Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 25/May/2015 às 18:42
38
Comentários

Guido Mantega é hostilizado ao lado da esposa em São Paulo

Guido Mantega volta a ser publicamente hostilizado em São Paulo quando saía de um restaurante acompanhado de sua esposa no último sábado. O ex-ministro e economista tentou rebater as provocações. Alguns clientes chegaram a defender Mantega e pediram educação aos demais

guido mantega esposa restaurante
(Imagem: O ex-ministro Guido Mantega e sua esposa)

Segundo relato do jornal Folha de S. Paulo, o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega foi, novamente, alvo de ataques públicos na cidade de São Paulo. É a segunda vez nos últimos três meses que isso acontece com o economista que comandou a pasta durante os governos Lula e Dilma.

De acordo com a publicação, as vaias e provocações aconteceram na noite do último sábado quando Mantega deixava um restaurante italiano acompanhado da mulher.

O ex-ministro teria até tentado responder aos ataques, mas teria sido interrompido por vaias, segundo o jornal. Dois clientes teriam defendido Mantega e pedido educação dos presentes.

VEJA TAMBÉM: Einstein precisa se explicar sobre agressão a Mantega, diz Barbara Gancia

Em fevereiro deste ano, o ex-ministro também foi hostilizado no Hospital Albert Einstein, quando acompanhava a esposa, Eliane Berger Mantega, que está em tratamento contra um câncer.

Na ocasião, um grupo de pessoas que se encontrava na lanchonete do hospital atacou o economista com xingamentos e com críticas dizendo “não tem vergonha na cara, vai para o SUS”.

Ataques em série

Mantega não é o único ex-mebro do governo federal a sofrer ataques em público nos últimos dias.

Há duas semanas, Alexandre Padilha, ex-ministro da Saúde e atual secretário de Relações Governamentais da cidade de São Paulo, foi alvo de uma homenagem irônica em um restaurante de luxo no Itaim Bibi, em São Paulo.

Em vídeo, um homem aparece pedindo a atenção dos clientes, próximo da mesa onde Padilha estava sentado com outras cinco pessoas.

“Por favor, pessoal, um minuto de atenção”, disse o homem, batendo com o talher em uma taça. “Queria saudar aqui hoje e dizer que temos a ilustre presença do ex-ministro da Saúde Alexandre Padilha, que nos brindou com o programa Mais Médicos, da presidente Dilma Rousseff, responsável por um gasto de R$ 1 bilhão que nós todos, otários aqui, pagamos até hoje”, afirma em seguida.

Ao final do “discurso”, o homem pede uma salva de palmas para o ex-ministro. Padilha, que aparece ao fundo da mesa, rebate: “63 milhões de pessoas são atendidas”.

Veja vídeo do ataque a Alexandre Padilha na primeira quinzena de maio

Veja vídeo do ataque a Guido Mantega em fevereiro de 2015

Exame

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Tags

Recomendados para você

Comentários

  1. Antonio Palhares Postado em 25/May/2015 às 19:07

    A minha opinião sera´ sempre a mesma.Isto acontece porque mão existe punição para estes delinquentes mal educados metidos a besta. E ainda tem gente que acha que cadeia não resolve,que precisa de "conscientização".

  2. enganado Postado em 25/May/2015 às 19:16

    Tô torcendo para virar Guerra Civil resultando com Aópio president, PETROBRAX, FHC (mentor intellectual), empresas dos EUA/iSSraHell donos das mulheres, mães e filhas. Aí a turma da Direita vai sentir o que é bom para tosse. Caríssima rede gRoubo comece a DESGRAÇA no Bom Dia DESGRAÇA BRASIL. Mate o LULA/DILMA/GENUÍNO/Zé Dirceu/... e EU "TAMBÉM", por que não tenho MEDO de Apátridas e/ou Anglo Semitas. Por favor comecem a MATANÇA. O que está faltando? Alguém que PUXE o Gatilho? Vcs tem: Bolsonaro, cel. Telhada, cel. Metralha, o Aloysio Trezentinha, ... pelo visto tá gfaltando MACHO. Podem começar por MIM. Vamos me matem! Garanto vou levar no mínimo DOIS. Quero ver tudo destruído. Podem começar a Guerrilha, porque do lado do BRASIL tem os cariocas/nordestinos/nortistas/mineiros e muita gente coragem. Por que será que ainda não mataram o LULA? Mantega? Dilma? Os EUA/iSSraHell acho que já deram as ORDENS, deve mesmo estar faltando Naro/mariaX/ferreiraX/... . Aliás será que vcs só vivem mesmo de garganta? Ou estão esperando o USArmy vir salvá-los? FROUXOS!

    • Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 00:26

      Cara, por mais maluco que voce pareça tem algo interessante no que tu falas. Só não esqueça que a violência é um método muito selvagem de resolver problemas.

      • enganado Postado em 26/May/2015 às 01:03

        Caro Rodrigo. Quem começou isto tudo foram os vendilhões da Pátria: rede gRoubo=FHC=Aópio=çERRA=GAFE ....etc , com certeza não foi PT. Acredite, esses vagabundos da Direita ainda vão sair como gostosos no retratinho, ñ se engane. Vou lhe contar uma coisa destes vagabundos: "Eles não se importam com vc escreve, mas com o que vc pensa", essa é chave dos serviços secretos como CIA/MOSSAD/ ... . E o lema é: "Se um indivíduo lhes causam problemas, eliminando o indivíduo os problemas se acabam". Não é que isto seja certo, mas é o que pensam: Sadam/Che/tentaram o Fidel/tentaram o Chávez/tentaram o Raphael-Equador/Argentina estão tentando derrubar a Krischner/Aqui a Dilma/Em Honduras, procure informações e saberá que sacaniaram o Zelaya mais uma vez/No México nem se fala/UScrânia taí. Vai haver GUERRA/ ... isto não para, até fizerem uma merda com a CHINA e/ou RÚSSIA. Os EUA/iSSraHell são assassinos de caderninho, não se iluda! Vão para o tudo e/ou nada aqui no BRASIL. Sabe porque? PT, Nacionalismo e Patriotismo aqui NUNCA/NEVER/JAMAIS, ou seja, só eles podem! O resto vão para pqp. Vc vai ver se tenho ou não razão, qdo falo do vagabundo do FHC e a Patota. Aguarde!

    • Oscar Postado em 26/May/2015 às 13:28

      Cacetada boa enganado. Essa gentinha da velha direita semeou esse ódio maldito ao PT. Esses desgraçados não exitaram em chamar o USArmy para salvá-los, mas até aí muita bala já zuniu. .

  3. poliana Postado em 25/May/2015 às 19:46

    q gentinha ridícula, meu deus!!! digna de pena!!!!

  4. Salomon Postado em 25/May/2015 às 20:44

    Essa é a verdadeira essência da direita brasileira: burra. Comportamento infantil. Criancice. Ignorância. Racismo. Preconceito. Egoístas. Coisa de gente mimada, que sempre teve tudo de mão beijada. Como é sabido, o motivo da vaia é a escassez de empregadas domésticas, falta gente até pra limpar a bunda desses fdp a troco de um prato de comida, como sóia ocorria no passado. E, pior, o constrangimento absurdo de encontrar com o porteiro do prédio fazendo compra em Paris. Imagine! - diz a Madame - um pobre, preto, com o filho fazendo engenharia e viajando pro exterior, que horror! Onde esse Brasil vai parar? UUUUUUUUUUUUU......A culpa é da Dilma. Aliás, falar em doméstica,a Globo falou, falou, falou do acidente aéreo da Angélica, do marido e das crianças, mas não mencionou a saúde das duas babás. Ora, babá não é gente pra essa gente! A Casa Grande despreza a Senzala. Daí as vaias, pra quem merecia aplausos.

    • Dulce Cabral Postado em 25/May/2015 às 21:31

      Não mencionou o estado de saúde das duas babás nem sequer o nome delas. Todos tiveram direito ao seu nome, menos as elas que foram chamadas de "duas babás" pelo Globo.

  5. ronaldo Postado em 25/May/2015 às 20:45

    Esses delinquentes travestidos de pessoas de bem, que se julgam ser o que não são, deveriam pensar duas vezes, olha o péssimo administrador que o outro agitador é, são crianças mimadas que nunca ouviram não, se acostumaram com a porteira aberta do FHC....

  6. jose savassa Postado em 25/May/2015 às 22:25

    TB, reformar o banheiro do stf por 90 mil reais, comprar apto em miami, com aposentadoria de 60 mil reais mês e querer manter os fies escudeiros no supremo pelo resto da vida.... este sim deve não ser hostilizado, mas obrigado a restituir tudo o que esta levando até hj

    • enganado Postado em 26/May/2015 às 01:05

      Parabéns jose savassa!

    • Márcio Ferreira Postado em 26/May/2015 às 10:36

      Você quer dizer então que o Joaquim Barbosa merece ser hostilizado? Por quê? O que se está discutindo aqui é o tratamento estúpido a cidadãos e não o quão ruim foram como gestores.

    • Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 10:50

      (Outro Rodrigo) José, o banheiro reformado é de bem pertencente ao patrimônio público. Você viu o valor licitado? Os ítens licitados? O valor do serviço contratado (empreitada)? Se viu, há incorreção? Caso contrário e você persista dizendo que é um ilícito a reforma de bem público, vamos conversar sobre a reforma do Gabinete de Jaques Wagner, por mais de 500 mil reais... É nesse ponto (da hostilização a uma pessoa em um restaurante, como ocorrido com o ex-Ministro, e da crítica vazia, quanto ao banheiro de imóvel funcional) que perdemos a mão na crítica e ela torna-se vazia.

      • enganado Postado em 29/May/2015 às 10:31

        Quer dizer que um gabinete do commando das forças armadas, sejam boas ou ruins, obedece aos mesmos critérios de um cagador para o JB? Será que o projeto de reforma do gabinete militar tem WC no meio da sala? Será que foi o ministro que instruiu o projeto ou foram os militares de acordo com a neessidade? Porra cara, vcs do PSDB/DEM devem um bom punhado de neurônios a menos que as pessoas normais. Pqp! Não sei onde vcs querem chegar primeiro, Washington e/ou Tel Aviv.

        • Rodrigo Postado em 29/May/2015 às 10:48

          (Outro Rodrigo) kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Enganado, essa de "se você me critica, é do PSDB/DEM e pronto" já deu kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Com todo o respeito de que você é merecedor, eu rio muito! E torno a questionar se houve ilícito na licitação, se há incorreção. Questionar quais eram as soluções de engenharia e materiais licitados, bem como valor de mão de obra e demais pertinentes. Se uma crítica há de ser feita, que seja feita de forma devida e não vazia. E, se há incorreção, vou concodar prontamente contigo, sem hesitar, ressalto. Ah, só um adendo, aliás, dois: 1- foi o gabinete de Governador, na Bahia, mas não militar... ; 2- não quero ir nem a um, nem a outro, pois não tenho uma mente limitada pelo binarismo e maniqueísmo (nem quero ir a Cuba, nem a Caracas, pelos mesmos motivos). Para mim, pois, estar no Brasil é ótimo e não aceito que ninguém venha ressuscitar o lema da ditadura militar, o nefasto: "ame-o ou deixe-o". P.S.: Enganado, não deixe que a visão primária e superficial te leve a um pronto prejulgamento e desqualificação do seu interlocutor, não se permitindo, pois, pré-conceitos (assim grafado propositalmente).

  7. ALGOPI Postado em 25/May/2015 às 22:53

    Nazismo: intolerancia e ódio. Esses procedimentos anti-democráticos que nao aceitam a divergencia tem que ser expurgados da sociedade brasileira. Repugnante.. Toda solidariedade ao mantega, o ministro que ficou mais tempo à frente da economia brasileira.

    • Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 00:28

      Concordo, a direita age com bastante truculência, pessoas de certas classes sociais se acham no direito de agredir.

    • eu daqui Postado em 26/May/2015 às 11:37

      Se seu conceito de nazismo é assim abrangente como o meu, então está mais do que ratificado que nazista é o que mais tem no pt.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 25/May/2015 às 23:09

    Poxa, que surpresa. Mais uma vergonha dos coxinhas paulistanos...

  9. cristiano Postado em 25/May/2015 às 23:15

    Essa gente que hostilizou os ex ministros queria era fazer showzinho..ridiculo alias. Agora no caso do Padilha..orra vei..critica o que tem que ser criticado no.governo patista, agora o programa mais médicos..ah, seria mais interessante pendurar uma melancia no pescoço, aparentaria menos boçalidade!!!

  10. Fernanda Postado em 25/May/2015 às 23:39

    Eu sou paulistana, vivo na capital e a cada dia me envergonho mais da mentalidade que predomina por aqui. Antro de fascistas, filhinhos de papai mimados que pautam suas opiniões em memes do facebook e revista Veja. A esquizofrenia da direita inconformada com o resultado de uma eleição DEMOCRÁTICA (eles não conhecem essa palavra) só aumenta.

    • José Ferreira Postado em 26/May/2015 às 00:12

      Não concordo com o que fizeram com o Mantega, mas, se não gosta de São Paulo, a porta da rua está aberta. É até melhor, pois os transporte público ficaria um pouco mais vazio.

  11. Fatima Melo Postado em 26/May/2015 às 02:10

    É um absurdo!!! E se alguém não der um basta, com penas severas, essas agressões podem piorar, ou seja, hoje são palavras de baixo escalão, ofensas, mas podem transforma-se em agressõems física. Sou a favor da criação de uma Lei de combate a esse tipo de agressão, assim como, incitação de violência e ódio nas redes sociais.

  12. Roger Postado em 26/May/2015 às 06:48

    Depois esse tipo de gente reclama quando é chamada de fascista... Mas aposto que o Mantega não seria incomodado em restaurantes mais populares, por assim dizer, frequentado por povo baixa renda e alta educação - justamente o contrário dessa praga que se vê nos restaurantes de Alto padrão paulistanos.

    • eu daqui Postado em 26/May/2015 às 11:36

      Mordacismo, estigmatização, vilanização, vitimismo, vingancismo = facismo. Vc esperava que gerasse o que?

  13. Felipe Postado em 26/May/2015 às 11:15

    Paulistanos adoram a violência, acreditam que pode ser a solução pra tudo. Como resolver o aumento do número de homicídios? Matando gente, pobre de preferência. Protesto? Tropa de choque neles. Greve? Vagabundo que merece borracha. Não gosta do emprego, troca em vez de pedir educação melhor. Violência juvenil? Cadeia neles. E por aí vai.

    • eu daqui Postado em 26/May/2015 às 11:35

      Paulistanos adoram a violência? Vc é mais um que opina sem conhecer seu país. Já morou no Rio ou Bahia? E Alagoas e Pará?

  14. eu daqui Postado em 26/May/2015 às 11:31

    Consequencia da vilanização, mordacismo e vingancismo insuflado pelo nazipetismo. Ódio gera ódio. Pena que um ódio não resolve o outro.

    • Rodrigo Postado em 26/May/2015 às 11:47

      (Outro Rodrigo) É aquela do "ele começou, então eu posso continuar, mesmo que eu tenha sempre criticado". Aí, depois, digamos que Marina fosse eleita e dissesse: "opa, agora também é a minha vez, pois PSDB e PT já fizeram". E mais outro que a suceda, também diga: "epaaaaa!!! Peguei meu lugar na fila e agora é a minha vez de fazer o que PSDB, PT e Marina fizeram." É a total falta de coerência do discurso e da crítica, pois o foco não é a solução, mas justificar o porquê de incorrer-se no mesmo erro.

  15. Tammy Postado em 26/May/2015 às 13:11

    Eu juro que não entendo... Não entendo mesmo. E nem quero mais entender. Se aparecesse alguém ali e atirasse no Mantega, tenho certeza que iriam cuspir no corpo e dizer "bem feito". É um ódio tão estúpido, tão burro, tão seletivo, tão incoerente, que não cabe qualquer lógica explicativa. Eu sinto é medo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 26/May/2015 às 14:41

      Olha um gabarito aí: """"""Se aparecesse alguém ali e atirasse no Mantega, tenho certeza que iriam cuspir no corpo e dizer "bem feito"."""""". FATO. A histeria aqui está em nivel doentio. Você pega o cidadão do primeiro video, cara bem nascido, geladeira lotada de comida desde que se conhece por gente, dentes branquinhos, acesso a médicos, todas as vacinas tomadas...puxando aplauso ironico contra o Mais Médicos (!!!!!!!!!!!!!!!!!). É patológico. É doentio. É caso de internação e estudo científico um safado desse calibre. E é GENERALIZADO. É um dignissimo "case" de sociologia o ódio descontrolado do paulistano e em especial da elite branca paulistana contra absolutamente tudo que alude a PT/Lula/Dilma.

  16. deisi Postado em 26/May/2015 às 14:03

    Depois da direita raivosa perderem 4 eleições, só resta bater panelas e hostilizar ministros do governo do PT, só o ódio é capaz de mover suas vidas de coxinhas. O melhor seria procurar bons terapeutas, 2018 não está tão distante.

  17. Line Postado em 26/May/2015 às 20:26

    Não gosto dele, mas isso foi ridículo que povo idiota e ainda se acham elegantes e chiques.

  18. Luiz Souza Postado em 27/May/2015 às 03:42

    Paulistano gosta mesmo é de cartel, tortura e grupo de extermínio.

  19. Deisi Postado em 27/May/2015 às 10:11

    Nem você "maria" ou seja cesar souza, acredita nisso, procure terapia, com Lula em 2018, não tem pra ninguém, moço ou moça.

  20. poliana Postado em 25/May/2015 às 19:47

    concordo plenamente com sua opinião, naro.

  21. Bhalij Postado em 26/May/2015 às 05:56

    Principalmente porque a esposa do mesmo está em tratamento contra o câncer... Imagina até que ponto chega a "violência" de algumas pessoas.

  22. eu daqui Postado em 26/May/2015 às 11:40

    Não conheço o manteiga rançosa pessoalmente e entendo a reação da direita aos extremismos da esquerda. Mas o fato é que ódio gera ódio mas não resolve ódio.