Redação Pragmatismo
Compartilhar
Ditadura Militar 22/Apr/2015 às 11:57
33
Comentários

Quando Dilma trocou a “taça de champã” por um “pau-de-fogo”

Foto histórica de 1962 publicada pelo escritor Fernando Morais mostra Dilma Rousseff brindando com amigas em seu baile de debutantes. Dois anos depois, ano do golpe militar, a jovem Dilma trocaria a “taça de champã” por um “pau-de-fogo” para combater a ditadura

dilma 1962 foto baile debutante
A jovem Dilma Rousseff em seu baile de debutantes em 1962 (divulgação)

O escritor Fernando Morais (1) publicou em seu perfil oficial no Facebook uma imagem da presidente Dilma Rousseff em 1962. Dilma aparece em um baile de debutante, em Belo Horizonte, brindando com as amigas.

A foto foi tirada dois anos antes do golpe civil-militar que instauraria uma ditadura no Brasil por longos 21 anos. Junto com a imagem, o escritor publicou: “foto expropriada da página do André Presuntinho. Dilminha em seu baile de debutantes, em 1962. Isso foi ainda em Belo Horizonte, quando ela estudava no colégio Sion (em frente à minha casa). Depois, Dilminha foi pro sul e trocou a taça de champã por um pau-de-fogo”.

Fernando Morais se referiu à decisão de Dilma Rousseff de integrar grupos de combate à ditadura brasileira. Dois anos após a imagem, em 1964, ano do golpe civil-militar, Dilma entrou para o Polop (Política Operária), ainda em Belo Horizonte, e em seguida ingressou no Colina (Comando de Libertação Nacional). Já em 1967 ela se casou com o jornalista Cláudio Galeno Linhares.

Em 1969, cassada pelos militares, começou a viver na clandestinidade e foi obrigada a abandonar o curso de economia na UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais).

Pouco depois, separou-se de Galeno e começou a morar em Porto Alegre (RS) com o advogado e militante Carlos Araújo, que depois viria a ser deputado estadual. Com ele, Dilma teve sua única filha, Paula Rousseff Araújo.

Em julho de 1969, Colina e VPR (Vanguarda Popular Revolucionária) se uniram, criando a Vanguarda Armada Revolucionária Palmares (VAR-Palmares). Em janeiro de 1970, Dilma foi presa em São Paulo e ficou detida na Oban (Operação Bandeirantes), onde foi torturada.

(1) Fernando Morais é um dos principais escritores de biografias no Brasil. Ele é autor dos livros Olga, Chatô: o Rei do Brasil, Corações Sujos, A Ilha e Os Últimos Soldados da Guerra Fria.

informações da biografia de Dilma Rousseff

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Marcos Silva Postado em 22/Apr/2015 às 12:12

    Pensei que a Dilma só fosse feia atualmente, mas vejo que não. Mas é melhor termos uma presidenta feia, de bem e honesta no Planalto do que ter um galã frustrado, que defende golpe e ainda é metido a playboy no comando do País. Bonita e melhor que Dilma Rousseff? Só Luciana Genro!

    • Letícia Postado em 22/Apr/2015 às 12:32

      E qual a relevância de ela ser bonita ou não??

      • Marcos Silva Postado em 22/Apr/2015 às 13:00

        Nenhuma. Foi só uma piada. Mas se você quiser ver lixo em forma de "piada", basta assistir, por exemplo, ao programa de Danilo Gentili.

      • Gabriel Gabo Postado em 22/Apr/2015 às 13:35

        Eu daria uns beijos nela

      • Bruno Postado em 22/Apr/2015 às 14:08

        Relevância cômica

    • Flávia Braga Postado em 22/Apr/2015 às 12:55

      Com toda a certeza! Embora eu não ache nossa presidenta feia!

    • Karine Jung Postado em 22/Apr/2015 às 13:02

      Desnecessário o seu comentário. Existe um teste bem rápido para se fazer antes de soltar asneiras machistas: Troca o sujeito da frase por um homem. Se for ridículo você comentando sobre a beleza de um homem em um portal de notícias, tcharãn - O seu comentário é desnecessário e você provavelmente tem a mentalidade de um rapaz vivendo nos anos 50!

      • Marcos Silva Postado em 22/Apr/2015 às 13:41

        Você ficou frustrada com o comentário que eu fiz, mas eu entendo porque realmente o Brasil é um país extremamente machista. Porém, a piada que eu fiz não tem nada a ver com machismo, mas sim, com beleza e feiura, que são características artificiais e não diferenciam nenhuma qualidade nas pessoas. Chamar o outro de galã é machismo? O que eu fiz não foi machista, Karine Jung, pois sou feminista. Fique calma, mulher!

      • Paulo Lobo Postado em 22/Apr/2015 às 15:06

        Karine Jung, Uma resposta muito bem dada ao um infeliz comentário... serve para todos nos para que pensemos antes de postar algo.... abraços colega

      • Luciana Postado em 22/Apr/2015 às 23:45

        Não, Marcos Silva, você não é feminista.

    • Maria Luísa Becker Postado em 22/Apr/2015 às 13:17

      Grosseiro!

    • fabiana Postado em 22/Apr/2015 às 13:28

      Que comentário machista e idiota esse seu.

      • Marcos Silva Postado em 22/Apr/2015 às 14:50

        Concordo que foi idiota, pois piadas idiotas também podem ser boas, porém, machista... aí é demais! Eu disse que o cara é galã e isso foi machismo? Por isso é que muita gente acaba caindo na falácia dos golpistas da elite, pois quem deveria defender a democracia e um governo que ajuda os pobres, que mais precisam, ficam com paranoias como essa sua agora.

    • bianca Postado em 22/Apr/2015 às 14:33

      Tanta história por trás dessa foto, até a jornada da Dilma à presidência da república, e você se apega ao fato de ela ser bonita ou não? Pelamor, mesmo que seja piada, você poderia ter se saído melhor.

    • sergio budrin lopes Postado em 22/Apr/2015 às 20:50

      Realmente, a beleza vem de dentro, e assim Dilma é linda, valente e virtuosa...#grande guerreira...tem minha admiração!!!...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 23/Apr/2015 às 10:08

      Marcos Silva foi infeliz demais. Piada sem graça, de nenhuma relevância, com timing zero. Aprende, menino. Da próxima vez, guarde a piada.

    • Rosendo Postado em 19/Aug/2015 às 16:33

      Quanta paranoia por causa de um comentário,as pessoas levam tudo a ferro e fogo,acho que seria melhor vc ter dito que ela é desprovida de atributos universais de beleza.Não foi nada machista seu comentário,afinal,vc se referiu a alguém especifico,e não o gênero feminino em si.

  2. Letícia Postado em 22/Apr/2015 às 12:33

    E qual a relevância de ela ser bonita ou não??

    • eu daqui Postado em 23/Apr/2015 às 11:08

      Pra um "homem" brasileiro é a única coisa realmente relevante numa mulher, já que brasileiro não gosta de mulher e sim de troféu.

      • Marcos Silva Postado em 23/Apr/2015 às 13:41

        É o fim do mundo esse seu comentário, "eu daqui". Isso que você escreveu é pior do que dizer que a única coisa relevante para a mulher é o dinheiro (bens materiais) que o homem possui.

      • eu daqui Postado em 24/Apr/2015 às 08:41

        Falei do brasileiro típico, Marcos. Sabemos que há exceções, mas o mundo real é reflexo da regra e não da exceção. Quanto a brasilera típica, é pior do que o que vc posta: não é nem o dinheiro que é importante: é o status de casada mesmo. Elas também precisam usar os caras como trofeu social. Trata-se de uma nação de submulheres e subhomens: gostam de portar simbolos de sucesso social em vez de viver e sentir o verdadeiro sucesso pessoal. Fora isso, fiquei feliz de saber que aqui no pp há exceções como vc. Eu também sou exceção: gosto de homem e dependo de meu trabalho, não de troféu.

  3. Vitor Araujo Postado em 22/Apr/2015 às 12:47

    Por que o ser humano não guarda a sua hipocrisia a si mesmo?! Não precisa opinar se a opinião não acrescenta nada de construtivo, a senhora Dilma ela é um ser humano e uma chefe de estado e deve ser respeitada como tal.

    • Marcos Silva Postado em 22/Apr/2015 às 14:41

      Parece que você é do lado dos golpistas elitistas, pois estes são os que não tem um bom senso de humor nem felicidade na vida, mas apenas revolta e raiva. Não duvido de que você tenha pensamentos como este: "Não foi correto matá-los, mas os cartunistas do jornal Charlie Hebdo provocaram e fizeram por onde merecer". Lamentável.

  4. Ivone Postado em 22/Apr/2015 às 13:02

    Tem gente com conceito de beleza bem torto e esquisito rsrsrrs...esses dias atras comentei que a nossa Presidenta esta bem elegante. Riram de mim...eu fiquei pasma, tem gente que não assimila nem a idade, nem a luta desta mulher pela vida inteira. Ela e admirável, quer queiram quer não.

  5. Mateus Postado em 22/Apr/2015 às 13:18

    O fato dela estar tomando champanhe no baile de debutante não significa que ela "trocou a "vida de elite pela guerrilha" como a matéria sugere. A Cheguevarização da Dilma, tsc tsc, querem transformar a mulher num messias. Dilma já tinha histórico familiar de ativismo politico de esquerda, seu pai era do partido comunista da Bulgária.

  6. angela Postado em 22/Apr/2015 às 13:38

    Infelizmente ironicamente uma mulher que lutou tanto pela liberdade, hoje é vítima de uma nova artimanha golpista! Parece que a história não serviu pra nada! Lamentável!!

  7. Jônathas Arruda Postado em 22/Apr/2015 às 13:40

    A biografia da presidenta é linda, digna, assim como as de todos os heróis que lutaram pela liberdade em nosso país. Em 2010 e 2014, votei 13 para a presidência e nunca me arrependi. Orgulho de ter uma ex-guerrilheira no comando da nação.

  8. José Ferreira Postado em 22/Apr/2015 às 16:45

    Se nós não comentarmos que ela é feia, a Dilma continuará feia do mesmo jeito. Os políticos não costumam ser muito bonitos, vide Lula, Serra e Aloysio Nunes. Relaxa pessoal.

  9. Deisi Postado em 22/Apr/2015 às 17:57

    Dilma coração valente, mulher forte e determinada, só coxinha acha que amedronta essa grande mulher. Não respeitam como chefe de estado, eleita democraticamente, dai vão pra rua pedir impeachment e se não for possível até intervenção militar. Pensam que um bando de inconformados massa de manobra, vão fazer ela desistir da luta. Coitados dignos de pena!

  10. silva Postado em 22/Apr/2015 às 20:12

    Essa mulher reaça, foi eleita com 54 milhões de votos, que confiam nela, o choro é livre maria ou seria cesão.

  11. Rosali de Rosa Cantlin Postado em 23/Apr/2015 às 00:22

    maira, #AceitaDilmaVez!

  12. Carlos Correa Postado em 23/Apr/2015 às 20:02

    Tenho um grande orgulho de uma presidenta com história e dignidade como a nossa presidenta Dilma.

  13. Maria Neuza Postado em 23/Apr/2015 às 20:45

    Porque todos os coxinhas relembram esse soldado morto? Claro, uma vida como outra qualquer. E o monte de gente que a dutadura matou, torturou, estuprou... os outros valem menos que o soldado?