Redação Pragmatismo
Educação 23/Abr/2015 às 18:43 COMENTÁRIOS
Educação

USP oferece aulas de graça para alunos de qualquer lugar do Brasil

Publicado em 23 Abr, 2015 às 18h43

Principal universidade do Brasil abre as portas para que alunos de todo o País possam estudar com seus professores. Assista aulas da USP de graça de onde estiver

aulas usp graça
USP oferece mais de 800 vídeos de aulas online e gratuitos

Considerada a melhor instituição de ensino superior da América Latina, a Universidade de São Paulo (USP) está oferecendo centenas de vídeoaulas gratuitas para qualquer cidadão brasileiro. Com a medida, a universidade visa disseminar o conhecimento através de seu amplo acervo didático.

Dividido em três áreas – Humanas, Exatas e Biológicas -, o conteúdo pode ser acessado através do Portal E-AulasUSP. Além de assistir aulas em vídeo de maneira isolada, internautas também podem acessar matérias inteiras gratuitamente e sem a necessidade de inscrições. O interessado pode, ainda, navegar pelas categorias e escolher, dentro delas, a aula de qual curso gostaria de assistir.

No setor de política, por exemplo, o professor José Álvaro Moisés, doutor em Ciência Política pela própria USP, ministra um curso inteiro em torno da expansão global da democracia, seus conceitos, suas qualidades e finalidades. Diz parte do objetivo do curso:

O objeto empírico da discussão é, por um lado, o fenômeno contemporâneo de desconfiança dos cidadãos de instituições políticas e, por outro, o desempenho das instituições de representação, assim como os efeitos de ambos para o funcionamento do regime democrático. Por uma parte, serão examinados os conceitos de cultura cívica e cultura política, qualidade da democracia e confiança política em sua relação com as instituições democráticas, com base na literatura especializada recente; por outra, será discutida a significação da evidência empírica que, desde há algumas décadas, aponta para a perda sistemática ou para a formação incompleta de apoio político dos cidadãos às instituições democráticas […]

O serviço prestado pela USP já é praticado em outras universidades de destaque no mundo, tais como Harvard, Columbia, MIT e Princeton. É importante registrar que não há a emissão de certificados oficiais aos alunos.

Assista as aulas aqui

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendações

COMENTÁRIOS