Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 29/May/2015 às 11:40
44
Comentários

Homem é agredido em voo por ler CartaCapital

Homem de 65 anos não imaginava que a simples escolha de uma leitura para a viagem iria provocar uma agressão inusitada. “Esse tipo de postura revela um espírito obtuso e retrógrado, um pensamento autoritário que despreza a democracia, a liberdade de expressão e as diferenças de opinião”, protestou Elbio Flores

cartacapital voo agressão homem
Comerciante relata agressão em voo por ler a CartaCapital (Divulgação/Sul21)

Marco Weissheimer, Sul 21

Quando embarcou em um voo em Porto Alegre rumo a Brasília, na manhã de quarta-feira (27), o comerciante Elbio de Freitas Flores, de 65 anos, não suspeitava que a escolha de uma leitura para a viagem iria provocar uma agressão inusitada. Quando o avião aterrissou em Brasília, um grupo de cerca de 20 pessoas, localizadas na parte de trás do avião, começou a entoar gritos contra Dilma, Lula e o PT. Esse grupo estava chegando em Brasília para participar do ato liderado pelo Movimento Brasil Livre peloimpeachment da presidenta Dilma Rousseff.

O comerciante relata que, enquanto aguardava a abertura das portas do avião para desembarcar, foi interpelado e agredido verbalmente por um desses homens pelo fato de estar carregando a CartaCapital, “uma revista idiota e lida por idiotas”, segundo o agressor. Além disso, aos gritos, foi chamado de “bolivariano” e “do Foro de São Paulo”.

Elbio Flores resolveu não ficar quieto diante do ataque e chamou o agressor de golpista, entreguista e integrante da TFP (Tradição, Família e Propriedade). “Eles se mostraram muito covardes e tentaram me intimidar com gritos e impedir que eu falasse, tudo porque eu estava lendo a Carta Capital”, relatou ao Sul21. Um dos integrantes desse grupo gravou o ocorrido com um celular. Um trecho de 1min30seg foi publicado na página do deputado estadual Marcel Vam Hattem (PP-RS), com o seguinte texto: “La Banda Loka Liberal pousa em Brasília: faz um avião inteiro feliz e deixa um petista raivoso magoado”.

O comerciante resolveu falar publicamente sobre o caso pois entende que estão ocorrendo agressões semelhantes a essas que devem ser respondidas. “Já ouvi vários relatos de casos semelhantes e não podemos ficar calados. Eles tinham o comportamento característico de covardes e despreparados. Estavam constrangendo as pessoas, agindo em bando, como uma matilha. Os partidos democráticos têm que reagir diante desse tipo de agressão. Tenho amigos no PP, no PSDB e em vários outros partidos e convivo com urbanidade e respeito com eles, sem agredir ninguém. Fui agredido e reagi”.

Esse tipo de postura, acrescentou Elbio Flores, “revela um espírito obtuso e retrógrado, um pensamento obscurantista e autoritário que despreza a democracia, a liberdade de expressão e as diferenças de opinião”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Pedro Accioli Postado em 29/May/2015 às 11:57

    Essa notícia só comprova que os coxinhas são pessoas intolerantes, não respeitam a opinião diferente! Merecem respeito? Não! Tudo apenas para querer tirar o PT do poder! Ridículos! Nenhum esquerdista faria isso contra um coxinha que estiver lendo a Revista Veja, apesar de odiarem. Sério, estou com medo do PT sair do poder e entrar um governo conservador no lugar, do jeito que os coxinhas querem ! Será retrocesso total na certa! É isso que vocês querem coxinhas? Vão em frente, tirem o PT do poder e não vão demorar muito para quebrar a cara no futuro quando conseguirem o que vocês pretendem!

    • poliana Postado em 29/May/2015 às 12:57

      pedro, e tem a cara de pau de dizer que n são eleitores do psdb..mas pergunta em quem todos eles votaram nas eleições presidenciais...são cínicos, hipócritas e inconformados com a derrota.

      • Pedro Accioli Postado em 29/May/2015 às 13:13

        É verdade Poliana! Assino embaixo!

      • Marcello Souza Postado em 29/May/2015 às 13:33

        Desculpa, Poliana. Mas eu votei no Aécio no segundo turno, porque acredito em uma alternância de poder. E que isso pode ser bom para o social. Mas não sou petista, muito menos PSDBista. Meu candidato, ficou de fora logo no primeiro turno. E posso te dizer que não era de nenhum dos candidatos conservadores. O Brasil está enfrentando uma fase complicada onde os interesses de partidos passaram a ter maior importância do que os interesses da nação. Acredito sim, na importância dos partidos políticos. Mas deve-se perceber que, partido não é time de futebol que deve ser defendido ou fazer torcida por ele. Partidos são agrupamentos de pessoas com ideologias semelhantes sobre as políticas sociais e econômicas a serem adotadas no pais. Para a melhora do país. Sempre!!! E como o governo Brasileiro é democrático. Deve-se sempre partir deste principio. Respeitando a opinião alheia, independente do partido dela. E veja bem, respeitar não é necessariamente seguir.

      • poliana Postado em 29/May/2015 às 14:03

        marcello, mais de 80% dos participantes dos movimentos pro impeachment q vem fazendo todo esse teatrinho nas pseudo manifestações pro brasil, declararam abertamente o voto no psdb! essas mesmas pessoas q pregam a alternânciado poder, deixam o psdb no poder em sp há mais de 20 anos ou no paraná há mais de 12 anos...e depois vem com esse discurso falacioso de alternância? desculpa, mas comigo esse discurso n cola.

      • Pedro Accioli Postado em 29/May/2015 às 14:21

        Marcello: eu respeito a sua opinião, você foi bastante respeituoso com a minha opinião e com a da Poliana, mas eu discordo de você e eu acho que os tucanos não tem moral nenhuma para pedir alternância de poder, pelos mesmos motivos que a Poliana acabou de citar!

      • Marcello Souza Postado em 29/May/2015 às 14:51

        Entendo o rancor e até os argumentos de você. A alternância de poder que prego, é inclusive em SP. E não quer necessariamente colocar o PSDB no poder. Quero mudança. Confesso que votei no Aécio no segundo turno, e me arrependi, pelo mesmo motivo que vocês estão citando, pois a grande maioria dos PSDBistas são de uma elite que pouco se preocupa com as minorias. O meu ponto era apenas diferenciar quem votou no Aécio de quem é partidário do partido dele. Quanto ao pedido de impeachment é com certeza um dos maiores atentados a nossa democracia, desde o golpe de 64. _____________ P.S: Não sou adepto a nenhum partido em particular, mas tenho maior afinidade política com partidos que se voltam ao social. E acho os debates com adeptos a esse partido muito mais construtivos, porque normalmente tendem a respeitar mais a opinião contrária. Esse foi só um desabafo. Porque é realmente muito difícil debater com extremistas (seja qual for o lado). Como bem colocou o Júlio Alan, ai embaixo, os interesses partidários muitas vezes se sobrepõem a ideia de um país melhor.

      • Denisbaldo Postado em 29/May/2015 às 15:36

        Vocês não entenderam nada! É alternância de poder sempre para o PSDB. Aqui em SP é uma alternância danada! Eles são os democráticos e nós os ditadores, simples assim!

      • Eduardo Ribeiro Postado em 29/May/2015 às 16:01

        "Alternância de poder" em geral é uma grande falácia. Essa conversa de que "faz bem"...a alternância por si só não faz bem nem mal. E o curioso: ninguem nunca levanta essa bola quando a conversa é por exemplo sobre PSDB x SP. O estupro mais longevo da história da humanidade - vai pra 20 e tantos anos - , e ninguém fala de alternância aqui. Por que será que esse assunto só surge em âmbito nacional? A direita comandou esse país por uns 500 anos, e ficam incomodados por causa de meros 16 anos de um governo um pouco mais alinhado a pautas de esquerda.

      • Cesar Postado em 12/Jun/2015 às 11:42

        Não estou te seguindo Poliana rsrs,, mas estou com vc.

      • Chuck Postado em 13/Mar/2016 às 05:26

        Eu quero ALTERNANCIA de poder. Votei no Lula agora voto no aécio. Mas em SP votei no Alckmin, depois no serra, depois no alckmin e agora no dória! kakakakakaka

    • luciano Postado em 30/May/2015 às 08:51

      Poliana e Marcello entendo que alternancia é positivo sim , mas desde que haja opção para isso , depende de quem está concorrendo pela oposição. Eu por exemplo jamais votarei em candidatos com o perfil de Aécio, no primeiro turno votei na Marina, pois achava que um debate entre ela e Dilma seria um pouco mais limpo e proveitoso. Marcello foi no x da questão ao dizer que "partido é um agrupamento de pessoas com ideias SEMELHANTES", sim , concordo, pois num mesmo partido há integrantes com idéias, as vezes , bem divergentes. Eu , quando vou escolher um candidato, vejo primeiro seu perfil depois olho a qual partido pertence

      • poliana Postado em 30/May/2015 às 09:59

        luciano, vc foi no cerne da questão: "entendo que alternância é positivo sim , mas desde que haja opção para isso , depende de quem está concorrendo pela oposição"...................acontece q há 20 anos, o cenário é o mesmo: pt x psdb. q alternância é essa!!!??? alternar pra voltar pra um partido q só fez mal ao brasil num passado n tão distante?!e que continua fazendo m* em todos os estados q governa!!?? vide sp, pr minas nos últimos 12 anos...e outra, vc fala do perfil do candidato, mas esquece q o mesmo segue a ideologia do seu partido político. n adianta querer dissociar a imagem do candidato e do seu partido pq o mesmo n governa sozinho. veja as propostas apresentadas por todos os candidatos em suas respectivas campanhas. todas seguem a exata linha ideológica do seu partido político. então n adianta SÓ prestar atenção no perfil pessoal do candidato, a sua ideologia partidária é algo intrínseco a ele. n há como fazer essa dissociação na política.

  2. Dinio Postado em 29/May/2015 às 12:05

    Pergunta simples...que duvido responderem...: Quem paga a viagem de avião, as despesas em Brasília -que não são baratas- de "La Banda Loka Liberal" ? Só pelo nome do "time" dá pra entender as atitudes dos "jogadores"...Mas eu mesmo arrisco a resposta. Quem paga a farra golpista é a "Tia Cia Loka Liberal!"

    • Dinio Postado em 29/May/2015 às 12:28

      Vão lá no blog do dep. Van Hattem PP/RBS e todo o ódio da "LBLL" fica muito claro. É o velho liberal..."liberal pero que no aja concorrência no...? Por supuesto! Este meu Rio Grande ...cada vez mais para trás...

  3. José Carlos Postado em 29/May/2015 às 12:08

    Nazistas. Inocentes úteis, serão vítimas do próprio ódio.

  4. Santos Postado em 29/May/2015 às 12:11

    Barata detectada!

  5. rafael Postado em 29/May/2015 às 12:30

    Quando a extrema direita entra em rota de colisão com a extrema esquerda... deixe que se explodam. Odeio extremos.

  6. Tammy Postado em 29/May/2015 às 12:40

    Esses moços, pobres moços, ah se soubesse o que eu sei... Mas eles não sabem. Só querem ler a VEJA. Eu leio a VEJA, Época, Carta Capital, Istoé, BBC, Entrefatos, DCM, OGlobo. Eu leio tudo. Pq eu não posso acusar o meu interlocutor de ser parcial quando eu o faço da mesma maneira. Eu leio tudo, mas nem em tudo em acredito. Eu preciso ser capaz de fazer a minha autocrítica para poder criticar a do outro. Quem não consegue ver nada de errado em sua ideologia, pode ter certeza, é massa de manobra. Eu sou de esquerda. Isso não quer dizer que eu esteja sempre com a razão. No dia em que eu estiver, alguma coisa estará muito errada.

    • ademar Postado em 30/May/2015 às 13:00

      Boa, vigiai seus pensamentos, eles se tornarão seus atos, quem tem certeza da verdade já perdeu-a.

  7. Luiz Postado em 29/May/2015 às 12:48

    Uma vez eu li e cada dia parece mais atual: a elite paulistana, com o apoio da midia, esta chocando o ovo da serpente. Ja vimos esse tipo de intolerancia antes e ele resultou num empecilho chamado holocausto.

  8. Leandro Postado em 29/May/2015 às 13:10

    Este é o tipo de condição de ódio que tomou o país. Há poucos minutos eu lia comentários postados em um vídeo da ZH onde um PM negociava a saída dos manifestantes das portas da garagem da Carris, e confesso que senti horror ao ver frases do tipo: “Bala de borracha neles!”, “não tem que conversar tem que machucar!”, “é tudo vagabundo tem que baixar o cassete!”. O fato é que a coisa é vista como uma dicotomia doida digna do período do fascismo italiano ou alemão. Os vermelhos como os comunistas “bolivarianos”, e os verdes amarelos como libertadores da justiça anticorrupção. As pautas são de um analfabetismo político assustador, de onde não se observa as arrolas do senado nos últimos dias adimplindo diversas aberrações como a lei das terceirizações ou a aprovação do financiamento de campanha por empresas não faz parte da discussão. Situações deste porte estão saindo das redes sociais e começando a invadir os espaços públicos como restaurantes, praças, shoppings e agora até aviões. A situação do ódio generalizado e burro parece que tomou conta das diversas esferas, tendo como heróis os seus paladinos psicopatas com capa de herói como representantes. Eu me preocupo muito com o fim desta história, pois o ódio é um sentimento que se propaga como fogo uma vez que domina não deixa nada além de cinzas.

    • Vinicius Matos Postado em 29/May/2015 às 16:33

      Pois é Leandro. Me vi há alguns dias, meses e anos, fazendo essas indagações também... As pessoas minimizam todo o contexto político entre duas ideias e resumem a direção de um país ao poder executivo. É triste, porém é a realidade e uma realidade que esta longe de mudar, especialmente enquanto não se parar à caça ao presidente (que não é de agora essa onda) e o pessoal procurar ao menos lembrar, em quem votou para deputados e senador.

  9. Julio Alan Postado em 29/May/2015 às 13:25

    Não se pode opinar do que não se conhece. Seja sobre o que for, falar do que não se sabe é somente pré-conceito. Leio Carta Capital e Veja; reconheço a defesa de um país melhor nas duas e também muitos impropérios em ambas. Equívocos, preguiça e interesses político-partidários estão por detrás das falhas de ideias nas duas.

    • Marcello Souza Postado em 29/May/2015 às 13:47

      Muito bem colocado, Júlio Alan. Há tanta preocupação com interesses político-partidários, que se esquecem porque existem.

  10. renan Postado em 29/May/2015 às 13:38

    Ser coxinha é uma coisa, mas ser um completo idiota é outra bem diferente. Meus queridos direitinhas, onde está escrito no texto que a agressão foi física? A agressão foi verbal e feita de maneira direta ao senhor em questão. Caramba, não conseguem interpretar um texto simples e direto. #peloamordedeus

  11. enganado Postado em 29/May/2015 às 14:10

    Caro sr. Elbio Flores. O senhor não foi morto/assassinado/torturado das duas uma premissa: 1) A Direita não tem HOMEM no sentido Homem com H maiúsculo e/ou 2) As ordens da AIPAC/CIA/MOSSAD/HASBARA para começarem os assassinatos dos cidadãos do BRASIL. Simples: " Qual o juiz-tucano que vai punir esses covardes? O gRoubo Não vai publicar mesmo! pois quem não publicou nem o nome da babás do Hulck, vai falar alguma coisa contra a propaganda desseminada pelos próprios? Podem esquecer! Façam comigo! Aí vcs vão a merda que vai dar? Vamos façam comigo! Tô esperando de braços abertos. Por sinal chamem o MORO e o JB para assistirem, porque já que pegarei no mínimo "prisão perpétua antes do julgamento-fajuto", por agressão a uns Tucanos Inocentes. Domínio do Fato!

  12. Eduardo Ribeiro Postado em 29/May/2015 às 14:18

    Imagino se a moda pega. Sair peitando todo mundo que lê a Veja por aí, no escritório, no parque, no avião, no restaurante, nas salas de espera de todos os dentistas do Brasil...acho curioso a coxinhada falar tanto de ódio, e são eles os maiores - na verdade os ÚNICOS - propagadores de tal sentimento. São tão boçais que só compreendem que houve agressão se houver porrada, voadora e tiro. E isso porque nem foi em SP...se é aqui eu temo pela vida desse coitado, não pisaria vivo aqui.

  13. Cláudio Postado em 29/May/2015 às 14:25

    Se você estivesse na rua calmamente lendo sua revista favorita e um total desconhecido virasse para você e, aos gritos, dissesse que era "uma revista idiota lida por idiotas" (e, consequentemente, chamando você de idiota), qual seria sua reação? Chamar alguém de idiota não é agressão para você? Você gostaria de ser chamado de idiota, por um desconhecido sem o menor motivo?

    • Denisbaldo Postado em 29/May/2015 às 15:33

      acho que ele não iria se importar, já está acostumado.

  14. gustavoz Postado em 29/May/2015 às 14:27

    Estão todos perdendo o juízo? Estamos caminhando á passos largos para um verdadeiro colapso social? Será mesmo que somos tão ignorantes? Queremos viver em meio á um antro de intolerância galopante? Quem ganha? Quem perde?

  15. Diego Postado em 29/May/2015 às 14:43

    Na sua cabeça minuscula agressão é só física, certo? To chocado que você leu o texto inteiro, alguém com uma linha de raciocínio dessa geralmente não seria nem alfabetizada.

  16. Eduardo Ribeiro Postado em 29/May/2015 às 15:23

    Quem assistiu o vídeo em CNTP, tem carater e mais que meia dúzia de neurônios funcionando viu que esses insanos do Revoltados tumultuaram tudo. São uns paraquedistas vagabundos que acham que jornalismo é brincadeira, acham que fazer jornalismo é vestir um terno, pregar no microfone um adesivo "fora dilma" e avacalhar um lugar sério como é o Salão Verde SEM CREDENCIAIS para brincar de jornalista. Evidente que querem capitalizar em cima da patologia "contra a corrupssaum e contra tudo que está aí fora dillma/lulla/pt". São a voz dos paneleiros e dos marchadeiros distintos senhores da elite branca. Da mesma laia do japinha que andou 30km e jura que foi até Brasilia a pé pra fazer a "revolução da direita"...

  17. Rodrigo Postado em 29/May/2015 às 16:20

    (Outro Rodrigo) Quando uma pessoa lê Veja, dá nisso. Quando lê Carta Capital, dá nisso. Um chama o outro de idiota útil ou inútil, ambos nutrem ódio de seu "inimigo" e a consequência, infelizmente, é daí pra pior. Claro que é um total absurdo e esse Senhor tem o direito de ler o que quiser e ninguém tem nada a ver com isso. Espero estar errado, mas ainda tem muito ódio mútuo para passar por debaixo dessa ponte e é perigoso que ela desabe, se não passarmos a repensar nossos atos e razões. Enquanto ficarmos no "ele começou", ninguém se dispõe a "terminar"...

  18. Márcio Ferreira Postado em 29/May/2015 às 16:23

    Realmente, quem agride outra pessoa simplesmente por ela ler outro tipo de revista ou assistir outro canal é muito estúpida. Ainda bem que ninguém por aqui faz isso...

  19. Márcio Ferreira Postado em 29/May/2015 às 16:41

    Realmente ofender pessoas simplesmente por lerem outra revista ou assistir outro canal é uma atitude de gente extremamente estúpida. Ainda bem que ninguém aqui faz isso...

  20. Vinicius Matos Postado em 29/May/2015 às 16:53

    Sabe Pereira, eu já desisti de tentar comentar ou debater política, pq a maioria é como vc, não ouve, não lê, não interpreta, não tem mais de uma fonte de informação. Simplesmente tem uns 4 ou 5 textos prontos, falas decoradas, que conforme outros falam, apenas leem, ou ouvem "blá blá blá blá" loucos para chegar a vez de colar o texto dele, ou dar o play na fita. É broxante...

  21. eduardo de paula barreto Postado em 29/May/2015 às 16:54

    VISEIRAS O preconceito Transforma o olhar Num estreito Modo de enxergar Quem dele faz uso Se torna obtuso E mero vassalo Das mentes rasteiras Que usam viseiras Como os cavalos. O preconceituoso Que denigre as diferenças Supondo ser glorioso Digno de reverências É dono de mente louca E deveria calar a boca Para não falar asneiras Porque me recuso a escutá-lo Afinal é só em cavalos Que a gente vê viseiras. Engula a discriminação E a digira sozinho Não a ofereça como refeição Para quem não é mesquinho Porque pobreza interior Também existe em doutor Ao qual não me igualo Guarde em sua algibeira As suas grossas viseiras Porque você não é cavalo. Eduardo de Paula Barreto . .

  22. poliana Postado em 29/May/2015 às 19:19

    o PIG criou todo esse sentimento de ódio mortal e intolerância ao pt, como se ele fosse o único responsável por toda as mazelas desse país, criando toda essa sensação insuportável de guerra entre os brasileiros, e vc culpa lula por isso??!!! oi?????????

  23. Line Postado em 29/May/2015 às 20:57

    Eu não gosto nem de veja e nem de carta capital. Claro que nem todo mundo que vota no psdb fariam coisas desse tipo, mas quem o faz provavelmente votou no psdb no segundo turno e no primeiro pode ter votado em marina silva na melhor das hipóteses, ou em levy fidelix, pastor everaldo e afins nas piores das hipóteses. Mas nada disso impede que alguém que possa ter votado no pt e afins faça o mesmo com leitores da veja. Infelizmente extremismo e falta de respeito é a cara do Brasil e esses extremistas são lados opostos de uma mesma moeda.

    • enganado Postado em 30/May/2015 às 19:30

      Caro Line. Conta isso p/a rede gRoubo e o GAFE que incitaram o esses covardes chegarem a este estado de coisas. "VAI HAVER GUERRA URBANA"!

  24. Aristóteles Postado em 30/May/2015 às 22:26

    Andava com dúvidas sobre assinar ou não a Revista CartaCapital. Agora, já decidí: vou assinar, imediatamente!

  25. soda cáustica Postado em 03/Jun/2015 às 08:01

    Quero ver quando a militância de esquerda reagir contudo que tem... Tá é demorando...

  26. Marlon Bravo Postado em 05/Jun/2015 às 10:38

    Vamos usar a mesma tática deles ! individuar, cercar e ir pra cima ! Pimenta no dos outros é refresco, não é verdade ?