Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 21/May/2015 às 11:07
32
Comentários

Ginastas envolvidos em incidente racial são oficialmente afastados

Ginastas envolvidos em escândalo de racismo estão temporariamente fora da seleção brasileira. Arthur, Fellipe e Henrique não poderão participar de qualquer evento nacional ou internacional, além de terem os incentivos financeiros e bolsas suspensos

racial racismo ginastas ângelo assumpção
Ginastas são afastados após divulgação de vídeos de agressões racistas contra Ângelo Assumpção (reprodução)

A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente, nesta quarta-feira, que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção masculina, após “brincadeira” racista que fizeram com Ângelo Assumpção em um vídeo. O afastamento preventivo estará em vigência a partir da quinta-feira, pelo período de 30 dias ou até a decisão final da entidade.

No polêmico vídeo publicado na rede social Snapchat de Arthur Nory na última semana, ele, Fellipe e Henrique faziam comentários racistas sobre Ângelo Assumpção, que aparece na gravação, parecendo estar constrangido com as ofensas dos colegas de equipe.
Na mesma gravação, os ginastas tentam fazer as pazes com Ângelo, que não parece querer conversar com os companheiros Arthur, Fellipe e Henrique. Só depois Ângelo apareceu em um vídeo de pedido de desculpas, parecendo estar mais tranquilo.

Com o afastamento, Arthur, Fellipe e Henrique estão fora de qualquer evento nacional ou internacional, além de terem os incentivos financeiros e bolsas suspensos. A decisão final caberá ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) da Ginástica.

Em seu Instagram, Nory disse que passou dos limites: “Aqui é uma equipe e está tudo bem. Exageramos e passamos dos limites. Aqui todo mundo gosta de todo mundo. Por favor, não nos entendam mal”.

Confira o comunicado da CBG:

Na tarde desta quarta-feira (20), a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) anunciou oficialmente que os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores serão afastados da Seleção de Ginástica Artística Masculina. O afastamento preventivo se dará a partir desta quinta-feira (21), pelo período de 30 dias ou até a decisão final a respeito do vídeo publicado em uma rede social na última semana, conforme resolução 001/2015.

“A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG), considerando (i) análise preliminar de fatos e relatórios e publicações em mídias e redes sociais envolvendo atletas da seleção nacional por questões disciplinares; (ii) encaminhamento do feito ao STJD da Ginástica, instância desportiva competente que funciona junto à entidade, na forma do art. 50 e ss da Lei 9615/98; (iii) o disposto nos arts. 48 e seguintes da Lei 9615/98, arts. 30, parágrafo 2°., alíneas “j” e “u”, 47 a 59 do Estatuto da CBG.

RESOLVE

Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores.”

informações de Gazeta Esportiva

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Tiago Postado em 21/May/2015 às 11:27

    O que me deixa assustado é saber que Arthur é namorado do Federico Devito e age desta forma. Ele pertence a uma minoria já tão oprimida e faz o mesmo com outra. Francamente, não sei se é falta de maturidade e percepção ou se é simplesmente mau caratismo.

    • tania Postado em 21/May/2015 às 11:38

      Os dois.

    • Paulo Postado em 21/May/2015 às 11:47

      Pertencer a minorias não é atestado de caráter.

      • Rodrigo Postado em 22/May/2015 às 10:54

        (Outro Rodrigo) Pois é, Paulo. Ante todas as atrocidades já havidas e que continuam a existir, lutou-se e luta-se muito para devidamente expor que o fato de pertencer a um grupo étnico, religioso, classe social, ter esta ou aquela orientação sexual, não tem qualquer relação lógico-necessária com caráter, com inferioridade. Mas, então, passa a surgir no seio de tais pessoas (não todas, óbvio), o sentimento de que o outro é que é inferior, que deve ser alvo de generalização, do mesmo ódio. Só me vêm à mente a fala de Paulo Freire, no sentido de que o oprimido quer se tornar opressor (também sem generalização). O que as pessoas se esquecem é que, realmente, são todas iguais, seja quanto aos bons sentimentos e obras, seja quanto aos maus sentimentos e obras.

      • eu daqui Postado em 22/May/2015 às 13:45

        Minoria só tem caráter até virar maioria. Quem viver verá.

    • felipe Postado em 21/May/2015 às 11:49

      Mau caratismo mesmo, o preconceito esta em todos os lugares e em todos os seguimentos da sociedade, existe negro racista, homossexual homofóbico, evangélico sem vergonha etc...rs

      • husani ahmadu Postado em 21/May/2015 às 13:17

        negro racista!?rsrsrsrs.vc ñ tem a menor noção do que é e como se processa o racismo.etnias ñ brancas ñ podem ser racista pelo simples fato de racismo advir de poder.e quem inventou foram eles.entendeu!?indico-lhe o escritor Carlos Moore.lêia um pouco,ñ faz mal a ninhuem.homossexual também ñ pode ser homofobico,e ser evangelco ñ é sinonimo de quem tem vergonha e muito menos quem tem inteligencia.pô!3 merdas em uma fala,"mermão"!?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 14:11

        Existe negro racista e existem homossexual homofóbico. Desconheces Fernando Holiday, Pelé, Clodovil, Agnaldo Timóteo. E existem mais, é só olhar com atenção o discurso de alguns. Mas olhe deixando a ingenuidade de lado, com olhos de quem realmente quer achar alguma coisa

      • felipe Postado em 21/May/2015 às 14:36

        Entendi nada que esse husani escreveu leia também fara bem quando tentar escrever outro texto. Eduardo foi perfeito, o que quis dizer é que brancos e heteros são preconceituosos sim mas existe o mesmo preconceito do outro lado ou seja pessoas ruins tem em tudo que é raça, partido, cor, grupo etc... mas ainda acredito que dos dois lados a maioria seja gente de bem, assim como acredito que exista petista de bem e que ela seja a grande maioria.

      • Diego Venâncio Postado em 21/May/2015 às 15:02

        É só olharmos para o tal do Feliciano. Gay e racista porém são os grupos que ele mais persegue.

      • Marina Maria Postado em 22/May/2015 às 07:08

        Felipe, Na verdade não existe mesmo negro racista, existe negro que reproduz racismo. É diferente, porque ele ainda segue sofrendo o racismo também - não é como se ele tivesse passado para o outro lado, entende? O mesmo vale para para o homossexual, que pode reproduzir homofobia, mas nunca será homofóbico. A princípio pode parecer besteira fazer a distinção entre racista e reprodutor de racismo, mas faz diferença porque o fato de a pessoa reproduzir racismo não a isenta de sofrer um crime de ódio, dá para entender?

      • felipe Postado em 22/May/2015 às 10:23

        claro que existe, um negro não pode ser preconceituoso com um homossexual ou vice verça? ou mesmo não pode ser com um outro negro? Existe muito disso ja conheci pessoas negras que não se relacionavam com brancos, isso não é preconceito? Acho que com tudo que esta acontecendo hoje só ha uma maior separação entre as pessoas é triste mas acho que nem tão cedo isso muda.

      • husani ahmadu Postado em 22/May/2015 às 10:27

        Feipe...se vc acha que um ser de uma etnia pode ser "racista" com um igual,realmente vc precisa ler sobre racismo que é a teoria ignobil da superioridade de uma etnia sobre a outra,portanto me explique como,pelé,fernando holiday(quem é esse!?)podem ser racista ao discriminarem iguais a eles!?isso chama-se auto odio.tens noção do que é isso!?quem tem que ler é vc que ñ entende nem o que escreve.

      • felipe Postado em 22/May/2015 às 12:57

        Como eu ja disse existe sim, e eu nao entendi o q vc escreve ficou muito confuso.

      • eu daqui Postado em 22/May/2015 às 13:52

        Isso é o que chamo de cúmulo do vitimismo. Chega a ser risível dizer que um adulto dotado de saúde mental e livre arbitrio não pode cometer racismo, mas somente reproduzir racismo pelo fato de ser negro. VAI TRABALHAR, BOLSISTA ! Reproduzir racismo" só se aceita em criança sem noção poque sem idade. TEM NEGRO RACISTA SIM. E COMO! E TEM HOMO HOMOFÁBICO E MISÓGINO SIM, E AOS MONTES!!!!!!!!.

    • Paulo Henrique Postado em 21/May/2015 às 18:21

      É de assustar Tiago, mas ser homossexual não deixa a pessoa imune de cometer atrocidades. Ele tem que ser punido exemplarmente, independente de sua opção sexual, pelo crime que cometeu.

  2. Leandro Oliveira Postado em 21/May/2015 às 11:28

    É só um brincadeira, é sempre brincadeira neh? Racismo não existe... até quando?

  3. Ivan Postado em 21/May/2015 às 11:46

    Tiago, eu acho que a questão esta nessa frase de Paulo Freire: "Quando a Educação não é Libertadora o sonho do oprimido é ser o opressor!"

    • eu daqui Postado em 22/May/2015 às 13:47

      Meu sonhoe é ser eu e esse eu já realizei.

  4. Jose Postado em 21/May/2015 às 12:08

    Eles teram que serem exluídos do mundo da ginastica.

    • Tiago Postado em 21/May/2015 às 13:57

      Sem pena de morte pfv! kkkkk

  5. Wilma Anjos Postado em 21/May/2015 às 12:20

    Que decisão mais fajuta! Afastar por 30 dias? Racismo é inadmissível! Tem que expulsar mesmo da Seleção!

  6. SARA Postado em 21/May/2015 às 12:21

    Não adianta, não aprendem nunca, sinceramente ja cansei de tentar entender oq se passa pela cabeça de pessoas preconceituosas. Em nenhum momento do video eles admitem o erro. Logo o pedido de desculpas foi de bora pra fora

    • Tiago Postado em 21/May/2015 às 14:08

      Acho que não é pessoal, é cultural, vem dos pais, familiares, meio de convivência, em algum momento ele aprendeu isso e absorveu como se fosse algo saudável. Concordo que esse arrependimento foi bem meia boca.

      • Paulo Henrique Postado em 21/May/2015 às 18:25

        Lógico que não nascemos racistas. A sociedade é que nos faz assim.

  7. Rosilene Hernandes Postado em 21/May/2015 às 12:39

    Apesar de ser "mais jovem", a homofobia é menor pelo fato de existirem taaaantos artistas e ricos gays, é menor que o racismo, a repulsa a negros. Mas, com certeza, se não existisse uma população negra tão grande nesse país, os mesmos políticos brancos que massacram os gays, mostrariam suas garras contra os negros. Inclusive um tal Feliciano, que já demonstrou ser racista, mas sempre recebe de bom grado o dízimo pago pelas mãos negras de seus fiéis. Absurdos de um país hipócrita e retrógrado.

  8. Eduardo Ribeiro Postado em 21/May/2015 às 14:12

    Saiu barato demais.

  9. José Ferreira Postado em 22/May/2015 às 00:28

    Uma punição desproporcional. Só faltava colocá-los na cruz.

  10. Roberto Pedroso Postado em 23/May/2015 às 11:30

    De fato a questão que se estabelece é a necessidade premente pela luta intransigente por igualdade de direitos,esta deve ser a luta encampada por todos os cidadão conscientes,do contrario teremos estas distorções onde minorias vitimas de preconceito reproduzem comportamentos segregacionistas e discriminatórios contra outros grupos igualmente discriminados,gerando um circulo vicioso deletério e ignóbil. Racismo,preconceito de classe e de origem,homofobia misoginia,todos estes absurdos devem ser combatidos em todos os níveis e em todas as formas nas quais se apresentarem sendo repudiados com igual vigor.

  11. Luiz Souza Postado em 24/May/2015 às 04:43

    Opressão. Qual a novidade?

  12. Roberto Pedroso Postado em 24/May/2015 às 10:07

    Desculpem-me por voltar a este assunto sob o peso de soar repetitivo;mas insisto que devemos discutir seriamente a necessidade do governo promover campanhas institucionais contra o racismo,o preconceito de classe e contra a misoginia,devemos cobrar para que indormes institucionais sejam veiculados tanto em TV aberta quanto fechada no sentido de se iniciar uma campanha nacional contra todas as formas de preconceito e as diversas maneiras como se apresentam em nossa sociedade, ao meu ver devemos dar menos atenção a certas artistas oportunistas que acreditam que beijar suas companheiras em publico é um ato de afirmação politica,atuação politica séria e o engajamento politico real da sociedade civil organizada é disso que precisamos e não de demagogia barata de artistas oportunistas com seu misancene patético/oportunista.

  13. Roberto Pedroso Postado em 24/May/2015 às 12:06

    Errata* ...para que INFORMES institucionais sejam veiculados tanto em TV aberta quanto fechada....