Redação Pragmatismo
Compartilhar
Contra o Preconceito 10/Apr/2015 às 13:05
62
Comentários

Síndrome de vira-latas de Ed Motta causa revolta na internet

“Minha audiência não é pedreiro”. Destilando preconceito e desprezo, Ed Motta deu 'dicas' de como os brasileiros (“gente simplória e primitiva”) que assistirão seus shows na Europa devem se comportar

ed motta preconceito
Para Ed Motta, brasileiros ‘simplórios’ não precisam acompanhar seus shows na Europa (divulgação)

Ed Motta se pronunciou nas redes sociais sobre sua turnê europeia que passará pela França, Alemanha, Holanda, Irlanda, Inglaterra, Itália, Áustria e Finlândia. Na mensagem de divulgação dos shows, o artista destilou preconceito e desprezo contra o público brasileiro que pretende acompanhá-lo no velho continente.

“Meu público brasileiro de verdade na Europa é um pessoal mais culto, informado, essas pessoas nunca gritaram nada. O negócio é que vai uma turma mais simplória que nunca me acompanhou no Brasil. Público de sertanejo, axé, pagode, que vem beber cerveja barata com camiseta apertada tipo jogador de futebol, com aquele relógio branco, e começa a gritar nome de time”, escreveu.

Na postagem, o músico afirma ainda que não falará nem cantará em português nas apresentações.

“Não tem músicas em português no repertório, eu não falo em português no show. Preciso me comunicar de forma que todos compreendam, o inglês é a língua universal, então pelo amor de Deus, não venha com um grupo de brasuca berrando ‘Manuel’ porque não tem, e muito menos gritar ‘fala português Ed’ […] O mundo inteiro fala inglês, não é possível que o imigrante brasileiro não saiba um básico de inglês”, desabafou.

O músico foi parar entre os temas mais comentados das redes sociais e recebeu uma enxurrada de críticas depois da publicação. Ed Motta chegou a discutir com vários seguidores no Facebook.

“No Brasil minha audiência não é pedreiro, não é popular. Pedreiro vai ver filme de David Lynch? Pedreiro frequenta bons restaurantes?”, questionou, ao ser criticado por um internauta.

Outra internauta sugeriu que Motta se mudasse para a Europa, já que tinha tanto desprezo pelo povo simples brasileiro. “Ed, vai embora. Escolhe um país bacana da Europa e vai morar lá. Aguardo informações sobre o preconceito que você vai sofrer… Mas ah, isso vai servir pra você ser um pouco mais humilde”, disse.

O cantor respondeu dizendo que já sofreu preconceito em alguns países, como EUA e Alemanha, mas que não se comporta como um “vitimista”. Para Motta, “quem gosta de ler, ver filmes, tocar, compor, estudar, não está preocupado com isso [preconceito]”. “O foco é outro”, finaliza.

“Sul civilizado”

Em 2011, em visita a Curitiba, ele já havia disparado contra a aparência dos brasileiros. “Em Curitiba, lugar civilizado graças a Deus. O Sul do Brasil, como é bom, tem dignidade isso aqui. Frutas vermelhas, clima frio, gente bonita. Sim, porque ooo povo feio o brasileiro [risos]. Em avião dá vontade de chorar [risos]. Mas chega no Sul ou SP, gente bonita compondo o ‘ambiance’ [risos]”

O desenhista Vitor Teixeira ironizou as declarações de Ed Motta com uma charge (ver abaixo) acompanhada da seguinte legenda: “Quando a educação não é libertadora, o sonho do oprimido é ser opressor” – Paulo Freire.

VEJA TAMBÉM: Blogueira do Globo esculacha pobres em texto espantoso

ed motta vitor teixeira

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Ingrid Postado em 10/Apr/2015 às 13:18

    Quando a pessoa não é segura daquilo que é, quando ela se sente fraca é comum começar atacar outras pessoas, é comum atacar o grupo oposto. Fico espantada como as pessoas ainda medem inteligencia por diploma ou por vocabulário rebuscado. Conheci grandes mestres, pessoas incríveis dando aula de universidades e falando para plateias de mestrado, porém conheci grandes sábios que sequer tinham a quarta serie e dentro desses dois grupos existem grandes idiotas. Se esse homem acha que me ofende como brasileira está engado, olho para ele com um pouco de pena, pois para ter tanta necessidade de atacar deve estar muito carente por atenção.

    • ANGELA Postado em 10/Apr/2015 às 17:07

      perfeito... meu pai é um exemplo de simplicidade, nem foi a escola, mal escreve o nome, hoje tem 93 anos com uma saúde de dar inveja... não precisou de nada disto para ser um homem feliz...

    • Sergio S. Postado em 10/Apr/2015 às 18:20

      Perfeito Ingrid! Desde que demonstrou aquela imensa necessidade de que todos soubessem que ele bebia vinhos caríssimos, percebi uma mentalidade esnobe e desconfiei que lhe faltava mais "conteúdo"...

  2. poliana Postado em 10/Apr/2015 às 13:49

    eu vi essa notícia ontem. ele foi de uma extrema arrogância e antipatia! fiquei estarrecida! esse senhor é digno de pena! e ele é tão lindo pra falar da "feiura" do povo brasileiro. coitado...um lixo de indivíduo.

    • Rogerio Postado em 10/Apr/2015 às 14:41

      kkkk Adorei a resposta

  3. Valentim Neves Postado em 10/Apr/2015 às 14:00

    Vi uma entrevista desse sujeito no programa SEM CENSURA dizendo que não gosta de apresentações em público que ele gosta de ficar eu estúdio que essa coisa de contato humano com o público não existe, desde esse dia parei com ele.

  4. Cecília Gonçalves Postado em 10/Apr/2015 às 14:02

    Derrotado pelo preconceito de si para consigo mesmo. Brasileiro, gordo, negro, feio, oriundo da baixada fluminense. Lembro de que quando apareceu na mídia era um quase adolescente "sobrinho de Tim Maia ", que fazia um "embromation" para brincar que cantava em inglês. Foi popular sim. Hoje "sofre" de solipsismo.

    • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 18:55

      o tim, um monstro sagrado da música brasileira, deve está morrendo de vergonha pelo vexame q seu sobrinho está dando. uma vergonha pra família. ainda bem q tim n está mais aki pra ver isso. ele sim é um mito da nossa música!

  5. WELTON Postado em 10/Apr/2015 às 14:13

    que diferença do tio para o sobrinho. o tio era amado pelo brasil, do rico ao miserável, todos cantam as músicas dele, já esse intelectual, a única música conhecida no país é manuel!!!!

  6. ascorbila Postado em 10/Apr/2015 às 14:14

    Só lí verdades!

    • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 18:55

      tão vira lata qto ele. complexada! vai trabalhar na tua auto estima!

  7. Antônio Ginani Postado em 10/Apr/2015 às 14:15

    esse imbecil é um desprezível , não o conheço como um cantor de renome, é por ele, e uns mais,que prefere ser babá, limpador de rua, mendigo no exterior, a ter uma vida de respeito no Brasil, vergonhoso.

    • Cleber Postado em 10/Apr/2015 às 15:18

      Claro. Não há dignidade em ser babá, limpador de rua ou que seja mesmo. Parabéns. Vamos combater imbecilidade com imbecilidade.

  8. debora Postado em 10/Apr/2015 às 14:16

    Se eu fosse ele com a grana que ele tem, fazia uma redução de estômago, implante de cabelo... ah mas ainda sim ia ficar difícil pq por dentro ele continuaria horroroso... a Feiura dele, dinheiro nenhum dá jeito. Melhor um pedreiro, pobre e bem amado... feliz comendo um "churrasquinho na laje" Do que um gordo rico deprimido haha

  9. talita Postado em 10/Apr/2015 às 14:16

    Idiotaaaaaaaaaa!

  10. Juliana Postado em 10/Apr/2015 às 14:17

    Ah porque ele é bem bonito né kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  11. valeria Postado em 10/Apr/2015 às 14:20

    TERRÍVEL Triste O que falta a Ed é um espelho ! Vive até hoje a sombra de seu tio Tim,esse sim famoso,cantor e amado. Por não se aceitar negro,latino,obeso e obsoleto como cantor,acredita que se for branco,loiro e europeu é ser especial . Ed com seus vinhos caros e discos de vinil vive em seu próprio mundinho. No qual ele se julga especial ,único acima da plebe! Plebe que está impregnado nele próprio que ele se recusa a admitir. Muitos brasileiros e latinos se apresentam na europa. Daniela Mercury lota casas de show que Ed com toda a sua arrogância ,quando muito toca para quem???? Sua desculpa : Minha música é para poucos . O que ele mais faz são falsetes. Muitos gostam de Jazz e blues. Mas poucos gostam de Ed

  12. Stella Postado em 10/Apr/2015 às 14:23

    O cara surtou. Totalmente digno de pena...deve ser um frustrado que nem se olha no espelho, já que não gosta de ver gente feia.Se fosse tão inteligente, não teria dado esse tiro no pé.

  13. Jose Antonio Postado em 10/Apr/2015 às 14:25

    Ele é bonito prá caramba. Hollywood está perdendo o novo Brad Pitt. Lindão.

  14. rolha Postado em 10/Apr/2015 às 14:30

    Feio ....? ele e mal acabado...

    • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 18:57

      e feio tb!!! feio é pouco pra definir a "beleza" desse daí.

  15. José Ferreira Postado em 10/Apr/2015 às 14:32

    O Ed Motta está certo. Infelizmente as pessoas querem ouvir coisas bonitas em vez da verdade, e ele está a ser crucificado por isso.

    • João Postado em 10/Apr/2015 às 14:54

      Isso! Ele só está usando as palavras impacientemente e irritado. Quando encontrar as palavras certas vai conseguir explicar de forma que mais gente entenda.

    • Maria Postado em 10/Apr/2015 às 15:01

      Ele não sr enxerga?? Não tem espelho em casa???

    • Daniel Postado em 10/Apr/2015 às 15:08

      Boa tarde José! 1- ele nao está certo: não foi dado a ele a autoridade para definir quem é "bonito" e quem não é. O julgo do "ser bonito" não cabe a ele decidir, afinal de contas ele mesmo não dá o exemplo. 2- o que ele disse não é verdade! Há preconceito na fala dele. O fato dele achar que os sulinos brasileiros e os europeus são mais bonitos esta no fato do estereótipo. Brancos, loiros, olhos azuis... Como se somente essas caracteristicas fossem boas e quem nao se enquadra fosse desprezível! 3- ele está sendo crucificado não por falar verdades, mas por ter sido mal educado, preconceituoso e tudo isso contra o povo do próprio pais dele! 4- quem garante que você nao faz parte dos "pedreiros" a quem ele se referia? Seu ego está inflado igual o dele!

    • Wiliam Oliveira Postado em 10/Apr/2015 às 15:16

      Então dizer coisas de extrema grosseria e arrogância é o correto? Um cara que teve sua origem artística num grupo chamado "Conexão Japeri" agora acha correto mensurar a qualidade do seu público em função da renda ou da profissão? José, quando eu atendia alunos em domicílio com aulas particulares na região nobre do RJ eu conheci porteiros de condomínios suntuosos que ouviam Vangelis, Au Jarreau e tantos outros cantores que muita gente que se diz "elite intelectual" sequer ouviu falar. Esses mesmos porteiros, em alguns casos, chegaram até a aprender um pouco do idioma que artistas como esses utilizavam em suas músicas para entendê-las, sendo que, sinceramente, música é arte e qualquer manifestação artística deve a priori dar sensação de bem estar, de prazer a quem se apropria dela como espectador. Certamente a obra do Ed Motta não me dará qualquer prazer depois disto.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Apr/2015 às 15:54

      José Ferreira joseferreirando. Um brasileiro safado elitista pseudo-intelectual emulando sofisticação (até de enólogo ele fica pagando...) e transbordando boçalidade e preconceito contra o povo brasileiro trabalhador e humilde? Claro que cai nas graças da coxinhada brasileira. Vira-latas que são, entreguistas, lambe-sacos de gringos, ora, é óbvio que se reconhecem em Ed (que agora fala por eles) e batem palminha pra ele. Capaz que "curtir Ed Mota" agora vire status. Coisa cult, fina, da elite. Tipo, "moro em Higienopolis, tenho meu iphone, dirijo minha SUV, viajo pra Miami, sou contra a corrupçaum, fora DilmAnta, e curto Ed Mota". Será um "fator de distinção elite x pobre". Como esses caras são previsíveis.

      • Thiago Teixeira Postado em 10/Apr/2015 às 18:15

        E depois sai o idiota do Gentili falando que o Lula instigou o ódio entre pobres e ricos.

      • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 19:00

        eduardo, segundo o próprio, ele é pardo, morador da zona leste de sp, e historiador. preciso dizer mais alguma coisa?

      • José Ferreira Postado em 11/Apr/2015 às 00:06

        Ele é mestiço, mas muita gente "demoniza" essa palavra. E ele pode achar qualquer um bonito ou feio, pois cada um tem o seu gosto. Os brasileiros ao invés de criticarem o rapaz por falar a verdade, poderiam analisar o seu comportamento, principalmente quando estão no exterior.

    • Fernando Postado em 11/Apr/2015 às 11:21

      Ed Motta falando da feiúra alheia? Posando de artista, intelectual? Só falta se declarar caucasiano loiro e de olhos azuis daí a piada fica perfeita. A melhor coisa a ser feita nestes casos de mau caratismo desavergonhado é ignorar. Essas subcelebridades não agüentam as verdades que o silêncio e a indiferença costumam gritar aos seus ouvidos.

  16. ulisses Postado em 10/Apr/2015 às 14:40

    A esquerda brasileira perde o foco e destila ódio contra o músico. É bem capaz desse brasileiro médio cometer algum atentado contra o cara em um show dele lá fora. Já que agora ficou bem divulgado. Ao invés de discutirmos coisas relevantes que estão ocorendo na esfera pública, contra ese mesmo brasileiro médio, conclamamos as pessoas a atirar pedra contra um músico que expresou sua opinião ferindo o coração passional do brasileiro médio. Vamos pular essa etapa gente.. chega dese complexo de inferioridade.. vamos participar de debates mais relevantes.

  17. Maggy Pittas Postado em 10/Apr/2015 às 14:48

    Que vergonha! Babaca é pouco, quanto recalque... Fala sério, este Sr. ridículo que se fez a sombra do tio (que era muito, mas muito melhor), não vale 1 minuto da nossa atenção. Ele se acha no geme geme. Faz-me rir, Ed Morte! Como faz falta um bom gozo, porque ele gosta é de gozar com o pau alheio, isto sim!

  18. Joao Marcelo Postado em 10/Apr/2015 às 14:49

    Povo feio? E ele é o que ? Loiro de olho de azul ? Se encherga Ed...

  19. Rodrigo Postado em 10/Apr/2015 às 14:49

    Vergonha afinal foram os brasileiros que deram fama ao cantor , nao soa ele mas todos eles.

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 10/Apr/2015 às 14:58

    É um vira-latinha. Brasileiro de merda. Com certeza toca na Europa em botecos, guetos e micro-cidades e diz que é "turnê européia". Deve chamar a atenção de no máximo 200 pessoas por apresentação pra fazer aqueles...sonzinhos...com a boca..."djub-djub-djub-rá-pá-pá"...aí tem que emular sofisticação, já que é claramente complexado e vive no completo ostracismo. É tão escroto e babaca que não sabe que isso aí vai se virar contra ele. Agora que o povo que for no show vai fazer bullying nesse ilustre desconhecido. Vão mandar um "TOCA MANUEL!!!" e "vai Corinthians!!" no meio da "apresentação" só pra cutucar o coitado.

  21. Silvana Postado em 10/Apr/2015 às 15:02

    Coitado..totalmente frustrado. Não só porque tem consciência de que é horrível,mas também porque sua música é um lixo. Jamais chegará aos pés do seu tio. Nunca farão um filme sobre a vida dele. Cairá no esquecimento após o terceiro dia de sua morte.

  22. Lucas Postado em 10/Apr/2015 às 15:49

    Fiquei com uma dúvida agora rs ! Tenho um cd da revista Placar que os hinos dos times eram interpretados pelos cantores e era muito bom por sinal o cd e na faixa do meu Botafogo ele era um dos cantores (coincidência ou não o do América era cantado pelo seu tio) enfim pensando aqui será que ele ainda é Botafogo ou virou Chelsea porque torcer pra time brasileiro é coisa de gente inferior? O fato é que torço pra ele não ser mais Botafogo porque ninguém merece ter esse estrume como adepto do meu glorioso.

  23. Zeca Guahnon Postado em 10/Apr/2015 às 16:02

    Mas é um babaca!! Vou apagar as musicas desse idiota!!! se é que ele sabe o que idiota significa!

  24. Rodrigo Postado em 10/Apr/2015 às 16:24

    Feio!

  25. Thiago Teixeira Postado em 10/Apr/2015 às 18:13

    Telespectador do David Lynch assenta a privada que tu põe essa bunda enorme?

    • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 19:05

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    • poliana Postado em 10/Apr/2015 às 20:39

      ah vá...vc é a última pessoa q pode dá lição de moral aki. me polpe naro!!!!!!!!!!

  26. Faustino Pinto Postado em 10/Apr/2015 às 18:23

    É bom mesmo que vá para sua turnê, não volte mais, o pior que volta, isso deve soltar tanto pum, que representa um perigo a camada de ozônio e quem disse que os europeus querem esse cocô caminhante morando por lá, mandariam de volta para tristeza de nós brasileiros...

  27. satanás Postado em 10/Apr/2015 às 18:31

    TIRA ESSA CAMISA, SEU MOLEQUE! VOCÊ NÃO É DIGNO DE VESTI-LA!

  28. Vinicius Postado em 10/Apr/2015 às 18:44

    Típico de um "vira lata', pegar um fato isolado e generalizar. Faz o seguinte vai para Miami trabalhar no Mcdonalds. Realmente tem que ter muita paciência... *Outro Vinicius

  29. poliana Postado em 10/Apr/2015 às 19:03

    sim...já foi confirmado.

  30. poliana Postado em 10/Apr/2015 às 19:05

    naro...eu sabia q vc, o jose ferreira, e logo mais, o pereira, iriam concordar com ele. pq será, hein?! lamentável!

    • José Ferreira Postado em 11/Apr/2015 às 00:07

      E eu sabia que a Poliana iria descordar. Por que será?

    • poliana Postado em 12/Apr/2015 às 14:13

      pq é evidente q vc e os demais são um bando de vira latas sarnentos!!!!

  31. poliana Postado em 10/Apr/2015 às 19:19

    inclusive, o próprio se retratou hj e pediu desculpas "pelos erros"

  32. luciano Postado em 10/Apr/2015 às 20:11

    Esse é o famoso "musico secreto", a gente só percebe que ele existe quando fala alguma bosta!!!

  33. Roger Postado em 10/Apr/2015 às 21:24

    Esse daí nunca superou a frustração de ficar eternamente à sombra do tio infinitamente mais talentoso, aquele cara feio de origem humilde e voz magnífica. Percebo claramente essa inveja familiar, implícita nesses comentários que, muito provavelmente, recaem sobre os pedreiros e os feios fãs do Tim. Provavelmente Ed Motta esteja precisando de um analista.

  34. Iran Postado em 10/Apr/2015 às 22:59

    Ed Motta, óculos redondos deixam as pessoas redondas mais redondas ainda. É tanta coisa redonda que fica difícil saber onde fica a bunda. No seu caso tudo se equivale.Ô bunda feia!!!

  35. Divina Rocha Corte Postado em 11/Apr/2015 às 02:05

    Por mim ele pode ficar tranquilo, nunca iria assistir um show dele se tivesse na Europa, até porque lá tem muita mais coisas para serem vistas.

  36. Márcio Postado em 11/Apr/2015 às 10:27

    Ed Motta nem merece tanta repercussão...vamos esquecê-lo...

  37. Thiago Teixeira Postado em 11/Apr/2015 às 13:38

    E coxinha arrogante e preconceituoso que fique no G1.

  38. claudio s. Postado em 11/Apr/2015 às 16:39

    Naro Solbo ,não confunda falta de educação de alguns com O PRÉ-CONCEITO DE ED MOTA.MANUEL FOI PRO CÉU

  39. Eduardo Postado em 11/Apr/2015 às 18:39

    pra que publicam umas nojeiras destas.... dê o que esse cara merece... o ostracismo... além de feio pra burro, preconceituoso.... what shit!!! pra não ser chulo.

  40. Thiago Lopes Postado em 12/Apr/2015 às 00:02

    Sério que alguém ouve Ed Motta? Lacto purga não é mais eficiente?

  41. Vinicius Postado em 13/Apr/2015 às 13:34

    Velha e porca tática de se fazer de vítima , ninguém cai nessa não, sr. Naro !!! O que um cantor medíocre preconceituoso tem a ver com o PT?Acredito que até gente do PSDB se revoltou com o discurso do "artista". O João Moinho até que foi coerente, mas você está muito longe disso. Faz o seguinte, leva essa tua "reflexão" para Veja que lá vão te venerar por isso. *Outro Vinicius

  42. Vinicius Postado em 15/Apr/2015 às 01:27

    Primeiro lugar não sou pago ou aliciado por ninguém e acredito que outras pessoas também não são.Tenho minhas próprias opiniões formadas no que eu acredito. Sei que num espaço onde é aberto a todos não vou esperar unanimidade, mas espero pelo menos coerência, quando não existe essa coerência as vezes trato de forma jocosa mesmo. E não tenho vergonha de dizer que defendo o PT não viu! Não sou militante mas defendo. E meu querido não existe essa história de militância paga, existem muitas pessoas que não caíram no conto do PIG. E essa tática de se fazer de vitima não cola comigo."Fui 'apedrejado'...". *Outro Vinicius