Redação Pragmatismo
Compartilhar
Geral 04/May/2015 às 15:43
11
Comentários

Mídia pede a cabeça de Francischini para salvar Beto Richa

Principais jornais do Brasil responsabilizam exclusivamente Fernando Francischini, secretário de Segurança Pública do Paraná, pela truculência da Polícia Militar que deixou mais de 200 professores e servidores feridos no último 29 de abril. Intenção é tirar o foco do governador Beto Richa (PSDB)

beto richa Francischini
O governador Beto Richa (PSDB-PR) e seu secretário de segurança Fernando Francischini (Foto: Antonio Costa/ANPr)

Desde a manhã de ontem (3) trama-se no Palácio Iguaçu, sede do governo do Paraná, a queda do secretário da Segurança Pública, Fernando Francischini, o Batman, apontado como responsável pelo massacre contra os professores no último dia 29 de abril.

O jornal O Estado de S. Paulo, o Estadão, edição desta segunda-feira (4), coloca Francischini na “corda bamba” ao responsabilizá-lo pelos excessos da Polícia Militar na semana passada. A reportagem cita o deputado federal Valdir Rossoni, presidente regional do PSDB, como porta-voz do governador Beto Richa (PSDB) para o pedido de demissão do Batman.

“Francischini está deitado no caixão, com algodão no nariz. A demissão é questão de horas. É o método Beto Richa de exonerar auxiliares”, avaliou para o Blog do Esmael um deputado governista.

O jornal Folha de S. Paulo, também edição de hoje, imputa a culpa do massacre a Francischini, mas exime o governador do PSDB de qualquer responsabilidade pela violência policial contra os professores.

Entretanto, o jornalista Ricardo Noblat, d’O Globo, faz leitura diferente em seu blog. Aponta o governador Beto Richa como culpado pelo massacre. Ele cita os apelos do prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), e do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para que o tucano parasse de atirar bombas contra os professores.

Resta saber: Francischini, responsável ou não, assumirá a bronca sozinho ou vai arrastar junto o mandante do massacre contra os professores?

Ministério Público

O Ministério Público fez recomendações expressas ao governador Beto Richa (PSDB), ao Secretário de Segurança Pública do Paraná, Fernando Francischini, e ao Comando da Polícia Militar, no dia 29 de abril, sobre o que não deveriam fazer durante as manifestações, sob risco de responsabilização desses agentes públicos.

As recomendações, que podem ser lidas integralmente em arquivo disponibilizado no site do Ministério Público, foram completamente ignoradas.

Ministério Público e Blog do Esmael

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 04/May/2015 às 17:11

    Já tô quase acreditando que o Beto Bicha não tem nada haver com a truculência. A Mídia superou o "Casseta e Planeta". O Mussum deve estar muito fulo da vida com a rede gRoubo. rsrsrsrsr ...

  2. RafaeL Postado em 04/May/2015 às 17:17

    Amiguinho, existem vândalos em todos os lugares, porém tais elementos não devem servir como justificativa pra truculência policial, cuja mesma agride professores que estão apenas lutando por mais respeito do Estado.

    • Pereira Postado em 04/May/2015 às 17:31

      http://www.emaisgoias.com.br/2015-04-23/cidades/goiania/protesto/professores-sao-feridos-a-pauladas-durante-protesto-no-paco-municipal Professores de goiânia, cuja prefeitura é do PT são agredidos pela guarda municipal.

    • RafaeL Postado em 04/May/2015 às 17:58

      Por favor, diga-me o partido que governa Goiás...

  3. Thiago Teixeira Postado em 04/May/2015 às 20:34

    A mídia paulistana é tão nojenta que eles combinam entre eles o que noticiar, não noticiar, repercutir ou não repercutir.

    • enganado Postado em 04/May/2015 às 23:11

      Caro Thiago. Preste atenção que o oJênio BoechtÔ repete a rede gRoubo com outras palavra, ou seja, mais bonitinha mas tão ordinária qto a mesma. Aquela brincadeira de dizer sobre o chororo do Aópio, é para disfarçar qto aos bobos. Engraçado que qdo a PF_DB pulou o murro da casa do tesoureiro do PT as 6:00 h da manhã, ou seja, uma verdadeira PUTARIA, visto que o Vacari não ia fugir coisa nenhuma; nem o nome do juizeco-de-briga que autorizou a façanha o Paladino da Verdade não quiz saber. É um puto pago pela Direita para se fazer de Santo, então a mídia irá sempre defender este canalhas, só para completer, leia no Redecastorphoto - "Resposta a um leitor que protesta contra viés antiamericano e pró-russo no que escrevo", é isto aí que o PSDB/DEM querem para nós mortais. Agora alguém pergunta, e o Glorioso Exército de Caxias" entra nesta história? R: Apoiam os EUA/iSSarHell/PSDB/DEM/ ... e nós temos que engolir essa safadeza, porque quem poderia por fim nesta degradação pública do BRASIL, está contra o povo e ainda por cima dizendo que isto é DEMOCRADURA. E ainda se houver resistências a essa putada, o Bolsonora fará o servicinho para o FHC e seus Beto Bichas da vida.

  4. deisi Postado em 04/May/2015 às 21:22

    Eu já sabia o fascista é do psdb, a mídia vai tentar colocar culpa no secretário para proteger o salafrário. Mas pode exonerar, a mídia ajudar, que o povo vai sempre lembrar que o Richa mandou descer o cassete nos servidores. As imagens não mentem e o secretário e subordinado ao governador, mas quando se trata do psdb, à mídia golpista e a coxinhada, são iguais marido que pega a esposa com outro no sofá, perdoa a esposa e vende o sofá. Mas nada vindo desse lixo me surpreende!

  5. Rodrigo Postado em 04/May/2015 às 21:33

    Muito tipico de governos tucanos, tomam as acoes anti-sociais, anti-democraticas, e depois arrumam um bode espiatorio. Por ultimo usa-se da midia rasteira para empurrar a conta para o primeiro trouxa que aparece. Neste caso o tal batman, depois sera culpa do robim, e assim vai.

  6. André Postado em 04/May/2015 às 22:49

    Muito "boa" é essa reportagem: http://g1.globo.com/pr/parana/paranatv-2edicao/videos/t/edicoes/v/imagens-mostram-a-presenca-de-grupos-radicais-em-manifestacao-na-ultima-quarta-feira-29/4155438/ Ali aparecem cenas "claríssimas" dos agitadores... E há imagens, fornecidas pela "inteligência da polícia" de grupos no facebok em que os agitadores tramavam... (o curioso é que em um deles a postagem é claramente posterior à confusão - já que há um comentário sobre mais de 100 feridos).

    • José Postado em 05/May/2015 às 14:16

      Uma "forçassão" de barra, né??? O titulo da matéria é totalmente discrepante do conteúdo apresentado. O que caracteriza grupos radicais nas imagens? Quem são? Onde vivem? Como se reproduzem?

  7. enganado Postado em 06/May/2015 às 10:06

    Mentira que é P S B D! Partido do professor das arábias FHC e o palestrante SEM DIPLOMA em Universidade nos EUA, zé çERRA! rsrsr....