Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 15/Apr/2015 às 11:30
30
Comentários

Os detalhes da prisão de João Vaccari Neto, tesoureiro do PT

Em despacho, Sérgio Moro afirma que há indícios de enriquecimento ilícito e de que tesoureiro petista continuou operando mesmo após início da operação policial. Para Sibá Machado, líder do PT na Câmara, prisão de Vaccari é política: “Por que só os tesoureiros do PT, e não de outros partidos, devem explicar onde pegaram dinheiro?”

joão vaccari prisão tesoureiro pt
João Vaccari Neto, tesoureiro do PT

João Vaccari Neto, tesoureiro do PT, foi preso na manhã desta quarta-feira na 12ª fase da operação Lava Jato. O juiz Sérgio Moro, titular da 13ª Vara Federal de Curitiba, afirmou no despacho que determinou a prisão de Vaccari que existem indícios de que o petista continuou a receber propina e a operar para o partido mesmo após se tornar réu por corrupção em decorrência da Operação.

Responsável pelo andamento das investigações na Justiça Federal, o magistrado ressaltou que há provas documentais de que Vaccari e seus familiares passaram por processo de enriquecimento ilícito, gerado pelo pagamento de propina de obras na Petrobras.

Antes de ser arrolado no esquema da Lava Jato, Vaccari já respondia a denúncia formulada pelo Ministério Público Federal de São Paulo contra seis dirigentes e ex-dirigentes da Cooperativa Habitacional dos Bancários (Bancoop) por formação de quadrilha, estelionato e tentativa de estelionato, falsidade ideológica e crime de lavagem de dinheiro. Os desvios no caso Bancoop podem chegar a R$ 70 milhões.

No despacho que embasou a prisão preventiva de Vaccari, cumprida nesta quarta-feira pela PF, Moro afirma que “em um contexto de criminalidade desenvolvida de forma habitual, profissional e sofisticada, não há como não reconhecer a presença de risco à ordem pública, a justificar a prisão preventiva para interromper o ciclo delitivo”.

“A ilustrar a atualidade do esquema criminoso e a necessidade da preventiva para interrompê-lo, verifica-se que a aludida entrega por Alberto Youssef de grande quantidade de dinheiro em espécie a Marice Correa de Lima [cunhada de Vaccari] ocorreu em dezembro de 2013, pouco antes da prisão preventiva de Alberto Youssef, e a própria movimentação financeira suspeita dos familiares de João Vaccari Neto se estende até 2014 pelo menos”, afirma o juiz federal.

Segundo Moro, o simples afastamento de Vaccari da Secretaria de Finanças do PT não garantiria a “ordem pública”. “O mero afastamento não seria suficiente para prevenir de todo os riscos, já que há indícios de que João Vaccari Neto atuou no esquema criminoso mesmo antes de ter a posição oficial de tesoureiro no partido e que, mesmo quando tinha esta posição, atuou também sub-repticiamente, como ilustram as transferências feitas a seu pedido não para o partido mas para terceira empresa”, destacou.

Líder do PT critica prisão de Vaccari

O líder do PT na Câmara, Sibá Machado (AC), condenou de maneira veemente a prisão do tesoureiro de seu partido. Sibá diz que se trata de “prisão política”, uma vez que outros partidos receberam suborno e seus tesoureiros não foram presos.

“Quem quer dizer que o PT pegou dinheiro de corrupção, também pegou. Estão lá os tesoureiros dos outros partidos. Deveriam, também, vir explicar de onde pegaram o dinheiro. Não há milagre. Não há, digamos assim, a mão divina nessa história”, provocou Sibá, para quem as doações eleitorais ao PT foram todas legais. “Eu acho que é uma prisão política!”

A expectativa é que o PT divulgue uma nota ainda hoje (quarta, 15) sobre a prisão de Vaccari. O partido também deve anunciar um tesoureiro interino para ocupar a função do petista preso.

com agências e Congresso em Foco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Cleber Postado em 15/Apr/2015 às 15:07

    O PT sofre! Coitadinho dele. Eu admiraria o PT se este tomasse postura como essa que vc mencionou. Nada contra ter corrupto no partido, pois todos tem. O problema é a solidariedade com o PT para com essas pessoas (caso do mensalão e dos pobres perseguidos políticos)

  2. Felipe Peters Berchielli Postado em 15/Apr/2015 às 15:39

    O PT da cada tiro no pé que não da para acreditar...bastava falar "Vaccari foi investigado,se houver comprovação do crime que seja julgado conforme a lei" Ponto...mas pensando melhor...eles não devem "jogar" Vaccari aos leões pq assim como outros tesoureiros ele deve saber de cada causo...

  3. Luciano Fonseca Postado em 15/Apr/2015 às 15:51

    Sou do PT e não tenho dó de corrupto nenhum, mesmo os do meu partido, foi corrupto deve pagar, mas é realmente revoltante assistir e ficar calado ante à justiça seletiva que vem acontecendo; e quando nos pronunciamos acusam-nos de estarmos nos vitimizando, não! Não é bem assim, as investigações sobre corrupções envolvendo o PT devem ocorrer, mas que ocorram com a mesma veemência nos demais partidos! Por que doações legai, com avalo do STE são caracterizadas propinas e, as doações das mesmas empreiteiras aos outros partidos são apenas doações, por que o Mensalão do PT foi jugado e alguns justamente condenados e o Mensalão tucano e outros casos mais antigos ainda, não andam, são engavetados? Mas a justiça ser seletiva eu compreendo porque o judiciário, assim como os demais poderes precisam passar por uma reforma, pois também estão dominados pela corrupção, o que me deixa louco é assistir as pessoas ficarem "putos" de indignação com a corrupção envolvendo o PT e se silenciar quando é com outros partidos, no máximo um "tudo safado" de indignação, mas perdoam, votam neles também. Sinto muito, quem votou em Aécio e Marina não está nem aí para corrupção e sabem disso.

    • Xico Postado em 15/Apr/2015 às 17:17

      Vai reclamar para a Dilma! O seu partido possui nada mais que a presidencia da republica, será que ele nao tem condiçoes de orientar algum tipo de investigação?

      • Paulo Figueira Postado em 15/Apr/2015 às 19:25

        O problema é que vocês estão acostumados ao comportamento tucano de abafar investigações onde os investigados são amigos , ou usar a Polícia Federal para atingir inimigos como acontecia no governo FHC

      • enganado Postado em 15/Apr/2015 às 23:58

        Meu caro Xico A Presidenta DILMA já está providenciando a volta do "Engavetador Geral da República TUCANA", o senhor (honestíssimo, moralíssimo, nobríssimo, conceituadíssimo, humanista, ...(ñ faltam adjetivos)), GERALDO BRINDEIRO. Esse sim! Irá sanar toda a roubalheira no BRASIL. Tá bom assim?

    • Eduardo Postado em 15/Apr/2015 às 21:44

      estão é preocupados por não poder ter empregadas(escravas) domésticas mais.... e tem um monte de bobos que acreditam que tem que mudar... essa justiça que estão querendo mostrar é dos homens, a de Cima ainda não se mostrou... e Ela é a verdadeira.... pelo que estou sentindo, estão usando o poder da Justiça para minar o poder político de quem foi eleito pelo voto do povo... Não vai funcionar.

      • enganado Postado em 16/Apr/2015 às 13:21

        Caro Naro O cardeal Eugênio Salles Não se cansou de rezar missa para o "Corretíssimo" Roberto Marinho, ou será que a sua Direita também já se apossou de DEUS? DEUS é para TODOS! Agora NÃO se esqueça do outro "lado da Vida" NÃO existe MENTIRAS tipo rede gRoubo/JB/Moro/FHC/Militares/Anglo_Sionistas/EUA/iSSraHell/UE/... , cuidado porque LÁ o Bicho Pega e a Coisa é Pra Valer, e LÁ NÃO tem revista VEJA com aquela mentirada de sempre que consiga defender os Ordinários da Direita, que aqui se fazem de SANTO (FHC/Álvaro Dias/çERRA/Aloysio Trezentinha/ ...), achando que estão ENGANANDO a DEUS! Te cuida, viu.

      • Jeane Postado em 16/Apr/2015 às 22:15

        Naro Solbo... é difícil aceitar que vocês perderam né? O desespero da Direita é evidente e patético!!!

    • Jeane Postado em 16/Apr/2015 às 22:09

      Naro Solbo, será que você se faz de desentendido ou não entende mesmo? Não é possível que pessoas como você não percebam o quanto estão sendo manipulados!!! E que a mídia só mostra o que lhe convém.... não percebe que neste país nunca se combatei tanto a corrupção, mas que os coxinhas preferem é fingir que ela não existe, assim como era na era FHC e outras anteriores. Pois é melhor não saber de nada e achar que antes não tinha corrupção! Pode ter certeza de que o PT não apoiará ninguém que estiver envolvido com corrupção, mas antes tem que se provar isso, e até agora não se tem provas. Então, já que estão prendendo por denúncias, deveriam prender todos, inclusive do PSDB, DEM. O maior problema é se novamente condenarem sem provas, assim como já fizeram antes! E o povo não enxerga!!!

  4. Rodrigo Postado em 15/Apr/2015 às 16:24

    Nao existe milagre, todos os partidos operam exatamente da mesma maneira, com excecao de alguns pequenos. Me intriga eh que soh um tenha que pagar pelo erro de todos. Um cenario como o atual onde se desmoraliza completamente um partido, a quem sera que isto interessa? O que eles tem feito de errado ou de certo para que isto ocorra? Muito intrigante.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 15/Apr/2015 às 16:40

      Num cenário de alta nas ações da Petrobrás, a Zelotes batendo na porta, Paulo Roberto Costa jogando água no chope da moçada golpista, micareta reaça FLOPANDO bisonhamente...antes que a vaca golpista vá pro brejo de uma vez, cabe ao Moro produzir não um espantalho qualquer, mas um factóide que seja forte o suficiente para que a mídia volte imediatamente a ter "motivos" pra falar 98% do tempo sobre o escândalo de corrupção do PT (e só do PT, porque corrupção existe apenas no PT) e sobre como cada vez mais se aproxima o impeachment de Dilma.

  5. Orlando Postado em 15/Apr/2015 às 16:59

    O Vaccari chegou pro empreiteiro e disse: Eu quero propina para a campanha. O empreiteiro então disse: Porque o senhor não leva doação legal de campanha como faz o tesoureiro dos outros partidos? Então Vaccari respondeu: Eu exijo que seja propina. A parte mais impressionante é que quem delatou não foi nenhum empreiteiro.

    • Eduardo Postado em 15/Apr/2015 às 21:49

      Orlando... e os outros fizeram tudo direitinho né..... é achar que somos todos otários.

  6. Gustavo Postado em 15/Apr/2015 às 17:03

    As mesmas empresas fizeram doações de campanha ao PSDB. Para uns é propina. Para outros é doação legal de campanha. Eu fico pensando é como o empreiteiro separa os montes. Este é para doação legal. Este é propina. Rezem uma ave maria para a alma do Sérgio Guerra.

  7. Gustavo Postado em 15/Apr/2015 às 17:25

    História da Carochinha O Vaccari chegou pro empreiteiro e pediu propina. O empreiteiro então disse: Vaccari, porque você não leva doações legais de campanha? O Vaccari disse: eu prefiro propina. Quem conta esta história é o Youssef. O doleiro à quem cabia dar um destino ao dinheiro. A origem ele não precisava saber. Eu fico pensado no empreiteiro na hora de separar o dinheiro. Deste monte é doação legal de campanha pro PSDB. Deste é propina para o PT.

  8. Pedrão Postado em 15/Apr/2015 às 18:40

    Vem pro PSDB vc também, roube a vontade que o juizão não vai ti pegar.

    • Paulo Postado em 15/Apr/2015 às 19:12

      é verdade Pedro. A única forma de um militante, político ou simpatizante do PSDB ser preso é se ele se filiar ao PT. Creio que daqui cem anos haverá OUTRA COMISSÃO DA VERDADE. E todos os corruptos, principalmente Aécio Neves, serão apontados. Pena nós não podermos ver isso.

    • enganado Postado em 16/Apr/2015 às 14:27

      Caro Diego O PT é incompetente mesmo, mas foi logo usando os MESMOS MÉTODOS para ROUBO que a Direita usou desde 1500 até 2002. O que não se esperava era que o Geraldo Brindeiro iria se aposentar depois de tanta grana roubada pelo engavetamento dos Processos do FHC, e que a Direita fossem Privatizar o STF_DB e a PF_DB para estancarem a ROUBALHEIRA. Se pudesse ou se fizesse parte política, neste momento, proporia uma Comissão com o nome: "OMISSÀO DA VERDADE" e começariamos a investigar a Venda da "Vale do Rio Doce", que valia 33 bi dólares e o Ladrão-Mor da Pátria=FHC a entregou por 03 bi-dólares. Assim veríamos onde estão as OMISSÕES DAS VERDADES desta suposta venda, se é que se pode chamar isso de venda, ainda mais com grana do BNDES. E aí vc acha que o PSDB/DEM resisitiriam as primeiras horas da OMISSÃO DAS VERDADES da VENDA ou fugiriam para os EUA? E aí?!?!

    • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 16:42

      PT esta a 12 anos no poder indicou praticamente todos os ministros do STF e mesmo assim ainda ousam falar do FHC .... diz que é aliado do PMDB, aliás se vendeu ao PMDB e agora esta tomando nabo. Outra coisa, FHC assumiu em 94 e saiu em 2002 antes era o PMDB ou seja ficou 8 anos, o PT esta a 12 anos e veja só a quantidade de casos de corrupção que estão a aparecer, isso tudo porque o PT precisou comprou meio país para se eleger, agora a casa ta caindo.

  9. Eduardo Postado em 15/Apr/2015 às 21:53

    ....Rodrigo não sei se está de gozação ou não, mas como as coisa caminham, com essa perseguição covarde, como se só o PT tivesse erros, acho que ninguém assumirá mais esta função. Um detalhe que todos estão esquecendo, o PT é o Partido que mais luta para o financiamento público de campanha, se fosse ladrão como o apontam, esse tipo de financiamento não seria interessante, ou seria.

  10. enganado Postado em 15/Apr/2015 às 23:51

    Mais uma vez o PSDB se fazem de DESENTENDIDOS. Caça a corruptos só é legítima se for contra rivais do PSDB. Corruptos do PSDB são sempre vítimas de desafetos políticos DOS BLOS SUJOS. Mas, independentemente se há outros tesoureiros corruptos, há indícios de que o tesoureiro do PSDB fez caca e continua fazendo mesmo estando sob investigação SÓ DO PT. Pau neles, CARO JUIZ-TUCANO “MORO”! Caro Naro como vc pode constatar a CARAPUÇA se encaixa tão bem no PSDB, igual dedo no cx.

    • enganado Postado em 16/Apr/2015 às 13:10

      Caro Naro Vc e a Direita devem fazer uma cartinha de agradecimento ao FHC/çERRA (já viu a foto deste vagabundo com o martelo nas pata, privatariando a LIGHT?)/... etc., pela privataria do setro elétrico, pois a EDP (pt)/EDF (fr)/Iberdrola (esp)/AES (eua)/Houston (eua)/Duke Energy (eua)/... estão todas cada dia mais rica porque esta commodity é obrigatoriamente por contrato terem os preços atualizados pelo Mercado externo. Agora espero que ado o PSDB/DEM fizerem a "Privataria da PETROBRA(X)" vc e os coxinhas não venham com essa desculpa esfarrapada que o preço da gasoline na bomba está CARA. Ah sim! A CHEVRON vai inclusive arranjar um emprego de garoto propaganda para o çERRA, do mesmo jeito que a Houston recebeu a LIGHT aqui do Rio de Janeiro a preço de banana e com financiamento do BNDS. Acho que vai sobrar algum pra vc, aproveite a ocasião porque o MORO é juiz-TUCANO.

  11. isaac Postado em 16/Apr/2015 às 09:09

    PT, Partido dos Trabalhadores kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, trabalhadores, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Só os "TRABALHADORES" sendo presos........... E tem gente que defende partido nesse país. Santa ignorância...

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 12:29

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkk Santa ignorância kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk .......... os coxinhas acham normal só PETISTA ir pra cadeia, e que os demais partidos não recebem ou fazem maracutaia kkkkkkkkk

      • isaac Postado em 16/Apr/2015 às 14:06

        Caro amigo, se você ler o que escrevi com atenção, vai notar que não defendo nenhum partido. Na realidade faço uma crítica a todos, e principalmente àqueles que os defendem. É muito ridículo alguém defender bandido por causa que pertence ao mesmo partido, independente do partido. Mas talvez tenha sido demais para seu intelecto... Desculpas...

  12. Roberto Pedroso Postado em 16/Apr/2015 às 10:50

    O PT realmente cometeu um grande erro ao não afastar anteriormente o agora ex tesoureiro João Vaccari, o partido errou em manter este senhor no cargo até o limite do aceitável.Não obstante todo cidadão deve sim, se indignar com a corrupção que macula todas as esferas de poder não deixando incólume nenhum partido politico pois todos que estão na disputa de poder dentro deste contexto estrutural politico partidário estão submetidos aos esquemas de corrupção tão deletérios e iníquos, tornando nossa republica em uma republica encarquilhada e carcomida conspurcada pela corrupção que graça em todas as esferas de poder.Aguardamos também as investigações dos casos de corrupção praticados pelos corruptores/empresários a exemplo do escândalo recente envolvendo o CARF,pois todo cidadão realmente preocupado com os rumos da nação que defendem a republica e possui apreço pela democracia não se indignam seletivamente, querem sim a investigação dos fatos independentemente de bandeiras partidárias contando com a cobertura isenta e imparcial da imprensa,se é que isso é possível pois o caso que envolve o CARF os maiores beneficiários foram os grandes bancos que como bem sabemos são os principais patrocinadores dos grandes veículos de imprensa no país, aguardamos as investigações e a cobertura "imparcial"da imprensa bem como o mesmo tom de indignação e cobrança veemente por justiça célere e implacável contra todos os envolvidos, estamos no aguardo....

  13. Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 11:34

    A explicação é simples, só os 3 P são julgados e presos no Brasil: PRETO, POBRE E PETISTA.

    • poliana Postado em 16/Apr/2015 às 20:49

      afffffff...q raciocínio limitado o seu!!!!

  14. Eliana Postado em 16/Apr/2015 às 12:33

    Onde está Marice, cunhada do tesoureiro Vaccari???!!!