Redação Pragmatismo
Compartilhar
Racismo não 23/Mar/2015 às 18:14
31
Comentários

Um experimento sobre racismo na Lituânia para refletir aqui no Brasil

Campanha anti-racismo na Lituânia é de tirar o fôlego. Veja como as pessoas reagem quando têm que traduzir uma mensagem racista para um jovem negro

Um site da Lituânia resolveu fazer uma experiência para mostrar como as pessoas reagem ao racismo. A situação acontece quando um homem negro em uma sala de espera pede para a pessoa que entra – ambos vão supostamente participar de uma seleção para um comercial – que traduza uma mensagem que ele recebeu em seu Facebook [vídeo abaixo].

O homem, que é um ator, diz que chegou à Lituânia há pouco tempo e ainda não consegue entender muito bem a língua. As pessoas se dispõem a ajudá-lo e a reação de todas elas é de surpresa diante de uma mensagem racista e ofensiva.

Algumas se negam a traduzir o texto; outras traduzem e pedem desculpas o tempo todo.

A descrição do vídeo diz o seguinte: “Esta é uma experiência em vídeo dedicada a promover o nosso website recém-lançado www.svetimageda.lt (em lituano apenas). O site é um ‘manual’ digital, cheio de conselhos sobre como todos nós podemos reagir a racismo, homofobia, outro tipo de bullying, abuso e discurso de ódio online, nos meios de comunicação, nas ruas, nas escolas, no trabalho etc”.

VEJA TAMBÉM: “O Brasil é um dos países mais racistas do mundo, mas o racismo é velado”

Comunica Bahia

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Fabio Rosa Postado em 23/Mar/2015 às 18:51

    Já ouvi a maioria aqui.

  2. Vanderlei Postado em 23/Mar/2015 às 19:04

    Legal, fiquei emocionado com o vídeo.

    • Jonathan Postado em 23/Mar/2015 às 22:32

      Idem.

    • karina Postado em 23/Mar/2015 às 23:43

      Deu um nó na gargant.

  3. Elaine Postado em 23/Mar/2015 às 19:23

    Tmbem me emocionei mto, como seria esse teste no Brasil?

  4. paulo Postado em 23/Mar/2015 às 19:26

    Muito bacana encontrar pessoas que incomodam com o racismo.

  5. Sueli De Fátima Mousquer Postado em 23/Mar/2015 às 20:13

    Emocionante ! Os racistas brasileiros deveriam assistir...

  6. Onda Vermelha Postado em 23/Mar/2015 às 20:23

    Sensacional! Gestos, expressões, atitudes de constrangimentos e vergonha dizem muito mais do que um milhão de palavras! Somos todos pertences a raça humana! Acontece que alguns se julgam mais humanos do que outros, e por isso, portadores de mais direitos, somente em razão da cor da pele.

  7. Paulo Postado em 23/Mar/2015 às 20:25

    A expressão que as pessoas fazem ao ler é realmente de indignação... Como se fosse uma ofensa diretamente a elas... Eu não conhecia nada sobre Lituânia, mas pela campanha que está fazendo parece ser um ótimo país.

    • Alcino Postado em 23/Mar/2015 às 21:14

      Se está fazendo campanha contra o racismo deve ser porque lá tem racismo e não deve ser um ótimo país.

      • Luiza Postado em 24/Mar/2015 às 13:28

        Favor apresentar um país SEM racismo. Desde já, grata

    • Wallinson Leandro Postado em 24/Mar/2015 às 11:36

      Peço licença e faço das suas palavras Paulo as minhas.

  8. José Alencastro Postado em 23/Mar/2015 às 20:46

    Tomara um dia o brasileiro branco tenha essa dignidade de se indignar com o racismo; esse valor ninguém tira de um povo.

  9. iranice Postado em 23/Mar/2015 às 21:24

    Fiquei emocionada com a atitude das pessoas. Não sei se no Brasil seria assim.

  10. Salomon Postado em 23/Mar/2015 às 22:21

    O ser humano é engraçado. Se juntar todo esse pessoal numa sala de bate papo virtual, muitos concordariam com o que está escrito. É que o racismo fica mais fácil de ser expressado sem ter que olhar nos olhos da vítima. Veja-se a esse respeito o que ocorre no anonimato do estádio de futebol.

    • José Geraldo Gouvêa Postado em 23/Mar/2015 às 22:58

      Exatamente por essa razão precisamos valorizar as interações interpessoais e não dar tanta importância a coisas virtuais. Por detrás de uma conexão à internet as pessoas têm a ilusão de que estão livres para causar o mal aos outros.

    • Onda Vermelha Postado em 23/Mar/2015 às 23:07

      Excelente observação Salomon! Com "olhos nos olhos" e a sós com vítima, se você não for um doente pervertido, e tiver um mínimo de sensibilidade terá muita dificuldade de sustentar uma agressão ou discurso racista, mesmo quando não foi redigido por você.

      • Norberto Postado em 24/Mar/2015 às 11:36

        E se só foi mostrado os que deram o efeito positivo desejado?

      • Onda Vermelha Postado em 24/Mar/2015 às 14:59

        E será Norberto que quem foi flagrado em atitude racista gostaria ou permitiria que sua imagem fosse veiculada num comercial deste tipo?

    • sleiman Postado em 24/Mar/2015 às 16:40

      Por isso é que não devemos esperar por virtudes. Há que se intensificar as instituições cerceadoras dos excessos.

  11. JORGE DIAS Postado em 23/Mar/2015 às 22:44

    A cultura é uma grande aliada nesta luta mundial que avança mas esta muito longe de terminar, e depois vem a educação os pais são as pessoas que mais podem ajudar nesta luta, se eles educarem e mostrarem para seus filhos o caminho para não se tornarem racistas eles cresceram sem serem racistas.

  12. Alexandre Postado em 23/Mar/2015 às 23:12

    Bacana o vídeo, mas acho que a grande maioria de todas as pessoas do mundo faria o mesmo, por um único motivo, racismo é uma coisa ridícula. Posso ser um sonhador, mas creio que a parcela da população racista é minoritária, é difícil de explicar aqui num comentário, enfim, essa minoria surgiu com muito poder e vivemos num mundo, num sistema que exclui não só negros, mas pobres, gays, etc. É uma grande bosta, mas acredito nisso, temos muito mais pessoas boas no mundo, porém não conseguimos mudar o sistema racista, excludente. Enfim, a campanha é excelente, mas acho que a mesma campanha feita no Brasil teria o mesmo resultado.

  13. Jose Severiano Lopes de Q Postado em 24/Mar/2015 às 01:36

    Não sei como um humano pode dizer para outro, só pelo fato de ter a cor da pele diferente, é simplesmente abominável as mensagens racistas. Não sei, e mais todos os seres humanos são iguais, não será nunca a situação material de qualquer pessoa que nos fará diferentes. Todos somos, agora e sempre. Lamento que algumas pessoas sejam capazes de tal ato de discriminação, ódio, desprezo com outrém como no racismo. O vídeo é simplesmente fantástico.

  14. leandro Postado em 24/Mar/2015 às 02:19

    Me lembro de alguns vídeos que ví quando confrontavam os alemães após a segunda guerra com as imagens dos campos de concentração, com as imagens dos corpos, fotografias e etc. Goring e demais líderes do regime nazista ficaram boquiabertos após serem confrontados com as imagens. Então faz sentido oq foi dito acima, que o racismo é mais fácil de ser produzido sem olhar nos olhos da vítima.

  15. Pedro Postado em 24/Mar/2015 às 03:47

    Muito legal essa campanha. O racismo na Europa, e principalmente no leste europeu é pesado. Eu morei por três anos com um lituano abertamente racista....é complicado.

  16. Cidnea Armond Postado em 24/Mar/2015 às 09:15

    Só consigo chorar de tanta emoção. Se todos tivéssemos essa mesma atitude, o mundo com certeza seria muito melhor.

  17. lucia Postado em 24/Mar/2015 às 10:54

    Eu não sei por quais motivos, mas em discussões na internet eu vejo mais homens xingando e humilhando verbalmente mulheres do que mulheres com mulheres, será por que?!

  18. Daniel Postado em 24/Mar/2015 às 10:54

    É óbvio que eles deveriam encorajar o negro a fazer um registro na polícia. Mas eles dizem "esqueça, não ligue, deixa pra lá". Realmente, os lituanos precisam dessa cartilha.

  19. Roberto Postado em 24/Mar/2015 às 11:50

    Obviamente há preconceito de raça, cor, genero, orientação sexual, LGBT. Contra deficientes, idosos, contra quem é diferente do padrão, etc. Há muitos sub-tipos. Há preconceito na Lituânia, no Brasil, em todos os lugares do mundo. É de um simplismo dizer que o racismo combate-se com a Educação e justificá-lo como um problema cultural. Há que esmiuçar isso muito bem. No Brasil há "racismos". Esse trabalho me emociona pois me mostra o trabalho hercúleo que há pela frente diante de todos os tipos de preconceito, no mundo. E até um tanto da impotência que sentimos ao nos posicionar contra.

  20. João felipe Postado em 24/Mar/2015 às 12:53

    Sem palavras, emocionante! Admito um mix de sentimentos como: angústia, raiva,ódio, indignação e ao mesmo tempo solidariedade,empatia e claro, amor . Colocação muito bem feita de quem citou que: " é muito mais difícil demonstrar o preconceito olhando nos olhos da vítima" Excelente campanha !

  21. mauricio augusto martins Postado em 24/Mar/2015 às 17:06

    Sensacional, parabenizo ao POVO Lituano, pois percebe-se a Educação e o Amor-ao-Próximo, tão digno em toda a Humanidade, além do mais o Carinho que tratam um "estrangeiro", maravilhoso, temos que seguir este exemplo, mesmo que em "pegadinhas", pois dai nascerá o costume, costume de Ser Humanizado...maumau