Eric Gil
Colunista
Compartilhar
PSDB 28/Apr/2015 às 12:30
26
Comentários

Paraná, uma democracia sitiada

Beto Richa (PSDB-PR) mobiliza forte organização militar para não arriscar que o projeto da Paranaprevidência volte a ser barrado. Paraná vive democracia sitiada e o cenário é de guerra

Paraná Professores protestos PSDB Beto Richa
Beto Richa – PSDB vs protestos professores Paraná (Imagem: Pragmatismo Político)

Eric Gil*

Dois meses depois do fim das grandes mobilizações feitas pelos servidores públicos estaduais do Paraná, onde os professores do estado foram protagonistas, o projeto que permitia a utilização do dinheiro da Paranaprevidência, instituição de previdência dos servidores públicos do Paraná, para integrar o orçamento cotidiano do estado (ou seja, permitia que o governo gastasse o dinheiro dos aposentados) volta a tramitar rapidamente na Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), agora com algumas modificações no projeto. O projeto previa a fusão do fundo Previdenciário e do Fundo Paranaprevidência, agora prevê que mais de 33 mil funcionários saem da folha do tesouro e passam a ser pagos pelo Fundo Previdenciário, segundo informações sistematizadas pela Gazeta do Povo.

Leia também: A barbárie no Paraná, a batalha na Assembleia e o “pacote de maldades”

Mas a diferença, desta vez, não é primordialmente o projeto e sim a organização militar, para não arriscar que o projeto volte a ser barrado, o palco agora é de guerra.

O governador do estado, Beto Richa (PSDB), convocou desde o sábado, dia 25, um montante de 1.120 policiais para impedir que os professores que voltaram a entrar em greve na última segunda-feira, montassem acampamento nos arredores da ALEP, localizada no bairro Centro Cívico em Curitiba, assim como foi feito em fevereiro. Naquela ocasião, o acampamento possibilitou uma constante organização da categoria para que posteriormente ocupasse por vários dias a Assembleia, o que impediu que fossem votados uma série de ajustes fiscais do governo, inclusive esta reforma na Paranaprevidência.

Leia aqui todos os textos de Eric Gil

Para garantir que o povo não chegasse à Assembleia Legislativa, o quarteirão inteiro foi interditado e a ALEP foi literalmente sitiada com barreiras e policiais. A casa que deveria ser a representação popular do estado foi – por vontade do governador Beto Richa – cercado para garantir a votação do projeto que apenas ele e sua base aliada acha digno. Na segunda-feira, primeiro dia de tramitação do projeto, não se via outra coisa no centro de Curitiba senão ônibus, camburões e carros socados de policiais armados em direção à Assembleia.

O governador tucano que dirige o estado há cinco anos, passa por uma crise financeira (crise esta tratada nesta coluna em artigo publicado no mês de fevereiro), o qual já resultou em demissões em massa de servidores temporários, cortes de benefícios e outros “ajustes”. Com isto, vê no dinheiro da Paranaprevidência, juntamente ao seu secretário da Fazenda, Mauro Ricardo Costa (um “mãos-de-tesouras” conhecido dos governos PSDBistas por todo o Brasil), sua redenção – a verba que ele precisa para amenizar a crise que ele mesmo ajudou a formar no Paraná.

Mas por que o governador precisa disto?

Em fevereiro, segundo o Instituto Paraná Pesquisas, 90% da população se declarava a favor da greve dos professores, e 80% a favor da ocupação da Assembleia Legislativa. Segundo o mesmo Instituto, após a série de cortes, greves e ocupações, o governador que foi eleito com 56% em primeiro turno, no ano passado, já tinha 76% de desaprovação (pesquisa de opinião publicada em março deste ano).

Com a sua baixa popularidade e uma mobilização que ganhou o apoio da população, inclusive por se tratar de um tema tão delicado quanto à aposentadoria dos servidores, o tucano não quer arriscar novamente, e nesta semana o projeto deve ser aprovado, pois com um aparato de guerra posto pelo Governo do Estado para esta proposta ser votada, apenas um crescimento considerável da resistência dos professores pode parar a sede pelo dinheiro da previdência estadual, por parte do Beto Richa.

Bem, por enquanto nos encontramos em uma democracia literalmente sitiada.

*Eric Gil é economista do Instituto Latino-americano de Estudos Socioeconômicos (ILAESE) formado pela Universidade Federal da Paraíba, mestre e doutorando em Ciência Política pela Universidade Federal do Paraná; escreve quinzenalmente para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 28/Apr/2015 às 13:13

    sul maravilha!!!!!! não gostam dos tucanos? agora aguentem....pena q a grande mídia, principalmente a rede globo, não vai falar sobre isso...

    • enganado Postado em 28/Apr/2015 às 16:38

      Cara Poliana. É isto mesmo! Agora vão chorar lágrimas de sangue. Estou apenas aguardando os gaúchos chorarem com seu ditador. Que se explodam Paranaenses e Gauchos! Vota no Aópio protegidos da banca internacional ANGLO-SIONISTA, instalada nos EUA/iSSraHell que não querem saber de Professores/Crianças/Aposentados, ou seja, gastam muito e só dão prejuízos. BRASIL, estamos a 1 (UM) passo da UScrânia. Aguardem que o exército e o PSDB farão o resto!

      • jean Postado em 29/Apr/2015 às 10:45

        Caro enganado.... Toda generalização é burra e você acaba de cometer esse erro! Sou do sul e JAMAIS em minha vida digitei 45 em uma urna eletrônica. Guarde sua generalização para você....

    • Gabriel Postado em 30/Apr/2015 às 13:02

      Sou de Londrina - PR, e estou me formando em um curso de licenciatura. Para mim, a poliana esta certa. Aqui é o tucanistão, o psdb domina. Talvez dps desses abusos (que é a marca do psdb) o parana aprenda a votar. Mais acho difícil.

    • beto Postado em 11/May/2015 às 15:33

      Professores, os respeito demais para achar que mereçam isso! Poliana olha quem ta se *udendo ali, nem professores fogem do teu preconceito contra o sul! Parabéns!

  2. Celeny Judia Michels Postado em 28/Apr/2015 às 13:47

    Poliana, QUE COMENTÁRIO PRECONCEITUOSO O SEU.

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 13:14

      o meu? tem certeza, querida celeny. vcs, sulistas são tão livres de preconceito. chego a ficar comovida com isso. sinta-se a vontade pra me julgar.

  3. Rodrigo Postado em 28/Apr/2015 às 15:02

    É isto aí sulista gosta de tucano, pena que tucanos de rapina e normalmente comem ovos de outras aves. Agora estão sentindo o resultado de suas escolhas.

  4. deisi Postado em 28/Apr/2015 às 17:21

    Meu Deus tanto os eleitores do Paraná como de São Paulo tem o governo que merecem, O Richa além de falir o estado, com essa atitude de um ditador, é de dar pena. Em São Paulo, falta de água, motivo 20 anos de lucros sem investimentos, dengue sem controle, professores em greve e o picolé nega. Coitadinhos dos reaças com tanta incompetência!

    • jean Postado em 29/Apr/2015 às 10:45

      Sou catarina e moro no paraná há 25 anos. Não digito 45 nem em microondas... Não generalize

  5. enganado Postado em 28/Apr/2015 às 18:22

    Pois é só está faltando aos PTistas copiarem as roubalheiras dos PSDB's da vida e abrirem contas no exterior para esconderem suas roubalheiras no BRASIL. Única ressalva! Dividam a grana com os Anglo-Semitas que nem a gRoubo vai saber das contas, pois é SEMPRE assim que o FHC/Aópio/çERRA/Álvaro Dias/JB/ ... pessoal da gRoubo/... et cetera, fazem com a GRANA ETERNAMENTE ROUBADA e NUNCA PEGA. Não é Engavetador Geral da Rep. do PSDB, Geraldo Brindeiro? Esse deve estar muito rico com 10% de tudo que engavetou!

  6. Thiago Teixeira Postado em 28/Apr/2015 às 18:32

    A BAND omite descaradamente os fatos e blinda o BICHA. O governo do Paraná, O governo do Paraná ... porque não falam o nome do govenador e partido?

    • jean Postado em 29/Apr/2015 às 10:48

      Sem dizer que o SBT do paraná esta nas mãos do Ratinho... O Ratinho tem um filho político aqui, o Ratinho Jr (originalidade, não?) que esta ao lado do Beto Malvadeza Richa... Por incrível que pareça a única que bate no PSDB aqui é a RPC (afiliada da rede globo) e o motivo dela bater? Dívidas publicitárias... rsrsrs

  7. deisi Postado em 28/Apr/2015 às 18:47

    Thiago, esqueça a mídia golpista jamais fala o partido quando o político é do psdb, mas quando tem um do PT envolvido fazem questão de não só falar como repetir varias vezes.

  8. Luiz Postado em 28/Apr/2015 às 20:02

    Até quando os tucanos vao rapelar os estados que governam sob os aplausos dos habitantes? Sò pode ser masoquismo os caras ainda votarem neles.

  9. poliana Postado em 28/Apr/2015 às 21:15

    gente, acabei de ver a "cobertura" do jn sobre essa situação no pr. em uma matéria de 15 segundos, william bonner apenas disse q os professores do estado estão greve por conta de um plano de previdência q o governo quer adotar. eu n sei se rio ouse choro diante de tamanha má fé da rede globo. dureza viu!!!!!!!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 29/Apr/2015 às 07:34

      Reparou que começaram o jornal dizendo que a renda caiu? Que temos mais de 1,4 milhões de desempregados? Só não mostraram as comparações com anos anteriores. Depois veio a imagem da presidenta Dilma inaugurando uma unidade de fábrica no Pernambuco? Jogo e imagens, tipo assim, "Olha, o desemprego comendo solto, professores sendo massacrados, lava jato e a presidenta só governa para o Nordeste". É nítido isso, eu estava no refeitório do alojamento e todos os alojados repetiam "É, a coisa tá feia", "Nossa, essa ai não termina o mandato", "Poxa, ele tem que arrumar serviço pra nóis aqui de SP".

  10. Alex Postado em 28/Apr/2015 às 22:25

    Eu sou Paranaense e odeio o PSDB, também acho o povo paranaense despolitizado, acho horrível o preconceito contra as regiões norte, nordeste, mas evitem utilizar xingamentos que só piora a situação. Temos que demonstrar o exemplo do Paraná para que a população tome consciência das idéias retrógadas do PSDB. O Beto Richa quebrou o Estado com milhares de comissionados, destruiu toda infraestrutura do Estado, está devendo para fornecedores, não está pagando férias, não está pagando o quinquênio, não está pagando promoção e progressões dos funcionários, agora tem que roubar o dinheiro da previdência para quitar o rombo que fez. O nosso governador é um ditador, convocou policiais de todo Estado para cercar a assembléia, tem imagens do BOPE chegando com metralhadoras para conter professores desarmados. Vamos focar o debate para acabar com o PSDB (Beto, Aécio), DEM(Partido de aluguel) e PSC(Ratinho e seus roedores). O filho do apresentador Ratinho é outro sem vergonha que entrou na política (PSC/PR), é Secretário do Gov. Richa, eles são donos da SBT-PR e fazem campanha pró PSDB, tentando desmoralizar os professores.

    • Jean Postado em 29/Apr/2015 às 10:50

      EXATOOOOOOOOOOOO!

  11. phelipe Postado em 29/Apr/2015 às 08:57

    PSDB desde sempre estragando o Brasil!

  12. andre nelson Postado em 29/Apr/2015 às 11:36

    Como acredito que a democracia é o menos pior dos tipos de governos, espero que esse seja o último dos tucanos no PR. E que o próximo governador nada tenha com essa corja.

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 13:17

      hummmm...acho difícil viu andre. pr e sp são os dois grandes redutos tucanos do país. se sp q está bem pior, o psdb está a frente da gestão por mais de 20 anos, e os paulistas continuam elegendo o candidato tucano com expressiva votação, imagine no pr...

      • Deisi Postado em 29/Apr/2015 às 15:56

        Também não acredito Poliana, grande parte dos reaças se localizam em São Paulo e Paraná, é difícil mudar isso. Mas o importante é a democracia! Temos que respeitar o resultados das urnas. quem sabe um dia o povo resolva mudar. Eu jamais votei ou votarei 45, nem sobre tortura, mas aceito.

      • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 17:17

        analista bom é vc não sulista f*dão!!!???

      • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 17:19

        "criticam o Sul sem se lembrarem de que povos somos descendentes"...................................kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! depois acham ruim e se fazem de vítimas qdo são criticados! desde qdo tua ascendência te faz superior a alguém??!!!são tão superiores e agora estão quebrados nas mãos do psdb!!!! aguentem paranaenses, vcs cavaram a própria cova. chama seus ascendentes pra ver se eles lhes ajudam a se livrar do psdb!! vcs não são f**ões!? só rindo mesmo dessa arrogância nata do povo sulista!! kkkkkkkkkkk

  13. Arthur Oliveira Postado em 29/Apr/2015 às 14:47

    Engraçado é ele falar que é pra ajustas as contas, que o Estado está quebrado, etc. Quem governou nos últimos 4 anos e foi reeleito mesmo?