Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 12/May/2015 às 11:02
149
Comentários

Nova garota do tempo do Jornal Nacional é vítima de racismo

A jornalista Maria Júlia Coutinho, que esta semana virou notícia por ter corrigido o seu chefe, William Bonner, ao vivo, se tornou alvo de comentários racistas na internet

racismo jornal nacional maria júlia coutinho
Maria Júlia Coutinho, nova garota do tempo do Jornal Nacional, foi vítima de comentários racistas na internet (Pragmatismo Político)

A Globo, que já teve Rosana Jatobá, Flávia Freire e Michelle Loreto mais recentemente nas funções, escalou agora Maria Júlia Coutinho para contracenar, ao vivo, com Renata Vasconcellos e William Bonner no “Jornal Nacional”.

Maria Júlia Coutinho é, provavelmente, a primeira garota do tempo negra da televisão brasileira.

Até agora, a jornalista tem chamado atenção pela classe, elegância e segurança, a ponto inclusive de um necessário puxão de orelhas no chefe Bonner.

Ao ser questionada “se a região Sul vai ficar com tempo bom?”, Maria Júlia devolveu com a pergunta “tempo firme?”, bem de acordo com o que determinam as novas recomendações.

Racismo

Infelizmente, a competência da jornalista não foi o bastante para livrá-la de comentários de cunho racista. Notícias a seu respeito publicadas nos portais costumam ser acompanhadas de manifestações racistas de internautas. Foi o que aconteceu, por exemplo, quando o portal R7 publicou um texto em que elogiava o desempenho de Maria Júlia no Jornal Nacional.

A despeito dos elogios, internautas atacaram a jornalista por ela ser negra. Ao ser congratulada por uma outra internauta negra, um usuário do Facebook com o nome de Venancio Rodrigues retrucou: “Cabelo ruim. Tá elogiando porque é preta como você”, e repetiu a frase em seguida, substituindo a palavra ‘preta’ por ‘negra’. O mais chocante é que os comentários receberam, respectivamente, dezesseis e oito curtidas (imagem acima).

Venâncio não foi o único. “Essa repercussão é só porque ela é negra. Se fosse branca, como é normalmente, não seria pauta de matéria”, publicou outro internauta.

Na última semana, Pragmatismo Político também denunciou um outro incidente racial envolvendo uma jornalista negra. Cristiane Damacena sofreu uma enxurrada de comentários racistas após publicar uma foto em sua página pessoal do Facebook. O caso foi parar na Justiça e uma investigação foi aberta para identificar os agressores.

Maria Júlia Coutinho

Maria Júlia Coutinho é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Começou a carreira como estagiária da Fundação Padre Anchieta. Passou por vários cargos do Departamento de Jornalismo da TV Cultura (SP) até tornar-se repórter, função que exerceu por quase três anos.

No final de 2005, passou a apresentar o Jornal da Cultura, ao lado de Heródoto Barbeiro. Posteriormente, comandou, com Laila Dawa e Vladir Lemos, o telejornal Cultura Meio-Dia.

VEJA TAMBÉM: Site promove ódio contra negros na internet; saiba como denunciar

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Daniel Fernandes Postado em 12/May/2015 às 11:09

    Ahh.. a internet. Um péssimo lugar para se estar ou ler comentários.

    • jane abbade Postado em 12/May/2015 às 11:37

      Concordo plenamente. Tem coisas que é melhor não ler.

    • assalariado. Postado em 12/May/2015 às 12:46

      Daniel Fernandes, a internet é um ótimo lugar para se expressar, livremente, sem aquela coisa nojenta e seletiva da midialixo golpista. Que planta (ou manipula?), pensamento único pra colher senso comum. Melhor forma de politizarmos nosso povo nação será, e é, interagindo entre os de ideias opostos. Dai nascerá uma nova consciencia politica, um novo homem e uma nova mulher.

      • Vânia Postado em 12/May/2015 às 13:22

        Concordo contigo, "assalariado", a interatividade entre os diferentes é democrática e revolucionária.

      • Regiane Postado em 12/May/2015 às 14:50

        Assalariado... Ruim é a tela do pc esconder covardes de falso perfil para agredir, desrespeitar e até infringir leis. Temos hoje um bando de covardes vomitando asneiras e saindo impunes!

      • Cerqueira Postado em 12/May/2015 às 19:44

        Gostei da resposta

      • Aracelli Postado em 12/May/2015 às 20:30

        Concordo plenamente com você, Regiane.

      • Paulo Carvalho Postado em 12/May/2015 às 20:36

        Por falar em covardia porque vossa excelência se esconde por trás de um Pseudônimo?

      • Pebk Postado em 13/May/2015 às 12:43

        Muito bonito na teoria, mas anos de Internet provam que a prática é mt diferente disso, as pessoas tem toda a liberdade para serem babacas, manter seu ponto de vista à qualquer custo, inclusive sendo hipócritas ignorando a razão e lógica. Infelizmente essa é a Internet. Não adianta se passar como semeador de conteúdo ou professor virtual nos comentários sem puxar alguma briga ou discussão infantil, culpa do anonimato, falta de expressão virtual e orgulho.

    • BORGES Postado em 12/May/2015 às 20:47

      As pessoas que usam as redes sociais para denegrirem a imagem de pessoas de bem, sao simplesmente tao baixos q nem vale a pena dar atenção às suas ######## sao recalcados e invejosos presos nos seus fracassos.

    • Didi Nunes Postado em 13/May/2015 às 09:41

      Em um país como o nosso, que possui uma miscigenação racial imensa, não se admite essas manifestações de cunho racistas.Somos todos, quer queiram ou não alguns, oriundos de misturas das raças, negras,índias,brancas e morenas etc! Quando vejo nessas passeatas que pregam o ódio,mostrando faixas escritas em alemão, com imagens de suásticas que lembram ao nazismo, fico pensando em, como nós tão misturados, podemos pensar em pregar teoria da raça pura! nazista!

      • Maria da Silva Postado em 22/Feb/2016 às 10:12

        No fundo bem lá no fundo todos são racista o branco o negro um quer se mais do que o outro esquecendo que o sangue de Jesus Cristo é vermelho iguais o todo mundo então não existe esse negocio de branco negro moreno não existe este negócio de cor quem tem cor é tecidos tinta não devemos esquecer que somos filhos do mesmo pai deus alguém já viu deus ninguém sabe como ele é vamos acabar com o racismo porquê na verdade o branco também queria ser negro porquê você vai na praia é para ficar mais branco ainda não é justamente para ficar moreno

  2. Augusto Postado em 12/May/2015 às 11:18

    Maria Júlia é linda e talentosa, faz por merecer o destaque que tem hoje. Só espero que não se contagie com a "filosofia" da casa a que serve.

    • Rone Postado em 12/May/2015 às 12:47

      Concordo com Você Augusto. Tenho acompanhado o trabalho da Maria Júlia e acho muito talentosa e excelente Profissional.

    • Aparecida Postado em 12/May/2015 às 13:15

      Concordo!! Linda, competente e segura. Tomara q se mantenha longe dessa filosofia da globo!!!

      • Raphael Postado em 13/May/2015 às 10:37

        A "filosofia" da Globo é tão ruim segundo vocês, mas mesmo assimcontinuam a assistir. Não consigo entender tal comportamento.

    • Monique Postado em 12/May/2015 às 17:46

      Linda mesmo!

    • Cerqueira Postado em 12/May/2015 às 19:53

      A reporte Maria Júlia, é uma mulata ou negra muito maravilhosa, simpática, extrovertida, comunicativa, charmosa e com toda certeza uma negra que tem orgulho da pele. Esses retardados que ficam fazendo comentários idiotas por favor guarde os comentários racista para si mesmo

  3. Tibério Postado em 12/May/2015 às 11:20

    Em pleno século XXI com tantas transformações, ainda, convivemos com tantos atos de racismo, misoginia, machismo e todo tipo de preconceito e discriminação, triste isso :(

    • Eliezer Postado em 12/May/2015 às 13:11

      Concordo amigo, a gente acha que não vai ver isso mas sempre tem alguém que ficou no século passado.

    • MARIA DE LOURDES ARAUJO C Postado em 12/May/2015 às 18:11

      CONCORDO COM VOCÊ TIBÉRIO. ESSAS PESSOAS DEVERIAM PASSAREM UM TEMPO NO NEPAL PARA APRENDEREM QUE COR,SEXO E QUALQUER TIPO DE PRECONCEITO NÃO TEM IMPORTÃNCIA DIANTE DE TANTO SOFRIMENTO.

    • Marcos Postado em 12/May/2015 às 18:29

      É verdade Tibério, ainda temos nesse país pessoas preconceituosas e arrogantes que independente da classe social se acham melhores que os outros. Maria Júlia é extremamente talentosa e, se estar aonde estar é por quê fez por merecer.

    • Sandra Postado em 13/May/2015 às 16:57

      Concordo com vc Tibério ! As vezes tenho a impressão que estamos retrocedendo ... Na minha cabeça qquer tipo de discriminação é ridícula. Temos sim, que nos preocupar com segurança, saúde, educação e tudo que possa nos dar qualidade de vida.

  4. Viviane Postado em 12/May/2015 às 11:27

    “Essa repercussão é só porque ela é negra. Se fosse branca, como é normalmente, não seria pauta de matéria”, publicou outro internauta." Cadê o racismo dessa frase? Ele tem razão, ela é só mais uma garota do tempo.. QUE IMPORTÂNCIA TEM A COR DELA? Quantas matérias existe por aí falando das outras que já estiveram no lugar dela? Posso afirmar que deve ter só aquelas em que criticam. Mas quantas existem falando do bom trabalho delas? Só falaram dela porque é negra mesmo, mas isso não muda em nada seu talento e a capacidade.. Vamos deixar a hipocrisia de lado e parar com esse mimimi

    • Jeremias Postado em 12/May/2015 às 12:26

      1° garota do tempo negra, isso é pouco para vc?

    • Érica Postado em 12/May/2015 às 12:34

      Pois é, as coisas sao assim, toda vez que se faz um esforço pra moralizar algo vem um sujeito dizer que é mimimi, geralmente pra defender a liberdade de expressão de racistas, homofóbicos e afins.

      • Sandra Márcia Postado em 13/May/2015 às 14:08

        Verdade, Érica!

    • Sarah Postado em 12/May/2015 às 12:43

      A questão não é sobre a crítica, mas pelo modo que foi feito.. Hipocrisia é dizer que não existe racismo no comentário!

    • Haroldo Mourão Cunha Postado em 12/May/2015 às 12:53

      Jamais irei almoçar em tua casa, mesmo que me convide!! Você não é negra nem nada, não sabe o que isso significa! A jornalista é a exceção que confirma a regra, analfabetismo funcional é realmente nossa chaga!

    • João Aguiar Postado em 12/May/2015 às 13:04

      Engraçado, Viviane. Ate quero concordar com você, mas o portal R7 estava elogiando a COMPETENCIA da jornalista. Assim como muitos outros jornalistas foram elogiados, a tal Maria Julia também pode ser elogiada independente da aparencia

    • Roberto Postado em 12/May/2015 às 13:06

      O que te faz ter esta certeza? Então ela foi a primeira e única garota do tempo a ser elogiada?

    • Danyel Postado em 12/May/2015 às 13:14

      Não vejo mimimi nenhum aí não.Num segmento de trabalho onde uns 95% dos profissionais são brancos,um negro em horário nobre da poderosa globo merece sim ser destacado.

    • Carlos Postado em 12/May/2015 às 13:18

      A repercussão é porque UM, não sei se você já percebeu mas não quase não há jornalistas ou garotas do tempo negras então SIM, é necessário falar sobre já que é algo diferente e inédito na televisão brasileira. Pessoas brancas nos jornais tem aos montes, por isso ninguém fala nada. Hipocrisia é fingir que brancos e negros são tratados iguais nesse país ou nessas emissoras e programas.

      • Danielle Postado em 13/May/2015 às 17:42

        Concordo plenamente com vc Carlos

    • Marcia Postado em 12/May/2015 às 13:19

      Sim se fosse branca não existiria nem o comentário que originou essa discussão. Onde está a hipocrisia afinal?

    • Marcos Postado em 12/May/2015 às 13:21

      A cor dela tem muita importância, meu amor. Num país onde não se vê médicos, engenheiros, protagonistas de novela negros em proporção à população negra, a cor da jornalista tem muita importância. O fato desta moça negra fazer parte do jornal de maior audiência do país merece destaque pois, num país racista como o Brasil ela só pode estar lá por merecimento e não outro motivo.

      • Sandra Márcia Postado em 13/May/2015 às 14:17

        Concordo plenamente com vc!

    • papabear Postado em 12/May/2015 às 14:30

      Moça, vc está no lado da internet que respira mimimi.

    • Helena Morais Postado em 12/May/2015 às 15:29

      Na verdade, a repercussão não é pelo fato dela ser negra, mas sim pelos comentários racistas que foram dirigidos a ela. Ainda teremos uma sociedade que não seja tão racista e que, principalmente, saibam fazer análise de um discurso....

    • Raul Postado em 12/May/2015 às 15:29

      Era uma boa oportunidade de ficar calada e aprendendo...

    • Cinthia Postado em 12/May/2015 às 16:09

      A repercussão é porque é a primeira vez que temos "mais uma garota do tempo" negra. Se houvesse igualdade você acha que demoraria tanto tempo pra isso acontecer? Ou você acha que não existiam negros capacitados para essa função muito antes dessa moça aparecer? A abertura para negros nas diversas áreas está acontecendo e a frase é racista porque a pauta da matéria é sobre uma mulher que com todas as pressões da sociedade está provando que competência não depende de cor da pele, que ela é igual as suas antecessoras que eram "mais uma garota do tempo". Hipocrisia é vir aqui dizer que exaltar que os negros estão se colocando lado a lado (e não à frente como você insinua na sua fala) não é uma pauta necessária nos noticiários. Viva a igualdade!!!

    • marcio Postado em 12/May/2015 às 17:47

      Realmente, Viviane, a cor não deveria ter importância. Mas enquanto houver ofensas racistas o assunto deve ser pauta sim!! Não é "mimimi", não. É CRIME!!!! Como um dia a homofobia será.

      • Sueli Postado em 12/May/2015 às 22:34

        Resumiu tudo perfeitamente, Márcio!

    • Aracelli Postado em 12/May/2015 às 20:33

      Viviane, que tal deixar a sua hipocrisia de lado? Aproveite para deixar a sua alienação também.

    • marcelo Postado em 13/May/2015 às 09:02

      E quanto as outras colocações são todas mimi, vc não parece tão é tão ariana pra falar muita b..sta não, hein !

    • Salete Postado em 13/May/2015 às 18:02

      Que comentário triste o seu Viviane, o pior é que ouço isso o tempo todo. Por que exaltar quando um negro consegue uma posição QUE NUNCA TEVE NA HISTÓRIA? Estamos conseguindo (felizmente) iniciar essa mudança...capacidade e talento, não duvido que sempre a tivemos. Agora é a vez da oportunidade...e não é MIMIMI!

    • Roberto Pedroso Postado em 14/May/2015 às 09:34

      Muito me surpreende o comportamento de certas pessoas em tentar deslegitimar o debate sobre o racismo tentando minimizar casos claros de preconceito, lembrando que pratica de racismo é crime previsto em lei,e que toda forma de preconceito deve sim ser combatido,não podemos nunca esquecer que o preconceito e o racismo norteiam as práticas cotidianas de nossas relações sociais e esse tipo de manifestação preconceituosa via internet é exemplo claro e inequívoco disso; acreditar que este tipo de discussão é algo menor ou irrelevante é minimizar uma séria discussão acerca de um problema que aflige nossa sociedade, pois nosso pais viveu sob a égide maldita da escravidão por cerca de 388 anos e ainda mantêm seus ecos históricos ainda vivos.Estudar um pouco sobre a nossa história e nossa triste formação enquanto nação é necessário antes de se tentar opinar sobre um tema tão sério,lembrando que é preciso embasamento teórico para se sustentar uma ideia,caso contrário corremos o risco de cairmos nas armadilhas intelectualmente pueris dos "achismos".

  5. Marly Postado em 12/May/2015 às 11:27

    Maria Júlia é uma das mulheres mais bonitas da televisão. Isso deve despertar muita inveja por aí.

    • elizabeth Postado em 12/May/2015 às 11:52

      É pura inveja !!!

      • Solenir Postado em 12/May/2015 às 21:20

        Entre tantos comentários esse resume tudo; pronto é isso aí, inveja e recalque de quem não tem nada na cabeça, nada a acrescentar , daí fica falanda besteira .Inveja .

    • Amélia Sardinha Postado em 12/May/2015 às 14:07

      Concordo plenamente além de linda e elegante tem talento para estar ali. Estudou e correu atrás para estar onde estar e faz muito bem.

  6. Erick Rabello Postado em 12/May/2015 às 11:28

    Li um texto essa semana sobre as mulheres que o Brasil não quer ver em uma determinada novela que sofre com audiência, atualmente. A Maria Júlia cabe certinho no texto. É difícil para a até então classe dominante, ver um negro sendo bem sucedido. Isso incomoda.

  7. Gabriel Postado em 12/May/2015 às 11:31

    Se ela fosse branca sofreria violência de gênero. É negra, sofre também com os racistas. É pauta sim!

    • Dulcinea Postado em 12/May/2015 às 11:54

      Muito bem colocado Gabriel!

    • Raphael Postado em 12/May/2015 às 14:00

      A mulher negra tem que lidar com o machismo e o racismo com a hiperssexualização estereotipada.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2015 às 11:32

    Se ela passou esse esporro no Bonner no JN ao vivo eu já sou fã dela, mesmo tendo sido a primeira vez que a vi. Quanto ao racismo...sem novidade. Seguimos sem muitos motivos pra ter esperança na humanidade. Daqui a pouco vem os mesmos de sempre, "mimimi racismo não existe", "mimimi uma chapinha e uma franja resolvem"...

    • Deisi Postado em 12/May/2015 às 17:27

      Impressionante o josé ferreira não aparecer, para dar dicas, de como negar o seu extremo racismo!

      • poliana Postado em 12/May/2015 às 18:53

        n se preocupe deise. logo mais ele aparece pra dar uma desculpa, ou quem sabe dizer q ela foi culpada pq corrigiu o william bonner no ar. como essa "neguinha" ousa a corrigir o chefe em rede nacional? ou quem sabe tlvz, "ela n é negra, é mestiça, a solução poderia ser fazer uma plástica no nariz ou aplicar botox nas axilas"....aguardemos.

  9. Beto Postado em 12/May/2015 às 11:33

    A primeira, ela não é: Luciana Camargo já comanda a previsão do Tempo na REDE TV! há algum tempo. Se houve alguém antes, desconheço. E ela é BEM melhor do que a Majú, que acho muito chatinha.

    • Mila Postado em 12/May/2015 às 14:11

      Esqueceram da Glória Maria Tadinha

  10. Desiderius Postado em 12/May/2015 às 11:34

    Quem precisa de "dark web" se temos essas manifestações criminosas sem punição...

  11. Augusto Postado em 12/May/2015 às 11:35

    Ela é muito bonita e extremamente talentosa! Muito segura e criativa, principalmente quando alguma pergunta ou situação sai fora do "script". Uma ótima profissional! Como dizia meu avô: Ela "não se mixa", hehehe

    • fernanda seibel Postado em 12/May/2015 às 11:42

      A TV Brasil tem a apresentadora do Reporter Brasil ao meio dia que e' competente, simpatica, bonita e consciente. E, tambem e' negra.

  12. Daniel Duarte Postado em 12/May/2015 às 11:36

    Vamos acabar com com o preconceito? Exijam, assim como o nome, também o CPF para liberar a opinião do internauta

    • João Pedro Postado em 12/May/2015 às 17:00

      Beleza, aí o servidor do site em que se está comentando teria acesso às suas informações! Acho que você não gostaria de que isso aconteceria!

    • edgar Postado em 12/May/2015 às 23:56

      D+++ concordo assim esse pessoal racista e hipócrita mostra a cara e o cpf... apoiado CPF ou não se opina!!!

  13. luis Postado em 12/May/2015 às 11:36

    Gente podre, eu só não desejo que no futuro um de seus filhos se case com um negro porque ninguém merece ter uma pessoa preconceituosa como sogro/sogra

    • marcelo Postado em 13/May/2015 às 09:09

      Não entendi vc tá dizendo que deseja que os filhos de racistas não casem com negros, acho que é bem mesmo o q os racistas já pregam não ?!

      • eu daqui Postado em 13/May/2015 às 09:23

        Casamento e namoro é pura e inalienável escolha em toda civilização minimamente séria. No dia em que não poder escolher nessa area, me mudo pra Arabia Saudita. Se pregar o direto de escolha amorosa/sexual é racismo, sou nazista e por favor me prenda e enforque.

  14. Thais Postado em 12/May/2015 às 11:37

    Não me lembro se ela é garota do tempo, mas a jornalista Joyce Ribeiro do SBT também é negra e arrasa.

    • Amélia Sardinha Postado em 12/May/2015 às 14:10

      Também é muito competente a Joyce Ribeiro muito bem lembrado.

    • sandra Postado em 12/May/2015 às 20:54

      A Joyce Ribeiro já foi âncora do jornal do SBT, atualmente é a garota do tempo do Jornal. E também já foi vítima de racismo na internet, se não me engano acho que foi em dezembro/2014. Na ocasião foi chamada de negra chata, vesga, crioula e recebeu a "sugestão de voltar para o tronco". Parece que negros que se destacam pelo talento, competência e inteligência incomodam mesmo os homens e mulheres das cavernas.

  15. Jair Postado em 12/May/2015 às 11:39

    Queria ver se fosse Rosana ou Flavia, se ia acontecer tudo esse tititititi, É por causa que ela é pele escura.

  16. Denise Postado em 12/May/2015 às 11:40

    Esse tal Venancio é só mais um covarde que se esconde atrás da foto de um pé quebrado. Um dia irá quebrar mais que um pé. Vai quebrar a cara.

  17. eduardo de paula barreto Postado em 12/May/2015 às 11:48

    SOU RACISTA, E DAÍ? Sim, eu sou um poeta racista Pois a minha ideologia acredita Que a raça humana supera as demais E independentemente da cor A nossa raça é muito superior Às dos outros animais. Somos os únicos com poder De raciocinar e promover A evolução das espécies As demais raças são limitadas Não conseguem criar nada E todas ao homem obedecem. Mas se Deus nos deu a graça De dominar as outras raças Deu-nos também a missão De prover-lhes bem-estar Pois se elas não podem raciocinar Cabe-nos a sua preservação. Se de nós é requerido Tratar como amigos Os porcos que vivem na lama Como podemos aceitar Ter ódio e discriminar Os irmãos da raça humana? Aos racistas que leem este poema Me perdoem, mas o seu problema Exige acompanhamento psicológico E se o convívio social lhes causa aversão Façam um enorme favor à civilização Troquem de lugar com os bichos dos zoológicos. Eduardo de Paula Barreto

    • Giovani Postado em 12/May/2015 às 12:46

      Não sabe a diferença entre raça e espécie e ainda assina a porcaria q escreve. Não existe raça humana, existe espécie humana,dentro da espécie existem as raças, ou vc acha que cachorro eh uma raça por exemplo?

      • Rick Postado em 12/May/2015 às 18:31

        Ótima resposta esse estrume não sabe o que é raça muito menos vai saber o que é espécie!

    • Luiz Costa Postado em 12/May/2015 às 13:21

      Parabéns!!

    • Margareth de A F Lopes! Postado em 12/May/2015 às 18:39

      Lindo o poema Eduardo, pena que tem gente que não sabe ler nem poesia!..A "liberdade poética" é que faz da poesia um universo infinito!!!...Parabénss!!!...

    • Fábio Postado em 13/May/2015 às 02:57

      Vc não é racista. Vc é especista (e ser isto é irracional tb).

  18. Camila Postado em 12/May/2015 às 11:54

    Linda, admiro seu talento, sua classe e elegância. Comentários maldosos vem de pessoas ignorantes e prepotentes que se acham superiores aos demais. Ridículo.

  19. Jose Antonio Postado em 12/May/2015 às 11:55

    Aqui o perfil do tal Venancio https://www.facebook.com/profile.php?id=100006773776801

    • Ricardo Postado em 12/May/2015 às 12:07

      é um fake

  20. Isis Postado em 12/May/2015 às 11:59

    Eu acho ela simplesmente linda! Morro de inveja do sua postura altiva, de seu porte nobre, sua elegância e de sua competência para passar uma informação de cunho tedioso. Ela precisa mais??????

  21. Renato Moreira Postado em 12/May/2015 às 12:01

    Gente sem noção...Essa menina é talentosa e linda! Povo invejoso.

  22. Edgard Postado em 12/May/2015 às 12:08

    A culpa também é da Dilma?

  23. andre nelson Postado em 12/May/2015 às 12:17

    Por isso sou a favor das cotas... até que um dia se possível seja: a cada dois famosos, um seja negro ou pardo ou mulato, por aí.

  24. Omar Motta Postado em 12/May/2015 às 12:20

    ...Foram alimentar a direita, agora dá nisso...

    • neto vital Postado em 12/May/2015 às 12:45

      Porque vocês não divulgam VENÂNCIO RODRIGUES...só por ele se achar branco eu deixaria um comentário RACISTA sobre ele...afinal...cadê a justiça? racismo é crime, mesmo na internet!

  25. Nill Carvalho Postado em 12/May/2015 às 12:38

    Muito simpática e extrovertida, quanto aos comentários racistas, o que dizer de um bando de cocô.

    • Fabricio Rogerio Postado em 12/May/2015 às 20:29

      Muito SUPER simpática e extrovertida, quanto aos comentários racistas, o que dizer de um bando de cocô.

  26. Alexandria Júnior Postado em 12/May/2015 às 12:42

    Quase não assisto à Globo, o mínimo possível, só para me inteirar sobre o que os coxinhas irão reverberar na net nas próximas 24h. O racismo é tão grande que se incomodam quando um Negro é elogiado! "Se fosse fulano ou sicrano não tinha elogio, mas é um(a) pretinho (a)". Sim, o Negro bem sucedido tem que virar notícia diante do inverso, natural, perpetuado por séculos pelo sistema. Racismo reverso é o meuzovo!

  27. Eric Estrada Postado em 12/May/2015 às 12:52

    Não é a primeira, além d mencionada na Rede TV, Joyce no SBT também.

  28. Luiz Costa Postado em 12/May/2015 às 13:05

    O que eu fico impressionado é que esse povo 'nórdico', 'caucasiano', como é o povo brasileiro, fica preso nessa demência de cor. Uma população imbecil que se sente frustrada com o sucesso dos outros. DEMENTES.

  29. Zé Carlos Postado em 12/May/2015 às 13:06

    Demorou, hein? Diego exibe o mesmo comportamento dos que acham que não existe racismo no Brasil. Foge do assunto e vai além, para não perder a oportunidade desanca o governo pela crise e pede matéria sobre o FIES. Ou seja, deve ser um beneficiário dependente dessa Bolsa e não tem clareza para entender a contradição do que disse.

  30. Rute Postado em 12/May/2015 às 13:10

    Acompanho o trabalho dela agora na globo a tempos, pois ela era a meses agarota do tempo do Globo Rural pela manha. Linda, voz maravilhosa e excelente profissional, desejo a ela sucesso. Quem critica e muito invejoso.

  31. Luiz Carlos Postado em 12/May/2015 às 13:13

    Olha Diego você criou uma crise que em nosso meio só existe PT e não consegue fazer uma leitura de uma sociedade que sempre sofreu e sofre com a questão do Racismo. Mas não vou perde meu tempo debatendo com pessoa e pessoas que ainda acreditam que todos são iguais e que nosso País não existe Racismo, pois é só olhar nesta maldita Rede Globo que sempre foi e é um lixo de democracia fascista. É todos iguais mesmo, vamos olhar os papéis dos Negros na TV e no mercado de emprego. Somos todos iguais

    • Deisi Postado em 13/May/2015 às 08:47

      Esse babaca do diego, também é maria e cesar souza, na realidade não sei se é "homem", ou" mulher". Mas que é só mais um reaça inconformado, tenho certeza.

  32. Boa Gusto Postado em 12/May/2015 às 13:19

    Nada a ver. Ela é linda e faz um ótimo trabalho. Eita gente!!

  33. Danilo Postado em 12/May/2015 às 13:23

    Nenhuma necessidade de fazer a correção no ar. Um detalhe quase insignificante, para a qualidade da transmissão. Ela exagerou um pouco do meu ponto de vista. Agora isso tem alguma coisa a ver com o fato dela ser negra? Óbvio que não. Racista é aquele que é o primeiro que coloca a cor da pela dentro de questão.

    • Raphael Postado em 12/May/2015 às 13:56

      Não, racista é quem assume o papel de opressor na relação "Opressor x Oprimido". Ou seja racista é o branco que fala que racismo é mimimi , vitimismo e baseia seus argumentos na meritocracia como a maioria hoje!

  34. CRUZ Postado em 12/May/2015 às 13:33

    O HOMEM BRANCO ACABA DE SE TORNAR A MAIOR VITIMA DA DESIGUALDADE SOCIAL DO SÉCULO XXI,VITIMAS DE POLITICAS AFIRMATIVAS ,VITIMA DO BOLSA FAMILIA,VITIMA DO DESEMPREGO,VITIMA DA EVASAO FISCAL,VITIMA DE ENCARCERAMENTO PROMOVIDA PELA POLICIA FEDERAL , ENFIM,VITIMAS DO RACISMO...

    • Raphael Postado em 12/May/2015 às 13:58

      Ah branco me deixa em paz vai....

    • Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2015 às 14:40

      Coitado do Cruz. Sofre demais com a Brancofobia da nossa sociedade. Morro de pena. Preconceito contra brancos é um negócio cruel mesmo.

    • Flávio Postado em 12/May/2015 às 15:58

      Cruz, disseste uma das maiores asneiras que já li nos comentários deste site.

    • poliana Postado em 12/May/2015 às 18:48

      putz!!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • Fabricio Rogerio Postado em 12/May/2015 às 20:27

      Papel higienico mas util que tu

    • solenir Postado em 12/May/2015 às 21:26

      Puts seu Cruz Credo, , podia ficar sem essa kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  35. Dill Postado em 12/May/2015 às 13:56

    Os racistas estão se revelando a cada dia por única razão: O povo preto esta alcançando cada vezais espaço e isso é irreversível!

    • José Ferreira Postado em 12/May/2015 às 14:16

      Povo preto? Isso aí é injúria racial. O termo correto é "negro".

      • Silva Postado em 13/May/2015 às 08:55

        Não pode chamar de "preto", só de mestiço? Hipocrisia impera no historiador zé ferreira! A solução é maquiagem, cirurgia no nariz, alisar o cabelo e deixar franja. Afinal racismo no Brasil é tudo mimimi!

      • eu daqui Postado em 13/May/2015 às 09:26

        Povo branco? Injúria racial. O correto é caucásico.

      • José Ferreira Postado em 13/May/2015 às 11:27

        O Silva leu apenas uma parte da minha mensagem. O termo "preto" é racista, mas o termo "negro" não é. Quem é mestiço deve ser considerado, pois nós existimos.

  36. lurdes Postado em 12/May/2015 às 14:09

    Sou bem branquinha e nem sabia da matéria, portanto não estou defendendo em.causa própria. Ela chama a atenção, sim, porque é linda, inteligente e espirituosa. Foge do lugar comum, não por ser negra, mas pela postura elegante e comentários.espirituosos. Eu e.minha filhinha chegamos a comentar . Enfim: uma garota do tempo que não fica só apontando pro mapa.

  37. Marcelo Postado em 12/May/2015 às 14:42

    WAIT - Something is wrong on the internet

  38. Ricardo costa Postado em 12/May/2015 às 14:43

    A única coisa que vejo é uma repórter competente. Nada além disso. O resto da discussão fica por conta dos idiotas de plantão...

  39. Giovana Postado em 12/May/2015 às 14:56

    Não é a primeira moça do tempo negra, a do jornal hoje tbm é. Duas lindas.

    • eu daqui Postado em 13/May/2015 às 09:27

      São competentes mas estão ali simplesmente por serem lindas. Paisinho de merda.

      • Guilhermo Postado em 13/May/2015 às 10:45

        Posso estar errado, mas acho que em todos os países que adotam a "garota do tempo", a escolhida é sempre uma mulher considerada atraente pela sociedade em geral.,

  40. julia Postado em 12/May/2015 às 15:04

    Apenas a reprodução do mundo real!!! A internet é o espelho que serve de instrumento para reproduzir o que há ao nosso redor. Nesse caso, reproduz a covardia, a podridão e a imundície de comentários racistas perpetrados por uma pessoa real que se esconde por trás de um perfil falso com a finalidade de expor toda sua decadência sem sofrer o repúdio e indignação daqueles que ainda sonham com um mundo livre de racismo e outras misérias humanas....

    • José Carlos Postado em 13/May/2015 às 20:13

      Cara Júlia, você escreveu justamente o quê eu estava preparando. Para mim, a internet veio desmascarar aquele racismo que era escondido, velado, onde eles diziam "ele é negro, mas eu deixo frequentar a minha casa" . Hoje eles estão expondo o seu ódio, se escondendo atrás da internet, talvez mais à frente, com esse ódio exposto , nós negros tomaremos mais consciência sobre o quê pensam ou julgam aqueles que nos acham diferentes ou inferiores!!

  41. Beto Postado em 12/May/2015 às 15:08

    É que tem um monte de pessoas despeitadas sem capacidade que ficam falando esses tipos de coisas, ela é negra, linda, competente, elegante...e por isso ta onde esta.

  42. gronez Postado em 12/May/2015 às 15:46

    esse Venacio é só mais uma porcaria de ser humano que como muitos nã tem bosta nenhuma na vida de util pra fazer eu duvido que ele faça esse comentário em uma escola de samba ou em uma periferia da cidade aonde a maioria é negra , covarde du carlho um boat com e´e são todos os racistas deste pais .

  43. Wander Postado em 12/May/2015 às 16:52

    A máscara da Globo cai quando quer dar uma de politicamente correta e mostrar o que não é. A jornalista Maria Júlia usa muito a muleta "pois é" nos inícios das falas assim como a loirinha do Bom dia SP usa os "nés" pra explicar os fenômenos. Nada que não possa ser corrigido independente de cor de pele. O Brasil mostra cada vez mais a face racista, principalmente agora com o avanço da direita fascista da burguesa paneleira.

    • Deisi Postado em 13/May/2015 às 08:59

      Disse tudo Wander, nada acrescentar, penso exatamente como você, mas o inconformismo é o ódio são os causadores de tudo, isso. Direita fascista e burguesia paneleira!

  44. Brunno marx Postado em 12/May/2015 às 17:10

    Bolsanaristas,conservadores,direita fascista burguesia paneleira tem que ser extirpado do mundo: depois que o bolsanaro veio a publico falar que é contra os negros e contra os gays, só os idiotas funcionais não percebem que a violencia aumentou contra os negros e contra os gay...mas a defesa dessa raça bolsanarista é essa: é o exercicio da democracia; é apenas uma opinião; eles sabem diferenciar a incitação criminosa da democracia mas não fazem isso porque sabe que o brasil é formado por muitos idiotas uteis que vão endoçar os comentario deles...democracia nada tem haver com incitação criminosa o que eles fazem,...Perderam nas urnas e não aceitam, srº sergio moro está perdido entre delações premiadas e mentiras...vamos ver ate onde eles querem chegar..

  45. vanderlei Postado em 12/May/2015 às 17:31

    o destaque de tudo isto realmente é que as pessoas se manifestam de forma racista diante de situações como a que foi colocada é triste ver que independentemente da cor da pele isto precise ser alvo do racismo arraigado do amago de uma parte de nossa sociedade que ainda não se acostumou com a pluralidade da democracia onde negros tambem são protagonistas do seu trabalho e estão crescendo profissionalmente e economicamente é lamentavel

  46. carla soares silva Postado em 12/May/2015 às 18:11

    Esse papo de racismo, já encheu. Eu tenho a pele branca, mas fui criada em um meio de negros, não consigo assimilar essa palavra racismo. Minha infância , até a idade adulta, não conhecia isso. Quando comecei à trabalhar, é que tive que encarar isso de perto, mas minha educação e minha origem permaneceram firmes. Eu até já sofri preconceito de negros, que não me aceitavam , em roda de amigos, todos negros. Sempre gostei de samba, e lá me discriminavam.Não dei bola, talvez devesse processar aqueles que me trataram com preconceito.Quanto á Maria júlia, acho ela muito inteligente , e elegante.

  47. Pedro Paulo Souza Postado em 12/May/2015 às 18:35

    Primeira, primeira ela não foi. Talvez em jornal de rede, mas mesmo assim não. Mais provável que ela tenha sido a primeira mulher do tempo negra na Rede Globo.

  48. Adriano Philo Postado em 12/May/2015 às 19:11

    Segundo estudo dirigido por Sergio Pena (ICB-UFMG), falar em raca para humanos nao faz o menor sentido, pois 87% da populacao mundial (nao e so do Brasil) tem a marcacao de melalina, ou cor da pele negra. Voce pode ate nao ter a pele negra, mas o seu peh, seja ele branco, vermelho, ou moreno, com certeza tah lah na cozinha. Voce precisa conversar com o seu DNA.

  49. Fabricio Rogerio Postado em 12/May/2015 às 20:22

    Linda garota e uma pessoa de méritos e quero ve-la na bancada do Jornal Bacional ti darei aplausos

  50. Stephanie Postado em 12/May/2015 às 21:12

    Agora não é mais Maria Júlia ! É MAJU! Linda, poderosa, inteligente, tem boa postura, é firme, deixa qualquer uma no chão! E que continue assim! Me reprenta muito! Sendo NEGRA ou não, de baixo da pele somos todos NEGROS, nosso sangue é negro ! Inclusive, prefiro ela do que outras mulheres que apresentaram a previsão do tempo, ela é muito mais simpática e atenciosa.

  51. Joselenes Souza Santos Postado em 12/May/2015 às 21:40

    Gente! Opiniões desrespeitosas e incabidas à parte, postadas por pura ignorância racial, falta de senso humanitário e do que escrever com conteúdo positivo de gente inteligente; vejam o que postei no site da Globo: Bonner, a Maria Júlia é diferenciada; além de elegante e precisa, é realmente uma profissional na área; suas colocações são seguras e transmitidas de sua oratória espontânea. Ah! Muito bem, externar que preferimos o carinhoso apelido de Majú! Outrossim, o cenário e interatividade só vem à acrescentar nossa devoção nacional, digo, via Jornal Nacional! Elogiar com sinceridade e criticar com veracidade é sempre necessário!

  52. Maria Julia Ruivo Pereira Postado em 12/May/2015 às 21:41

    Para começar, Bonner errou e tem que ser corrigido. Essas pessoas q praticam o racismo sao, desculpe o termo, nojentas. Nao da para acreditar q as pessoas hoje em dia ainda praticam o racismo. Sou contra qualquer tipo de preconceito, exclusive racismo. Sou branca mas nada me da o direito de ofender pessoas negras como essas pessoas fizeram, pois elas sao pessoas covardes, porque eu duvido muito q elas falariam esse tipo de coisa na frente da jornalista. Maria Julia Coutinho, vc é uma otima jornalista, te admiro muito, e para as pessoas q falaram mal dela, POR FAVOR NE, vai arranjar oq fazer em vez de ficar atacando pessoas pela internet, e se um dia tiver coragem fala isso na cara dela, bando de covardes. Essa é minha opiniao, se n gostaram sinto muito, nao nasci para agradar ninguem.

  53. Lucas Postado em 12/May/2015 às 22:45

    Brasil.. onde a minoria soberana sobre a maioria, generalizando seus atos fúteis.. Onde já se viu? o Cara teve 24 curtidas!! Mds!! O Mundo está perdido!! Esses 25 acéfalos são a prova que os negros são reprimidos pela sociedade.. Me poupe galera.. Só se a sociedade toda tivesse 26 membros e um fosse negro.. Oq acho difícil.. O portal R7 tem 9,9 milhões de pessoas que acompanham, 25 são míseros 0.00025% desse total.. ou seja.. O "racismo" é praticado por menos de 0.0003% dos assinantes do R7.. Mas esses 0.0003% ainda conseguem ofender boa parte da população de negros.. Que ainda dão ouvidos pra esse povo insignificante ¬¬ ... Aí que a treta começa.. generalizam esses 0.0003% pra 100% dos "brancos" que tem uma vida mais bem sucedida que de alguns negros.. Alegando q a sociedade é racista! Eu não sei se sinto pena ou raiva de quem diz isso.. Pois sempre tive amigos negros, nunca tratei com indiferença, pelo contrário.. já os convidei pra virem em minha casa! E ainda assim ouço dizer que faço parte de uma sociedade racista.. como se eu fosse racista! Aí é demais pra mim.. Como se não bastasse.. Criam movimentos e leis reprimindo quem não tem nada haver com a historia, que são os "brancos" de bem como eu.. Esses dias minha namorada veio desabafar comigo que a colega de ap dela não limpava o ap nos seus dias limpeza.. Detalhe, ela era negra.. mas isso não a incapacitava de fazer sua parte nos deveres domésticos.. Então acabaram se desentendendo e a mãe dessa colega veio pessoalmente até minha namorada alegando que sua filha estava sofrendo racismo!! Oi? Quer dizer que questionar contra a preguiça de uma negra é racismo? (não estou falando que negro é preguiçoso, não confundam as coisas) O pior é que se ela quisesse, mesmo sem provas, podia acabar com a vida da minha namo com um processo.. Isso pq tem leis que permitem isso.. Com isso acabo percebendo que o racismo real está dentro da cabeça do negro, muitas vezes por ser tratado como um indivíduo normal como qualquer outro, acaba confundindo com ser discriminado.. Pois ele se sente diferente, então acha que deve ser tratado diferente, mas não pode ser por menos.. E faz todo um auê quando alguém de bem questiona algo, e pra não admitir o erro, o acusa de racismo! Fica tipo assim, não se mete cmg que te ponha na cadeia.. Quem se torna a "raça" opressora daí? Já sofri muito bullying na infância pelo meu jeito de ser, meu estilo e até já zuaram a minha cor! E não foi criado nenhuma lei que me defenda.. Estudei ao lado de negros e ñ entendo pq ele tem privilégios para ingressar em várias instituições de ensino e eu não.. Nosso nível escolar é o mesmo.. tem um amigo que é até melhor em matemática do que eu, eu admito! Mas aí que entra o X da questão.. A ciência diz que não existe raça, somos todos da mesma espécie.. Um negro respira, anda, come, fala que nem eu.. Pq ele seria tratado diferente? Vivemos uma democracia, onde a opinião da maioria é o que conta.. ñ é? Então como essa minoria consegue oficializar leis contra a maioria? Alegando que a maioria é racista sendo que só 0.0003% realmente é!! Não digo que os negros não tem que serem ouvidos, claro que tem! Mas não como "raça" negra, e sim como espécie humana!! Pois aí sim o preconceito deixará de existir ;) Ps: Eu sei que os valores nos quais citei não condizem com a realidade no brasil, mas cai entre nós.. não deixa de ser verdade..

  54. CARLOS EDGAR FONSECA TERR Postado em 12/May/2015 às 23:17

    Sou Fã Dela , super profissa

  55. Maria Zilda Postado em 13/May/2015 às 00:23

    Como ela, com classe, sorridente, segura e linda, só vi Sandra Annenberg. Para mim, são as duas eternas Mulheres do tempo.

  56. Pensador Postado em 13/May/2015 às 00:25

    Não entendo. Ela é talentosa é, o que me estranha é o racismo aberto q tbm ver na hora q ela apresenta, eles elogiam tanto pra disfarçar, tornando mais evidente o racismo, pois pra as demais colegas não tecem elogios em grande escala qd a ela, ou será pq as demais ñ tem talento? Acho pouco provável que não o tenham. Com relação a punição acho que devia ser pelo crime cometido e não pela vítima, exceto se for contra uma que não possa se defender. Eu fui criada qu. sempre devemos respeitar o próximo independente quem seja, se fragmentarmos por características ou opção sexual onde fica os outros que não enquadram? Isso acaba tendo um efeito contrário. No pensamento vem pq ele tem mais direitos só pq é de cor ou não quis se aceitar cm ele nasceu e quer mudar de sexo. Se realmente quisermos mudar o mundo é em educação que temos de investir e na de respeitar a todos. Qts heterosexual já não foi constrangido e a agredido verbalmente por um homossexual? Muitos mais isso é normal homossexual que é a minoria que deve ser respeitados, mais digo todos devem ser respeitados ñ fazendo distinção nem pela opção sexual, nem a tonalidade da cor da pele e nem pelo dinheiro e nem fama que a outra pessoa tem. Somos pessoas e se racional pq então tratar os demais com diferença

  57. Lucas Truta Postado em 13/May/2015 às 01:07

    Vivemos em um mundo onde padrões valem mais do que conhecimento...

  58. Auro Postado em 13/May/2015 às 01:38

    Racismo é crime dentro e fora das redes. As responsabilidades na vida virtual devem ser as mesmas da vida real no que diz respeito às violações de direitos humanos, à falta de respeito e intolerância com o próximo. Se você for vítima de discriminação ou conhecer alguém nessa situação, denuncie! http://bit.ly/1F5bKWf Conheça a lei: http://bit.ly/19Z6EfM

  59. Andrea Postado em 13/May/2015 às 08:10

    Infelizmente neste país o crescimento do negro incomoda muitaaaaaa gente...povo imbecil e ignorante...viva a Maria Júlia e outros futuros negros q estão por vir...e para os racistas q se ferrem com o seu próprio ódio q tem pelos negros...

  60. Terezinha Postado em 13/May/2015 às 09:48

    Maria Júlia adoro Vc linda elegante e melhor faz seu trabalho muito bem. Adorava v vc no Bom dia são Paulo e Bom dia Brasil . Felicidades e sucesso....

  61. paula Postado em 13/May/2015 às 09:57

    Maria Julia era âncora de jornal do meio dia na cultura, eu deixava o da globo pra assisti lo na época, é competentissima para apresentar um tele jornal, não me admira se em breve conseguir tal promoção.

  62. manoel Postado em 13/May/2015 às 10:00

    Preconceito é que nem fome, você, mata e continua vivendo ardente no íntimo. O ser humano é a única raça hipócrita e falsa da natureza, uma grande parcela da nossa população mundial é racista, é incapaz de respeitar seu semelhante. É muita gente que trata com desprezo seu semelhante e posso afirmar, ainda tende a piorar. É negra essa repórter sim, é linda, é talentosa, é profissional, e acima de tudo é ser humano como eu e todos vocês. A cor da pele dela nem enaltece, muito menos diminui sua capacidade de destaque, isso com certeza. Agora o esforço, a competência e a vontade de vencer a faz um diferencial. Ela está sofrendo racismo, somado com a inveja alheia e multiplicado por recalque. Ela que se segure pois gente ruim desse escalão tem de sobra no mundo e no Brasil .

  63. Luiz Parussolo Postado em 13/May/2015 às 12:21

    Primeiro que raça só existe nas ciências jurídicas e na sociologia e não na ciência experimental, inclusive o IBGE retirou o termo e introduziu cor. Raça e melhoria racial por estudos e desenvolvimento genético são aplicados em animais não humanoides por autorização legal. Quem sabe esse ódio e esse complexo de superioridade deriva de códigos do DNA ou de alguma reminiscência nos neurônios vindas dos ancestrais símios e cabras dos montes do passado ainda refletindo no presente e esses códigos relembram sues algozes e suas caças prediletas e manifesta a rejeição e a repulsa. Se nós brasileiros bem como todos da América do Sul, salvo percentual racional muito pequeno, tendo em conta o imenso continente que invadimos e ocupamos com todo seu equilíbrio e todas as riquezas o qual estamos destruindo e entregando aos interesses estrangeiros por sermos tão inferiores que nem auto suficiência e independência dele e de nós mesmos por não possuirmos dotes racionais evoluídos em trabalho, criação, invenção, administração, gestão...desde nosso próprio dia-a-dia e somos povos que vivemos em poleiros e tratados no bico como papagaios sendo parasitas e dependentes em quase tudo da solidariedade gananciosa e predatória das grandes nações, teríamos pena de nós mesmos e não complexo de superioridade ante quaisquer outras cores ou origens. Quem sabe ainda estamos em estágio evolutivo precário e não somos dotados de espírito e entendimento. Radicalmente bárbaros.

  64. Julio Almeida Postado em 13/May/2015 às 14:33

    É por isso e outras coisas que não volto para meu Pais de origem, sou negro e me envergonho completamente de muitas coisas do Brasil e o racismo e uma delas, afirmo com muita humildade e sem nenhuma pretensão, sou um excelente profissional ! mas infelizmente a cor da minha pele foi um empecilho em varias situações que já tive que viver. cansado de ser humilhado por patroes e colegas de trabalho, e até mesmo humilhado por alguns clientes, não aguentei e vim para Europa, onde a maioria é branca! e quer saber de uma coisa ? nunca sofri nenhum tipo de preconceito pela cor da minha pele, aqui sim sou muito bem valorizado como pessoa, e profissional entro e saio de lugares inimagináveis como hotéis 5 estrelas, restaurantes de luxo, concessionarias de carros de luxo, e isso sem ninguém me olhar desconfiado pelo contrario sou tratado da mesma forma que qualquer outro ser humano. mas infelizmente ainda existe essa raça inútil de racistas, inúteis e covardes. E infelizmente irão continuar a existir por que os órgãos responsáveis não aplica as punições de efeito em casos como esse. Fica a dica pra esse e outro babacas racistas, tente fazer igual ou melhor do que ela antes de deixar esse tipo de comentário regresso.

  65. alzira Postado em 13/May/2015 às 15:26

    Negra, preta, escura, marrom. seja lá qual for sua côr , é um ser humano e digna de aplausos. Parabéns Maria Júlia, pôr sua postura classe e personalidade. Quanto a esses pobres coitados. Tenho a dizer.... coitados.

  66. Lucia Postado em 13/May/2015 às 15:38

    Maria Júlia é linda e vem fazendo seu trabalho com muita competência. Respeito é bom...

  67. enganado Postado em 13/May/2015 às 21:10

    Cara doçura Julinha. Se fosse mais novo, solteiro, e se pudesse afastar o seu maridão (com todo respeito), ah se pudesse .... . Bjos sem parar do "enganado".