Redação Pragmatismo
Compartilhar
Política 07/May/2015 às 11:40
43
Comentários

Deputada Jandira Feghali é agredida em dia de vergonha na Câmara dos Deputados

“A mulher que participa da política como homem e fala como homem, também tem que apanhar como homem”, disparou Alberto Fraga (DEM), integrante da bancada da bala. Confusão começou após Roberto Freire (PPS) empurrar braço de Jandira Feghali (PCdoB). Sessão desta quarta-feira foi uma das mais tumultuadas dos últimos tempos

jandira roberto freire agressão mulher
Jandira Feghali: “Em seis mandatos, jamais fui sujeitada à violência física ou incitação à violência contra mulher” (Imagem: Gustavo Lima, Câmara dos Deputados)

O momento mais tenso da sessão que votou e aprovou a Medida Provisória 665 nesta quarta-feira levou a bancada feminina a levantar as mãos e gritar palavras de ordem em solidariedade à deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ), vítima de palavras grosseiras por parte do deputado Alberto Fraga (DEM-DF).

“A violência contra a mulher não é o Brasil que eu quero ver”, gritaram várias deputadas. Muita gente pediu para que a sessão fosse encerrada e a votação, adiada. “Estamos perdendo o controle. Vamos adiar essa sessão em nome do bom senso da casa”, pediu o deputado Veneziano do Rêgo (PMDB-PB).

A confusão envolvendo Jandira Feghali e Alberto Fraga começou quando a deputada foi apaziguar um início de discussão entre os deputados Orlando Silva (PCdoB-SP) e Roberto Freire (PPS-SP). Jandira reclamou que Freire a empurrou com força quando se aproximou e disse que iria entrar com uma reclamação junto ao Conselho de Ética contra ele. Em seguida, Alberto Fraga, que estava próximo, pegou o microfone, virou-se e disse para a líder que “a mulher que participa da política como homem e fala como homem, também tem que apanhar como homem”.

A declaração provocou reações revoltadas em todo o plenário. O líder do Pros, deputado Domingos Neto (CE), defendeu Jandira, lamentou o ocorrido e afirmou que era preciso acalmar os ânimos. O deputado Roberto Freire pediu desculpas e disse que foi mal interpretado. “Em 40 anos de vida parlamentar jamais cometi qualquer atitude de agressão.”

“Ameaças não são aceitas aqui. O senhor Fraga pode ter a fama que tiver no Distrito Federal, mas não temos medo do senhor”, argumentou o deputado Glauber Braga (PSB-RJ), em alusão ao fato de Fraga, ex-delegado, integrar a chamada bancada da bala e possuir bom trânsito entre os policiais do DF.

Jandira Feghali, via Facebook: ‘Assustador o acontece nesta Casa’

Parece que as noites na Câmara não tem como piorar nesta Legislatura. Sim, fui agredida fisicamente pelo deputado Roberto Freire durante discussão das medidas provisórias 664 e 665 agora pouco. Pegou meu braço com força e o jogou para trás. O deputado Alberto Fraga, não satisfeito com a violência flagrada, disse que “quem bate como homem deve apanhar como homem” na minha direção. Fazia menção a mim.

É assustador o que está acontecendo nesta Casa. Em trinta anos de vida pública jamais passei por tal situação. Em seis mandatos como deputada federal, onde liderei a bancada do PCdoB por duas vezes e enfrentei diversos embates, jamais fui sujeitada à violência física ou incitação à violência contra mulher. Muitas foram as frentes de debate político aqui dentro. Parece irônico a mulher que escreveu o texto em vigor da Lei Maria da Penha seja vítima de um crime como este.

Meus advogados vão acionar judicialmente o senhor Fraga pela apologia inaceitável. Esta medida já está sendo encaminhada. Minha trajetória é reta, ética e coerente dentro da política desde quando me tornei uma pessoa pública, na década de 80. Não baixarei a cabeça para nenhum machista violento que acha correto destilar seu ódio. A Justiça cuidará disto. E ela, sim, pesará sua mão.

informações de RBA e Agência Brasil

Recomendados para você

Comentários

  1. Leonardo Araújo Postado em 07/May/2015 às 12:02

    Pela frequência com a qual atitudes como a desse deputado (o ex-delegado) ocorrem eu fico pensando, com muito temor, se nós não estamos virando uma Berlim dos anos trinta.

    • Ricardo Postado em 07/May/2015 às 14:10

      Sim, tenho a nítida sensação de que estão chocando o ovo da serpente... E o nosso Judiciário é tão obtuso, mas tão obtuso, que não vai fazer nada e, depois, ainda vai dizer que não sabia que isso iria acontecer - o que é ainda pior do que aconteceu na Alemanha, justamente porque sabem (ou DEVERIAM SABER) o que e como aconteceu naquela sociedade...

      • Paulo Mesquita Postado em 07/May/2015 às 14:17

        Judiciário, cê deve tá de brincadeira!!! Que Judiciário???

      • Luiza Postado em 07/May/2015 às 14:50

        Espero que o senhor saiba que o Judiciário só funciona por provocação.

    • Alexandre Postado em 07/May/2015 às 17:07

      O Governo do PT é a República de Weimar. Tem medo de enfrentar de frente os adversários da democracia e se posicionar em defesa da justiça, por isso busca contemporizar com todo tipo de radicalismo destes fascistas. A marcha da insanidade de direita está avançando rápido. Teremos força para enfrentá-la?

      • Ernani Postado em 19/Aug/2015 às 07:58

        Meu Deus , você não entendeu nada. Não sabe ler ?? Identifique os atores que participaram desse lamentável incidente. O que essa gente tem a ver com PT ? Dê um tempo na leitura da Veja e Caras. Vá ler Darcy Ribeiro, vá se informar sobre a história do seu país.

  2. Eduardo Postado em 07/May/2015 às 12:20

    tem conselho de ética mesmo, ou é brincadeirinha.... nunca vi ninguém ser punido, vejo quase que diariamente esse tipo de comportamento por parte de deputados e nada acontece.... é pra isso que os elegemos?????

  3. Alexandre Lopes Postado em 07/May/2015 às 12:21

    Sinceramente , a Câmara dos Deputados acaba de chegar ao fundo do poço. Não tem como piorar ! Como se não bastasse o ataque conservador mais violento aos direitos trabalhistas já visto nesse país , declarações homofóbicas e racistas de pastores e de um nazifascista declarado ( Bolsonaro ), agressões verbais extremamente vis contra a mulher ( Bolsonaro ), agora , até violência física contra a mulher está ocorrendo nesse congresso . Esse lugar se tornou um chiqueiro de porcos asquerosos, fascistas , machistas, racistas, homofóbicos , donos de escravos ( vide Ronaldo Caiado ) . Em suma e parafraseando o Tiririca : "PIOR DO QUE ESTÁ, NÃO FICA !"

    • deisi Postado em 07/May/2015 às 13:26

      Perfeito comentário Alexandre!

    • Tania Postado em 07/May/2015 às 13:41

      É por aí Alexandre. Quem está no fundo do poço é o povo. Poderia ficar melhor se a Câmara e o Senado implodisse com todos dentro. Não fariam a menor falta. Só legislam em causa própria.

    • enganado Postado em 07/May/2015 às 13:53

      Caro Alexandre. Com Dudu CUnha dono das rédeas, isso é o mínimo que está por vir e apoiado pelo PSDB/DEM, podemos copiar os patrões deles=EUA/iSSraHell, está agressão nada mais que uma Intervenção Humanitária do heroi Roberto Freire=cabo de Guerra do Aópio.

    • Celeste Postado em 07/May/2015 às 15:26

      Só discordo de uma coisa em seu comentário! Pode ficar pior Sim....é assustador, porém é real.

      • Alexandre Lopes Postado em 07/May/2015 às 16:33

        Verdade, minha amiga ! Eu, impulsivamente , disse isso . No entanto , parando para refletir , a gente pode constatar que isso , realmente , é só o começo e , talvez , seja o começo de um processo de golpe de estado, já que o Brasil vive um momento político sinistro . Houve momentos como esse quando se estava na iminência de ocorrer um golpe . A direita anda ganhando muita força nesse país . A situação é alarmante e o pior pode acontecer !

    • José Postado em 07/May/2015 às 20:44

      pior que fica.. o câncer só pára de crescer quando é extirpado e eliminado com radiação. o conservadorismo é um câncer e está em pleno crescimento em nosso país...

  4. Daniele Bezerra Postado em 07/May/2015 às 12:57

    Se existisse conselho de ética, o próprio Eduardo Cunha não estaria na presidência. Lamentável.

  5. Pereira Postado em 07/May/2015 às 13:04

    Essas mps é dos conservadores coxinhas ou do PT ?

    • Arlan Pinho Postado em 07/May/2015 às 13:13

      É do PT.

    • Alexandre Postado em 07/May/2015 às 17:14

      É do PT para agradar os coxinhas que vão parar a economia e frear o ascensão social dos trabalhadores. Uma aberração.

  6. Elisabete Moreira Postado em 07/May/2015 às 13:11

    Infelizmente o que acontece na Câmara dos deputados é reflexo do que acontece na sociedade brasileira, e quiçá, mundial. De fato, o comportamento machista e inaceitável do sr. Deputado para com a colega só vem afirmar o pensamento do primeiro de que política não é lugar de mulher. Graças ao bom Deus temos mulheres em todas as câmaras representando nossa voz que jamais será calada, quer queiram, quer não!

  7. andré nelson Postado em 07/May/2015 às 13:12

    "uma mulher deve apanhar como homem". Fico pensando em qual lugar no mundo, quem poderia dizer isto.

    • José Postado em 07/May/2015 às 20:42

      Só na Câmara fundamentalista do Eduardo Cunha mesmo... em outro país esse deputado estaria, no mínimo, cassado, em outros países onde o estado democrático é direito inalienável, estaria preso.

  8. Rosangela Postado em 07/May/2015 às 13:27

    Primeiro, o Dep. Fraga, nunca exerceu o cargo de delegado no DF, era oficial da PM. E mais, alguém poderia esperar algo melhor vindo dele, que se diz líder da bancada da bala...

  9. Deisi Postado em 07/May/2015 às 13:31

    No congresso BBB, (Bala, Boi, Bíblia) ouve isso e coisas piores, antro de reacionários fundamentalistas!

  10. Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 14:31

    Preocupante. Hoje mal se fala mais do caso Bolsonaro x Maria do Rosário. Deu em nada, ninguém fala nada, ficou por isso mesmo, e a consequência é óbvia: vai banalizar. Porque pouco tempo depois, agora tivemos essa. Temo que não dê em nada de novo, que semana que vem já não se esteja mais falando no assunto, e vida que segue. O que é preciso pra que se comece a agir contra esses caras? Não tinha ninguém lá pra no minimo mandar ele calar a boca e se portar como homem quando ele bostejou sobre "mulher que participa da política como homem e fala como homem, também tem que apanhar como homem"? Qual a extensão do poder desses caras, que perpetram esses absurdos e nada acontece? Temo sinceramente que chegará o dia em que uma dessas figurinhas fofas vai enfiar a mão na cara de alguma deputada ou coisa pior, e não vai acontecer nada.

  11. José Ferreira Postado em 07/May/2015 às 14:34

    Quando o deputado fala em "apanhar como homem" ele disse em linguagem figurada, no sentido de que os homens e as mulheres que atuam na política devem ser tratados da mesma forma, inclusive em relação às críticas. Será que o povo não entende que ele não está pregando a violência contra a mulher?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 14:55

      Isso. O safanão que ela levou foi figurado também. Uma metáfora com certeza. """""""Pegou meu braço com força e o jogou para trás."""""""...tudo figurado. E acho curioso que o Fraga tenha gritado essa "linguagem figurada" no microfone imediatamente após a deputada levar esse tranco real e não-metafórico. Deve ter sido coincidência. Mas eu tenho certeza que você tem razão e era tudo no sentido figurado. "A Metáfora da Porrada Contra a Mulher". Tá sertinho de novo.

      • José Ferreira Postado em 07/May/2015 às 16:00

        Foi um empurrão. Do jeito que falam parece até que foi um soco.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 07/May/2015 às 16:37

        Não importa. O importante é que foi metafórico. Um empurrão em linguagem figurada. Certo?

      • Carlos Correa Postado em 09/May/2015 às 12:49

        Uma pergunta apenas: esse "empurrão metafórico" aconteceria se fosse com um deputado homem?

  12. Alexandre Postado em 07/May/2015 às 17:14

    Boa tarde troll.

  13. Galvão Postado em 07/May/2015 às 17:51

    As agressões contra mulheres parlamentares - Jandira Feghali e Gleisi Hoffmann, só acontecem por não ter a Câmara de Deputados, cassado o mandato do Bolsonaro, na primeira quebra de decoro, por ele cometido, e já foram várias.

    • José Postado em 07/May/2015 às 20:37

      A regra é clara Galvão, incitou a violência é cartão vermelho. Se o ábritro se acovardar, perde o controle do jogo. No futebol e na sociedade, as leis existem para serem cumpridas, se as autoridades se acovardam por causa do peso da camisa de um time ou porque o deputado nazista fará um circo e os acusará de "ditadores bolivarianos", abre caminho para todo tipo de transgressão e violência.

  14. Thiago Teixeira Postado em 07/May/2015 às 18:21

    Votei em Orlando Silva, além de NEGRÃO ele me representa. Senta um soco na boca desses representantes de coxinhas, meu Ministro!!!!!!!!!!!!!!

  15. Thiago Teixeira Postado em 07/May/2015 às 18:22

    Vai dar uma de valentão contra mulher lá em Miami seu fascista.

  16. Sérgio César Júnior Postado em 07/May/2015 às 19:54

    Os membros dos partidos conservadores (PSDB, PP, PPS, DEM, PROS, PHS, PRB, PR, PRTB, PRP, PSDC, PSC, PSB, PV, PTN, PDT, PTB, SDD e grande parte, com exceção dos PT, PSOL, PCO, PCdoB, PSTU e PCB) estão cada vez mais conservadores. Em pleno século XXI, quando grande parte dos problemas já deveriam ter sido resolvido, eis que surge um ex-comunista do antigo presidente do Partido Comunista do Brasil (PCB), o deputado federal Roberto Freire (PPS-SP) é denunciado por ter agredido fisicamente e verbalmente a deputada federal Jandira Feghali (PCdoB-RJ). Ele não foi o único a agredir verbalmente, também houve a participação do deputado federal João Alberto Fraga Silva (DEM-DF), que foi em favor do deputado agressor. A deputada é uma parlamentar preparada para debater e apresentar o argumentos, contra projetos de lei anti-programas sociais e anti-dignidade da população Brasileira. No entanto, independente do partido, nenhuma mulher deve ser agredida, nem a força física, nem verbalmente. As mulheres e vítimas de políticos conservadores, não devem votar em partidos conservadores, pela razão óbvia. Para um dos políticos conservadores dos partidos citados acima, eles valorizam o indivíduo: "macho, adulto, branco". A mulher que se diz de direita e eleitora de partidos como o PSDB e similares, ela apoia a violência contra ela mesma.

  17. José Postado em 07/May/2015 às 20:34

    PSDB, DEMo e seus laranjas apoiam o fascismo, a ditadura e o ódio. Esses partidos precisam ser criminalizados, antes que ser livre se torne crime. FORA CONSERVADORES!!

  18. José Postado em 07/May/2015 às 20:38

    Coxinha, vai pra Indonésia e leva o Aécio junto.

  19. luciano Postado em 08/May/2015 às 06:02

    O que está acontecendo neste pais? massacre de professores, pitbull atacando jornalista, incitação a violencia de todo tipo> parece que tem gente desejando uma guerra civil!!

  20. enganado Postado em 08/May/2015 às 11:41

    A balada começou no governo do professor em ROUBO FHC: 1 ) Mandou bater nos aposentados em Florianopolis, mandou bater nos Índios em comemoração ao 22/abril na Bahia, mandou atirar contra os sem terras na Serra dos Carajás (c/mortos), ameaçou a PM de Minas Gerais no episódio da Fazenda (M. Gerais) no embaixador do BRASIL nos EUA, o Aópio distribuiu gentilezas na campanha - "Leviana", o Bolsonaro é um gentleman, O pilantra da Veja-O esgoto (Reinaldo) segurou o braço da fotografa, As agressões de racismo e agora o Vira-Folha, Roberto Freire com mais essa agressão. A Direita é ótima, por isso que o Beto Bicha imitou Baltimor(EUA) para copier sua matriz! Assim caminha o BRASIL! Só está faltando o MORO mandar o exército torturar os Petistas.

  21. Guilhermo Postado em 08/May/2015 às 20:42

    Aqui está o vídeo para quem quiser ver. Tirem suas próprias conclusões, meus caros. https://www.youtube.com/watch?v=fQBDdFtm8Rw

  22. Marianne Martins Postado em 09/May/2015 às 22:07

    O machismo atinge todo o ''território'' brasileiro, inclusive o próprio sistema legislativo... É com preocupação que eu vejo uma sociedade que em processo de regressão. Leis como Maria da Penha, Feminicidio, que tem como objetivo utilizar a jurisdição não vai ser efetiva para mudar em esse quadro quando os próprios ''homens do poder'' não reconhece a problemática diante da violência de gênero que assola a população brasileira.

  23. eu daqui Postado em 12/May/2015 às 11:11

    Gente que fala e age como criminoso tem que apanhar como criminoso.

    • sergio ribeiro Postado em 24/Aug/2015 às 16:09

      Mesmo criminosos devem ser tratados com humanidade; assim reza a cartilha dos Direitos Humanos. Esse tipo deveria ser preso e perder o mandato.