Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 05/May/2015 às 19:49
101
Comentários

Jornalista negra sofre ataques racistas após publicar foto no Facebook

Jornalista negra posta foto nas redes sociais e sofre enxurrada de ataques racistas. Em apoio à Cristiane Damacena, internautas se mobilizaram e também comentaram em repúdio ao preconceito. Agressores estão sendo identificados e podem ser punidos

racismo jornalista negra Cristiane Damacena

Um ataque racista contra uma jornalista negra de Brasília (DF) por meio do seu perfil numa rede social causou forte comoção dentro e fora da Internet nesta terça-feira (5). Cristiane Damacena publicou no dia 24 de abril uma nova foto no Facebook e cinco dias depois passou a sofrer injúrias de cunho racial por ao menos 5 perfis diferentes. Ela foi chamada de “macaca” e “escrava” e sofreu zombarias por causa da cor da pele.

De lá pra cá o caso ganhou repercussão e o apoio a Cristiane extrapolou sua rede de amigos no Facebook. Ao meio-dia desta terça-feira já eram 14.663 curtidas na foto, onze mil comentários e 353 compartilhamentos. Mensagens em defesa da jornalista, elogios a sua beleza e manifestações de apoio formam a maior parte dos comentários. Ela é chamada de “linda” em vários deles. Numa das agressões, um internauta afirma que ela usa um vestido amarelo “porque é a cor preferida do macaco pois lembra a banana”.

racismo jornalista negra

Denúncias à Secretaria da Igualdade Racial

De janeiro até agora, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial recebeu cerca de 200 denúncias de racismo. Um dos casos que chegou ao órgão foi o da jornalista de Brasília Cristiane Damacena. A jovem, que não quis gravar entrevista por orientação dos advogados, afirmou que também vai recorrer à Justiça para punir os culpados. E disse que ainda está atônita com tudo o que aconteceu.

De acordo com Dalila Negreiros, do grupo Nosso Coletivo Negro, que organiza ações afirmativas para Negros no Distrito Federal, o caso de Cristiane é lamentável e se soma a várias situações racistas na internet. Segundo ela, usuários da rede que praticam esse tipo de crime se sentem à vontade para se expor porque acham que não serão encontrados. E o que dificulta é a falta de denúncias em muitos casos e a lentidão das investigações.

Injúria racial

O advogado Paulo Duarte diz que o caso da jornalista é classificado como injúria racial e a pena varia de um a três anos de prisão. Ele destaca que é possível identificar os envolvidos.

No ano passado, a Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial recebeu cerca de 560 denúncias. De acordo com o órgão, os casos dão origem a um procedimento administrativo, que é avaliado e investigado para, então, ser encaminhado aos órgãos competentes.

Para a advogada Indira Quaresma, da Comissão de Direitos Humanos da OAB-DF, as vítimas de injúria racial devem tirar uma cópia da página em que as ofensas estão postadas e com ela fazer um boletim de ocorrência. A partir do boletim a investigação começa a ser feita pela Polícia mediante uma ação penal privada.

CASO SEMELHANTE: Casal sofre agressões racistas após publicar foto no Facebook

com Agência Brasil e Correio Braziliense

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 05/May/2015 às 19:53

    enqto casos corriqueiros como este permanecerem impunes, esse absurdo só tende a se perpetuar! são sempre chocantes esses fatos! inacreditável q o ser humano tenha a coragem de atingir esse nível de crueldade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! impressionante!

    • DOMENICO Postado em 06/May/2015 às 03:16

      ESSE GRAU DE CRUELDADE E ATE MAIS DO QUE ISSO FOI ATINGIDO COM A ASCENSSAO DO NAZISMO E DO FASCISMO DURANTE A 2ª GUERRA MUNDIAL COM O ASSASSINATO DE JUDEUS , NEGROS E CIGANOS SOB A ALEGAÇAO DE QUE SE ESTARIA PRESERVANDO A RAÇA PURA, A RAÇA ARIANA. O INCRIVEL E ISSO ACONTECER EM PAISE COMO O BRASIL OU OS EEUU, POR EXEMPLO, CUJA POPULAÇAO E FORMADA BASICAMENTE PELA MISCIGENAÇAO DAS TRES RAÇAS DA ESPECIE HUMANA: NEGROS, BRANCOS, AMARELOS E INDIGINOS(PELES VERMELHAS OU NAO.). LAMENTAVEL.

    • Antonio Palhares Postado em 06/May/2015 às 10:37

      O que acontece neste país que ja esta me enchendo o saco. É que pessoas que cometem este tipo de agressão ficam impunes.Se eles pegassem uma cadeia brava, pagassem uma multa grande, fossem execrados pelas pessoas de bem , tenho certeza que parariam com este comportamento imoral e desumano. Aí vão aparecer os defensores destes crápulas dizendo que cadeia é muito, que basta conscientização. Estes tipos so aprendem quando são duramente punidos.Cadeia neles sem dó. Agora, a moça é lindíssima.Agora vão aparecer alguns deletérios querendo justificar.

      • poliana Postado em 06/May/2015 às 14:24

        exatamente antônio, foi o q eu disse. enqto. esses casos ficarem impunes e caírem no esquecimento, essa merda nunca vai acabar! as autoridades precisam abrir os olhos pra seriedade dessa questão. racismo é crime!! é preciso punir com o rigor da lei essas pessoas. aí dpois qdo a coisa foge do controle do estado, como aconteceu com a gaúcha do caso aranha, as pessoas vem reclamar e transformar o algoz em vítima e fazer um discurso bonito pra negar o racismo!

      • Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 15:04

        Mas são as pessoas de bem os racistas.

    • Andresa Postado em 10/May/2015 às 06:10

      Só tem um probleminha: os comentários "racistas" parecem estar todos vindos de perfis fake. A quem interessaria, no atual cenário do Brasil, gerar um falso escândalo de racismo para tirar os olhos da população dos 500 bilhões irregularmente tirados do Tesouro Nacional e adicionados de forma ilegal ao BNDES para financiar obras da Odebrecht em países bolivarianos? Deixa eu pensar aqui...

      • tali Postado em 13/May/2015 às 11:02

        hahahahahahahaha essa gente é mto doente. esse complexo de bolivarianismo logo deve ser estudado em laboratório

    • GERMANO Postado em 17/Feb/2016 às 20:28

      É MUITO CORAJOSA A ATITUDE DESSA MENINA , E VIRÃO MUITO MAIS CASOS ISSO É FRUTO DA LUTA DA MULHER NEGRA INFRETANDO, E SE ESPONDO SEM MEDO DE SER OSTILISADA, QUEM SABE SE OS PROCESSOS, FOREM SE AVOLUMANDO E SEJAM JULGADOS E PUNIDOS

  2. Salomon Postado em 05/May/2015 às 20:47

    Algumas figurinhas carimbadas que visitam esse blog vão dizer que 'a jornalista está se vitimizando'. É só aguardar.

    • B. Ferreira Postado em 06/May/2015 às 09:02

      Fato, hahahaha!

    • joao Postado em 06/May/2015 às 19:18

      salomon tu e um ignorante, tem o mesmo pensamento que esse bando de racistas, pessoas sem moral pra falar nem de bém nem de mal de nimguem,pessoas de baixo nivel e que fasem comenteriosi diótas.

  3. Jesuíno Postado em 05/May/2015 às 21:12

    Ela é linda!

    • Wanderson Postado em 06/May/2015 às 13:04

      Concordo.Uma deusa negra lutando contra o monstro escroto do racismo.

  4. Eduardo Ribeiro Postado em 05/May/2015 às 21:13

    Em alguns minutos os homofóbicos lá da matéria do Ziraldo baixam aqui pra cagalhar tudo também. Vão começar com o padrão "não sou racista mas............" e da-lhe o combo fecal...."Aiiiin, é apenas a opinião deles...eles tem direito de dar a opinião, oras", "mimimi estão hiperdimensionando o racismo...não há racismo no Brasil", "nhé, o politicamente correto não deixa mais nem se fazer uma piadinha inofensiva...". São os mesmos. A mesma laia. Os mesmos vagabundos. Só se muda o assunto onde eles vão espalhar o ódio e o preconceito.

    • Bruna Postado em 06/May/2015 às 13:29

      Combo fecal foi ótimo. Excelente comentário

  5. Lothar Postado em 05/May/2015 às 21:16

    Tantos com tanto ódio só porque postou uma foto? Não há mais nada que estejam escondendo ou deliberadamente omitindo que tenha provocado tal reação abominável?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 05/May/2015 às 22:01

      É, ela deve ter feito alguma coisa. Essa moçadinha fofa, tão bem educada, tão civilizada...ela deve ter dito algo muito grave. Aí nada mais justo do que eles, como resposta, chamarem ela de adjetivos muito adequados como macaca, ou escrava...porque não existe racismo no Brasil. Para as pessoas chegarem nesse extremo de chamar uma mulher de macaca e escrava, com certeza ela fez algo antes. Acho até que a culpa de tudo isso aí foi dela. Ela precisa pedir desculpas. Tá sertinho.

      • Rafa Postado em 05/May/2015 às 23:10

        Calma, Eduardo! O Lothar só quis saber o motivo de tanta agressividade! Ele nao defendeu ninguém! Qdo eu abir a matéria, tbem quis saber o que motivaria os preconceituosos a expor toda a sua ignorância desse jeito!

      • Cirlei Postado em 06/May/2015 às 00:12

        Para quem não sabe, se tiver alguma diferença com alguém, resolva com ela, não ofendam a raça ou a sua origem! As demais pessoas não tem nada com isso. Outra, aprendam que o face não é lugar de lavar roupas sujas!

    • Mari Postado em 06/May/2015 às 01:13

      Lothar, infelizmente esse tipo de caso não é incomum. O pessoal mais jovem (15-20 anos) acha engraçado ser racista, não é difícil encontrar comentários desse nível pelo facebook. Lembra quando um rapaz branco postou uma foto com a namorada negra? Foi exatamente a mesma coisa, uma enxurrada de comentários racistas só pra zuar a moça.

    • Viviane Postado em 06/May/2015 às 03:02

      Existem páginas racistas no facebook, podem ter divulgado a foto dela em uma delas e aí apareceram vários estranhos só para postar comentários de ódio "engraçadinhos"

    • B. Ferreira Postado em 06/May/2015 às 09:04

      Parceiro, releia à matéria. É o melhor que vc tem a fazer.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 06/May/2015 às 09:14

      Não tem calma, velho. Insinuar que a culpa pelo RACISMO é do negro é de um absurdo que não deve ser acariciado nem aliviado. O "motivo de tanta agressividade" é RACISMO. O que "motivaria os preconceituosos a expor toda a sua ignorância desse jeito" é RACISMO. A resposta é RACISMO. E o desejo de alguns é procurar na atitude do negro, a VÍTIMA, o motivo do racismo promovido pelo bandido racista. Como se houvesse justificativa para esse comportamento ANIMALESCO. E você vem e me pede calma...porra bicho, eu estou calmo. Quem não deve estar calma - com total razão - é essa moça e com ela todo brasileiro negro vítima desse estado de coisas completamente irracional.

      • Gleicy Postado em 06/May/2015 às 11:03

        Perfeito Eduardo Ribeiro!!! Como se qualquer ação que ela pudesse ter tido justificasse o racismo nojento dessa galera. O tempo de "calma" acabou, não nos calaram novamente! Afinal, a quem interessa a nossa passividade?

      • Andreia Postado em 06/May/2015 às 13:40

        Concordo com você... essa é a palavra... comportamento ANIMALESCO.

      • Tania Portella Postado em 06/May/2015 às 17:28

        COM CERTEZA CONCORDO CONTIGO EDUARDO NÃO TEM QUE TER CALMA TEM QUE SE FAZER ENTENDER QUE É TÃO SIMPLES ESSA CAMBADA DE RACISTAS, POIS A DIFERENÇA ESTA SÓ NA COR DA PELE PORQUE SOMOS TODOS IGUAIS, NASCEMOS DA MESMA MANEIRA, MORREMOS DA MESMA MANEIRA, ENFIM TODAS AS AÇÕES QUE SÃO FEITAS SÃO FEITAS POR SERES HUMANOS VIVOS SEM DISTINÇÃO DE RAÇA OU COR. FÁCIL EXISTE ALGUM BRANCO SAFADO RACISTA, QUE NÃO SE ALIMENTE, QUE NÃO TENHA NECESSIDADES BÁSICAS, QUE NÃO RESPIRE, ENFIM É SÓ TER SABEDORIA O QUE POUCOS TEM, NÃO ADIANTA INTELIGÊNCIA SEM SABEDORIA DE NADA VALE. EU REPÚDIO TODO E QUALQUER TIPO DE DISCRIMINAÇÃO POIS NÃO SOU DEUS PARA JULGAR NINGUÉM, QUE RUFEM OS TAMBORES DA IGNORÂNCIA HUMANA, OS ANIMAIS SE RESPEITAM E SABEM DO PERIGO QUE CORREM OS HUMANOS É O CONTRÁRIO NÃO SE RESPEITAM E NÃO SABEM O PERIGO QUE CORREM. COM CERTEZA AS PESSOAS QUE COMETERAM TAMANHA BARBARIDADE DEVEM SER PESSOAS SEM SENTIMENTO PORTANTO INFELIZES, POIS TENHO CERTEZA QUE ELA A JORNALISTA E MUITOS OUTROS SÃO MUITO MAIS EM SABEDORIA DO QUE ESSES RACISTAS IGNORANTES, SEM CARÁTER E VALORES!!! TENHO REPULSA POR ESSE TIPO DE PESSOAS QUE PRÉ JULGAM OS OUTROS POR COR, BENS MATERIAIS, STATUS E ESQUECEM DO QUE É PRIORI OS VALORES MORAIS E ÉTICOS, O AMOR ENTRE TODOS OS SERES HUMANOS E O RESPEITO ENTRE TODOS DE DIREITO!!!

    • Gleicy Postado em 06/May/2015 às 11:00

      Tem, tem algo sendo escondido sim, o racismo!!! Ela foi alvo de um grupo de seres que se reúnem para promover ataques na internet, aleatoriamente , por que acham que é "zoeira", simples assim. E mesmo que tivesse feito algo, justificaria? Se a resposta for sim, tem algo sendo escondido deliberadamente mesmo: o seu racismo!!

    • Rachel Postado em 06/May/2015 às 21:36

      O ódio não é porque ela postou uma foto. O ódio é porque ela é negra. Essa reação abominável se chama racismo, e a pessoa não precisa fazer nada pra sofrer racismo, porque não há nada de errado com a pessoa. A única coisa errada é a irracionalidade e o primitivismo na cabeça de quem discrima.

    • Mariana Postado em 07/May/2015 às 09:04

      Lothar, o que ela fez foi ter nascido negra em um país racista.

  6. Marcos Silva Postado em 05/May/2015 às 21:21

    Eu tenho sérias dúvidas se o ser humano é realmente um ser racional. Só uma mentalidade muito insana e doentia consegue inferiorizar alguém por causa da cor da pele. Que diferença faz a cor? Eu quero acreditar que isso tudo é um pesadelo.

  7. Marcos Silva Postado em 05/May/2015 às 21:30

    Quem é racista não pode ser considerado um animal; muito menos, racional.

  8. Marlene torrens Postado em 05/May/2015 às 21:46

    Liga não...vc sabe que é muito linda mesmo...sem demagogia...

  9. Jose Antonio Postado em 05/May/2015 às 21:56

    Existe uma ligação muito clara entre o pensamento fascista e o racismo. Se este tipo de caso tem sido recorrente é porque observa-se uma idiotização geral na classe média rentista pautada principalmente por uma mídia leviana, antidemocrática e ideologicamente direitista. É o mesmo tipo de gente que adora programas policiais e faz elogios à policia que bate em professor. Mas quando uma SPFW se mostra institucionalmente racista, o que dizer então dos ambientes institucionais com ligações de classe como MP, Judiciário e policias ? O Brasil foi condenado na OEA por um caso claro de racismo em que o TJ-SP não quis ver. Alguém acha que esse tipo de pensamento mudou em algumas esferas ?

  10. Guilherme Postado em 05/May/2015 às 22:15

    Maior gata, que que esse povo escroto tá falando... Se soubessem compreender todos a expressão corporal inata da raça negra, bando de água de salsicha kkkk

  11. Simone Stone Postado em 05/May/2015 às 22:16

    O pior de tudo é que os racistas se acham portadores de beleza ou de supremacia assim como os homofóbicos. Esse povo equivocado, despreparado e repugnante deveria ser transferido para Marte, assim, nosso mundo teria seres mais inteligentes que reconhecem a beleza magnifica de todas as cores e que cada ser deve ser livre para ser homossexual se isso o faz se sentir feliz. Essa Jornalista é simplesmente linda, so espero que ela saiba disso e ignore comentários racistas, até mesmo porque linda jovem,não devemos escutar a voz de seres humanos tão pre-históricos e infelizes assim. Desejo muito sucesso a voce, força, garra,alegrias.

  12. vilmar Postado em 05/May/2015 às 22:19

    estes burros que ataca pessoas com estes termos de sentido inferiorizado, na verdade estão é com inveja da moça que conseguiu chegar em uma posição privilegiada como jornalista onde poucos conseguem chegar.e para os racista só tenho um recado: vocês agora vão ter que sofrer calados porque quem sofria racismo hoje está cada vez mas fortalecidos com capacidade de reagir e combater com braço de ferro as suas ignorâncias que vocês confundem com superioridade.

  13. vilmar Postado em 05/May/2015 às 22:19

    estes burros que ataca pessoas com estes termos de sentido inferiorizado, na verdade estão é com inveja da moça que conseguiu chegar em uma posição privilegiada como jornalista onde poucos conseguem chegar.e para os racista só tenho um recado: vocês agora vão ter que sofrer calados porque quem sofria racismo hoje está cada vez mas fortalecidos com capacidade de reagir e combater com braço de ferro as suas ignorâncias que vocês confundem com superioridade.

  14. Rodrigo Postado em 05/May/2015 às 22:26

    Fica complicado aceitar que tem pessoas assim, que continuam com uma mentalidade extremamente retrograda. Que nao conseguem aceitar diferencas e que tentam justificar a segregacao da sociedade pela cor.

  15. Yasmim Postado em 05/May/2015 às 22:29

    Como pode o ser humano conseguir se superar com tamanha crueldade, mulher lindíssima, creio que quem ofende tem é puro desdém de alguém tão belo. Pena daqueles que ainda não aprenderam que feios são aqueles que tem pensamentos sujos para com o próximo. Somos todos iguais mais infelizmente existem pessoas que não tem sentimentos bons.

  16. Fabio Postado em 05/May/2015 às 22:34

    Aqui no Brasil xingam o presidente de bêbado, a presidenta de terrorista e nada acontece. Ameaçam a presidente de morte e nada acontece (até tiro ao alvo a policia federal faz com a foto da presidenta). Ah, se fosse nos EUA. Este país, com essa onda reacionária, que se apoderou inclusive da polícia, ministério público e judiciário, somente os crimes de negros e pobres contra os ricos e brancos continuarão sendo investigados. Além daquela perseguição óbvia ao PT e os "petralhas". Às vezes, me sinto um idiota vivendo neste país. Vergonha.

  17. enganado Postado em 05/May/2015 às 22:38

    Linda é pouco para esta doçura, somando a moça do tempo do Bom Dia DESGRAÇA BRASIL da gRoubo, é difícil decidir, mas fico com as duas para não dar briga. Por favor me entrevista, tá!

    • Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 15:07

      E, por serem pretas, elas obviamente aceitarão ficar contigo. Meio Luiz Felipe Bundé esse pensamento.

  18. mary Postado em 05/May/2015 às 23:34

    O feitiço um dia vira contra o feiticeiro, se faco o mal hoje amanha ele retornará pra mim, esta e a lei da causa e efeito, os invejosos, racistas, preconceituosos, ou seguidores do bolsonaro nazistas o sei dia irá chegar.

  19. José Ferreira Postado em 06/May/2015 às 00:10

    Bonita ela não é, mas isso é mesmo Injúria Racial. Os culpados deve ser punidos da forma da lei.

    • [email protected] Postado em 06/May/2015 às 00:22

      Para mim, na minha avaliação é linda, linda não, lindíssima. Negra bonita demais. Isso de feio e bonito depende de cada um. Cada pessoa ou civilização tem uma tábua de valores, então vc acha feia essa moça, eu acho vc feia,e aí?? Tudo é muito relativo.

    • [email protected] Postado em 06/May/2015 às 00:27

      José, a mulher é lindaaaaaaaaaaa e a tua, mostra aí a cara dela. Feio é tu Mané! tudo é relativo. Tua mãe te acha lindo rss e aí? Vc pode ser racista, pode ser tolo, pobre de valores. Só o sorriso dela já é um belo espetáculo.

    • Katxu D'obu Postado em 06/May/2015 às 08:19

      Ela é uma rainha. Linda de morrer!! Meça seus padrões de beleza, parça!!

      • José Ferreira Postado em 06/May/2015 às 14:58

        Eu dou pro gasto. Não vou ficar aí a mentir dizendo que sou o "Brad Pitt".

    • Silva Postado em 07/May/2015 às 14:15

      Racista não consegue ver beleza e uma mulher negra, deveria guardar pra você esse comentário, mais o que esperar de um reacionário. Lamentável! Bom senso passa longe.

  20. Carmesimm Postado em 06/May/2015 às 00:29

    Ela é linda sim! Tem os traços muito bem feitos e isso provavelmente foi o motivo das ofensas, pois os racistas não aceitam negras bonitas ainda mais se a pele for realmente escura, sem características européias, ou seja, negras não podem ter nariz, boca e olhos bem feitos a face delicada e bem desenhada para ele isso são feições de brancos coisa que é uma grande mentira. Essa moça ser bela foi uma afronta para esse povo.

    • itamar Postado em 06/May/2015 às 19:22

      cistiane voce e maior que tudo isso nos sabemos do seu valor, voce e linda

  21. Julia Reis Postado em 06/May/2015 às 01:52

    Ela é linda, só pode ser inveja desses racistas.

    • Silva Postado em 07/May/2015 às 14:17

      O Zé ferreira é mais feio por dentro do que por fora!

  22. Armando Postado em 06/May/2015 às 03:33

    Racista tem que entrar pra porrada e levar esculacho na frente de todo mundo.

  23. Maurício Postado em 06/May/2015 às 07:09

    Não sei, parece que a internet deu a voz e notoriedade aos idiotas. É revoltante as coisas que as vezes vemos aqui.

  24. Manoel Isaac Moura Araújo Postado em 06/May/2015 às 07:59

    Cristiane, em primeiro lugar você é linda, sem demagogia e em segundo você deve ir até as últimas instâncias para punir esses imbecis e idiotas e ao mesmo tempo ser indenizada. Força e boa sorte.

  25. Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 09:00

    Eu, como preto, não tenho quociente de inteligência suficiente para opinar. Deixo a questão para Jair Bolsonaro, Jorge Bornhausen, Margaret Thatcher, Juan Carlos Gimenez, Adolf Hitler, Ariel Sharon, Josef Mengele, Anders Breivik, Monteiro Lobato, Demóstenes Torres, Geraldo Alckmin, Benito Mussolini, Reinaldo Azevedo, enfim, para a bruta flor do QI. Talvez tenham executado, escrito ou proposto a Solução Final para o problema. E nós aqui, a marcar touca.

    • enganado Postado em 06/May/2015 às 09:46

      Caro Luiz Souza. Inclua na sua lista o traíra mal caráter do JB, que além de espancar a 1a. esposa, teve 2a núpcia com uma loira. Parece que o filha da p/ virou branco azêdo depois do contato com a Aópio cujo o Clube dos Negros do PSDB, é uma moça loira. Então esta é a evolução da Direita em relação ao racismo. Vale a informação, o Vinícius de Moraes dizia que era o branco mais preto da Bahia, mas fico a minha observação que "Sou o PRETO mais BRANCO do Rio de Janeiro". Parabéns pela cor, porque somos filhos do Mesmo PAI.

      • Rodrigo Postado em 06/May/2015 às 10:29

        (Outro Rodrigo) "teve 2a núpcia com uma loira"? Confesso que me surpreendi e explico: meu sogro é "mulato" (o Brasil e suas definições...) e minha sogra é ruiva. Meu sogro é racista? E minha sogra é antirracista? Uma das filhas tem cabelos claros e crespos (minha noiva) e eu sou pardo (descendente de brancos, índios e negros - não genérica, mas efetivamente), então eu seria racista por isso (como meu sogro seria) e minha noiva seria antirracista, tal qual minha sogra? Pessoas não podem se relacionar com alguém que tenha cor da pele ou cabelos diferentes dos dela? Qual a linha tênue que separa uma fala tal ("teve 2a núpcia com uma loira") de racismo, do sectarismo? Não estou afirmando deliberadamente que você, por isso, é racista, mas meramente convidanto-te a refletir mais sobre o que você próprio muito bem disse, ao final: "Parabéns pela cor, porque somos filhos do Mesmo PAI.". P.S.: é estranho que o PSDB tenha escolhido alguém não negro para o Tucanafro, ao mesmo tempo em que é estranho, no meio de 39 ministros do atual Governo, apenas o da Igualdade Racial seja negro (só pode ser Ministro negro o da Igualdade Racial)? Mera provocação para, novamente, refletirmos, sem intenção de ofendê-lo ou ridicularizá-lo, prezado.

      • enganado Postado em 06/May/2015 às 11:01

        Caro Rodrigo. Não me venha com discurso de antropólogo, pois sou a favor até de cota(s) nas universidades. Afirmo: " ... virou branco azêdo ... ", pois a 2a núpcia tinha que ser com uma loira? Então a estigma se fez presente? Estranho, né! Tanta gente e logo uma loira? Repito virou branco azêdo, podia ser uma riuva, parda, mulata e uma negra, não podia também? Qto ao JB, o frei Beto que o indicou, qdo o LULA queria um juiz preto no STF_DB deve ter se assustado com o caráter dele, virou BRANCO-RICO-TRAÍRA-MENTIROSO, pois uma pessoa de origem humilde, sabendo das dificuldades porque passam os desassistido no BRASIL deveria lutar para aliviar esse sofrimento. Mas, no entanto, se promiscuiu com os BRANCOS do PSDB/DEM/ ... , inventou o MENTIRÃO, comprou um apto em Miami de 1 milhão de dólares, as NOSSAS custas, com um salärio de R$ 28.000,00. Pois taí sua ladainha de antropólogo, pois qq que seja preto no BRASIL deveria pelo UMA VEZ prestar atenção nas origens, e não ficar por aí com arrogância mandando juizes calarem a boca e mandar prender advogados no exercício da profissão. Que vergonha para um ser humano com diplomas até no exterior.

      • Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 17:14

        Enganado, brancas gostam de pretos. Fui muito mais rejeitado por pretas que por brancas nesta vida. Aquelas sofrem com o racismo, misoginia e sugestão. Vão em busca do branco e duma vida melhor, duma inserção num estamento superior e, em geral, são usadas e abandonadas, pois raros brancos tem coragem de assumir e casar-se com pretas, exceto atrizes-modelos da globo que possuem este grande handicap. O Blogueiras Negras tem vários excelentes artigos sobre a solidão das negras de meia-idade que, literalmente, perderam tempo com ilusões. Nossa sociedade é fenótipo-estamental. O branco heterossexual está no topo; a negra homossexual na base. JB casou-se com uma branca, mas é muito provável que isto tenha se dado por ela ter gostado dele, não? Se toda vez que uma branca se engraçasse comigo eu a deveria rechaçar ou dar o carinho, afeto e respeito que ela certamente tem direito?

      • Rodrigo Postado em 07/May/2015 às 10:21

        (Outro Rodrigo) Prezado "Enganado", a princípio reitero que não tive intenção alguma de ofendê-lo, muito menos de vir com "papinho de antropólogo", mesmo porque esta ciência foge à minha profissão. Quis, sim, unicamente atentar para a necessária reflexão quanto a estarmos ou não a reiterar uma conduta abjeta, de suposta superioridade quanto a outro ser humano, ou ainda de diminuição do outro, quando dizemos: " virou branco azêdo"; "Tanta gente e logo uma loira?"; "BRANCO-RICO-TRAÍRA-MENTIROSO"; "se promiscuiu com os BRANCOS". A quantidade de melanina, o fenótipo, bem como caracteres outros, não determinam caráter, como sempre foi devidamente proclamado em defesa dos negros - não se pode, pois, tornar-se contraditório e falar que a defesa que é requerida para si, não vale quanto ao outro, alguém tendo o salvo-conduto para proferir expressões tão perigosas como as que citei. No mais, quanto a Barbosa, a história de vida do mesmo é um exemplo para todos? Sim. Concordo com todos os posicionamentos dele? Claro que não! Concordo com você, "Enganado", quando você reclama da compra do apartamento milionário em Miami, bem como em relação à violação de prerrogativas do colega Advogado de Genuíno? Concordo! Fazendo um paralelo quanto ao que te disse acerca do respeito mútuo, da defesa mútua dos direitos de todos, contra qualquer forma de discriminação, de ofensa, digo que, por mais que discorde da tese de defesa apresentada pelo colega Advogado, mas ele tem todo o direito de apresentá-la, de apresentar a si mesmo em defesa de seu cliente, independentemente de pedido de licença ou autorização, em qualquer instância e Tribunal, Judicial ou administrativo, e, no caso, exigir a apreciação de pedido de liberdade quanto a réu preso (ter ou não razão não é pressuposto de apreciação do pedido, sob pena de julgamento prévio e aproximação de nortes ditatoriais). Assim, pois, concordo contigo quanto a tais pontos, mesmo quanto à grave denúncia de agressão, feita em pleno STF, mas não posso concordar com o uso de caracteres de cor para referir-se de forma depreciativa a quem quer que seja (nesse sentido, sugiro a leitura do poema "No Caminho, com Maiakóvski", de Eduardo Alves da Costa - disponível da internet). E, por fim, quanto ao "mentirão" (não fechando meus olhos às denúncias de trensalão e mensalão mineiro, bem como demais até aqui não apuradas na "Lava-Jato"), cumpre salientar que o atual Ministro da Justiça foi categórico em afirmar (em entrevista gravada e jamais contestada pelo mesmo): “Vou ser claro: teve pagamento ilegal de recursos para políticos aliados? Teve. Ponto final. É ilegal? É. É indiscutível? É. Nós não podemos esconder esse fato da sociedade e temos de punir quem praticou esses atos.”.

      • enganado Postado em 07/May/2015 às 14:23

        Caro Rodrigo (outro Rodrigo). As vezes como a política nos fala mais forte, podemos até exacerbarmos nos comentários. Mas o nosso sub-consciente estão gravadas as atitudes do Pelé, cujo comportamento inconscientemente nos causa repúdio e ojeriza. Mas fica um forte abraço, sem mágoas ou rancores e/ou esses bichos maldosos que as nossas mentes são capazes de criar. Moro no Rio de Janeiro e a qq tomaremos um chopp. Abraços enganado.

      • Rodrigo Postado em 08/May/2015 às 16:42

        (Outro Rodrigo) Abraços, "Enganado". E um choppinho faz sempre bem mesmo. Bom fim de semana!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 06/May/2015 às 09:54

      Só a escória..seleção de lixos humanos.

  26. lann Postado em 06/May/2015 às 09:09

    De onde vem essas pessoas loucas? Poo a moça é linda demais e tem a cor linda. Ai q nojo dessa gente racista. Vsf. Racismo é crime inafiançável e insuscetível de anistia graça ou indulto. Cade a polícia???

    • José Ferreira Postado em 06/May/2015 às 09:25

      Nesse caso foi injúria racial (Injúria = ofensa, racial = por raça).

  27. Amanda Postado em 06/May/2015 às 09:12

    Mano!!!!!! Que porra é essa???????? Como é que pode ter gente tão babaca???????? "Ainnnnnnn não tem a mesma cor de pele que eu" Mimimi.... Mano, esse povo precisa de tratamento sério!! Tratamento espiritual, psicológico, precisa de educação e de civilidade!! Isso tudo é falta de amor, cara, esse povo ta suplicando um pouquinho de amor na vida!! Bom, linda ou não a moça é um ser humano (que por sinal é um ser humano lindo mesmo) e merece RESPEITO!! Obg, dnd!!

  28. Kleylson miranda Postado em 06/May/2015 às 09:42

    linda, linda e linda com mais atitudes que muitas "branquelas" atitude ridicula quem pensa em racismo, somos todos humanos sem descrição de cor da pele.... a quem falou merda a ela, um dia vai cair...terá a sua...depíos não reclame de "quero justiça pois pago impostos"

  29. Genaro Postado em 06/May/2015 às 09:50

    Como pretendem avançar nas lutas por um país melhor, uma sociedade melhor, por mais educação... Não conseguem sequer respeitar a pessoa que está ao seu lado. Lamentável...

  30. Daniel marques Postado em 06/May/2015 às 10:16

    tem que pega esses racistas junta tudo junto e jogar dentro de uma cela com 5 negão pra eles ver o que e bom xinga as nossas mulatas do brasil

  31. Roberto Pedroso Postado em 06/May/2015 às 10:27

    Mas segundo Ali Kamel e os apedeutas de mesma cepa no Brasil "Não Somos Racistas" ,talvez para essa gente o racismo deve ser mais uma " invenção dos esquerdopatas",mas para qualquer adulto minimamente atento é fácil notar pelas manifestações via redes sociais e na conturbada rotina cotidiana de qualquer grande centro urbano o quanto nosso pais é machista,racista, classista e nossa sociedade retrograda e reacionária por mais esforço que se faça na tentativa de se negar ou ignorar isso; o caso desta jornalista é apenas mais um exemplo do quanto o racismo é latente e pulsante em nossa sociedade fazendo com que o preconceito seja uma das principais características presentes em nossas relações sociais cotidianas,pois ninguém se liberta de uma herança histórica perniciosa e vergonhosa de quatrocentos anos de escravidão facilmente.

    • Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 16:55

      Você encontrou o termo certo, cepa. O racista é mutante e sempre esgueirou-se no poder e nas deficiências das sociedades para manifestar-se. Dizem que é brincadeira, que é ciência, que é cultura, que é humor, minimizam, relativizam, fazem o possível para que seus ideais não morram. Creio que só os alemães tem combatido o vírus em todas suas vertentes, em todas as gretas do sistema. O último país a abolir a escravidão ainda engatinha.

      • Luiz Souza Postado em 06/May/2015 às 16:57

        Dois pontos ao invés da vírgula.

      • deisi Postado em 07/May/2015 às 14:23

        Disse tudo Luiz Souza, o pior é a negação que existe, muita hipocrisia, causam asco e náuseas.

  32. Carlos ferreti Postado em 06/May/2015 às 10:38

    Faço de mim as palavras de "Paulo Coelho"....Os que te odeiam são admiradores secretos que não entendem porque tantos te amam"...!

    • eu daqui Postado em 15/May/2015 às 12:35

      São admiradores barangos e sem mérito nenhum....pode crer.......

  33. PjMaxado Postado em 06/May/2015 às 10:49

    Aí você fica balançado se vale a pena ou não ter pena de morte.

  34. Rafael Postado em 06/May/2015 às 11:04

    De onde essas pessoas vieram? Século 18? Que ridículo!

  35. vagnas gomes soares Postado em 06/May/2015 às 11:13

    olha o preconceito ainda é muito grande isso é um absurdo! fora racista devemos ter preconceito e dos politico ladrão.

  36. Yananda Postado em 06/May/2015 às 11:19

    Hipócritas Ponto de Equilíbrio Refrão: Hipócritas distorcem minhas palavras Hipócritas filhos do sistema Quando vejo um, volto ao passado E me lembro que ele já foi, foi, foi uma criança Indefesa Indefesa Mas o sistema a destruiu e hoje elas cresceram Continuando a competir, continuando a se matar E tentando acabar com outras crianças Refrão (2x) Iludem, iludem, iludem Iludem todo povo, que luta entre si E este mesmo povo, sonham um dia oprimir O pobre quer ser rico, mais o rico não quer ser pobre, não (2x) Refrão (2x) Acomodados com a situação Nunca dizem o que são Burgueses capitalistas São os filhos da Babilônia

  37. Leomar de Sousa Radialist Postado em 06/May/2015 às 11:41

    Que pena que eu casado pois se fosse solteiro e se ela quizesse namorar comigo depois casarmos e ter lindos moreninhos ou negrinhos eu queria hoje mesmo pois a cor num importa o que importa é o carater , a sinceridade da pessoa, o respeito a honestidade vcs já obisservaram quantos brancos hoje na politica tudo ladrão e os negros num pode colocar uma foto no face, quanta hipocrisia desses vagabundos sem ter o que fazer ficam na internet falando da vida alheia.

  38. joadson Postado em 06/May/2015 às 12:02

    Filha linda! venha pra Bahia, com vc eu caso na hora!!! Uma gata dessas, eu hein? só podem ser cegos (nada contra os cegos) esses invejosos.

  39. octavio will Postado em 06/May/2015 às 12:19

    REPUGNANTE! Esses comentários, incrível este nível de ignorância e falta de respeito a um semelhante muito triste.

  40. ANTERO MOISES EKUIKUI Postado em 06/May/2015 às 13:02

    Ninguém escolheu a cara, a cor, o nome, o lugar ou os pais que o nasceram. Simplesmente ignorância e outros nomes possíveis de serem explorados para esse tipo de indivíduos.

  41. Ariel Postado em 06/May/2015 às 13:07

    O preconceito, a homofobia, o racismo e todos esses sentimentos menores, denotam o Q.I. de cada ser humano, ofensas grátis são sinônimo da mentalidade tacanha e retrograda desses seres desprezíveis, os quais ganham seus segundos de fama, ofendo os demais pois, não tem a capacidade necessária, para construir algo bom e positivo.

  42. Eder Cruz Soares Postado em 06/May/2015 às 13:12

    Nós somos um país negro, não desmerecendo os brancos, mas os negros foram umas das únicas pessoas decente que povoaram esse país no Brasil Colônia lembrando que a maioria dos brancos eram despejados aqui como uma forma de anistia para pagarem seus débitos com a justiça.

  43. Marques Postado em 06/May/2015 às 13:28

    Esse tipo de gte tem q ser exterminada, pra não dar vida aos descendentes: pena de morte para essa escória/lixo

  44. rocha Postado em 06/May/2015 às 14:17

    Que importa a cor da pele, por isso que deus não se revela aos homens, para que sintamos todos iguais perante ele. Mais vale o caráter e o amor que saia do coração.

  45. Marisa soares Postado em 06/May/2015 às 15:54

    Uma mulher linda assim e tem criaturas que fica falando em cor de pele ou raça vão se catar cambada de ignorantes a moça é linda mesmo!

  46. Gilmar Ricardo Postado em 06/May/2015 às 16:15

    Admito que já tive preconceito contra negros. Passei por uma fase que me envergonho. É ridículo a pessoa ter esses tipos de pensamentos. Cor é cor. O amarelo é diferente sim do vermelho, assim como o preto é diferente do branco. Diferenças são comuns, o que não torna uma pessoa menos bonita ou menos feia. Preconceito é um lixo. Ignorância pura!

  47. Lourdes Postado em 06/May/2015 às 16:59

    Aposto e ganho que são todos fascistas da extrema direita que odeiam pobres, negros, nordestinos, petistas, comunistas e socialistas.

  48. Ananias Postado em 06/May/2015 às 19:33

    mas quando o negão do movimento da favela chega junto, esses rascista de m... viram mocinha na hora!!!

  49. MANOE LUIZ Postado em 06/May/2015 às 19:45

    No Brasil enquanto o Negro permanecia na Base da Pirâmide Social e onde ainda se encontra uma Grande Massa Populacional Afrodescendente.Os Não Negros Racistas e Racialistas, deixaram a sua sutileza segregacional e estão saindo do Armário, pois sentem-se ameaçados com a nossa hegemonia demográfica e o nosso Grito por inclusão nos Direitos Civis, desta Nação a qual construímos e a enriquecemos com nosso Sangue e Suor. Tendo somente Grilhões e Pelourinho. Queremos e estamos resgatando o que nos é de Direito. COTAS em todas as Instituições Acadêmicas, Culturais, Políticas Partidárias, Empregatícias(Públicas e Privadas) e o nosso Direito de divulgarmos a Nossa Beleza, cultura e Folclore em toda Mídia Digital ou Impressa. Queremos a parte que nos toca neste Latifúndio. Não queremos Favor. Quanto as manifestações Racistas,. Elas irão continuar, mas assim como chegamos até aqui e iremos continuar, pois um Povo que aqui chegou escravizado para trabalhos Forçados e mesmo dentro de tanta agonia, contagiou esta Nação com o Legado Cultural e Histórico. Não será esta Parcela de Racistas, que nos impedirá de seguir. SOMOS MAIS E SOMOS FORTES. Mulheres Negras que tenham acesso a toda e qualquer mídia. Publiquem Fotos e Pensamentos Seus. Publiquem, Publiquem e Publiquem. Aos Simpatizantes nossa Ternura. Aos Racistas com a Legislação ao nosso Lado ou Não, Terão que nos engolir e terão prisão de Ventre.

  50. Cecílio Postado em 06/May/2015 às 20:41

    Muito bem Rafael, é por ai, são mesmos que são contra qualquer melhora na condição de vi da, seja do negro ou do pobre, por isso para eles pobre e negro dentro outras, existem para servir os ricos.

  51. yina Postado em 06/May/2015 às 21:59

    que absurdo ja sofri preconceito racial denunciei o racista mas não aguentaria se vier acontecer de novo acabo indo pra cadeia mais mando o racista para o inferno aff

  52. LADY Postado em 06/May/2015 às 22:05

    ELA É LINDA!!! INFELIZMENTE ESSE TIPO DE COISA AINDA ACONTECE... LIGA NÃO! SÓ SÃO COMENTÁRIOS DE PODRES E POBRES DE ESPÍRITO.

  53. celso Postado em 07/May/2015 às 00:14

    as pessoas que te atacao nao tem um porcento de sua dignidade

    • eu daqui Postado em 15/May/2015 às 12:36

      invejoso digno é invejoso morto...........

  54. CÉLIA Postado em 07/May/2015 às 01:49

    OS BOÇAIS DE PLANTÃO NÃO TÊM CULTURA SUFICIENTE PARA SABER QUE NOSSOS ANCESTRAIS QUE CONSTRUÍRAM ESTE PAÍS.Á ELES SOMENTE O MEU DESPREZO.NÃO MERECEM NEM QUE EU TENHA RAIVA,ENTÃO SOMENTE O QUE LHES CABE.O DESPREZO TOTAL POR SUAS OFENSAS POBRES E PEQUENAS.SÓ ISSO;O QUE JÁ É MUITO,POIS É UM TIPO DE SENTIMENTO,MESMO MERECENDO SÓ O ''NADA''.

  55. Bruno Viana Postado em 07/May/2015 às 14:03

    Por que o nome dos agressores é apagado? Qual o problema de um canal de comunicação puclicar que " João xingou Maria de macaca"?