Redação Pragmatismo
Compartilhar
PT 22/May/2015 às 18:25
20
Comentários

Leonardo Boff: PT precisa realizar autocrítica pública dos erros cometidos

Sempre é possível a autocorreção e o recomeço. Antes de qualquer iniciativa nova, o PT, que hegemonizou o processo novo na política brasileira, deve fazer o que até agora nunca fez: uma autocrítica pública e humilde dos erros cometidos

pt partido trabalhadores

Leonardo Boff*

Nem toda crise, nem todo caos são necessariamente ruins. A crise acrisola funciona como um crisol que purifica o ouro das gangas e o libera para um novo uso. O caos não é só caótico, ele pode ser generativo. É caótico porque destrói certa ordem que não atende mais às demandas de um povo. É generativo porque a partir de um novo rearranjo dos fatores, instaura uma nova ordem que faz a vida do povo melhor. Dizem cosmólogos que a vida surgiu do caos. Este organizou internamente os elementos de alta complexidade que fizeram eclodir a vida na Terra e, mais tarde, a nossa vida consciente (escrito por pensadores como Prigogine, Swimme, Morin e outros).

A atual crise política e o caos social obedecem à lógica descrita acima. Oferecem uma oportunidade de refundação da ordem social a partir do caos social e dos elementos depurados da crise. Como no Brasil fazemos tudo pela metade e não concluímos quase nenhum projeto (independência, abolição da escravatura, a República, a democracia representativa, a nova democracia pós ditadura militar, a anistia) há o risco de que percamos novamente a oportunidade atual de fazermos algo realmente profundo e cabal. E continuaremos com a costumeira ilusão de que colocando esparadrapos curamos a ferida que gangrena a vida social já por tanto tempo.

Antes de qualquer iniciativa nova, o PT, que hegemonizou o processo novo na política brasileira, deve fazer o que até agora nunca fez: uma autocrítica pública e humilde dos erros cometidos, de não ter sabido usar do poder realmente como instrumento de mudanças e não de vantagens corporativas, e de ter perdido a conexão orgânica com os movimento sociais.

Precisa fazer o seu mea-culpa, porque alguns com poder traíram milhões de filiados e por ter maculado e rasgado sua principal bandeira: a moralidade pública e a transparência em tudo o que faria. Aquele pequeno punhado de corruptos e de ladrões do dinheiro público, dentro da Petrobras, que atraiçoaram os mais de um milhão de filiados do PT e envergonharam a nação deverão ser banidos da memória.

Cito Frei Betto, que esteve dentro do poder central e que idealizou o programa Fome Zero. Ao perceber os desvios, deixou o governo comentando: “O PT, em 12 anos, não promoveu nenhuma reforma da estrutura, nem agrária, nem tributária, nem política. Havia alternativa para o PT? Sim, se não houvesse jogado a sua garantia de governabilidade nos braços do mercado e do Congresso; se tivesse promovido a reforma agrária, de modo a tornar o Brasil menos dependente da exportação de commodities e favorecido mais o mercado interno; se ousasse fazer a reforma tributária recomendada por Piketty, priorizando a produção e não a especulação; se houvesse, enfim, assegurado a governabilidade prioritariamente pelo apoio dos movimento sociais, como fez Evo Morales na Bolívia… Se o governo não voltar a beber na sua fonte de origem – os movimentos sociais e as propostas originárias do PT – as forças conservadoras voltarão a ocupar o Planalto”.

E agora concluo eu: temos posto a perder a revolução pacífica e popular feita a partir de 2003 quando ocorreu não a troca do poder, mas a troca da base social que sustenta o Estado: o povo organizado, antes à margem e agora colocado no centro. O PT pode suportar a rejeição dos poderosos. O que não pode é defraudar o povo e os humildes que tanta confiança e esperança colocaram nele.

E muitos como eu e Frei Betto, que nunca nos inscrevemos no PT (preferimos o todo e não a parte que é o partido), mas sempre apoiamos sua causa, por vê-la justa e afim às propostas sociais da Igreja da Libertação, sentimos abatimento e decepção. Não precisava ser assim. E foi pela imoralidade, pela falta de amor ao povo e pela ausência de conexão orgânica com os movimentos sociais.

Nem por isso desistiremos. No espectro político atual não vemos nenhum projeto que fuja da submissão ao capitalismo neoliberal, que faça a sociedade menos malvada e que apresente lideranças confiáveis que tornem melhor a vida do povo. A vida nos ensina e as Escrituras cristãs não se cansam de repetir: quem caiu sempre pode se levantar; quem pecou sempre pode se redimir depois de clara conversão para o primeiro amor. Até se diz que quem estava morto, pode ser ressuscitado, como Lázaro e o jovem de Naim.

O PT tem que recomeçar lá em baixo, humilde e aberto a aprender dos erros e da sabedoria do povo trabalhador. Valem ainda os ideais primeiros: inclusão social de milhões de marginalizados, desenvolvimento social com distribuição de renda e redistribuição da riqueza nacional, cuidado para com a natureza com seus bens e serviços ameaçados e a sempre ansiada justiça social. Mas tudo isso não terá sustentabilidade se não vier acompanhado por uma reforma política, tributária e pesado investimento na agroecologia.

Para que isso ocorra, precisamos acreditar na justeza desta causa; fortalecer-se face à batalha que será travada contra o PT por aqueles que vivem batendo panelas cheias porque nunca querem mudanças por medo de perder benefícios; mas jamais usar as armas que eles usam – mentiras e distorções –, mas usar aquelas que eles não podem usar: a verdade, a transparência, a humildade de reconhecer os erros e a vontade de melhorar dia a dia, de querer um Brasil soberano e um povo feliz porque justo, não mais destinado a penar nas periferias existenciais, mas a brilhar. Vale o que o Dom Quixote sentenciou, não devemos aceitar as derrotas sem antes dar as batalhas.

*Leonardo Boff é filósofo, ecologista e escritor

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Line Postado em 22/May/2015 às 19:02

    Esse é o maior defeito do PT, falta de autocrítica e o PT não faz questão nenhuma de se livrar desse defeito, para a eterna frustração do Boff.

  2. Samael Postado em 22/May/2015 às 19:23

    maria... eu tenho muita curiosidade pra saber quem é vc, o que vc passou, porque vc pensa assim, o que vc viveu! O que faz vc ter esse pensamento seletivo?! O que vc assiste, o que vc lê e no que vc trabalha...

  3. Line Postado em 22/May/2015 às 20:07

    Maria pode ser...Mario!

    • poliana Postado em 22/May/2015 às 21:16

      não..a maria é o cesar souza mesmo.

  4. Eva Postado em 22/May/2015 às 23:34

    Agora o PT já sabe o que fazer. E começou dispensando a doação empresarial. O próximo passo será dispensar os petistas que não concordam ficar sem essa verba.

  5. poliana Postado em 23/May/2015 às 13:00

    "Eu ficaria feliz, satisfeito mesmo, em ver Dilma e Lulla admitirem isso, assumirem seus erros, se entregando à justiça".........kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk..é muita cara de pau!!!!!!!! ou mlhor, má fé mesmo!!!!!!!!!!!

  6. poliana Postado em 23/May/2015 às 13:00

    o q o desespero n faz né???!!!

  7. Beto Postado em 23/May/2015 às 23:23

    Queria ler comentários com a opinião de alguns leitores aqui do PP, mas parece que não souberam o que falar! Está faltando uma auto análise e falta de senso crítico no pessoal aqui, bater palma pro que gosta de ouvir e bater boca com o quem não gosta de ouvir é fácil! Em relação ao texto, repetiu oq direita e esquerda já sabiam, não via quem defende o partido de forma incondicional!

  8. enganado Postado em 24/May/2015 às 00:39

    Cara mariaX. Complete a frase: " ... ser extinto!!! ... E TODOS OS MEMBROS DO PSDB/DEM SEREM FUZILADOS, CONDENADOS POR CRIME DE LESA PÁTRIA POR UM TRIBUNAL MILITAR. Tá bom assim? Acho que é uma maneira honesta de fazer justiça para todos. É, pode ser que vc não goste, mas é o estado de Guerra que a Direita colocou Minha Pátria, BRASIL

    • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:32

      Quem completou a frase foi vc, naziantipetista. A critura falou no fim de um partido e não em genocidio. Vc revelou a verdadeita face da esquerda nos tempos atuais. Por isso deixei de ser pt pra ser oposição.

  9. Roberto Pedroso Postado em 24/May/2015 às 10:55

    Realmente o PT deve satisfações e explicações aos seus militantes e aos movimentos sociais que formam a base de sustentação politica do governo,pois ninguém pode estar acima da critica,mas esta discussão não legitima a postura reacionária daqueles que nutrem um ódio mordaz e mórbido pelo PT e pela esquerda que chegam ao cúmulo absurdo de pedir a extinção sumaria de um partido politico legitimo revelando assim pouco apreço pela democracia e suas instituições.Mesmo que seja negado por alguns apedeutas o PT faz parte da história do país (gostando ou não) e isso deve ser respeitado.Mas não podemos perder de vista que acreditar que o governo pode se sustentar sob o apoio popular das massas e dos movimentos sociais é algo inviável e temerário em um regime presidencialista de coalizão ainda mais por vivermos em um pais onde a opinião publica costuma ser pautada por uma imprensa tendenciosa e comprometida com os ideias das classes dominantes,para se governar infelizmente deve-se,por vezes,inclusive realizar alianças impensáveis para se garantir a governabilidade infelizmente.

  10. aquino Postado em 24/May/2015 às 13:49

    Maria é um FAKE

  11. enganado Postado em 24/May/2015 às 20:37

    mariaX, vc também não está interessada em saber quem era o dono do jato que o Arraes estava qdo morreu? É, mariaX, vc tá pior que a Eliane TUCantanhêde. Me mande seu endereço para lhe ofertar um espelho!

  12. Renato Lazzari Postado em 25/May/2015 às 09:54

    Não sei se reconhecimento público dos "erros" adianta muito, caro Leonardo. A imprensa do IMIL e afins nunca vai se colocar a seu lado. Parece que quanto mais o PT se depura, quanto menos "erra", mais os conservadores recrudescem suas críticas. O PT tem sido, de longe, o partido mais cobrado por sua pureza, o mais achacado da História pelos detentores da mídia, com certeza, por um lado pela falta de alinhamento com a plutocracia, e por outro, pelo alinhamento com ideias socialistas. Quanto mais o PT se aproximar de seus ideias, mais será instado a "rever seus erros". Tenho visto bastante gente dizer que votava no PT porque acreditava que era um partido diferente dos outros, menos corrupto e mais voltado para as demandas populares, mas que decepcionou-se frente aos escândalos do Mensalão, dos da Petrobras, etc... Ora, qualquer indicador - Ficha Limpa, membros sob suspeição ou condenação pelo Judiciário etc. - que se tome vai apontar o PT como realmente o menos corrupto. A questão não está no que o PT é e sim no que parece ser. E na construção do que o PT parece ser a intermediação dos jornais é fundamental, o discurso desses jornais é claríssimo: "Ou o PT se alinha a nós (plutocratas) ou destruiremos sua imagem."

    • eu daqui Postado em 25/May/2015 às 10:34

      E que adianta reconhecer erros sem reparar os danos? Pedir desculpas é fácil: não desculpo nem tiro culpa de ninguem. Cada qual que assuma suas culpas, responda por elas e repare os danos causados.

  13. Alexandre Postado em 25/May/2015 às 13:03

    Nova Ordem Mundial amigos..... não existe moral. Qualquer tentativa de resgate de um nacionalismo foi, é, e será destruída. Ninguém manda no nosso país senão aqueles que governam o mundo.

  14. ademar Postado em 25/May/2015 às 22:31

    O PT idealizado por Leonardo só existiu no discurso, mostrou sua doutrina, ao assumir o Governo, completamente diferente de tudo que pregou e defendeu, a ideologia virou seu manto eleitoral, as práticas de governanças e seus líderes revelaram suas verdadeiras identidades, a decepção de Boff e de tantos outros é compreensível, o PT não está nenhum pouco interessado em fazer auto crítica e "depurar-se" , está fazendo exatamente o que planejou.

  15. Roberto Pedroso Postado em 26/May/2015 às 09:28

    Chegamos então ao cerne da discussão onde se levanta a questão :quanto destes problemas (as alianças mal fadadas a traição dos princípios ideológicos,a submissão do governo ao capital financeiro privado,a necessidade premente de se realizar alianças absurdas para se garantir a governabilidade) são gerados por conta da forma como é estruturado nosso sistema politico partidário eleitoral ? portanto uma reforma politica ampla e irrestrita deve ser proposta e colocada em pratica o quanto antes,mas esta reforma deve ser encampada e apresentada pelos setores da sociedade civil organizada, entidades de classe e não por politico já comprometidos com este sistema viciado,esta deve ser a discussão relevante que deveria estar em pauta e não a atuação absurda de movimentos esdrúxulos,politicamente comprometidos previamente e de cunho irresponsável que pedem o impeachment da presidente.

  16. enganado Postado em 24/May/2015 às 20:30

    Caro Naro. Eu também ficaria satisfeito em ver o FHC dizer onde depositou os 30 bi dólares da venda da Vale do Rio Doce roubados, pois e mesma foi vendida por 3,3 bi. Ver o çERRA confessor onde colocou a GRANA roubada da Ambulâncias (a gRoubo investigou e sabe de tudo). Gostaria de saber o segredo das contas do PSDB que o çERRA soube do Serjão qdo o mesmo morria no Texas, alias foi o único do PSDB a visitá-lo no hospital. E a GRANA do BANESTADO (Paraná), vc esqueceu 20 bi dólares depositados no exterior por conta do antigo Bamerindus? Então isto é apenas a ponta minima do iceberg do partidinho fdp do PSD que todos NÓS gostaríamosn de ver as confissões desses Ladrões Profissionais que vc, mariaX, ferreiraX defendem com umhas e dentes. Aí Naro, tá com o bolso cheio, hein!? Confessa vc também!

  17. Line Postado em 26/May/2015 às 23:05

    No que isso tem a ver com o psdb ser inocente? O próprio post é sobre o pt e já vem colocar outro partido no meio? Desde quando fazer criticas quanto a falta de auto-crítica e falha em reconhecer os erros do pt é a mesma coisa que defender o psdb? Fez questão de desviar o assunto para um outro partido.