Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 19/May/2015 às 09:43
21
Comentários

Globo pede desculpas após estudante revelar manipulação em reportagem

Após aluna do Ciência Sem Fronteiras contestar matéria desonesta da Globo, emissora fala em "erro de reportagem" e pede desculpas. Estudante de Medicina disse que explicou inúmeras vezes à repórter que não voltou dos EUA por falta de dinheiro, "mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente"

globo ciência sem fronteiras bom dia brasil

A Rede Globo pediu desculpas pelo que chamou de “erro de reportagem” em matéria que tratava do programa Ciência Sem Fronteiras. A retratação da emissora aconteceu após uma aluna do programa, Amanda Oliveira, estudante de medicina, denunciar que a matéria foi ao ar com informações distorcidas (relembre aqui).

“Nós apuramos que Amanda não voltou antes da hora. Ela terminou o curso e desistiu de fazer o estágio após o fim das aulas. Foi um erro da reportagem e nós pedimos desculpas a você, nosso telespectador, e para Amanda, que reclamou com toda a razão”, disse o apresentador do Bom Dia Brasil, Chico Pinheiro.

Na reportagem, a Globo havia veiculado que Amanda retornara ao Brasil em razão da insegurança financeira causada pelo não recebimento da bolsa do Ciência Sem Fronteira.

“Eu não voltei para o Brasil pela insegurança gerada pela falta do dinheiro. Até porque essa foi a única parcela da bolsa que não caiu durante todo o meu intercâmbio. Eu voltei pelo simples motivo que minhas aulas na UFT começariam agora e eu julguei não valer a pena perder outro semestre (e isso foi dito inúmeras na minha entrevista. Mas a Globo achou mais interessante omitir isso e inventar um motivo mais atraente)”, diz trecho de seu texto, que define a reportagem como uma “mentira” e chama a Globo de “sensacionalista”.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Alexandre Postado em 19/May/2015 às 09:54

    Pedem desculpas e a manipulação continua.... grande merda

    • Adelia Guedes Postado em 19/May/2015 às 11:53

      Enquanto a rede Globo não acabar com essa postura anti-petista não assisto nenhum jornal dessa emissora, se você está indignado faça o mesmo e repasse para todos os seus amigos que também não aguentam mais.

  2. CLÁUDIO LUIZ PESSUTI Postado em 19/May/2015 às 09:56

    Se não fossem as redes sociais, ia passar batido. Imaginem quantas e quantas mentiras esses anos todos não puderam ser rebatidas!

    • Glenda Postado em 04/Jan/2016 às 23:33

      Há uns 8 anos venho acompanhando essa manipulação toda. O meu "despertar" foi nessa época.De lá pra cá, sempre que posso, desminto essa globo pelas redes sociais, apesar de que, com isso, perdi muitos "ditos" amigos! É o preço a se pagar pela verdade!

  3. eu daqui Postado em 19/May/2015 às 10:06

    Eu assisto tv e leio muito mas não acredito em tudo que vejo e escuto..............não sem questionar.........

  4. Riaj Postado em 19/May/2015 às 10:34

    E a manipulação, a mentira e o engodo continuam nesse lixo midiático.

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 19/May/2015 às 10:41

    Padrão Globo de jornalismo. Mentem, distorcem, difamam, tiram vantagens desse comportamento anti-ético, e depois mandam um "ih, foi malz aê...teve um errinho de reportagem", como se fosse um fato isolado. Santa internet. Mentir sem nenhuma confrontação, como era quando não havia internet/blogs/redes sociais, é fácil demais e lucrativo demais.

  6. Carlos Scorpiao Postado em 19/May/2015 às 10:57

    A Globo em um monte de idiotas veem politiquice em tudo mesmo quando a questão é de manipulação de matérias em nome da MENTIRA, afinal a emissora e os que s defendem vivem diariamente assim armando, aprontando mentindo cinicamente, e se for para mentir contra o PT é normal para essa corja. Se eu morasse em SP quando tivesse manifestação sairia com minha camisa vermelha e a qualquer tentativa de agressão, reagiria de uma forma que jamais seria esquecido fosse homem ou mulher idiota desse jeito, parecem touros de arena, não podem ver vermelhos, quanta gente BURRA1

  7. MARIA Postado em 19/May/2015 às 10:59

    "GLOBO VCS NÃO MANIPULAM MAIS NINGUEM! DURANTE ANOS FOMOS ENGANADOS E SUBJUGADOS! ERAMOS COMO CAVALOS DE JOCKEY, SENDO OBRIGADOS A SEGUIR EM LINHA RETA, COM TAPA OLHO! HOJE VIVA A INTERNET! VCS PERDERAM FEIO COM TANTAS TENTATIVAS DE GOLPE ! CUIDADO TA FICANDO RIDICULO! HOJE A VIDA DE QUALQUER POLITICO OU QUALQUER ASSUNTO PODE SE CONFERIR A VERACIDADE NA INTERNET! ACORDA! NÃO DA MAIS PARA ENGANAR! "

    • Deisi Postado em 19/May/2015 às 14:04

      Perfeito MARIA, faço minhas suas palavras.

  8. julia Postado em 19/May/2015 às 11:03

    Rede esgoto de televisão sendo desmascarada...Depois do advento da internet se lascaram!!! O que alavanca um pouco a audiência é aquele louro decadente com aquela senhora lá. Prefiro ler meus livros de Dostoieviski no horário desse jornal de manipulação nacional.

  9. Ratum Postado em 19/May/2015 às 11:30

    Manipulação Sem Fronteiras

  10. enganado Postado em 19/May/2015 às 11:30

    Sr. Pereira. Qual o valor pago $$$$ de salário a vc pelas suas observações valiosas, pela rede gRoubo/PSDB/DEM/AIPAC/NSA/GAFE/FHC/NED/Fundação FORD (leia-se FHC)/MOSSAD/Clube Militar/Caiado/Eduardo CUnha/Beto Bicha/Aópio/... . Enfim, numerá-los aqui é perda de tempo, pois todos sabemos que todos que defendem a Direita SEMPRE levam GRAN do RACHUCHA de alguma ROUBALHEIRA do momento. Não é verdade? Ah sim! Assinaram sua carteira de APÁTRIDA? Já recebeu o Green Card? Os EUA/iSSraHell não tem o hábito de fornecer documentos para aqueles que são traíra de sua Pátria e comprados para servicinho como este que vc faz. Mas em todo caso, não custa tentar conseguir. Boa viagem p/Miami.

  11. Eduardo Ribeiro Postado em 19/May/2015 às 11:32

    A pergunta que não quer calar: que canal simpático e desconhecido é esse que o Pereira assiste e que ele acha que é a Globo?

  12. Logan Postado em 19/May/2015 às 11:41

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk só pode ser muito LSD na cabeça!

  13. Ignez Bonassi Postado em 19/May/2015 às 11:57

    Fora globo, já está passando do seu limite e do nosso também

  14. Marisa Gomes Postado em 19/May/2015 às 12:51

    O que adianta? Depois do massacre e do deboche que fizeram? Eu assisti no dia que passaram a reportagem, mas não assisti no dia do pedido de desculpas. Se eu fosse uma alienada e não soubesse a repercussão que deu, estava batendo panelas agora, já que "o padrão Globo de qualidade" passou a reportagem mentirosa, como assunto sério. Percebe-se onde os paneleiros buscam suas fontes.

  15. Silva Postado em 19/May/2015 às 14:03

    Pereira exercendo seu lado cristão evangélico!

  16. Bruno Ferreira Postado em 19/May/2015 às 15:59

    Dou graças a Deus que a internet está aí para nos livrar desse mal de manipulação que ainda assola nossa população que não sai do cabresto da Globo.

  17. Marcus Galvão Postado em 19/May/2015 às 16:41

    Ah, tá bom a globo (minúsculas mesmo) é situação,,, Foi a maior besteira que eu li nos últimos 69 anos de vida.

  18. enganado Postado em 20/May/2015 às 12:43

    De outra feita foi o Bonner que se desculpou a babaca norte-americano, lógico! Se não pede desculpa a um norte-americano receberá uma reprimenda dos Novos Patrões=AIPAC. Agora a manipulação da reportagem, como se isto fosse a 1a. vez na gRoubo. A gRoubo Manipulam tudo desde a inauguração qdo o Time-Life eram os antigos Donos, imginem agora nas mãos dos judeuSS-norte Americanos, pior ainda! Desculpas, né! Será que essa tal de Paula também vai se desculpar ao sr. Putin qdo o acusou de espionagem devido ao destroçamento da UScrânia pelos judeuSS-norte americanos=George Soros? Será que gRoubo não vai se desculpar a RÚSSIA pela "Não Participação" na 2a. WW. Sem desculpa, tá! Bando de fdp's!