Redação Pragmatismo
Compartilhar
Cinema 06/May/2015 às 12:00
21
Comentários

Jeremy Renner 'explica' piada machista que fez sobre personagem Viúva Negra

Jeremy Renner comentou ontem a polêmica em torno da piada machista que fez sobre a personagem Viúva Negra, do filme “Vingadores: Era de Ultron”; em entrevista ao programa de Conan O’Brien, o ator reforçou comentário preconceituoso que gerou revolta em vários países

jeremy renner machismo viúva negra
Jeremy Renner e Scarlett Johansson (divulgação)

Quase duas semanas após ter se desculpado por chamar de “vadia” a personagem Viúva Negra, vivida por Scarlett Johansson nos filmes da Marvel, o ator Jeremy Renner, que interpreta o herói Gavião Arqueiro, voltou a falar sobre o assunto em uma entrevista ao apresentador de TV Conan O’Brien na noite desta segunda-feira (4).

“Veja bem, estamos falando sobre uma personagem fictícia e um comportamento fictício, mas Conan, se você dormisse com quatro dos seis Vingadores, não importa quanto você tenha se divertido, você seria uma vadia”, disse Renner no “talk show”, citando que a personagem de Johansson já flertou com Homem de Ferro (Robert Downey Jr.), Capitão América (Chris Evans), Gavião Arqueiro e Bruce Banner (Mark Ruffalo), cientista que se transforma no Hulk. “Só dizendo. Eu seria uma vadia. Só dizendo”, completou o ator.

Renner chamou a Viúva Negra de “vadia” pela primeira vez durante um evento de divulgação do filme para a imprensa. Na ocasião ele e Chris Evans foram perguntados sobre o romance entre Bruce Banner e a Viúva Negra, “Ela é uma vadia”, brincou Renner, e Evans, dando risada, adicionou: “Uma puta”.

Depois de serem criticados pelo tom sexista e ofensivo da piada, Renner e Evans se desculparam em uma declaração, na qual o ator que vive o Capitão América classificou aquela resposta como “muito juvenil e ofensiva”.

“Eu sinto muito que essa piada de mau gosto sobre um personagem fictício ofendeu alguém. Não era para ser sério de qualquer forma. Apenas uma zoeira durante uma rodada de entrevistas cansativa e tediosa”, declarou Renner.

No programa de O’Brien, no entanto, ele não pareceu muito arrependido. “Foi uma piada, de mau gosto, que seja, mas eu não peço desculpas por um monte de coisas”, disse Renner ao apresentador . “Eu arrumo um monte de confusão na internet. É o que acontece agora.”

Terra Magazine

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Wanderson Postado em 06/May/2015 às 13:09

    Tanto estardalhaço por causa de um personagem de gibi.Isso comprova que personagens de heroínas femininos tem muito carisma.Muitas garotas se identificam com ela.Isso explica todo esse mimimi...A desculpa se aplica sim.

    • Samael Postado em 06/May/2015 às 16:30

      Gibi era uma publicação brasileira que tinha tiras de HQ (História em Quadrinhos), também conhecido como Graphic Novel. Você pode pegar qualquer obra cinematográfica ou da literatura brasileira e transformar em HQ, mas uma HQ já e mais complicado de passar para essas mídias. No passado os livros eram marginalizados, depois a TV, o Futebol era coisa de marginal e Vídeo game coisa de criança, se vc não entende que as HQs são grandes obras personificadoras de vários arquétipos humanos. A Turma da Monica um dos maiores estímulos a leitura de crianças é um dos HQs mais vendidos da América. Sinto muito, acho que não posso te convencer, mais pede pro seu neto te explicar, quem sabe vc entende.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 06/May/2015 às 16:52

      Não é "por causa de um personagem de gibi". Isso é pensar pequeno demais. Não seja limitado desse jeito. Expanda o contexto, enxergue o "algo mais" dessa declaração dele. O Gavião falou besteira (já é a terceira asneira oriunda do elenco dos Vingadores nas últimas semanas), rapaziada caiu matando em cima dele com razão, e ele vai ter que lidar com isso e pronto. Não tem estardalhaço nenhum, rapaz.

      • Samael Postado em 06/May/2015 às 23:08

        Atores são humanos, alguns humanos são idiotas, por consequência alguns atores são idiotas, as declarações dele são imbecis e no mínimo infantis, já as do Robert Downey jr foi uma defesa da ignorância com a xenofobia característica dos estadunidenses, não tem certo ou errado e tudo uma questão de holofote. O Downey sempre foi um otario e o tal do Iñárritu quer isso mesmo. A mesma coisa q alguém criticar a Luana Piovane.

      • Wanderson Postado em 13/May/2015 às 10:16

        Mas eu não disse que ele não precisava se desculpar.Eu falei que a desculpa dele se aplica sim.Ele errou,pois,mesmo sendo um personagem midiático fictício(de gibi mesmo)muitas pessoas hoje em dia se identificam com ele,por isso...Sua desculpa é necessária. Leiam meu texto de novo fan boys..

    • Julia Postado em 06/May/2015 às 18:19

      Piada machista não tem graça. Não estamos dispostas a ver homens ofendendo mulheres (sejam elas personagens ou reais) por fazerem coisas que eles se fizessem seriam celebrados. Apenas isso. Não é difícil entender. A hipocrisia masculina só tem graça pra vocês mesmo.

  2. poliana Postado em 06/May/2015 às 14:15

    han?????!!!!!!!

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 06/May/2015 às 14:40

    Que que tem a ver??

  4. Stella Postado em 06/May/2015 às 15:54

    Oi??? Descobriu agora?? Te interessa???

  5. Luiz Henrique Postado em 06/May/2015 às 20:31

    Fixação Seus olhos no retrato Fixação Minha assombração Fixação Fantasmas no meu quarto Fixação

  6. Pedro Postado em 06/May/2015 às 23:01

    O mundo é redondo, mas está ficando chato...O indivíduo não ofendeu ninguém. Fez uma piada com uma personagem. Ademais, ele pode até se desculpar, mas vai continuar pensando a ideia que expressou. Ninguém, por mais que condene o pensamento por ele expressado poderá mudar isso. Preocupem-se com fome no mundo e a desigualdade social, por favor.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 10:02

      Rapaziada se faz de louca, não é possível. Bicho...se ele entende que a Viuva Negra é uma puta por ter se envolvido concretamente com 1 homem (o resto foi nada), ele entende que toda mulher com a trajetória da VN é uma puta, demonstrando assim sua veia preconceituosa e machista. Tem que se retratar sim. Independente do que ele pensa em seu intimo e blablabla, tem que ser execrado e se retratar. Independente de haver fome no mundo, desigualdade...os problemas estão ai pra serem encarados e resolvidos, menino. Principalmente se você entender que são pensamentos assim que estão na base de toda violência que a mulher sofre no mundo. "Ah, mas violência contra a mulher é problema pequeno...temos que nos preocupar com outras coisas...mimimi".

  7. Fábio Postado em 06/May/2015 às 23:43

    Fixação Seus olhos no retrato Fixação Minha assombração Fixação Fantasmas no meu quarto Fixação[2]

  8. Amanda Postado em 07/May/2015 às 00:51

    Oi?????????????

  9. luis Postado em 07/May/2015 às 08:55

    Que genial. As feministas já devem estar tão satisfeitas com o trabalho delas no mundo real que já estão partindo para o mundo da ficção!!! Minha sugestão para próxima campanha: no livro Dom Casmurro, a personagem Capitu é vista com maus olhos pelo marido Bentinho que desconfia que ele a traiu com seu melhor amigo. A pobre personagem não tem nem a chance de explicar se dormiu ou não com ele e ficamos a décadas questionando a integridade de moral (cristã) dela sem direito de defesa. Boa sorte!

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 09:57

      Situações diferentes, menino. Uma coisa é o contexto da história, dois PERSONAGENS envolvidos nessa situação. Outra coisa é um ator, uma pessoa do mundo real, taxar uma personagem - que apesar de ficticia nada mais é do que o arcabouço de uma mulher comum qualquer - como vagabunda. Neste caso específico, o ator tem que ser execrado mesmo.

      • luis Postado em 07/May/2015 às 22:16

        Capitu é uma vagabunda. Come at me, bro!!!

  10. Tunico Postado em 07/May/2015 às 10:27

    Que coisa louca, já já vão querer proibir o Gavião Arqueiro nos próximos Vingadores. Muito barulho por nada. Mundo chato.

  11. julia Postado em 07/May/2015 às 11:26

    Celeiro de preconceituosos estas sub-celebridades dos filmes americanos. A melhor parte é quando a máscara do personagem fictício cai e eles se mostram quem são de verdade. Essas declarações carregam uma dose muito forte de sexismo, preconceito e machismo. Só quem não enxerga essas situações são aqueles que foram doutrinados pela cartilha do pensamento alinhado à "normalidade" da sociedade hipócrita em que vivemos. Comentários idiotas > "Que bobagem. Isso é normal" Bom, provavelmente ela não cedeu as investidas dele e ele, por sua vez, ficou chateadinho e soltou essa pérola. Muito cuidado com essa modinha de tratar o ser humano como coisa, mas este fenômeno já está conhecido como coisificação do ser humano....

  12. Thiago Teixeira Postado em 07/May/2015 às 18:05

    Sério? Ele te comeu?

  13. Caio Postado em 08/May/2015 às 13:16

    Quanto mimimi. O que está havendo com este mundo.....