Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 09/Apr/2015 às 12:07
17
Comentários

Homem solta ratos na CPI da Petrobras durante depoimento de Vaccari

Ratos soltos na CPI da Petrobras causam confusão em sessão com depoimento de Vaccari. Animais geraram gritos e tumulto. Homem foi detido pela polícia legislativa

ratos cpi petrobras vaccari pt
Homem solta ratos no plenário e tumultua início do depoimento de Vaccari em CPI

Uma pessoa foi contida por policiais legislativos da Câmara dos Deputados no momento em que o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, entrou no plenário onde está ocorrendo a sessão da CPI da Petrobras. Houve princípio de tumulto e o homem foi detido. Ele teria soltado ratos no plenário.

Vaccari foi denunciado por lavagem de dinheiro pelo Ministério Público e é acusado de receber propinas de empresas contratadas pela Petrobras. Ele nega as acusações, feitas por delatores da Operação Lava Jato, da Polícia Federal.

Vaccari é pontado nos depoimentos dos delatores Alberto Youssef, Paulo Roberto Costa, Eduardo Leite e Pedro Barusco como operador do PT no esquema de pagamento de propinas. Vaccari seria ligado ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, que negou à CPI envolvimento no esquema.

O tesoureiro do PT está protegido por um hábeas corpus concedido ontem pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, e tem o direito de permanecer calado. Mesmo assim, ele pediu um computador à secretaria da CPI para apresentar um power-point.

Youssef, o principal delator do esquema, é apontado como o centro do sistema de lavagem de dinheiro decorrente do pagamento de propinas na Petrobras. Em acordo de delação premiada com o Ministério Público Federal (MPF), o doleiro afirmou ter intermediado pagamento de propina das empresas Camargo Corrêa e Mitsui Toyo ao PT, por intermédio de Vaccari. Ele mencionou ainda o envolvimento do ex-ministro da Casa Civil José Dirceu, que também nega envolvimento, O nome de Vaccari aparece, principalmente, nos depoimentos feitos pelo ex-gerente de Tecnologia da Petrobras, Pedro Barusco, também em delação premiada. Ele admitiu à CPI da Petrobras ter recebido propinas em cerca de 90 contratos da Petrobras, entre 2003 e 2011, dinheiro também repassado a Vaccari e ao ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque.

Entre os contratos estão os firmados para a contrução de sondas de perfuração pela empresa SeteBrasil (propina paga pelos estaleiros Atlântico Sul, Enseada do Paraguaçu, Rio grande e Kepel Fels), aluguel de navios plataformas junto à empresa holandesa SBM Offshore e implantação do gasoduto Gasene (construído pelas empreiteiras Bueno e Galvão Engenharia).

O vice-presidente da construtora Camargo Corrêa, Eduardo Leite, também acusou Vaccari. Ele ficou preso quase quatro meses acusado de corrupção, organização criminosa, lavagem de dinheiro e uso de documentos falsos. Ele foi libertado depois de fazer delação premiada, na qual admitiu ter pago propina ao tesoureiro do PT.

O depoimento de Vaccari à CPI foi marcado por polêmica. O relator da comissão, deputado Luis Sérgio (PT-RJ), queria que ele fosse ouvido apenas no dia 23. O depoimento foi antecipado pelo presidente em exercício da CPI, deputado Antonio Imbassahy (PSDB-BA), sob protestos do relator e da bancada petista.

Agência Câmara

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. eu daqui Postado em 09/Apr/2015 às 12:11

    Pobres animais ! Isso não é crime ambiental?

    • grego79 Postado em 09/Apr/2015 às 12:17

      De quais animais você está falando?!

  2. Gustavo Postado em 09/Apr/2015 às 12:30

    PT: 0 sim, 61 não. PMDB: 54 sim, 6 não. PSDB: 44 sim, 2 não. Assim votaram as três maiores bancadas no PL 4330. Os verdadeiros ratos estão roubando seu queijo (salário) e você não vê.

    • Félix Postado em 09/Apr/2015 às 12:44

      Estão metendo a mão no queijo deles e eles continuam a repetir este coro estúpido e ilógico. A votação do PL 4330 é também mais um caso de corrupção neste país. Os deputados estão pagando com seus votos o financiamento que receberam dos empresários.

    • poliana Postado em 09/Apr/2015 às 13:00

      PERFEITO, gustavo!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Thiago Lopes Postado em 09/Apr/2015 às 19:40

      adorei a resposta gustavo

  3. Pereira Postado em 09/Apr/2015 às 12:30

    Os irmãos petralhas tomaram pílulas encolhedoras ?

  4. Daniel Hilst Postado em 09/Apr/2015 às 12:35

    Isso não são ratos, são gerbeis, são parentes de esquilos e não de ratos... Isso é descriminação com os pobres gerbeis

  5. vacarias Postado em 09/Apr/2015 às 12:37

    já pensou se fossem vacas.........

  6. Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2015 às 13:23

    Isso é ridículo, pergunte aos norte coreanos o que acontece se alguém jogar ratos dentro das dependências do governo federal. Esse país está virando várzea mesmo, tudo o que os modinhas da direita, esquerda e galera do embalo querem. Como ele entrou com esses animais?

    • Pereira Postado em 09/Apr/2015 às 15:06

      está virando várzea ? Já virou há muito tempo. Quando comunista começa a governar o único destino possível é a M.....absoluta. Até que alguém da direita endireite a coisa. Sem trocadilho.

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2015 às 20:24

        Negativo Pereira, só uma ditadura de Extrema Esquerda colocará ORDEM. A direita vai apenas segregar as pessoas.

    • Denisbaldo Postado em 09/Apr/2015 às 15:18

      Tá virando várzea!!! Hahahaha! Boa definição Thiago! Hahahaha!

      • Thiago Teixeira Postado em 09/Apr/2015 às 20:26

        Porra Denisbaldo, tem nego entrando com RATO no Congresso meu!!! É muito relaxo!!!!!

  7. Denisbaldo Postado em 09/Apr/2015 às 14:56

    Uma coisa eu sei, tá caindo a ficha de muito coxinha...

  8. Pereira Postado em 09/Apr/2015 às 15:57

    A Globo coloca na cabeça deles que o mensalão é uma farsa e o petrolão é normal. Esperar o que dessa gente ?

  9. felipe Postado em 10/Apr/2015 às 12:52

    Kkkkk melhor piada do dia