Redação Pragmatismo
Compartilhar
Lula 08/May/2015 às 17:59
66
Comentários

Lula confessou a Mujica que sabia da existência do mensalão?

Desde as primeiras horas desta sexta-feira corre na mídia brasileira a notícia de que Mujica teria relatado, em livro, a confissão de Lula sobre o mensalão. O jornalista Andrés Danza, autor da obra, desmentiu a informação que foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo

mujica lula livro mensalão
Mujica e Lula, amigos de longa data (divulgação)

O jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro Una Oveja Negra Al Poder (“Uma ovelha negra no poder”), negou que o ex-presidente Lula tenha, em uma passagem da obra, confessado participação no mensalão ao ex-presidente uruguaio, José Mujica. A notícia foi inicialmente divulgada pelo jornal O Globo, e, em seguida, largamente explorada pela mídia tradicional brasileira nesta sexta-feira (8).

VEJA TAMBÉM: Mujica desmente factoide de O Globo sobre Lula e o mensalão

O trecho do livro que o jornal O Globo utilizou para criar a manchete da ‘confissão de Lula sobre o mensalão’ é o seguinte:

Lula não é um corrupto como Collor de Mello e outros ex-presidentes brasileiros’, disse-nos Mujica, ao falar do caso. Ele contou, além disso, que Lula viveu todo esse episódio com angústia e com um pouco de culpa. ‘Neste mundo tive que lidar com muitas coisas imorais, chantagens’, disse Lula, aflito, a Mujica e [o vice] Astori, semanas antes de eles assumirem o governo do Uruguai. ‘Essa era a única forma de governar o Brasil’, se justificou. Os dois tinham ido visitá-lo em Brasília, e Lula sentiu a necessidade de esclarecer a situação.

Os grandes veículos de comunicação do Brasil têm noticiado que, a partir desta fala, Lula admitiu que sabia do esquema de repasse de mesadas a parlamentares. O jornalista Andrés Danza tratou de acalmar os ânimos da imprensa brasileira.

“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, rebateu Danza por e-mail ao portal G1.

Referência

Os autores do livro “Uma ovelha negra no poder” lembram que Lula sempre foi uma referência para Mujica. “Ele foi um modelo, um de seus faróis”, relatam os jornalistas. Os autores dizem, ainda, que Lula é uma figura recorrente nas conversas com Mujica, que o admira profundamente.

Em entrevista realizada no ano passado ao Canal Livre, da Rede Bandeirantes, Mujica classificou Lula como um “personagem fora de série” (relembre aqui).

“Lula tem sido um grande amigo, uma figura fora de série. Vocês, brasileiros, por tê-lo todos os dias, não se dão conta disso. Eu acredito que o Brasil nunca teve um presidente que desse o prestígio mundial que deu Lula na política exterior, na África, no mundo”, afirmou o ex-presidente uruguaio.

Objetivo é 2018

Para o jornalista Kiko Nogueira, do DCM, o factóide disseminado pela mídia brasileira contra Lula faz parte de um processo orquestrado de desgastar a imagem do ex-presidente para inviabilizar a sua possível candidatura em 2018.

“A frase sobre ‘a única forma de governar o Brasil’ é um complemento daquela sobre ‘as coisas imorais, chantagens’. Você precisa de uma dose grande de má fé para enxergar a tal ‘confissão’ ou o sonhado ‘Eu sabia”, avalia Kiko.

Para Miguel do Rosário, editor de O Cafezinho, a Globo transformou um elogio de Mujica a Lula em delação premiada. “[no trecho citado] Mujica elogia Lula. Diz que não é corrupto como Collor e outros ex-presidentes brasileiros. Lula diz que teve que lidar com muitas coisas imorais, chantagens. Até aí novidade nenhuma. Um cidadão com mais de um neurônio deve supor que ser presidente da república, ainda mais no Brasil, não é exatamente dirigir um convento, sendo que até mesmo um diretor de convento deve lidar com ‘coisas imorais e chantagens'”, afirma Miguel.

Mujica provavelmente não vai falar nada porque não há nada a falar. Segundo a biografia, ele quase não usa computadores. “Estou cansado de ler idiotices”, diz.

com informações de G1, Fórum, DCM e O Cafezinho

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Ricardo Postado em 08/May/2015 às 18:08

    Coxinhas gozando em 3.. 2... 1...

    • Marcos Silva Postado em 08/May/2015 às 21:01

      A direita que vai às ruas, na verdade, não está insatisfeita com a corrupção (senão não usaria a camisa da CBF), mas com a democracia. O sentimento de derrota é algo com que muitos não conseguem lidar e com a quarta vitória consecutiva do PT numa eleição presidencial o ressentimento saiu às ruas para manifestar nada mais do que ódio incontido: houve um cartaz defendendo feminicídio, bonecos de Lula e Dilma enforcados em um viaduto, entre outras aberrações que só a direita é capaz de fazer.

      • Vinicius David Postado em 08/May/2015 às 22:31

        Penso q não somente a direita q vai a rua!!! Votei no PT até a primeira eleição de Lula, qd percebi que era igual aos outros partidos nunca mais votei e nunca mais votarei no PT em minha vida!!! Tbm nunca votei e nunca votarei ( digo isso com extrema convicção) no PSDB, PMDB, DEM e afins!!!! Pra mim são todos ladrões, usurpadores e aproveitadores do dinheiro público! !! Sempre foi apenas o poder pelo poder e nada mais!!! Durante a campanha eleitoral o PT mentiu descaradamente, forjou números dizendo que tudo estava bem e, logo após, começou a mostrar a verdadeira realidade das coisas! !! Pq mentiram tanto? O poder pelo poder? Realmente acho engraçado como vcs se vangloriam e se matam pra defender um partido que já se perdeu em sua ideologia e em seus conceitos morais se igualando a todos os outros ditos de direita!!! Tem que mudar tudo, conceito político, políticos em geral e a própria política como um todo!!! Vcs vociferam como se tudo estivesse as mil maravilhas, como se o país não estivesse passando por apertos, como se o PT fosse um partido de moral ilibada e diferente dos outros, como se qd o PT foi as ruas com o fora Collor, Sarney (hj aliados do PT, que ironia) fora FHC era democracia e hj é golpe (qual a diferença? ???) Apenas vejo vcs reproduzindo o discurso do PT como briga do norte contra o sul, menos ódio ( mais do q o PT dissemina?), elite branca ( e quem da cúpula do PT não é milionário hj? Portanto são tbm da elite), Não sou nem nunca serei PT, PSDB, DEM e afins, não sou nem nunca serei por político nenhum! !! Um bando de hipócritas, demagogos, ladrões e enganadores públicos!!!! Portanto, assim como vcs vão as ruas protestar a favor do PT (nna maioria das vezes pagos) os que vão as ruas protestar contra não o fazem por serem de direita, conservadores, 'coxinhas' ou reaças! !! Vão pq não aguentam ver mais tanto desmando e hipocrisia assim como vcs tbm não aguentavam ver a mesma coisa em épocas passadas! !! Triste e destruído Brasil, triste e demagoga luta ideológica! !!! Enquanto brigamos, eles enchem os bolsos e sorriem na nossa cara! !!

  2. Gustavo Postado em 08/May/2015 às 18:54

    Como faz falta um mensalão... PL 4330 nem entraria em pauta... O PSDB usou para aprovar a reeleição. Também entregou nossas estatais usando este expediente. Com 300 picaretas no congresso, que recebem financiamento privado de empresas (mensalão antecipado), não tem outra saída.

  3. Deisi Postado em 08/May/2015 às 19:03

    Os coxinhas acreditam em tudo que o PIG diz e escreve, principalmente depois de perderem quatro eleições. Me divirto com o desespero da coxinhada principalmente depois que o Lula cogitou voltar em 2018. A que ponto chega o mau caratismo dessa imprensa golpista e o coxinhas acharem que o Grande Mujica amigo do Grande Lula,iria dar uma declaração leviana dessa. Graças a Deus temos a internet para derrubar por terra todas as mentiras da imprensa pingal . Que mico! Nossa imprensa a cada dia perde credibilidade e a vergonha na cara, só quem acredita é os reaças marchaderos. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK, vão comprar corneta do cara "revoltados online", oferta 1,99, disse que está no vermelho. Bem Feito!

  4. HiroNakamura Postado em 08/May/2015 às 19:03

    Teremos de travar o bom combate até 2018. Isso é só uma amostra do que enfrentaremos até lá. Mas se o próprio Lula já se dispôs à luta, Travemos nós também a batalha da informação. E quem tem a verdade ao lado, só perde quando deixa de lutar.

  5. Carlos Postado em 08/May/2015 às 19:08

    Mas o que são as coisas "imorais"?

    • poliana Postado em 08/May/2015 às 19:30

      certas alianças são imorais...desprezíveis, mas necessárias na política. é um dos exemplos a q com certeza o lula se referiu...

      • Junior Postado em 09/May/2015 às 17:47

        COmo a aliança com o PMDB, um dos grandes erros do PT. Mas na política brasileira é necessário na maioria das vezes se aliar com sanguessugas...

      • poliana Postado em 11/May/2015 às 19:25

        eu sei junior. concordo com vc. infelizmente, sem o apoio do pmdb, é impossível governar nesse país. ganhando o pt ou o psdb, é o pmdb quem governa, infelizmente.

    • Deisi Postado em 08/May/2015 às 19:41

      Que coisa mais imoral que ter que coligar co o PMDB? Partido de Puta, traíra e chantagistas! Um presidente da câmara corrupto que está sendo investigado na Lava jato, presidente do senado que renunciou, para não ser cassado. Não adianta coxinhas o factoide da Globo caiu, não cola. A Dilma enfrenta um congresso mais imoral ainda, BBB, (Bala, Boi, Bíblia).

      • poliana Postado em 08/May/2015 às 20:05

        exato deise...e como o lula mesmo afirmou, sem isso, n se governa. triste, mas é a realidade do país. mesmas alianças questionáveis q fhc fez em sua era com o antigo pfl (hj, DEM, quase um cachorro morto), q na época tinha o mesmo poder e influência do pmdb hj. lembra qdo acm fez fhc montar num jegue?! rsrsrsrsrsrs infelizmente, não há a menor possibilidade de se governar nesse país sem o apoio do pmdb!! e eu juro q não consigo achar uma alternativa pra isso...como derrotar o pmdb!!!??

      • Rodrigo Postado em 09/May/2015 às 09:59

        Cara, o presidente da câmara é mais sujo do que pau de galinheiro, até a biografia do energúmeno é suja no wikipedia (http://pt.wikipedia.org/wiki/Eduardo_Cunha). Só vota nele quem é impulsionado pela religião, ou seja, não usa a cabeça, deixa os outros pensarem por si.

  6. Deisi Postado em 08/May/2015 às 19:10

    Resolvi fazer um curso de espanhol, Uruguai é minha opção para fugir dos reaças, depois que o Lula aposentar e direita voltar ao poder. Mas tenho certeza que isso jamais irá acontecer!

    • Juan Pablo Postado em 08/May/2015 às 19:24

      ,Uruguay foi refugio de muitas culturas,em outras épocas,mais se Brasil cae nas maos da direita,acha que Uruguay fica inmune? abraço

    • Salomon Postado em 08/May/2015 às 19:54

      Deise, fique certa de que a verdadeira oposição, que é o monopólio da mídia, deve desaparecer em alguns anos. Quando houver pluralidade de informação o analfabetismo político acaba. A democracia vai brilhar e teremos uma sociedade mais solidária, fundada na justiça social.

      • Vinicius Matos Postado em 09/May/2015 às 11:09

        Salomon, eu gostaria muito de acreditar em vc, mas infelizmente, o analfabetismo político é também acompanhado da falta de cultura e educação. Conheço várias e várias pessoas que para fugir da imprensa tradicional, acessa os sites de notícias O Globo, Terra e Estadão. Infelizmente a estratégia de podar a educação, adotada principalmente pelos tucanos, mas não só, é muito eficaz para perpetuação do poder, vide Estado de São Paulo...

    • poliana Postado em 08/May/2015 às 20:18

      deise, o pepinho é meu grande ÍDOLO! amo demais esse líder!!!!!! sou doida pra conhecer o uruguai...

      • deisi Postado em 09/May/2015 às 09:55

        Vamos combina,r Poliana para ir juntas, qualquer dia, Também sou fão dele.

  7. Vicente Postado em 08/May/2015 às 20:24

    Quando a Globo vai fazer uma reportagem sobre o aeroporto de Cláudio, sobre os vôos do senador Aécio no avião do Estado de Minas, sobre as privatizações do FHC, sobre os desvios do trensalão de SP, etc, etc, etc? Quando vão se indignar com o não julgamento do mensalão do PSDB (que vai prescrever e ninguém será condenado)? Já está ficando feio.

    • Deisi Postado em 09/May/2015 às 09:59

      Jamais Vicente, pior são os coxinhas que leem lá e comentam aqui! Dois factoides do PIG derrubados, essa semana. ´Coxinha pira!

  8. RafaeL Postado em 08/May/2015 às 20:29

    Peço desculpas ao Pragmatismo por ter tentado postar links de outro site. Não sabia da existência deste tópico.

    • Administrador
      Administrador Postado em 09/May/2015 às 14:28

      Olá, RafaeL. Não é preciso se desculpar. Boa tarde!

  9. felipe Postado em 08/May/2015 às 20:30

    Sei sei a direita acredita na imprensa fascista mentirosa e blá blá blá.... E a esquerda acredita nos contos da carochinha e em tudo que o Lula diz aaaa sim quanta conveniência não? Lula sabia sim do mensalão da mesma forma que Dilma sabia da Petrobras e da mesma forma que todo político sabe das coisas que acontece ninguém é inocente nesse meio pode ter certeza. Espero uma oposição digna em 2018 pois ano quem graças a Deus o maldade não se reelege em SP e em 2018 finalmente o Alkimin vai embora e espero que o Serra fique bem longe de nos vou esperar o Skaf o Celso Russumano chega da mesmice.

    • Beatriz Postado em 08/May/2015 às 20:49

      Aí o cara vem e menciona Skaf e Russomano como a grande mudança... ô dó.

      • Felipe Postado em 10/May/2015 às 17:13

        Vdd melhor continuar com os podres de sempre ne, para que dar chance a outras pessoas se podemos continuar sendo roubados.... Enfim dó tenho eu de VC.

    • Pinheiro Postado em 08/May/2015 às 21:24

      Todo mundo sabe de tudo, só vocês que não sabem de merda nenhuma, não entendem porra nenhuma também. Fique aí esperando sua oposição digna, seu trouxa.

  10. Beatriz Postado em 08/May/2015 às 20:45

    ?????????????? Migo, você ao menos leu o texto aí em cima?

  11. poliana Postado em 08/May/2015 às 21:11

    vc leu a matéria? viu o q ele realmente falou???? realmente, o desespero é tanto q vcs deturpam qq coisa q seja dito sobre lula e o pt...qto desespero meu deus...tão com medo de lula em 2018, né? é compreensível...

    • Vicente Postado em 08/May/2015 às 21:50

      Poliana, o cara só leu o título e quer comentar. Típico dos bem informados eleitores do aecioporto.

    • Deisi Postado em 09/May/2015 às 10:03

      Poliana, É que os reaças usam como única fonte de informação o PIG.

  12. Pinheiro Postado em 08/May/2015 às 21:25

    Cala a boca sua vadia, você cansa a minha beleza.

    • Silva Postado em 09/May/2015 às 10:05

      Não é vadia Pinheiro, é vadio, na realidade é cesar souza!

  13. Márcio Ferreira Postado em 08/May/2015 às 21:38

    O autor já confirmou que Lula estava, sim, se referindo ao mensalão. Ou seja.......................

    • poliana Postado em 08/May/2015 às 21:59

      oi??? vc está louco!!! pois o autor do livro já disse q em nenhum momento lula "confessou" o mensalão pro mujica. deixa de ser tonto! q parte do "“Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, rebateu Danza por e-mail ao portal G1", vc não entendeu????!!!!! mas beleza, continuem tentando..o desespero de vcs chega a ser cômico!!!!!!!!!!!

      • vanuza Postado em 08/May/2015 às 23:11

        Complicado Poliana, as pessoal veem o que querem ver...medo do Lula ganhar as eleições em 2018.!!!

      • Márcio Ferreira Postado em 09/May/2015 às 06:28

        Entrevista de Danza: O jornal O Globo publicou uma reportagem sobre seu livro, que causou muita repercussão porque revelou o conteúdo de uma conversa entre o ex-presidente José Mujica e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nele está a revelação de que Lula sabia o que se passou... No mensalão. Sim. Quais são os detalhes dessa conversa? Foi uma conversa que Mujica teve com Lula antes de assumir a presidência do Uruguai, em 2010. Mujica viajou ao Brasil com o vice-presidente Danilo Astori. A conversa foi em Brasília. Mujica conta que Lula lhe disse que como presidente teve de lidar com questões imorais e chantagens, e que essa é a forma de governar o Brasil. Lula não usou especificamente a expressão "mensalão". Ele disse que a corrupção é alta no Brasil e que um presidente tem de lidar com questões imorais e chantagens. Embora a confissão que Lula fez sobre corrupção tenha sido genérica, para Mujica ficou claro que ele estava se referindo especificamente ao mensalão. Mujica disse a Lula que isso é algo típico de muitos países.

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 12:38

        é...vc n leu a matéria. ok, desisto.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/May/2015 às 12:42

        "... jornal O Globo ..." kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk parei de ler até ai.

      • Márcio Ferreira Postado em 09/May/2015 às 14:18

        O pior cego é o que não quer ver... Declaração do autor do livro, que gravou tudo e conviveu anos com o ex-presidente uruguaio: "Embora a confissão que Lula fez sobre corrupção tenha sido genérica, para Mujica ficou claro que ele estava se referindo especificamente ao mensalão." Aguardemos o desenrolar dos fatos... Intolerância e estupidez me divertem até o ponto que esse poliano consegue atingir e tornar lamentável.

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 17:02

        "O pior cego é o que não quer ver"....isso serve perfeitamente pra vc, marcio. é vc que n quer ver que o autor do livro deixou claro q o mujica n falou isso. aliás, vc viu a matéria q o pp acabou de postar, em q MUJICA DESMENTIU O GLOBO??? e então...sou eu q sou cega????

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 17:02

        ahhhh...e sou POLIANA...n polianO...

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 17:05

        “Não, Lula estava falando sobre as ‘coisas imorais’ e não sobre o mensalão. O que Lula transmitiu ao Mujica foi que é difícil governar o Brasil sem conviver com chantagens e ‘coisas imorais’”, rebateu Danza por e-mail ao portal G1........................................e então, marcio ferreira...q parte desse trecho vc n entendeu??????????????????????? e ainda tem a cara de pau de dizerq "o pior cego é aquele q n quer ver"? seu caso já n é nem mais cegueira, é murrice mesmo.

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 17:06

        burrice*

      • poliana Postado em 09/May/2015 às 17:09

        mas tem essa matéria agora tb olha: http://www.pragmatismopolitico.com.br/2015/05/mujica-desmente-factoide-de-o-globo-sobre-lula-e-mensalao.html

  14. poliana Postado em 08/May/2015 às 22:36

    é...vc realmente n leu a matéria!

    • Thiago Teixeira Postado em 09/May/2015 às 06:18

      Esquece Poli, Tolls tucano-fascistas estão na rede para desinformar, pois são desinformados pela Veja.

  15. Vanuza Postado em 08/May/2015 às 23:08

    kkkk, Diego você não saber ler ? Ou não compreende o que lê? Chega ser engraçado...isso que dá assistir Globo demais, fica meio desorientado né...kkk

  16. Ronaldo Postado em 08/May/2015 às 23:17

    Diego, Repare na abertura da matéria: "O jornalista Andrés Danza, um dos autores do livro Una Oveja Negra Al Poder (“Uma ovelha negra no poder”), negou que o ex-presidente Lula tenha, em uma passagem da obra, confessado participação no mensalão ao ex-presidente uruguaio, José Mujica." Qual seu problema? Deficiência Cognitiva, Analfabetismo Funcional, Desonestidade Intelectual? Os três?

    • Deisi Postado em 09/May/2015 às 10:16

      Não é nada Ronaldo é que eles só acreditam no PIG!, essa é a unica forma de conseguirem continuar vivendo. É muito difícil a vida de coxinha no Brasil, Coitados são dignos de pena! O que é pior não tem como ir para Miami, só resta bater panelas, e chorar muito!

  17. Itajaci Postado em 09/May/2015 às 01:51

    Povo burro é esse que não leu a matéria e fica a comentar. Deuzulive Mas são obtusos mesmo, ainda que leiam não decifram o código rsss O que todo mundo sabe, não é novidade pra ninguém, é que a promiscuidade na política é muito grande. Não se aprova um só projeto sem dar propina ou trocar por cargo ou terreno ou casa ou... rssssssssssss

  18. Rodrigo Postado em 09/May/2015 às 09:22

    (Outro Rodrigo) Lula não sabe de nada, Dilma fica estarrecida, Alckmin não vê nada e Beto Richa diz que ele ficou mais machucado do que os professores agredidos... Ninguém sabe, ninguém viu! E as torcidas organizadas "PT's da Fiel" e "Mancha Tucana" vão à loucura com seus deuses-ídolos políticos...

    • Rodrigo Postado em 09/May/2015 às 10:07

      Você tem razão Rodrigo. Primeiro que para governar o brasil precisa se aliar a um aliado financeiro, ou seja os bancos. Vejamos, o Itau, para dar um exemplo, nunca faturou tanto quanto está faturando agora. Na epoca do PSDB também, enquanto o povo estava chafurdando na merda, os bancos abarrotavam seus caixas. O lucro líquido (não é o faturamento) do Itau foi aproximadamente 30% maior do que no primeiro trimestre do ano passado. E o povo? O povo ferrado como sempre, inflação enorme, taxa de juros basica nas alturas e com viés de alta. O problema do brasil é bem maior do que merda de partidos politicos, chama-se sistema financeiro. Este que banca os dois partidos: PT e PSDB. Quem realmente quiser ver mudanças no país tem que fazer de verdade, deixar de receber dinheiro de banco e reorganizar o sistema financeiro para que ele trabalhe para o povo. E nao faça o que faz no brasil e no mundo: escravizar o povo. Pensem bem.... Deem uma olhada em https://movimentozeitgeist.com.br/.

    • silva Postado em 09/May/2015 às 10:19

      Você é um do bando de loucos Rodrigo, está até desejando que o Lula morra de câncer, antes de 2018. Quanta hipocrisia!

      • Rodrigo Postado em 09/May/2015 às 19:08

        (Outro Rodrigo) A quem você se refere, Silva?

    • poliana Postado em 09/May/2015 às 12:40

      (outro) rodrigo, e qual é a solução para o fim dessa nossa tragédia? me diga...

      • Rodrigo Postado em 09/May/2015 às 19:18

        (Outro Rodrigo) Poliana, sempre que converso sobre política com alguém acabo ouvindo um "se é para 'eles' saírem/não voltarem ao poder, 'nós' podemos fazer o diabo, fazer tudo o que 'eles' fizeram/fazem". Quando achamos que tudo vale a pena para alcançarmos o nosso intuito, que tudo é justificável, que os fins sempre justificam os meios, acabamos perdendo nossa autocrítica, nosso senso de certo e errado e acabamos por impor nossa verdade como se ela fosse a verdade real. Como disse hoje, os erros se repetem. Como disse outro dia, quanto à reforma da previdência paranaense e a reforma da previdência nacional, as lesões ao povo são cíclicas. Ainda, como disse, quanto a professores surrados, apenas nos indignamos quando é nosso "adversário" quem o faz (seja Cid Gomes, Paulo Garcia-PT ou Beto Richa-PSDB). Assumimos essa postura de "nós e eles", deixando de ver no outro um igual, um concidadão. Achamos que tudo vale a pena. E cá estamos nós, sempre a pagar a conta pelo malfeito de uns e outros. Não digo, assim, que o caminho passe por não votar neste ou naquele partido ou pessoa, mas sim que passa pela reflexão e cobrança, por não justificar o erro de um com o do outro (do PT, PSDB ou qualquer outro) - um grande amigo sempre responde a uma crítica dizendo "ah, mas você lembra quando fulano fez igual?", como se a repetição de um erro, em vez de erro ainda mais grave, fosse justificável ou, mais, até mesmo um acerto. Quando os políticos começarem a ver que o povo se identificou como tal e não mais os vê como ídolos intangíveis (não estou te dirigindo indireta), a situação tem tudo para mudar. Como vemos aqui, pois, o argumento recorrente é no sentido de que não dá para governar sem incorrer no malfeito, nas alianças espúrias, nos conchavos e no "toma lá, dá cá". Será que não dá mesmo? Será que já foi tentado? Será que, em tal sentido, já cobramos? Caso contrário, sem cobrança, permaneceremos nessa, de que "meu grupo é melhor que o seu", "nós podemos fazer tudo contanto que eles saiam/não retornem ao poder". Abraços e bom fim de semana. P.S.: ando bem decepcionado com toda essa tragédia...

      • paoliana Postado em 09/May/2015 às 19:59

        sim, eu concordo com tudo q vc falou. tb estou muito decepcionada com toda a nossa situação atual. a nossa realidade é trágica e frustrante. concordo com tudo q vc disse...mas te perguntei de verdade, sem ironias. o q fazer pra sairmos dessa? essa polarização na política nacional nos destrói...seria joaquim barbosa a solução? DUVIDO!! vc como advogado, o q achou dele ter expulsado o advogado de jose dirceu do plenário do supremo enqto fazia a sua sustentação? vc acha q com essa postura, entre tantas outras q podemos citar, o joaquim barbosa seria uma alternativa a essa polarização? eu n acredito. estamos num beco sem saída...n acredito mais em nenhum salvador da pátria nesse país.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 08:24

        A solução Poli???? É AÉCIO!!!!!! kkkkkkkkkkkkkkk

      • Rodrigo Postado em 11/May/2015 às 10:51

        (Outro Rodrigo) Como um amigo me disse, antes da eleição: "eis as ilustres figuras disponíveis para escolha... Estamos lascados...".

      • poliana Postado em 11/May/2015 às 19:28

        pois é (outro) rodrigo. concordo com seu amigo: estamos lascados!!! mas e aí, vai votar no joaquim barbosa em 2018???????? sinto muito, mas eu não.

      • poliana Postado em 11/May/2015 às 19:30

        kkkkkkkkkkkkk...Ô tico, n fala isso nem brincando. me dá um frio na espinha só de pensar nesse playboy cheirador como presidente da república.

      • Rodrigo Postado em 12/May/2015 às 10:27

        (Outro Rodrigo) Poliana, de tão desiludido (a palavra é essa, pois eu me iludi com promessas, em vez de enxergar a realidade comum), tenho tido muita dificuldade em votar. Na última eleição, mesmo, acabei não transferindo meu título e justifiquei (ao momento achei ser o melhor, mas hoje vejo que não, mesmo porque as abstenções alcançaram quase ou mais de 1/3 do total de eleitores, o que bastaria a eleger deputados, senadores e, a depender do Estado, até Governadores). Apesar de admirar a história de vida de Joaquim Barbosa e ter algumas concordâncias com o mesmo, de outro lado tenho discordâncias que não me levariam a votar no mesmo, bem como em Lula e no candidato do PSDB (na minha ótica, que pode não corresponder à sua e respeito isso, este ano vemos a realidade do que foi o Governo do PT, o fim de festa, algo análogo aos governos tucanos). Então 2016 e 2018 realmente serão anos difíceis para a eleição e, daqui até lá, seguirei analisando as jogadas de cada uma dessas "peças raras", a fim de poder definir meu voto. E, daqui até lá, seguirei cobrando os eleitos e conclamando aos demais no mesmo sentido, pois gerem a coisa pública e não podemos relativizar os erros de uns face aos dos outros.

  19. Deisi Postado em 09/May/2015 às 15:30

    desconfiei desde do princípio, maria na verdade é cesar souza!

  20. Eduardo Postado em 10/May/2015 às 16:49

    Tem que ser muito inocente pra acreditar que o Lula não sabia. O que voces precisam pra mudar de idéia? Uma declaração assinada por ele dizendo que estava ciente?

  21. Thiago Teixeira Postado em 11/May/2015 às 08:26

    E a Direita???? Não sabia que estava aniquilando, excluindo e perseguindo a classe pobre e operária do Brasil nos últimos 500 anos?