Ediel Rangel
Colaborador(a)
Compartilhar
PSDB 07/May/2015 às 18:20
24
Comentários

O dilema de Aécio Neves

PSDB José Serra Aécio Neves Geraldo Alckmin
José Serra, Aécio Neves e Geraldo Alckmin – PSDB (Imagem: Pragmatismo Político)

Ediel Rangel*, Pragmatismo Político

Parece que o Senador Aécio Neves não está conseguindo convencer que é uma boa alternativa do PSDB para concorrer as eleições de 2018. Talvez ele tenha pensado que o Brasil era o quintal de Minas Gerais, o seu berço político.

Percebe-se que o senador busca a todo custo os holofotes por mais breve que seja. A Globo nunca o mostrou tanto como depois das eleições, seria uma tentativa para o dileto senador não cair no esquecimento do povo brasileiro?

Mesmo como presidente do PSDB, o senador Aécio terá que provar que é uma boa opção para o partido e não é dando “chilique” em rede nacional que ele irá conseguir provar isso e nem inflamar manifestações e não aparecer por lá. O senador está perdido e não sabe o que faz.

Geraldo Alckmin, foi reeleito mesmo com São Paulo sem água na torneira e de quebra o PSDB levou o José Serra para o senado. Trio parada dura esse. Três ex-presidenciáveis estarão na briga em 2018 no PSDB e essa vaga não sobrará para Aécio Neves que aos poucos gasta a sua imagem fazendo o papel de uma oposição arrogante que repele o eleitor, tal como aconteceu nas eleições passadas. José Serra (1) e Geraldo Alckmin (2) já estão com os olhos em 2018.

Leia aqui todos os textos de Ediel Rangel

Não se pode creditar a ele o crédito pela obtenção de 48,36%, tal fato ocorreu em função de um descontentamento com o atual governo e que se estende até hoje. Foi a história do cavalo que passou arriado, porém o senador não soube como montar.

Em Minas Gerais, foi eleito ao senado o ex-governador Anastásia, sucessor do Aécio Neves, que até pediu o fim do inquérito no caso da Lava Jato que o citava, que poderia ser aprofundado e descobrir mais coisas do que o PSDB talvez tenha interesse (3), colocando o interesse pessoal e partidário acima de tudo, faltou só o discurso moralista ou os gritos do Aécio no senado pedindo transparência nas investigações e repreendendo o seu subordinado.

Mas o que vai sobrar para o senador Aécio é voltar para a sua terra e tentar reconstruir a sua carreira política. Lembrando que o senador gasta mais verba para ir ao Rio de Janeiro do que para Belo Horizonte (4), parece até que é um senador carioca. O povo mineiro tem de se atentar para isso, onde o senador Aécio foi eleito para representar o seu Estado e não para o próprio proveito ou vaidade. Que isso pese na balança mineira nas próximas eleições, escolha um político que os represente e não apenas a sua vaidade. Que Minas não se torne o segundo plano de ninguém. Que o senador Aécio saiba que Narciso morreu por tanto admirar a sua própria imagem.

*Ediel Rangel é graduado em Sistemas de Informação pelo Instituto Doctum de Educação e Tecnologia, graduando em Ciências Contábeis pela UFVJM, mestrando em Tecnologia, Ambiente e Sociedade pela UFVJM, autor do Blog Ediel Rangel e colaborou para Pragmatismo Político.

Referência

(1) http://www.brasil247.com/pt/247/poder/178700/Com-foco-em-2018-Jos%C3%A9-Serra-j%C3%A1-ataca-Lula.htm

(2) http://exame.abril.com.br/brasil/noticias/alckmin-toma-posse-de-olho-no-planalto

(3) http://www1.folha.uol.com.br/poder/2015/03/1603862-senador-do-psdb-pede-fim-de-inquerito-no-caso-lava-jato.shtml

(4) http://politica.estadao.com.br/noticias/eleicoes,senador-usa-mais-verba-para-ir-ao-rio-que-a-bh-imp-,1012625

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 07/May/2015 às 18:41

    o playboy é cachorro morto! não há a menor possibilidade de ele ser o candidato do psdb em 2018. certamente será geraldo alckmin. é a melhor alternativa do psdb, mesmo q n tenha a menor condição de ser eleito.

  2. Gustavo Postado em 07/May/2015 às 20:12

    Aqui em Minas não o queremos de volta. Que se candidate à vereador pela cidade maravilhosa!

    • Lucas Postado em 08/May/2015 às 16:57

      Aqui no Rio também não queremos esse palyboy zona sul não. Já basta os mauricinhos, os Piccianis, Maias, Garotinhos, Cabrais e Carneiros dentre outros que vão se estabelecendo igual capitania hereditária no nosso estado

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 21:09

    Aecim já é carta fora do baralho. Sequer será cogitado pra 2018. Vão de Alckmin mesmo. E que foto é essa, meu irmão. Olha essas feras reunidas, a nata. Trio ternura da política brasileira.

  4. felipe Postado em 07/May/2015 às 23:01

    Assim como Dilma é... Enfim aqui existe um protecionismo ao PT mas a vdd que o PT abandonou a Dilma o PMDB ta pulando fora e bombardeando o governo em 2018 gostaria de ver caras novas mas acredito que vai ser a mesma podridão de sempre lamentável

    • felipe Postado em 07/May/2015 às 23:13

      Isso vale pro PSDB tb mesma cara ideologia nada muda, mesma roubalheira e tudo mais espero que essas investigações prendam boa parte desses corruptos e que o restante oenae 2X antes de nos roubar

  5. Thiago Teixeira Postado em 08/May/2015 às 07:12

    Como eu queria que você dissesse estas asneiras na minha frente, quem é você para ofender uma moça (A filha da Dilma) sem ao menos conhece-la? E mais, queria saber se o senhor seria macho suficiente para chamar o Castelo Branco de "cadela", atribuição a senhora sua mãe.

  6. Thiago Teixeira Postado em 08/May/2015 às 07:22

    Aécio Neves é a melhor opção para o PSDB, já teve 51 milhões de voto na última eleição, é figura conhecida, aliás, deveria ser o candidato de 2010. Só se os tucanos forem muito burros para insistir em Serra e Alckimin. Mas eu como petista aconselho, SERRA 2018 kkkkkkkkkk

  7. Deisi Postado em 08/May/2015 às 08:09

    O playboy perdeu, em Minas e no Rio, o psdb que faz tempo está rachado, existe turma do Alckmin e do Serra, Aécio pode esquecer, Serra talvez saia para governador, só resta o Picolé de Chuchu, não tem outra opção.

    • Denisbaldo Postado em 08/May/2015 às 09:09

      "The return of Chuchu´s Picolé"

      • Ricardo Abesapien Postado em 08/May/2015 às 13:29

        Denisbaldo, o correto é Chuchu's Popsicle... KKKKK

      • Denisbaldo Postado em 08/May/2015 às 14:58

        O correto é que você não entendeu a ironia.

  8. Dedé Postado em 08/May/2015 às 16:32

    O melhor candidato do PSDB para 2018 é Marconi Perillo, apesar de eu achar que o melhor para presidir o Brasil seria o Ronaldo Caiado do DEM. Apesar de eu achar que em 2018 teremos um presidente do PMDB. Com o enfraquecimento do PT e estando o PSDB dividido e apático, o PMDB está sendo protagonista. Governa e faz oposição ao mesmo tempo. Não sou partidário do PMDB, mas num eventual 2° turno entre PMDB e PT, votarei no PMDB. Chega de PT. Votei em Lula no em 2002 e 2006, em Dilma em 2010. Em 2014 voltei em Marina no 1° turno e em Aécio no 2°. O que essa galera que defende o PT precisa entender é que não há mais espaço para ideologias no mundo. Voltei no PT e não me arrependo. Era o melhor naquele momento. Não por que eram de esquerda. O mundo hoje é globalizado, não há espaço para ficar discutindo esquerdaXdireita e sim quem pode gerenciar melhor os recursos do estado. PSDB e DEM tem feito um excelente trabalho em Goiás. Como Jaques Wagner do PT, fez um bom trabalho na Bahia. O PT no cenário nacional está desgastado e não tem mais capacidade de governar. O melhor que poderia ter acontecido ao partido era perder a eleição. Se reorganizariam, sairiam dos holofotes. Ganhar a eleição foi péssimo para o PT. Não está conseguindo governar e está desgastando ainda mais sua imagem, correndo o risco de se diluir.

    • poliana Postado em 08/May/2015 às 17:13

      jacker wagner do pt fez um bom trabalho na bahia???!!! OI!!!!!!!!!!!!!!!??????????? dedé, vc é baiano?????????!!!!!!!!!!!!! moço, jackes wagner foi um PÉSSIMOOOOOOO GOVERNADOR!!!!!!! a gestão do pt no meu estado foi desastroooosa!!!!!!! jackes wagner foi o 2º pior governador da história da bahia! só não foi pior q paulo souto. e advinha os dois candidatos q disputaram as eleições estaduais esse ano??? de um lado paulo souto, do outro, rui costa, o candidato do pt!!!!!!!!!!!!!! já viu q tragédia???!!! dedé, eu sempre votei no pt pro governo federal, mas lhe garanto q aki na bahia, wagner e o pt fizeram e fazem uma administração DESASTROSA!!! a bahia q já foi por muitos anos o estado mais rico do nordeste, hj caiu pra 3º. das 5 multinacionais q acm trouxe pra bahia, 4 fecharam as portas durante a gestão do pt. não acredito q vc seja baiano, mas dizer q wagner foi um excelente governador aki na bahia, foi um tanto qto leviano!!! creio q seja desconhecimento da nossa realidade mesmo. mas tudo bem...

      • Paulo Figueira Postado em 08/May/2015 às 17:49

        Curioso, Wagner elegeu seu sucessor no primeiro turno

      • Thiago Teixeira Postado em 08/May/2015 às 18:17

        É mesmo Poli? O Jackes não mandou bem? Eu achava que o cara era bom ... Mas realmente, os governos do antigo PFL todo baiano conta que foram os melhores!

      • poliana Postado em 08/May/2015 às 19:39

        paulo, ele elegeu o rui costa no 1º turno pq seu concorrente, foi o PIOR GOVERNADOR DA HISTÓRIA DA BAHIA! paulo souto n ganha mais nem eleição de bairro! espero q ele se toque pra essa realidade e nunca mais concorra a nada. e com toda antipatia dos baianos a ele, vc acredita q a rede bahia (afiliada da rede globo e de propriedade dos magalhães), o tempo inteiro deu-lhe vitória no 1º turno!!!??? queria muito q a lídice da matta tivesse sido eleita, mas antônio carlos magalhães aniquilou qq possibilidade dela se eleger a um cargo do executivo aki no estado. lembrada sua era como prefeita de ssa?? complicado...

      • poliana Postado em 08/May/2015 às 19:53

        thiago, wagner não fez nada aqui na bahia. todos os programas de governo q aki existem, são frutos dos programas do governo federal. no âmbito estadual ele não fez nada. o "metrô" é uma piada!!!!! nem pra copa do mundo ele adiantou a obra. vc precisa vê o projeto q ele fez...e vc acredita q no último dia de governo, ele sancionou uma lei que concede pensão e serviços e VITALÍCIOS de motoristas e seguranças a todos os ex governadores do estado??? caraaaaaaa...realmente a gestão do pt na bahia foi desastrosa. basta vc ver os números do estado. a bahia foi o estado do país q mais perdeu seus filhos para outros estados,por conta do êxodo (como baiana, me envergonho dessa realidade). e como disse aí em cima, nos tempos de ACM, a bahia era o estado mais rico do nordeste, hj ultrapassado, muito bem ultrapassado por pernambuco e ceará. o pior é q o pt construiu uma base muito sólida e forte no estado, principalmente nos interiores. acm neto q há 3 anos é eleito o melhor prefeito do país, está ISOLADO, num partido quase morto (o q é bom. detesto o DEM). mas a situação pra ele tá tão complicada, q até cogita-se a possibilidade de ele ir pro psdb. n sei o q vai acontecer...mas ele q quer concorrer ao gov do estado em 2018, está em apuros. super isolado, e só tem votos garantidos em salvador. mas no interior do estado, o pt tem um eleitorado muito forte. não sei não viu..não acredito q ele consiga derrotar o pt não...

      • poliana Postado em 08/May/2015 às 21:35

        jaques*/ advinha os dois candidatos q disputaram as eleições estaduais ANO PASSADO*...pequena correção.

    • Thiago Teixeira Postado em 08/May/2015 às 18:15

      Conheci o Governador Marconi pessoalmente, fiz uma obra para o estado de Goiás e conheci muita gente do governo dele. Os caras são bons, honestos, fazem as coisas certinhas e mais, Marconi foi o primeiro governador a aderir e implantar o cartão eletrônico do Bolsa Família. Mas ninguém conhece no resto do Brasil, seria legal o Aécio presidente e Marconi num ministério por exemplo.

    • Line Postado em 08/May/2015 às 22:38

      Jaques Wagner foi um péssimo governador para a Bahia. Espero que Rui seja bom.

    • Wiliam Oliveira Postado em 12/May/2015 às 11:01

      Dedé, você está sendo, no mínimo incoerente com esse dito discurso da mudança. PMDB é mudança aonde? Cheio de caciques batidos, coronéis... Esqueceu que as presidências da Câmara e Senado estão nas mãos deste partido? Esqueceu que o asqueroso Eduardo Cunha é do PMDB? Sem falar que esse partido será tão desgastado nas redes sociais até 2018 que será difícil conseguirem um nome de consenso. Aliás, mesmo que tivesse esse partido dificilmente lançaria algum nome pois está acostumado a ser parasita político de quem é governo (o único último nome do PMDB era o Sérgio Cabral Filho, que se queimou no último mandato).

  9. Jose Postado em 08/May/2015 às 17:10

    Cara, acorda. Bolsonaro se dá bem falando pra essa galerinha alucinada. Quando fala pra um publico mais coerente ninguém o leva a sério. Nem a mãe do cara leva ele muito a sério...

  10. Anderson Postado em 11/May/2015 às 18:57

    Esse Diego é um covarde. Um fracassado arrogante que para preencher o vazio da sua vidinha mediocre tenta chamar a atenção de pessoas em sites pro governo. esse cara é um fiasco, não merece atenção porque é isso mesmo que ele procura.