Redação Pragmatismo
Compartilhar
Rede Globo 17/Apr/2015 às 11:22
30
Comentários

A jornalista sueca chamada de "esquerdista" na GloboNews

Jornalista sueca convidada pela GloboNews para falar das manifestações foi estranhamente rotulada de "esquerdista" pela emissora. Lotten relatou essa experiência em seu boletim, intitulado “Uma comunista na TV brasileira”

Lotten Collin jornalista sueca esquerda globonews

Kiko Nogueira, DCM

A jornalista Lotten Collin está há dois anos no Rio de Janeiro. Trabalha como correspondente da rádio pública da Suécia.

Após as manifestações de 15 de março, Lotten foi convidada a participar de um programa da GloboNews com dois colegas estrangeiros. Eles dariam suas impressões sobre o evento.

Ali se deu um fato inusitado. A certa altura, a apresentadora Leila Sterenberg embutiu uma observação no início de uma questão para Lotten: “Você, que tem fama de esquerdista…”.

Pega no contrapé, Lotten passou batido e contou o que viu no domingo, especialmente seu choque com as pessoas que pediam intervenção militar e a quantidade de brancos.

Findo o programa, porém, um produtor ainda a saudaria, cheio de confiança: “Olha a nossa comunista”.

Parte dessa conversa está no site da Globo News (com um banner dos Correios, aliás). A íntegra com a provocação — chamemos assim — é só para assinantes.

Lotten relatou essa experiência em seu boletim, intitulado “Uma comunista na TV brasileira”. Nele, apontou a onipresença, em seu cotidiano carioca, das opiniões de Merval Pereira, Carlos Alberto Sardenberg e Miriam Leitão.

Eu conversei com ela sobre a sutil enquadrada e seu choque cultural:

Eu achei muito ruim. Ela me falou, do nada, que eu tinha fama de esquerdista. Não acho certo me dar essa marca. Os outros dois convidados não tiveram esse tratamento. ‘Vocês, que são conhecidos por ser de direita…’

Por que eu?

Fiquei tão surpresa que nem pensei em responder na hora. Aquilo foi colocado junto com a pergunta sobre a manifestação. Depois da gravação, um produtor ainda me falou: “E aqui temos nossa comunista…”.

Recebi muitas mensagens sobre o episódio. A maioria me dando apoio, mas muitos afirmando que eu deveria ir embora. Houve quem no Facebook afirmasse que eu fui cortada quando ela chamou os comerciais. Isso, na minha opinião, não aconteceu.

Eu sou jornalista, não sou partidária, não sou pró-PT. Por que me caracterizar assim?

Não entendi muito as felicitações pela minha coragem. Eu estava tentando apenas fazer o meu trabalho.

No meu texto para a rádio, contei do poder da Globo: ‘Quando acordo pela manhã no Brasil, eu quero ouvir e ver fatos e perspectivas que possam retratar a diversidade do país. Só que, aqui, aparecem sempre as mesmas pessoas. É muito estranho que isso ocorra num país com 200 milhões de habitantes’. E por aí vai.

E pensar que eu fiquei lisonjeada de aparecer na Globo.

Nos anos 70, tornou-se folclórica a maneira como Roberto Marinho teria se referido a alguns de seus funcionários que incomodavam o regime. “Dos meus comunistas, cuido eu”, disse ele a um ministro, segundo a historiografia oficial. Essa passagem aparece em geral para realçar a “hombridade” do doutor Roberto.

A história se repete, a primeira vez como tragédia e a segunda como farsa.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. junior maia Postado em 17/Apr/2015 às 11:28

    tadinho da globo...

  2. Alexandre Lopes Postado em 17/Apr/2015 às 12:10

    Globo totalitária e sem vergonha !

  3. Salomon Postado em 17/Apr/2015 às 13:09

    Como ficou dito: num pais de 200 milhões de habitantes, são sempre as mesmas pessoas falando sempre as mesmas coisas.

    • poliana Postado em 17/Apr/2015 às 13:12

      salomon, e olha q a observação foi feita por uma sueca!!!!!!!!!!!!

    • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2015 às 17:01

      E o Roda Viva? O Canal Livre? Toda bancada formada por jornalistas reacionários da extrema direita, com pensamento único, babando ovo quando há um coxinha sendo entrevistado, e um verdadeiro interrogatório quando o convidado é esquerdista. Vejam as entrevistas com Stédile e FHC.

      • Wander Postado em 17/Apr/2015 às 17:48

        E também quando entrevistaram o governador do Maranhão eleito nas ultimas eleições Flavio Dino (PC do B). Foi um bombardeio e os entrevistadores mostraram-se estarrecidos por ele ser um comunista. Mas ele se saiu muito bem.

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2015 às 20:03

        Cara, eu assisti no Roda Vida. O cara do PCdoB foi show, nota 10, iniciou e terminou a entrevista com um sorriso simpático e tirou de letra!!!!!

      • Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2015 às 20:04

        "Sou Comunista sim, graças a Deus!!!!!" kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

      • Renato Postado em 21/Apr/2015 às 10:09

        Finalmente alguém reconheceu que FHC é esquerdista.

    • Wander Postado em 17/Apr/2015 às 17:42

      E por incrível que pareça, ao conversar com pessoas que só conhecem o GAFE (globo, abril, folha, estadão) como veículos de comunicações, não aceitam de jeito nenhum e ainda riem da nossa cara, quando comentamos temas que só são divulgados em sites como este e outros.

      • Jaqueline Postado em 20/Apr/2015 às 13:05

        Gostei da sigla. Vou aderir.

      • Hilton Besnos Postado em 20/Apr/2015 às 14:05

        Sugiro uma outra sigla, específica: ao invés de BBB BRASIL, GGG BRAZIL - GLOBUS GLOBULUM GOEBELS BRAZIL

  4. soda cáustica Postado em 17/Apr/2015 às 15:13

    Não existe ninguém mais metida a besta e coxinha do que essa Steremberg.

  5. Antonio Palhares Postado em 17/Apr/2015 às 16:19

    Suécia, o país que eu mais admiro.Democracia social de fato e direito.Em torno de dez milhões de pessoas com altíssimo padrão de vida.Nem se precisa falar na distribuição de renda,na lisura e comprometimento dos seus representantes públicos.À jornalista Lotten Collin quero manifestar o meu apoio e dizer-lhe que qualquer falta de educação e incivilidade proveniente da globo "et caterva" faz parte do normal desta porcaria de instituição. Seria muito pior se ela fosse elogiada.Quando tivermos o controle social da mídia.Quero que seja nos padrões civilizados do seu país.A Suécia precisa da glogoupe para que?

  6. Rocken Postado em 17/Apr/2015 às 16:35

    a Globo é um lixo absoluto, até nos EUA você pode ver vários momentos em que senadores e ministros tem abertura pra falar nos jornais ao vivo, aqui eles dão 10 segundos de imagem gravada, isso quando o assunto é importante, e o resultado disso? população totalmente alienada que acha que os problemas do Brasil são por causa dos políticos comunistas e das escolas publicas, depois ainda saem na rua passar vergonha com a a camisa da CBF e tirando foto com a PM, pois essas são as instituições mais honestas do mundo

  7. Thiago Teixeira Postado em 17/Apr/2015 às 16:58

    Esquerdista para a Globo são aqueles que não entram na modinha da Direita. Qualquer idiota, retardado ou débil mental, ao ligar a televisão, pode observar que as passeatas são de brancos da classe burguesa com viés fascistas. Manifestação popular? Me poupe.

  8. Antonio Palhares Postado em 17/Apr/2015 às 18:15

    Brancos mal educados,mal informados cheios de conceitos eivados de preconceitos contra pobres e apoiados por esta imprensa mequetrefe.

    • Leonardo Postado em 29/Apr/2015 às 10:28

      Chora mais ! Mimimi !

  9. Alexandre Bolfarini Postado em 17/Apr/2015 às 20:25

    Notem a diferença: para ela, dizer a verdade do que estava cobrindo, enquanto jornalista, não era nada demais. O relato do fato por uma jornalista não deveria, como ela corretamente crê, imputar a ela a pecha de seguir determinada ideologia. Para nós, isso a coloca como heroína! Isso é um reflexo de como estamos absurdamente habituados com uma imprensa parcial e eticamente descompromissada. Nos acostumamos a comer merda todos os dias, e são situações assim que nos fazem lembrar do gosto ruim.

  10. enganado Postado em 19/Apr/2015 às 22:12

    Cara jornalista Lotten Collin Vamos nos localizarmos antes de iniciarmos qq coisa. 1) A redeb gRoubo já foi comprada pelos "judeuSS dos EUA" há muito tempo, ou seja, pela AIPAC com participação do HASBARA, sob a guarda do MOSSAD; 2) Na rede gRoubo tem mais judeuSS que na embaixada de iSSraHell: Waack, Waldvogel (ex-tv Manchete), Sandra Annenberg, Sardenberg, Grosman, Marcelo (decorador), Paglia, Mainard, Caio Blinder, ... isto sem contar com a revoada de tucanos safados: Míriam Leitoa, A. Garcia, Camarotti, Bonner, Monfort, Eliane Tucantanhede ... . Enfim qq merda serve, com tanto que vc seja burro e obedece sem questionar NADA; 3) Sim, sua suposta algoz É judia, LEILA STERENBERG, ou resta alguma dúvida os porquês da falta de educação/príncipio/profissionalismo?; 4) Não se esqueça que corre nas veias de TODOS os judeuSS, o sangue do BOGODINHO, ou será vc não sabe que na UScrânia o George Soros PAGA o "SEKTOR"=Nazistas para defender o POR(K)OSHENKO (judeu), massacrar/matar/assassinar/destruir/torturar/... ; 5) O recalque dos judeuSS com a SUÉCIA vem da 2ª. WW, qdo o minério de ferro fornecido ao Bigode era sueco; 6) Não se esqueça que a Suécia estás sendo o 1º. País da eUSropa a reconhecer a PALESTINA como país - pecado mortal; 7) Outra coisa, a colônia de judeuSS no BRASIL só vota em Ladrões=PSDB/FHC/Aópio/... , ou será que leu os adjetivos que o juiz-tucano-judeu FUX fez ao PT (ladrões p/baixo – nomeado pela DILMA); 8) A Suécia ganhou a concorrência da venda dos caças para a FAB, com isso a indústria judaica de armamento dos EUA não teve o lucro esperado/f-18; 9) E o principal: Querem o Pre-sal custe o que custar, não importando se o BRASIL vai ser destruído ou não como Uscrânia/Iraq/Afg., Líbia, Gaza, Cisjordânia, Sérvia, ... morram os br5asileiros e fod**-se; Enfim mais motivos não faltam, mas fique sabendo que dentro da rede gRoubo todos querem mostrar serviços aos Patrões: AIPAC/HASBARA/MOSSAD/NED/CIA/NSA/ ... , para aumentarem os Salários, lógico! Até a Ana Paula do “Bom dia Desgraça BRASIL” diz gracinhas contra o Sr. PUTIN, chega ou quer mais? Então vai se acostumando com os verdadeiros dono de minha PÁTRIA=BRASIL, porque somente agora estão mostrando as garras e dizendo para vieram, como vc tem conhecimento e percebeu que nem a Suécia dando o Prêmio da Paz ao sem vergonha do OBAMA, os judeuSS tem consideração por alguém vivo. É só GRANA! Êta povinho desgraçados.

    • ROLHA Postado em 20/Apr/2015 às 18:49

      ISSO DISSE TUDO ......

  11. Antonio Palhares Postado em 20/Apr/2015 às 11:16

    Enganado, eu estava esperando uma oportunidade para destilar coisa parecida.Mas, valeu a pena esperar. Voce foi extremamente competente e demonstrou muito conhecimento e matou a cobra à páu.Muito obrigado.

  12. Marina Lima Postado em 20/Apr/2015 às 12:58

    Globo em queda livre e sem rede de proteção

  13. Isaac Postado em 20/Apr/2015 às 15:01

    Ela deveria ter respondido: "Sou comunista mesmo...qual o problema, seu coxinha?"

    • Leonardo Postado em 29/Apr/2015 às 10:30

      O problema é que o comunismo é vergonhoso e uma ideia que NUNCA deu certo na prática... é um atraso... entendeu ?

  14. Donizeti Postado em 20/Apr/2015 às 15:31

    Aos poucos o mundo vai sabendo da histeria coletiva que toma conta do Brasil, onde quem procura opiniões diferentes dos comentaristas da grande mídia na qual a Globo está inclusa é simplesmente taxado de Esquerdista, Comunista, etc...

  15. eduardo de paula barreto Postado em 20/Apr/2015 às 17:23

    . IMPEACHMENT Já que agora virou moda Ficar pedindo impeachment Eu também vou entrar na roda E pedi-lo pra muita gente Vou começar com Geraldo Alckmin Que demonstrou ser muito ruim Na gestão dos recursos hídricos Além do escândalo do Trensalão E de usar a verba da Comunicação Para bancar o cyberativismo político. Agora é a vez de Aécio Neves Que se julga o representante Da cheirosa direita que se atreve A comer pedra e arrotar diamante Ele construiu um aeroporto Com o dinheiro do povo E o doou ao seu tio Se envolveu em tantas maracutaias Que o povo mineiro gritou: Saia Vá dirigir bêbado no Rio! Tem também um senhor sagaz Que virou uma piada séria Faz tudo para doar a Petrobras Refiro-me a José Serra Que até hoje tem sido Blindado e protegido Pela Mídia corporativa É protagonista de escândalos Que passam em branco Aos olhos da justiça seletiva. Mas eu gostaria de ver Um impeachment diferente Seríamos os primeiros a promover Um impeachment de ex-presidente E obrigaríamos FHC A nos devolver Tudo o que privatizou de graça E para evitar discursos senis Obrigaríamos o infeliz A usar grossas mordaças. Dizem que a esquerda está em extinção Mas acredito que é a velha direita Que está em processo de implosão Usando bombas que são feitas Com a ambição dos seus membros Que ficam a todo o momento Puxando seus tapetes nababescos Por isso os caciques do PSDB Ainda conseguirão fazer O impeachment de si mesmos. Eduardo de Paula Barreto 20/04/2015.

  16. Vinicius Postado em 20/Apr/2015 às 23:46

    Já posso morrer feliz, nem faço ideia de quem são os 3 citados ali... Leitão pra mim só do ursinho Pooh

  17. Alexandre César Postado em 21/Apr/2015 às 16:12

    Chamar um jornalista de "Comunista" é uma ofensa sem tamanho. No caso da jornalista sueca, a Globo procurou alguém para rotular. Além do mais, que tipo de pessoa que preza pela liberdade de expressão, lutaria por um sistema de governo que, além de tolher liberdades, ainda manipula e contém a imprensa? É de impressionar...

    • Leonardo Postado em 29/Apr/2015 às 10:32

      ÉE verdade, eu entendi a indignação da sueca tbm... foi ofendida a troco de nada !