Redação Pragmatismo
Compartilhar
Revista Veja 03/Mar/2015 às 12:30
40
Comentários

Revista Veja pede desculpas a Lula por festa fantasiosa de sobrinho

Revista Veja reconhece que festa de suposto sobrinho de Lula nunca existiu e pede desculpas aos leitores e ao ex-presidente pelos "transtornos que possa ter ocasionado". Família de Lula havia registrado B.O contra jornalista e anunciado que abriria processo contra a revista

revista veja sobrinho lula nota
Revista Veja foi obrigada a admitir que mentiu (Reprodução/Veja)

A revista Veja divulgou uma nota nesta segunda-feira em que pede desculpas aos leitores e ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela matéria do repórter Ulisses Campbell, que tratava de uma festa de aniversário de um suposto sobrinho do ex-presidente em Brasília.

Logo após a veiculação do texto, o Instituto Lula se pronunciou oficialmente afirmando que o conteúdo divulgado pela revista era mentiroso. Lula não tem nenhum sobrinho chamado Thiago morando na capital federal, como havia afirmado o repórter. “Lamentamos que a revista publique informações falsas sem sequer checar a informação e que perfis da internet, como os do vlogueiro Felipe Neto, o do apócrifo Folha Política, e o do site Implicante, entre outras pessoas e veículos de boa e má fé, repliquem tal absurdo”.

O texto de Veja afirmava que a festa reuniria centenas de crianças e distribuiria iPads com uma mensagem gravada por Léo Moura, lateral do Flamengo, incentivando a prática de esportes. Também informava que a família de Lula teria pago a organização da festa em dinheiro, acumulando um gasto de quase R$220 mil.

É errada a nota ‘Celebração estrelada’, publicada na edição do dia 18 de fevereiro (pág. 16), por VEJA BRASÍLIA, dando conta dos preparativos de uma festa que homenagearia um sobrinho do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva no bufê Aeropark, no Distrito Federal. Pelo equívoco, VEJA BRASÍLIA se desculpa com seus leitores e, mesmo que a nota não contivesse conotação negativa, se desculpa também com o ex-presidente e sua família por quaisquer transtornos que possa ter ocasionado”, escreveu VEJA.

Caso de polícia

A família de Frei Chico, irmão do ex-presidente Lula, registrou um boletim de ocorrência contra o jornalista Ulisses Campbell, da revista Veja. O jornalista teria usado nomes falsos e a assediado a família. “Jornalista da Veja agiu como bandido. A ética jornalística está indo para o ralo”, disse Frei Chico.

SAIBA MAIS: Ulisses Campbell, da revista Veja: repórter, bandido ou psicopata?

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eva Postado em 03/Mar/2015 às 12:46

    Espero que não desistam do processo.

    • CLAUDINO DE MELO Postado em 03/Mar/2015 às 15:14

      Já que palavra, divulgada é porrada dada.

  2. José Renato S Santiago Postado em 03/Mar/2015 às 13:11

    A revista VEJA errou. Publicou uma inverdade . Ela sabia que era mentira? Ela acreditou no seu funcionário ? Não importa . VEJA TEM DE SER PUNIDA. A. LEI É PARA TODOS . ISTO DEVE FICAR CLARO PARA A VEJA, PARA O LULA , PARA A DILMA E OUTROS TANTOS,INCLUSIVE PARA TODOS OS MEMBROS DO PODER JUDICIÁRIO INCLUINDO O STF

    • Calixto Postado em 03/Mar/2015 às 14:34

      Ninguém falou que a lei não deve ser para todos. Aliás, seu comentários mistura alhos com bugalhos, se é que me entende. Voltando à questão. Não deveria essa revista, ou qualquer outra revista, verificar melhor o teor do que publica? Mesmo porque o dano causado aos acusados são imensos. Por favor, não banque o inocente.

      • Junio Postado em 08/May/2015 às 10:02

        Sempre que vejo matérias da imprensa tentando incriminar alguém, imediatamente lembro-me do caso da Escola Base (http://site.adital.com.br/site/noticia.php?lang=PT&cod=79884), vidas destruídas por uma imprensa irresponsável! Embora o Art. 5º de nossa constituição garanta a igualdade, não é isso que vemos na prática! Como dois casos da política recente que tiveram desfechos bem distintos, o de João Vaccari Neto, detido por presunção de culpa e Eduardo Azeredo onde o mesmo Rodrigo Janot, PGR da "Lava Jato" recomendou no inicio do ano passado, baseado em evidências muito consistes,que este [Eduardo Azeredo] seja preso por vinte anos! Mas, vale a citação de George Orwell, em A Revolução dos Bichos: "Todos os bichos são iguais, mas uns são mais iguais que os outros".

  3. mani Postado em 03/Mar/2015 às 13:19

    É verdade! Processo pra cima deles (revistinha mentirosa).

  4. RODOLFO Postado em 03/Mar/2015 às 13:37

    cadê o link da Veja?

  5. Janine Postado em 03/Mar/2015 às 13:37

    Espero que não fique só nesse ridículo pedido de desculpas.É claro que essa !revistinha" estava de má fé. Como sempre.

  6. Nena Postado em 03/Mar/2015 às 13:55

    taí o link: http://vejabrasil.abril.com.br/brasilia/materia/nota-de-esclarecimento-ao-leitor-4344

  7. Thiago Postado em 03/Mar/2015 às 13:59

    O link: http://vejabrasil.abril.com.br/brasilia/materia/nota-de-esclarecimento-ao-leitor-4344

  8. Aimore Postado em 03/Mar/2015 às 14:07

    http://vejabrasil.abril.com.br/brasilia/materia/nota-de-esclarecimento-ao-leitor-4344

  9. Diva Postado em 03/Mar/2015 às 14:10

    Sou assinante da Veja, na Veja do dia 18/02/15 , edição 2413 ano 48 - 7, não encontrei a tal matéria .

    • poliana Postado em 03/Mar/2015 às 15:02

      é assinante da veja?! coitada...

    • Marcelo Postado em 03/Mar/2015 às 15:55

      assinante da veja e nao sabe ler??? normal!!!!!

    • Maximus Postado em 03/Mar/2015 às 16:08

      http://vejabrasil.abril.com.br/brasilia/materia/nota-de-esclarecimento-ao-leitor-4344 está aí o link da veja

    • Donizeti Postado em 03/Mar/2015 às 18:24

      Diva, é a edição que circula em Brasília. Vc atentou para isso?

    • José Carlos Postado em 11/May/2015 às 17:12

      Que pena!!

  10. Murilo Reis Postado em 03/Mar/2015 às 14:43

    A Veja mente até na errata "mesmo que a nota não contivesse conotação negativa", realmente,não teve conotação negativa nenhuma, foram apenas elogios em cima dos "fatos".

  11. Rodrigo Postado em 03/Mar/2015 às 15:44

    (Outro Rodrigo) P.S.: lamentável a "cobertura" da Veja e a atuação do "repórter" no caso, cabendo a devida sanção.

    • Rodrigo Postado em 03/Mar/2015 às 16:31

      (Outro Rodrigo) Cadê a imparcialidade e liberdade, Pragmatismo? Outro dia atentei para a "tesourada" em parte de notícia cuja divulgação não interessaria e, agora, "tesourando" também comentários? Em vez disso, por que não checar a veracidade do que compartilham e excluir a postagem sobre perfil (falso) com alegadas ofensas ao Maranhão? Não vai haver nenhum "Erramos"?

  12. Thiago Teixeira Postado em 03/Mar/2015 às 16:42

    Daqui 10 anos, terá coxinha ainda repetindo que o sobrinho do Lula deu uma festa de 500 mil com charutos cubanos, e todo dinheiro do evento foi roubado da Petrobrás.

    • luciano Postado em 03/Mar/2015 às 22:43

      e mandaram um pedaço de bolo pro Mujica via sedex kkkk

  13. jose savassa Postado em 03/Mar/2015 às 16:50

    NÃO podemos deixar a VEXAME impune. O processo tem que continuar e este abutre que publicou esta merda tem que ser punido... Vamos ver qual das PIG's irão divulgar isso hoje. ETA revista decente... jesus...

  14. carlos Postado em 03/Mar/2015 às 17:32

    acabou de morrer o cantor sertanejo José Rico, e não vou levar por surpresa se não publicarem que a culpa é do Lula...e que ele era rico com dinheiro desviado da Petrobras.....qto odio !!!!

  15. Yule Cristina Postado em 03/Mar/2015 às 17:54

    Não aceite esse pedido fajuto de desculpas, mantenham o processo contra essa criminosa, se você desculparem e retirarem o processo, vão se arrepender, pois o próximo passo pode ser um sequestro ou um assassinato.

  16. sid dos anjos Postado em 03/Mar/2015 às 18:25

    Ja tive a assinatura da veja,cancelei quando passou a publicar capítulos de novelas e BBB! Ali percebi q tinha deixado de ser uma revista séria pra virar fantoche da globo !

    • poliana Postado em 03/Mar/2015 às 19:10

      qdo a veja foi uma revista séria? na era collor? na era fhc? na era lula??? a veja NUNCA foi uma revista séria sid dos anjos.

      • Deisi Postado em 03/Mar/2015 às 20:50

        Foi sim Poliana , no tempo da ditadura, nessa época eu era assinante Veja, bom acho que nem você e muitos não eram nascidos, mas era uma revista que merecia respeito. Hoje só comprei a edição da posse do Lula, fizeram uma edição especial em 2003. Revista Veja não serve nem para forrar gaiola de passarinho.

  17. Tiago Mohamed Postado em 03/Mar/2015 às 19:27

    1- Privataria Tucana 100 bilhões; 2- Banestado 42 bilhões; 3- Vampiros da Saúde 2,4 bilhões; 4- Banco Marka 1,8 bilhão; 5- TRT de São Paulo 923 milhões; 6- Anões do Orçamento 800 milhões; 7- Operação Navalha 610 milhões; 8- Sudan 214 milhões; 9- Operação sanguessuga 140 milhões; 10- Mensalão 55 milhões. SÓ PRA LEMBRAR.

    • Rodrigo Postado em 03/Mar/2015 às 22:09

      (Outro Rodrigo) Blz, muito bem lembrado. Agora questiono o seguinte: 1- lembrou para esclarecer que são dois sujos se apontando (PT e PSDB)?; 2- lembrou para defender o "agora é a minha vez"?

      • Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 09:39

        3- Lembrou de esclarecer em qual gestão houve investigação, divulgação, repercussão e punição?

      • Rodrigo Postado em 04/Mar/2015 às 09:51

        (Outro Rodrigo) Bem lembrado também, Thiago. Agora, qual foi a alternativa escolhida? E torço muito pela punição à qual você remete, lamentando a limitação do objeto da investigação da CPI da Petrobrás (em tendo sido afastado o período FHC), o mesmo quanto à do HSBC.

      • José Ferreira Postado em 04/Mar/2015 às 13:39

        O Petrolão não ficará mais "light" porque outros roubaram antes. Se for o caso, vamos fazer a CPI do Império.

  18. jarau Postado em 03/Mar/2015 às 22:11

    o mensalão foi troco.

  19. Bruno de Oliveira Postado em 04/Mar/2015 às 01:35

    Não entendi muito bem a errata, era segredo que as matérias da Veja são "de mentirinha"?

  20. Lázaro Antonio Postado em 09/May/2015 às 20:03

    Lamento apenas o TANTO de propagandas no texto. Dificulta a leitura bem como copiar para salvar no computador ou para repassar... EXAGERO DE PROPAGANDA

  21. Evandro de Oliveira Postado em 13/May/2015 às 14:20

    Esse é o modo de trabalhar da Veja. Inventam o fato, sempre as vésperas de datas importantes como eleições. Depois de um tempo, pede desculpas pra ficar bem com os leitores, mas o intuito do estrago foi feito. Jornalistas que venderam a alma ao diabo.