Redação Pragmatismo
Compartilhar
Mundo 13/May/2015 às 10:59
36
Comentários

Coreia do Norte teria executado Ministro da Defesa com tiro antiaéreo

Ministro da Defesa da Coreia do Norte teria sido 'executado com tiro de bateria antiaérea' em frente a centenas de pessoas por ter dormido durante evento que tinha a presença do presidente Kim Jong-un

ministro coreia do norte executado
O Ministro da Defesa Hyon Yong-chol (dir) ao lado do presidente da Coreia do Norte, Kim Jong-un (divulgação)

O ministro da Defesa da Coreia do Norte foi executado com um tiro de bateria antiaérea em frente a centenas de pessoas por ter mostrado deslealdade ao presidente, Kim Jong-un, de acordo com informações apresentadas pelo serviço secreto sul-coreano ao Parlamento do país.

Segundo a agência de notícias sul-coreana Yonhap, os parlamentares ouviram que Hyon Yong-chol foi executado em 30 de abril.

Hyon teria adormecido durante um evento com Kim Jong-un e não cumpriu ordens.

Informações de eventos ocorridos na Coreia do Norte, entretanto, são difíceis de serem confirmadas independentemente.

Pouco se sabe sobre Hyon, mas acredita-se que ele tenha sido general desde 2010. Ele pertenceu ao comitê do funeral do ex-líder Kim Jong-il em dezembro de 2011, um indicativo de influência crescente, e foi nomeado ministro da Defesa no ano passado.

K News, um site de análise de notícias da Coreia do Norte, disse que a última aparição pública de Hyon na mídia estatal foi um dia antes da suposta execução.

A troca de ministros é frequente na Coreia do Norte, mas a execução de uma autoridade tão próxima a Kim é surpreendente e causa preocupações sobre a estabilidade do país.

Especialistas afirmam que, se verdadeira, a execução é uma demonstração de poder e autoridade e um sinal de que o líder norte-coreano não se sente seguro.

Autoridade

Kim Jong-un tem substituído diversas autoridades desde que assumiu o poder.

O caso mais conhecido envolveu seu tio Chang Song-thaek, que chegou a ser considerado a segunda pessoa mais importante do país.

Ele foi preso em dezembro de 2013 diante de um encontro do partido, considerado culpado por traição e executado imediatamente.

A decisão foi vista como uma maneira do jovem Kim demonstrar sua autoridade.

No mês passado, grupos de direitos humanos divulgaram imagens de satélite que mostraram atividade excepcional numa área de tiros no centro de treinamento de Kanggon em outubro de 2014.

O Comitê para Direitos Humanos na Coreia do Norte disse que as imagens – que não puderam ser confirmadas – mostraram grandes armas mirando um alvo bem próximo, uma área para espectadores e diversos veículos de passageiros.

Segundo o grupo, “a explicação mais plausível” para a imagem seria a realização de “uma execução pública horrível” por tiros de bateria antiaérea.

BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Guilhermo Postado em 13/May/2015 às 11:16

    Por favor não fiquem bravos, mas ta aí o que acontece com os países que tentam implantar o regime socialista prezando pela igualdade e liberdade. A "igualdade" se traduz por "pobreza generalizada" e a "liberdade" se transforma em "autocracia".

    • Lázaro Pacheco Postado em 13/May/2015 às 15:05

      O regime de governo na Coreia do Norte não tem nada a ver com socialismo nem com comunismo, é simplesmente uma ditadura nazista que usa martelo e foice em vez de uma suástica!

      • Ecthor Postado em 13/May/2015 às 15:21

        vou rir um pouco da desculpa do Lázaro Pacheco kkkkkkkkk

      • Rodrigo Postado em 13/May/2015 às 15:46

        (Outro Rodrigo) É sempre assim. O malfeito é obra de pessoas que deturparam Marx, coitado, sempre deturpado por todos. Não bastasse, outro dia vi uma entrevista em que era dito que a guerra do Vietnã não tinha nada de capitalismo, ou seja, a desculpa esfarrapada é livremente utilizada, satisfazendo aos incautos. Haja criatividade e disposição para engolir o sapo e o brejo junto.

      • Marcos Loc Postado em 13/May/2015 às 15:55

        Onde já se viu socialismo que não se pode nem tirar uma soneca? Ecthor, você é um retardado e eu provo. Rodrigo, você é outro retardado, onde Marx ensina a executar os outros ?

      • Priscila Postado em 13/May/2015 às 18:34

        O capitalismo que é melhor: escravisa pessoas, mata todos os dias milhões de gente de fome em nome do mercado... Faz com que pessoas se tornem supérfluas... No papel tudo é bonito e na TV, então, nem se fala... Para as pessoas que sabem ler as ideias de Marx são boas, o problema é que o poder cega as pessoas

      • sergio Postado em 13/May/2015 às 19:27

        Concordo com você Priscila, as pessoas que nunca leram Marx fazem grande confusão. Infelizmente Marx é de difícil compreensão, mas explica alguns dos fundamentos do capital. Mesmo nos países mais desenvolvidos podemos ver fundamentos do comunismo ou socialismo. As escolas japonesas por exemplo, a grande maioria é pública, os alunos mesmo de classes mais abastadas estudam junto com crianças mais pobres, sempre nas escolas do bairro.

      • Rodrigo Postado em 13/May/2015 às 21:44

        (Outro Rodrigo) Tô dizendo... O pobre do Marx é sempre mal compreendido, coitado. Falou expressamente em uma ditadura, mas não em uma democracia, mas as ditaduras socialistas são sempre uma deturpação do mesmo. E o capitalismo é a solução? Claro que não, precisando melhorar e muito. Mas ainda é melhor que os regimes havidos na URSS, no Camboja, na China e tantos outros países com líderes "deturpadores". P.S.: essa nossa mania eterna de, em vez de reconhecermos o erro e buscarmos a correção, ficamos é a dizer: "ah, mas se um escraviza, eu também posso fazê-lo; se um fez assim ou assado, eu posso ter Gulags; se milhares morreram em guerras, em genocídios, que mal há em fazermos o mesmo? Se ditaduras de direita tiveram seus presos políticos, que mal há as de esquerda também tê-los?". Essa é mais face da banalização do mal, a qual não é abordada pois sempre pensamos que "quem comeu, comeu! E agora é a nossa vez, então vamos nos lambuzar!".

      • Rodrigo Postado em 14/May/2015 às 07:55

        (Outro Rodrigo) Marcos Loc, não fique nervosinho. Se a realidade não te agrada, se te faltam argumentos, é melhor até ficar quieto do que comprovar aos demais que seu "argumento", seu idealismo, só se sustentam mediante agressão, ofensas.

    • Jorge Postado em 13/May/2015 às 15:11

      Me diga pelo menos 3 caracteríscas do um governo comunista presente na ditadura da Coreia do Norte. Até onde eu saiba, levantar uma bandeira vermelha, porém, agir como um nazista, não te faz comunista...

      • Guilhermo Postado em 13/May/2015 às 15:46

        Nesse caso, Jorge, nenhum país que já se autointitulou comunista de fato o foi. Todos apresentaram um regime ditatorial, privando o povo dos mais diferentes direitos. Com isso podemos chegar a duas conclusões: o socialismo é de fato inalcançável, acabando por se transformar inevitavelmente numa ditadura opressora; ou então é tão arriscado que até hoje ninguém tentou implantá-lo. Li o Manifesto Comunista de Marx há algum tempo, mas não me aprofundei totalmente no assunto simplesmente por não ter simpatizado com as ideias naquele livro.

      • Guilhermo Postado em 13/May/2015 às 16:09

        Jorge, vou dizer duas características de um governo comunista presente na Coreia do Norte. Me desculpe, fico devendo a terceira. 1- Não há propriedade privada; 2- Não há classes sociais ou luta de classes (uma vez que todos são pobres).,.

    • Gustavo Vargas Postado em 13/May/2015 às 17:14

      Isso não é socialismo e nem comunismo é ditadura, aquilo muitos loucos, para não dizer aquilo que eu quero dizer, pedem para voltar ao Brasil.

    • poliana Postado em 13/May/2015 às 19:56

      sei, guilhermo...e o pt quer implantar o socialismo no brasil, não é? entendi..obrigada pela explanação.

      • Guilhermo Postado em 13/May/2015 às 20:21

        Não Poliana. O governo do PT está bem longe do socialismo. O PT é capitalista com algumas características voltadas ao povo, ao social. No entanto, NÃO é socialista e creio que nem pretende ser. Por favor não subestime a minha inteligência.

    • Cleber Postado em 14/May/2015 às 07:22

      Primeiro, Coréia do norte se diz Comunista,não socialista, porém não passa de mais uma ditadura absolutista sanguinária.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 16:07

      Guilhermo...vai estudar, vai. Vai fazer leitura. Pegar uns livros. Tem tudo menos Socialismo na Coréia do Norte, menino.

    • Thiago Teixeira Postado em 14/May/2015 às 20:41

      A diferença é que Kim Jon Un mata seus próprios ministros que pisam na bola, aqui os governantes agridem professores, pretos, putas e pobres da periferia.

    • Eduardo Postado em 15/May/2015 às 10:30

      Você está igual a um colega de faculdade, "muito inteligente", que me disse que tudo é culpa de Marx e do capitalismo!!! Aí eu perguntei: - porque você fala isso? Ele disse, incauto ou sem conhecimento: - você já viu o livro dele? O Capital??? Ri litros... ler e compreender tem muita diferença.

  2. Felipe Peters Berchiellif Postado em 13/May/2015 às 12:39

    A Coréia do Norte é uma coisa bizarra e grotesca. Se houver alguém que defende isso deve ter perdido os miolos,embora muita mentira também envolva a Coréia do Norte.

    • Thiago Teixeira Postado em 14/May/2015 às 20:39

      Bom é os Estados Unidos, que quebram a espinha de negros dentro da viatura sem motivo.

  3. isaac Postado em 13/May/2015 às 13:44

    É por essas que digo que socialismo e capitalismo, na sua finalidade, são a face da mesma moeda. Só o poder interessa.

    • Ecthor Postado em 13/May/2015 às 15:22

      ao menos o Capitalismo Funciona !!!!

      • toleno franco Postado em 13/May/2015 às 15:30

        Você deveria dizer isto ao povo de Serra Leoa, da Somalia, do Haiti, etc.

      • Jackson Postado em 13/May/2015 às 15:31

        Funciona para os privilegiados, digo "sortudos" .

      • Alexandre Postado em 13/May/2015 às 15:34

        Funciona para o capitalista, o resto vive de migalhas destes...

      • tiago Postado em 13/May/2015 às 16:07

        sim, o capitalismo funciona. Funciona para 5% da população mundial. Desculpa amigo, mas isso não é funcionar.....

      • Augusto Postado em 14/May/2015 às 17:18

        O capitalismo funciona por que simplesmente é matemático, premia aqueles que se saem bem e pune os mediocres. No socialismo os que se saem bem devem repartir sua vitória com os mediocres. Leia-se mediocres aqueles que não trabalham nem lutam por si. Um trabalhador assalariado é um exemplo vencedor para o capitalismo. Já no socialismo o empresario que emprega o trabalhador é o opressor. Sem lógica, sem futuro. No século passado tivemos duas experiências definitivas quanto ao socialismo/comunismo. Dois paises com a mesma cultura, os mesmos traços genéticos, o mesmo idioma, foram divididos ao meio. De um lado foi implantado o comunismo do outro o capitalismo. Alemanha e Coréia, o resultado desta "experiência" esta aqui hoje para todos verem.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 16:05

      Isaac...Coréia do Norte não tem Socialismo, menino. Coréia do Norte tem uma DEGENERAÇÃO do Marxismo e um maluco surtado no comando. Vai estudar, vai.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 14/May/2015 às 17:43

        Eu ia perder meu tempo e responder. Mas o simples fato de citar Nazismo te desqualifica por completo. Neste assunto você simplesmente não é um debatedor. Em outros você também não é, tendo em vista que é Olavete, mas neste aqui você é menos ainda. Ao citar Nazismo você me disse: "eu não sou sério e não sei do que estou falando". Lamento.

  4. Carlos Rocha Postado em 13/May/2015 às 14:59

    Não vejo muita diferença com o que é feito no dito mundo capitalista, onde inocentes são bombardeados, vide casos recentes do Iraque e Palestina.

  5. João Paulo Postado em 13/May/2015 às 15:01

    Se aqui valesse, Gilberto Gil levaria a bala logo na posse do Lula.

  6. Alexandre Postado em 13/May/2015 às 15:33

    a Coreia do Norte é uma ditadura sanguinária liderada por um maluco... não tem nada a ver com regimes comunista, socialista, ou coisas do gênero...

  7. Carlos Postado em 13/May/2015 às 16:44

    Acabaram de encontrar o paraíso para as titias que pedem a volta dos militares e gostam de bater panelas. Todas para a Coreia do Norte!!!!!!

  8. Thiago Teixeira Postado em 14/May/2015 às 20:37

    Esse é meu comandante!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Exemplo de ordem, disciplina e qualquer risco de brecha para os golpistas. Espero que um dia meu país tenha um chefe de estado desse nível e taque um míssil por dia na cabeça dos agitadores do Brasil. Vejam a reportagem sobre o aumente de depredações e pichações de bens de utilidade pública, tudo isso fruto de ancoras golpistas que incentivam a população a desrespeitar e ridicularizar os governantes.

  9. Bruno Postado em 15/May/2015 às 21:16

    A diferença é que os comunistas venceram os nazistas na guerra.