Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 13/Mar/2015 às 23:00
28
Comentários

Quem financia os meninos do golpe?

Corporação petroleira norte-americana que ataca direitos indígenas, depreda o ambiente e tem interesse óbvio em atingir a Petrobras é uma das financiadoras dos protestos pelo impeachment de Dilma Rousseff. Manifestação do dia 15 não é apenas uma nova tentativa de 3º turno; ela esconde uma grande negociata. “Business as usual”

golpe meninos movimento liberal
“Estudantes pela Liberdade” (EPL) são financiados por corporação petroleira norte-americana que ataca direitos indígenas, depreda ambiente e tem interesse óbvio em atingir a Petrobras

Antonio Carlos, Outras Palavras

David Koch se divertia dizendo que fazia parte “da maior companhia da qual você nunca ouviu falar”. Um dos poderosos irmãos Koch, donos da segunda maior empresa privada dos Estados Unidos com um ingresso anual de 115 bilhões de dólares, eles só se tornaram conhecidos por suas maldosas operações no cenário político do país.

Se esses poderosos personagens são desconhecidos nos Estados Unidos, o que se dirá no Brasil? No entanto eles estão diretamente envolvidos nas convocações para o protesto do dia 15 de março pela deposição da presidenta Dilma.

Segundo a Folha de São Paulo o “Movimento Brasil Livre”, uma organização virtual, é o principal grupo convocador do protesto. A página do movimento dá os nomes de seus colunistas e coordenadores nos Estados. Segundo o The Economist, o grupo foi “fundado no último ano para promover as respostas do livre mercado para os problemas do país”.

Entre os “colunistas” do MBL estão Fabio Ostermann, que é coordenador do mesmo movimento no Rio Grande do Sul, fiscal do Instituto de Estudos Empresariais (IEE) e diretor executivo do Instituto Ordem Livre, co-fundador da rede Estudantes Pela Liberdade (EPL), tendo sido o primeiro presidente de seu Conselho Consultivo, e atualmente, Diretor de Relações Institucionais do Instituto Liberal (IL). Outros participantes são Rafael Bolsoni do Partido Novo e do EPL; Juliano Torres que se define como empreendedor intelectual, do Partido Novo, do Partido Libertários, e do EPL.

Segundo o perfil de Torres no Linkedin, sua formação acadêmica foi no Atlas Leadership Academy. Outro integrante com essa formação é Fábio Osterman, que participou também do Koch Summer Fellow no Institute for Humane Studies.

A Oscip Estudantes pela Liberdade é a filial brasileira do Students for Liberty, uma organização financiada pelos irmãos Koch para convencer o mundo estudantil da justeza de suas gananciosas propostas. O presidente do Conselho Executivo é Rafael Rota Dal Molin, que além de ser da Universidade de Santa Maria, é oficial de material bélico (2º tenente QMB) na guarnição local.

Outras das frentes dos irmãos Koch são a Atlas Economic Research Foundation, que patrocina a Leadership Academy, e o Institute for Humane Studies, às quais os integrantes do MBL estão ligados.

Entre as atividades danosas dos irmão encontra-se o roubo de 5 milhões de barris de petróleo em uma reserva indígena (que acarretou uma multa de 25 milhões de dólares do governo americano) e outra multa de 1,5 milhões de dólares pela interferência em eleições na Califórnia. O Greenpeace considera os irmãos opositores destacados da luta contra as mudanças climáticas. Os Koch foram multados em 30 milhões de dólares em 300 vazamentos de óleo.

As Koch Industries têm suas principais atividades ligadas à exploração de óleo e gás, oleodutos, refinação e produção de produtos químicos derivados e fertilizantes. Com esse leque de atividades não é difícil imaginar o seu interesse no Brasil — a Petrobras é claro. Seus apaniguados não escondem esse fato.

O MBL, que surgiu em apoio à campanha de Aécio Neves, não esconde o que pretende com a manifestação: “O principal objetivo do movimento, no momento, é derrubar o PT, a maior nêmesis da liberdade e da democracia que assombra o nosso país” disseram Kim Kataguiri e Renan Santos em um gongórico e pretensioso artigo na Folha de S.Paulo. Eles não querem ser confundidos com PSDB, que identificam com o outro movimento: “os caras do Vem Pra Rua são mais velhos, mais ricos e têm o PSDB por trás” diz Renan Santos. “Eles vão pro protesto sem pedir impeachment. É como fumar maconha sem tragar”. Kataguiri não se incomoda que seja o PMDB a ascender ao poder: “O PMDB é corrupto, mas o PT é totalitário”. Mas Pedro Mercante Souto, outro dos porta-vozes do MBL, foi candidato a deputado federal no Rio de Janeiro pelo PSDB (com apenas 0,10% dos votos não se elegeu).

Apesar do distanciamento do PSDB a manifestação do dia 15 parece ser apenas uma nova tentativa de 3º turno, mas como vimos ela esconde uma grande negociata. “Business as usual”.

OBS: O elo principal do EPL no Brasil, como diz o próprio nome, é uma ‘meninada’. A liderança do movimento no Brasil é Hélio Beltrão Filho, fundador, presidente e patrocinador do Instituto Mises Brasil, também um afiliado do Mises Institute dos EUA, e que fornece o material e treinamento a centenas de jovens que difundem as páginas do site nas redes sociais.

epl golpe impeachment brasil
Hélio Beltrão Filho, com a irmã Graziella. Personagens constantes das colunas sociais…

Os jovens vão a campo com um discurso pronto, praticamente um script de telemarketing. O Hélio foi investment banker do Banco Garantia, que fez a fortuna do Jorge Paulo Lemann, que ele vendeu para o Credit Suisse. Ele é sócio-herdeiro do Grupo Ultra, o mesmo Grupo Ultra que apoiou financeira e logisticamente, com os caminhões da Ultra-Gas, o golpe de 64 e mais tarde a Operação Bandeirante (Oban). Na época o presidente do Grupo era Henning Boilensen, que fazia o fundraising na FIESP para o regime militar. Em troca, o governo lhe pagava adiantado aquilo que ele comprava e fornecia a prazo. Ou seja, ganhava com o giro negativo.

Veja abaixo Koch Brothers Exposed, documentário lançado em 2012 que se tornou viral nos EUA ao mostrar como os bilionários David e Charles Koch, representando o 1%, desvirtuaram a democracia americana, comprando a Câmara e o Senado.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Denisbaldo Postado em 14/Mar/2015 às 01:00

    Podem vir coxinhas estrangeiros, alienígenas, virtuais e o escambau. As consequências de um golpe hoje em dia não serão nada parecidas com aquelas de 64, podem escrever. Até a Globo está sem saber o que fazer, quem assistiu ao Jornal Nacional de hoje (sexta 13/03/15) entende o que estou dizendo.

    • elizabeth de andrade Postado em 14/Mar/2015 às 11:47

      DIGA NÂO AO GOLPE! DIA 15, AMANHÃ/DOMINGO: BOICOTE TV GLOBO: AUDIÊNCIA ZERO! DESLIGUE A TV!

      • Carlos Postado em 14/Mar/2015 às 13:51

        Isso, vamos orientar o rebanho a mergulhar na ignorância da Pátria Educadora!

      • Carlos Postado em 21/May/2015 às 15:05

        A sim, então vc acha que assistindo jornal nacional vc tá bem informado e educado? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Tu és um imbecil manipulado meu caro xará

  2. Alessandro Postado em 14/Mar/2015 às 03:09

    Hahaha é memorizar eles e dar boas vindas kkkkk

  3. pedro Postado em 14/Mar/2015 às 08:22

    Chegou a esse ponto de dar tanta midia a um menino profundamente confuso? Estamos afogando no raso....

  4. Denisbaldo Postado em 14/Mar/2015 às 09:00

    A única certeza que temos é que a Dilma ganhou as eleições, o resto é conversa furada. Engole o choro.

  5. Marlon Bravo Postado em 14/Mar/2015 às 09:50

    Atenção Pragmatismo ! O Brasil 247 já divulgou a lista dos que tem as contas na Suiça ! Tem Marinho , Frias, apresentador do SBT , conselho editorial da Abril e etc ! Vocês estão comendo mosca !

    • poliana Postado em 14/Mar/2015 às 14:05

      marlon, posta aki o link. n achei a lista lá na página do site...

    • poliana Postado em 14/Mar/2015 às 14:09

      achei marlon: http://www.brasil247.com/pt/247/midiatech/173221/Swissleaks-fisga-bar%C3%B5es-da-m%C3%ADdia-e-jornalistas.htm

  6. Marlon Bravo Postado em 14/Mar/2015 às 09:53

    Esse Hélio Beltrão é irmão da apresentadora da Globo Maria Beltrão ??? E eu que não sabia que no Japão produziam laranjas...

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 14/Mar/2015 às 20:57

      Hélio Beltrão é pai de Maria Beltão e Hélio Beltrão Jr. Hélio Beltrão foi Ministro e criou a lei da desburocratização, agilização para se criar uma pequena empresa sem tantos papéis. A Lei ainda existe: leve o documento original e xeróx sem autenticação. Ainda tem abobados pedindo para que se passe no cartório. Tudo que sei que foi um dos melhores ministros no tempo da ditadura. Nada mais sei...

  7. Ângelo Postado em 14/Mar/2015 às 10:10

    Eu sempre bato o pé e digo que políticos brasileiros estão a mando de organizações comerciais norte-americanas. Me chamam de louco da teoria da conspiração. Mas a verdade tem de aparecer cedo ou tarde. Assistam o documentário maravilhoso e honesto do Bill: The money masters. Conta como a organização criminosa dos bancos e dos reis do petróleo controlam não só pessoas mas países inteiros se articulando na política econômica, no legislativo, enfim, em diversas áreas. Não é só eles que comandam o Brasil, os setores de alimentação e farmacêuticos estão logo em seguida. Abs

    • Isabel Postado em 14/Mar/2015 às 10:37

      Colocam o povo uns contra os outros para depois pedir a ONU (USA) para entrevi; foi assim também em Ucrânia, Venezuela, assista os jornais de canais Russo ou Aljazehra ( russo, árabes, chinese,..) etc que vocês vão puder compara as notícias e tirar sua própria conclusão ...! A populaça ignorante acha mesmo que é melhor para o pais ser invado por militares ou Estrangeiros. Pena que a maioria do povo e politicamente ignorante e não sabem o risco que estamos correndo enquanto a nação...! Vejo na internet youtube, cheio de brasileiros ignorantes " bundoes" fazendo campanha contra a soberania do pais; é a vergonha, não sei onde colocar a minha cara quando vejo aqueles idiotas idolatrando USA sem parar pouquinho para se perguntarem de onde vem todo aquele nível de vida que eles mantêm na América assim como na Europa. Eles precisam de novas conquistas a todo custo pois os árabes estão rendendo a vida deles difícil e chegou a hora de atacar o "terreiro de casa" que eles sempre deixaram por ultimo...! ...medo do futuro....

      • Fábio Postado em 14/Mar/2015 às 14:53

        O pior de tudo é a população achar (ser incitada a isso pela mídia) que o que é bom para o "mercado" é bom para o país e, consequentemente, pra ela. Na campanha eleitoral, quando saiu na mídia que o mercado era contra Dilma, eu usava isso pra justificar meu voto nela. Se o mercado é contra alguém, é nele que eu voto. Quem é o mercado? Um bando de rentistas fdp que controlam as riquezas e os governos com o único intuito de aumentar suas fortunas. Quem ainda acredita que essa coisa de bolsa, mercado, etc... é uma coisa séria, está com sérios problemas. É séria apenas no sentido de que ninguém parece poder contra ele. No resto, é tudo uma fachada enorme, para seguirem acumulando fortunas e subjulgando pessoas e países. Será que um dia isso vai acabar?

    • Maria de Lourdes Cardoso Postado em 14/Mar/2015 às 21:10

      Correto, eles dizem até quantos quilos de veneno cada um deve comer. Existe 20 grandes empresas de alimentos e bebidas que dominam e engolem as menores no mundo. Na argentina, no fim do mundo, levei um suco de maçã engarrafado para o hotel e pensei me livrei da marca: Coca-cola que está até nas garrafas de água. No dia seguinte, vi o logotipo da Coca-cola na garrafa. A fascinação pelas marcas, não tem comparativo. A indústria farmacêutica, é quem diz que remédio devemos tomar e o povoserve de cobaia.

  8. Thiago Teixeira Postado em 14/Mar/2015 às 10:28

    Fonte? Provas?

  9. Thiago Teixeira Postado em 14/Mar/2015 às 10:29

    Minoria com complexo de maioria.

  10. Luiz Zanoni Postado em 14/Mar/2015 às 10:30

    A cara dos novos reacionários coxinhas (lacerdinhas do século XXI). Depois dos PSDBestas e DEMentes me aparece esses Boçalrinhos - seguidores do Boçalnaro.

  11. Luiz Zanoni Postado em 14/Mar/2015 às 10:33

    A nova cara dos reácionários lacerdinhas do século XXI. Depois dos PSDBestas e DEMentes, somos apresentados aos BOÇALRINHOS - seguidores dos Boçalnaro.

  12. Thiago Teixeira Postado em 14/Mar/2015 às 11:12

    Coloquei um recadinho especial no tube para os golpista. Nunca vi tamanha globisse na ação do babacão coxinha, pega um cara ignorante, entope o cara de pergunta até o mesmo de contradizer. Tenta outra, que tal um link do poder judiciário?

  13. jarau Postado em 14/Mar/2015 às 14:02

    Isto é uma palhaçada, mandei esta matéria para vários amigos, que estavam contra a saída da Dilma, recebe da maioria retorno, condenando estas pessoas, os mesmos colocaram, quase todos, que estão sendo enganados, faltava mais elementos e com estes se deram conta, da tremenda sacanagem que estavam entrando numa furada.

  14. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 14/Mar/2015 às 20:41

    Rodrigo se foi com "bolsa protesto" o gasto foi muito pouco se foi para salvar o Brasil de canalhas estrangeiros fingindo-se de crianças infiltrados no meio da nossa sociedade. Não esqueça que o Brasil não está dividido em dois e ainda temos uma única pátria.

  15. Maria de Lourdes Cardoso Postado em 14/Mar/2015 às 21:12

    Zbgniew, leia sobre a guerra fria nos dias atuais.

  16. Kazuhiro Uehara Postado em 14/Mar/2015 às 22:05

    Japones é Kitanai?

  17. enganado Postado em 15/Mar/2015 às 00:00

    Sem muita conversa, mas a putaria contra o BRASIL vem de onde? EUA/iSSrael. Quem compra esse ignorantes que não tem noção de Pátria/Nacionalismo/Família? EUA/iSSrael. Tem judeuSS metido nisto tudo? irmãos Koch, Fabio Ostermann. Impressionante a lavagem cerebral dos EUA/iSSrael, via NED/CIA/NSA/MOSSAD. O duro nisto é que como se encontra hoje a Ucrânia e não entra na cabeça destes ignorantes o que se passa lá, por que isto aconteceu lá, quem é o judeu que está por trás disto tudo, por que os EUA/iSSrael fazem isto, ... . Enfim, pobres coitados. Já burrice mas igual a essa! Jamais! Não dá para imaginar isto nos dias de hoje, com tanta informação chegarem a este ponto. Nunca na história da humanidade uma nação matou tanto qto os EUA/iSSrael e com a propaganda/mídia conseguem pasar para as pessoas que são CORRETOS. Isso é o fim de qq princípio de Dignidade Humana, podem escrever o Mundo Acabou! E pior contam aqui com apoio de pessoas com FHC/Aópio/STF_DB/Moro/JB/Clube Militar/PF_DB/o GAFE+rede Bunderantes (sem comentários), banqueiros (não podia ser diferente)/ ... . Enfim a pior laia que já existiu no BRASIL nos últimos tempos. Porque não querem moralizar porra nenhuma, querem o poder, só o poder, pelo poder. E alguém duvida que até esse babacas acima vão fazer alguma coisa pelos mais pobres, vão? Escuta, quem ROUBOU no BRASIL de 1500 até 2002, FOI a DIREITA, isgto que aí está vem de 1500 até agora, ou alguém duvida? Nogerno do vagabundo do FHC a PF_DB teve 46 investigações, de 2002 até agora 550 investigações. Por que? Perguntem aos lesa se conseguem explicar isto. Perguntem e esses babacas, por que o FHC entregou a Vale do Rio Doce por 3 bi dólares, qdo a mesma valia 33, 4 bi dólares. Por será que a canalha da gRoubo não disse umas palavra sobre este ROUBO. Levou algum? .... São tantas perguntas ... que houver alguma coisa ainda vão culpar o PT/LULA/DILMA ... .

  18. Marlon Bravo Postado em 16/Mar/2015 às 13:26

    Seguramente não é quem financia passeata golpista...

  19. Victor Hugo Postado em 16/Mar/2015 às 16:35

    Fico vendo alguns alienados defendendo o governo. Não tenho dúvida de que são os piores entre os mau caráter. Devem receber uma ninharia para fazer um mal sem tamanho para si, seus filhos e netos.