Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 26/May/2015 às 16:20
62
Comentários

O desabafo de Mirian França: "Sou negra! E sou a prova!"

“Sou filha de uma negra solteira, pobre, costureira, que jogou uma negra doutora na cara da sociedade. Eu sou a prova viva de que a redução da maioridade no Brasil é pretexto pra prender criança negra. Sou a prova de que, pra polícia brasileira, culpa tem cor [...]” Leia a íntegra do desabafo de Mirian França, encarcerada por suspeita de assassinar uma turista italiana

mirian frança racismo brasil
Mirian França, encarcerada e considerada culpada de um crime que não cometeu (Divulgação)

Mirian França, MamaPress

Hoje acordei com vontade de gritar: SOU NEGRA!

Sou filha de uma negra solteira, pobre, costureira aposentada, que jogou uma negra doutora na cara da sociedade. Uma negra que estuda e trabalha pra caralho pra garantir o direito de ser livre e viver como quiser.

Essa sou eu, MIRIAN FRANÇA, a negra encarcerada no Ceará em Dezembro de 2014 por suspeita de assassinar uma turista italiana.

Graças aos amigos e a população, a policia foi obrigada a me libertar do meu cárcere. Cárcere, sim! Pois se tratando de uma prisão sem fundamentos, está configurada uma prisão ilegal. Uma prisão cometida por uma polícia despreparada e racista, que insiste em enxergar o negro como culpado mesmo quando não existem provas, evidências, motivação ou testemunha; que insiste em dizer que têm “CONVICÇÃO” de que somos culpados mesmo quando não há nenhuma prova da nossa culpa.

Quando se trata dos negros, a polícia se esquece do nosso direito básico de que somos inocentes até que ELES provem o contrário. Não somos nós que precisamos provar nossa inocência.

Aos 31 anos descobri o que é ser negra de verdade.

Ser negra é ser chamada de estranha quando você sai de férias e passa o dia na beira da piscina lendo, porque uma negra gostar de ler “é muito contraditório […] provavelmente está forjando um álibi”.

Ser negra é ser questionada sobre como teria dinheiro para tirar férias no Ceará (um estado do MEU país, onde apenas turistas estrangeiros parecem ser bem vindos).

Ser negra é ter a obrigação de andar com um macho a tira colo; não poder viajar sozinha; não ter o direito de trepar com quem quiser sem ser chamada de puta (aliás, essa é a sina de todas nós mulheres).

Ser negra é ter medo de parir uma criança que já nasce como um alvo para o genocídio. Que precisa ser preparado para a violência policial, pra chacota na escola, no teatro, na vida toda.

O RACISMO no Brasil É UM CRIME PERFEITO. É o crime sem corpo, sem prova, sem testemunha. Mas é nítido quando a polícia tem “convicção de que você é culpado”, apenas com base no seu “comportamento suspeito” (Gostar de ler? Gostar de escutar música? Gostar da introspecção? Gostar de viajar? Ser solteira?).

Não precisa chamar o negro de macaco pra ser racista, basta abrir os olhos e ver quem é preso por engano. Basta ver quem precisa provar a inocência (quando a lei é clara que se é inocente até que se prove o contrario).

Quem é assassinado nos autos de resistência nunca é um branco. Eu nunca soube de um branco preso em manifesto por portar uma garrafa de desinfetante (Daniel Braga). E nem uma branca ser arrastada por viatura policial (Claudia Ferreira).

SAIBA MAIS: Claudia Ferreira (1976-2014): tratada como um bicho!

Eu sou a prova viva de que a redução da maioridade penal no Brasil é pretexto pra prender criança negra.

Sou prova viva de que pena de morte no Brasil é consentimento jurídico para o Estado assassinar mais negros.

Eu sou a prova de que, pra polícia brasileira, a culpa tem cor.

Saiba mais informações sobre o caso Mírian França nos links indicados:
(1) http://racismoambiental.net.br/2015/02/26/quem-matou-gaia-entrevistas-com-mirian-franca-patricia-bezerra-e-gina-moura/
(2) http://agenciapatriciagalvao.org.br/racismo_/dois-meses-da-morte-da-italiana-entrevista-com-mirian-franca/
(3) http://g1.globo.com/ceara/noticia/2015/02/carioca-e-liberada-pela-justica-para-deixar-fortaleza.html
(4) http://jornalggn.com.br/noticia/a-prisao-abusiva-de-mirian-franca-pela-morte-da-turista-italiana

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Cláudio Silva Postado em 26/May/2015 às 16:50

    Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap, Clap!!!!!!

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 26/May/2015 às 17:18

    "Aiinnnn...quanto drama essa pretinha está fazendo....antes de tudo nós precisamos definir o que é racismo...tem que ver se isso que ela sofreu foi por racismo mesmo...meu pai Ali Kamel disse que não há racismo no Brasil...pode até haver, mas não no nível que os esquerdopatas dizem...eu acho que ela está se vitimizando e se ela usasse uma franja não teria sido presa".

    • José Ferreira Postado em 26/May/2015 às 17:59

      Essa ironia foi fraca, tente outra.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/May/2015 às 18:08

        Poxa cara...seu pálato deve estar sangrando. Mordeu a chumbada com força demais. Tente emular indiferença melhor da próxima vez.

      • Silva Postado em 26/May/2015 às 20:08

        Fraca nada historiador, caiu como uma luva,seu retrato Zé Ferreira!

    • poliana Postado em 26/May/2015 às 18:08

      eduardo, o jose ferreira vai dizer q ela n é negra. ela é mestiça, olha o nariz empinadinho...

      • Deisi Postado em 26/May/2015 às 20:11

        Com certeza Poliana, jamais irá reconhecer o quanto é racista!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 26/May/2015 às 21:26

        Tem essa tambem....nem negra ela é....poxa.....ela é mestiça.

      • José Ferreira Postado em 26/May/2015 às 23:50

        Eu não sei dizer se ela tem mestiçagem ou não, pois eu não conheço a família dela. Aliás nem ela mesma deve conhecer direito o seu pai. Vocês querem colocar um "rótulo de racista" em mim, mas vocês são uns racistas por negarem o direito de boa parte da população nacional de ser ela mesma. Apesar de vocês odiarem isso, os mestiços existem (repito, não conheço a família dela para poder dizer sobre a sua miscigenação - ou não).

      • eu daqui Postado em 28/May/2015 às 11:43

        Racistas somos todos os humanos vivos. Assumidos assim apenas os independentes. Cegos voluntários são apenas os que assim se merecem. Ela é mestiça sim: com traços visivelmente negroides e outros visivelmente caucásicos.

    • julia Postado em 26/May/2015 às 20:15

      Não hà depende de onde vc ta.....num mundo q vc vê um racismo no jornal,q nem falar q agora o rj ta violento...mas so agora pq um ciclista branco na zona sul morreu mas aquele rapaz q arrancaram o braço e jogado no esgoto ninguem fez justiça... Ambos sao vidas e importantes...e pq so um teve justiça

    • Cacá Postado em 26/May/2015 às 20:40

      Eita....tanto racismo para quê?

      • eu daqui Postado em 28/May/2015 às 11:50

        O que aconteceu com essa moça não é só racismo. Ser culpado sem prova é o fim da civilização !

    • Débora Postado em 26/May/2015 às 20:54

      Vc é um ridículo. E bem desinformado. Para de ouvir tudo q papai fala e vai estudar um pouco seu racista.

    • Henrique Cézar Postado em 26/May/2015 às 21:08

      Um comentário deste só pode partir de um racista. está provado que você é racista pelo termo que você usou para se referir a ela: "essa pretinha". Ninguém precisa de opinião de gente da sua espécie. Como pode definir alguém que é contra o racismo de esquerdopata? Sociopata é na realidade um sujeito racista como você.

    • Marcos da Silva Postado em 26/May/2015 às 21:50

      Racismo é quando um idiota como você, que provavelmente, sempre teve tudo, boa comida, boas roupas, casa e escolas se refere a uma outra pessoa a quem nem conhece, com termos pejorativos como "pretinha", "mulatinha", "escurinha". Ela tem nome, se chama Mirian França, é uma cidadã brasileira que estudou, ralou muito para concluir um doutorado, vota e paga impostos. Como você se sentiria, caso alguém se referisse a você com expressões do tipo "amarelinho", "branquelo', "anêmico" ao invés de Eduardo Ribeiro, seu verdadeiro nome?

    • Rosiane Postado em 26/May/2015 às 22:49

      Acabas de confirmar tudo o que foi comentado no texto de Miran França Boca fechada não entra mosca, Sr . Eduardo.

    • sandra Postado em 26/May/2015 às 23:17

      Oh seu pai disse que não há racismo no Brasil ohhhhh ela está se vitimizando,falta empatia sobra preconceito.

    • celia regina Postado em 26/May/2015 às 23:54

      Eduardo Ribeiro. Que absurdo vc escreveu aqui. Acredito que só pelo que vc escreveu já configura racismo. Vc deveria ser processado e responder por isso. Pessoas como vc me dão vontade de vomitar.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 09:51

        Você viu as aspas? Entendeu que as aspas são uma forma de expressar ironia? Então ok.

      • Lázaro Pacheco Postado em 27/May/2015 às 12:31

        "Que burra, dá zero pra ela!" (Chaves dirigindo-se ao prof. Girafales)

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 14:51

        Ainda se fosse só ela...tem que dar zero em geral aqui...

    • Boris Hauer Neto Postado em 27/May/2015 às 10:24

      Obrigado por provar o que ela diz.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 27/May/2015 às 14:53

        Vou colocar umas 700 aspas da próxima vez e escrever em caixa alta: ESTOU SENDO IRÔNICO. Superestimei a capacidade de observação - vou colocar as aspas em vermelho da próxima vez, ok? - e superestimei principalmente a capacidade de interpretação de texto dessa garotada...

      • poliana Postado em 27/May/2015 às 21:19

        o povo é sem noção demais, eduardo. meu deus!!!!

  3. Maria Amaral Postado em 26/May/2015 às 18:40

    Certos comentários acima demonstram exatamente o crescimento dessa onda fascista/racista/escravagista fortíssima que assola o Brasil _ e no mundo, aliás. Parece que essas pessoas estão querendo mesmo outra Grande Guerra. Vão acabar provando o gosto amargo dela, assim como os nazistas alemães na Guerra de 39.

    • Pedro Accioli Postado em 27/May/2015 às 08:25

      Fato: as PMs de todos os estados brasileiros são racistas: os negros e pardos são os primeiros a serem enquadrados em uma blitz policial, sempre são considerados culpados até que a justiça prove o contrário! E a parcela da população racista deste país tem que entender que os negros e pardos são mais de 50% da população brasileira atualmente e estes ainda acham que todos eles são bandidos e vagabundos! E acreditam que o Brasil é um país atrasado e nunca vai se desenvolver por causa da alta porcentagem de afro-descendentes! É mole? Eses racistas tem que ir para a PQP!

      • José Ferreira Postado em 27/May/2015 às 13:06

        Favor, caro Pedro. Negro é uma coisa, pardo é outra. Não coloque todos no mesmo cesto, por favor.

      • poliana Postado em 27/May/2015 às 21:20

        josé ferreira, põe uma coisa na tua mente; N EXISTE RAÇA PARDA!!! N EXISTE RAÇA MORENA!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • eu daqui Postado em 28/May/2015 às 11:48

        Pardo e moreno não são raças, são tonalidades de pele. O termo moreno sugiu quando começaram a nascer os frutos dos primeiros cruzamentos entre mouros e europeus. Nas regiões onde aconteceu essa mistura, a maioria das peles oscila entre os fototipos 3 e 4: caicásicos que bronzeiam ficando dourados. Quanto ao termo pardo, não me sugere coisa bonita. Prefiro mulato e caboclo: é mais lisonjeiro. Ao menos quando sai de minha boca é. Não posso garantir as intenções de outros.

      • José Ferreira Postado em 28/May/2015 às 16:12

        Realmente "pardo" e "moreno" não são raças, pois podem ser aplicadas de um modo genérico. Os indianos e os filipinos são morenos, mas são de raças diferentes. Os morenos do Brasil tem diversas origens e mestiçagens. Aqui não é os Estados Unidos, onde há pouca mistura. Ainda assim vemos que há a mistura por lá, a começar pelo Presidente.

      • poliana Postado em 28/May/2015 às 19:32

        sim, jose ferreira, então como se define a raça dos pardos no brasil, se a mesma n é uma raça??!! claro q são negros!!!!! brancos é q não são!!!!!deixe de ser complexado q se aceite. vc é negro sim. pardo n é raça!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

      • José Ferreira Postado em 29/May/2015 às 00:31

        Eu nunca disse que pardo era raça, aliás, nem gosto desse termo. Eu não tenho cabelos crespos e nem tenho gengiva escura. Se fosse considerar a fenotipia, seria um árabe.

      • eu daqui Postado em 29/May/2015 às 08:44

        Fenotipicamente sou mais pra árabe também: mais especificamente hachemita.

  4. Ravena Postado em 26/May/2015 às 19:44

    Arrepiante!

  5. Lethycia Dias Postado em 26/May/2015 às 19:58

    "O RACISMO no Brasil É UM CRIME PERFEITO. É o crime sem corpo, sem prova, sem testemunha. Mas é nítido quando a polícia tem 'convicção de que você é culpado', apenas com base no seu 'comportamento suspeito'." Essa frase simplesmente resumiu a maneira como as coisas acontecem no Brasil, não importa em qual cidade ou estado.

  6. GUILHERME Postado em 26/May/2015 às 20:36

    tudo e culpa da policia agora, a pm so conduz a delegacia o delegado que decide se realiza o procedimento o ministério publico avalia a denuncia o juiz prende , e simples assim. a questão de prender mais negros e uma questão histórica, onde foram jogado em comunidades esquecidos por o governo so conhecendo o apoio do trafico ficando difícil qualquer trabalho de pacificação ou mudança. O negro ser considerado pobre e referencia ao possado de escravidão ONDE ERAMOS UMA COLONIA ESCRAVOCRATA E O NUMERO DE NEGROS JOGADOS EM COMUNIDADES MERGULHADAS NO MUNDO DE VIOLÊNCIA E TRAFICO E BEM MAIOR. AGORA SO SABE DA HISTORIA CITADA QUEM ESTAVA LA .

    • Davi T. Postado em 26/May/2015 às 21:09

      Sempre tem um canalha para defender a violência policial e para dizer que não há racismo no Brasil. Aqueles que lutam para legitimar a violência e a maldade, os piores seres do mundo. Mirian é uma heroina. Seus políciais são um instrumento de violência, ignorância e trevas.

      • BETE Postado em 27/May/2015 às 03:24

        A culpa é dos ESTADOS. POLITICOS CORRUPTOS, SOCIEDADE MEDIOCRE.

    • Marcelo Postado em 26/May/2015 às 22:10

      Tu é cana ou namora com um cana

  7. Aparecida Postado em 26/May/2015 às 20:57

    Essas pessoas que dizem que esse tipo de relato é tentativa de "virim

  8. marcio ramos Postado em 26/May/2015 às 21:00

    ... policia no Brasil é racista, sempre foi. A sociedade e racista, sempre foi. Aqui em Joao Pessoa tem racista pra caralho. O ser humano definitivamente não deu certo, quem sabe um dia? Definitivamente.

  9. Fernando Postado em 26/May/2015 às 21:21

    acho que ela está muito certa em todos os detalhes. mas esqueceu de um detalhe a polícia em sua maioria é formada por negros e mestiços os capitães do mato que caça e mata seus irmãos de cor

  10. Damião Candido Medeiros Postado em 26/May/2015 às 21:43

    NÃO PASSARÃO!

  11. André Postado em 26/May/2015 às 21:48

    Olha sou mulato, mas para a polícia sou negro dr qualquer. Um segurança me abordou no shopping e perguntou: é sua filha? Bom No dia que ela nasceu o médico me falou pai corta o cordão umbilical então creio que diante di juramento que ele fez não iria mentir não é? Antes dele falar algo encontrei um amigo advogado que falou o seguinte: André algum problema? Então respondi: ele perguntou se a Sarah e minha filha. Semana que vem tenho a última audiência contra o shopping que se insentou de qualquer culpa. Não quero dinheiro e sim que comecem a si concientizar que somos iguais, independente de cor,raça, credo e opção

  12. douglas Postado em 26/May/2015 às 21:56

    é muito complicado esta questão, ela, se inocente, deve e tem toda razão de estar muito furiosa, mas ela misturou algumas coisas, maioridade penal para prender criança negra falou demais... não concordo 100% com a redução, mas não acho que este seja o intuito.

  13. Kristina Cruz Postado em 26/May/2015 às 22:03

    Quem ignora o fato do racismo no Brasil é "ingenuo ou mal intencionado". Todas nós mulheres independentes economicamente vivenciemos em nosso cotidiano as ignomínias do machismo o que dirá a mulher bonita e negra.

  14. Naiara Postado em 26/May/2015 às 22:17

    *Rafael Braga

  15. Luiz Souza Postado em 26/May/2015 às 22:44

    No Siará é 10:1. Imagino uma notícia dessa no blog do Reinaldinho, cujo sonho é ter a filha desposada pelo Strauss-Kahn. O que os ilustres vejistas diriam...

  16. Daniele Gama Postado em 27/May/2015 às 00:40

    Na minha humilde opinião o primeiro racista e o próprio negro,isso não quer dizer que não existe racismo no Brasil,mas vejo muitos negros mulatos mestiços e etc se otimizando,e outra coisa os a polícia iria prender essa moça se não tivesse indício nenhum contra ela(nesse angu tem caroço) eu tenho amigos e parentes negros que estudaram trabalharam e venceram na vida independente de sua cor ,por exemplo eu trabalho feito uma condenada saio de madrugada e quando no dia do meu pagamento sou assaltada por um menor negro e aí sou ferida com um canivete e aí me digam o que fazer??? Se eu der parte na delegacia e querer que ele apodreça na cadeia sou racista por favor me gente vamos abrir os olhos cor de pele não faz ninguém de coitadinho Att uma pessoa de saco cheio de defensores de Ivete vagabundos etc...

    • Luiz Souza Postado em 27/May/2015 às 20:33

      Daniele: "Nesse angu tem caroço"; Geraldinho Obra Divina: "Quem não reagiu não morreu." Tudo a ver.

    • Wiliam Oliveira Postado em 10/Jun/2015 às 15:37

      Daniele, esses seus parentes negros não podem ser considerados como regra, são exceções à mesma. Trabalho num instituto de pesquisas e, dentre todos os funcionários, existem apenas 3 afrodescendentes (2 de nível técnico - incluindo eu - e 1 pesquisador), num universo de 60 pessoas. Querer culpar o negro pelo racismo que sofre é muita sacanagem ou burrice mesmo, de boa. Se você já tivesse presenciado uma incursão policial em favelas ou transporte público você reveria facilmente seus conceitos, se tivesse o mínimo de boa vontade. Pra fechar, conheci a Mirian apenas de vista quando estudei na UFRJ (eu era veterano do curso de Licenciatura em Química e ela caloura do curso de bacharelado). Nunca teve ou deu problemas enquanto esteve por lá cursando graduação.

  17. Ana Rita Postado em 27/May/2015 às 02:54

    Por isso que nao vivo nessa merda de País de gentinha mediocre. VIVO na Alemanha onde os brancos me tratam e tratam meus filhos como igual. Um país de 90% negro ou mestico racista? parece uma piada. Vcs racistas fazem o Brasil mais lixo.

  18. Henrique Postado em 27/May/2015 às 08:52

    Ótimo texto!! Uma prova de que o racismo intrínseco é ainda mais perigoso que o escancarado... Só uma correção: O nome do morador de rua que foi preso por portar desinfetante é Rafael Vieira, e não Daniel Braga

    • naiara Postado em 27/May/2015 às 11:18

      *Rafael Braga Vieira

  19. Douglas Postado em 27/May/2015 às 09:52

    Vivemos numa sociedade em que o negro, antes de ser indivíduo, é suspeito. Muito triste para nós, brasileiros, que vendemos para fora uma imagem de país alegre, mestiço, não racista. Quanta mentira! E acho que se formos todos nós, brasileiros, fazer exames de DNA, iremos constatar que não importa o quanto sua pele é clara, seus olhos são verdes ou azuis, temos uma boa porção de sangue africano! Apenas quando a inclusão iniciada pelas cotas, por uma reforma política inclusiva, por ensino da história que mostre aos nossos filhos desde a primeira infância o quanto do desenvolvimento de nosso país devemos aos negros, quem sabe possamos realmente dizer que não há racismo ou preconceito em nossa nação!

  20. Lucas Postado em 27/May/2015 às 10:38

    Tem todo o meu apoio, Míriam França. No Brasil, a verdade é essa. Negro já nasce culpado e tem que provar inocência. Triste realidade! A respeito da redução da maioridade penal no Brasil, é sim um pretexto para prender crianças pobres. Não só as negras na verdade, que apesar de serem a maior parte das afetadas, não serão restritas às mesmas.

  21. Renato Luiz Postado em 27/May/2015 às 14:48

    Parabéns moça pela lucidez e inteligência, alguém tem que falar pelos que não são ouvidos!!! Grande abraço.

  22. enganado Postado em 27/May/2015 às 22:56

    Vai ser linda assim na casa do chapéu! Racismo! Sou Patriota e gosto de tudo de bom que o BRASIL tem! Minha cara Mirian França tô contigo e não abro! Parabéns, BRASILEIRÍSSIMA! Já estou na fila,tá!

    • eu daqui Postado em 29/May/2015 às 08:47

      Mas aposto que negro vc não é, né? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • enganado Postado em 29/May/2015 às 10:34

        Caro eu daqui. Sou o Preto mais Branco que já nasceu no BRASIL.

  23. RafaeL Postado em 29/May/2015 às 13:20

    'O. J. Simpson', NEGRO, matou a ex-mulher e seu amigo. Na época dos fatos, negou tudo. Depois, quando já inocentado pela justiça, admitiu e se vangloriou pelo crime cometido................................................................................................................................................. Nesse caso, também se falou muito em racismo e etc. Logo, vejo que não podemos inocentar a 'Miriam França' só porque a mesma é negra. Não podemos nos deixar levar pelo barulho da mídia. Chamar a delegada de racista é nojento/complexo de inferioridade!