Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 21/May/2015 às 12:28
29
Comentários

Lula rebate críticas de FHC feitas no programa do PSDB

“Se FHC quiser falar de corrupção, precisaria contar a história de sua reeleição. Não teve no nosso mandato ‘engavetador’ no Ministério Público e não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar”, disse Lula. O ex-presidente tucano teceu duras críticas ao petista durante o programa partidário do PSDB, exibido na última terça-feira

lula fhc pt psdb corrupção
Lula rebateu críticas de FHC sobre corrupção (Pragmatismo Político)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva rebateu a declaração de seu antecessor, Fernando Henrique Cardoso, que fez um pronunciamento exibido nas redes de televisão na última terça-feira no programa partidário do PSDB. A resposta de Lula foi feita na noite desta quarta-feira, 20, durante um evento para bancários, em São Paulo.

“Eu vi o programa do nosso opositor [FHC], eu fico triste, porque um homem que foi presidente da República, letrado como ele é, não tinha o direito de falar a bobagem que ele falou. Se ele queria falar sobre corrupção, ele deveria falar sobre a história da aprovação da emenda da reeleição no país.” A aprovação da emenda que possibilitou a reeleição no Brasil foi votada no primeiro mandato de Fernando Henrique, sob acusação de compra de votos e vista grossa do então procurador geral da República, Geraldo Brindeiro, que recebeu o apelido de engavetador-geral da República.

“Hoje não tem tapete pra esconder as sujeiras. Na época dele só tinha tapete. No nosso governo não tem ‘engavetador’ de processos no Ministério Público, de investigação, como tinha no dele. Não teve afastamento de delegado da Polícia Federal por investigar”, afirmou Lula sobre a propaganda política do PSDB, na qual Fernando Henrique Cardoso disse que “nunca se roubou tanto nesse país”.

VEJA TAMBÉM: Empresário tucano diz que “nunca se roubou tão pouco no Brasil”

Lula comentou as especulações que giram em torno da disputa para a Presidência da República em 2018. O ex-presidente não confirmou nem desmentiu a pretensão de concorrer ao cargo, mas afirmou estar assustado com a violência de seus adversários.

O ex-metalúrgico falou ainda sobre os ajustes na economia e os avanços durante as gestões do PT à frente do país.

“A presidente Dilma anunciou um ajuste. Todo mundo que fala do ajuste fiscal só fala das medidas provisórias. Mas isso é a menor parte, representa R$ 18 bilhões da economia. Só no ano passado foram desonerados R$ 114 milhões. Isso foi necessário para que chegássemos em dezembro com a menor taxa de desemprego do Brasil, 4,8%. Tivemos de subsidiar o Minha casa, Minha Vida para quem ganha até três salários mínimos poder ter sua casa. Esse povo é brasileiro. É preciso melhorar a vida dele. Nós fizemos isso”, afirmou.

“Então temos de fazer ajustes? Precisamos! Todos fazem ajuste em casa. Nenhum país do mundo vai para a frente com a descrença e mau humor que vivemos hoje. Essas pessoas que estão batendo panela hoje tem de entender que a Dilma foi eleita, então eles têm de aprender a esperar e votar no deles. E isso quem vos fala é a pessoa que perdeu muitas eleições”, ponderou.

“Os governos anteriores governavam para 35% da população. Nós mudamos isso enfrentando o dilema: o país tem de crescer para desenvolver ou para distribuir? Nós distribuímos. E todos querem ainda mais”, disse.

Guerra virtual

Durante a propaganda partidária do PSDB exibida na última terça-feira, internautas colocaram a hashtag #PSDBteuPassadoteCondena em primeiro lugar entre os assuntos mais comentados do Twitter e quinto lugar nos trending topics mundiais.

A mobilização exibiu notícias negativas sobre a gestão do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (1995-2003) e de outros importantes quadros tucanos, como o senador Aécio Neves (MG). As privatizações e o escândalo do mensalão mineiro foram duas das mais lembradas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. gustavo0 Postado em 21/May/2015 às 12:49

    A nova onda agora é sair dizendo por ai que o FHC foi o melhor presidente da história, alguém explique este fenômeno. Quanto á lula, seu nível de estresse parece mais alto do que nunca, proporcional á sua aparente perda de entusiasmo. Resistiria ele á tanta pressão? Pessoalmente acho que não. Seu esgotamento é visível.

  2. Tchekowski Postado em 21/May/2015 às 13:10

    Nossa, Mariazinha. O que Lula fez para você ter tanto ódio? Sua empregada doméstica está na faculdade e você não? Ou você está indignada por ter de pagar direitos trabalhistas para ela? Ela comprou um carro? Viajou de avião? Se veste melhor que você? Já sei: a empregada está muito abusada, mas se você demiti-la não terá outra para o seu lugar, pois o desemprego ainda está baixo e não tem mercadoria humana sendo ofertada. Lula já está nas ruas, querida. Ele vive onde antes tinha fome e hoje se tem um pouco de dignidade. Muito ainda resta a ser feito e Dilma tem mais três anos e meio para reajustar o país. Mas depois, a partir de 2019 e até 2026, mesmo com todo este seu rancor inexplicável, Lula será de novo presidente! Fico preocupado sobre como você vai lidar com esta sua depressão até lá.

    • felipe Postado em 21/May/2015 às 14:30

      Mais uma para quem vive no fantástico mundo de Lula...SQN Cara eu sou pobre e só posso viajar de avião quando tem passagem em promoção no mais é só para mesmo, sempre foi a diferença é que agora tudo se parcela em 10X sem juros, mania de ficar falando estas aneiras.... típico discurso de quem é bitolado no PT, o PT das origens teria nojo do PT de hoje, tanto que muitos idealizadores desse partido ja sairam de lá. Hoje saiu que aumentou o desemprego de novo, na bahia chegou a dois dígitos este aumentou principalmente no nordeste região que apoia em massa o PT é uma pena estarmos vivendo esse crise enquanto a economia mundial vem se recuperando aqui esta indo para o caminho contrário.

      • enganado Postado em 21/May/2015 às 14:51

        felipe, quer dizer que a vem recuperando? Em que mundo vc vive? Nào me digas que acreditou na Míriam Leitoa e no Sardenberg? Olha aqui nos EUA, isto nunca esteve numa merda tão grande como agora. Não querem bancar nem a UScrânia, produto da merda que fizeram lá. O padrinho George Soros-judeu teve a coragem de pedir ao FMI um empréstimo de 50 bi dólares para os UScranianos, porque ouviu um NÃO da AIPAC que não bancariam porra nenhuma de UScrânia. Pelo visto a recuperação econômica mundial, com a França, Polônia (a vagabunda), Três Patetas do Báltico, Portugal, Espanha, Itália, Romênia, Bulgária e Grécia; estão maravilhosas. Quem sabe o Armínio NAUfraga vai ensinar alguma coisa de econômia que se passou no governo do FHC, qdo afundou o BRASIL até o cx. Ruim é o PT! tá legal! Vai estudar!

      • felipe Postado em 22/May/2015 às 10:16

        Mais uma do engando, realmente engando.... olha os indices de desemprego e PIB do EUA (ref mundial) estude voce tambem cobre o PT pelas coisas ruins que fez, não seja orgulhoso, eu não falo que o PSDB é bom ja disse que os dois não prestam queria saber vc viveu no pais no fim dos anos 80 inicio dos anos 90? o pais melhorou ou piorou? falar que o pais afundou e que o PT salvou o pais é forçar demais

      • enganado Postado em 24/May/2015 às 22:28

        Meu caro felipe. Vc tem certeza que está falando sério a respeito dos EUA? É, pela última vez, um índice dos EUA não demonstra nada! A coisa tá preta! A dívida cada dia aumenta mais, e mais vou sempre lá e vejo como estão as coisas. Olha, pois fique sabendo que o melhor ÍNDICE que vejo nos EUA, é o grau de ALIENAÇÃO que a Mídia=Empresa Press_tituta Anglo Sionista faz na cabeça do povão. Americanos que constantemente estão no exterior estão assustados com seu país desde Reagan-Clinton-Bush-Bush-Obama; Só fazem rodar a maquininha e mais nada! Espere para ver o comércio da Eurásia e o BRICS. Tenha calma! O que a gRoubo está fazendo aqui com o BRASIL, não é política e sim o desespero economico dos EUA/iSSraHell com as contas que não fecham

  3. andre Postado em 21/May/2015 às 13:39

    Enquanto não se consolidar uma oposição séria, vamos ver o Psdb com as antas aécia, serra e alckmin (este último parece mais liso) junto com a midia burguesa e falsa, aliciando pessoas ao golpe contra a democracia.

  4. Isaac Postado em 21/May/2015 às 14:06

    Uma mesma moeda. De um lado a cara do Lula e do outro a do FHC. Se me pedirem para indicar o mais corrupto eu não consigo.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 14:29

    Meu Presidente tem carisma demais. E pega mais leve com esses gabaritos, pai. Assim você deixa nossos canalhinhas direitosos cuspindo no monitor de tanto ódio, vai mais devagar com eles.

  6. enganado Postado em 21/May/2015 às 14:34

    cara mariaX, os pobres vão para a eUSropa sem pagar nada no jatinho do DÓRIA, e vc vai trem qdo a Estrada ficar pronta!

  7. enganado Postado em 21/May/2015 às 14:38

    Taí mariaX, gostei do seu comentário, mas ficaria muito melhor se assim o fosse; "tem muita moral esta safado sem vergonha para querer rebater qualquer crítica ao seu projeto criminoso de poder,larapio bandido"= "NÃO É FHC". Explica ai toda esta corrupção, "NÃO É FHC", e crise que enfrentamos hoje. Sai pra rua se tem coragem.canalha podre verme, "NÃO É FHC". E acrescento mais ainda, meu caro FHC tente dar palestras nas universidades e veja se consegue explicar que no seu governo NÃO TEVE ROUBALHEIRA, pois todos os universitários vão ACREDITAR em tudo que o disser, Senhor Meu Honestíssimo FHC. mariaX, mariaX, mariaX seus comentários não estão fazendo juz ao salário recebidos dos Anglo-Semitas. Acorda!

  8. Riaj Postado em 21/May/2015 às 15:06

    Maria alienada vá chafurdando no detrito sólido da maré biaxa que você se tornará uma besta quadrada. Vá se adormecer nos berço esplêndido do príncipe da privataria, do PROER, dos aposentados vagabundos. Esse mesmo que tem um APzinho na avenida mais cara de París e outro em Hegineópolis. Ou vc não pagava imposto de renda no governo privateiro/entreguista? Você lembra quanto eram os juros e aonde estava o desemprego. A quantas andava a dívida externa? Quem estaba sempre debruçado aos ianques e ao FMI? Maria vc ve o mau dia brasil? Leia o Conversaafiada quem sabe vc reacenda seus neuronios.

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 17:05

    FHC como diz um colega é o "Super Trunfo invertido". Em qualquer situação, discussão, debate, quem saca o Doutor FHC imediatamente está perdido sem volta. Porque trata-se da criatura viva mais indefensável deste país inteiro. Um inimigo de seu povo. Nunca na história desse país um presidente foi tão LACAIO quanto ele. FHC é o esqueleto no armário com o qual o PSDB e a elite branca fascista brasileira vão ter que lidar eternamente. Burrice em estado bruto do PSDB que abriu espaço pra esse capacho vagabundo falar.

  10. Militonto Convicto Postado em 21/May/2015 às 19:52

    Eu sei o quanto é difícil dizer isso...Mas o sociólogo, professor, dramaturgo, poliglota, etc...morre de inveja do metalúrgico...Se duvidas, pesquise a nível mundial qual ex presidente é mais reverenciado, respeitado, solicitado...Lula Mito!!

  11. Deisi Postado em 21/May/2015 às 20:02

    O psdb se transformou em um partido de paneleiros, vale até tirar o FHC da tumba, mas com Lula no jogo é certeza de vitoria, principalmente se o príncipe da privataria aparecer. Melhor voltar para tumba!

  12. jose savassa Postado em 21/May/2015 às 20:05

    E a lista do hsbc, cade? O endereço do FHC coincidentemente apece lá, estranho, né?

    • Eduardo Postado em 21/May/2015 às 21:41

      não acredito.... será que a gente não poderia usar o direito de informação para conhecermos esta lista em sua totalidade não???? Seria uma boa forma de conhecermos quem é quem na vida do Brasil.

  13. Eduardo Postado em 21/May/2015 às 21:39

    "“Os governos anteriores governavam para 35% da população. Nós mudamos isso enfrentando o dilema: o país tem de crescer para desenvolver ou para distribuir? Nós distribuímos. E todos querem ainda mais”, disse." FALOU O MITO.... sobre o que o babão vomitou.

  14. Rodrigo Postado em 22/May/2015 às 00:26

    Um queria privatizar a universidade que eu estudava as quais tratava de maltratar sucateado tudo, o outro criou centenas de unidades de ensino superior no país. Não preciso dar os nomes aos bois é só não ser retardado e vai saber quem é quem.

  15. Eduardo Ribeiro Postado em 22/May/2015 às 10:35

    eita...os caras perderam a mão de vez....desejando não apenas a morte como designando o destino pós-morte, no caso o inferno...por que desejas a morte de papai? por que se alegras com o fim de uma vida tão admirável? papai já não vive seu auge mas está longe do fim, e ainda há muito trabalho a ser feito, em 2018 ele estará firme, forte e parrudo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 22/May/2015 às 14:00

      Confesso que não entendi, menino-anagrama. Não desejo a morte de Dr. FHC, ou de Geraldo Picolé de Chuchu Alckmin, por exemplo, nem que vá pro inferno.

  16. Deisi Postado em 22/May/2015 às 18:20

    Não esquente Eduardo, os reaças desejam a morte de Lula, porque perderam quatro eleições e com o Lula candidato vão perder mais uma. Mas para tristeza deles, nosso grande estadista viverá muito, para continuar sua missão de acabar com a fome, diminuir a desigualdade social. Mas reaça não tem sensibilidade, não conseguem enxergar nada a não ser seu próprio umbigo. Não vão aguentar, ver o Lula de novo nos braços do povo. Só resta enforcarem num pé de alface americana!

  17. Silva Postado em 22/May/2015 às 18:32

    Cuidado reaça, tudo que deseja aos outros volta e dobro! Você pode morrer atravessando a rua, ou vitima de um câncer! Já foi constatado que ódio e raiva provocam câncer, vai se tratar, terapia vai te ajudar.a "lei do retorno" , não como escapar.

  18. Guilherme Postado em 26/May/2015 às 00:26

    coxinha burriiiiiiiinha coitada rsrs

  19. Felipe Peters Berchielli Postado em 21/May/2015 às 12:58

    De fato. De um lado ao outro,quando abrem a boca é para falar bosta. Lula e FHC deem as mãos e vão para o inferno.

  20. enganado Postado em 21/May/2015 às 14:32

    Caro Naro. Se a emenda da reeleição não serve para a Minha Pátria, penso que o PSDB/DEM bem que poderiam se redimir do que fizeram e levarem para o congresso uma emenda para extinguir as reeleições em todos níveis. Assim passariam uma borracha na besteira que fizeram e ainda sairiam bem no retratinho. Mas como vc sabe, a Direita tem a boca grande e não vai largar o osso, pois a qq hora no poder já podemos imaginar o fariam com o BRASIL em 8 anos. "braZiUS", PETROBRAX, BRArmy, ELETRICBRAX, bank os brZiUS, Saint Paul, ... . Lógico, não esquecendo um bom Emprego (ñ é trabalho) para vc, mariaX e ferreiraX. rsrsrsrs ....

  21. Diego Postado em 22/May/2015 às 16:06

    O assunto foi engavetado pelo então "engavetador " geral da união do governo de FHC, sendo assim somente o procuradoria pode reabrir o caso.

  22. Junio Postado em 22/May/2015 às 12:32

    Caro Naro [Esquecido e Desinformado] Solbo! O fim da reeleição estava previsto na chamada "reforma política" na constituinte proposta por Lula em 2006 e novamente em 2010, porém esta não se concretizou por falta de apoio parlamentar, devido a mídia "tacar-lhe pau", mesmo com o apoio de parte da executiva da OAB. Inclusive, esta pauta também consta no projeto de reforma política proposto por Dilma, mas como os tucanos têm certeza que voltarão ao poder em 2018, isso novamente não será aprovado! Vale lembrar que o projeto tanto de um quanto da outra, prevê um mandado de 5 anos e o fim da reeleição para o poder executivo.

  23. Junio Postado em 22/May/2015 às 15:05

    Estou bem Naro e vc? Minha intenção não foi a de desmerecer sua opinião muito menos atacar a sua pessoa, por favor, não leve para o lado pessoal. Só quis chamar a atenção para a memória e informação, por favor não se ofenda, assim como não me ofendi quando vc desmereceu um comentário meu em outro artigo por um simples erro de ortografia, não me ofendi nem quando, em seguida, você tentou se vitimar. Concordo totalmente que não devemos transformar este debate de ideias em uma briga, muito menos troca de ofensas! Não discuto nem por futebol! Mas é ridículo ver um sujeito sujo, mal caráter, como o FHC, e este sim eu tenho motivos para atacar, agora surgir se fazendo de santo e dizendo em rede nacional que a corrupção é fruto da gestão do PT! Só para falar em termos de Petrobras que é a moda do momento, e, sem entrar em outros assuntos, este bandido, enquanto ainda ministro da fazenda, fez um corte de 52% no orçamento desta empresa sem qualquer justificativa, como presidente proibiu a ida de funcionários ao congresso, de modo a impedir que estes informassem sobre a empresa aos parlamentares, abrindo total espaço a lobistas, e ainda criou um órgão para assegurar que sua medida fosse cumprida! Fez o pior negócio da história da empresa no contrato do gasoduto Brasil/Bolívia, onde ele pagou diversos valores como “aluguel” à Repsol por uma obra inacabada de onde não se produzir ou transportou se quer um milímetro cúbico de gás! Mudou a constituição para entregar a Petrobras ao capital estrangeiro, com um golpe baixo, mudando o conceito de empresa nacional, para aumentar a participação das estrangeiras nas cotas, obtendo assim o controle da empresa, aí foi só mudar o nome para Petrobrax e esta estaria pronta para a privatização! Poderia citar outras informações, mas já escrevi demais! Te peço desculpas se pareci ofensivo, não foi minha intenção, e sim puxar pela memória. Obrigado pelo toque!