Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 15/Apr/2015 às 19:08
69
Comentários

O que pensa o manifestante que foi às ruas no último domingo

Pesquisa coordenada por professores da USP e Unifesp entrevistou mais de 500 pessoas que participaram da manifestação do último domingo na avenida Paulista e traçou algumas características dos manifestantes. O resultado revelou um nível de desinformação assustador

Uma pesquisa coordenada por Pablo Ortellado, professor do curso de Gestão de Políticas Públicas da USP, e Esther Solano, professora de relações internacionais da Unifesp, revelou algumas características dos manifestantes que estiveram na avenida paulista no último domingo pedindo o impeachment da presidente Dilma Rousseff.

Perguntados em quem “confiam muito”, o militar reformado e deputado federal Jair Bolsonaro sai na frente de Marina Silva, ambientalista candidata a presidente nas últimas eleições.

A pesquisa, que ouviu 571 pessoas, teve o objetivo de analisar a confiança no sistema político e as fontes de informação. Confira o resultado abaixo.

Boatos:

– 71% concordam com a afirmação que “Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, é sócio da Friboi”
– 64% acham que “o PT quer implantar um regime comunista no Brasil”,
– 56% creem que “o Foro de São Paulo (agremiação de alguns partidos de esquerda da América Latina criada na década de 90) quer criar uma ditadura bolivariana no Brasil”
– 53% acham que “o Primeiro Comando da Capital (PCC) é um braço armado do PT”
– 42% concordam que “o PT trouxe 50.000 haitianos para votar na Dilma nas últimas eleições

O levantamento ainda colheu outras opiniões dos participantes dos movimentos anti-Dilma:

– 85% acreditam que “os desvios da Petrobras são o maior caso de corrupção da história do Brasil”
– 71% acham que “cotas nas universidades geram mais racismo”
– 60,4% dos manifestantes, “o Bolsa-Família só financia preguiçoso”

Confiança nos políticos brasileiros:

– 29,10% dizem confiar em Geraldo Alcmin (PSDB-SP), o preferido pelos os manifestantes
– 24% confiam muito em José Serra (PSDB-SP)
– 22,60% confiam em Aécio Neves (PSDB-MG). O senador mineiro é o terceiro na preferência dos manifestantes.

Ainda de acordo com o estudo, 19,4% confiam muito em Bolsonaro (4º colocado), e 14,7%, em Marina Silva. Dilma Rousseff (96,7%) e Lula (95%) tiveram o maior percentual de rejeição dos manifestantes.

Confiança na imprensa brasileira:

– 49,5%: Rachel Sheherazade, do SBT, foi apontada como a jornalista em quem os manifestantes mais confiam
– 39,60%: Reinaldo Azevedo, da Veja, aparece em segundo lugar
– 52%: a Revista Veja foi apontada como o veículo de comunicação de mais confiança entre os manifestantes

Estadão e Globo News aparecem em seguida, respectivamente, como os veículos de mídia preferidos dos manifestantes pró-impeachment.

A respeito da rejeição e da confiança nos partidos, os números são os seguintes:

– 96% rejeitam o PT
– 82% rejeitam o PMDB

Sobre a avaliação que os manifestantes fazem dos partido políticos, chamou a atenção do pesquisador Pablo Ortellado que agremiações antagônicas como PSOL (partido de Luciana Genro) e PMDB (partido de Eduardo Cunha) tenham índices de confiança equivalentes na concepção dos manifestantes: 1,9% e 1,4%, respectivamente. “Esse é mais um fator que aponta para um descrédito total das pessoas”, diz Ortellado.

Confiança nos movimentos:

– 71% dizem que confiar muito no ‘Vem Pra Rua’, liderado por Rogério Chequer
– 52,7% confiam muito no Movimento Brasil Livre
– 25% confiam muito no Movimento Passe Livre (MPL)

Ortellado explicou por que ainda há, entre os manifestantes de domingo – público de perfil majoritariamente conservador -, certa confiança no Movimento Passe Livre, o movimento que luta pela pela tarifa zero no transporte público: “O MPL é uma força genuinamente e legitimamente apartidária”, diz. “Além disso, as pessoas só estão nas ruas por conta das manifestações de junho de 2013, e quem levantou esse movimento foi MPL”.

Curiosamente, o Movimento Passe Livre teve índice de confiança superior ao grupo fundamentalista Revoltados Online (um dos organizadores do protesto).

A pesquisa ouviu 571 pessoas entre as 13h30 e as 17h30 do domingo em toda a extensão da Avenida Paulista. Segundo levantamento, a maioria dos manifestantes eram homens (52,7%), brancos (77,4%), com nível superior completo (68,5%) e com renda entre 7.880 reais e 15.760 reais (28,5%). A íntegra da pesquisa pode ser vista aqui.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. ricardo Postado em 15/Apr/2015 às 19:29

    ..."índice de confiança superior ao grupo fundamentalista Revoltados Online". Aqui morreu a imparcialidade do texto... Estava gostando até aqui...

    • Alex. Postado em 15/Apr/2015 às 19:47

      Derraparam mesmo com essa. Não curto também esse Revoltados On Line, mas se o site pretende a maior isenção possível, que não qualifique de forma ruim quem pensa diferente. Já basta eles fazem isso.

      • Henrique Postado em 17/Apr/2015 às 14:04

        Revoltados On line esta explicito na Curtidas da Pagina deles que eles curtem o PSDB e Geraldo Alkimim pra quem paira qualquer duvida, la esta a prova. São tucanos mesmo!

    • jhony Postado em 15/Apr/2015 às 19:50

      ricardo: Não sei dizer se o texto é mesmo imparcial ou não, mas por que este trecho? O líder do Revoltados Online assumiu que o cristianismo é um dos três pilares de seu movimento, e que rejeita a presença de ateus e pessoas de outras crenças no grupo - isso para mim justifica o uso da palavra fundamentalista. Link aqui: http://ultimosegundo.ig.com.br/politica/2015-04-01/grupo-anti-dilma-so-permite-cristaos-na-lideranca-do-movimento.html

    • Marcelo Moura Postado em 15/Apr/2015 às 20:02

      Porque? O Revoltados Online é anarco-comunista? :P

      • Henrique Postado em 17/Apr/2015 às 14:01

        Não! São fascistas mesmo! Hitler tambem não aceitava outra religião se não fosse a cristã. Hitler discursou perante uma multidão em Munique. "Meus sentimentos, como Cristão, mostram-me meu Deus e Salvador como um lutador. ... Como Cristão ... eu tenho o dever de ser um guerreiro pela justiça e verdade."

    • Renan Postado em 15/Apr/2015 às 20:39

      A mídia pode fazer juízo de fato sobre os movimentos. A mídia imparcial que é falsa, pois isso simplesmente não existe. Considerar um movimento fundamentalista pode ter embasamento factual, e este Revoltados Online já vem sendo denunciado por diversas apologias a violação de direitos humanos, como racismo, xenofobia e homofobia.

    • Rodrigo de Oliveira Postado em 16/Apr/2015 às 00:47

      Revoltados Online não são fundamentalistas?? Não entendi sua crítica. Chamar xiita de fundamentalista é ser parcial???

    • Adalberto Postado em 16/Apr/2015 às 10:45

      Doeu o reconhecimento?

  2. flávio Postado em 15/Apr/2015 às 19:34

    revista veja, tem maior confiança kkkkkkkkkkkkkkkk

  3. Félix Postado em 15/Apr/2015 às 19:38

    Eles não pensam. A Globo pensa por eles. É terceirização de pensamentos!!!!

    • Ana Postado em 15/Apr/2015 às 22:49

      kkkkk adorei!!

    • eu daqui Postado em 16/Apr/2015 às 10:49

      E quem pensa pelos petistas? Algum médium incoporador do Stalin? Ou vc vai dizer que Stalin deixou um legado realmente de esquerda?

      • Paulo Figueira Postado em 16/Apr/2015 às 11:02

        Stalin nunca foi modelo para o PT, o seu comentário demonstra o seu desconhecimento sobre o PT, o partido nasceu questionando o modelo stalinista Qual é o seu modelo Bush, Bolsonaro?

  4. mauricio augusto martins Postado em 15/Apr/2015 às 20:00

    Só o Analista de Bagé resolveria este "pequeno" problema de Cognição...maumau

  5. Leonardo Araújo Postado em 15/Apr/2015 às 20:21

    O comunismo está dando os últimos suspiros no mundo e eles ainda acreditam que o PT quer implantá-lo no Brasil. Dá pra acreditar que não é um caso de insanidade coletiva?

    • Denisbaldo Postado em 15/Apr/2015 às 20:52

      Se voce trancar uma pessoa em um quarto escuro e disser a ela que lá dentro tem uma cascavel, ela se encolherá em um canto e permanecerá lá com medo imaginando tal perigo. O cérebro dessa gente é o tal quarto escuro.

      • Maria Paiva Postado em 16/Apr/2015 às 08:11

        Kkkkkkkk. Putz, essa foi demais. Eu queria entender tamanha loucura. Demais. Adorei.

      • eu daqui Postado em 16/Apr/2015 às 10:51

        Só tem medo de comunismo quem vive da extorsão do outro. Quem vive de seu proprio trabalho e esforços tem medo é de ditadura e extremismos em geral, tanto de direita como de esquerda, mas não de comunismo.

    • Enzo Postado em 15/Apr/2015 às 21:09

      Leonardo, fico abismado com o grau de conhecimento!! Amigo existe a internet, pesquise, antes de escrever bobeira. Analise a economia americana? mas nao o que a midia te passa, dados reais.. da Europa tambem...Depois veja China, Russia e India, vai descobrir muitas coisas..eu ate poderia escrever..mas como voce e um condicionado nao vai adiantar.

      • Louis Postado em 15/Apr/2015 às 23:22

        Eu gostaria que vc escrevesse pra ver se eu entendo. Acho que Europoa hoje é mais "comunista" do que a Russia, China e India juntas.

      • Junio Postado em 16/Apr/2015 às 09:22

        O seu grau de conhecimento também me abismou meu caro! Antes da internet a pessoa precisa consultar seus próprios conhecimentos que "deveriam" ter sido acumulados ao longo da vida, porque além de saber escrever, para pesquisar no google, a pessoa ainda precisa ter um certo grau de inteligência para ponderar o dado, sim o dado, porque a informação segundo Baranauskas, nada mais é, do que a utilização destes dados depois de processados! Mas vou deixar uma "dicazinha" para a sua pesquisa! que tal primeiro pesquisar sobre o que é Comunismo e Capitalismo, aí se, e somente se, você conseguir montar uma tese bem argumentada, então você volta aqui e fala sobre China, Rússia, o diabo a quatro! Ao invés de tentar atacar os outros sem sem dizer nada com nada.

      • Junio Postado em 16/Apr/2015 às 09:28

        Sem novidades! Apenas provou-se o óbvio!

    • Maria Paiva Postado em 16/Apr/2015 às 08:16

      Denisbaldo tem a resposta. Adorei.

  6. joana duarte Postado em 15/Apr/2015 às 20:32

    Se eles foram a paulista, claro que essa pesquisa está correta, não podia ser diferente.

  7. hozana costa Postado em 15/Apr/2015 às 22:48

    Todos,os coxinhas,né? Porque gente saudável sabe que os outros Partidos não são santos! Aliás,incompetente mesmo,foram os que governaram o País durante décadas e só afundaram o Brasil!

  8. felipe Postado em 15/Apr/2015 às 23:45

    Kkkkk matéria menos tendenciosa possível que tal falar dos protestos de hoje que reuniram 2.500 pessoas hein? Acho q já deu ne PP já deu o que tinha que dar ficar falando mau de uma manifestação que reunião no minimo 100 vezes mais pessoas que a de hoje quem nem foi citada, quanto as opinião cada um tem a sua não acredito em impeachment nem em 3 turno mas não deixarei de expor minha indignação com o desgoverno do PT Dilma esta sendo bem pior que Lula.

    • Denisbaldo Postado em 16/Apr/2015 às 07:47

      Foram tão insignificantes as manifestações contra a PL 4330 que o Eduardo Cunha resolveu adiar a votação para depois do feriado, quiçá resolveu adiar para sempre. Quanto a voces e suas festinhas, até agora não conseguiram nada, só conseguiram pagar um mico geral. Voces não são povo, são mimados teleguiados. Os políticos sabem que voces não são nada e por isso até agora nada fizeram. Manifestação dos teletubbies é pra dar risada. O pior ainda está por vir, quando todos esses bandidos que voces apoiam no Congresso peidarem na farora e não tiverem coragem mais uma vez de retirar o PT do poder. Aqui a chapa é quente meu amigo, playboyzinho tem falar baixo, bem baixo.

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 10:17

        kkkkkkkkk só rindo de vc mesmo, o ódio em sua palavras mostra bem a despreocupação com as manifestações, e parece que o governo nem se preocupou mesmo tanto que a Dilma rapidamente se pronunciou dizendo que entende o recado e fez o pacote de medidas para diminuir a corrupção.... se não fosse a pressão da sociedade nada disso estaria acontecendo, sou uma pessoa responsável, sei em quem voto e cobro quem votei. De dar risada é atitude dos extremistas de esquerda como voce que não tem coragem te criticar o governo pelas m... que estão fazendo seu corvarde! Eu sou povo sim, exerço meu direito de cidadão de cobrar os políticos, eu votei no Alkimin pra nunca mais votar uma das piores gestões que ja vi na minha vida, assim como o Sr. prefeito de SP que só pintou umas faixas na ra e chamou de corredor ou até calcadas e postes (isso mesmo atravessando postes) e chamando de ciclovia. É ridículo defender algo que esta errado simplesmente porque eu apoiei, aos esquerdistas e direitas engulam o orgulho, cobrei seu direito de ter um governo que realmente brigue por nós. E quanto sua chapa quente, deixa ela esquentar mais uma hora queima.

      • Denisbaldo Postado em 16/Apr/2015 às 10:28

        O cara me xinga de covarde pelo tecladinho dele! Hahahaha! Piada pronta! Por que voces não se revoltam contra o Paulo Maluf que exerce um cargo eletivo de deputado federal mas é procurado pela INTERPOL há 10 anos!?!?!?! Por que não se revoltam contra o Trensalão e o Mensalão do DEM e do PSDB?"Ué, porque a Rede Globo e a Veja não mandaram". Hahahahaha! Voces não são nada meu amigo, nada. Um bando de TELETUBBIES. E os congressistas sabem disso, quem viver verá. Voce pensa que é fácil destituir um presidente eleito democraticamente de seu posto e assumir a batata quente nestas condições??? O Congresso gosta é de agir na surdina. Já estão voltando atrás na PL 4330 porque o povo mandou, entendeu???

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Apr/2015 às 10:29

        Alckmin alçado a salvador do povo de SP. Essa é nova. Não, sério: qual gestão, exatamente, foi massacrantemente pior que a de Alckmin? Nós vemos o PSDB estuprar esse estado já tem seus 20 anos. Eu já aceitei que o povo de SP vive uma relação sadomasoquista de 20 anos com o PSDB: quanto mais eles batem, mais o povo de SP gosta e pede pra apanhar mais. Eu entendi isso. Mas eu realmente queria saber qual seria a gestão que foi tão calamitosa, tão impiedosamente catastrófica, que faz com que o voto em Alckmin/PSDB (não em outros, em Alckmin/PSDB...não há outras opções) seja não apenas bom, como "salvador". Tipo, "eu voto em Alckmin pra eles não voltarem nunca mais, eu tenho medo deles...". Quem foi tão pior assim que Alckmin/PSDB?

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 10:47

        Eu sei em quem eu votei, nunca votei no MALUF e quem votou é louco, é engraçado as pessoas falarem que quem é contra o PT é favor do PSDB eu quero mais é que eles apodreçam na cadeira pelos crimes cometidos, não sou a favor de ninguem que é corrupto, corrupção mata, imagina quantas pessoas são prejudicas por cauda disso. Saiba cobrar o governante que você elegeu, não proteja a direita ou esquerda só porque você votou nela, engula seu orgulho e veja a situação caótica que o país vive. Como você mesmo disse político nenhum valoriza o povo, então não preteje quem te F*#$ raramente assisto a globo, nem leio a veja graças a Deus. Ótimo cara, agora que bom seria se juntassem os protestos para brigar contra a terceirização e contra a corrupção? Não sou a favor de nenhuma das duas.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Apr/2015 às 10:53

        Sim, a grande massa hoje que é contra ao PT enxerga no PSDB a solução dos problemas do Brasil. "Ah, eu não penso assim". Exceções não pautam raciocínio. Basta pegar os analfabetos da micareta de 12/abril: o único partido bem avaliado foi "surpreendentemente" o PSDB. O resto foi tudo massacrado pela opinião dos "manifestantes". Então, SIM, quem vê no PT um inimigo a ser combatido, vê no PSDB um aliado que "salvaria o país".

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 11:07

        Com esse seu pensamento então é melhor nem discutir cara, desiste do Brasil então. Eu tenho esperança de mudança, que o povo abra os olhos e pare de enxergar partido político que brigue para por político bandido na cadeia, que tenha interesse em estudar, se informar e cobrar. Meus filhos vão aprender a serem bons cidadães espero que faça o mesmo com os seus, quero deixar um bom futuro para minha geração não essa podridão de hoje.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 16/Apr/2015 às 11:19

        Não é pensamento meu, filho. A pesquisa mostrou o que o senso comum já sabia: quem vê o PT como inimigo vê o PSDB como salvação e ponto. E essa questão de "partido politico que brigue" é mais um ponto a ser notado entre os atuais revoltadinhos: o ódio a partidos políticos, "somos apartidarios". São é analfabetos. Porque sem partido político não se faz política, rapaz. Não ver diferença entre PT e PSDB é uma coisa. Achar que somente no PT existe corrupção, como esses imbecis que encheram o saco no ultimo domingo, é pura burrice. E não se iluda: todo brasileiro quer politico bandido na cadeia. Esse desejo não é monopólio da direita, da elite, dos eleitores do PSDB...são TODOS que querem ver politicos corruptos presos.

    • Rafael Postado em 16/Apr/2015 às 08:37

      Não é o número de pessoas que faz a diferença, mas a qualidade da manifestação. O pedido sendo feito na manifestação. Sair por aí pedindo intervenção militar e acreditar em um monte de besteiras que a mídia expõe. A própria Carta Capital promove muitas notícias completamente sensacionalistas, mas a Veja,a preferida de vocês é um panfleto do PSDB. Querem ajudar, comecem a pensar por conta.

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 10:26

        Mania de achar que quem é contra o PT é a favor do PSDB.... que chato isso Existe muitas pessoas de bem nesse país Rafael, pais e mães de família que precisam sustentar suas casas, segundo pesquisa realizada não da manifestação mas no país apenas 13% aprovam a gestão do atual governo, as pessoas estão sofrendo, não estou conseguindo pagar eu carro, meu cartão de crédito, os altos juros não permitem as pessoas comprar nada a prazo, vc acha que quem compra a prazo é o pobre ou a elite? sinceramente vc esta feliz com sua situação financeira? Eu não quero a saida da Dilma não, quero desfrutar daquilo que ela prometeu em campanha e não fez, isso não precisa de mídia eu assisti o horário eleitoral e debates.

      • Denisbaldo Postado em 16/Apr/2015 às 10:48

        Se voce quer ajudar o Brasil de verdade, não será apoiando esse bando de idiotas das ruas (salvo raras exceções) que conseguirá. Se comprou algo a prazo sem saber se poderia pagar no futuro foi mau planejamento seu. O Brasil sempre foi um páis instável, não venham dizer que antigamente era melhor. Acorda, voce mora em um país de terceiro mundo!!! Voce disse tudo! "Não consigo pagar meu carro e meu cartão de crédito"! Sinto muito, mas o seu problema não é prioridade! Milhões de brasileiros não tem comida na geladeira. Milhões de brasileiros não tem privada em casa. E se não cuidarmos disso agora eles irão pegar comida na sua geladeira e defecar na sua cabeça!!!Acorda!!! Que gente sem noção!

      • Adalberto Postado em 16/Apr/2015 às 10:53

        Felipe, você só conseguiu comprar o seu carro com as melhorias que os governos do Lula e da Dilma trouxeram. Se fosse o FHC talvez nem bicicleta você conseguisse comprar. Pare de falar bobagens e vá se informar melhor.

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 10:57

        Pois é, então que dêem prioridade na população, nao aumentando os juros e mantendo o controle da inflação era o mínimo que deveria ser feito. Olha a taxa de desemprego, esta subindo, comercio esta fechando, ninguém compra, e as empresas demitindo o dollar alto encarece tudo no Brasil. Expus uma situação que não é falta de controle e planejamento e sim situação econômica pois trabalho com comercio.

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 11:00

        Aaaa sim obrigado Dima e Lula muito obrigado por levantarem as 5 da manhã e trabalharem por mim, de estudar até 11 da noite e trabalhar no final de semana. Obrigado pois as taxas de financiamento sao bem menores (sao claro rs) e tudo é muito mais barato agora.

      • Denisbaldo Postado em 16/Apr/2015 às 11:04

        Sinto muito Felipe, mas eu não tenho carro e nem cartão de crédito pois conheço muito bem os meus limites. O que quis dizer é que existe uma população enorme de crianças, adolescentes e jovens analfabetos e desnutridos sem futuro algum pela frente a não ser se aliar ao crime organizado. Essa galera que sai as ruas parece ignorar que essa é a prioridade do país. Não vejo futuro para um país que não extermina sua miséria.

      • felipe Postado em 16/Apr/2015 às 11:14

        Concordo Denisbaldo, mas em SP fazendo o que eu faço não é possível viver sem cartão ou sem carro, infelizmente. Você esta correto no que disse agora, mas como disse em um comentário agora a pouco temos que ter esperança de mudança e isso parte da gente educar nossos filhos e nossa proxima geração a exigir do governo (independente de quem seja ou em qual esfera). Nosso país é rico, muito rico, isso me deixa triste porque essa riqueza passa bem longe de quem realmente precisa, vai parar no bolso dos ricos, dos políticos e corruptos desse país.

  9. Luciano Postado em 16/Apr/2015 às 00:18

    Se você fosse a Rachel Sheherazade e visse que metade de quem estava na manifestação te acha crível. Você iria fazer uma autocritica honesta? Gente de esquerda: parem de acreditar que Rachel, Olavo, Bolsonaro, Lobão etc são ignorantes. é mais facil toda a horda de reacionários serem mal intencionados do que ignorantes.

    • Charles Postado em 16/Apr/2015 às 01:18

      Luciano, vai estudar!!!

    • adriano Postado em 16/Apr/2015 às 09:35

      Olavo é ignorante sim, um cara que diz que a pepsi adoça refrigerante usando fetos humanos, que acredita que o sol gira em torno da terra, que o Obama é um agente islamico infiltrado dentre outras montanhas de besteiras que esse astrologo profere.

    • Pedro Accioli Postado em 16/Apr/2015 às 11:53

      Mas eu acho o Olavo, Boçalnaro e Lobão ignorantes e não dá para levar a sério o que eles falam, já a Rachel sim é uma pessoa a ser temida e ser levada mais a sério do que esses três!

  10. Rodrigo de Oliveira Postado em 16/Apr/2015 às 00:44

    Creio que o último dado citado tenha sido equivocadamente colocado dessa maneira, por uma leitura rápida da pesquisa. Estou com a pesquisa aberta em meu computador desde hoje a tarde. Realmente, 28,5% ganham entre 7.880,00 e 15.760,00 reais, no entanto outros 19,5% ganham mais do que 15.760 reais. Somando-se as duas variáveis temos 48% dos entrevistados com rendimentos superiores 7.880,00 reais, sendo assim, praticamente metade dos entrevistados são de classes altas se pensarmos nos rendimentos de suas famílias como um todo.

  11. Rodrigo de Oliveira Postado em 16/Apr/2015 às 00:58

    Como pode alguém ainda confiar no Bolsonaro, um homem que colocou uma placa na frente do gabinete dele com os seguintes dizeres: 'Quem gosta de ossada é cachorro.' . Referindo-se as famílias que procuram as ossadas de seus parentes mortos pela ditadura, pessoas enterradas em cemitérios clandestinos pelo DOPS. Sabemos muito bem o porque de se pedir uma nova intervenção militar, para acabar com a comissão da verdade, não sou PTista (longe disso), criada pelo governo do PT para investigar os crimes na era militar. Muita gente grande desse país tem rabo-preso da época da ditadura, e 'tá' ai morrendo de medo de ser descoberto. Todo esse alvoroço em torno disso é pq alguém que foi torturada pelo DOPS chegou a presidência do país e quer investigar.

  12. MariaGuida Leite de Souza Postado em 16/Apr/2015 às 01:13

    Finalmente o Brasil reacionário mostra a sua cara. Sem as máscaras de gente boa que sempre mostra prá gente.

  13. Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 07:46

    São FASCISTAS, e fascistas se atraem.

    • eu daqui Postado em 16/Apr/2015 às 10:53

      Então o que mais deve ter neste país é tucanalha apaixonado por petralha e vice versa. Eu daqui de minha parte vou morrer preferindo os homens.

      • Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 17:08

        Mina, estou falando de ideologia política, não atração sexual! Quer um exemplo??? Minha esposa é coxinha, tucana, anti-PT, odeia a Dilma, fundamentalista religiosa, reacionária, ama a Sherazade, idolatra o Malafaia e acha o Datena o máximo! Eu só fico quietinho ... kkkkkk e ai se eu abrir minha boca para contradizê-la!

  14. Bruno Postado em 16/Apr/2015 às 08:45

    É o pensamento conservador mostrando a que veio. Temo pelo pior, por uma direita que privilegie só quem são "dos seus". Triste.

  15. Beatriz Postado em 16/Apr/2015 às 08:58

    Gente!!! O Lulinha tava tomando sorvete e a culpa é da Dilma. E agora? Vamos pra Paulista novamente...

  16. Daniel Postado em 16/Apr/2015 às 09:26

    Vc tá de brincadeira né? Foi o PT quem destruiu o real? Pegue os números da economia no Brasil nos governos FHC, Lula e Dilma e veja qual teve o pior desempenho.

  17. Daniel Postado em 16/Apr/2015 às 09:33

    Ganhar eleições legitimamente é ser fascista agora? Cada uma.

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 17:12

      Não está sabendo Daniel? O Dias Toffoli levou uns 4.000 disquetes com 1.000 votos 13 cada um pra casa dele (pois ele tem uma central do TSE no quartinho da empregada) e subiu o arquivo um por um antes da coletiva de imprensa confirmando a vitória do PT.

  18. Roberto Pedroso Postado em 16/Apr/2015 às 09:41

    É impressionante o grau de desinformação de muitos manifestantes revoltados que prontamente se encarregam de cerrar fileiras em protestos de viés claramente partidário de oposição governista(mesmo sem assumir tal condição)muitos manifestantes são influenciados pela grande mídia e ao atenderem aos apelos para a participação em tais eventos se aviltam a condição de mera massa de manobra,é claro que toda manifestação em forma de protesto é legitima mas o caráter anti popular e extremamente refratário com relação a causas sociais dessas manifestações chama a atenção sobre quais seriam as reais intenções e objetivos desses protestos que não coincidentemente são apoiados largamente pelos setores mais conservadores da sociedade tais movimento contestatórios não se dispuseram, por exemplo,a apoiar a greve dos professores (em SP local onde as manifestação tiveram maior adesão e participação não houve sinal de apoio as reivindicações dos professores da rede publica de ensino),não se posicionaram contra a ameaça real da perda de direitos trabalhistas que será levada a cabo em votação no congresso,em suma o movimento padece por não contar com uma pauta clara, efetiva,concreta, séria e legitima de reivindicações,os manifestantes bradam somente contra o governo e atacam a figura da presidente,nunca se posicionando contra os mandos e desmandos do poder legislativo seus assombrosos benefícios e prerrogativas ademais fica claro que conceitos referentes as causas sociais prementes e sensíveis a sociedade passam ao largo destas manifestações dominicais.Os tais manifestantes (principalmente os de SP)devem ser avaliados com cuidado poucos representam o "povo"e muitos se resumem a indignados de ocasião,ativistas virtuais despolitizados que possuem muita intimidade com os teclados de computadores mas permanecem alheios aos compêndios que tratam de teoria politica, tais manifestantes compõe a massa que forma o corpo amorfo e descerebrado que historicamente sempre é usado pelos setores conservadores da sociedade na tentativa de se alcançar seus objetivos.

  19. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Apr/2015 às 09:46

    Esse manja demais. É muito conhecimento. Sertinha sua definição, parabéns.

  20. Eduardo Ribeiro Postado em 16/Apr/2015 às 09:56

    Apenas confirma aquilo que todos mundo de carater e com meia dúzia de neurônios funcionando já havia percebido e informado: a manifestação é classista, elitista, golpista. Olha as frases com as quais os manifestantes concordam, olha os boatos que eles assinam embaixo....é uma reunião de imbecis, de tapados, de energúmenos...a MICARETA DOS ANALFABETOS POLÍTICOS. Li a pesquisa e ela é bem útil pra destroçar algumas falácias que só engabelavam meninotes inocentes: "A manifestação é apartidária", "A maioria era jovem", "Tinha sim muitos negros", "Ah, mas a população pobre participou ativamente"...pura balela soterrada pela pesquisa. O bom é que, devido ao esvaziamento da micareta, a próxima pelo que eu soube será num buffet mediano pra abrigar com mais conforto a nossa revoltadissima elite branca.

  21. Adalberto Postado em 16/Apr/2015 às 10:48

    Você acha que realmente pensa? Então vai de mal a pior.

  22. Adalberto Postado em 16/Apr/2015 às 10:49

    Destruir? Veja o que era o Brasil ao final do governo FHC e compare com o que é hoje. Cara você é um alienado.

  23. Adalberto Postado em 16/Apr/2015 às 10:56

    Expulse o Alckmin então, afinal os Tucanalhas estão há mais de 20 anos no poder em Sampa. Mas ambos foram eleitos pelo povo e somente este poderá escolher seus substitutos. Respeite o voto dos demais cidadãos deste país.

  24. Paulo Figueira Postado em 16/Apr/2015 às 11:09

    Na democracia ocupa o poder quem vence as eleições, a decisão dos eleitores é soberana. Cada cidadão um voto, ou deve ocupar o poder quem parte da classe média quer ?

  25. Salomon Postado em 16/Apr/2015 às 13:41

    Sem novidades no front.

  26. poliana Postado em 16/Apr/2015 às 15:00

    mais um coxinha dando um tiro no pé!! é ser muito ignorante!! kkkkkkkk...filhinho, o psdb está a frente da gestão no estado de sp há 20 anos viu, e vai ficar por 24 anos...lá no pr, estão ha 12 anos...quem é o fascista da história?!e por favor, vc realmente sabe o q é fascismo??? qta ignorância de sua parte!!!!!!!!!!!!!

  27. poliana Postado em 16/Apr/2015 às 15:04

    – 29,10% dizem confiar em Geraldo Alcmin (PSDB-SP), o preferido pelos os manifestantes; – 71% concordam com a afirmação que “Fabio Luis Lula da Silva, o Lulinha, é sócio da Friboi” – 64% acham que “o PT quer implantar um regime comunista no Brasil”, – 56% creem que “o Foro de São Paulo (agremiação de alguns partidos de esquerda da América Latina criada na década de 90) quer criar uma ditadura bolivariana no Brasil” – 53% acham que “o Primeiro Comando da Capital (PCC) é um braço armado do PT” – 42% concordam que “o PT trouxe 50.000 haitianos para votar na Dilma nas últimas eleições – 49,5%: Rachel Sheherazade, do SBT, foi apontada como a jornalista em quem os manifestantes mais confiam – 39,60%: Reinaldo Azevedo, da Veja, aparece em segundo lugar – 52%: a Revista Veja foi apontada como o veículo de comunicação de mais confiança entre os manifestantes........................................................................eu n sei se rio ou se choro!! seria cômico se n fosse trágico!

    • Thiago Teixeira Postado em 16/Apr/2015 às 17:15

      E 99,8% é idiota, Poli! Sendo que 0,2% eram os vendedores ambulante.