Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 29/Apr/2015 às 18:23
119
Comentários

As imagens de um cenário de barbárie e guerra no Paraná

Centenas de professores do estado que protestaram em frente à Assembleia Legislativa do Paraná estão feridos após repressão da PM. O prédio da prefeitura foi transformado em uma espécie de enfermaria. Bombas, balas de borracha e até blindados foram utilizados para reprimir os servidores. As imagens são de guerra

paraná professores protestos pm
Mais de 100 pessoas ficaram feridas durante os confrontos da tropa de choque com os professores. Projeto do ParanaPrevidência é aprovado. (Pragmatismo Político)

Professores e servidores que estão hoje (29) na Assembleia Legislativa para acompanhar a votação de alterações na previdência do funcionalismo foram brutalmente agredidos pela Polícia Militar do governador Beto Richa (PSDB).

De acordo com o jornal paranaense Gazeta do Povo, que cobre os conflitos in loco, mais de 130 manifestantes estão feridos e oito encontram-se em estado grave. O SAMU divulgou que o número total de feridos é de 150 pessoas. Os que apresentam estado mais grave foram encaminhados para o hospital Cajuru, um deles com traumatismo craniano.

Foram utilizados blindados, bombas, balas de borracha, cães treinados e até um helicóptero para coibir os servidores. Um veículo do Batalhão de Fronteira do Paraná, que atua a 600km de Curitiba, foi deslocado para reforçar o cerco à Assembleia Legislativa.

Diversos feridos estão sendo atendidos no meio da rua. O prédio da Prefeitura de Curitiba foi transformado em uma espécie de ambulatório para dar suporte aos atendimentos.

O gás lacrimogênio utilizado pela PM acabou entrando em um dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) do Centro Cívico. Os pais foram buscar as crianças. Segundo o diretor, os alunos ficaram muito assustadas.

As ambulâncias não foram suficientes e equipes da Guarda Municipal foram acionadas para ajudar no deslocamento dos manifestantes feridos. O prefeito Gustavo Fruet (PDT) disse que até o momento houve 34 pessoas encaminhadas ao hospital e que a ação do governo do estado tem um grau violência desnecessário. “Há dias a prefeitura vem alertando da desproporcionalidade da força.”

O comandante da Polícia Militar e a Secretaria de Segurança Pública afirmam policiais também ficaram feridos.

Guerra

O deputado federal Enio Verri disse que o cenário é devastador e fugiu do controle. “É uma atitude truculenta e absurda, ultrapassada, parece o Brasil do século 19. São trabalhadores organizados fazendo uma mobilização não para conquistar direitos, mas para não perdê-los. Eles (governo) não têm diálogo nenhum com o setor público e ainda por cima mandam colocar a polícia”, afirmou.

ParanaPrevidência

Os servidores públicos protestam contra o projeto de lei que promove mudanças no custeio do Regime Próprio da Previdência Social dos servidores estaduais – ParanaPrevidência.

O projeto foi aprovado em primeiro turno na sessão na tarde de terça-feira com 31 votos favoráveis e 20 contrários. O projeto de lei muda a fonte de pagamento de mais de 30 mil beneficiários para o Fundo Previdenciário.

Com isso, o governo deixa de pagar sozinho essas aposentadorias e a divide a conta com os próprios servidores, já que o fundo é composto por recursos do Executivo e do funcionalismo.

(Atualização | 18H20)Mesmo com a greve e a pressão dos professores na porta da Assembleia Legislativa do Paraná, o projeto que propõe mudanças na Paranáprevidência foi aprovado pelos deputados estaduais. O governador Beto Richa (PSDB) tem maioria governista na casa.

As imagens:

parana2
parana1
parana3
parana4
parana5
parana6
parana7
parana8
parana9
parana10
parana11
professora-ferida-parana
parana12
parana13
parana14
parana15
PARANA16
parana17
parana18
parana19
parana20
parana21
parana22
parana23

Vídeos:

Selvageria

Posted by Ismael de Freitas on Quarta, 29 de abril de 2015

GOVERNO RICHA: BOMBA NOS PROFESSORES

Posted by Enio Verri on Quarta, 29 de abril de 2015

ACONTECE AGORA | Resistência dos professores no ParanáMilhares de professores são atacados pela tropa de choque da PM em Curitiba, nesse momento, ao tentarem se aproximar da Assembleia Legislativa. Mais informações em breve, nos Jornalistas Livres!#TodoApoioAosProfessores#NãoTemArrego#JornalistasLivres

Posted by Jornalistas Livres on Quarta, 29 de abril de 2015

OBS: Se você tem registros (vídeo e imagem) das manifestações de hoje, envie para [email protected]

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carlos Prado Postado em 29/Apr/2015 às 18:35

    Cenas lamentáveis, mas que não deveria chocar o pessoal dito "progressista": é o que eles propõe, guerra!

    • Maurício Reis Postado em 29/Apr/2015 às 20:46

      Isso não é guerra, é covardia, não há progressista que proponha guerra, há pessoas engajadas na luta por seus direitos, na luta de classe, no debate, no questionamento.

    • victor Postado em 29/Apr/2015 às 21:35

      Fascista, filhote da ditadura sai do arquivo morto do Golpe de 1964.

    • Rodrigo Postado em 29/Apr/2015 às 21:54

      Eles que propõe guerra? Sim, o governador que meter a mão na grana dos servidores públicos pra quitar dívidas que o governo dele contraiu e são os "progressistas" que propõe guerra. Acho que essa lógica não ta muito certa...

    • Malah Maurício Postado em 29/Apr/2015 às 23:08

      O engraçado é que o PT na Bahia fez pior com os professores é só procurar no Google...Por quê não postaram as fotos dos baderneiros que estavam no meio deles?

      • Maurício Postado em 30/Apr/2015 às 00:34

        como era de se esperar, apareceria uma tucanalha por aqui para distorcer os fatos e mentir...os robozinhos tucanos sempre trabalhando para defender o partido.

    • Junio Postado em 30/Apr/2015 às 08:42

      Infeliz comentário! Poderia ter encerrado apenas em "Cenas lamentáveis", foi complementar e mostrou que sequer sabe o que significa a ideologia progressista!

  2. deisi Postado em 29/Apr/2015 às 18:45

    O reaças vão as ruas pedirem Intervenção Militar, não precisa ir longe, Curitiba fica logo ali. E o governador é do psdb, pelo menos o Picolé de Chuchu só nega a greve. Mas o Serra é tão fascista quanto.

    • Marcos Silva Postado em 29/Apr/2015 às 20:18

      Exigir golpe militar em uma democracia é mesmo que torturar e matar uma pessoa e ainda acusar a própria vítima de ter sido a autora. Para fazer isso, é necessário ter uma cara-de-pau ao extremo.

  3. wilmar santos Postado em 29/Apr/2015 às 18:52

    O que se pode esperar dos tucanos reacionários e direitistas amparados pelas TV Globo e pelas elites? Só isso mesmo.Não existe diálogo no Paraná.Um estado tão evoluído,mas o seu governador é de direita.Me lembra o ACM na Bahia,igualzinho! A cidade virou um campo de guerra civil.A polícia espancou os manifestantes por ordem do governador richa! Agora se fosse um governador do PT seria bolivariano,comunista e por aí afora! Mas como é tucano está tudo escondido.A Globo não divulgará porque atrapalhará o seu líder no Rio de Janeiro:? Aécio do aeroporto!

    • Carlos Postado em 29/Apr/2015 às 19:53

      Estado evoluído? Me poupe... O Paraná é o autêntico Maranhão da região Sul (com todo o respeito aos maranhenses). Tem os piores indicadores sociais, a maior desigualdade social e os maiores latifúndios da região Sul. Além disso, é comandado por uma oligarquia há várias décadas...

      • Rodrigo Postado em 29/Apr/2015 às 21:59

        Acho que ele quis dizer desenvolvido quando comparado com a maioria dos estados brasileiros. Mas no resto, vc está certíssimo

      • Rodrigo Postado em 29/Apr/2015 às 22:05

        Piores índices sociais? O Paraná esta em sexto lugar no que diz respeito ao IDH no Brasil, o Rio Grande do Sul em quinto e Santa Catarina em segundo e a pontuação de acordo com os dados do IBGE não apontam a disparidade como você sugere. Temos sim os problemas que você citou, todo o Brasil compartilha dos mesmos problemas, talvez SC em menor proporção. Mas Maranhão do Sul (com todo o respeito aos maranhenses) foi um pouco de exagero, de acordo com a minha opinião, sem querer ser bairrista...

      • Carlos Postado em 30/Apr/2015 às 10:25

        Rodrigo, você informa que "O Paraná está em sexto lugar no que diz respeito ao IDH no Brasil, o Rio Grande do Sul em quinto e Santa Catarina em segundo". Foi exatamente o que afirmei: o PR tem o pior IDH da região SUL. Além disso, se você buscar taxas de mortalidade infantil, de analfabetismo, de mortes violentas, índice de Gini, etc., vai encontrar a mesma situação.

  4. Érica Postado em 29/Apr/2015 às 18:52

    Que vergonha desse país!!! Até quando isso vai durar? Até quando não vai haver o bom senso entre todas as partes? Até quando veremos essas cenas onde só se mostra o contrário do bem?! É preciso haver mudança, ninguém consegue seguir a vida e viver desse jeito.

    • Bonairense Postado em 29/Apr/2015 às 20:43

      Érica, enquanto tiver direita no poder, administrando a polícia militar, mandando espancar e soltar bomba em manifestação pacífica de professores do Estado, que vêem o cidadão que manifesta como inimigo, como é o caso do Paraná, do governador fascista Beto Richa. Essa é a política assumida da direita do PSDB.

  5. William Cruz Fonseca Postado em 29/Apr/2015 às 18:53

    A globo gentilmente chama a isso de "confronto". ótimo eufemismo para mascarar um caso escancarado de truculência policial. Que reação o portal como o G1 teria se isso tivesse ocorrido na Venezuela? É uma pergunta que pode ser respondida comparando a cobertura que deu aos casos de violência policial nas manifestações. Tratando-se de um país como a Ucrânia ou a Líbia, cujos governos se opunham aos interesses americanos, e haveria um espetáculo infindável de imagens em close dos feridos, com jornalistas histéricos sugerindo imediatamente a deposição do governo. Não por qualquer identificação com os mais fracos e indefesos(os primeiros a sofreram nas mãos do novo governo), mas como uma arma de propaganda para atingir os interesses dos grupos que representam. http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2015/04/professores-entram-em-confronto-com-pm-durante-votacao-na-alep.html

    • Felipe Postado em 29/Apr/2015 às 23:45

      Muito boa a análise.

  6. Marisa Postado em 29/Apr/2015 às 18:56

    Eu estou chocada com as fotos, que horror. Só me veio na cabeça a pergunta: como a Globo vai noticiar uma barbárie dessa, se eles ignoram o assunto?. Vão colocar a culpa nos professores por existirem?

    • William Cruz Fonseca Postado em 29/Apr/2015 às 19:26

      Vão chamar de "confronto".

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 19:34

      marisa, o jose luis datena saiu na frente e pôs a culpa da greve dos prof do estado de sp, em dilma. ontem o jn gravou um áudio de 15 segundos, em q o bonner disse q os professores do estado do pr estavam em greve por conta de uma nova lei da previdência q o "governo" (em nenhum momento falou o nome do beto richa, tampouco o do psdb) queria adotar. o q vc acha q o jn falará hj?????

    • Ilson R. Napoleão Postado em 30/Apr/2015 às 00:44

      Vão dizer que todas as pessoas foram covardemente agreditas são petistas esquerdopatas, quando não conseguem respostas melhores eles saem com está. Tudo é culpa do PT. Nesses 12 anos de governo petista nunca vi tamanha selvageria, nem tanto desresito com os indivíduos.

  7. gustavo Postado em 29/Apr/2015 às 18:57

    Sou policial militar e não apoio esse tipo de ação não, claro que os policiais não poderiam deixar quebrar os prédios publicos, houve excessos dos dois lados, tanto de alguns professores alterados e de alguns policiais super herois com seus bolsos vazios, lisos, recebendo essa mixaria que nos pagam e ainda ficam do lado desse DESgoverno. Lamentável isso!

    • deisi Postado em 29/Apr/2015 às 19:17

      Excesso do dois lados meu caro? Os professores estão desarmados! percebe a diferença? São 175 professores feridos sendo 8 em estado grave, também reconheço que os policiais são mal pagos, mas nada justifica tanta violência. É chocante e triste! Os policiais são sim muito mal preparados e mal comandados isso sim.

      • eu daqui Postado em 30/Apr/2015 às 12:06

        Houve excessos dos dois lados sim. A simples raiva serve de arma pros excessos de quem está desarmado: ódio transforma tudo em arma. Tiro por mim: quanto mais raivosa menos necessaria uma arma. De qualquer forma, bala de policial é pra alvejar criminoso e não trabalhador.

      • Gustavo Postado em 30/Apr/2015 às 14:20

        Mais é claro que houve excessos dos dois lados meu caro!

    • Sandra Postado em 29/Apr/2015 às 19:37

      ACAO CRIMINOSA CONTRA PROFESSORES DESARMADOS!!! INSTITUIÇÃO DESPREPARADA E CRIMINOSA. QUE MEDO!!!!!

    • dr.T.R Postado em 29/Apr/2015 às 20:22

      E velha conversa fiada do "ninguém está certo".

      • Ilson R. Napoleão Postado em 30/Apr/2015 às 00:46

        Não se esconda atrás de um apelido meu caro, mostre sua cara, não seja covarde, como covarde é seu governador.

    • Carolina Postado em 29/Apr/2015 às 20:43

      Bom saber que existem militares do Bem: sofremos todos, muito obrigada por suas palavras Gustavo!

    • fERN Postado em 29/Apr/2015 às 21:11

      POLÍCIA INÚTIL E MALDITA! ANTRO DE PSICOPATAS! ASSASSINOS! CANALHAS!! DESMILITARIZAÇÃO JÁ!! LUGAR DE GENTE DOENTE NÃO É DENTRO DE FARDA E COM ARMAMENTO NA CINTURA. SE VOCÊS FOSSEM MINIMAMENTE DECENTES NEM SE METIAM A CONTER OS PROFESSORES. SEU IGNORANTES, BURROS DE CARGA DO INFERNODESMILITRIZAÇÃO JÁ!!! CHEGA DESSES BANDIDOS FARDADOS. fora!!!

      • Gustavo Postado em 30/Apr/2015 às 14:24

        O unico psicopata que to vendo aqui é vc, com fé em Deus vc não seja um professor, pq se for nossos filhos estão lascados.

  8. wellington Postado em 29/Apr/2015 às 19:03

    Os "reaças" não querem a intervenção militar para beneficiar um ou outro partido, a intervenção militar faria o país iniciar um processo político novo, do zero, nenhum partido presta. entendeu ou quer que eu desenhe?

    • Paulo Figueira Postado em 29/Apr/2015 às 19:17

      Querem intervenção militar para beneficiarem as elites e jogarem o povo nas masmorras, já basta o mal que a ditadura fez cujas consequências o País ainda sofre.

    • Deisi Postado em 29/Apr/2015 às 19:21

      Muda pro Paraná Wellington! Vira professor! Vai protestar! Sentirá na pele o que é uma Intervenção Militar! Se foi ironia peço desculpas, se não só lamento.

    • Jota Jr Postado em 29/Apr/2015 às 19:27

      Seu animal vc esta vendo como os militares tratam os civis ?

    • Renato Castro Postado em 29/Apr/2015 às 19:40

      Você é ou se faz de idiota?

    • sandra Postado em 29/Apr/2015 às 19:42

      Desde quando polícia foi sinônimo de colocar a casa em ordem! Como tem gente idiota e q não estudou história do Brasil! Vc é um idiota desses! Entendeu ou quer que eu desenhe????

    • Eduardo Ribeiro Postado em 29/Apr/2015 às 22:29

      Sai dai, menino fascista. Defender intervençao militar é nada menos que assinar atestado de safadeza.

  9. Margot Postado em 29/Apr/2015 às 19:06

    O que dizer, o que esperar de um governo que trata dessa maneira a classe dos professores/educadores? Aonde nosso país vai parar?

  10. Luiz Cesar Cardoso Postado em 29/Apr/2015 às 19:08

    É assim, com balas de borracha e muita porrada, que o governador Beto Richa, do PSDB, trata os professores. Agora dá para entender porque muitos tucanos são favoráveis a volta da ditadura militar. Enquanto professores são massacrados, os bandidos continuam assaltando e matando a vontade.

  11. Luiz Parussolo Postado em 29/Apr/2015 às 19:15

    Um dos mais grandiosos estados do Brasil acabou em mãos de um tirano e sanguinário e um partido que aos poucos vem mostrando suas tendências totalitárias em concreto, não só no Poder como foi o Governo Fernando Henrique Cardoso contra a constituição, os empreendimentos, o trabalhador, o país e os direitos humanos. Em São Paulo o Governador Alckmin também está usando de repressão contra professores. Mas, o que aconteceu em frente a Assembleia paranaense foi carnificina de ditadores diabólicos e o tal governador já vem sendo acusado nacionalmente de graves atos de corrupção. O Betão parece ser um sujeitão de rixa bárbara e sangrenta de verdade. Viva a tal direita. O Brasil e seu povo estamos sendo assados sobre troncos de árvores com fogo e enterrados, um belo churrasco a gaúcha. As facções parece querer esvaziar o território para depois negociá-lo e dividir o resultado.

    • Ilson R. Napoleão Postado em 30/Apr/2015 às 00:49

      Cara. Eu não entendo como esse povo não conseguiram ver o te tinha por detrás dessas mácaras. Agora é tarde, está tudo dominicado. Não temos lei nem justiça para por ordem nessa zona. Imagina o que eles fariam com o estado se tivessem chegado a presidência?

  12. André Anlub Postado em 29/Apr/2015 às 19:16

    O problema é que os reaças vão criar um elo entre o ocorrido e o governo federal. É sempre assim: se deu certo tentam associar com a oposição; se deu errado tentam ligar ao Gov. Federal

  13. Paulo Galliac Postado em 29/Apr/2015 às 19:21

    Isso não enfraquece a esquerda ou movimentos sociais, só os fortalece. Está se esquecendo da lei de "causa e efeito" idiota. Hoje se vangloria da sua covardia sádica, mas amanhã vai ter retorno. Afinal somos populações de milhões contra uma elite minúscula e seus cães armados também em números insuficientes contra população que se oprime. Faça as contas cedo ou tarde seus abusos, exploração e tirania terão fim. E não será nada bonito de se ver se for um opressor. Isso é um fator recorrente em situações similares na história. Quanto se ataca ações pacíficas manhã será GUERRA Civil como nas treze Colônias,França, Rússia, Tunísia, Egito etc. A opressão é autodestrutiva.

  14. Marcio Valentim Postado em 29/Apr/2015 às 19:24

    Vergonha internacional: 170 feridos, 8 em estado grave, um deles com traumatismo craniano. Massacre mais vergonhoso da história da terra das Araucárias. Quando entrou no governo em 2011, Beto Richa (PSDB) pegou o estado do PR com um superávit de R$ 900 milhões e fez com que agora, 4 anos depois, fez com que se tornasse o 2o estado mais endividado do país: 4,6 bilhões. Para "consertar", imitou a fórmula de seu amigo e modelo político, Aécio Neves (PSDB). Aumentou a maioria dos impostos estaduais, dentre eles de o IPVA da gasolina e o ICMS mais de 200 mil produtos em 50%. Mas se Aécio conseguiu esconder seus abusos e inapetência por um bom tempo dos mineiros, a mesma sorte não está tendo Richa. Mesmo assim, esses aumentos abusivos não se mostraram suficientes para cobrir o rombo e a falta de controle do governo tucano. A saída enxergada pelo mesmo: tirar do fundo de previdência estatal, capitalizado com o dinheiro da contribuição dos servidores para garantir sua aposentadoria futura. O resultado está aí. Eis o modelo de administração que os paneleiros, protestantes teleguados pela Rede Globo, pensam ser a salvação para o País.

  15. Jota Jr Postado em 29/Apr/2015 às 19:25

    A Polícia Militar nada mais é que cão de Guarda do Governador!!!

  16. Wilson Postado em 29/Apr/2015 às 19:29

    Brasil, um país de governantes canalhas. Se o Brasil fosse um país sério, com certeza absoluta não trataria seus mestres dessa forma. Precisamos de uma INTERVENÇÃO MILITAR JÁ!

    • Silva Postado em 29/Apr/2015 às 20:24

      Então vai pro Paraná,se junte ao movimento dos professores e vc vai receber uma "Intervenção Militar".

      • Ilson R. Napoleão Postado em 30/Apr/2015 às 00:52

        É isso. Em camapnha ele disse que o governo do Aécio era um modelo a ser seguido e que ele o copiaria, deu no que deu, estado quebrado e agora o Paraná em estado de "sítio", "Lei Marcial".

      • Ilson R. Napoleão Postado em 30/Apr/2015 às 00:53

        Boa Silvia! No Paraná tem para todos.

    • Ariadini Postado em 29/Apr/2015 às 20:45

      Silva, você disse tudo.

    • Bia Bascoleto Postado em 29/Apr/2015 às 22:09

      Me filho é burro ou se faz? Isso aí é o retrato de uma intervenção militar, a diferença é que a carnificina ia ser geral e sobre qualquer coisa. Reclama do preço do pão em um ditadura militar para ver o que acontece.

    • Lúcia Postado em 29/Apr/2015 às 22:38

      Como existem pessoas tapadas!!! Estão vivenciando as atitudes dos militares e querem intervenção militar.Governo do PSDB é assim que faz com os servidores. Assim foi em Minas Gerais por muitos anos.. A globo é comprada pelos governos do PSDB. A culpa do pessímo sálário dos servidores dos estados ,são dos governos estaduais e não do federal.

  17. Carlos Henrique Postado em 29/Apr/2015 às 19:36

    Espero, do fundo do coração, que essa tragédia paranaense ao menos sirva para mexer com a consciência das pessoas que anseiam a volta do regime militar. Isso que nos está bem expresso nas fotos e no texto do Pragmatismo Político não é nem metade do que grande parte da população brasileira passou de 1964 a 1965. Os professores e servidores públicos não estão praticando crime algum. Protestar pelos seus direitos e lutar por melhorias na profissão não constituem crime nem aqui nem em lugar nenhum, mas, talvez o governador Beto Richa (PSDB) e os militares que atuaram nesse massacre vivam num mundo paralelo onde se pode fazer o que quiser e a violência bruta é a solução para qualquer que seja o "problema".

  18. Renato Castro Postado em 29/Apr/2015 às 19:38

    Alguém esperava algo diferente de um governo do PSDB. O Sul votou neles agora aguentem sem chorar.

  19. Alex Postado em 29/Apr/2015 às 19:42

    Este é o Gov. do PSDB, autoritário e irresponsável, aqui no PR o PSDB comprou vários prefeitos p/ se reeleger, comprou o judiciário dando vários benefícios, é recordista em cargos comissionados, o sr. Beto Richa tem o melhor amigo como chefe da quadrilha de corrupção da Receita Estadual, o primo está envolvido em várias licitações irregulares, o Estado está um caos, os funcionários não recebem as férias, agora ele quer pegar o dinheiro da previdência dos servidores para pagar o rombo que fez no caixa. O movimento de Impeachment do Beto está ganhando corpo, mas o problema é que político do PSDB joga muito sujo, compra as pessoas.

    • Luiz Parussolo Postado em 29/Apr/2015 às 19:58

      Empate! Lixo com lixo, o PT também incorporou o finório judiciário, enriqueceu juízes e advogados e incorporou através dele dinheiro e direitos de trabalhadores e aposentados jogando todos na lata do lixo e quem começou foi o FHC; Também inchou os poderes e as instituições de parasitas a custo absurdo. O governo FHC e o PT meteram as mãos em bilhões dos Fundos de Pensão, do INSS e agora a proposta é desviar os recursos do FGTS para cobrir o rombo do BNDES, este em mais de R$ 400 bilhões. Já emprestou dele bilhões a título de reforma sempre com os mesmos recursos a conglomerados. Só a CSN levou mais de R$ 2 bilhões o ano passado. Estamos em mãos de toda escória que o Brasil produz e vem aí a senzala aos trabalhadores, a terceirização das atividades fim, esta imposta pela direita. O país devia em 2013 R$ 3,120 trilhões e dois terços da arrecadação vai para pagar 46% dos juros e amortização, o restante é reformado e também vem desde o FHC. Estados e municípios mesma coisa. A corrupção e os desmandos estão no país de ponta a ponta. O Brasil é um trem desgovernado em todas as esferas e poderes.

      • Adriano Postado em 29/Apr/2015 às 21:41

        Valeu Luiz, pelo menos alguém com sobriedade suficiente para postar algo de fato inteligente e que reflete a realidade vivida hoje no País.

  20. Rodrigo Postado em 29/Apr/2015 às 19:44

    Estas cenas lamentáveis, o Beto Richa é filho de José Richa, governador do Paraná na época da ditadura. Tal pai, tal filho. Elite que não se sensibiliza por seres humanos, roubam descaradamente do estado para seu próprio proveito. Se acham no direito de fazer isto e os outros, ah... os outros são os outros... Canalhas! Parabéns para o povo paranaense que o elegeu, e depois o reelegeu. São bem espertinhos né? Votem na elite seus trouxas!

  21. Waldemar Postado em 29/Apr/2015 às 19:45

    só fico aqui pensando vendo as imagens: nenhum morto? então tá...

  22. Pedro Postado em 29/Apr/2015 às 19:45

    Alguem sabe dizer o motivo de, entre todos os servidores públicos estaduais, apenas os professores estarem questionando a transferência de 33 mil aposentados idosos e com 73 anos ou mais de um fundo previdenciário para outro? Porque eu nào consigo entender o pretendem. Dilma está fazendo a mesma coisa - cortando direitos dos trabalhadores para ajustar as contas públicas. Tenho a impressão que esses protestos ai estão sendo capitaneados pelo PT e seus asseclas. Querem encobrir a tal da bonitinha lá que recebeu dinheiro do petrolão? Um mês em greve pelo que? Salários melhores? Condições de trabalho?? Deixe a previdência pra quem precisa dela, vocês tem muito tempo de sala de aula ainda pela frente. Vão trabalhar que o semestre tá passando!

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 21:09

      ah, claro...a culpa dessa situação q o pr está vivenciando é do pt!! sabiaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!!

    • jason Postado em 29/Apr/2015 às 22:56

      Nossa!!! Vc estudou alguma vez na vida??? Kkkkkkkkkk

  23. deisi Postado em 29/Apr/2015 às 19:45

    O que ocorreu em Curitiba hoje, foi uma tragedia histórica, duvido que a Globo no JN vai mostrar a noticia sem manipular ou desviar o foco. Ela até consegue convencer o governador de São Paulo que a greve não existe. Mas se fosse governo do PT, tinha plantão e até mudaria a grade para transmitir em tempo real. JN, muda cenário, muda o formato, mas audiência não conseguem aumentar. Rumo a decadência!

  24. Maura Postado em 29/Apr/2015 às 19:47

    André, não são os reaças que ligam a negatividade ao gov. Federal. Basta você ter bom senso e analisar o que acontece no Brasil atualmente e verá que tudo de mal, corrupção e que gera esse desconforto e opressão vem desse governo de cor vermelha e não verde e amarela!... Não temos oposição nesse país e nem acontecendo nada de bom, pois o governo e seus aliados dominam tudo...

    • Ricardo Postado em 30/Apr/2015 às 12:12

      Não fala merda. Não existe esse papo "ui, meu partido é o Brasil"; partido significa, parte, PONTO DE VISTA, todo mundo tem o seu e acha que é o certo e, portanto, REPRESENTA O MELHOR PARA O PAÍS. Logo, pra mim, o meu ponto de vista é melhor para o Brasil, e não o seu (não interessa com quais cores vc pinte, isso não passa de mera retórica, palavras vazias). Estude novamente (ou pela primeira vez, não sei) o que foi o fascismo; esse seus discurso está perigosamente próximo. Melhor que isso, só desenhando.

  25. Tony Postado em 29/Apr/2015 às 19:51

    Pergunto a vcs alguém viu um pm sendo atendidi aí eu não vir isso é uma pouca vergonha q país é esse é a porra do Brasil

  26. fabricio Postado em 29/Apr/2015 às 19:59

    "grandes coisa" apanharam pouco, o que você esperava??? recebidos com chá e bolo??? essa aqui é a nação que deseduca, me desculpe a dilma mas num país onde o que importa é o medo e a desinformação, professor é um pária qualquer que merece ser escorraçado essa é a realidade, essa é a verdade da nossa nação e eu sou um "corruptor dessa realidade" ....maldita hora para esse tipo de lixo parlamentar onde fui querer enfrentar o meu sonho e me tornar um mestre, se quiser pode até usar munição letal "puliça" filha da put@, vcs deseducam eu enfio os ideais, filosofias, e educação por todos os orifícios possíveis de suas crianças, criando um monstro que irá te enfrentar um dia. aí veremos quem vai ganhar... te vejo no inferno bando de babacas corruptos e deseducadores.

    • poliana Postado em 29/Apr/2015 às 21:11

      "me desculpe a dilma" ................oi??????????????????? a culpa de toda essa tragédia q está acontecendo no pr é da dilma???? han??????????? hein???????????? cuma?????????????????

    • Thiago Teixeira Postado em 30/Apr/2015 às 14:32

      Dilma?????????????

  27. Marcus Postado em 29/Apr/2015 às 20:07

    Isso é uma vergonha para a nossa nação! Se é que este conjunto de estados pode ser denominado uma nação. A polícia age assim, de forma bárbara, pois recebem ordem de um governador do PSDB, não quero ser frio com a dor de outros, mas nossa imprensa prefere falar do Nepal, país asiático, à evidenciar o caus que está embaixo dos nossos olhos. E só para lembrar, estes delinquentes armados pelo poder público, quando em suas oportunidades de reivindicações trabalhistas, não são tratados desta forma. País desgraçado politicamente este Brasil!

  28. andre Postado em 29/Apr/2015 às 20:12

    atacar professores? pra que isso?

  29. joni Postado em 29/Apr/2015 às 20:14

    Eles atirao no professor que educa os filhos deles isso e complicado

  30. Marcos Silva Postado em 29/Apr/2015 às 20:15

    "Greve é coisa de vagabundo", "Quem reclama de condições de trabalho é viadinho molenga"... Como é fácil falar essas bizarrices quando se está do lado bom da moeda, não é? Essa "lei do mais forte" ainda vai ter o que merece. Meu apoio aos professores, pois eles também são responsáveis (além dos pais) para formarem uma população civilizada no País, e não para formar um bando de fascistas covardes.

  31. Luciana Biavatti Postado em 29/Apr/2015 às 20:16

    Colegas da Educação de todo nosso Brasil convoco a todos para que neste momento devido a cena lamentável que acontece com nossos Profissionais da Educação do Estado do Paraná paralizemos todas as nossas atividades em apoio e principalmente em busca o respeito que está faltando com nossa classe.

  32. S Rod Postado em 29/Apr/2015 às 20:23

    Eu moro o Exterior, em Pais civilizado, meus amigos assistindo a este video nao acreditaram, caso de intervencao do Governo Federal, depor o Governador a chamar outras eleicoes. Um crime contra a humanidade, vou pra as paginas da ONU publicar este ato deshumano. O exercito tem que acabar com a PM do Parana. Tem que fechar a Assembleia do povo. Cassar o mandato deste despota, inimaginavel em pleno seculo 21, que horror. Parabens aos professores pela coragem.

    • Eder Oliveira Postado em 29/Apr/2015 às 21:04

      Perfeito coentário, Pensei na mesma coisa! O mundo precisa ver essa barbárie. Se achar uma página da ONU ou outras organizações internacionais dos direitos humanos, por favor, poste aqui. Abraço!

    • Luiz Parussolo Postado em 29/Apr/2015 às 21:12

      Você está do lado de lá e talvez desconheça a força da internet por aqui, mas o Brasil virou um trem desgovernado e estes últimos 20 anos acabou com a dignidade e a virtude. Ser honesto aqui está condenado à miséria e à execração moral, é auto-sacrifício e vergonha. Tudo está aparelhado e todos os poderes corrompidos, bem como as instituições e adestraram o povo a conviver sem distinguir entre o certo e o errado; o justo e o injusto; o honesto e o malandro. Na verdade, estamos sendo levados a um país de psicopatas, com reconhecimento da psiquiatria, nestes últimos 20 anos. O país está totalmente esfacelado e vive de mentiras e de estatísticas manipuladas em em mãos de especuladores nacionais e internacionais e entregando tudo a esses capitais e importando até elevadores e agulhas. O que se produz na indústria é sucata e o parque industrial é inferior ao de 1956. O agronegócio está em mãos da Monsanto e da Bayer e da tecnologia, máquinas gerais e veículos 100% importados, quase tudo americano. Somos em pleno século XXI cativos dos estrangeiros dentro deste país formidável. Não se sabe se ainda é pelo que levaram embora nestes últimos 30 anos, através de exportação e do contrabando.e também qual dos dois prevalece. Como Portugal em suas colônias onde Inglaterra e França levavam tudo e ainda vendiam quase tudo às colônias, inclusive produzindo e comercializando dentro de Portugal. Não mudamos, somos colônia de Portugal com os seus vícios e inferioridade.

    • Ricardo Postado em 30/Apr/2015 às 12:17

      Recurso jurídico pra isso tem: INTERVENÇÃO FEDERAL (art. 34, inciso VII, "b", CF). O que não tem é gente com PRINCÍPIOS e VERGONHA NA CARA pra fazer o que tem que ser feito.

  33. Cristiane Postado em 29/Apr/2015 às 20:25

    (Para todas os professores, em especial para os que estão pintados de sangue) O vermelho do professor é quente fresco escolhe pelo olho, face explode no peito Sangra Professor!! A lousa tá sem giz carteira igual o bolso sem vida e vazia do pátio pra guerra da palavra pra bala de borracha sai da sala apanha na rua chora murmura Sangra professor!! Essa luta não é verde e amarelo é vermelho sangue quente fresco escorrendo Dias de Luta! Professores em Luta! (Cristiane Rosa)

  34. Ariadeni Silva Santos Postado em 29/Apr/2015 às 20:42

    Chorei ao ver essas imagens. Parece mentira.

  35. Tiago Postado em 29/Apr/2015 às 20:48

    Ai eu pergunto. Como as pessoas elegeram um asno desse porte? Ele não foi empossado por uma criatura divina, ganhou a eleição nos votos, não foi? Como isso é possível?

  36. Maurício Reis Postado em 29/Apr/2015 às 20:52

    Você chama isso de "esquerda"? Não há partido ou posição política ali. São pessoas. São os profissionais que ensinam e cuidam dos jovens, são os profissionais que dão amparo para muitos largados pelo estado, pela família. São professores. Tenho certeza que fizeram parte de sua vida em algum momento, ou você não saberia ler nem escrever. Eles te ensinaram assim como eles ensinam quem quiser ou tiver que aprender, independente de partido político, preferência sexual ou orientação religiosa. Quem foi massacrado não foi o PT, o comunismo ou a "esquerda". Foi o POVO.

    • palexandre Postado em 30/Apr/2015 às 09:59

      Belo texto Maurício Reis. Antes de tudo, são pessoas.

  37. MIQUEIAS FRANCA Postado em 29/Apr/2015 às 20:54

    Como tem babaca comentando!

  38. Frank Postado em 29/Apr/2015 às 20:56

    As pessoas começam a se xingar "coxinha isso" ,"comuna aquilo", e esquecem que seja o partido que for, seja a região que for do Brasil, a partir do momento que há algum tipo de revolta popular a resposta é absurdamente agressiva.

  39. Antonio Carlos Postado em 29/Apr/2015 às 20:57

    Eis aí a receita do PSDB para acabar com protestos e manifestações. Estão mexendo em direitos dos professores sem consulta-los, e querem obriga-los a aceitar. Os professores tem razão, mas eles tem a polícia.

  40. Francisley de Gobbi Postado em 29/Apr/2015 às 21:04

    Lamentável...Como a Polícia quer ganhar respeito e confiança agindo desta forma? Eu como agente da segurança pública JAMAIS acataria uma ordem absurda desse tipo.

  41. Deisi Postado em 29/Apr/2015 às 21:06

    A Globo manipuladora vai dizer que houve confronto, o Richa é do psdb, mas se fosse do PT, sai de baixo, fico só imaginando as manchetes Como assim confronto? Já sei policiais armas e professores com lápis. Igualinho!

  42. laura Postado em 29/Apr/2015 às 21:07

    Que vergonha desse país....

  43. Norberto Postado em 29/Apr/2015 às 21:14

    Em épocas passada o então governador Àlvaro Dias, atacou os educadores com polícia a cavalo, agóra o seu companheiro Beto Riccha, através de sua polícia, ataca não somente educadores, como também repórteres, com balas, bombas, cacetetes e cães ferozes, de uma maneira totalmente desnecessária. Enquanto isto, os bandidos do tráfico, assaltos, roubos e outros mais, parecem estarem agindo sem medo.

    • Luiz Parussolo Postado em 30/Apr/2015 às 00:26

      Norberto, O crime rende para todos, desde a imprensa, mais de R$ 150 bilhões/ano. É indústria, comércio e prestação de serviços e enriquecendo e dando cargos e investiduras para milhares. É uma das celebridades do país. Viramos desde a implantação do neoliberalismo um país de mercenários e escórias onde os honesto e honrados todos escórias, analise friamente e sem paixão partidária porque o povo tem que imunizar-se de convicção partidária pelo bem de todos e do país, este nosso pai e nossa mãe que precisamos defendê-lo de piratas, mercenários e aventureiros que submeteram-no e a nós que não estamos daquele lado..

  44. SILVA LIMA Postado em 29/Apr/2015 às 21:15

    O q dizer as imagem disse tudo, ñ se pode aceita abuso de poder. .

  45. Zoom Postado em 29/Apr/2015 às 21:20

    Ta na hora desse povo reagir, ir armado, ficar ai apanhando igual coitado não vai mudar nada nunca,leva revolver, bomba,faca,lança chamas e mata todos os policiais que ousarem intervir

  46. Erick Postado em 29/Apr/2015 às 21:21

    Alguém faz intervenção militar no computador dele pra que não seja mais despejado lixo tóxico na rede?

  47. Pinheiro Postado em 29/Apr/2015 às 21:32

    Sou completamente contra qualquer ato de violência, especialmente da polícia contra civis trabalhadores e honestos. Mas uma coisa deve ser dita: Ninguém, por mais ilegítima que seja a pauta, tem o direito de tentar impedir uma votação de ocorrer, sob o perigo de incorrer em um atentado contra a democracia. Parece que estamos entrando em uma nova era, na qual qualquer grupo de pessoas acredita ter o direito de passar por cima das regras democráticas em nome da democracia. Da mesma forma que a presidente foi eleita e tem o direito de governar, os legisladores também têm o direito de legislar. Temos outras maneiras legais de agir contra a irresponsabilidade de nossos governantes, a greve é sim uma delas. Estamos nos transformando em um país de bárbaros. O Brasil está passando dos seus próprios limites.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 30/Apr/2015 às 09:44

      Na verdade o que você disse não é uma coisa que deve ser dita, não. É uma coisa que sequer deveria ser pensada. Os professores estão na luta pelos direitos deles, menino. E é assim que se faz mesmo. Não tem essa de "procurar outras maneiras legais", fazer abaixo-assinado e fazer manifestação-micareta não resolve nada. Essa apologia ao bundamolismo tem que acabar.

      • Pinheiro Postado em 30/Apr/2015 às 10:07

        Dentro do seu "raciocínio" então qualquer um, que você concorde é lógico, pode invadir uma casa legislativa e impedir uma votação. Micareta de coxinhas: NÃO! Invasão da Câmara por professores: SIM! Democracia de exceção.

      • Ricardo Postado em 30/Apr/2015 às 12:21

        O que ele está querendo dizer é: pode exercer a democracia, desde que não mude nada...

  48. Alexandre Postado em 29/Apr/2015 às 21:34

    Nasci e me criei no Paraná, e hoje especificamente fiquei envergonhado de ser Paranaense. Dar tiro "na cara" de professores é lastimável. E escutem o que vos falo, em outubro de 2018, esse maldito Carlos Alberto Richa vai ser eleito senador. Mas aqui no sul maravilha somos superiores né, o nordeste que não sabe votar. Pra foder de vez, Ratinho Júnior é o favorito pra ser o próximo prefeito de Curitiba. É ou não é de ir embora do lugar?

  49. Tereza Cristina Postado em 29/Apr/2015 às 21:38

    Que falta de respeito, indignada...

  50. Estela Postado em 29/Apr/2015 às 21:47

    Para quem acha intervenção militar e estas coisas bonitas...hoje deve ter tido muito alegria em ver o governador do Paraná colocando a tropa de choque contra os servidores...devem ter achado bem bacana o uso excessivo da força...o abuso do poder...

  51. Daniel Postado em 29/Apr/2015 às 21:49

    PM assassina! Não existe policial bom porque se fosse bom, não estava na polícia. Cachorros cegos e bem treinados para satisfazer seus donos. Capachos! LIXO!

  52. RONALDO CESAR Postado em 29/Apr/2015 às 21:57

    PESSOA É MUITO SIMPLES JÁ QUE DERAM A CARA PARA BATER, FAÇAM COMO GHANDI SIGAM NA DIREÇÃO DO BLOQUEIO, PACIFICAMENTE, COM AS MÃOS ABAIXADAS, ASSIM QUE FOREM MACHUCADOS, FIQUEM NO CHÃO E OS DE TRÁS PROSSIGAM SE DER LEVANTE E SIGAM ADIANTE PACIFICAMENTE, A EXEMPLO DE GHANDI A MUNIÇÃO ACABOU E OS MILITARES NÃO TINHAM MAIS VONTADE DE BATER NO POVO QUE NÃO REAGIA APENAS LEVANTAVA E SEGUIA ADIANTE, O VOGERNO CAIU. SE FOR MASSACRE ADVINHA QUEM VAI CAIR ALÉM DO GOVERNADOR, O CORONEL DA PM OS PMs E TODA A CORJA ASSASSINA DE POVO PACIFICO QUE APENAS ESTA SE MANIFESTNADO DE MANEIRA ORDEIRA. FICA A DICA.

  53. daniel Postado em 29/Apr/2015 às 22:23

    Enquanto os professores do Paraná apanham e levam tiro, os ganhadores da mega sena da PETROBRAS são soltos, este é o BRASIL, país de quinto mundo. Os policiais que não aceitaram em massacrar os professores, foram presos, porque desacataram uma ordem da justiça. Esses 17 policiais, foram sim, verdadeiros homens de respeito,pois no início de suas vidas tiveram professores, e os respeitam até agora.

  54. José Antônio Postado em 29/Apr/2015 às 22:29

    Isso se resume numa disputa de classes, empresário e trabalhadores. O governo paranaense fez farra com concessão de renúncias fiscais do ICMS, agora falta dinheiro para pagar aos aposentados, como não tem coragem de revogar tais benefícios, retira direitos dos servidores. Não tem outra saída, tem que resistir.

  55. jose d. rodrigues Postado em 29/Apr/2015 às 22:39

    O Brasil vive uma falsa democracia, os partidos políticos independente se de direita ou esquerda todos corruptos. O sistema se protegendo e usando da força, essa mesma criada para garantir a dignidade e a liberdade das pessoas. "Que país é esse?" Onde vamos parar, para onde e como vão viver nossos filhos? Que futuro os aguarda?. Lamentável, ainda tem gente querendo intervenção militar, não é o caminho, por que? muito provável que serão massa de manobra da elite em desfavor da população. Devemos sim lutar por nosso direitos conquistados ao longo de décadas, devemos sim apoiar os professores futuro da nação esta na mão dos educadores, ou estou falando mentira? Somente a educação pode transformar a realidade e a dignidade humana......

  56. joao Postado em 29/Apr/2015 às 22:46

    Trabalhar ninguém quer.. mas badernar!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 30/Apr/2015 às 07:22

      Não, são tudo vagabundo. Quem trabalha são aqueles que vestem a camisa da seleção de 250 reais e sai nas ruas pedindo intervenção militar.

  57. jason Postado em 29/Apr/2015 às 22:51

    João, vc não tem vergonha, seu psdb de merda!!!.

  58. R Polnow Postado em 29/Apr/2015 às 23:15

    A questão é que o cérebro dele é do tamanho de um amendoim , por isso o apelido " Minduim".

  59. Silvio Postado em 30/Apr/2015 às 01:33

    Minduim? kkkkkkkkkkkkkkkkk Para de cagar pela boca tucanão!

  60. Amanda Marques Postado em 30/Apr/2015 às 17:57

    Puta que pariu! Vendo estas imagens acima não dá para se sentir nada mais que nojo de um governador etilista como o Beto! E, como disse o deputado Henri: "São trabalhadores organizados fazendo uma mobilização não para conquistar direitos, mas para não perdê-los." Como ainda culpar o PT ou a esquerda por isso, como alguns fazem? Isto não se trata de ideologia, se trata de permitir a maldade em alto grau no Brasil. Os professores são importantíssimos tanto para a formação escolar quanto para a formação do ser humano social. Então, por favor, um recado para você que vem aqui detonar com alguns partidos de esquerda: largue esta tua cegueira por ideologia e analise que a sua própria corrente de ideias também fode com o Brasil. Aliás, movimentos que permitem a desvalorização de sua profissão que é digna, tornam-se apolíticos. Ou seja, estão errados tanto no A quanto no B.

  61. Roberto Pedroso Postado em 01/May/2015 às 10:59

    Eis mais um exemplo do quanto os políticos do PSDB são administradores ineptos e inaptos se resumem a uma corja elitista que tem por principio a ação truculenta contra os movimentos sociais e todos aqueles que cobram e reivindicam seus direitos.Como já foi muito bem dito acima o governo do estado do Paraná quer mudar as regras que regem o fundo previdenciário dos servidores da educação no estado o que claramente revoltou os docentes,enquanto isso em São Paulo a grave dos professores do estado está em vias de completar cinquenta dias e o governador não se manifesta,tanto Richa quanto Alkimin são herdeiros diretos do pensamento de Mario Covas,aquele governador de SP que durante a greve histórica dos professores da rede estadual de ensino permitiu que a policia agisse com truculência e violência contra os professores grevistas na época,a história parece e repetir e a grande imprensa silencia.Triste a situação dos professores em nosso pais uma das classes mais humilhadas e aviltadas em nosso Pais.

    • Roberto Pedroso Postado em 03/May/2015 às 22:56

      ...."enquanto isso em São Paulo a Greve dos professores do estado está em vias de completar cinquenta dias"... -desculpem minha falha de digitação-

  62. eduardo de paula barreto Postado em 03/May/2015 às 16:34

    . GIZ DE SANGUE Não haveria doutor Se não houvesse professor Diante do quadro-negro E o que seria do mundo Se o saber mais profundo Permanecesse em segredo? Seríamos uma sociedade cega Como na Idade da Pedra Se não tivéssemos mestres E a nossa sabedoria Numa parede caberia Como arte rupestre. O mestre tem como preceito Estimular a luta pelos direitos E por não ser hipócrita Veste a armadura da dignidade Empunha a espada da verdade E declara a guerra ideológica. Então levanta a sua voz Contra o Governo atroz Durante uma pacífica luta E sai caminhando nas ruas Tendo como bandeira as suas Reivindicações mais justas. Mas muitos daqueles alunos Que sentaram-se em turnos Para com ele aprender Usando força desmedida Quase lhe tiram a vida Fazendo seu sangue verter. Antes ele escrevia com giz Traçando a diretriz Para a alheia realização Mas hoje triste se constrange Ao escrever com sangue A dor da sua indignação. Eduardo de Paula Barreto .

  63. Thiago Teixeira Postado em 30/Apr/2015 às 08:40

    Cara, você tem uma fartura de mídia a seu favor como o G1, Globo, Band, Jovem Pan, Record, SBT, Veja, Uol, Ig, Folha, Estadão, TV Cultura, agora você fica duas horas da madrugava vigiando um site de esquerda? Cuja a repercussão é pífia diante da sua gigantesca mídia burguesa? Dá um tempo cara.

  64. Silva Postado em 02/May/2015 às 18:19

    Thiago, esse ai, desde das eleições para presidente em outubro perdeu o rumo, não consegue se conformar, acho que a mulher faz greve de sexo, daí ele não conseguindo dormir, vem aqui sempre com o mesmo discurso. desvia o foco, o assunto, mas engolir a derrota não consegue.

O e-mail não será publicado.