Redação Pragmatismo
Compartilhar
Curiosidades 24/Apr/2015 às 19:11
76
Comentários

Os 30 países mais felizes do mundo

Brasil sobe oito posições em ranking global de felicidade medido pela ONU. Levantamento considera PIB per capita, expectativa de vida e outros fatores. Confira a relação dos países mais felizes do mundo

países felizes ranking felicidade brasil
Ascensão do Brasil no ranking da felicidade se deveu a expectativa de vida e ao apoio social (divulgação)

O Brasil subiu oito posições e chegou ao 16º lugar no ranking de felicidade divulgado pela Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável (SDSN, na sigla em inglês), uma iniciativa da ONU.

O país mais feliz do mundo, segundo a pesquisa, é a Suíça, seguida por Islândia, Dinamarca, Noruega e Canadá.

Já o país mais triste é Ruanda, que sofreu com um genocídio nos anos 1990. A Síria, assolada por uma guerra civil, também está entre os menos felizes, assim como Togo, Burundi e Benin.

O índice considerou 158 países com base em dados do instituto de pesquisa Gallup.

O ranking é baseado no quanto as pessoas se consideram felizes, mas ele estima também o quanto dessa felicidade se deve a variáveis como PIB per capita, expectativa de vida, níveis de corrupção e liberdades individuais.

Contaram a favor do Brasil a expectativa de vida e o apoio social (que significa ter com quem contar em situações problemáticas).

O Brasil havia ficado em 24º lugar na última edição do ranking, em 2013. Os pesquisadores afirmam que os brasileiros dizem se sentir mais felizes atualmente, mas que a melhora na posição do país não se deve a nenhuma grande alteração em outros fatores.

O objetivo do ranking é influenciar em políticas públicas.

“Cada vez mais a felicidade é considerada uma medida adequada de progresso social e um objetivo da política pública”, diz o relatório.

“Um número cada vez maior de governos nacionais e locais estão usando dados sobre felicidade na busca por políticas que possam permitir que as pessoas tenham uma vida melhor”.

O SDSN é composto por integrantes do meio acadêmico, de governos e do setor privado. O primeiro relatório foi lançado em 2012.

1 – Suíça
2 – Islândia
3 – Dinamarca
4 – Noruega
5 – Canadá
6 – Finlândia
7 – Holanda
8 – Suécia
9 – Nova Zelândia
10 – Austrália
11 – Israel
12 – Costa Rica
13 – Áustria
14 – México
15 – Estados Unidos
16 – Brasil
17 – Luxemburgo
18 – Irlanda
19 – Bélgica
20 – Emirados Árabes Unios
21 – Reino Unido
22 – Omã
23 – Venezuela
24 – Cingapura
25 – Panamá
26 – Alemanha
27 – Chile
28 – Catar
29 – França
30 – Argentina

BBC

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Luis Postado em 24/Apr/2015 às 19:58

    EAU e Catar na lista? Meio estranho hein...

    • Pedro Postado em 25/Apr/2015 às 09:41

      Renda per Capital alta....soh que de "per capita" essa renda não tem nada, fica tudo na mao de poucos. Essa lista vale alguma coisa até o décimo colocado. Depois é uma bagunça. O Brasil fica acima de Luxemburgo, Bélgica, Alemanha e França. Enfim, tomara que o mundo evolua, e todos os seres humanos tenham a oportunidade de viverem vidas felizes. O fim da lista é muito mais preocupante do que o topo.

  2. Cristina Postado em 24/Apr/2015 às 20:05

    Mais um coxinha otário que ganha dimdim para ficar escrevendo bosta na net.

    • Deisi Postado em 24/Apr/2015 às 20:32

      Nem ganha dindim, é um inconformado.

    • Luiza Postado em 28/Apr/2015 às 12:39

      Se ganhasse dinheiro ainda dava pra entender...

  3. Silva Postado em 24/Apr/2015 às 20:30

    O Brasil subiu oito posições no governo do PT, realmente um coxinha nato como você deve viver uma tristeza imensa. reconheço e dou razão, perder 4 eleições consecutivas doí demais. Eu sou feliz, votei no PT. Engole o choro coxinha, em 2018 teremos eleições.

    • felipe Postado em 24/Apr/2015 às 20:59

      Esquenta nao.. No dia que eles terminarem de afundar o pais quero ver o que VC vai fazer já que está tao satisfeita com esse governo e antes que me chame de coxinha não votei no PSDB pois acreditei no único candidato que uma nova política é incrível que os petista tao vendo a coisa ir pro buraco e nao tem coragem de criticar o governo, eu mesmo que tivesse votado no PT estaria aqui agora reclamando pois eu minha familia amigos e no meu trabalho todos estão sentindo os efeitos do péssimo governo que este partido esta fazendo principalmente na gestão da Dilma.

    • RafaeL Postado em 25/Apr/2015 às 03:32

      Não vejo um péssimo Governo, Silva, mas sim, apenas uma fase ruim. O problema é que vocês utopistas fazem tempestade em copo d'água. A nova arma que utilizam, por exemplo, é o prejuízo da Petrobras... Pegam um infausto ano da estatal pra dizerem "péssimo governo", porém fingem esquecer-se dos belíssimos anteriores. (ademais, pode anotar aí > Até 2018, a Petrobras estará mais forte que nunca. Essa crítica de vocês se mostrará apenas um choro de oposição/utópico!)

    • RafaeL Postado em 25/Apr/2015 às 03:34

      OPA! "Silva", não. Minha resposta foi ao "Felipe"! :D

  4. Silva Postado em 24/Apr/2015 às 21:17

    Engole o choro Felipe, o país no buraco, vai assistir o JN, talvez aumente seus argumentos. Ações da Petrobras sobem, dólar abaixo de três reais. Você como coxinha é café com leite, digo isto pelas suas fontes de informações.

    • felipe Postado em 24/Apr/2015 às 22:17

      Por acaso VC sabe quais são elas? Faça me o favor.... É incrível a ipocresia por parte de algumas pessoas que são cegas de orgulho por causa da politica, enfim o pais não se resumo a Petrobras e dolar acorda... Analise os índices econômicos do pais e depois pense antes de resumir a situação do pais a dolas e Petrobras como se os mais de 20 bilhões de prejuízo não fosse o bastante ou achar que o dolar a reais é coisa boa.

      • Charles Rocha Postado em 24/Apr/2015 às 23:07

        Felipe, com todo respeito, você quer mesmo falar de números? A estatística está totalmente a favor do PT, pesquise melhor sobre isso, os números dessa vez não estão nenhum pouco do seu lado.

      • Romário Silveira Postado em 25/Apr/2015 às 01:22

        Seria querer demais que um Coxinha conseguisse relacionar a crise da Petrobras à crise internacional do petróleo. Estabelecer essa difícil conexão os levaria a ter que analisar os movimentos internacionais realizados pelos EUA e as potências colonialistas europeias (Inglaterra, França, Alemanha, Holanda, Espanha, ...) para derrubarem os governos que investem num desenvolvimento autônomo. Conhecer História implicaria em saber de onde viemos e para onde podemos ir. Isto é imposível para seres CONSUMISTAS e individualistas que vivem como leitões de luxo, comendo o que conseguem extrair do sacrifício das amplas massas. Percebem o mundo deturpado segundo sua imagem. Não conseguem se imaginar no lugar da classe trabalhadora.

      • B. Ferreira Postado em 25/Apr/2015 às 09:31

        "Ipocresia"... desisto.

      • silva Postado em 25/Apr/2015 às 11:19

        Não necessito de bola de cristal para saber quais suas fontes de informações, citei ações da Petrobras subindo e o dólar caindo, porque isso é noticia diária do PIG. Calma moço, as coisas vão melhorar, quanto as eleições, sinto muito mas tem que esperar até 2018.

  5. adeilson Postado em 24/Apr/2015 às 22:11

    Os números nao metem, apesar da pig distorcer os fatos

    • felipe Postado em 24/Apr/2015 às 23:20

      É o que tento dizer, da mesma forma que o Hadad em SP tentou fazer algo diferente e não melhorou a cidade, não crítico ele foi uma boa iniciativa e não deu certo as pessoas tem que se desprender do PT e do PSDB tentar algo novo o Hadad era algo novo pra mim não deu certo mas era algo novo (apesar de ser do PT) hoje eu penso que devemos tirar ambos do poder e dar oportunidade a outro partido chega do mesmo esses que estão ou estiveram ai só nos roubaram

      • Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 07:10

        Haddad não deu certo????? Quer tirá-lo do poder? Ambos? Quem você pensa que é? A democracia deve se ajoelhar para satisfazer os seus deleites?

      • felipe Postado em 25/Apr/2015 às 09:27

        Thiago acho que VC deve ter algum problema mental, eu disse que quero tirar alguém do poder por acaso? Mania viu... Democracia é democracia e nai ser que seja co.provado algo muito grave por parte do governante ele deve cumprir seu mandado ate o final. Cara bitolado no PT.... Aff acorda meu não é porque as pessoas não gostam do governo que esta que elas são contra o partido.

  6. Pedro Postado em 24/Apr/2015 às 23:11

    Não estou condenando a posição brasileira, considero que vivemos num país extremamente feiz, mas não sai da minha cabeça que o top 6 do ranking de felicidade tenha como membros países que são líderes no ranking de maior taxas de suicídios no mundo. Uma reflexão para pensarmos se os parâmetros da pesquisa realmente estão traduzindo corretamente a realidade. Eu já tenho a minha certeza

  7. paro Postado em 24/Apr/2015 às 23:17

    PSDB você quis dizer.

  8. Cleverson Postado em 25/Apr/2015 às 00:55

    Realmente fico impressionado quando vejo que as pessoas "inteligentes" politizadas do país se resumiram a petralhas e coxinhas, e vivem se degladiando feito bebados de buteco. Enquanto isso TODOS que são farinha do mesmo saco enchem o [email protected] de dinheiro equanto jantam juntos nos palacios governamentais . Isso sem falar que nem os petralhas ou coxinhas mandam nesse nação, mas sim uma prostituta maquiavélica chamada PMDB com seu parlamentarismo velado.

    • felipe Postado em 25/Apr/2015 às 16:56

      Enfim alguém com bom senso o PT foi oposição e contra tudo até entrar no poder ai também se vendeu ao PMDB e nada vai mudar o que acho engraçado são as pessoas defendendo partido a ou b sendo que nunhem fez bom governo pense nisso na hora de votar, fico indignado com as pessoas achando que tudo esta bem que vai melhorar ou mesmo comparando com o governo anterior que pegou o pais quebrado o PT não pegou o pais quebrado pegou em situação estável com grande divida ao FMI ai falam cheio de orgulho que pagaram o FMI e esquecem da divida interna que maia que triplicou ou seja, trocou 6 por meia dúzia... Eu admiro o FHC pelo plano real por tirar o pais do buraco econômico da inflação e admiro o Lula por finalmente lembrar dos mais pobres mas ambos erraram FHC ao privatizar nossas empresas, se vender ao FMI e não cuida do social do pais e o Lula ao mergulhar o paia no mar de corrupção vender cargos públicos em troca de apoio politico trazendo com isso uma enorme corrupção ao país enfimas a Dilma esta fazendo o pior governo que já ví.

  9. Romário Silveira Postado em 25/Apr/2015 às 01:26

    A Suiça tem motivos de sobra para ser feliz. Afinal, as grandes fortunas desviadas pelos políticos do PSDB pelo HSBC foram para aquele país e aqui, o Judiciário e a Imorensa Golpista encobre tudo.

  10. Roselly Alcantara Postado em 25/Apr/2015 às 02:05

    ... e a Suiça no topo da felicidade armazenando a dinheirama roubada dos mais infelizes do mundo !

  11. Marden cardoso Postado em 25/Apr/2015 às 05:10

    CPM a volts de Lula em 2018 subiremos mais seis

  12. Pedro Postado em 25/Apr/2015 às 05:44

    Essa lista é estranha. As posições entre 20 e 30 são bizarras. E pelos critérios deles, o Brasil estar a frente de França e Alemanha é muito estranho. Outro ponto digno de nota: a soma das populações dos 10 primeiros países não chega a um pais de grande porte. O mundo precisa internacionalizar esse padrão de vida, os hindus, os africanos, os latino americanos merecem vidas melhores. O mundo é um verdadeiro favela com "condomínios felizes" nesses países ricos pequenos.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 07:13

      E porque o Brasil precisa estar abaixo da França e Alemanha? Para ser feliz precisa ser europeu?

      • Pedro Postado em 25/Apr/2015 às 08:27

        De forma alguma!!! Eu nao estou tentando "colocar o Brasil abaixo da Europa". Eu vi os critérios que eles empregaram, e renda per capita por exemplo pesa muito. Outros fatores de bem estar social e acesso a serviços básicos são importantes nesse ranking, e a população brasileira fica atras dos países que eu mencionei nesses parâmetros. A renda per capita alçou os Emirados Arabes e Oma a posições altas no ranking, mas são países onde as populações excluidas vivem em condições deploráveis. A colocação de Singapura também é intrigante: é um pais com padrão de vida altissimo, mas o estresse e "cultura" o colocam muito mais próximos do Japao que é um lugar que os próprios criadores do Ranking jogam para baixo por razoes nao-economicas. Entendeu porque eu estou confuso? Os critérios do ranking são estranhos: é muito difícil medir "felicidade", e eles usaram critérios para tal, dentre eles a renda per capita. Enfim, pessoalmente, o ideal é um mundo onde os bilhões são felizes e não alguns poucos milhões: gostaria de ver no meu tempo de vida China, India, Brasil e todos os países do mundo empatados em primeiro lugar :)

      • eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 12:58

        Eu quero é prova dessa felicidade toda dos suiços. Não é o que tenho escutado dos depoimentos de quem vive lá: tanto estrangeiros como nacionais. Pesquisa teorica sem materialidade. Parte da américa central e do Chile me parecem bem mais felizes.

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 19:04

        Chupa aqui eu daqui! Sua meretriz do cão, fala pro seu pai cafetão que já enjoei de voce. O único metal que voce ouve é das panelas quando lava louça sua infeliz!

  13. Amarilia Postado em 25/Apr/2015 às 08:38

    Se compararmos extensão territorial ,população e e data de "descobrimento" de cada país,acho que subimos para o quinto lugar.Nada mal para um país que até pouco tempo atrás estava condenado ao "apagão social".Se o povo continuar acreditando mais em suas possiblidades do que nos arautos do Apocalipse (Rede Globo e PIG em geral), seremos mais felizes ainda.

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 11:40

      Pode apostar Amarilda, por mais que os vira-latas ladram, o Brasil se desenvolverá cada vez mais!

  14. Guilhermo Postado em 25/Apr/2015 às 09:56

    É interessante notar que os países mais bem classificados estão localizados em uma alta latitude, ou seja, têm um clima mais frio. As vezes eu acho que essa correlação entre frio e felicidade está relacionada com o fato de que com o frio, as pessoas tendem a ser menos ociosas, ou seja, ocupam mais o cérebro.

    • Pedro Postado em 25/Apr/2015 às 10:05

      Essa forma de pensar foi aplicada para tentar explicar o "sucesso europeu", mas não vai tao longe. Se "o frio" estivesse por trás do desenvolvimento, o mundo teria sido colonizado por esquimós. Faz muito frio na sibéria toda, no norte da China, em Teera neva no inverno. A razão pela qual os escandinavos chegaram ao bem-estar social atual tem a ver com a historia deles, não com "o frio". E esse ranking não fala sobre "ociosidade" mas sim "felicidade", seja la o que isso for. O Japao deve ser o pais "menos ocioso do mundo" e não consta no topo do ranking.

    • Pedro Postado em 25/Apr/2015 às 10:10

      Ah, e sua observação é dominio do "determinismo geografico". Se você curte essa forma de pensar, leia o livro do Jared Diamond, "Guns, germs and Steel". Seja qual for o impacto do clima, ele não é o único determinante no destino dos povos.

  15. MARIA Postado em 25/Apr/2015 às 11:07

    NÃO É O QUE TODOS QUERIAM SEREM " COMPARADOS " AO ESTADOS UNIDOS! ESTAMOS QUASE LÁ! APENAS UM PONTO ABAIXO ! MAS, FELIZES COMO ELES! menos adorados!

  16. Silva Postado em 25/Apr/2015 às 11:28

    Lamento muito por você não estar feliz, quem sabe em 2018 voltará a sorrir, é só ter paciência para esperar.

  17. Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 11:34

    39 ministérios do governo Dilma Rousseff, R$ 17,6 bilhões foram os gastos de custeio da Esplanada no ano passado. 25 ministérios teve o governo do presidente FHC em seu primeiro ano de mandato, 2005, R$ 18,2 bilhões foram os gastos de custeio em valores atualizados pela inflação, QUE TAL?

    • Felipe Postado em 25/Apr/2015 às 17:01

      Manda sua fonte ai e a fonte de onde fala que o FHC tava na presidência em 2005...rs e 39 ministérios bom na verdade era preciso ate mais porque o apoio politico saiu caro ne... Quantas pessoas competentes estão nesses cargos? Foram escolhidos pela competência ou pelo partido? Olha o ministro da pesca nunca chegou nem perto de um pescador... Que tal isso? Acha correto?

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Apr/2015 às 08:11

      Troque 2005 por 1995. Fonte: http://exame.abril.com.br/revista-exame/edicoes/1038/noticias/tamanho-nao-e-documento

    • Thiago Teixeira Postado em 27/Apr/2015 às 14:57

      Mais um Link. http://www.gazetadopovo.com.br/vida-publica/com-quantos-ministerios-se-faz-um-governo-c571igv73hmoksliiwpurfpse Querem que chame os respectivos chefes da Casa Civil de FHC e Dilma?

  18. Antonio Palhares Postado em 25/Apr/2015 às 12:09

    Bom era nos tempos da PSDB. Pires nas mãos pedindo dinheiro ao FMI. Desemprego alto,o Brasil quebrado tres vezes, venda de todo patrimonio do povo para os amigos,péssimos indicadores sociais, e por ai vai...Ou é mentira?

  19. Marcus Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 12:26

    Cadê Cuba?

    • Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 12:55

      Cadê Itália? Cadê Espanha?

      • José Ferreira Postado em 25/Apr/2015 às 14:27

        A pergunta sobre Cuba ainda não foi respondida. Sobre Itália e Espanha, nós sabemos muito bem que eles não são grande coisa, é só um pouco melhor do que o Brasil.

      • Denisbaldo Postado em 25/Apr/2015 às 20:35

        Itália não é grande coisa? Ela só é membro do G7, o grupo dos sete países mais industrializados e desenvolvidos economicamente do mundo. Voce já ouviu falar do Império Romano? Já ouviu falar da Igreja Católica e dos Papas? Já ouviu falar de Michelangelo, Galileo, Dante Alighieri, Leonardo da Vinci? Conhece um fábrica chamada Ferrari? Mas não adianta, Cuba é a referencia de voces, pra tudo.

      • eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 12:54

        Itália e espanha são coalhadas de criminosos e de lá mesmo, mino. Não dá pra ser feliz, não !

      • eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 12:55

        Dinisnada alé de ser chupador de lula é também chupador de italiano. Não dá pra aperfeiçoar esse paladar, não, denisnada? Pobres italianos !!!!!!!

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 17:49

        Voce não porra nenhuma de nada, só te sobra falar baixarias mesmo. eu daqui, chupa aqui!

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 19:05

        Chupa aqui eu daqui! Sua meretriz do cão, fala pro seu pai cafetão que já enjoei de voce. O único metal que voce ouve é das panelas quando lava louça sua infeliz!

  20. Ze Wellington Postado em 25/Apr/2015 às 13:11

    Você vai passar mais 4 anos revoltados, e sem seguida mais 8 quando Lula voltar

  21. deisi Postado em 25/Apr/2015 às 13:26

    Muito bom, Thiago!

  22. rafael Postado em 25/Apr/2015 às 22:35

    Felicidade é algo tão abstrato...acho meio impossível montar um ranking...

    • eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 13:51

      é abstrato, subjetivo e multifacetado: tem vários aspectos. ex: vc pode estar feliz com vc mesmo porem infeliz com o seu entorno.........

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 17:50

        cala a boca infeliz

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 18:06

        eu daqui, chupa aqui infeliz!

      • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 18:43

        vai conversar com aquele seu pai cafetão! eu daqui, chupa aqui infeliz!

      • eu daqui Postado em 29/Apr/2015 às 09:55

        É nisso que dá tanta fé: baixo calão, incapacidade de debater, inferioridade autoatestada: so podia mesmo ser um filho de deus.......kkkkkkkkkkk

  23. paulo menezes Postado em 26/Apr/2015 às 12:04

    Cuba deixou de ser um bairro de prostituição, cabaré e de jogos de Nova York. Em torno de 50% dos médicos foram embora de Cuba quando se tornou comunista,. Hoje exporta médicos. Obama nem está ligando para o que dizes. O Brasil investiu num Porto que vai dar muito dinheiro ao Brasil e inaugurou antes de cuba reatar relações diplomática com EUA (foi um prêmio). "Ama o próximo como a ti mesmo"."Dai de comuda a quem tem fome". Ambos textos bíblicos dizem alguma coisa sobre o Brasil e sobre Cuba. BRICS (Brasil, Russia, China, India e Africa do Sul) . O que houve com o Brasil que está ligado a Russia e a China. Esta última comprou centena ou mais de aviões na EMBRAER. Finalmente devo afirmar que o "bem " e o "mau" andam paralelos e as vezes os confundem.

    • felipe Postado em 26/Apr/2015 às 12:33

      Quem vai operar o porto é os estados unidos.... Pesquisa ai e vera que o BR fez papel de bobo novamente. Colocou nosso dinheiro lá e quem vai usufruir são os outros.

      • Denisbaldo Postado em 26/Apr/2015 às 22:29

        vai voce procurar o caminho de volta pra casa, tá perdidinho da silva, também depois de 4 derrotas consecutivas...tá chamando urubu de meu louro.

      • eu daqui Postado em 28/Apr/2015 às 09:44

        Derrota eterna tem vc, boca de cloaca denisnada. Antidebatedor de baixaria. Anencefalo que nem o proprio baixo calão é capaz de entender. Vc não tem argumentos pra discutir nem com um rato.

  24. Junio Postado em 26/Apr/2015 às 21:41

    Um brasileiro criticando pontos positivos do próprio país, que novidade! Criticam nosso futebol 5 vezes campeão, não o sistema corrupto da CBF, pois usam até camiseta da seleção em protestos ridículos, mas sim os jogadores! criticam nosso bolsa família, muitas vezes premiado por ser o maior e melhor programa de distribuição de renda no mundo! Cito estes dois exemplos para dizer que tanto jogadores, quanto políticos, ganham muito bem para fazer o trabalho que fazem, e, deveriam fazê-lo muito bem também! até porque, no caso de jogadores podem ser demitidos, políticos, até podem, mas dificilmente acontece! então vamos enaltecer as conquistas da nossa gente, que independentemente de político vai a luta e faz acontecer! nosso pais em crescente desenvolvimento que começou de forma tímida após o fim da ditadura militar e durante o governo FHC, explodindo durante o governo Lula e desacelerando no governo Dilma! PT, PSDB, PMDB, são eles nossos funcionários! Diego procure entender de uma vez, o problema não é PT, o problema são pessoas como você que tentam remar contra a maré, que querem acabar com o que está funcionando direito pelo simples fato de não simpatizar com este ou aquele partido, então no tente entender que não adianta proteger um partido em detrimento a outro! a corrupção deve ser investigada e punida independentemente de partido! mas, o Brasil é maior que você, e ainda maior que todos os pessimistas! Ainda vamos crescer muito! quer vc queira, quer não! Porque isto depende de nós, brasileiros, porque defender PT ou PSDB não fará com que ninguém, ninguém e ninguém além dos próprios políticos ganhem mais dinheiro! Isso não te trará nenhum bem, corpóreo ou incorpóreo, mas sim levantar cedo para trabalhar, e buscar a melhor educação para seus filhos, não apenas a educação institucionalizada, mas a educação cívica, aprender sobre o certo ou onde entra a figura da família, não da escola! ajudando assim a construir uma sociedade cada vez melhor! e que subira não apenas neste ranking, mas também no IDH, PIB e todos os demais indexadores que tendem a dar uma ideia ao mundo sobre o que esperar de determinado país.

  25. eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 12:51

    Não ter o psdb também é desejável.

    • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 19:08

      Chupa aqui eu daqui! Sua meretriz do cão, fala pro seu pai cafetão que já enjoei de voce. O único metal que voce ouve é das panelas quando lava louça sua infeliz!

    • eu daqui Postado em 28/Apr/2015 às 09:40

      Só poderia ser um nazipetista mesmo ! Isso: mostre do que são feitos os coxinhas de esquerda: do lixo do país mais lixo !

  26. eu daqui Postado em 27/Apr/2015 às 12:52

    Onde foi isso? Isso é país de alcoolatras em ultimo grau..........

    • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 17:51

      foi na casa da tua mão sua infeliz.

    • Denisbaldo Postado em 27/Apr/2015 às 18:05

      na casa da tua mãe! eu daqui, chupa aqui infeliz!

    • eu daqui Postado em 28/Apr/2015 às 09:46

      Isso, mostre do que são feitos os petistas: do mesmo material da tucanalha, seu denisnada. Por isso acho a desigualdade as vezes bem merecida, seu insucesso autoatestado.

    • poliana Postado em 28/Apr/2015 às 13:37

      eu daqui, essa poliana q falou isso, não fui eu não. ela passou a comentar recentemente aki no pp. agora vou ter q postar com o nick "(outra) poliana.rsrsrsrsrs

  27. Walter Postado em 27/Apr/2015 às 17:01

    São Paulo esta assolada pela falta de água e a dengue e ainda o povo feliz.

  28. Deisi Postado em 28/Apr/2015 às 08:43

    Não considere o povo da capital feliz Walter, já passaram 5 meses da eleição e ainda não se conformam com o resultado. Chora coxinhas! Dengue, falta de água e greve de professores do estado é culpa do PT, KKKKKKKKKKKKKKKK!

  29. Eduardo Postado em 28/Apr/2015 às 10:40

    Existe uma clara relação entre ALTA LIBERDADE ECONÔMICA e a felicidade geral.

  30. Gustavo Horta Postado em 28/Apr/2015 às 14:15

    Coxinhas, sempre coxinhas! Jamais admitirão! Ao contrário, tendem a extinguir se o poder for tucano. Atenção, há um ditado popular que ensina que pinto não tem ombro. TUCANOS SÃO ASSIM. SEMPRE FORAM ASSIM. SEMPRE SERÃO ASSIM. ‪#‎RedeGLOBO50anos‬ ‪#‎RedeGLOBOsonega‬ ‪#‎GLOBOapoiouADITADURA‬ ‪#‎LiberdadeDeExpressãoParaTodos‬ ‪#‎RegulaMídia‬ ‪#‎GloboGolpista‬ ‪#‎GloboInimigadoBrasil‬ ‪#‎globo50anosdeditadura‬ ‪#‎BrasilSemRedeGlobo‬ ‪#‎PodemosTirarSeAcharMelhor‬ ‪#‎ExplicaMoroPorqueSoPT‬ ‪#‎DesaTUCANAMoro‬