Redação Pragmatismo
Compartilhar
Religião 11/May/2015 às 17:27
41
Comentários

MPF denuncia pastor por quebrar santos de religiões afro-brasileiras

MPF acusa pastor evangélico de intolerância por quebrar santos de religiões afro-brasileiras. Para o Ministério Público, houve violação da garantia dada pelo artigo 5º e inciso VI da Constituição à liberdade de consciência e de crença

pastor religião quebra imagens santos
Pastor postou fotos nas quais aparece quebrando imagens de santos (Pragmatismo Político)

O pastor Clóvis Bernardo de Lima foi denunciado pelo MPF (Ministério Público Federal) na Paraíba por intolerância religiosa. O religioso publicou em 2012 na fotos em que aparece quebrando imagens de entidades sagradas das religiões de matrizes africanas. As informações são do site do MPF.

Lima reconheceu que tinha quebrado as imagens, mas foi, segundo ele, com o propósito de “acomodá-las melhor” em seu F-4000. As imagens tinham sido de um terreiro de umbanda.

Disse que sua intenção era mostrar as fotos somente aos membros de sua igreja, a Assembléia de Deus Pentecostal da Fé, por intermédio de seu perfil no Orkut, mas elas acabaram vazando para outras redes sociais.

Para o Ministério Público, houve violação da garantia dada pelo artigo 5º e inciso VI da Constituição à liberdade de consciência e de crença.

O MPF pediu à Justiça que condene o pastor à reclusão de 1 a 3 anos, além de multa. de acordo com artigo 20 da lei 7.716/89.

Esse artigo prevê punição para quem praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional.

com Paulopes

Recomendados para você

Comentários

  1. Leander Postado em 11/May/2015 às 17:42

    Cadeia pro charlatão!!!

  2. sandra lucia Postado em 11/May/2015 às 18:03

    Cadeia,sem Bíblia.

    • francisco martins Postado em 11/Jan/2016 às 21:21

      e o cara ainda debocha dizendo que poe na orkut só para os fieis verem!

  3. poliana Postado em 11/May/2015 às 18:18

    orgulho desses evangélicos...olhaí a cria deles...lindo de se ver. NOJOOOOOOOOO dessa gente!!!!

    • felipe Postado em 12/May/2015 às 09:51

      Bom, que esta errado esta e pronto, agora generalizar é ser preconceituoso, é o mesmo que falar que todo negro é bandido, todo homossexual é sem vergonha etc.... ou mesmo que falar que too petista é safado e ladrão...rs em sua grande maioria os evangélicos são gente boa, assim como os católicos, espiritas etc... Esse tipo de pessoa tem em todo lugar e todas as religiões.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 12/May/2015 às 11:15

        """"""é o mesmo que falar que todo negro é bandido, todo homossexual é sem vergonha etc..."""""". Nada a ver.

      • felipe Postado em 12/May/2015 às 12:06

        Parece que não entendeu o que escrevi.... falar que tem nojo de evangélico e o mesmo que dizer isso ou seja, preconceito.

  4. Jeferson Santos Postado em 11/May/2015 às 18:29

    O pior é saber que esse quadrúpede será enquadrado como VÂNDALO e não como um INTOLERANTE RELIGIOSO. Pai, perdoe-o, ele não sabe o que é respeito...

  5. paulo Postado em 11/May/2015 às 18:32

    Eu queria saber... o qual é a fé.... deste pastor... o que Ele realmente prega... pois em nada condiz com os ensinamentos de Cristo.... que pregava o amor..... e não a intolerÂncia.... o que muitas religiões ditas cristãs.... fazem... propagar o ódio a intolerÂncia....

  6. luis Postado em 11/May/2015 às 18:44

    Pastor servo do maligno. Que seja amaldiçoado, três vezes amaldiçoado. Com fogo, com sangue e com dor. Que só encontre dificuldades e nenhum auxílio, dor e nenhum alívio e que toda a sua esperança seja vã. E que seus anos se multipliquem em muitos e muitos de uma vida de sofrimento.

    • Guilhermo Postado em 12/May/2015 às 16:59

      Moço, você está exagerando!

  7. Murilo Postado em 11/May/2015 às 19:13

    Quando o cara queimou a Bíblia, eu, cristão, pensei, isso é a liberdade, as vezes nos é favorável, as vezes nos agride, mas temos de aceitar. Quem fez isso queria chocar a pessoas com isso, então para mim a melhor resposta é ignorar por completo. Suamos e sangramos muito por isso, pela liberdade de expressão e pensamento, não podemos jogar tudo fora agora. Não posso usar uma lógica diferente nesses casos. Se as estátuas eram de alguém e foram quebradas sem consentimento, então deve ser processado por dano a um bem de outro. Se contudo era dele mesmo estas estátuas, ou se comprou e pagou por elas, não há nada que ser feito, muito menos falar em intolerância religiosa. Agora, se querem falar de intolerância religiosa, com vítimas dela, falem com evangélicos que por décadas sofreram com intolerância esse país. Eu sofri, desde a época da escola

    • Antônio Carlos Fraga Postado em 11/May/2015 às 23:25

      Ou seja, em nome da liberdade de expressão, pode-se tudo. Inclusive sua "sofrência" na escola. Quem manda não ser homem o suficiente para lutar contra a opressão religiosa? Aliás, pelo contrário, as "ofensas" na escola foram corretas, era direito deles te xingarem e discriminarem, quem manda ser crente? Defender o indefensável é realmente triste. "Seja fascista em nome de Deus, mas não se volte contra pastor", esse é o seu lema. Coitado.

  8. Jose Antonio Postado em 11/May/2015 às 19:21

    Quando a ignorancia e o analfabetismo se encontram em uma religião, esse é o resultado. É o Cunha fazendo escola quando promove culto no Congresso e desrespeita o Estado laico.

  9. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 19:53

    Nem precisa de MP para punir esse ser, os próprios Orixás se encarregarão disso. Aguardem.

    • JMendes Postado em 12/May/2015 às 05:13

      Orixa iluminado nao se vinga de ninguem!!! Sejam o que quizerem mas respeitem os outros .....

      • eu daqui Postado em 12/May/2015 às 09:29

        Concordo que divindades devem ter sentimentos mais elevados do que os humanos......

    • JMendes Postado em 12/May/2015 às 05:16

      Liberacao ou censura!!!! ????? Retirem meu comentario por favor!!! nao compactuo com qquer tipo de censura!!!!

      • Thiago Teixeira Postado em 12/May/2015 às 06:57

        Você é louco? Tá nervosinho porque?

  10. Davi T. Postado em 11/May/2015 às 20:13

    Essa daí que é a tal da cristofobia?

    • Alberto Postado em 12/May/2015 às 11:05

      Sim, não deixam o coitado quebrar estátuas de outras religiões, culpa da dilma.

  11. Denisbaldo Postado em 11/May/2015 às 22:00

    O que passa na cabeça desse cidadão? Que ele é um herói e está livrando o mundo de algum mal ou algo parecido? É muita falta de educação, informação, respeito, inteligência, etc. Ele é uma contradição humana, um fracasso divino, um vazio celestial em pleno movimento, uma perda de tempo total!

    • eu daqui Postado em 12/May/2015 às 09:31

      O que passa na cabeça dele é o memso que passa na sua "cabeça" naziteista quando se topa com uma ateu/agnostico indepedennte e questionador que vc não consegue dominar nem acuar.

    • Guilhermo Postado em 12/May/2015 às 17:03

      É só ignorância que se passa na cabeça desse senhor que quebrou as estátuas. E sim, acredito que ele pensou que estava livrando o mundo de um grande mal.

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 11/May/2015 às 22:08

    A justificativa dele é sensacional, genial mesmo.

  13. santos Postado em 11/May/2015 às 22:40

    Vou fazer uma pergunta ao pastor intolerante apenas uma coisa: da mesma forma que ele quebrou as estátuas do templo umbandista, qualquer outra pessoa teria o mesmo direito de ir até a igreja dele e pedir aos seus cordeirinhos fiéis para que a partir de hoje não dessem mais os seus dízimos para ele...Se estaríamos certos?Ele iria bater a marreta em minha cabeça também e ficaria doidão.Portanto, sr. pastor, cresça em cidadania,respeite o direito ideológico e política, via Constituição do Brasil,m Art. 5 inciso VI, e poderia aprender que os direitos são iguais. Enquanto ele e outros pastores espalhados pelo Brasil, ficarem lendo apenas um livro, cometerão estes absurdos , desconhecerão outras coisas e ficarão sempre limitados em inteligência e conhecimentos gerais!Que seja indiciado e punido para aprender a respeitar!

  14. ejedelmal Postado em 11/May/2015 às 23:01

    Isso é só o princípio da JIHAD EVANJA e do ESTADO IGRÊJICO no Brasil.

  15. Helio Postado em 12/May/2015 às 08:17

    estatuas pagas? Então se pagar pode quebrar? Ótimo. Vou comprar bíblias, um alcorão e uma estatua de Buda, e fazer uma caricatura de Maomé. pagando bem (o dizimo?) que mal tem?

  16. Hélio Postado em 12/May/2015 às 08:37

    Quebrar estatuas é fácil... desafio a todos os pastores brasileiros a fazerem caricaturas de Maomé. Vão lá. Quero ver. Não tem problema "Deus" vai estar do lado de vocês. E vamos ver o que esse estatuto parasitário ridículo que ilude milhões no Brasil aprendo o que é respeitar a fé alheia.

  17. Rogerio Postado em 12/May/2015 às 10:19

    E quando um ateu taca a bíblia no chão ou na parede?

    • Guilhermo Postado em 12/May/2015 às 17:07

      Geralmente os ateus são pacíficos. Pelo menos os que eu conheço não se prestariam a esse circo. Nem eu. Para mim, a bíblia é apenas uma coletânea de livros. Porém, como muitos acreditam nas histórias que ela conta, não provocaria essas pessoas atirando a bíblia na parede.

  18. Junipero Postado em 12/May/2015 às 11:30

    Nunca vi ateu dar show grotesco fazendo alarde no intuito de ofender. As pessoas acham que um ateu é automaticamente uma pessoa inumana. Pelo contrário, tenho amigos ateus, que em nada perdem para aqueles que possuem religião. Curioso é que, ele sim, já foi vitima de deboche, chacota e até discriminação por pessoas... (varões de "Deus"), apesar de jamais ter feito nada além de cuidar da própria vida e da família. mas acho que esse é o problema: certas pessoas não conseguem aceitar a diferença de opinião, ou que algumas pessoas não precisem de partilhar da visão de "deus" que outros tem, e muito menos de uma religião. Ao contrário da bondade de muitos religiosos que conheço e que esperam a recompensa divina pela vida de boas obras, ele não espera nada de ninguém, nem de deus Sua bondade se resume a ela mesma sem espera de reconhecimento, recompensa ou julgamento. É uma pessoa exemplar (bem ao gosto de Deus, alguns diriam), que vive num estado de simplicidade que muito católicos e evangélicos não conseguem mais simular hoje em dia. Obviamente existem ateus iconoclastas, heréticos e etc, mas mesmo pesquisando vejo que são poucos.Mas aos que fazem esse tipo de ato, estão obviamente ofendendo uma cultura da qual eles não fazem parte, e pessoas que eles desconhecem. Logo é um ato previsto pelo código penal.

  19. Fernando Postado em 12/May/2015 às 11:40

    ESSE MONTE DE ESTATUA QUEBRADA, É O MESMO QUE DERRUBAR UMA PAREDE, só um monte de cimento pedra madeira e tinta, nenhum poder , orichas e entidades anjos caídos o própro nome diz, caídos perdedores destítuidos do céu e da glória, estão com os dias contados.

  20. mary Postado em 12/May/2015 às 12:04

    Precisamos mesmo de muita educação, me faz lembrar uma música "o que eu vou fazer com esta tal liberdade" precisamos respeitar, se alguem quer quebrar imagem, compre uma e quebre a dentro de sua casa, mas divulgar nas redes sociais a intenção e agredir alguém, não podemos também generalizar todos da religião, aliás e o que estamos fazendo hoje, por causa de alguns, colocamos todos no mesmo saco.

  21. Antonio Palhares Postado em 12/May/2015 às 12:49

    Não paro de repetir. Cadeia nestes crápulas mentirosos e enganadores.Nada de politicamente correto. CADEIA. Este é mais um fanático perigoso quer deve pagar caro pelo desrespeito cometido.

    • Fernando Postado em 12/May/2015 às 13:02

      TEM QUE QUEBRAR MESMO ESPÍRITOS IMUNDOS MAL PODEM SE DEFENDER

    • Guilhermo Postado em 12/May/2015 às 17:09

      Antonio Palhares, a justiça precisa ser razoável. Não se pode jogar uma pessoa na cadeia apenas por quebrar umas estátuas. Mesmo que essas estátuas tenham um significado religioso para algumas pessoas, não passam de esculturas sem vida...

  22. Wanderson Postado em 13/May/2015 às 11:25

    O contexto aqui não é o fato de a estátua ser estátua ou uma figura sem vida.O fato é se essas imagens servem de ícones ou conceituem algum princípio moral ou metafísico para alguém.Os Católicos ou os Budistas veneram as estátuas da Virgem e do Buda por que são estátuas ou por que guardam algum significado para eles? A questão aqui é se colocar no lugar do outro.Sair da zona de conforto do lugar comum que muitas vezes nos é perniciosa.Pensar fora da caixa dos preconceitos que gostamos tanto de nos esconder. Se esse homem foi enquadrado na lei,é por que alguém se sentiu ofendido com isso.Portanto,que a lei se cumpra,procurando saber se a ofensa realmente procede.

  23. carlos Postado em 25/May/2015 às 10:57

    " sabe,porém ,isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos; porque haverá homens amantes de si mesmos avarentos,presunçosos,soberbos,blasfemos,desobedientes a pais e mães,ingratos,profanos,sem afeto natural,irreconciliáveis,caluniadores,incontinentes,cruéis,sem amor com os bons,traidores,obstinados,orgulhosos,mas amigos dos prazeres do amigos de Deu" 2timóteo 3:1 a 4.

  24. francisco martins Postado em 11/Jan/2016 às 21:17

    e em que andamento está este caso??

  25. Chico Lobo Postado em 12/Jan/2016 às 14:10

    Quero ver um filho da puta desses satirizar a imagem de Maome.