Redação Pragmatismo
Compartilhar
Drogas 25/May/2015 às 18:23
21
Comentários

Marcha da Maconha teve apoio de ativistas da cannabis medicinal

Marcha da Maconha defende legalização para acabar com guerra às drogas. Familiares de indivíduos que utilizam a erva para fins medicinais também participaram do ato. Não foram registrados conflitos e evento ocorreu em clima de paz

marcha da maconha são paulo
Marcha da Maconha ocorreu no último sábado em São Paulo. De acordo com organizadores, 15 mil participaram do ato (Imagem: Marlene Bergamo/Folhapress)

Manifestantes defenderam a legalização da maconha em uma marcha realizada no último sábado, 23, na avenida Paulista, pelas ruas da Augusta e da Consolação e por outras vias da região central. De acordo com os organizadores, 15 mil pessoas participaram do ato. A PM afirmou que cerca de 4 mil marcharam.

A Marcha da Maconha 2015 aconteceu em clima de paz e não foram registrados conflitos. Os manifestantes deixaram o vão-livre do Museu de Arte de São Paulo (Masp) e caminharam até o Largo São Francisco, onde fica a Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo. A chegada ao largo ocorreu por volta de 18h50, e em sequência começaram a ser realizados shows de música.

O movimento foi focado na legalização da produção, circulação e uso de cannabis no Brasil, o que considera ser o primeiro passo rumo ao fim da “guerra às drogas”.

Os manifestantes apresentaram faixas e cartazes em defesa da legalização da erva e para protestar contra prisões e mortes envolvendo o combate às drogas.

Texto publicado no site da marcha afirma que “a proibição já se mostrou ineficaz em cumprir seu papel anunciado, o de controlar o uso de substâncias e plantas ilícitas, que a cada ano estão mais acessíveis, como a maconha”. E continua: “Então, por que insistir numa política que apenas leva a mortes e prisões, colocando o Brasil entre as três maiores populações carcerárias do mundo, com 715.655 presos? Por que não dar uma chance para a primavera verde florescer e provar que é possível construir uma política de drogas mais sensata e humana? Plantemos as sementes, quebremos as correntes”.

Além de São Paulo, outras 32 cidades do Brasil realizaram a Marcha.

AbraCannabis

Ativistas da Associação Brasileira para Cannabis (AbraCannabis) também participaram da Marcha da Maconha 2015. A organização reúne familiares de indivíduos que utilizam a maconha medicinal.

Marcha da Maconha

A primeira marcha em São Paulo foi realizada em 2008, no parque Ibirapuera. Até 2011, os atos eram proibidos pelo Tribunal de Justiça sob a justificativa de que faziam apologia às drogas.

Os manifestantes continuaram indo às ruas, mas marcharam pelo direito à livre expressão. O STF (Supremo Tribunal Federal), então, liberou os atos, avaliando que sua proibição infringia o direito à liberdade de
expressão.

Veja aqui mais imagens da Marcha da Maconha em São Paulo

com RBA, Fórum e Folhapress

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. João Paulo Postado em 25/May/2015 às 21:50

    Não tem muito para onde correr. As drogas são as riquezas das favelas. Hipoteticamente, a legalização tiraria um dos meios de sobrevivência de muitos criminosos e favoreceria o grande empresariado. Qual seria a opção para esses criminosos? Roubos? Haveria fomento da violência?

    • Denisbaldo Postado em 25/May/2015 às 22:35

      A droga é a riqueza das favelas! Nossa, uma frase de um gênio. Você é daqueles que acreditam que os favelados são os maiores beneficiados financeiramente com o tráfico de drogas. Nossa, o nível aqui está abaixo do volume morto hoje.

      • Luiz Souza Postado em 27/May/2015 às 03:53

        E multiplique o nível por 0,74 porque o Geraldinho da Opus Dei sempre mente.

      • João Paulo Postado em 17/Jun/2015 às 21:26

        Uma coisa, eu tenho certeza: a legalização CERTAMENTE não beneficiará aqueles que você chama de favelados. E em momento algum eu disse que pessoas de bem das comunidades são beneficiadas. O único beneficiário seria o filhinho de papai maconheiro Denisbaldo e similares que poderiam comprar suas drogas sem ter que pisarem numa favela e encararem bandido de cara feia.

    • Luiz Postado em 25/May/2015 às 23:10

      Primeiro de tudo que quem lucra de verdade com o comercio de drogas sao os grandes e nao os varejistas de morro. Traficante de verdade anda de helicoca e mercedes, nao se esconde em favela. Segundo, mesmo que haja um aumento pontual (e a experiencia de outros paises mostra que esse aumento tende a nao ocorrer) ele seria mais facilmente controlado. Fica mais facil focar o dinheiro, estrutura e pessoal das policias pra combater roubos quando nao é necessario se preocupar com trafico. Hoje os roubos sao financiados com o dinheiro do trafico (as armas, o arrego, tudo) e sao necessarios para manter o trafico de pé. O cenario que temos é o seguinte: o consumo sò aumenta, o que financia e movimenta um mercado bilhonario, que fica praticamente todo na mao de criminosos, que nao arrecadam impostos e para manter seu mercado rodando financiam assaltos, subornos, corrupçao. Para tentar conter o governo gasta bilhoes em policiamento, que nao consegue impedir o trafico de drogas nem reduzir o acesso às drogas, mas causa inumeras mortes em conflitos armados e alimenta uma cultura de violencia endemica e taxas de homicidio dignas da Siria, alem de deixar o controle de substancias que podem ser extremamente viciantes e agressivas na mao de bandidos que pouco se importam com a qualidade do que vendem e com o uso que o cliente ira fazer daquela substancia. E voce ainda acha que a melhor maneira é deixar como esta? Porque? Por medo de algo dar errado? Algo ja esta dando MUITO errado faz MUITO tempo. Sò nao ve quem nao quer que o crime nao reduz nem por um minuto enquanto essa repressao suicida continua..

  2. Denisbaldo Postado em 25/May/2015 às 22:29

    Para de falar merda aqui. A Holanda está fechando 19 presídios por falta de criminosos desde 2012. Você é um babaca que vomita qualquer lixo saído do seu cérebro cagado para justificar suas teorias sem nenhuma base científica, legal, etc. LEIA O LINK: http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2013/06/governo-holandes-estuda-fechar-prisoes-devido-falta-de-criminosos.html

    • Márcio Ferreira Postado em 25/May/2015 às 23:33

      Sujeito grosseiro... O outro fez 10 ponderações, citou a Holanda e você ignora todos o resto para se embasar na "mídia golpista". Consegue esclarecer os outros questionamentos ou só sabe se comunicar com palavrões? Infância deve ter sido difícil para você...

    • eu daqui Postado em 26/May/2015 às 09:16

      Aqui não é Holanda, denisnada. Holandes debate e diverge sem apelar para o baixo calão. Brasileirros como vc são as provas, e são muitas, de que isto aqui é muito inferior e portanto incomparável a qualquer civilização que um dia haja sabido lidar com a maconha.

      • Samael Postado em 27/May/2015 às 15:31

        Caramba "eu daqui", que complexo de vira-lata, aqui não é o paraíso, mas se vc conhece o mínimo do mundo sabe que aqui não é o pior, todos os países tem seus problemas é seus "idiotas". Os países da Europa e os EUA não são essa maravilha toda, Detroit declarou FALÊNCIA! Nos EUA eles acham coisa de comunista as pessoas terem saúde publica. As pessoas na Europa estão passando fome e morando na rua, lá eles estão optando pela esquerda, se os países referencia estão assim, imagina o resto?! Recentemente uma menor na Tchetchénia foi perseguida e ameaçada, ela é toda sua família, a casar com um chefe de policia que já era casado, o líder da Tchetchénia compareceu ao casamento forçado e ainda mandou os homens proibirem as mulheres de usarem redes sociais... Bora bolar um e ficar de boa porque a gente mora no Brasil e o caminho é pra frente!

    • Denisbaldo Postado em 26/May/2015 às 13:16

      O Rodrigo babaca afirma com toda convicção uma mentira deslavada e maldosa e ainda um bando de imbecis o defende com unhas e dentes. Cada um acredita naquilo que lhe convém ou naquilo que seu cérebro consegue processar. Se aqui não é a Holanda por que o babaca acima a citou "eu daqui"? Sua birrinha comigo é coisa de otário de internet e não me atinge nem um pouco, pode continuar. Vamos ver até onde você aguenta. CHUPA AQUI EU DAQUI!!! HAHAHAHAHAHAHA!!!

  3. eu daqui Postado em 26/May/2015 às 09:13

    ATÉ PARECE QEU É POSSÍVEL UM BRASILEIRO ADULTO NÃO CONHECER SEU PAÍS E SEU POVO: desde quando isso aqui se parece com Uruguai, Escandinávia ou qualquer outro divergente? Brasileiro que quer legalizar machonha o quer para uso recreativo e não medicinal. Por "recreação" para um dos povos mais viralatistas do mundo, entenda-se: jogar a fumaça na cara do compatriota mais bem sucedido pq labutou mais. Usei nicotina durante anos e jamais precisei usar minha droga para atacar o outro. Mas estou velha por demais pra jugar esse mesmo outro por mim mesma.

    • Denisbaldo Postado em 26/May/2015 às 13:21

      Chupa aqui, você não está somente velha, está acabada mesmo. Só fala merda. Chupa aqui eu daqui!!! Hahahahahaha!!!

  4. Guilhermo Postado em 26/May/2015 às 10:07

    Ótimo comentário, Rodrigo.

  5. Paulo Phelicio Postado em 26/May/2015 às 16:04

    segue um link com um pouco da historia da cannabis, para desinformados como você, que acham que essa planta só serve para ficar DOIDÃO e CHAPADO...Uma industria que quebraria qualquer outra, em termos técnicos e práticos... http://pt.wikipedia.org/wiki/C%C3%A2nhamo

  6. Line Postado em 26/May/2015 às 21:26

    O problema do Brasil é que várias pessoas que estão por trás da legalização da maconha/aborto não são pessoas sérias e muitas são tão fanáticas e alienadas quanto a maioria que tbm é contra. O Brasil é o país dos extremismos.

  7. Samael Postado em 27/May/2015 às 14:42

    maria, sua ignorância surpreende, por acaso quem produz, transporta e comercializa bebidas alcoólicas é máfia?! Provavelmente agricultores que hoje sofrem com a produção de tabaco ou qualquer agricultor ou empresa, fora que o canhamo pode ser usado na produção de vários produtos como tecidos, celulose, plástico e materiais de construção, combustível, nutrição, produtos de limpeza e tintas e cosméticos, então todas as empresas envolvidas nessas produções poderiam plantar.

  8. Samael Postado em 27/May/2015 às 14:55

    O Pereira, tem que ler antes de postar, essa maconha que querem "segurar" é uma maconha "bombada", modificada geneticamente... Exemplo pra vc não ficar lendo de boca aberta com "TODA ESSA INFORMAÇÃO", mas fácil que isso só desenhando e fazendo colagem... Bebida alcoólica no Brasil pode né? Toda bebida alcoólica pode no Brasil?! Nó nó ni ná não!!!! O absinto é uma bebida alcoólica que é feita de Artemisia absinthium, um alucinógeno, além disso o teor alcoólico dele pode chegar a 89,9%, em 2000 foi permitido um absinto que chegue no máximo até 53,5%. Entendeu?!

  9. Samael Postado em 27/May/2015 às 15:07

    Pereira... Depois de todos esses seus comentário sou obrigado a concordar com vc... essas mudanças no mundo como libertação dos escravos, direito de votar das mulheres e o absurdo do fim da ditadura... Esses absurdos deveriam parar por ai, o mundo deveria parar onde está, essas coisas "novas", essas mudanças estranhas estão tornando o mundo um caos... Alias uma breve ideia sobre o Caos segundo o Wiki.... "Caos é, segundo Hesíodo, a primeira divindade a surgir no universo, portanto a mais velha das formas de consciência divina. A natureza divina de Caos é de difícil entendimento, devido às mudanças que a ideia de "caos" sofreu com o passar das épocas. Seu nome deriva do verbo grego χαίνω, que significa "separar, ser amplo", significando o espaço vazio primordial." O Caos é só uma ordem longe da sua compreensão!

    • Samael Postado em 27/May/2015 às 15:57

      Xiii to vendo que não entendeu... Seu ponto de vista é nublado por falta de conhecimento e preconceito, assim como todas mudanças no mundo foram impedidas pelo mesmo motivo. Sua analise é rasa e você não se aprofunda para rebatê-las. Quanto a analise do caos... acho que está bem explícito.

    • Samael Postado em 28/May/2015 às 23:44

      P E R D E U A L I N H A?! Mas o pensamento e raciocínio raso continua? Calma Pereira, vai virar muçulmano agora?! Saiba que o Islã era no começo mais liberal e conciliador do que as outras religiões... mas vc não sabia né?! #ESTUDAPEREIRA

  10. Duarte Postado em 27/May/2015 às 21:34

    O governo deveria dar a guarda de cada dependente quimico a essas pessoas que defendem a liberacao das drogas, ou melhor cada um dos defensores deveria passar um periodo com a familia do dependente.