Delmar Bertuol
Colaborador(a)
Compartilhar
Direita 28/Apr/2015 às 12:52
45
Comentários

O descompasso da direita brasileira

Com esses movimentos anti-PT, digo, anticorrupção, novamente a direita parece não encontrar um uníssono. Saem todos juntos à rua e até dividem a cerveja long neck de oito reais e a selfie, mas os discursos são destoantes.

direita elite manifestações impeachment dilma psdb
Direita brasileira (Imagem: Pragmatismo Político)

Delmar Bertuol*, Pragmatismo Político

A direita brasileira só visa a uma coisa: o poder. É compreensível. Ao final do Governo Dilma, contar-se-á dezesseis anos de um governo esquerdista e seus conseguintes malefícios ao dito progresso – seja lá o que a direita entenda por isso: diminuição da miséria, aumento de pobres e negros nas faculdades e, portanto, em empregos melhores, aumento dos pobres, Deus do Céu, andando de avião, entre outros.

Ocorre, contudo, que os direitistas não se entendem. O coro está desafinado. Nas eleições, o PSDB, depois de anos criticando o Programa, afirmou que não só manteria como aumentaria o Bolsa Família. Foi além: garantiu que a paternidade do Programa, tantas vezes contestado, era do FHC.

Elogiou a política de cotas sociais e raciais. Não pôde, num contudo lamentado, requerer o pioneirismo dessas iniciativas, mas garantiu que, no eventual governo tucano, essas medidas positivas seriam mantidas. Claro que o PSDB prometeu, também, manter o Programa Minha Casa Minha Vida. Não me lembro de ter visto, mas é possível que o Aécio até tenha dito que faria um esforço para baixar ainda mais os juros da casa própria aos carentes.

Leia aqui todos os textos de Delmar Bertuol

Mas o PSDB esqueceu de combinar com os seus militantes (por militantes tucanos, leiam antipetistas de toda ordem) os discursos. Enquanto o Aécio se esforçava para convencer os eleitores de que os programas sociais seriam mantidos e aumentados em seu governo, os “militantes” tucanos enchiam as redes sociais de pedidos de votos no 45, para acabar com esse privilégio de cotas, com esse incentivo à vagabundagem que é o Bolsa Família e pelo fim da classe média pagar a conta do assistencialismo governamental.

Quem quer casa, que trabalhe para consegui-la. Se, nos programas televisivos, o Aécio já não convencia muita gente, seus cabos eleitorais voluntários lhe atrapalharam ainda mais.

Aécio também se esforçava em dizer que era de esquerda. Mostrava-se ofendido, inclusive, quando insinuavam o contrário. Novamente, não houve combinação quanto à ideologia a ser adotada num governo tucano. Eleitores do Aécio gritavam: chega de socialismo! Chega de comunismo! Chega, enfim, de esquerda. Ou, como é típico da direita: esquerda e direita não existem mais. Ou, num paradoxo também típico da direita, argumentavam as duas coisas. Uma após outra.

Agora, com esses movimentos anti-PT, digo, anticorrupção, novamente a direita parece não encontrar um uníssono. Saem todos juntos à rua e até dividem a cerveja long neck de oito reais e a selfie, mas os discursos são destoantes. É mais ou menos como ocorria na eleição: o que importa é tirar o PT do poder, o como não é importante.

Nas eleições, os antipetistas chegaram a achar que a Marina era a melhor opção. Mas seus discursos eram tão contraditórios que nem ela se convencia do que falava (mais ou menos como o Aécio convencer-se que é de esquerda). Voltaram, então, ao sorridente e jovial peessedebista. Agora, nas manifestações contra o PT, digo, contra a corrupção, os discursos coexistem e andam lado a lado, numa contradição que só nossa direita consegue fazer.

Manifestantes pedem a volta da ditadura alegando que isso é democraticamente legítimo. Outros, logo ali do lado, acusam o PT de tentar implantar uma ditadura bolivariana (não peça para o manifestante explicar o que é isso, pois ele não sabe). De início, o Senador Ronaldo Caiado, do PFL (cujos membros, hoje, querem ser chamados de democratas, mas apoiaram a Ditadura) defendeu o impítiman (não sei escrever impeachment) da Presidenta.

O Aécio Neves, de novo ele, sonho dos inconformados, mostrou-se, numa atitude que, de princípio, eu achei que fosse sensatez, agora acho que era cautela de quem desconhece o porvir, disse ser um absurdo o impítimam. Mas as manifestações foram crescendo e os pedidos de afastamento da Presidenta aumentando. O PSDB então, mudou o discurso. Encomendou um parecer jurídico que sustentasse o processo de impeachment (segundo o corretor ortográfico, desta vez acertei). E antes do parecer (que será, indubitavelmente, favorável ao impedimento) estar pronto, os tucanos já defendem o cessamento do mandato legitimamente conquistado.

Óquei. Sabemos todos que os inconformados com a derrota, digo, os manifestantes, querem a saída da Presidenta Dilma porque ela é do PT, digo, porque no governo dela houve corrupção. Mas como querem fazer isso?
Irão aceitar que o Michel Temer assuma, mesmo a maioria não sabendo quem ele é? Ou vão exigir, utilizando um parecer jurídico anômalo encomendado como embasamento, que o Aécio Neves assuma? Ou ainda, pelo bem de nossa democracia, vão seguir a ideia do golpe militar?

A direita brasileira deve primeiro se organizar antes de tentar tomar o poder à força (literalmente, talvez). Em se organizando, deve, de maneira coletiva, rotular-se como tal: somos de direita! Em se assumindo, virão que a população não os quer no poder.
Entenderam, ou precisam de um parecer encomendado para acreditarem?

*Delmar Bertuol é escritor, membro da Academia Montenegrina de Letras, graduando em história e colaborou para Pragmatismo Político

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 28/Apr/2015 às 13:01

    texto maravilhoso. faltou falar sobre o programa mais médicos, que de início, foi totalmente criticado e rechaçado por aécio neves. ele, q inclusive, discursou pra uma plateia de médicos e disse q colocaria os médicos cubanos pra fora do país. pouco tempo depois qdo viu q o programa foi amplamente aceito pela população e deu certo, mudou o discurso e disse q o manteria, porém, pagaria um salário digno aos médicos cubanos, pois os mesmos estão aki trabalhando como escravos. kkkkkkkkkkkkkkk...o psdb e essa direita brasileira são ridículos. uma piada. é por isso q vem perdendo há 4 eleições consecutivas!!!!!!!!!!!! e se em 2018, houver "o retorno", já sabem né...aguardemos. rsrs

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Apr/2015 às 16:00

      Eles não sabem o que querem. A direita brasileira não sobrevive um dia ser cair em contradição. A contradição é a alma desses malucos.

      • eu daqui Postado em 29/Apr/2015 às 08:58

        Eles sabem o que querem sim, Eduardo: querem a volta do escravagismo mas não sob o crterio raça e sim sob o criterio ideologico. Não os subestime.

    • silva Postado em 28/Apr/2015 às 16:45

      Poliana, o "maria", que você sabe que na realidade é o cesar souza, está tão preocupado com seu IR, ele deve ser do tipo que compra recibo médico para receber restituição. Toma cuidado, um dia cairá na malha fina! Vai pedir o DARF da platinada sonegadora coxinha. Só uma perguntinha, trabalhas na receita?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 28/Apr/2015 às 17:31

      É serio que os caras estão pedindo darf aqui? Que isso...esses coxinhas perderam o senso do ridiculo...

      • nana Postado em 30/Apr/2015 às 10:54

        pessoas se xingando... haha povinho brasileiro... que se danem os partidos... são todos corruptos!

    • Thiago Teixeira Postado em 28/Apr/2015 às 18:27

      Moça, cobre a DARF da Rede Globo, do ITAU, da Vivo, do HSBC, porque você está intimidando uma pessoa física?

    • poliana Postado em 28/Apr/2015 às 21:55

      ô porreeeeeeeeeeee!!!!!!!!!!!!!! zzzzzzzzzzzzZZZZZZZZZZZzzzzzzzzzzzzZZZZZZZZ

    • eu daqui Postado em 29/Apr/2015 às 08:56

      Devo ser mesmo muito pobre que nem sei que diabo é darf de ir.

  2. Fabio Hideki Postado em 28/Apr/2015 às 13:32

    Essas manifestações anti-PT não podem acabar nunca. São engraçadíssimas.

  3. Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 15:28

    Que mulheres lindas ! pena elas não serem tão inteligentes políticas como esses https://www.youtube.com/watch?v=wywJj8bSi6A

    • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 15:28

      O exército da dona bebel é o supra sumo da inteligência política.

      • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 15:32

        Temos o exército do intelectual stédile; o exército do playboy social Boulos e agora temos o exército da Dona Bebel. Essa esquerda é uma piapda pronta.

  4. Silva Postado em 28/Apr/2015 às 16:20

    Pereira, como de costume exercendo seu lado cristão evangélico, você sim é uma "piapda" de mal gosto, só rindo mesmo.

    • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 16:33

      É que eu não sou tão inteligente político como o pessoal da dona bebel. Desculpa

      • Silva Postado em 28/Apr/2015 às 17:04

        Não disse que você é burro, Pereira, disse que mais uma vez está exercendo seu lado cristão evangélico. Na bíblia onde Jesus diz: Amai o próximo como a ti mesmo! Você dormiu com certeza.

      • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 17:28

        Eu sei que tu não me chamou de burro. Eu amo todos, o problema é quem não ama e ainda perseguem os que amam. Isso que o maldito relativismo cria, todos querem "amar" ao seu modo, fazer as coisas como dá na telha. Até o amor já está relativizado, assim como a razão e a realidade. Eu pensei que eu vivia no pior hospício do mundo, mas descobri um ainda pior : http://www.ebooksbrasil.org/eLibris/paraisosexual.html Um livro sobre a sociedade sueca. Os caras estão fora da casinha.

    • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 16:35

      https://www.youtube.com/watch?v=wywJj8bSi6A Isso que é inteligência política.

  5. Silva Postado em 28/Apr/2015 às 16:27

    Você deve ser míope, ou é cego como todo reaça, a unica bonitinha é a da foto maior, as das fotos pequenas além de feias, são analfabetas políticas.

  6. Eva Postado em 28/Apr/2015 às 16:46

    É só somar os selfies, da direita, com a polícia mais o pavor que os rolezinhos lhes provocam e cair na risada.

    • Pereira Postado em 28/Apr/2015 às 17:04

      Polícia não vai colocar um funkão num lugar fechado em altos volumes. Só isso já é motivo para agradecer à polícia.

  7. felipe Postado em 28/Apr/2015 às 17:21

    É uma pena enquanto a Dilma de esconde de um novo panelaço, o site novamente vem falar dos protestos, estes que somente sao legítimos se feitos por quem apoia o PT. Não apoiam a ditadura (nem eu) mas se pudessem iriam proibir a mesma de se manifestar uma reportagem dessa só mostra o sujo falando do mau lavado. Falem da crise da agua, do desemprego, da inflação, da economia dos partidos políticos comprados com cargos no governo, sejam inteligentes por favor chega de falar dos protestos, se não incomodou a esquerda então a decima matéria com crítica de uma manifestação nem sei mais o que dizer, vira o disco gente isso ja passou, vamos falar de melhorar o país por favor né.

  8. Thiago Teixeira Postado em 28/Apr/2015 às 18:29

    Barangas esquerdistas fica pra vocês da Direita. Nós esquerdistas costumamos e meter chifre nos reaças!

    • beto Postado em 29/Apr/2015 às 11:40

      Mulheres agora sao objetos de vingança ideológica! Parabens Thiago tu sim desenvolve o debate a níveis Pereira pra pior! E tu tmb Diego, comentário totalmente fora da realidade as barangas esquerdistas são mães irmas namoradas mulheres e acima de tudo seres humanos e nao objetos! O problema nao eh esquerda ou direita, sao pessoas se atacando de forma ignorante!

  9. Thiago Teixeira Postado em 28/Apr/2015 às 18:30

    Não sei se está numa boa, mas que estamos no poder e você estão tentando o golpe ai do lado de fora ... ai sim.

    • deisi Postado em 28/Apr/2015 às 18:56

      Perfeito Thiago! Penso exatamente como você. O Aécio que ia entrar com pedido de impeachment, mudou de ideia. A coxinhada está muito bem representada. Só que não!

    • felipe Postado em 28/Apr/2015 às 23:07

      Quem é esse vcs? Acredito na democracia e acredito no mandato da Dilma não concordo com o que esta fazendo mas democracia é isso.... Para quem fala de se apegar ao PIB ande pelo pais fale com os comerciantes e veja se o pais esta vivendo esse sonhos que muitos dizem aqui, o pais esta quebrando inflação fora de controle juros altíssimos alimentos caros conta agua luz mais caros tabela do ir sendo corrigida abaixo da inflação descontrole das contas publicas obrigou o governo a mudar a lei para a presidente não ser presa por crime de responsabidade fiscal políticos cada vez piores em todas as esferas do governo, partidos se vendendo por apoio político nossa maior empresa sendo gerida por amadores corrupção comendo solta.... Enfim e muitas outras coisas mais. Pergunte ao pai de familia como anda a vida dele, aquele que ganha mil reais por mes, se ele anda de carro ou ae viaja de avião..ou mesmo se seus filhos podem ir a faculdade..... Uma pena as pessoas não enxergarem isso em SP é a grande cara DP nosso Brasil professor desvalorizado mendigando o minimo para se educar um cidadão e o governo se fingindo de maluco e cego igual o lula no mensalão eeeee Brasilsão!!

    • beto Postado em 29/Apr/2015 às 01:58

      Vocês? Tu faz parte do governo? Pelo jeito não, pois este nem pra esquerda esse ai ta servindo! Outra que nos sabemos quem manda no país! Ledo engano achar que o PT e a Dilma governam para as massas! O que eu vejo eh o PMDB fazendo politicagem pra se manter no poder e sugar do Estado

  10. Marcos Silva Postado em 28/Apr/2015 às 19:14

    "Com esses movimentos anti-PT, digo, anticorrupção..." Acho que o autor se limitou nas duas, pois, na verdade, os movimentos são anti-esquerda. Quem foi criado com privilégios e com complexo de superioridade, naturalmente irá odiar uma possível ascensão das classes as quais considera (irracionalmente) inferiores.

  11. Robson Lopes Postado em 28/Apr/2015 às 22:24

    Ainda tem perdidos que acreditam que ser de esquerda é fazer voto de pobreza? Que o Brasil não evoluiu nos últimos 16 anos? Que sair do mapa da fome, pela primeira vez é algo pequeno? Que termos nos livrado do FMI, do Clube de Paris, que termos criado 20 milhões de empregos, tudo isso com uma oposição que nunca, absolutamente nunca jogou a favor do Brasil, prova é o fim da CPMF. Sinceramente, ser de esquerda é estar mais preocupado com o bem estar das pessoas, do que com a taxa de crescimento do PIB, essa é uma boa diferença entre esquerda e direita.

    • Deisi Postado em 29/Apr/2015 às 07:19

      Desista Robson, a direita não consegue ver nada além do seu umbigo, esse é o motivo de eu continuar votando no PT, pelo projeto de governo.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Apr/2015 às 10:42

      Sim, ainda tem muitos perdidos assim. Ou safados mesmo. Eu ando com dificuldade em diferenciar meros ignorantes de vagabundos que negam o óbvio que você relatou.

  12. José Ferreira Postado em 28/Apr/2015 às 22:47

    O autor do texto é estudante de História e reproduz o discurso enlatado de seus professores. Quando ele se formar, perceberá que as coisas não são tão assim como dizem os seus professores. Na faculdade eu ouvia direto esse discurso barato de que antes do PT o Brasil era a "treva". Eles mesmo esquecem de propósito de que o Brasil passou a melhorar com a redemocratização.

  13. eu daqui Postado em 29/Apr/2015 às 09:01

    Também acho que quem continua petista é esquerdodopata: um teimoso carente que não dá o braço a torcer por puro orgulho. Deixei de ser petista pra continuar de esquerda, que é sinonimo historico de democracia e trabalhismo. Tem gente que é fiel a sua vaidade e a legendas eu sou fiel a meus valores e sentimentos.

  14. Rodrigo Postado em 29/Apr/2015 às 09:50

    (Outro Rodrigo) Feliz o dia em que esquerdistas e direitistas pararem de se verem como inimigos, em que pararem de se verem como bons e perfeitos, vendo o outro sempre como uma ameaça à democracia, como arautos da maldade. Feliz o dia em que começarem a verem-se como humanos que são, aceitando os próprios defeitos, aceitando prestarem-se à autocrítica, o pensamento divergente, a profusão de idéias que forma uma democracia.

  15. Carlos Correa Postado em 29/Apr/2015 às 10:19

    A melhor de todas que esses coxinhas golpistas "criaram" foi: Hei, Montesquieu, vai tnc". Eles estão hilários. kkkkkk

    • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Apr/2015 às 10:39

      Aí não...é sério que eles cantaram isso aí?

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 13:20

      rpz, depois de um cartaz na micareta do dia 15, em q o indivíduo pedia "PRISÃO PARA KARL MARX", nada mais me choca vindo desse nicho!

  16. Diego Postado em 29/Apr/2015 às 10:44

    Acho engraçado gente como essa "Maria", que atribui a vagabundagem a quem é de esquerda. Eu sou de esquerda e trabalho em dois empregos, um público concursado conquistado depois de dez anos de estudo, e no outro trabalho autônomo aos sábados e domingos dando aulas particulares. Além disso faço duas faculdades, uma delas pública (também conquistada com muito esforço) e outra particular a distância, que pago com muito sacrifício. Não faço autopromoção com isso, pois seria uma tremenda babaquice. Só queria saber se a tal Maria tem disposição para ser "vagabundo como eu". PS: Pago todos os meus impostos!

  17. Roberto Pedroso Postado em 29/Apr/2015 às 10:56

    A esquerda em toda América latina necessita passar por uma auto analise, isso é fato e já passou do momento disso ocorrer,agora enquanto a direita (particularmente no Brasil)esta sempre foi atrasada, retrograda reacionária e estupida não possui estofo intelectual e portanto mais do que uma auto analise precisaria sim ser refundada,pois a direita no Brasil não apresenta o pensamento liberal progressista,comum ao pensamento da direita no resto do mundo,pelo contrario a direita Brasileira é atrasada e inculta(para se ter um a ideia a direita mais "ilustrada"costuma ser partidária do pensamento de Olavo de Carvalho acreditam que tal senhor apresenta um pensamento novo e original,mas qualquer leitor mais atento percebe que o senhor Olavo replica e reproduz o pensamento de Leo Strauss,mas a direita não tem nem ideia de quem foi Strauss,lamentável)não obstante achei salutar e esclarecedor o programa 'Roda Viva" do ultimo dia 27/04/2015 com Demétrio Magnoli onde o sociólogo apresenta de forma corajosa seus posicionamentos,mesmo eu particularmente não concordando com algumas de suas opiniões(principalmente no que tange as questões referentes as cotas raciais no Brasil)suas considerações e analise acerca da direita e da esquerda merecem ser ouvidas com atenção, creio que suas afirmações neste programa desagradou inclusive alguns baluartes da 'Moderna"direita brasileira.

  18. Diego Postado em 29/Apr/2015 às 10:59

    Caro amigo, não sou petista porém sou de esquerda. Quando você diz estelionato eleitoral, gostaria que me explicasse exatamente o que isso vem a ser. Pois tenho 29 anos e nunca, NUNCA, em nenhuma eleição, vi um candidato que fosse, prometer e depois cumprir suas promessas plenamente. E quando diz que as medidas da Dilma corroboram a retomada da economia, eu digo que discordo. E vou explicar. Os ajustes fiscais que estão sendo feitos, pouco contribuíram para a estabilização de nossa economia, que está em curso (haja vista a queda livre do valor do dólar em relação ao real e o crescimento de 50% no trimestre do valor das ações da Petrobras). O que jogou nossa economia pra baixo foram especuladores como a Empiricus que, através de marketing agressivo e associação ao Instituto Millenium da editora abril, criaram um clima de pessimismo e descrença nos investidores internos e externos. Conforme isso vai se mostrando um monte de mentiras plantadas por interesses de pessoas que sabem o que estão fazendo - por exemplo a desvalorização da segunda maior petrolífera do mundo para posterior venda a preço de pinga - as coisas vão voltando para os eixos. Levy na fazenda está somente fazendo política para Dilma, pois ao mostrar corte de gastos passa aos leigos a impressão de que estão colocando a casa em ordem. Grande bobagem, quem criou o clima de bancarrota foi o "calunista" da veja rodrigo constantino, que trabalha para a abril, e tem em suas publicações o livro "privatize já!". É (...) pois é! Procure n'alguma publicação estrangeira séria, alguma citação em artigo científico mencionando o referido repórter, verá que em outras bandas ele sequer é levado a sério. Por aqui, pelo desconhecimento técnico do povo em relação a economia, ele ajudou a corroborar o sentimento de que o Brasil estava acabando de fato. No fim, um grande babaca.

  19. Beto Postado em 29/Apr/2015 às 11:53

    Muito bom Roberto, minhas opiniões politicas tendem para a direita, como as vezes a esquerda. Entretanto nunca caio no erro do reacionário, aquele que chia e faz panelaco, muito menos suponho saber mais que qualquer um, como costumam algumas pessoas de direita no Brasil. Mas vale salientar que o limite intelectual do debate nao se restringe a direita, havendo na esquerda uma carência de literatura clássica e atual sobre a teoria! Alem de claro, a ignorância que parece ~vir de fabrica~ com algumas pessoas, distancia pessoas por se identificarem com grupos etnicos, culturais, religiosos e de ideologia semelhante.

    • Roberto Pedroso Postado em 30/Apr/2015 às 00:51

      mas acredito senhor Beto que os termos esquerda e direita não caíram em desuso e sim adquiriram novas formas e nuances ambos os conceitos políticos e suas doutrinas se tornaram mais complexas em suas matizes.Não obstante concordando ou não o cidadão realmente engajado sempre será,em algum momento,obrigado a decidir entre um dos dois lados,e esta decisão dependerá dos princípios, conceitos,cultura e preceitos políticos mas principalmente de sua consciência.

  20. Pereira Postado em 29/Apr/2015 às 12:05

    Isso é não ser coxinha: https://www.youtube.com/watch?v=wywJj8bSi6A

  21. THS NASCIMENTO Postado em 29/Apr/2015 às 16:32

    kkkkkkkkk eu sei que isso é sério mas que tem gata tem, só a burguesia inconformada kkkkk