdade – Vocês são exemplos da cidadania e esperança para um Brasil livre da corrupção”.

Pois não é que poucas horas depois, por ironia do destino, dando um cavalo de pau na votação do dia anterior, Eduardo Cunha conseguiu aprovar a emenda que coloca na Constituição o financiamento privado de campanhas eleitorais? Parece ficção, mas é real, caros leitores.

E vamos que vamos.

VEJA TAMBÉM: Kim Kataguiri, para além do analfabetismo político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 28/May/2015 às 18:51

    qto fracasso!!!!!! será q agora eles se tocam q as eleições acabaram e q dilma foi reeleita DEMOCRATICAMENTE POR MIAS de 53 milhões de eleitores???!!!! será q agora eles vão entender isso e tentarem outra vez em 2018???!!!!! até qdo meu deus!!!!??? ô gente fracassada!!!!!!!!!!!!!

    • poliana Postado em 28/May/2015 às 18:57

      Nenhum grande cacique tucano foi visto dando apoio à tragicômica aventura dos marchadeiros. Só apareceu uma faixa empunhada por anônimos atrás da mesa onde Cunha se reuniu com os lideres do MBL, em que se lia: “O PSDB saúda a Marcha pela Liberdade – Vocês são exemplos da cidadania e esperança para um Brasil livre da corrupção”...............................................................e eles realmente se deixam enganar pelo PSDB, meu deus?! realmente, inacreditável!!!!!!

    • Felipe Postado em 28/May/2015 às 20:26

      Poliana foi um fracasso sim mas que coragem esse garoto tem chama lo de pivete é um temendo desrespeito mas achei bom que ele incomodou os blogueiros do PP afim deles dedicarem seu tempo a escrever sobre o tal pivete Quem dera nosso pais tivesse mais cidadaes com essa coragem de peitar os políticos e agente aqui palpitando via internet.

      • poliana Postado em 28/May/2015 às 20:54

        é "cidadãos", e "a gente", felipe. desculpa.

      • Felipe Postado em 28/May/2015 às 21:00

        O que muda o que escrevi? E não presuma as coisas Poliana que é contra a Dilma nem sempre é a favor do PSDB gostaria de saber o que cada um faz de melhor do que esse garoto fez para critica-lo quem com seus 19 anos seria coragem de estar a frente disso e sim de pagar o mico

      • Rodrigo Postado em 28/May/2015 às 21:56

        Caramba! quanta "curtura".

      • Rodrigo Postado em 28/May/2015 às 22:19

        (Outro Rodrigo) É, Poliana, com o perdão da crítica, você mandou mal. Acabou de se igualar a quem critica Lula por seus erros de Português, buscando desqualificar toda a fala. Como disse em outro momento no qual ele aqui foi citado, abandonamos a capacidade crítica para nos rendermos a meras ofensas pessoais (quando tratei do lamentável embate vazio entre Jean e Kim).

      • Fernando Postado em 28/May/2015 às 23:36

        Pelo visto você também fugiu da escola, Felipe. Igual esse pivete...

      • poliana Postado em 29/May/2015 às 12:27

        (outro) rodrigo...é que eu n suporto erros grosseiros de português, desculpa! e naro solbo, n seja HIPÓCRITA E CÍNICO, vc tb já corrigiu o português de membros q comentam no pp.

      • Cezar Augusto Fernandes d Postado em 29/May/2015 às 12:48

        Felipe, a voce falta conhecimento da realidade brasileira e das regras de ortografia! Estude mais e aí quem sabe possamos debater sobre política!

      • felipe Postado em 29/May/2015 às 13:01

        Obrigado Cesar mas com vc não quero debater não. O tipo de conhecimento que você quer que eu tenha eu dispenso. E Poliana não que faça diferença mas quando comento do seu celular ele por ter o teclado pequeno me faz errar diversas vezes, não foi o primeiro nem o ultimo erro que verá.

      • Samael Postado em 29/May/2015 às 14:07

        Desculpa Felipe, mas acho que a única coisa que conta como coragem é ele ter feito essa viagem messiânica acreditando que mais pessoas se juntariam, isso não engrandece em nada as ideias dele, pelo contrario, foi uma atitude infantil e inocente quase senti dó, ele viu que ele não representa o resto do Brasil e que existe fora do mundo metropolitano dele uma grande maioria que não concorda com ele, pelo menos a esse ponto extremista. A atitude dele seria muito louvável a 60 anos atrás, não desmereça a internet, ela tem alcance mundial. Quanto a poliana, ela não mandou mal, também não vamos radicalizar, só acho que ela fugiu um pouco da intenção aqui de discutir ideias.

      • Rodrigo Postado em 29/May/2015 às 17:53

        (Outro Rodrigo) Nada, Poliana. Não me leve a mal e peço desculpas por qualquer chateação. Tem erros que também me doem na alma... Bom fim de semana pra ti.

      • poliana Postado em 29/May/2015 às 19:07

        sem problemas (outro) rodrigo. tá de boa. bom fim de semana pra vc tb. um abraço.

      • Roger Postado em 07/Jun/2015 às 16:43

        Coragem pra ser idiota. Chegar lá e se aproximar do que de pior há na política: Bolsonaro, Caiado, Cunha, Feliciano, ou seja, vem com um discurso de repúdio à corrupção e aparece ao lado de corruptos, racistas, homofóbicos, defensores de interesses de magnatas ruralistas, gente com dezenas e dezenas de processos nas costas. Tem que ter muita coragem para fazer um papel tão imbecil e contraditório, mesmo.

    • Vasconcelos Postado em 28/May/2015 às 20:33

      Felipe, "pivete" é uma forma branda e chamá-lo de "marionete'.

      • Felipe Postado em 28/May/2015 às 20:50

        Bom eu não acho isso e alias pelo menos ele esta fazendo alguma coisa tenho certeza que é melhor do que ficar tecendo comentarios negativos a quem faz algo diferente pela mudança principalmte por ser jovem e pive foi sim uma forma pejorativa de chamar o garoto.

      • poliana Postado em 28/May/2015 às 20:56

        felipe, esse menino n quer mudar nada! quer apenas o impeachment de dilma, para tirá-la do poder aos gritos, mesmo sabendo q n há qq base legal para isso. ele sequer sabe quem a sucederá nesse caso. no mínimo, ele acha q seria o aécio neves. n se iluda!

    • Denisbaldo Postado em 28/May/2015 às 20:34

      Ele não está peitando ninguém, está é apoiando gente pior. Olha só ao lado de quem ele está na foto.

      • Felipe Postado em 28/May/2015 às 20:52

        Olha lá eu garanto que tem muita gente que gosta dele e que o elegeram tanto os que gostam do Jean que tb o elegeram pior são aqueles como Genoíno e Dirceu que estavam ali roubando o povo e ate hoje são tratados como heróis em seu partido.

      • Denisbaldo Postado em 28/May/2015 às 22:43

        É impressionante que para vocês a corrupção é desculpa para barrar o PT e somente o PT. Vocês repetem constantemente um mantra ridículo e ultrapassado. Veja o caso do Marin e analise. Uma cria podre da ditadura, preso pelos EUA. O Maluf é outro procurado pela Interpol e mesmo assim é deputado federal. Mas eles não te incomodam nem um pouco, só o PT.

      • Denisbaldo Postado em 28/May/2015 às 22:46

        Na política você escolhe o menos pior, a direita brasileira já teve 500 anos para mostrar e não mostrou. Agora é vez da esquerda e do povo. Pode chorar a vontade, nunca mais serão.

      • felipe Postado em 29/May/2015 às 10:40

        500 anos... hum sei pensei que o pais passou a ser democrático na década de 80 e nem foi a direta que governava até FHC em 94, alias PT esta a 13 anos no poder. E vc que esta aqui a um tempo sabe muito bem que não sou a favor desta laia de corruptos e inclusive ja fiz varios cometários aqui criticando o Aécio e Alckmin este ultimo o pior de todos em SP.

      • Tchekowski Postado em 29/May/2015 às 11:24

        Felipe: não se trata da democracia recém instalada. O Brasil aboliu a escravatura em 1888, começou a se industrializar na década de 30, teve um grande êxodo rural na década de 70, a falta de estrutura gerou a favelização, veio a democracia na década de 80. O caso é que, durante toda a nossa história, o país foi comandado pelos representantes das oligarquias estabelecidas. Os donos de terra e seus sucessores foram adquirindo fábricas e transferiram a exploração do trabalho no campo pela exploração do trabalho nos centros urbanos. A direita, os donos dos meios de produção, os conservadores, os filhos dos ricos e depois seus netos e bisnetos, uma minoria abastada comandou o Brasil em moldes ditados pelos EUA e o FMI desde a ditadura até 2002. A partir de Lula, foram três eixos: Soberania, Democracia e Inclusão Social. Apesar de todas as tentativas de vincular os governos petistas ao comunismo, o que se tem hoje em dia é um "capitalismo inclusivo" que trouxe um mínimo de dignidade a quem nada tinha. O Brasil se tornou referência mundial no combate a fome. É a ONU quem diz isto. A mídia brasileira demonstra abertamente o seu lado, o que é até compreensível, pois é dos conservadores que vêm o seu lucro. E acaba criando até pivetes interessados em devolver o poder aos seus carrascos, embora este "pivete" aí em questão, me parece estar muito bem orientado e financiado.

      • felipe Postado em 29/May/2015 às 12:23

        Não sei de onde o pessoal tira que a direita é rica dona de tudo e o pobre é de esquerda. Acho que vc não deve ter vivido no final dos anos 80 inicio dos 90 o pais começou a melhorar em 94 na vdd poucos antes com a implantação do plano real e o controle da inflação vc vai negar isso? Ja disse que FHC foi o melhor na parte economica Lula no social mas a Dilma esta acabando com país. Quanto ao pivete seria muito bacana que os pivetes da esquerda, da direita e de centro aparecessem assim os políticos ficariam mais atentos as cagadas que estão fazendo. Ja disse em outros comentários que pelo menos ele esta fazendo algo,se todos nós fizéssemos o mesmo certamente esse país mudaria.

  2. Salomon Postado em 28/May/2015 às 19:14

    Que mico! O pessoal que esses abestalhados representam são contra a taxação das grandes fortuna e contra o aumento do imposto para os ricos. E tem pobre que vai na onda.

    • Viniciuss Postado em 29/May/2015 às 22:53

      São aqueles que acreditam na ladainha da meritocracia tão defendida pelos meios de comunicação

  3. Denisbaldo Postado em 28/May/2015 às 19:25

    Os kataguiris chegaram em Brasília justamente no dia em que prenderam os chefões da FIFA! Hahahaha! Fracasso total!

  4. Felipe Postado em 28/May/2015 às 20:24

    Dessa vez tenho que concordar com você quem os palpiteiros de plantão ou mesmo a gente pudesse ter a coragem desse rapaz tenho certeza que nosso pais seria diferente

  5. Fabio Postado em 28/May/2015 às 20:51

    o Que "ser" 'BSB'??? BackStreetBoys?

    • poliana Postado em 28/May/2015 às 20:57

      brasília. rsrsrsrs

  6. poliana Postado em 28/May/2015 às 20:57

    "derrubar"???????? oi?????????!!!! uauuu, viva a democracia!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Fabio Postado em 28/May/2015 às 21:05

      Pois é, Poliana, DERRUBAR. VIVA 1964!!!

  7. gustavoz Postado em 28/May/2015 às 20:57

    Ao Kataguiri depois dessa, só resta o haraquiri. Falando sério, eu admiro a vontade e o espírito aventureiro desse rapaz. Ela está á mil, cheio de entusiasmo e independentemente de qualquer coisa, está lutando por algo que acredita. É jovem, mas não é imbecil, e por ser jovem é passional ao extremo. Muita gente deve estar se lamentando por não ter a energia e o entusiasmo dele, gente que está capenga e apesar de sempre apontarem os erros alheios, jamais tiveram coragem de arriscar algo grande em suas vidas. Pode ser que ele desista no meio do caminho, mas sem dúvidas ele está no caminho certo para realizar as mudanças que acredita serem necessárias.

    • Fabio Postado em 28/May/2015 às 21:12

      Amigão, por favor, não me trinca. Uma coisa é ter entusiasmo. Outra coisa é ser tapado. Esse cara não tem bagagem alguma, entenda experiência, para colocar em prática uma ação que pudesse gerar algum efeito interessante. Primeiro erro: ele deveria ter analisado que os da direita só lotam ruas e praças aos domingos. Segundo: esse movimento é totalmente parcial, portanto, incapaz de prover um embate realmente profundo, capaz de cobrar de TODOS que gostaríamos que fossem cobrados. Enfim... me poupe. Marcharam e ninguém se lembrará, exceto eles que estão com a sola dos pés em cacarecos.

      • gustavoz Postado em 28/May/2015 às 21:43

        Eu sei amigo, na verdade eu não apoio e sinceramente nem mesmo tenho conhecimento dos reais objetivos do movimento o qual ele lidera. Sei que ele é juvenil. O que eu achei interessante foi a disposição dele, não é qualquer um que se expõe dessa forma, se desgastando física e mentalmente, mesmo que a fúria hormonal da idade tenha contribuído e muito.

    • Edson Postado em 28/May/2015 às 23:22

      Corajoso e imbecil. Ganhará sem dúvida o troféu "Mico do Ano". Sem dúvida é preciso ser corajoso para pagar um Mico desses. Combater a corrupção postando fotos ao lado dos campeões da corrução como Cunha, Aécio, Marco Feliciano e outros igualou ele ao PitBull que mordeu o jornalista em Curitiba.

  8. Fabio Postado em 28/May/2015 às 20:59

    Pivete por ter um discurso sem retórica. Só isso, filha. Ser homem é diferente do que é ser pivete. Pivete faz isso aí, se articula em torno de ilusão e busca sangrar um partido como se só esse fosse responsável por um complexo problema. Pivete trata com simplismo questões complicadas, em resumo. Agora, homem é diferente. É saber que, primeiro, antes da emoção, deve vir muito estudo e muito, mas, muito tutano para compreender quem é quem, quem está de desse ou daquele lado, quem serve a canalhocracia brasileira (ex PSDB que em peso votou SIM para financiamento privado de campanha, essa (financiamento privado) a MÃE da corrupção. Enfim, vejo gente como vc falando de corrupção, temos que acabar com a corrupção, estamos cansados de tanta corrupção, etc... mas, mal conseguem elaborar um raciocínio simples a ponto de perceberem as partes que formam a estrutura "CORROMPIDA". Enfim, um pivete que se acha homem dá nisso: fracasso. Eu torço para que se elimine corruptores e corrompidos de todas as esferas, sejam esses da política, da iniciativa privada, do setor público no geral (polícia, saúde, transportes, etc), enfim, porém, é necessário ser, no mínimo, razoável... se não seria eu a proferir um raciocínio tão pão com ovo quanto esse seu aí.

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 28/May/2015 às 21:02

    Fracasso retumbante. Papel de trouxa do começo ao fim. Até atropelado foi. Moleque bunda-de-talco, menino mijado de condominio, quando sai na rua sem a mãe dá nisso, anda pelas ruas todo desconjuntado. Esse é o líder e mentor dos direitosos brasileiros.

    • Felipe Postado em 28/May/2015 às 21:11

      Só se for na sua terra... Quanto ódio nos seus comentarios sempre se utilizando de palavras querendo bancar o machão para Chamar a atenção sendo mau educado.

      • Fabio Postado em 28/May/2015 às 21:19

        O chara, sem essa arrombadagem de querer direcionar o rótulo de "odioso" ou "rancoroso" aqui. Firmeza que o comentário foi "meio pah", porém, quer ver ódio vá lá na página dos seus ídolos e veja como que se faz Ódio, Mal educado, etc.

      • Felipe Postado em 28/May/2015 às 21:31

        Kkk RI muito agora mas meu comentário não foi direcionado a VC mas não deixou de ser engraçada a sua resposta

      • Eduardo Ribeiro Postado em 28/May/2015 às 21:57

        Falei alguma mentira, meu caro? Tem algo mais a acrescentar: o piá de prédio aí já deu entrevista dizendo que quer se lançar candidato no futuro. Ou seja: é um menino bunda-de-talco mimado brincando de "revolução" pra conseguir votos. O que é mais paradoxal e digno de pena do que um piveta médio-classista brincando de "revolução da direita"?

    • mani Postado em 28/May/2015 às 22:28

      Achei ótimo o seu comentário.rssss

  10. Roger Costa Postado em 28/May/2015 às 21:06

    Como dizemos aqui no Paraná, um "piazinho de bosta".

  11. roberto Postado em 28/May/2015 às 21:07

    um dos dedo esta entalado no seu kulo

  12. Duarte Postado em 28/May/2015 às 21:27

    E os 300? e esse tipo de gente que eles querem que os represenren e muden o Pais? foi para isso que foram a Brasilia, e hora de repensar o que voces querem, estao virando piada.

  13. Rodrigo Postado em 28/May/2015 às 22:12

    (Outro Rodrigo) Já pensou se um jornalista dissesse que, com tanto ódio contra Kim, com o uso de 'Pivete" como forma de ofender e desqualificar, estava pensando em se tornar seguidor dele, tal qual Barbara Gancia fez quanto ao PT? Continuo tendo, quanto a Kim, as mesmas reservas que tenho quanto a Bolsonaro e Jean, mas parece que o "garoto de 19 anos" está realmente incomodando, ante tanta atenção e busca pela pronta desqualificação... Acho que já tivemos tempos melhores de embate de ideias, cabendo aqui a mesma crítica que o Prof. Christian Dunker fez quanto à falta de qualidade crítica de Rodrigo Constantino.

    • Roger Postado em 07/Jun/2015 às 16:53

      Incomodando pela imbecilidade e contraditoriedade de um moleque sem noção: diz lutar contra a corrupção e chega em Brasília e tira fotos, todo sorridente, ao lado de Feliciano, Bolsonaro, Caiado e Cunha, ou seja, ao lado de corruptos, homofóbicos, racistas, gente que já foi processada até por estelionato?! Cara, pivete é pouco para definir um sujeito tão sem noção.

  14. Eduardo Postado em 28/May/2015 às 22:30

    FANTOCHES, BONEQUINHOS DE POSTO., MARIONETE.... PINOCHIOS MODERNOS.... joguetes para alguns de longe levar vantagens.... são uns coitados.

  15. Igor Postado em 29/May/2015 às 07:09

    Por mais que sejamos contrários à essa marcha e por mais que fiquemos satisfeitos em vê-la fracassar, creio que foi um tanto quanto desnecessário chamar o rapaz de pivete. Que pisada na bola, pp...

  16. Pedro Accioli Postado em 29/May/2015 às 08:22

    Foi mico total dos coxinhas! Sem mais!

  17. Eduardo Ribeiro Postado em 29/May/2015 às 10:48

    No dia que eles sairam deu em tudo que foi lugar. Pereirinha queria streaming ao vivo dos 30 dias dessa impactante caminhada...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 29/May/2015 às 11:03

      Poxa...fico imaginando a Revolução Francesa sem passar na Globo....seria um fracasso retumbante...né?

    • poliana Postado em 29/May/2015 às 13:23

      pereira, seus comentários continuam sendo divulgados. até eu já tive comentários meus "deletados" aqui..tem certeza q n pode ser algum bug do site? te pergunto de boa mesmo...

  18. Eliseu Postado em 29/May/2015 às 12:03

    Pivete: n substantivo masculino 1 qualquer substância aromática que se queima para perfumar um ambiente 2 menino crescido 3 (sXX) menino esperto 4 (sXX) Regionalismo: Brasil. Uso: informal. menino que rouba, e que ger. vive nas ruas, ou que trabalha para ladrões

    • Deisi Postado em 30/May/2015 às 17:55

      Que mico! O aprendiz de fascista esperava 30 mil pessoas e só tinham 300. Não fique triste Kim, como candidato em 2018, será eleito com ajuda dos coxinhas.

  19. palexandre Postado em 29/May/2015 às 15:08

    Chamá-lo de marionete é mais adequado. Quem usa este "bobinho" é o tal Renan Santos, idealizador da marcha. Se foi um fracasso? Depende dos objetivos. No kickante eles pediam 20.000 reais pra marcha, conseguiram mais de 55.000. Ainda estou pensando sobre o assunto.

  20. Eliana Postado em 29/May/2015 às 16:55

    Pois é, o Planalto se muniu de grande força repressora e...

  21. Luiz Souza Postado em 29/May/2015 às 20:19

    Quem é o pivete? É brasileiro? Não sei nada a respeito.

  22. juliano Postado em 30/May/2015 às 16:33

    sai dai duble de jaspion... volta pro bom dia e cia e roda a roleta porque eu quero o meu playstation!!!!

    • Deisi Postado em 05/Jun/2015 às 15:38

      Quem patrocina o ninja fascista? Não estuda, não trabalha, no momento só faz campanha para deputado em 2018.

  23. adriano Postado em 03/Jun/2015 às 18:02

    A matéria só tem um erro: Eles só faziam trechos a pé para filmar e tirar fotos, o resto era de carro e compensavam o tempo em hotéis.

  24. antonio Postado em 07/Jun/2015 às 19:46

    esse garoto quer se promover, para conseguir algum cargo em breve. E está conseguindo, graças a vcs da midia.

  25. poliana Postado em 29/May/2015 às 12:44

    o fracasso do psdb e sua turma nunca nos incomoda. pelo contrário, é sempre motivo de piada. depois n sabem pq perdem há 4 eleições consecutivas.

  26. felipe Postado em 29/May/2015 às 12:51

    o PT perdeu desde a época de 80 quando tentava com o Lula depois de muito tentar conseguiu, não quero o PSDB de volta, mas não acredito que agora com toda a informação e estes escândalos que o PT vai se eleger em 2018 vamos esperar.

  27. poliana Postado em 29/May/2015 às 13:08

    se a polarização pt x psdb continuar, com certeza ele ganha, felipe. n adianta vc dizer que n existem só esses dois partidos. enqto. n tivermos uma reforma na nossa legislação eleitoral, a polarização vai permanecer e por muito tempo teremos q escolher entre pt ou psdb. como q os demais partidos, muitos chamados de nanicos, conseguirão tempo suficiente na tv para mostrar os seus projetos? vc acha q existe alguma chance de o psol ( partido com o qual simpatizo) conseguir vencer uma eleição presidencial, tendo 50 seg no heg, contra 12 minutos do pt e 4 min do psdb? n adianta vc se revoltar e dizer q n é psdb nem pt e q n existem só estes dois partidos. sabemos disso, mas diante da nossa realidade no cenário político nacional e das legislações eleitorais vigentes, essa polarização pt/psdb vai existir por muitos anos, n duvide disso. aí vc vai fazer o q? anular seu voto??? e outra, tb falaram ano passado q o pt n venceria de jeito nenhum..praticamente todos se juntaram contra ele, e ainda assim, dilma foi reeleita. 2018 está um pouco distante...aguardemos...

  28. poliana Postado em 29/May/2015 às 13:16

    e o pt só perdeu nos anos 80, pelo grande poder de manipulação sobre a massa q a rede globo tinha naquela época. se tivéssemos a internet e as redes sociais em 89, collor jamais teria sido eleito. n adianta dizer q n quer o psdb de volta...enqto tivermos essa polarização e nada for feito pra mudar a legislação eleitoral, tirando o pt, o psdb volta sim..e aí, vc vai fazer o q??? ANULAR O SEU VOTO!? eu prefiro votar e continuarei fazendo isso, no menos pior. sinto muito!

  29. felipe Postado em 29/May/2015 às 14:28

    A Marina cresceu demais nas duas ultimas eleições eu torço que ela seja a terceira via na prox eleição ela vai estar mais preparada ela não jogou sujo com ninguém nas eleições o psdb e o pt sim e muito quem sabe o psol cresça também e teremos um quarta força surgindo não é mesmo? Eu ainda acho que ele não ganharia, só ganhou porque o psdb fez um péssimo governo na área social senão acredito que poderia estar aí até hoje. Com a internet hoje a tv ainda tem papel importante mas em 2018 acho que será a força maior na propaganda e com isso os nanicos passarão a ter mais chances, pelo menos eu acho.

  30. poliana Postado em 29/May/2015 às 14:44

    a marina se mostrou como uma segunda via do psdb, felipe. quem leu o seu programa de governo, pôde perceber q era igualzinho ao do psdb! tanto é q qdo viu q a campanha de aécio estava indo por água abaixo, o psdb colou nas costasda marina, n se iluda. e nem me faça falar sobre a religião dela. uma candidata q disse abertamente q antes de tomar qq decisão política, consulta a bíblia, jamais terá o meu voto. e querer dar independência ao banco central, JAMAIS!!! e há um tempo q a internet e as redes sociais, sobretudo nessas últimas eleições, vieram com tudo, e nem por isso os nanicos ganharam visibilidade. tempo na tv, no heg, é o principal. enqto os partidos n tiverem o mesmo tempo pra mostrarem suas propostas, essa maldita polarização n vai acabar. já foi divulgado q o joaquim barbosa será candidato em 2018. hj, acho q ele é o único q pode derrotar o pt. mas o meu voto ele jamais terá. n suporto a sua figura tirana...de qq forma...aguardemos 2018. de todo jeito, enqto existir a polarização pt/psdb, meu voto continuará sendo do pt. anular meu voto, jamais! enfim...

  31. poliana Postado em 29/May/2015 às 14:46

    ah, e na última eleição, a marina n cresceu em nada com relação a anterior. ela continuou com o mesmo número de votos, q foi na casa dos 20 milhões..

  32. felipe Postado em 29/May/2015 às 15:15

    É uma pena, aconteceu e acontece o mesmo comigo.