Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 22/May/2015 às 17:49
41
Comentários

Jandira Feghali é alvo de ódio na internet por voar até Paris

Internautas se revoltam com voo de Jandira Feghali (PCdoB-RJ) em classe executiva para Paris e questionam o "comunismo" da deputada. Jandira, no entanto, faz parte de missão oficial enviada e custeada pela Câmara ao Líbano, que tem ao todo seis parlamentares, e fez apenas uma conexão na capital francesa

jandira comunis líbano paris
Jandira ao lado do deputado Carlos Marun (PMDB-MS) (divulgação)

A deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ) virou alvo de ataques nas redes sociais nos últimos dias após ser fotografada em um voo da Air France, rumo a Paris. Internautas questionam seu “comunismo”, em crítica ao fato de ter voado em classe executiva.

Jandira embarcou para o Líbano na terça-feira, 19, junto com mais cinco parlamentares, como integrante de uma missão oficial da Câmara dos Deputados cuja finalidade principal é trocar experiências políticas, econômicas e de segmentos como saúde, educação e cultura.

Consta na agenda o 2º Encontro sobre a Diáspora Libanesa, onde é discutido, entre outros temas, a situação dos imigrantes. Jandira é filha, neta e bisneta de libaneses.

Em seu trajeto para o país, precisou fazer uma conexão em Paris, o que fez com que tomasse um avião da Air France no Rio de Janeiro. Da capital francesa, embarcou para Beirute. Como viaja por uma missão oficial, a deputada não escolhe sua passagem, que é custeada e organizada – em relação a data e horário que estejam de acordo com a necessidade da missão – pela Câmara, segundo sua assessoria de imprensa.

Em sua conta no Twitter, Jandira publicou nesta quinta-feira, 21, uma foto sua ao lado do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), que também integra a missão, durante a abertura do evento no Líbano. E em um “diário de bordo”, informou que a “conferência busca maior integração política, intercâmbio cultural, comercial e acadêmico com os vários países que acolhem migrantes”.

“Estamos divididos em 12 grupos temáticos e trabalharemos para aprovar resoluções que fortaleçam os objetivos dos Líbano e do Brasil. O Instituto de Cultura Brasil-Líbano enviou por minhas mãos um conjunto de propostas, que espero introduzir nas resoluções finais”, relatou, sobre o trabalho que vem fazendo.

Além de Jandira e Marun, também estão no grupo os deputados César Halum (PRB-TO), Arnaldo Jordy (PPS-PA), Ricardo Izar (PSD-SP) e Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP), integrantes da base e da oposição ao governo, todos com direito a passagem de ida e volta ao Líbano, pela missão oficial do Legislativo brasileiro.

Rio 247

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Lopes Postado em 22/May/2015 às 17:56

    Tem que viajar de 1.a classe mesmo! Isso não é privilégio pois vários funcionários públicos menos graduados também tem esse direito. No entanto, a deputada deveria ter votado contra a redução da aposentadoria das víúvas em 50%!

    • Eduardo Postado em 24/May/2015 às 08:35

      a redução não é para viúvas ou viúvos, é para corrigir uma distorção na porta de saída da previdência, onde ajeitamentos ferram com os cofres dela, ainda falta muito para ser votado, tipo aposentadorias milionárias de privilegiados.... mesmo que o recurso não saia dos cofres da previdência, eles saem dos cofres do governo em alguma esfera, e falta na ponta para saúde, segurança e educação....

  2. Rodrigo Postado em 22/May/2015 às 18:22

    (Outro Rodrigo) Ela estava mesmo na classe executiva? Qual o valor de uma passagem tal (sites de reserva apontam por volta de R$ 11.000,00)? Se sim, ela e os demais integrantes da comitiva, bem como, em outras situações, Aécio, Jean, Feliciano, Álvaro Dias etc., devem, necessitam, mesmo viajar em condições mais luxuosas, às custas do erário? Nisso é que deve ser centrada a questão: o luxo em que vivem nossos parlamentares, que acabam de ter caminho livre para um "parlashopping".

    • Denisbaldo Postado em 23/May/2015 às 13:50

      Concordo que nossos parlamentares tem luxos desnecessários, muito acima das condições próprias para a realização de suas tarefas, mas não acho que viajar de classe executiva seja um desses casos. Será que o diretor de uma grande companhia viajaria a trabalho de classe econômica? Eh claro que isso só seria válido para as autoridades, os parlamentares, já os aspones poderiam ser despachados como carga (malas sem alça).

      • Rodrigo Postado em 23/May/2015 às 21:22

        (Outro Rodrigo) Ao menos ele não paga com "meu dinheiro" (aliás, com o "nosso", o erário público), mas com o dele, não? A lógica aí reside, em quem vive do dinheiro do povo como se o povo fosse, tal qual você falou mais abaixo, seus súditos, lacaios.

      • Denisbaldo Postado em 23/May/2015 às 22:18

        Vamos direto ao ponto então: Será que existe algum país do mundo em que seus congressistas viajem a trabalho de classe econômica ao redor do mundo? Não que isso deveria mudar a sua ideia, mas com certeza é uma importante referencia.

      • Rodrigo Postado em 24/May/2015 às 10:48

        (Outro Rodrigo) Ué, já cansei de ver aqui referências a países nórdicos, em que, aos políticos, é reservada vida espartana. Qual a função, pois, de proclamar um norte e, após, negá-lo?

      • Denisbaldo Postado em 24/May/2015 às 20:49

        Você sabe, com certeza, se nestes países nórdicos congressistas viajam ou não de classe econômica? Estamos discutindo um pouco específico aqui. Com relação aos luxos dos brasileiros já dei minha opinião acima, mas não acho absurdo um parlamentar viajar de classe executiva. Acho absurdo utilizar aviões da FAB para passear por aí. Classe executiva em viagem internacional não acho grande coisa.

      • Rodrigo Postado em 25/May/2015 às 00:55

        (Outro Rodrigo) Direta e objetivamente, critiquei e critico a vida sempre luxuosa de nossos políticos. No caso específico, tomei o exemplo da deputada, citando ainda o "parlashopping". Citei a crítica recorrente em sites de esquerda, afirmando como norte o gasto espartano e respeito ao erário em países nórdicos (novamente, se afirmo um norte, um exemplo, após desconsiderando-o, o comportamento é contraditório). Mantive, pois, a linha crítica que aqui acompanho - direta e objetivamente. Mas você acha o gasto ok. Então nos entendemos, você achando ok e eu achando contraditório.

  3. poliana Postado em 22/May/2015 às 19:44

    afffffffffffffffffffffffffffffff...ô prosa ruim, maria cesar diego souza!!!!!!! zzzzzzzzzzzzzzzZZZZZZzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

    • Reinaldo Postado em 23/May/2015 às 16:33

      Poliana, essa daí de cima é uma encefala politica, o comentário dela é o que eu faço no banheiro tem o mesmo valor!!kkkkk

  4. Leonardo Postado em 22/May/2015 às 20:08

    Pelos comentários de alguns parece que só leram o título.

  5. Alfredo L Postado em 22/May/2015 às 21:37

    São ignorantes em tudo, não sabem politica, não sabem história e têm esteriótipos povoando suas mentes limitadas. Ser de esquerda não é o mesmo que monge franciscano.

    • fonseca Postado em 23/May/2015 às 17:42

      Perfeito! Comunismo não é franciscanismo.

  6. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 22/May/2015 às 21:45

    É que a "acurácia" intelectual de alguns confunde posições de esquerda com voto de pobreza. Quem faz voto de pobreza, dizem, são os franciscanos, da igreja católica. E quem não usa equipamentos e coisas modernas, são os amish, seita, povo , linhagem, radical, do protestantismo. Mas o que eu queria ver mesmo é "capitalista" trabalhando 15 horas por dia, renunciando á férias, descanso semanal remunerado, 1/3 de férias, descanso interjornadas, aposentadoria, licença maternidade, licença saúde, etc, etc. Todas, conquistas dos socialistas, no embate com o capitalismo selvagem. Então, deixe de ser hipócrita "amante do capitalismo": renuncie a todos estes direitos e ajude o capitalismo a se tornar cada dia mais forte.Depois de fazer tudo isso, aí, começamos a conversar sobre coerência....

  7. alex Postado em 22/May/2015 às 22:21

    Cláudio Luiz você foi fadastico agora

  8. Luis Postado em 22/May/2015 às 23:27

    Idiotas, se discute a questão dela pertencer a uma elite que ela critica. Cadê a distribuição de renda???? Ela não é coerente. Ninguém pediu voto de pobreza, mas seja coerente e não seja ELITE.

  9. Eduardo Ribeiro Postado em 23/May/2015 às 17:59

    Vergonha dos desinformados que compartilharam esse lixo. Lixo este, aliás, motivado pela mesma imbecilidade de sempre. Os mesmos analfabetos de internet que acham que comunismo é "fazer voto de pobreza". Deixem de ser ridículos. Passou da hora de abrir um livro decente e ler, até entender o be-a-bá.

  10. mauricio augusto martins Postado em 23/May/2015 às 23:03

    Talvez estes coxinhas nem imaginam que Brasileiro e COMUNISTA, projetou o Moderno Museu do Louvre e a Central do Partido Comunista francês, porque partindo deste falso pressuposto Hollande também não poderia vir ao Brasil de Avião, no máximo de "Mochila e Carona", realmente estamos bem Mal de Cognição, Educação nem se fale e Arte? VIXE!!!, tamo é lascados...maumau

    • Rodrigo Postado em 25/May/2015 às 01:02

      (Outro Rodrigo) Partindo de seu raciocínio, Mujica anda de Fusca... O "carro do povo"... Da propaganda nazista... Será que sua lógica se sustenta ou ela pode se virar contra você? Parece-me que não se sustenta.

  11. enganado Postado em 24/May/2015 às 00:32

    Quer dizer que ser COMUNISTA=BOLIVARIANO=NACIONALISTA=PATRIOTA não é ser um humano? Quer dizer que ser que a URSS só fazia aviões de carga para levar gado, ou seja, em uma viagem Moscou-N.Y. pela AEROFLOT viajavam só boi, vaca, animais, agora se vc fosse por qq companhia do Ocidente Maravilha, vc podia comer até e aeromoça. COMUNISTA=BOLIVARIANO=NACIONALISTA=PATRIOTA não seres humanos e SÃO Proibidos de quererem conforto, aliás pergunto: Em que classe do avião o Vagabundo do FHC vai para Paris, ficar no apto que roubou do SERJÃO? O vagabundo do FHC foi agora p/USA de jato do pilantra do Dória, isso pode, porque além de ladrões, antes de tudo SERES HUMANOS. Será que DEUS desdenhou a Jandira Feghali (PCdoB-RJ)? Será que DEUS também esqueceu de qualificá-la como Puta de Zona, porque pertence ao PCdoB-RJ? Será que COMUNISTA/... também não pode ter VONTADES? Será que quem pode ter vontades SÃO os Vagabundos-Ladrões-Cheiradores-Apátridas- ... , e resto devem ir para pqp? Tô achando que os Pilantras da Direita gostaria de despachar a Jandira Feghali (PCdoB-RJ), em algum navio de carga e o Aópio e sua gang de 1a. Classe com Direito a dar Tapa antes da chegada a Paris. Mundo cruel! Uns podem matar/assassinar/dar fim a nações inteiras/roubar/torturer/ ... e ainda são considerados Cidadãos Honestos! Pergunto mais ainda: Qtas contas bancárias no EXTERIOR, fruto da ROUBALHEIRA tem a Jandira Feghali (PCdoB-RJ)/DILMA/LULA/Zé Dirceu/Genuíno/...; porque do outro lado o Aópio, FHC, Aloysio Trezentinha ((e aquela conta em Paris que o sr. Marighela abriu para vc, seu canalha, está de pé?)), rede gRoubo, ... . Será que viajam de 1a. Classe com GRANA roubada do meu BOLSO? Cara Jandira Feghali (PCdoB-RJ), se possivel na sua volta de uma vomitada do Caviar na Cara do 1o. vagabundo da Direita que lhe importuner, e mais ainda, se por acaso algum covarde de Direita como o vira-casaca Roberto Freire (FHC dos Pobres) lhe agredir, peça a arma do Bolsonaro porque se responder a agressão não vai dar em nada, pois a arma é do PSDB/DEM. Moro e/ou JB absolvem-na na hora!

    • Rodrigo Postado em 24/May/2015 às 10:51

      (Outro Rodrigo) Ahhhh, tá... Se "ele" fez, "eu" posso... Ok.

      • enganado Postado em 24/May/2015 às 20:19

        Se assim o for, mande o FHC/vc/sua patota começarem a concertar o mundo, Por que então comçarem pela Feghali? Pois não são vcs de Direta que estabelecem padrões de correção/bondades/honestidade/honra/ ... ? Então por favor definam um padrão de viagem ao extrerior/comportamento/atitudes para os COMUNISTAS=BOLIVARIANOS=NACIONALISTAS=PATRIOTAS e outro para a vagabundagem da Direita do tipinho FHC/Dudu CUnha/çERRA/ ... . Queria alertá-lo que goste ou não, seja religioso ou não, seja vagabundo ou não, .... as regras de DEUS são iguais para todos, ou seja, "A semeadura é livre, mas a colheita será OBRIGATÓRIA", não se esqueça disto e depois não se arrependa em defender pessoas de má qualidade.

  12. Newton Postado em 24/May/2015 às 15:15

    Aliás utilizar o dinheiro dos outros sempre convém a um bom comunista.

  13. Rodrigo Postado em 25/May/2015 às 01:14

    (Outro Rodrigo) "Enganado", mas foi justamente para ser diferente que eu votei em Lula em 2002. Justamente porque a esquerda dizia que faria diferente. Que lógica é essa, pois? "Eu sempre critiquei, disse que meu antecessor fazia errado e eu sabia o caminho. Mas, eleito em função de tais promessas, ao ser pego fazendo justamente o que sempre critiquei, respondo dizendo: então chama meu antecessor pra fazer diferente!" Oxe! Mas você ganhou pra fazer diferente! Não dá pra chamar o derrotado, justamente porque ele não tem mais mandato! Há doze anos no Poder, já cansou esse contraditório: "agora é a minha vez! Quem comeu, comeu e eu vou me lambuzar! Eu também quero! Eu posso! Eles também fizeram!"

    • enganado Postado em 25/May/2015 às 23:40

      REDECASTORPHOTO.COM.BR SEGUNDA-FEIRA, 4 DE MAIO DE 2015 Resposta a um leitor que protesta contra viés antiamericano e pró-russo no que escrevo 1/5/2015, [*] F. William Engdahl, New Eastern Outlook – NEO Reply to a Reader’s Complaint about Anti-American Pro-Russian Bias Traduzido pelo pessoal da Vila Vudu (Outro Rodrigo) Acho que vc NÃO percebeu direito que a gRobo+GAFE+Mérdia=Imprensa Empresa Press_tituta Anglo Sionista passa que quem votou na DILMA, votou em uma LADRA INESPUGNÁVEL/SAFADA/VAGABUNDA. Então quem VOTOU no Aópio, votou certo! Certo! Isso deve ser sua verdade no momento. Olha votei no LULA/DILMA, por eram os MENOS PIORES! Não morro de amores por nenhum deles, mas pela minha PÁTRIA, SIM, como um todo e com o viés internacional contra NÓS do BRASIL. Porque os desavisados não entenderam que são massa de manobra e/ou estão se achando entendedores de política, pois nada mais são iguais ao enganado/embromado/sacaneado cidadão-contribuinte-eleitor Americano (Ñ JUDEU) que paga seus impostos para sustentar doações de 15 bi dólares/ano para iSSraHell continuar a MATANÇA de Palestinos. Pois leia no redecastorphoto, o artigo acima, sobre o que escrevo SEMPRE e constate que não sou eu só que penso desta putaria da Direita, no momento. Estes senhores Naro/Ferreira/maria são os bem pagos para tais discórdias e outros também. Não posso acreditar no que vejo escrito por eles, sem levarem um tostão para aquilo. Não dá, né! Posso ser burro, mas nem tanto, porque qdo a merda feder com eles não vai acontecer nada! Provavelmente serão os meus torturadores. Por sinal leia o artigo de hoje (25.05.2015) do mesmo “redecastorphoto” e deduza o quiser. Ainda lhe pergunto: Qdo foi que o PT espalhou ÓDIO como se nas ruas contra uma causa que muita não sabe a metade que está fazendo um mal a si próprio. Leia o “Conversa Afiada” e escute a respeito da reeleição deste grandíssimo fdp FHC fez para consegui-la. Transfira para o PT a metade de tudo que a Direita fez de 01.01.2015 e veja o que será dito pela gRoubo e & cia. Repito, voto no PT para ver se consigamos pelos manter Minha Pátria, BRASIL, em um caminho que possa dar frutos. Cuidado porque se tornarmos uma UScrânia na A.Latina, pois que não venham com desculpa que o PT é culpado. Aliás, o PT não comprou nenhum juiz para PUNIR o PSDB/DEM, no contrário temos: JB/Moro/Ayres Britto/Marco Aurélio de Mello/Gilmar “Dantas”/ ... e assim vai ... . Boa sorte com seu voto no PSDB/DEM nas próximas eleições.

      • Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 15:25

        (Outro Rodrigo) O pior é ver-se sem uma opção, "Enganado", pois a emenda é tão ruim quanto o soneto. Uns "piratizam", outros entregam (a farra no BNDES). Uns põem o patrimônio à venda, outros dilapidam esse patrimônio. Por isso minha crítica contra o pensamento binário, maniqueísta, no sentido de que o outro é meu inimigo, o malvado, ao que eu sou a representação do bem na Terra. Pensar assim, novamente, leva ao eleito não ser cobrado quanto aos seus erros e/ou ilícitos, ao contrário sendo então dito: ah, era bom antes/chame o de antes/isso é herança maldita e por aí vai. Votei no PT, pois, crendo que seria melhor, que não haveria tanta justificação, como se o válido fosse um projeto de poder e não de governo. Se assim não fosse, teria votado em outro.

  14. Line Postado em 26/May/2015 às 20:45

    Não viajar a Paris é fazer voto de pobreza? Sério? Não viajar a Paris é ser "monge franciscano"? Quanto brasileiros andam viajando a Paris assim? Então o povo brasileiro faz voto de pobreza?

  15. Denisbaldo Postado em 23/May/2015 às 13:29

    Essa conversa de que um político de um partido de esquerda deve viver como um operário para provar que não é incoerente não condiz com os valores e princípios do ser humano. Você já viu algum líder de qualquer coisa ter a mesma realidade dos seus súditos??? Líder de torcida organizada, de escola de samba, estudantil, intelectual, artístico, etc. Por que na política seria diferente? O líder sempre terá mais regalias e isso parece inconcebível para a direita quando se trata da esquerda. Defender igualdade nunca foi igualdade absoluta, quer dizer MAIS IGUAL, e não o "Cada um por si e Deus por todos" que a direita prega. O princípio da igualdade explica isso claramente.

  16. Rodrigo Postado em 23/May/2015 às 21:20

    (Outro Rodrigo) Súditos????????!!!!!!!!!!

  17. Denisbaldo Postado em 23/May/2015 às 22:07

    Súditos, liderados, seguidores, representados, fiéis, etc. Não deixe que a interpretação de uma palavra desqualifique o conteúdo.

  18. ademar Postado em 23/May/2015 às 22:47

    Denisbaldo, impressionante suas "convicções" de esquerda....

  19. Denisbaldo Postado em 23/May/2015 às 22:55

    Ademar, impressionante como? Não sabe se expressar melhor do que isso? Ou essa é a sua melhor definição de minhas convicções?

  20. Rodrigo Postado em 24/May/2015 às 10:50

    (Outro Rodrigo) Pelo contrário, Denisbaldo, uma palavra define muito bem a visão que o eleito tem do povo. Ele não se vê, pois, como gestor da coisa pública, como um mandatário, alguém que exercerá o poder em nome do povo, mas sim como verdadeiro mandante, monarca, que terá súditos a seu serviço e à sua disposição.

  21. Newton Postado em 24/May/2015 às 15:12

    Se é assim por que tanto ódio contra os capitalistas? Eles também só querem ter uma realidade melhor que a dos seus empregados.

  22. enganado Postado em 24/May/2015 às 00:03

    Caro Naro. Ainda bem que o PT segundo o sr. Leonardo Boff precisa/necessita de autocrítica. Isso é muito bom, porque o é podre como PSDB/DEM deveriam acabar/mudar para os EUA/irem morar no apto do príncipe da Privaputaria FHC. Pois é sempre p PT na berlinda e recebendo elogios/críticas/... etc. Bom já os seus partidos, como não tem salvação, também lógico, só tem santidades: çERRA/FHC/Moro/Alckmin/Aópio/Aloysio Trezentinha/Álvaro Dias/ ... não precisam de autocríticas, eles próprios se auto corrigem. Formidável! Cada dia mais tenho vontade até pedir autógrafos destas SANTIDADES, mas acho que até DEUS também está querendo um autógrafo. Coisa de louco! Gostaria que vcs pagos pela Direita, nos mandassem os caminhos para nos tornarmos DIREITISTA. Vc, mariaX e ferreiraX são meter inveja pela clareza/honestidade de propósitos/senso de justiça e o ponto mais forte de vcs é a IMPARCIALIDADE que vem arraigada dos exemplos do Moro e JB. Atenção não esqueça o minha solicitação!

  23. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 09:48

    "Como viaja por uma missão oficial, a deputada não escolhe sua passagem,"

  24. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 09:53

    Mas a questão nem é essa. A questão é a burrice de quem acha que ela sequer deveria andar de avião, porque isso fere preceitos comunistas. Analfabetismo. Desconhecimento do básico do be-a-bá. Aliás, burrice essa que se encaixa na imbecilidade generalizada que assola o país atualmente, segundo a qual Padilha não pode jantar num restaurante, Mantega tambem não. Essa "gentalha que se diz de esquerda e fica comendo em restaurantes". Meninada tem que parar de estudar via Facebook e abrir um livro, um livro de verdade, coisa que suspeito eles sequer conheçam, e quem conheceu já esqueceu como é. Eu não falo de astrofisica, porque desconheço. O brasileiro médio deveria se calar sobre comunismo, porque desconhece-o também.

  25. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 11:03

    Mas aí essa questão da "diferença entre discuso e prática" vem também da ingenuidade de quem acha que PCdoB faz esquerda séria. Coisa de gente que acha que a bolacha Club Social é esquerdista/socialista porque tem "social" no nome. A questão do analfabetismo político é inescapável na análise desse episódio. Desconhecimento de causa sobre o que é Comunismo, sobre quem faz Comunismo, e sobre o que um comunista almeja e daí decorrendo o que ele pode e o que não pode. É o típico episódio que demonstra um desconhecimento generalizado, é coisa de menino mijado de Face...não é indignação de gente séria, e muito menos de gente que sabe o que está falando.

  26. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 11:05

    Não por acaso o PCB - o "Partidão" - divulgou nota pública no sentido de "contribuir para o fim da confusão, no imaginário popular, do nosso Partido com o PcdoB. Em breve, oxalá não tenhamos mais o mesmo sobrenome!". Não é por acaso que eu já ouvi muitas vezes o corinho direcionado aos militantes do PCdoB: "aahhhh, eu não me enganooo...é vermelhinho mas tem bico de tucanooo".

  27. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 14:13

    PCB não tem a ver e eu não dei a entender isso. Citei-o oportunamente como contraponto e não esperava que isso o incomodasse, até pelo óbvio da coisa toda. No mais, se o cerne da questão é a mais pura DESINFORMAÇÃO, o que eu coloquei sobre sentir vergonha dos meninotes que se indignaram é tão óbvio quanto. Não vi toda essa fúria com os demais membros da comitiva. A fúria foi seletiva porque ela supostamente é uma comunista - e dane-se os outros, porque a revolta é seletiva mesmo - , e comunista não pode voar, não pode ir pra Paris (vai pra Cuba), não pode comer em restaurante (tem que viver a pão e água), e tem que renunciar a tudo. A burrice permeia o raciocinio por completo. Para terem credibilidade, basta vocês se revoltarem com TODOS que participaram dessa viagem. Simples assim. Mas nem todos são SUPOSTAMENTE comunistas, então não dá status externar revolta contra os demais.