Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 19/May/2015 às 12:04
55
Comentários

Marieta Severo se diz assustada com “onda conservadora” no Brasil

Marieta Severo avalia que o Brasil vive momento de retrocesso “muito assustador”, marcado por uma onda de conservadorismo nos costumes e na política. A atriz critica a proposta de redução da maioridade penal, em discussão no Congresso Nacional, e a influência das igrejas na pauta do Legislativo

marieta severo conservadorismo brasil
Marieta Severo diz que Brasil vive um retrocesso que nunca imaginou (divulgação)

Prestes a voltar ao cinema e às novelas, a atriz Marieta Severo, que completa 50 anos de carreira, avalia que o Brasil vive um momento de retrocesso “muito assustador”, marcado por uma onda de conservadorismo nos costumes e na política. Em entrevista ao jornal O Globo, a atriz critica a proposta de redução da maioridade penal, em discussão no Congresso Nacional, e a influência das igrejas na pauta do Legislativo.

“Sou completamente contra a redução da maioridade penal e contra muita coisa que está em evidência e que, para a minha geração, é chocante. Há um retrocesso que nunca imaginei. Eu sou da década de 1960, do feminismo, da liberdade sexual, das igualdades todas. Quando volta esse moralismo, e esse mundo religioso começa a ditar as regras, é muito assustador”, afirmou à repórter Debora Ghivelder.

“Quando você tem essas conquistas, a tendência é achar que elas estão conquistadas dali para a frente. Quando volta esse moralismo, e esse mundo religioso começa a ditar as regras, é muito assustador”, acrescentou.

Marieta disse que, embora respeite todas as crenças religiosas, não quer uma religião legislando a vida das pessoas. Ela também cobrou a descriminalização do aborto, um dos temas que enfrentam maior resistência por parte de lideranças religiosas no Congresso.

“Há espaços da mulher que foram conquistados e são sólidos. Mas há outros em que a gente não consegue ir adiante, como o aborto, que é um direito. E por quê? Por causa desse conservadorismo religioso com representação política. Não tenho nada contra religião. Sou a favor de todas, mas não exerço nenhuma. Só não quero uma religião legislando a minha vida.”

informações de Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Amarildo Postado em 19/May/2015 às 13:14

    Pq tem reaça que ainda se dá o trabalho de vir aqui no PP pra incomodar? Volta lá pras tuas veja e se divirta com seus amigos coxinhas.

  2. Marcos Vinicius Postado em 19/May/2015 às 13:15

    "Não tenho nada contra religião. Sou a favor de todas, mas não exerço nenhuma. Só não quero uma religião legislando a minha vida.” Concordo plenamente. Sigo a mesma linha de raciocínio. Não quero religioso nenhum metendo o bedelho na minha vida.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 13:26

      Cala a boca Pereira,va falar merda em outro lugar pelo amor de deus.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 13:53

      Voce deveria virar roteirista. Seu roteiro seria uma merda mas ao menos eu admito que voce é criativo.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:01

      É verdade Pereira,está um absurdo esse numero de muçulmanos no Brasil. Peguei o metro hoje cheio de nego do Estado Islamico no vagão,fiquei aliviado porque eu sei que homem bomba só trabalha sozinho,afinal não vai explodir toda a galera junto né?

    • Marcos Vinicius Postado em 19/May/2015 às 15:23

      Não precisa Pereira, pois alguns cristãos sonham com isso aqui no Brasil mesmo, então não fará diferença nenhuma.

    • Alberto Postado em 19/May/2015 às 15:35

      Até o medo de muçulmano estão importando dos EUA, essa galera é chique demais

    • Fernanda Postado em 19/May/2015 às 19:18

      Mas é muito chorume pra uma pessoa só... Desculpa aí mas eu não preciso de igreja nenhuma me "defendendo" de nada.

    • paulo Postado em 20/May/2015 às 07:09

      taí pereira, vc é um exemplo que nem toda educação do mundo salvaria, talvez problemas mentais? ta parecendo, desconecta da internet um pouco e va tomar seu rivotril.

    • Eduardo Frazão Postado em 20/May/2015 às 09:13

      Esse Pereira é um lunático. Torça para o Cristianismo fazer alguma coisa. Que tal incencidar os muçulmanos numa fogueira santa e mandar os restos para o pé do papa? Seu alucinado. Por isso a direita continua sendo vista como retrocesso. Os caras misturam esses conceitos religiosos repugnantes com a gestão do estado e saem pra rua gritando contra a liberdade dos que são diferentes deles. Eu acho que pior que um governo populista e intervencionista barato como o atual, a um gorverno arcaico que tenta impor seus conceitos morais garganta abaixo. Que acabe a direita se for assim.

    • vinicius Postado em 20/May/2015 às 12:01

      Pereira. Que estranho essa reportagem do PP mostrando uma milicia sendo constituída pela Igreja Universal. Será mesmo que devemos nos preocupar tanto com os muçulmanos quando temos algo assim bem próximo de nós?http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/03/um-exercito-evangelico-em-formacao.html

    • José Carlos Postado em 21/May/2015 às 15:12

      Cara você é tao lunático que chega a profetizar uma guerra santa entre o islã e cristianismo!! rsrsrs!!

    • Marcelo Postado em 30/Jun/2015 às 13:34

      É... Ainda bem que temos o Exército Nazi da Universal pra nos proteger!!!

  3. Natalia Postado em 19/May/2015 às 13:15

    Não ser conservador, então, é a mesma coisa que ser comunista? Melhore. O analfabetismo político tá grande.

  4. Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 13:25

    Sim...muito assustador a oposição a qualquer preço. Ja dizia Lobão que mesmo que o governo fosse bom ele seria contra o governo,também ja dizia o mesmo que entre o PT e o Diabo ele vota no diabo. Bem o diabo está aí agora cobrando a alma dos que fazem oposição a qualquer preço. Em tempo,sou critico ao governo petista,extremamente incompetente e omisso,porém faço criticas e não beiro ao facismo bolsonarista, seja pela esquerda,direita ou centro,quer fazer oposição faça,e até saudável,mas a qualquer custo NÃO. Muito inocente quem diz que não pode piorar,pode sim,ha se pode.

  5. Fábio Postado em 19/May/2015 às 13:34

    Meu deus O Senhor chegou a estudar ou analisar os fatos?? Direita renascendo onde meu filho O que se tem é um conservadorismo religioso crescendo. Sem ideologia clara, mas excluindo tudo que é diferente. e camarada "comunista vermelha" o muro já caiu, não tem contaram?

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 13:52

      O sujeito é um lunático. Bateram com o livro do Olavo de Carvalho na cabeça dele até ficar assim,meus sentimentos pra familia,o cerebro ja morreu,só está o corpo digitando por espamo asneiras.

      • Sérgio Postado em 07/Aug/2015 às 03:03

        hehehehehe. Tá cheio desses na mídia e no Brasil afora. Não os culpemos, é só uma atrofia cerebral causada por excesso de exposição à TV. É difícil, mas há uma boa possibilidade de cura.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 13:58

      Desculpa mas o que voce pede é impossível. É o mesmo que eu dizer,CUIDADO BRASILEIROS COM O DRAGÃO SMAUG,ELE VEM ROUBAR VOSSO DINHEIRO. E ainda ter a cara de pau de pedir para que rebatam meus argumentos com argumentos.

    • eu daqui Postado em 20/May/2015 às 09:11

      lembrou-me a brilhante voz de Maysa: "meu muro caiu" kkkkkkkkkkk

  6. João Paulo Francisco Postado em 19/May/2015 às 13:52

    Assim na Terra Como no Céu.

  7. yash Postado em 19/May/2015 às 13:52

    Amor e respeito é o que deveria ser exercido a frente de qualquer religião. Infelizmente o ser homem vem desaprendendo isso.

  8. Tiago Andrade Postado em 19/May/2015 às 14:00

    Alguns aqui acho que se esquecem a quem que a ditadura no Brasil representava! Está sim matou, calou, castros e pôs de joelho qualquer um que se opusesse a ela! Esquecem que por trás d abandeiro do liberalismo o que existe e um conservadorismo religioso e cultural alienante. Esquecem que a pior corrupção e aquela que nunca foi apurada! Aquela que foi varrida para baixo do tapete com a ajuda de religiosos, mídia, e claro dos "donos do mundo"! A casa caiu! Não adianta mais bater panela! E hora do acerto de contas! Ele já começou!

  9. Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:05

    Eles estão esperando o sinal apenas de fato.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:14

      Sim,este governo sucateou a PF. Basta ver que em 8 anos de PSDB foram feitos menos de 50 operações da PF e em quase 12 anos do PT foram feitas quase 3000 operações algumas prejudicando o próprio PT como a do Mensalão e a Lava Jato. Mas ei...50...3000,isso é só matemática e matemática foi inventada por comunistas islamicos de Satã que querem se apropriar do Brasil. Se a matemática diz o inverso azar o dela.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:14

      Sou manipulado Pereira,me ajuda ai cara.

    • Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:25

      Eu deveria saber que seria dificil voce entender mesmo, vou usar um vocabulário mais ao seu gosto: PF PT PF investigou Petrobrás PF ferrou PT PT ditadura frouxa que deixa PF ferrar PT

  10. Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:28

    Obrigado pai.

    • José Carlos Postado em 21/May/2015 às 15:24

      Pai!! Nunca desejaria ter um pai assim!!

  11. Felipe Peters Berchielli Postado em 19/May/2015 às 14:30

    Pereira,ta vendo como voce é burro? Voce acha que eu sou petista e fala de forma ironica da Lava Jato...meu filho eu to cagando pro PT,apenas não critico com base no ódio. E agora eu pergunto...não é uma ditadura malvada comunista? Como deixa a PF atrapalhar o "PARTIDAO"? Como deixa o congresso atropelar o governo? Baita ditadura hein...

  12. Silva Postado em 19/May/2015 às 15:11

    Pereira exercendo seu lado cristão evangélico vomitando ódio e de vez em quando só para variar deixa seu lado esquizofrênico vir a tona, comunismo, comunismo e onda vermelha. comunismo e onda vermelha, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, faz me rir pereira. A vida de reaça, conservador, fundamentalista e eleitor do psdb não está nada fácil. Pereira digno de pena!

  13. Angela Postado em 19/May/2015 às 15:16

    Felipe não perca seu tempo..Na maioria das vezes as pessoas neuróticas não enxergam muito além do nariz..E. quando a neurose é PT e comunismo então....

  14. Grigio Postado em 19/May/2015 às 16:15

    Grande atriz e bela opinião!

  15. Eduardo Ribeiro Postado em 19/May/2015 às 17:20

    Agora além do medo do comunismo, marxismo, socialismo, bolivarianismo, gramscismo, do Lula, do Fidel, do Foro de SP, dos professores esquerdistas maconheiros, temos que ter medo de "invasão muçulmana no Brasil" também? É uma nova teoria filosófica do Cartomante lá?

  16. Roberto Pedroso Postado em 20/May/2015 às 01:19

    O avanço do pensamento conservador no Brasil, como muito bem colocado pela atriz Marieta Severo em sua entrevista, representa um terrível retrocesso pois o conservadorismo sempre defendeu tudo aquilo de mais retrogrado e reacionário em essência e principio,tivemos recentemente a eleição do congresso mais conservador desde de 1964 segundo o Diap e vemos a atuação perniciosa e bem orquestrada da bancada BBB (da Bala,do Boi e da Bíblia)no parlamento,aqueles que elogiam o conservadorismo talvez estejam satisfeitos com a atuação atual do congresso?,além do mais temos a crescente influencia de grupos religiosos(também conservadores) na sociedade que chegam inclusive ao cumulo de boicotarem campanhas de vacinação contra o HPV ,esse e' um exemplo dos efeitos nocivos da ascensão do pensamento conservador gerando uma situação deveras preocupante; mas devemos parabenizar a atriz que com coragem expõe sua opinião de forma muito sensata e revela sua preocupação (justificada) com os rumos e os descaminhos de nossa sociedade atual.

  17. paulo Postado em 20/May/2015 às 07:07

    vc provavelmente ainda acredita em papai noel, mas cuidado, ele veste vermelho.

  18. Thiago Teixeira Postado em 20/May/2015 às 07:36

    Marieta foi corajosa e tem o meu respeito, correndo o risco de ser agredida e hostilizada nas ruas pelos coxinhas fascistas.

    • eu daqui Postado em 20/May/2015 às 09:09

      Assim como quem tem opinião diferente da Marieta tem sido agredido e hostilizado pelos facistas de "esquerda". Vc esperava que mordacismo gerasse o que? Tolerancia?

  19. eu daqui Postado em 20/May/2015 às 09:08

    Assustada e receosa com isso aí eu tambérm estou, mas não surpresa. Pois extremismo sempre gerou extremismo e ódio sempre gerou ódio. Somente justiça e equilibrio é que pode gerar algo semelhante.

  20. João Henrique Barbosa Postado em 20/May/2015 às 11:16

    Acho que você não entendeu nada do que leu na matéria com Marieta Severo. Interpretação de texto é algo que faz muita falta no país. Sua ausência me assusta tanto quanto o conservadorismo espalhado pelas redes sociais. E, na boa, quase sempre (ausência de interpretação de texto e conservadorismo, pra deixar bem claro e explícito) andam de mãos dadas nas redes sociais.

  21. enganado Postado em 20/May/2015 às 12:30

    sr. Pereira. O medo da Marieta é que a sua Imprensa-Empresa-Press_tituta Anglo Semita=rede gRoubo=GAFE=rede bunderantes estão fazendo na cabeça do povo do Sul-Maravilha. Um aviso a vc e os metidos a Direitinha: Na próximas eleições esta historinha de Panelaço em S. Paulo vai virar "Guerrilha Urbana". Os Nordestinos, Cariocas e Mineiros vão partir pra cima de vcs e pau vai cantar, ou será que pensas que vamos ficar no Raspa Gargantas. Vamos destruir tudo, mais entregar a Pátria para os EUA/iSSraHell intacta sob o Comando do PSDB/DEM sem luta, NUNCA! Esta Pátria tem pelo menos 80% do sangue Nordista e Nordestinos em tudo que aí está construído, e não vai ser graça entregue a TRAÍRA como vc=FHC=Aópio=çERRA=Aloysio Trezentinha=JudeuSS=Americanos para continuarmos a sermos escravos da GRANA internacional habilmente ROUBADA pelos senhores que vc defende. Não se esqueça que a PEIXERA dos NORTE e NORDESTE lutaram com muita bravura na Itália contra o Bigode e vc que se cuide e na Hora do Pau não corra para debaixo da cama, para as saias da mamãe e/ou embaixada dos EUA/iSSraHell; pelo menos tenha vergonha na cara e saia pro PAU. Tô te esperando lá! Venha com tudo, tá!

  22. enganado Postado em 20/May/2015 às 14:28

    sr. Pereira. Não posso ir até a fronteira porque estou aqui no aeroporto contando o número de judeuSS do MOSSAD/AIPAC/CIA que estão entrando por aqui para tentar junto com seus patrões (gRoubo+GAFE+...etc) para tentar neste governo tomar na MARRA a PETROBRAS e/ou perpetuarem suas roubalheiras. Ah sim! Os muçulmanos vem para o BRASIL, porque vcs-EUA/iSSraHells estimalaram a Guerra Fraticida entre Chiitas e Sunitas para divide-los, pois qto mais fracionados melhor para dominá-los: Roubar Petróleo. Sim fazem o mesmo empurram o Sul Maravilhas contra os Valentes Do Norte e Nordeste para que uma Guerra civil facilite seu domínio sobre o BRASIL e seu Povo. Então essa historinha de medo de Muçulmanos é mais uma das falácias para meter medo nos verdadeiros BRASILEIROS. Vc é covarde de caderninho, alias muito bem treinado pela CIA/MOSSAD. rsrsrsrsr ... otário!

  23. Line Postado em 20/May/2015 às 19:50

    Pior ainda é saber que tem pobres, negros e gays que aceitaram virar capachos da onda conservadora.

    • eu daqui Postado em 21/May/2015 às 08:56

      Pior ainda é saber que os esquerdopatas insistem em insuflar ainda mais ódio, vitimismo e vilanização diante da reação conservadora.

      • Roberto Pedroso Postado em 21/May/2015 às 10:19

        Mas vemos que as reações mais violentas de intolerância partem dos setores mais conservadores ligados a direita,e isso não é uma questão de "vitimismo"é apenas uma constatação,basta analisar os fatos .

      • eu daqui Postado em 21/May/2015 às 10:37

        Isso tem acontecido de algum tempo pra cá de forma REATIVA. Até então, a insuflação de ódio vinha somente da esquerda: tanto de ódio racial como de ódio classista/ideologista. Amordaçar a opinião diferente com rótulos como "coxinha, reaça e facista" também foi inciativa totalitária da esquerda. Começou, agora aguenta.

  24. Roberto Pedroso Postado em 21/May/2015 às 11:41

    não concordo, pois basta analisar a escalada de ódio iniciada nas redes sociais como a onda reacionária e conservadora contra migrantes nordestinos(eleitores de Lula/Dilma),a escalada de ódio desbragado anti-petista que se iniciou já na primeira eleição de Dilma e o espaço que blogueiros reacionários contrários a esquerda e tudo aquilo que ela representa começaram a ganhar nos últimos tempos, bem como a ascensão meteórica dos articulistas anti-comunistas que dominam certos setores da grande mídia brasileira, chegamos inclusive ao cumulo de termos humoristas de personalidade histriônica que chegaram a ser alçados ao posto de apresentadores/entrevistadores que pautaram suas carreiras na disseminação do ódio e da intolerância e na ridicularização, quando não na demonização de um único partido,o discurso do ódio pelo ódio se iniciou com os setores conservadores, reacionários e retrógrados da sociedade e tem se recrudescendo cada vez mais.

    • eu daqui Postado em 22/May/2015 às 13:41

      mordacismo, estigmatização e vilanização dão nisso mesmo - começou agora aguenta, fracote ! e que fique mais uma lição historica de que extremismo só gera extremismo............

  25. Marcelo Marques Costa Postado em 24/May/2015 às 10:02

    Cuidado com Foro de São Paulo também. Ultimamente também apareceram ums relatos de comunistas vermelhos encontrados devorando criancinhas embaixo de camas.

  26. Nicolau Postado em 21/Jun/2015 às 13:45

    Acho que os menores criminosos deveriam estuprar essa burguesa milionária e "atriz" ridícula e ainda confiscar os bens dela!

  27. Marcelo Postado em 30/Jun/2015 às 13:32

    Oposição de verdade???? Vc diz, a abutrada que sempre esteve aí sugando??? Kkkk nāo era disso que ela falava: ela falava da corja religiosa hipócrita que domina a política, com moralismos falsos... Mas basta ligar o youtube pra ver a Feliciana defendendo o Pastor-estuprador Marcos Pereira... Essa é a sua b*sta de oposição de "verdade" meu prezado mentecapto

  28. Marcelo Postado em 30/Jun/2015 às 13:37

    Não, só a ralé crente... Cristãos ... Protegem Padres e Pastores estupradores e pedófilos... Mas adoram apontar o dedo sujo pra Sociedade...

  29. Tomás Gomes Postado em 15/Jul/2015 às 20:05

    Só não foi entrevistada sobre os dinheiramas recebidos para fazer arte... Que não faz escola, saúde, saneamento básico etc. Quando o governo me dará dinheiro só para eu exercer minha profissão???

  30. Marcus Teixeira Postado em 07/Aug/2015 às 14:28

    É a nova Regina Duarte kkk

  31. Luiz Postado em 29/Dec/2015 às 22:40

    Ela deveria estar preocupada com a roubalheira dos políticos do governo que ela apoia.