Redação Pragmatismo
Compartilhar
Cuba 14/May/2015 às 15:37
17
Comentários

Fotos aéreas mostram uma Cuba que você nunca viu

Imagens aéreas mostram uma Cuba desconhecida. Fotógrafo lituano Marius Jovaiša conseguiu o que parecia impossível: convencer autoridades cubanas a permitir que ele fizesse fotos aéreas da ilha, algo que ninguém havia feito antes. Projeto demorou cinco anos para ser concretizado

cuba fotos aéreas imagens raras
Fotos aéreas mostram Cuba desconhecida (Pragmatismo Político)

O fotógrafo lituano Marius Jovaiša conseguiu o que parecia impossível: convencer as autoridades de Cuba a permitir que ele fizesse fotos aéreas da ilha, algo que ninguém havia feito antes.

Para conseguir estas imagens ele precisou de cinco anos e um investimento de US$ 1 milhão (mais de R$ 3 milhões). O resultado de tanto tempo e dinheiro é o livro Unseen Cuba (“Cuba Nunca Vista Antes”, em tradução livre). As informações são da BBC e do Huffington Post.

“Queria me transformar no primeiro artista a fotografar Cuba do alto”, disse Jovaiša, que já fez livros parecidos sobre o México e Belize.

Confira abaixo 10 fotografias aéreas de Cuba clicadas por Marius Jovaiša:

cuba1

1. ‘Me propus a expandir meus horizontes em um lugar no qual nenhum artista tinha feito fotos aéreas’, disse o fotógrafo. Na imagem, os mogotes, rochas de calcário em forma de cone e cobertas de vegetação, em Pinar del Río, na região ocidental da ilha.

cuba2

2. Jovaiša fez suas fotos em Cuba usando um ultraleve que ele mesmo comprou para o projeto. Agora, ele espera recuperar o dinheiro investido com a venda do livro.

cuba3

3. Nesta imagem, feita no leste da ilha, crianças jogam beisebol em uma praia. Beisebol é o esporte nacional em Cuba.

cuba4

4. O fotógrafo lituano disse que o mais complicado foi convencer as autoridades cubanas de que seu livro não tinha um fim político e que ele não tinha nenhuma relação com os serviços secretos de algum país estrangeiro. Na imagem, o cemitério de Cristóbal Colón, em Havana.

cuba5

5. Jovaiša disse que as autoridades deram a ele um mapa com as áreas que poderia sobrevoar. Mas, aos poucos, foram cedendo e o fotógrafo pôde fazer imagens em cidades, algo que, a princípio, estava proibido. Na foto, o sol se esconde na região da estrada El Pedraplén, que leva à área turística de Cayo Las Brujas (centro).

cuba6

6. Os corais dos Jardins do Rei (na costa norte) são uma atração para os mergulhadores que visitam Cuba.

cuba7

7. Jovaiša conseguiu convencer as autoridades graças à persistência. ‘Visitei a ilha várias vezes (…), promovi minha ideia, organizei atividades, como uma exposição de minhas fotos em Havana Velha…”, disse. Esta é uma foto do Castillo del Morro, construído pelos espanois em 1589 na entrada de Havana para conter os ataques de piratas.

cuba8

8. A maioria das fotos foram feitas ao amanhecer ou no final da tarde. ‘Queria conseguir um efeito especial’, disse o fotógrafo. E ele conseguiu, como mostra esta foto do Valle de los Ingenios, na região central da ilha. Este vale foi um dos centros de produção de açúcar mais importantes dos séculos 18 e 19.

cuba9

9. Por enquanto, o livro de Jovaiša foi publicado apenas em inglês. Mas ele espera que uma editora traduza o conteúdo para o espanhol. Acima, uma imagem do farol de Roncali, construído em 1850 no Cabo de San Antonio, no extremo oeste de Cuba.

cuba99

10. A cerca de 20 quilômetros a noroeste de Santiago de Cuba está o lugar mais sagrado para os cristãos da ilha, a Basílica de Nossa Senhora do Cobre, na cidade de Cobre.

Recomendados para você

Comentários

  1. João Batista Postado em 14/May/2015 às 16:52

    É um paraíso!!!

  2. Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 17:24

    São fotos de Cuba mesmo? Mas me falaram que Cuba é o inferno...como pode ser desse jeito aí? Tem alguém mentindo.

    • Francisco Constantino Postado em 15/May/2015 às 17:38

      Cuba é um Paraíso na Terra...!!! Quem fala mal de Cuba são os políticos de (direita) e o governo dos Estados Unidos... Pois o mundo tem verdadeira admiração por Cuba e pelos cubanos...!!!

      • José Postado em 18/May/2015 às 02:38

        Esses falam mal para agradar seus eleitores acéfalos. O que mais tem em Cuba é iate de ianque, há 10 anos atrás, quando estive lá em Varadero, 70% dos turistas eram americanos, a maioria de Miami, todos ricos e que em casa mantinham o discurso de ódio contra Cuba para agradar o eleitor imbeciil, mas todo fim de semana iam para lá curtir as melhores praias e hotéis do Caribe e ainda passar por uma consulta médica, já que nos EUA isso nem existe, EUA tem o pior atendimento clínico do mundo.

  3. Thiago Teixeira Postado em 14/May/2015 às 18:15

    Ué? Mas as plantas de lá não são vermelhas? Todo mundo não era barbudo? Cadê as tropas comunistas apavorando a população? Tem prédios? Onde eles conseguem cimento? Achei que moravam em casas padronizadas pelo governo ...

    • leonardo Postado em 14/May/2015 às 21:24

      As 'tropas comunistas' estavam ao lado do fotógrafo.

  4. Salomon Postado em 14/May/2015 às 19:52

    Uai, sô, tem gente chegando de lá, tem gente indo pra lá. Pensei que fosse uma prisão de segurança máxima, cheia de comunistas comendo criancinhas.

    • Márcio Ferreira Postado em 15/May/2015 às 12:57

      Mas essa gente chegando de lá e indo pra lá... É cubana ou só turista pode fazer isso? Sempre tenho essa dúvida.

  5. Marcelo Postado em 14/May/2015 às 23:15

    Seria um cmentário inteligente se não fosse simplesmente burro... Ler sobre a história de Cuba não faz mal e evita frases soltas a esmo, calcadas na idiotice e preconceito...

    • Silva Postado em 15/May/2015 às 07:44

      Marcelo, a maria, diego e cesar souza, são três coxinhas em uma única pessoa, não deve ser levado em consideração.

    • Thiago Teixeira Postado em 15/May/2015 às 08:34

      Conversar com troll e uma mensagem gravada de operadoras de celular é a mesma coisa.

    • José Postado em 18/May/2015 às 02:41

      Prefiro ficar para ajudar o Brasil a ser como Cuba. Com a melhor educação, segurança e saúde da América... aliás, não é isso que a coxinhada sempre quis? Em Cuba não tem drogas, em Cuba não tem assaltante ou trombadinha, em Cuba TODAS as crianças estão na escola, em Cuba TODOS tem um médico em sua rua. Não é isso que vcs sempre pedem nos protestos?

  6. Francisco Constantino Postado em 15/May/2015 às 17:44

    Você só falou besteiras e não disse nada de útil....Lamentavelmente existem mais idiotas para falar o que não sabem...!!!

    • Dida Dias Postado em 15/May/2015 às 23:52

      Francisco, nem responda ao idiota abaixo. Eles vêm com sua verborragia vazia e querem que se responda da mesma forma. Por que pensam que alguém iria querer argumentar a sério com quem não tem capacidade cognitiva?

  7. Isabela Postado em 15/May/2015 às 20:49

    Lindas imagens, mas o que Cuba tem de melhor tá lá embaixo: o povo! Estive em Havana em 2010 e adorei as pessoas, muito parecidas com a alma dos brasileiros: eu recomendo fazer turismo em Cuba!

  8. Aristóteles Postado em 18/May/2015 às 17:20

    Gostar de um país, admirar seu povo, não significa ter que morar lá. Isso é conversa de gente hiper idiota, cheia de ódio do povo cubano, para satisfazer norteamericanos e que tais. A questão do governo cubano querer provas de que o fotógrafo queria, realmente, só fotografar o simples e o belo daquele país, é resultado dos diversos ataques tentados pelos imperialistas àquele belo país. E, como diz o ditado> "gato que levou tijolada, não dorme em olaria". Quando puder, quero conhecer Cuba e seu maravilhoso povo e sua digníssima história. Eu os admiro!

  9. julia Postado em 19/May/2015 às 11:00

    Chora coxinhas...