Redação Pragmatismo
Compartilhar
Editorial 24/Apr/2015 às 15:35
50
Comentários

Joaquim Barbosa rasga elogios à Rede Globo

'Rasgação de seda' de Joaquim Barbosa com a Globo não condiz com a verdadeira história de mazelas acumuladas pelo maior grupo midiático da América Latina. Postura do ex-ministro do STF se opõe ao sentimento daqueles que repudiam os oligopólios e lutam pela democratização da informação

joaquim barbosa rede globo
Elogios de Barbosa para a Globo provocaram descontentamento até mesmo entre os seus admiradores (Imagem: Pragmatismo Político)

Editorial – Pragmatismo Político

As manifestações elogiosas de Joaquim Barbosa para a Rede Globo provocaram surpresas em alguns internautas esta semana. Em sua conta oficial do Twitter, o ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) parabenizou a emissora pelo aniversário de 50 anos. “Parabéns à cinquentona TV Globo e aos profissionais que a construíram pedra-sobre-pedra! A Globo aproximou milhões de brasileiros a outros brasileiros, via língua, cultura, sotaques jamais antes imaginados”, escreveu.

A referência do ex-ministro à ‘democratização dos sotaques’ implantada pela Rede Globo costuma ser criticada por especialistas em comunicação que enxergam, ao contrário de Barbosa, um crescente direcionamento imposto pela emissora em busca da padronização da língua falada. Esse tema foi abordado por Pragmatismo Político ainda em 2012. Relembre no texto Assassinato da língua: ‘padrão Globo de qualidade’ extermina a voz brasileira

Barbosa continuou. Não se limitou aos elogios, mas também criticou os concorrentes do maior conglomerado de comunicação da América Latina. “Globo: fez pouco, mas já fez mais do que seus concorrentes na ainda discreta porém consistente inclusão de negros no jornalismo”, enfatizou. Os principais rivais da Globo na disputa pela audiência na TV aberta são Record, SBT e Band.

A ‘rasgação de seda’ de Barbosa pode ser explicada pela ótica das eleições gerais de 2018. O ex-presidente do STF pretende se lançar candidato à Presidência da República. Para costurar seus objetivos de chegar ao posto máximo do executivo federal, aproxima-se da família mais rica e poderosa do Brasil: os Marinho.

Omissão conveniente

É evidente que alguém do quilate de Joaquim Barbosa, um profissional que chegou ao mais elevado posto jurídico do país, tem claro conhecimento a respeito de todas as mazelas que envolvem a Rede Globo desde a sua criação. O apoio da empresa de Roberto Marinho à ditadura militar que assolou o Brasil durante longos 21 anos foi estampado em editorial do jornal O Globo de 2 de abril de 1964.

Sabe-se mais: os empresários que apoiaram o golpe civil-militar que instaurou um regime de exceção no País construíram grandes fortunas com dinheiro público. De acordo com o pesquisador da PUC e professor Fabio Venturini, a economia brasileira, à época do regime, foi posta em serviço das grandes corporações nacionais e internacionais. Ou seja, dinheiro público transferido de forma institucionalizada para a atividade empresarial privada. Neste processo, a Globo foi a maior beneficiada.

Se uma empresa foi beneficiada pela ditadura, a mais beneficiada foi a Globo, porque isso não acabou com a ditadura. Roberto Marinho participou da articulação do golpe, fez doações para o Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipes, que organizou o golpe). O jornal O Globo deu apoio durante o golpe. Em 65, o presente, a contrapartida foi a concessão dos canais de TV, TV Globo, Canal 4 do Rio de Janeiro e Canal 5 São Paulo”, lembrou Fabio Venturini.

SAIBA MAIS: (1) Documento revela papel da Rede Globo na ditadura militar

Ninguém duvida também que Joaquim Barbosa saiba da investigação aberta pelo Ministério Público contra a Rede Globo por sonegação fiscal, que, em valores corrigidos, pode ultrapassar o valor de R$ 1 bilhão.

Se por um lado é compreensível que Barbosa não se pronuncie, por conveniência, sobre essas questões delicadas, seria sensato também, por outro lado, que não alçasse a Globo a um patamar de heroína indelével. Em linguagem popular: pega mal elogiar um grupo que nasceu à reboque de um regime ditatorial, acumula processos por sonegação fiscal e, mais grave, luta pela manutenção de um monopólio da comunicação enquanto no mundo inteiro a sociedade clama por mais pluralidade e horizontalidade.

Descrédito e protestos

O descrédito contínuo da Globo é medido em números. Nunca antes a emissora amargou índices tão baixos de audiência. Diante de um cenário desalentador, seria normal imaginar que a queda de audiência na programação da emissora implicasse, consequentemente, em perda de receita. Não é o que acontece. A Globo continua a faturar alto e os herdeiros de Roberto Marinho jamais estiveram tão ricos, como mostrou a revista Forbes em lista publicada em 2014.

Por ironia, no momento em que Barbosa elogiava a Globo no Twitter, a hashtag #BrasilSemRedeGlobo ocupava posição de destaque entre os assuntos mais comentados da Rede Social. Foram também registrados protestos contra a Globo no Congresso Nacional durante a sessão que celebrou o cinquentenário da emissora e que contou com a presença de João Roberto Marinho. Manifestantes chegaram a ser presos pela polícia legislativa.

Se até aqui o leitor não considerou plausíveis as razões apontadas para justificar a crítica a Joaquim Barbosa pelos elogios à Globo, é importante relembrar, para os que já conhecem, e apresentar, para os que não conhecem, o Caso Escola Base: um exemplo nítido de como o poder desmesurado de uma concessão pública é capaz de destruir vidas.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Felipe Postado em 24/Apr/2015 às 16:11

    Olha aí o "Grande" Joaquim Barbosa mostrando o que sempre foi, mas ninguém queria enxergar, ou seja, um oportunista que fez fama ao participar do processo do até então "maior escândalo de corrupção do país" onde mandou prender políticos do PT e somente do PT, mostrando ser um Juiz de grande "ética e moral". Quando teve a oportunidade de julgar o caso de corrupção na saúde de MG, fez o favor de devolver o caso para o Estado, blindando assim o governador do PSDB Aécio Neves e acabando com qualquer possibilidade de condenação do mesmo. Sempre foi um oportunista, sempre fez o que a população cega de ódio pelo PT quis, mas nunca fez o que de fato deveria fazer, agir com imparcialidade e julgar a todos com a mesma eficiência. Agora ele só confirma o que muita gente falou dele e ainda fala: um autêntico capitão do mato. Lamentável

    • Fernanda Postado em 24/Apr/2015 às 16:35

      Disse tudo!

    • Ivan Postado em 24/Apr/2015 às 16:40

      Concordo 100% com sua opinião Felipe.

    • Deisi Postado em 24/Apr/2015 às 17:33

      Definição perfeita do Quinzinho Felipe, e além disso ainda é agressor de mulher, covardão o herói da Platinada sonegadora.

    • Pimentel Postado em 24/Apr/2015 às 21:51

      Faço minha suas palavras!

    • Clemerson Postado em 25/Apr/2015 às 14:00

      Felipe você foi pleno. um oportunista, incipiente juridicamente, não se destacou por ter profundidade jurídica, precisou do mensalão processo que ele tem muito a agradecer, para se notabilizar, não vai entrar para a história por ter dado votos memoráveis, nunca será comparado a Celso de Mello, Carlos Ayres Brito, Paulo Brossard, Moreira Alves ou Marco Aurélio de Mello, está esquecido e agora fica ai rasgando seda para a globo esperando que ela lhe dê espaço. É esse o ministro que se diz livre, desinteressado.

    • paulo Postado em 25/Apr/2015 às 19:21

      Boa Felipe!! E sabe o que mais me da raiva? É o uso indiscriminado e incompatível com a realidade do nome de Joaquim Barbosa quando se quer mencionar um negro de sucesso. Geralmente em conversas de cotas e redução de maioridade penal. Coloca-se um homem desses como representante único dos negros quando, em verdade, nem negro mais ele é. Não em sua essência. Elitista e agora com esse proselitismo à favor da Globo. Brincadeira. Se ele honrasse suas origens, não teria coragem de tecer tais comentários.

    • Eduardo Postado em 25/Apr/2015 às 19:33

      e tem quem bate palmas para ele.... Assistam ao filme Django Livre.... e verão a personificação dele no fim do filme......

  2. poliana Postado em 24/Apr/2015 às 16:26

    cara, ia falar a mesma coisa, mas aí uma xará minha saiu na frente. rsrsrsrsrs

    • Valquiria Postado em 24/Apr/2015 às 16:44

      Ambas estão certas!!!!

    • deisi Postado em 24/Apr/2015 às 18:00

      Também concordo Poliana, é ridículo mesmo, herói da coxinhada, se aposentou, mas com uma grande frustração, foi não ter conseguido prender o Lula. Já Mensalão Mineiro de 1998, não foi julgado, também existe tucano envolvido. Abafe o caso!

  3. Domenico Postado em 24/Apr/2015 às 17:10

    Esse é o heroi nacional? Esse nao serve nem pra Macunaima. Pobre pais

    • Franziskus Postado em 24/Apr/2015 às 18:21

      Eu vou apostar (e ficaria feliz de perder porque assim pelo menos, eu acho que haveria uma resposta justificadora minimamente plausível para chamar Joaquim Barbosa de heroi) que o sujeito nem sabe quem é Macunaíma.

  4. Elaria Postado em 24/Apr/2015 às 17:22

    Nossa. que mico

  5. Eduardo Ribeiro Postado em 24/Apr/2015 às 17:32

    Esses dois se merecem.

    • poliana Postado em 24/Apr/2015 às 19:38

      eduardo, será q isso já é um sinal q a globo desistiu do psdb em 2018, e vai apoiar totalmente o joaquim barbosa pra tentar tirar o pt do poder?! eu o acho a única ameaça ao pt. o único q realmente pode tirar o pt da presidência da república. será q a globo já desistiu do psdb?

  6. Eduardo Ribeiro Postado em 24/Apr/2015 às 17:41

    Bacana era o mantra dos "analfabetos políticos de Facebook" da época: "Meu herói não usa capa...usa toga e está em Brasilia lutando contra os maiores vilões do Brasil".....pena demais dessa laia.

    • poliana Postado em 24/Apr/2015 às 19:36

      kkkkkkkkkkkkkkkkkk!!!!! sério, eduardo!!?? meu deus, depois nós somos os fanáticos!!! kkkkkkk

    • Givanildo Azeredo Postado em 25/Apr/2015 às 08:55

      verdade. Achava ridículo aquele texto.

  7. Pedro Paulo Postado em 24/Apr/2015 às 17:52

    Foi pago para falar e deve ter sido muito, é o que a globo sempre fez com tudo e com todos ( A globo é boa em dramaturgia popular brasileira.

  8. emeli Postado em 24/Apr/2015 às 18:29

    Slogans da globo: Jornalismo = Parcialidade Política “tá” no ar... Globo e você "nada a Haver” com a Imparcialidade política pra você. Nem prestação de conta, faz de conta que não vi... imposto de renda que fraudei e extorqui da saúde pública, da Educação, do Povo que assiste a rede bobo. A Globo vira e mexe, mexe com você (vira e mexe com a sua cabeça) A Globo pega pra valer (sonega pra valer) Vem que tem, na Globo tem (corrupção, extorção, distorção, manipulação...) O que pinta de novo, pinta na tela da Globo./O que pinta de quente, pinta na tela da gente (só nao pinta trensalão tucano, mensalão tucano, privataria tucana, suiçalão tucano) Quem tem Globo, tem tudo (Quem tem Zelotes também tem!) Globo e você, pra sempre Brasil (se depender dos marinhos pra sempre na jugular do Brasil) E por aí vai... “REDE BOBO PLIMPLIM” Extorquir é a máxima da globo... Não se deixar manipular por ela deveria ser a máxima do povo...

  9. Iago Postado em 24/Apr/2015 às 19:42

    Só eu vi ironia no que ele escreveu? Não acho que o elogio foi pra agradar, rs.

  10. felipe Postado em 24/Apr/2015 às 20:53

    O PP e todo esquerdiata tem mania de perseguição com esse sujeito que foi o primeiro a ter coragem de bater de frente com esse partido corrupto. O famoso mensalão que ate hoje eles juram que não existiu PP que tal falar dos milhares e milhares de estudantes pobres que não conseguem renovar seu fies? Que muitos não estão podendo estudar por causa dessa maladade do gov federal? Nunca vejo noticias serias aqui, sempre o mesmo papo e ladainha de ódio a quem é contra o PT

    • Cristina Bertulani Postado em 25/Apr/2015 às 06:39

      Que bom poder reclamar de um programa como o FIES. O que tinha antes dele, vc recorda?

    • Eduardo Postado em 25/Apr/2015 às 19:35

      ele, elogiou a dívida de alguns milhões dela também.... ah esqueceu... R$90.000,00 pra reformar banheiro....

    • Anderson Postado em 28/Apr/2015 às 23:20

      Menos, Felipe, menos. O mesmo herói que você cultua preferiu não bater de frente com o outro partido, o PSDB, responsável pelo mensalão tucano em minas. Porque será? No mais, se você acha que aqui nunca tem notícias sérias, continue lendo a Veja e dando boa noite para o Willian Bonner. Combina melhor com você.

  11. Marco Cezar Postado em 24/Apr/2015 às 21:00

    Django Livre. "Um negro pior que os brancos,é o negro da casa".

  12. Adilson Postado em 24/Apr/2015 às 21:45

    Herói nacional? só se for para os coxinhas tucanos. kkkkkkkkkkkk

  13. José Luis de Souza Postado em 24/Apr/2015 às 21:52

    O desespero desse ai, está em querer uma boquinha livre na globo! Enfim o OSTRACISMO desta criatura nos faz bem... em Breve, Gilmar Mendes e Moro! Rede Globo já era.

  14. sincero Postado em 24/Apr/2015 às 23:52

    Bom... Agora porque o cara elogia a globo ele apoia o PSDB a globo apóia quem ela quiser oras.... Não gosta não liga mesmo que sempre ouço aqui não gosta não vem no site.... Oras ou não tem TV e ou jornal a favor do PT? É igual ao blogueiro do PSDB como se o pt não fizesse o mesmo... O Sakamoto mesmo recebeu milhões do governo para sua "ONG" ou mesmo psdbista vir falar de corrupção...faça me o favor tudo farinha do mesmo saco só mudam as pessoas

  15. Ivonildo Cezar Postado em 25/Apr/2015 às 02:08

    Em política, nunca confie em ninguém. Já passamos por experiencias anteriores!

  16. Antonio Carlos Postado em 25/Apr/2015 às 02:28

    Na verdade ñ sei o q o povo brasileiro tem para viver em busca de um salvador da pátria. O 1º salvador da pátria ñ deu certo, foi o Collor, pq o segundo vai dar? Ñ acredito q este segundo salvador seja diferente de Collor ou pior ainda, de : Antonio Carlos Magalhães, q também vivia tentando pousar de salvador, mas também ñ deu certo.

    • Fernando Postado em 25/Apr/2015 às 11:06

      Preguiça mental, preguiça física e preguiça cívica de assumir suas responsabilidades como cidadão e lutar pelos seus direitos. Nossa imaturidade social nos leva a este fenômeno e sempre repetimos o mesmo erro até a exaustão. Os Alemães fizeram isso com Hitler e aprenderam da pior forma possível.

  17. Savio Postado em 25/Apr/2015 às 05:08

    Engraçado! Quando Joaquim Brabosa declarou publicamente seu voto em Dilma, ele foi considerado "o cara" pelos esquerdistas. Agora que ele elogia algumas atitudes da Globo, querem demonizá-lo. Engraçado é que, pelos comentários, não se vê ninguem criticando o que ele elogiou na Globo, mas apenas o fato dele ter elogiado algo da Globo.

  18. Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 06:47

    Cala a sua boca, FDP.

  19. Evandro Postado em 25/Apr/2015 às 08:41

    Meus amigos, nosso País está minado de pessoas que só querem se dar bem, seja Político, Empresário, Banqueiro e etc.O esquema que eles fazem é perfeito, , até quando dá errado, pois quem entra não sai e quem não participa, ai todos nós sabemos o que acontece.Vejamos o caso de Tancredo Neves, Colo de Melo, Lula e agora Dilma.Todos bem intencionados e vitima desse esquema que existe deste o descobrimento de nosso País. Já faz parte do DNA daqueles que nos descobriram, , infelizmente . abraços.

  20. Silva Postado em 25/Apr/2015 às 10:44

    Só Rodrigo, que ela ganhou as eleições, pesquisa feita com reaças, não se espera outro resultado.

  21. Fernando Postado em 25/Apr/2015 às 11:03

    Se vc o considera um herói nacional - fato que não é verdade porque o povo não se deixa mais engambelar tão facilmente - então sua gama de valores éticos se iguala à dos mais perigosos narcotraficantes dos morros cariocas. Até aí nenhuma novidade. coxinhas são a versão pretenso-almofadinha do crime em sua versão mais calhorda e truculenta.

  22. Thiago Teixeira Postado em 25/Apr/2015 às 11:48

    Herói da direita. Menos para os interesses nacionais.

  23. gibinha Postado em 25/Apr/2015 às 13:39

    não entendo a desse sujeito! saiu da vida pública, se aposenta agora fica querendo ser estrelinha! 5 minutos de fama! a me poupe! vai pescar então pÔ!

  24. Henriwu Postado em 25/Apr/2015 às 14:35

    Respeito o direito do homem...de emitir a opinião que quiser...se essa opinião é coerente com o seu discurso ou não, é outra coisa...achei até simplórias suas opiniões...independentemente da sua atuação contra ou a favor do Governo da ocasião...não podemos deixar de reconhecer sob quaisquer circunstâncias as contribuições da Rede Globo para o salto de modernidade da televisão nacional...tanto é assim que nenhuma outra ainda conseguiu concorrer no mesmo nível.

    • Felipe Postado em 25/Apr/2015 às 17:09

      Pois é....e para a Cristina o FIES foi criado no governo FHC assim como o principio docbolsa familia, o que lamento é que as pessoas esquecem o que aconteceu com o pais antes do FHC a inflação, a falta de estabidade econômica o pais dos orelhões etc... Concordo que ele não foi o melhor mas temos que reconhecer a atuação na.área econômica que salvou o pais

    • Eduardo Postado em 25/Apr/2015 às 19:40

      foi criado, mas foi no desgoverno citado que houve investimentos???? Não foi. E pesquise na internet e acharás videos de Itamar Franco desmentindo o seu "rei" o "antropologo" das chinelas.... e quanto salvar o país, só se salvar significar entregar o país.... Leia PRIVATARIA TUCANA.... e verás a "salvação", essa não quero pra mim nunca. Também, estão tão desorientados com a vitória de Dilma, até hoje, que não sabem nem o que falam mais.

  25. Priscila Postado em 25/Apr/2015 às 18:17

    Esse cara é só mais um vendido...

  26. enganado Postado em 25/Apr/2015 às 19:42

    Se não estou bem lembrado o Fernandinho Beira Mar não se cansou de elogiar o UÊ (foi morto pelo Fernandinho Beira Mar), Micuçu, Cara de Cavalo, 1o. Comando da Capital, CV, Amigos dos Amigos-ADA, Comando Jacaré, ... . Então esses elogios desse Gerente a Organização é corriqueiro entre Gângsters.

  27. Mauricio de Souza Matos Postado em 26/Apr/2015 às 18:55

    O Aecio acusa a Dilma de mentir na campnha.porem nao tem mentira maior do que o choque de "INDIGESTAO" do "governo" dele em minas.Viram o resultado da auditoria? O estado est'a falido.

  28. Marlon Bravo Postado em 27/Apr/2015 às 14:35

    Essa é a maior prova de que ele foi manipulado no chamado "mentirão" ! Descontando o conveniente emprego pro filho dele no programa do Tucano Huck, too... Já foi contratado ou é terceirizado quebra-galho, Felipe ?

    • Emeli Postado em 27/Apr/2015 às 19:21

      Tudo farinha do mesmo saco... http://www.diariodocentrodomundo.com.br/a-globo-e-joaquim-barbosa-sao-um-caso-indefensavel-de-conflito-de-interesses/ E ainda há quem tenha dúvida?...

  29. Eduardo de Paula Barreto Postado em 28/Apr/2015 às 09:24

    PLIM-PLIM Bem amigos da Rede Globo Aqui estou eu de novo Para contar-lhes com carinho As inesquecíveis memórias Que compõem a história Da TV dos Marinho. Foi em abril de sessenta e cinco Um ano depois do golpe milico Que a Globo surgiu oficialmente Logo após receber da Time-Life Seis milhões de dólares os quais Anularam os seus concorrentes. O Brasil vivia a ditadura E a Globo sem compostura Manipulava os fatos Incluindo em seus editoriais Afagos incondicionais Ao golpe de sessenta e quatro. Alinhada com os tiranos Durante vinte e um anos Apoiou os seus atos E omitiu dos noticiários Os movimentos libertários Que queriam o regime democrático. Manipulou de maneira chula O debate entre Collor e Lula Que ocorreu em oitenta e nove Quando usando recursos técnicos Insinuou que Lula era pérfido E que Collor era só love. Tentou esconder o ‘Diretas Já’ Mas teve que aceitar O retorno do governo do povo E agora usa a sua influência Para colocar na presidência Alguém da direita de novo. Mas as coisas mudaram E se diversificaram Os meios de comunicação Agora o Jornal Nacional Compete no mundo virtual Com outras fontes de informação. A Globo conspira contra o Brasil Quando se presta ao papel vil De sonegar aos telespectadores A verdade nua e crua Nela o jornalismo atua Como um grupo de atores. Eduardo de Paula Barreto