Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 14/May/2015 às 11:18
18
Comentários

Doleiro diz que Eduardo Cunha foi ‘destinatário final’ de propina

Um dos principais operadores do esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro Alberto Youssef disse, em depoimento à Justiça, que o atual presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), foi o ‘destinatário final’ do pagamento de propina pelo aluguel de navios-sonda

eduardo cunha lava jato
Eduardo Cunha foi ‘destinatário final’ de propina, diz Youssef em depoimento à Justiça (divulgação)

O doleiro Alberto Youssef afirmou nesta quarta-feira à Justiça Federal que o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), era um dos “destinatários finais” da propina – de cerca de R$ 4 milhões – paga pelo aluguel de navios-sonda para a Petrobras, em 2006. As informações foram inicialmente publicadas em matéria da Folha de S.Paulo.

Neste processo, são réus o operador Fernando Soares, o Baiano, o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró e o empresário Júlio Camargo.

O doleiro reafirmou ainda que partiu de Cunha requerimentos feitos na Câmara para pressionar a empresa Mitsui, que estaria atrasada no pagamento da propina em 2011. “Fui chamado em 2011 pelo Julio Camargo no seu escritório, onde ele se encontrava muito preocupado e me relatou que o Fernando Soares, através do deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), havia pedido alguns requerimentos de informações referentes aos contratos da Mitsui, da Toyo e do próprio Julio Camargo, através de outros deputados”, relatou o doleiro à Justiça.

Requerimentos

Semana passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, esclareceu que o depoimento de um ex-diretor do Centro de Informática (Cenin) da Câmara “reforça suspeitas” de que Cunha foi o autor de requerimentos para pressionar empresas investigadas na Lava Jato.

Janot citou depoimento em que Luiz Antônio Eira, ex-diretor do Cenin, relatou a três procuradores como funciona o sistema que registra requerimentos apresentados pelos deputados. O depoimento foi prestado no dia 29 de abril, um dia após Luiz Antônio Eira ser exonerado do cargo de diretor. A procuradoria suspeita que os requerimentos foram elaborados por Cunha em 2011, pois o nome dele aparece como autor em dois deles. Cunha sustenta que os requerimentos não foram apresentados por ele, mas por Solange Almeida, ex-deputada e atual prefeita de Rio Bonito (RJ).

A operação acirrou ainda mais os ânimos de Cunha contra o procurador Rodrigo Janot, a quem acusou de ter “opinião formada” sobre seu caso.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. enganado Postado em 14/May/2015 às 11:50

    Esse negócio não vai dar em nada: 1 _ ) Apadrinhado da rede gRoubo+bundeirantes+GAFE; 2 _ ) Faz parte do esquema do PSDB/DEM; 3 _ ) Inquérito presidido pelo juiz-tucano MORO (venal); 3 _ ) Contra o PT; 4 _ ) Tem 20 processos nas costas e NUNCA aconteceu NADA; 5 _ ) Atuou na Lista de FURNAS do Aópio; 6 _ ) Fez parte da Tropa de Choque do COLLOR; 7 _ ) Apoiado pela bancada dos tais Evangélicos (bom negócio para ambos- Imaginem se DEUS viesse no BRASIL, o que não diria desta troca de favores); 8 _ ) ... vamos parar por aqui porque o espaço é curto para relatar o mal caráter que é este sujeitinho

  2. poliana Postado em 14/May/2015 às 12:22

    aguardando o pereira. quero vê-lo dizer q é mais uma "besteira" e q cunha está fazendo uma boa oposição ao pt. taí o paladino da ética e da moral O CARA!!!

    • Francisco Sá Postado em 19/May/2015 às 10:57

      Esquadrinhei com lupa o noticiário de jornais, revistas, emissões de tv e de rádios. Não encontrei UM SÓ pronunciamento do Cunha em que ele se insurgisse, remotamente que fosse, contra a liberdade de investigação da PF e do Ministério Público. Mas depois que se tornou é alvo de delação premiada, quer a cabeça do PGR e tenta extorsão contra a Presidenta. Ao mesmo tempo os moralistas seletivos, os apóstolos do republicanismo tucano se fazem de mortos, ao invés de cerrarem fileiras e exigirem investigações cabais e aprofundadas de TODAS as denúncias. Fizeram-se de mortos também quando nas investigações da lavajato surgiram denúncias de envolvimento de cardeais tucanos com o esquema de propinas das empreiteiras.

  3. Márcio Ferreira Postado em 14/May/2015 às 14:10

    Mídia golpista se baseando nas mentiras desse bandido delator! Como alguém pode acreditar no que... Hein? Agora não é para criticar? Quando é contra o "inimigo" vale tudo?

    • Thiago Teixeira Postado em 14/May/2015 às 18:22

      E quando a delação é contra o PT é pura verdade, não é mesmo?

      • Deisi Postado em 15/May/2015 às 07:30

        Com certeza Thiago! Coxinhas são todos iguais só munda o endereço, para eles saiu na globo é verdade absoluta.

      • Márcio Ferreira Postado em 15/May/2015 às 09:44

        Deise, você quer parecer uma pessoa crítica, mas está fazendo isso errado. Você critica a mídia golpista, mas está tripudiando em cima de uma notícia que ela mesma está divulgando, ou seja, a Folha de São Paulo. E tenho certeza que você também já xingou muito no twiter o Youssef, mas agora lhe dá crédito. A diferença agora é que a notícia lhe é favorável, pois ataca um inimigo do PT. Quer outros exemplos? Quando O Globo divulgou que Lula confessou saber do mensalão e o G1 (são do mesmo grupo dito golpista) desmentiu o jornal impresso, você acreditou no... G1!!! Você comentou lá na notícia! Depois, na entrevista do Mujica ao Estado de São Paulo (outro jornal dos coxinhas), você também acreditou, pois lá estão seus comentários ultra críticos e sagazes! Por quê??? Calma, eu mesmo te respondo. Porque você não sabe se posicionar, não sabe raciocinar, não tem pensamento crítico, não sabe o que diz, está cega ou financiada, é parcial e interesseira. Se o Roberto Marinho berrar lá de baixo que o Lula é um grande estadista, você vai gritar "plim-plim". Se a Carta Capital disser que Dilma fez caca, você vai dizer que ela se filiou ao PIG. Não queira pagar de inteligente com essas suas estupidezes. É, estou com tempo nessa bela manhã nublada de sexta...

  4. poliana Postado em 14/May/2015 às 17:09

    esse senhor não é bom em absolutamente nada, pereira. somente no que no presta q ele é bom, haja vista os tantos processos a q ele está respondendo na justiça. mas taí, mais um nobre candidato à presidência em 2018. até agora temos o joaquim barbosa, o cunha, o bolsonaro, o lula(?), o alckmin(?), a marina (?)...e aí..quem ganha?

  5. poliana Postado em 14/May/2015 às 17:11

    e dilma tb n foi democraticamente reeleita??! tá bom, vc vai vim de novo com a historinha das urnas da smartmatic...nas eleições estaduais de sp e do pr n houve fraude, mas nas eleições presidenciais, houve, né?! sei..tá "serto"?

  6. andre fln Postado em 14/May/2015 às 20:40

    Não aparelhado? Uma OVA! Colocou cargo comissionado na direção da TV câmara, pela primeira vez na historia, cargo que sempre foi de servidor concursado, tentou emplacar apassagens aéreas pras esposas, alem de conseguir aprovar aumento da verba dos picaretas através do orçamento impositivo (1,2% do orçamento da união pra eles decidirem o que fazer, como bem quiserem)

  7. Márcio Ferreira Postado em 14/May/2015 às 21:07

    Se as delações contra o PT são verdades puras, isso eu não sei (nem você). Mas o que eu sei (e você também devia saber) é que mentiras puras elas não são!

    • enganado Postado em 16/May/2015 às 12:34

      Caro Márcio. Por que só contra PT? E o resto? Tá bom! Ou será que vc só tira bala da boca de crianças e ainda se acha herói?

      • Márcio Ferreira Postado em 17/May/2015 às 21:22

        Por que só contra o PT? Porque o Thiago Teixeira perguntou sobre a situação de haver delação contra o PT. Mas entendo que você não perguntou nesse sentido. O resto? Ah, meu caro! O que tem o resto? Você quer justificar os erros do PT com os erros do resto? Um erro nunca justifica outro. O que falta para o PT e seus correligionários que aqui tanto escrevem é a humildade de assumir os próprios erros de seu partido, de aceitar críticas, de admitir que errou e precisa e vai melhorar, não apenas apontar para os lados e listar erros dos outros. Não resolve seus problemas simplesmente recitar um rosário de falhas alheias, pois as suas continuam existindo. Ao receber uma crítica, os radicais dizem: "mas não houve apuração do PSDB, mas o PSDB faz isso, o PSDB fez aquilo". Ora! Então para essa gente, o PT só pode ser criticado se mais ninguém no mundo errar!!! Ou o PT só vai se empenhar para admitir e corrigir seus problemas depois que todos os outros problemas do planeta estiverem resolvidos!!! Isso é uma postura covarde e improdutiva. Covarde porque não admite os próprios erros com hombridade. Improdutiva porque pretende desviar o foco para as falhas dos outros e mudar o alvo sem ter o trabalho de corrigir as suas próprias, gerando apenas uma batalha de empurra-empurra, de caguetagem e ameaça. Esse é o problema, essa é minha implicância com qualquer partidário radical como os que vejo por aqui e em outros blogs de outras ideologias. Espero que a postura digna parta do PT, pois ele sempre pregou dignidade.

      • Francisco Sá Postado em 19/May/2015 às 11:22

        Carece de fundamentos lógicos e éticos o discurso auto-indulgente dos tucanos e seus fâmulos de que não existiu corrupção antes do PT. Que, se existiu, ela não causou prejuízo ao país ou que esse prejuízo é irrelevante. Que, por não ter sido investigada e punida já não pode mais haver investigação e punição. A única assertiva correta é a de que a corrupção anterior não justifica a corrupção posterior. Mas é ociosa a assertiva, significa arrombar portas escancaradas. ATÉ HOJE NÃO VI NINGUÉM JUSTIFICAR A CORRUPÇÃO QUE ESTÁ SENDO INVESTIGADA. O que se reclama e se espera de quem tenha um mínimo de senso ético, respeito pela Constituição e leis, e patriotismo, é ISONOMIA no tratamento do ilícito. Ninguém reivindica absolvição sumária para quem quer que seja. As demais assertivas são falaciosas, e deixam entrever a obsessão dos ressentidos tucanos de voltarem ao poder a qualquer custo, inclusive fingindo que são contra a corrupção, pois escorregam como peixes ensaboados quando a sua está em discussão. O habitual moralismo seletivo.

    • Francisco Sá Postado em 19/May/2015 às 11:06

      Meio verdade ou meio mentira as delações contra os cardeais tucanos, que estariam envolvidos até os cabelos no esquema de propinas das empreiteiras? E as 200 doações das empreiteiro para a campanha de Aécio Neves? Ó dúvida cruel!

  8. andre fln Postado em 15/May/2015 às 10:00

    ainda em tempo... anistiou as multas dos planos de saude!! bilhoes!!!!

  9. Rodrigo Postado em 17/May/2015 às 20:15

    Esta reportagem nunca me surpreenderia, eh soh ver o curriculum do marginal, eu vi no Wikipedia, eh impressionante.

  10. Francisco Sá Postado em 19/May/2015 às 11:02

    Pereira, não dá pra falar em aparelhamento do legislativo pelo executivo sem mencionar a vergonhosa compra de parlamentas para a reeleição do Farol de Alexandria, do impoluto FHC.