Mailson Ramos
Colunista
Compartilhar
Direita 18/Mar/2015 às 12:41
39
Comentários

Retratos de uma manifestação ilegítima

imagens manifestação direita impeachment intervenção militar golpe
Fotografias das manifestações do dia 15/03 (Imagem: Pragmatismo Político)

Mailson Ramos*

Nada de novo na frente ocidental. Diria o título do livro de Erich Maria Remarque. Diria eu sobre a condição das manifestações do domingo. Nada de novo além do tragicômico analfabetismo político, da insensibilidade quase brutal, do desrespeito às instituições democráticas desta nação. Pois os manifestantes que vestiram a camisa da seleção brasileira de futebol e pintaram os rostos de verde e amarelo, em vez de amplificar uma discussão positiva acerca do combate à corrupção, denotaram uma assombrosa conclusão: são eles os responsáveis pela chama acesa do golpismo quando pedem por intervenção militar; são eles que se acercam de falsos ideais democráticos, mas colocam na mão uma bandeira com a suástica; são eles capazes de gerar ódio ao dependurar sobre uma ponte bonecos enforcados representando Dilma e Lula.

Veja também: Imagens constrangedoras das manifestações de domingo

Não importa para a minha análises o número de manifestantes. O discurso antidemocrático deles causa asco independente da quantidade. Podiam ser dez ou vinte. O prejuízo da mensagem contra a democracia é sempre o mesmo. A intenção não é generalizar, mas quem saiu de casa para acompanhar este desfile não cívico, misturou-se com uma turba de ideologia odienta capaz até de estourar bomba em sede de partido político. Isso é muito grave. Não basta apenas definir as características destes manifestantes numa análise verdadeira que não os poupará de serem duramente criticados. Parece ser momento oportuno para definir as mãos por trás das marionetes.

Os políticos do PSDB pareciam alheios às manifestações. Pareciam. Mostraram toda sua satisfação em selfies, acompanhando a marcha fúenbre da democracia. Eles, eleitos democraticamente, assumem a posição de golpistas e definem, sem ponto de retorno, suas verdadeiras intenções em toda esta história. Muito bonito é se manifestar contra a corrupção, com um discurso afiadíssimo, moral e eticamente estabelecido na razão que têm de contrapor o governo. Deveriam saber os manifestantes que no meio deles, com as mesmas palavras entoadas contra a corrupção, estavam grandes corruptores. Ilusão deste colunista que merece errata imediata: é lógico que os manifestantes sabem da Lista de Furnas, do Trensalão e do Swissleaks. Aquila non capit muscas (Uma águia não caça moscas).

Leia aqui todos os textos de Mailson Ramos

Os pequenos riachos de gente, minando dos bairros mais nobres das capitais, formaram lagoas em amarelo. Mas não eram qualquer logoa. Eram na verdade lagos estabelecidos sobre o solo de Copacabana, Boa Viagem, Barra e Avenida Paulista. Há de se perceber nas fotos a ausência de um negro. Em Salvador, a mais africana das capitais brasileiras, não se viu um simples descamisado entre os manifestantes. É que nos outros bairros, em vez de se desgastar na histeria coletiva, as pessoas bebiam uma cerveja e faziam aquele velho e tradicional churrasco. Na verdade, o que resta desta análise sobre a ausência de negros nas manifestações é a obviedade da natureza sectária do discurso: ali só protestava a elite, ou talvez, aqueles que estão descontentes com o governo e amassam panelas Le Creuset, famintos enquanto regurgitam a comida. Não havia pauta e nem discussão de políticas sociais. O que faríamos nós, negros e suburbanos, num movimento puramente aristocrático?

A TV Globo deu cobertura total a este dia nefasto na história de nossa República. Não há razão para pensar o contrário: a emissora da família Marinho revelou, sem máscaras, a quem serve. O discurso mentiroso do jornalismo sério não vai mais ludibriar as pessoas. A hashtag #GloboGolpista, às vésperas do domingo, provou à TV Globo que as mídias sociais são um sapo difícil de engolir. Não se define mais um golpe nas alcovas da imprensa; Brasília não é vigiada apenas pelos jornalistas e suas redações. Não é mais um meio de comunicação o responsável por direcionar a opinião pública. Aliás, com o advento destas tecnologias, o conceito de opinião pública é cada vez mais rarefeito. E a posição da TV Globo demonstra que o povo não pode ser responsável pelas decisões, nem mesmo as democráticas, nem mesmo as eleitorais.

Jornalistas da CartaCapital foram hostilizados por manifestantes e ridicularizados sobre um carro de som, em São Paulo. De Saturno já deve ter se ouvido a balela de que o governo não respeita a liberdade de imprensa e quer destruir a imprensa com a Ley de Medios. Este mesmos manifestantes que se fazem respeitosos com a liberdade são capazes de achincalhar um profissional em pleno exercício de sua função. São estes que penduram dois bonecos enforcados e pedem intervenção militar já. Retratos de uma manifestação ílegítima; porque assim se deslegitima o tempo inteiro.

*Mailson Ramos é escritor, profissional de Relações Públicas e autor do blog Nossa Política. Escreve semanalmente para Pragmatismo Político.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook.

Recomendados para você

Comentários

  1. José Ferreira Postado em 18/Mar/2015 às 13:14

    Ela não derrotou os militares. Se tivesse derrotado estaríamos até hoje em uma ditadura aos moldes cubanos e seríamos pisoteados pelos cavalos da polícia bolivariana. A Ditadura Militar morreu de velha.

  2. Marcos Vinícius Postado em 18/Mar/2015 às 13:21

    Está mais do que na hora de criminalizar esse discurso a favor da volta da ditadura. Se é pra radicaliza, então que a presidenta faça o mesmo contra esses porcos.

  3. isaac Postado em 18/Mar/2015 às 13:23

    Deixa passar o comentário porra... Cara acorda cedo pra trabalhar. Paga imposto pra caralho. Depois vem a nossa Presidente falar em crise e ajuste fiscal, enquanto ela envia nossos impostos para outro país. Eu tenho que passar trabalho enquanto ela dá dinheiro pra cuba. Merece os parabéns... https://www.youtube.com/watch?v=Fe03u2SY_KA

    • isaac Postado em 18/Mar/2015 às 13:35

      Só se for crise moral.

    • Onda Vermelha Postado em 18/Mar/2015 às 22:55

      Ô Issac! O Programa Mais Médicos levou médicos para atenção básica a mais de 4500 municípios (O Brasil tem algo como 5500 municípios) que tinham carências destes profissionais mesmo quando estes se propunham a pagar bem mais que os dez mil reais oferecidos pelo Governo Federal. Há relatos de municípios que ofereceram até trinta mil reais e nem assim conseguiram captar ou reter médicos. Dentre estes pelo menos 700 municípios não dispunham de um médico sequer. E não era somente no "postinho de saúde", não! Na CIDADE INTEIRA não tinha um único doutor sequer! Em estados de renda mais baixa como Alagoas, por exemplo, 85% da população não dispõem de planos privados de saúde, dependem exclusivamente da estruturação do SUS. Aliás, essa colaboração do Governo Federal foi solicitada, na verdade exigida, pela quase totalidade dos prefeitos do país, de todos os partidos políticos, inclusive da oposição, que aderiram em massa ao programa devido a crescente pressão pela melhoria dos serviços por seus cidadãos. Portanto, “querido” se você acha que contratar médicos cubanos para atender as regiões periféricas, aldeias indígenas, comunidades quilombolas isoladas ou cidades que não tinham esse "serviço básico" não deve ser prioridade governamental - porque seus compatriotas não queriam ou não podiam atender porque preferiam manter seus consultórios privados nas grandes e médias cidades de renda mais elevada – e para tantos seus impostos não devem ser “enviados para Cuba” convém que você ou nossa “gloriosa oposição” nos ofereça outra solução para atender esses cidadãos que tanto eu e como você merecem ser tratados com dignidade. Ok? Aliás, não me lembro do candidato da oposição, durante a campanha, fazer menção explícita de que o programa seria extinto na hipótese de sua eleição. Por que será? Medo da reação do povo que está aprovando com louvor o programa? A propósito de sua preocupação com o “custo do ajuste fiscal”, já está extensamente provado pela literatura médica que “prevenir é melhor do que remediar”, e que sai muito mais “barato” para os cofres públicos investir na atenção básica do que deixar toda essa legião de brasileiros ao Léo, sem atendimento, do esperar que esses recorram a hospitais públicos já sobrecarregados quando suas enfermidades já se encontram em avançado estado de evolução. Por último, estima-se que de cada 10 atendimentos na saúde, 8 deles se façam na atenção básica. Espero tem contribuído!

      • Onda Vermelha Postado em 23/Mar/2015 às 12:02

        Naro se liga ai. Lá vai "Por meio da iniciativa, 14.462 mil médicos passaram a atender a população de 3.785 mil municípios, o equivalente a 68% das cidades brasileiras e os 34 Distritos Sanitários Indígenas (DSEIs). Cerca de 50 milhões de brasileiros são beneficiados.(adendo meu: isso somente no primeiro ano do programa. Agora em 2015 mais 1400 municípios aderiram). No eixo de infraestrutura, o governo federal está investindo na expansão da rede de saúde. São R$ 5,6 bilhões para o financiamento de construções, ampliações e reformas de Unidades Básicas de Saúde (UBS) e R$ 1,9 bilhão para construções e ampliações de Unidades de Pronto Atendimento(UPAs). Das 26 mil UBS que tiveram recursos aprovados para construção ou melhoria, 20,6 mil(79,2%) estão em obras ou já foram concluídas. Em relação às UPASs, 363 já foram concluídas de um total de 943 propostas". Fonte:MS. Contra fatos não há argumentos. Não é mesmo? Ó! Beijinho no ombro pro recalque... hehehehehe!

  4. Félix Postado em 18/Mar/2015 às 13:26

    Mortalidade infantil despencou também! Mas morte de crianças não incomoda. O que incomoda é o porteiro no voo internacional.

  5. Gustavo Postado em 18/Mar/2015 às 13:34

    A rede Globo fez uma parceria com a Google para cobrir os protestos contra a corrupção dos outros. Quando aparecer um cartaz em inglês, automaticamente ele será traduzido pelo Google Tradutor!

    • Félix Postado em 18/Mar/2015 às 14:11

      O Movimento vem pra rua vai disponibilizar vários Google Glass nas próximas manifestações! Tem que devolver no final.

  6. José Ferreira Postado em 18/Mar/2015 às 13:36

    Com esse discurso fanático e extremista fica difícil ter uma boa conversa.

  7. angela Postado em 18/Mar/2015 às 13:37

    Retrato de uma comunidade totalmente hipócrita, digna de pena, pobre de espírito e alienada! Simples assim!

  8. Thiago Teixeira Postado em 18/Mar/2015 às 14:41

    Deus é de direita??????????????????? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Acho que não conhecerem a história de Jesus.

    • eu daqui Postado em 19/Mar/2015 às 12:16

      POSSO DIZER QUE O DIABO É DE ESQUERDA PQ O DIABO SOU EU. Como reconheceu meu correligionário, o sexto Barão de Byron: " O DIABO FOI O PRIMEIRO DEMOCRATA. Mas vc prova que Jusus é deus? Se é que vc prova que há deus?

  9. Deisi Postado em 18/Mar/2015 às 15:17

    Eles até conhecem Thiago mas ignoram, quando convém. Jesus o homem mais socialista da história, preferia as prostitutas aos fariseus, os pecadores aos hipócritas e deixou seu maior mandamento o amor. Ama todos, não faz distinção de pessoas, já a direita passa longe das minorias sente nojo, vomitam ódio e não respeitam a democracia. Só pode ser piada, não tenho dúvida só rindo mesmo.

  10. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:00

    2 milhões de pessoas e o destaque é 20 cartazes feitos por infiltrados da esquerda. Deve ter dado trabalho pinçar 20 cartazes pedindo intervenção no meio de 2 milhões de pessoas.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 18/Mar/2015 às 17:19

      "Infiltrar" e "pinçar"...a coxinhada deu pra delirar agora. Quem tem olhos e carater viu que o PADRÃO foi o pedido de impeachment. A passeata-gourmet teve como CARACTERISTICA CENTRAL o GOLPISMO. É que vocês são burros. Porra, não sabem planejar bosta nenhuma. Não adianta depois da micareta concluida vir aqui dizer que não foi elitista, não foi golpista, não foi elite branca, etc...vocês acabam brigando com fatos e passando vergonha. Pra próxima micareta - a de abril - vocês combinem antes quais faixas e cartazes e musiquinhas podem, e quais não podem, pra emular com mais competência um carater democrático e não-golpista. Depois que o mundo ver de novo 200 mil burgueses na Paulista pedindo impeachment "porque meu candidato perdeu e eu não me conformo, meu....contra a corrupçaum e contra tudo que está aí...", não venha chorar dizendo que são meros infiltrados "pinçados em meio a milhões".

      • Onda Vermelha Postado em 18/Mar/2015 às 21:43

        Clap! Clap! Clap! Pereira você realmente não se cansa de apanhar aqui no PP não?

  11. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:02

    qualquer dia eles estão no nível de : "Lula, meu líder"

    • JS Mill Postado em 19/Mar/2015 às 21:04

      Esse Rilson hahahahahaha Isso foi sarcasmo, né? Na vdd o Rilson apoia a oposição e escreve essas coisas só para satirizar o discurso petista... só pode... "As crianças do semiárido vão ter acesso a Ovomaltine." hahahahaha q kra escroto...

  12. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:05

    80 % pedem fim da corrupção, melhores serviços públicos, melhor aplicação dos recursos de impostos, melhores condições para os trabalhadores. 15 % pedem impeachment e no máximo 5 % têm outras pautas. Mas o datafolha é confiável, aham sei !!!

  13. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:07

    "Jesus o homem mais socialista da história" Só falta dizer que foi ele que inventou a teologia da libertação do Nikita Kruschev que o padre gutierrez trouxe para a A.S e copiada por Leonardo boffetada. A esquerda é cada vez mais patética ! para de pagar mico esquerda.

  14. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:12

    "Jesus o homem mais socialista da história". Jesus deve ter feito planos para assumir o governo da judeia e concentrar todo o poder político do império romano na suas mãos. Jesus pagou propina para todos os apóstolos por apoio, para criar a casta de socialistas elitistas que controlar todos os meios de produção e ficar rica. PARA DE PAGAR MICO ESQUERDA ! EU TO FICANDO COM PENA JÁ !

  15. Ciro Brasilia Postado em 18/Mar/2015 às 16:14

    Kkkkkkkkkkkkkk Calma Atonio esse Rilson deve ser eleitor da nossa Presidenta e esquerdista ou então de exagerando resvalando para o humor ou os dois. Manifestações excessivamente extremadas de nenhuma dos dois lados eu não levo em conta, e acho que não devias levar também. Quanto a Sra. Dilma ela foi presa, torturada e interrogada durante dois anos e meio e foi julgada por um tribunal militar que a absolveu tanto que ela nunca foi exilada, apenas mudou de estado e foi tocar os seus estudos e trabalhar para sobreviver e só depois voltou a exercer atividades politicas mas de uma maneira bem diferente do seu tipo de militância antes, mas isso a midia não enfatiza, porque omitir que é uma forma de mentir e a melhor e a maior de suas táticas de desinformação, deformação e formação de opinião pública ou opinião publicada como diria o Maluf. Sim e foi julgada pelas urnas também duas vezes.

  16. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:17

    Para de pagar mico esquerda, meu maxilar está doendo já de tanto dar risada. Parem de desqualificar os protestos de domingo, quanto mais menosprezo, mais incentiva o povo contra Dilma. Vamos sentar e negociar.

  17. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 16:25

    "O que incomoda é o porteiro no voo internacional." Com o preço que está o dólar turismo e o preço das passagens aéreas, nem para são josé dos cafundó o porteiro vai poder viajar de princesinha do agreste !

    • Luiz Souza Postado em 19/Mar/2015 às 20:29

      Três agências de viagem na favela de Heliópolis segundo a Globo. Audis e BMW's usadas no Capão Redondo - isso eu mesmo vi. Defecando pela boca, compadre.

  18. Thiago Teixeira Postado em 18/Mar/2015 às 16:49

    Jesus dividiu o pão, os peixes ... curou o filho do saldado que prestava serviço a Pilatos ... isso é Direita? Não estou dizendo que Jesus era socialista, pois ele é único, mas não pode ser batizado de Direita.

    • eu daqui Postado em 19/Mar/2015 às 12:17

      Jesus era socialista ou caridoso? Caridade parece com justiça social pra vc?

  19. Pereira Postado em 18/Mar/2015 às 17:04

    Dar posição a Jesus no espectro político é de um analfabetismo ímpar. Aliás, o maior mandamento que Jesus deixou não foi só o amor mas também a justiça e a verdade, verdade e justiça que a esquerda tenta relativizar e subjetivar sempre que pode.

    • eu daqui Postado em 19/Mar/2015 às 12:19

      "verdade e beleza é tudo o que precisamos conhecer nesta vida" john keats - viveu só 24 anos e sabia tanto !!!

    • Luiz Souza Postado em 19/Mar/2015 às 20:32

      Se Jesus estivesse em São Paulo hoje seria espancado pela PM do cristão Alckmin. Eles batem em miseráveis.

  20. poliana Postado em 18/Mar/2015 às 19:35

    naro, confesso q rachei aki com "mãe dilma" e "santo luis inacio"...juro q n tinha ouvido esses "apelidos carinhosos" ainda...rsrsrsrs

  21. eu daqui Postado em 19/Mar/2015 às 12:14

    O bem que foi feito ao país não justifica o mal que está sendo feito. Mereço mais e melhor. Não mereço sonhar baixo nem pobre.

  22. MARIA Postado em 19/Mar/2015 às 12:55

    NÃO CAI A NOSSA FICHA QUE "ELES" ESTÃO FAZENDO DE TUDO PARA PEGAR O PODER! É MAIS DO QUE PODEMOS IMAGINAR! JÁ NÃO TEM MAIS NADA HAVER COM CORRUPÇÃO,PARTIDOS,POLITICAGEM, É MUITO MUITO MAIOR QUE ISSO....QUEREM CONFISCAR O NOSSO AMADO BRASIL! PENSEM NO VERDE, AMARELO, AZUL E BRANCO O QUE PODE SIGNIFICAR? E AQUEM PODE INTERESSAR?_ TALVEZ, NEM,DILMA,NEM MICHEL,NEM AÉCIO, NEM FHC,OU MENOS AINDA AS FORÇAS ARMADAS,O GOLPE PODE SER BEM PIOR QUE IMAGINAMOS,ESTEJAMOS PREPARADOS PARA PERDER DO VERDE,AMARELO,AZUL E BRANCO! ASSUSTADOR!

  23. JS Mill Postado em 19/Mar/2015 às 20:15

    Rilson, não sei sua idade. Mas falar que a Dilma "derrotou sozinha" os militares é ofensivo para todos que gritaram DIRETAS JÁ!, a todos os estudantes que tomaram cacetada da polícia só por estar andando no lugar errado na hora errada, a todos os políticos que lutaram pela DEMOCRACIA (e não por outra ditadura), enfim a todos nós brasileiros... Mas a Dilma contribuiu sim, para a ditadura ser mais violenta. Grupos como o COLINA e o VAR Palmares eram o motivo dado pelos militares pela violência atroz cometida por eles contra o povo. Esses aspirantes a revolucionários faziam todas as suas atrocidades (não mais justificáveis que as cometidas pelos seus inimigos de direita), mentiam sobre sua capacidade militar quando interrogados e quem era taxado de "ameaça comunista" e tomava porrada éramos nós que nada tínhamos a ver com o assunto. Bastava que vc estivesse lá para ver e entender o tamanho do erro em seu comentário...

  24. Renato Z Postado em 19/Mar/2015 às 21:58

    Antes um idiota útil que apenas um idiota. Apenas um idiota vai a manifestação pedir um impeachment impossível e uma intervenção militar "constitucional" que não existe, apenas um idiota carrega uma mensagem dizendo "Feminicídio Sim" acreditando ser uma oposição coerente, apenas um idiota protesta contra a corrupção usando camisa da CBF, apenas um idiota acredita que o ministério publico tem força para mandar prender alguém e não um Juiz ou Ministro, apenas um idiota se refere a uma pessoa por sua deficiência mesmo uma deficiência tão idiota quanto uma falta de dedo. Comparando bem, é melhor ser um idiota útil do que apenas um idiota.

  25. Vinicius Postado em 19/Mar/2015 às 22:18

    #estoucomDilma #Lula2018 *Outro Vinicius

  26. Luna Postado em 20/Mar/2015 às 00:27

    O grau de animalidade apresentado pela classe média e as elites envolvidas nos protestos pelo Brasil , domingo, foi qualquer coisa comparada com um festim diabólico. Pior, levaram crianças pequenas para presenciar as demonstrações bizarras de fanfarrões virulentos e emburrecidos de forma completa. Desrespeitando a nossa presidenta de forma irracional e tremendamente louca! As propostas políticas não existiam, apenas xingamentos raivosos e ações de bufões oportunista que aproveitaram o momento e soltaram suas pérolas. Teve proposta de intervenção militar até demonstração de ato de enforcamento da presidenta Dilma e do Lula. Meu Deus, quanta baixeza! Mesmo tendo assistido um pouco pela televisão, que também é lamentável porque não ouvi ninguém falar em ética e bom senso, pensei comigo: o que devem pensar os povos de outros países quando essas senas forem amostradas? Sinceramente, senti vergonha de ser brasileiro pela segunda vez. A primeira, foi naquele dia da abertura da copa do mundo, na qual Dilma foi imensamente maltratada e vilipendiada por essa direita de merda!!!

  27. MARIA Postado em 20/Mar/2015 às 17:11

    APROVEITEM PARA CANTAR BASTANTE O NOSSO HINO NACIONAL BRASILEIRO, QUANDO VCS CONSEGUIREM TRAZER DE VOLTA "O PESADELO DITADURA",NEM EM PENSAMENTO OUVIREMOS SUAS VOZES ! MANIFESTAÇÕES JAMAIS... SEUS REVOLTADOS COM A DEMOCRACIA! É O UNICO XINGAMENTO QUE ME VEM ACABEÇA.