Redação Pragmatismo
Compartilhar
Corrupção 04/Mar/2015 às 16:29
51
Comentários

Procurador Geral arquiva investigação contra Aécio Neves na Lava Jato

Janot contraria colegas e pede arquivamento de denúncias contra Aécio Neves na Lava Jato. Procuradores teriam recomendado a investigação do senador tucano no STF. Como o despacho está sob sigilo, não será possível saber qual era o nível de envolvimento de Aécio no esquema

aécio lava jato janot
Aécio Neves poderá respirar aliviado em relação aos desdobramentos da Operação Lava Jato. Jornal Folha de S.Paulo afirma que Rodrigo Janot pediu arquivamento das denúncias contra o senador tucano

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, determinou o arquivamento do pedido de investigação contra o senador Aécio Neves (MG), presidente do PSDB e candidato à Presidência da República no ano passado, no âmbito da Operação Lava Jato. A informação é do jornal Folha de S.Paulo.

De acordo com o jornal, os procuradores responsáveis pelo caso teriam solicitado que a Procuradoria-Geral da República pedisse ao Supremo Tribunal Federal a abertura de inquérito contra Aécio, mas Janot contrariou os colegas. Como o despacho ainda está sob sigilo, não é possível saber quais eram as considerações dos procuradores, a argumentação de Janot ou mesmo a menção feita sobre Aécio Neves.

Na noite de terça-feira 3 a PGR protocolou no STF a lista com pedidos de abertura de inquérito da Lava Jato, a fim de investigar pessoas suspeitas de envolvimento no caso de corrupção da Petrobras. Constam, no total, 54 nomes de investigados, 28 pedidos de abertura de inquérito e sete pedidos de arquivamento.

De acordo com a Folha, além de Aécio, o ex-presidente da Câmara Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN) está na lista dos políticos que aparecem com pedidos de arquivamento.

Na lista dos 54 investigados estariam, segundo o jornal, a senadora e ex-ministra-chefe da Casa Civil Gleisi Hoffmann (PT-PR); seu marido e ex-ministro das Comunicações, Paulo Bernardo (PT); o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL).

Os nomes dos envolvidos não foram divulgados, pois os processos são mantidos sob sigilo. Rodrigo Janot pediu o fim do sigilo nesses processos. Cabe ao ministro Teori Zavascki, responsável pelos processos da Operação Lava Jato no Supremo, determinar o fim do sigilo sobre os nomes dos investigados e também autorizar a abertura de inquéritos.

VEJA TAMBÉM: Rede Globo ordena que nome de FHC não seja relacionado à Lava Jato

CartaCapital; Folha de S.Paulo; Agência Brasil

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eber Prado Postado em 04/Mar/2015 às 18:12

    que patifaria!!!!

  2. Gabriel Postado em 04/Mar/2015 às 18:14

    Pera aí, ja foi arquivado ou foi enviado um pedido de arquivamento? Qm puder me ajudar... desde ja agradeço!

    • João Paulo Postado em 04/Mar/2015 às 19:08

      Pela a lei, o procurador manda um pedido de arquivamento, quem decide se arquiva é o STF.

      • Rodrigo Postado em 05/Mar/2015 às 12:00

        (Outro Rodrigo) E, ainda que aceito, face a novos elementos, a investigação pode ser reaberta.

  3. Julio Morwno Postado em 04/Mar/2015 às 18:17

    Putaria....a gente vê por aqui

  4. Sebastião Maria Postado em 04/Mar/2015 às 19:12

    Procurador serve pra que mesmo? Seria para procurar?

  5. poliana Postado em 04/Mar/2015 às 19:13

    NÃO ENTENDI A ATITUDE DO PGR!!!!! ALGUÉM ME EXPLICA...

    • Thiago Teixeira Postado em 04/Mar/2015 às 20:03

      $$$$$$$$$

      • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 21:37

        pô thiago, mas é o rodrigo janot, o procurador geral da república! cara, tô pasma com esse posicionamento dele!!! n tô acreditando até agora!!

  6. Evelin Postado em 04/Mar/2015 às 19:36

    Provando mais uma vez que não existe nada contra o Aécio Neves. Acusações inventadas para tirar o foco da Dilma e da situação que se encontra o Brasil!

    • Vinicius Postado em 05/Mar/2015 às 00:11

      Nossa quanta inocência, talvez oportunismo. *Outro Vinicius

    • Thiago Teixeira Postado em 05/Mar/2015 às 14:20

      Nossa!!!!! Coitadinho!!!! Estão fazendo complô contra seu playboy, enquanto a mídia blinda a presidenta. Acho que a senhor inverteu as bolas, não acha?

  7. eu mess Postado em 04/Mar/2015 às 19:53

    pelo jeito se o playboy está ou não na lista... vai ficar só na lenda

  8. Carlos Postado em 04/Mar/2015 às 20:02

    Aécio, pode tirar essa barba ridícula, pois o Janot já livrou sua cara.

  9. Luiz Parussolo Postado em 04/Mar/2015 às 20:23

    Lançar a candidatura à Presidência de Aécio Neves pelo PSDB é sinal de decadência e se tivesse ganho o país estaria em mãos de uma criança fisicamente de desenvolvimento acelerado cujo cérebro ficou nos 7 anos. Se puder ir um pouco além, diria: A candidatura do Aécio foi uma tentativa de crime lesa pátria contra o país. A imprensa sabe demais dele e ocultou.

  10. isa cordeiro Postado em 04/Mar/2015 às 20:27

    O que vale para Chico vale para Francisco. Acorda Brasil!!!!!!

  11. Stella Postado em 04/Mar/2015 às 20:33

    Vendido!

  12. Onda Vermelha Postado em 04/Mar/2015 às 21:05

    Já virou rotina! Nem quando surgem indícios os tucanos estão sujeitos a ser investigados. Semanas atrás José Aníbal(PSDB-SP) e Rodrigo Garcia(DEM-SP) também foram excluídos do inquérito que apura o Trensalão mesmo com o testemunho do executivo da Siemens de que ambos receberam propina. Em resumo, os tucanos gozam de imunidade eterna...e vê-los presos só mesmo num zoológico! Fazer o quê?

    • poliana Postado em 04/Mar/2015 às 21:38

      arrasada onda!! por essa, eu realmente n esperava!! n sei nem o q falar!!!!!!!!

      • Samael Postado em 04/Mar/2015 às 22:35

        E uma petição on line? Pelo menos se viralizar todo mundo vai saber.

      • Rodrigo Postado em 05/Mar/2015 às 10:15

        (Outro Rodrigo) Lembremo-nos de que a exclusão não impede nova investigação, a partir de fatos novos, de provas não abordadas. Assim, basta a cobrança junto ao órgão de investigação, a fim de que ele a reabra. Há interesse em ser feito tal pedido/cobrança? Mas que seja rápido, antes que se dê a prescrição.

      • Onda Vermelha Postado em 05/Mar/2015 às 17:25

        Rodrigo! Na realidade o Janot pediu o arquivamento do inquérito contra o Aécio(PSDB). Cabe ao ministro do STF Teori acatar ou não. Mas em regra os juízes acatam!

      • Rodrigo Postado em 06/Mar/2015 às 10:44

        (Outro Rodrigo) "Onda", eu tratei especificamente do fato de a rejeição de denúncia ou arquivamento de inquérito não importar em "extinção da punibilidade", pois pode haver reabertura frente a, por exemplo, investigação mais profunda, que encontre provas novas. Nesse sentido, o próprio Janot informa (segundo notícias ainda não confirmadas, claro, vez que o sigilo ainda persiste) que não teria encontrado indícios bastantes a pedido de abertura de inquérito contra Dilma (em não prevalecendo a notícia do Valor Econômico, no sentido de que não haveria referência à mesma, claro) e Aécio, por ora, aguardando maior aprofundamento nas investigações. E, claro, em sendo encontrados indícios de autoria e materialidade, que haja cobrança no sentido de pedido de abertura de inquérito, antes que opere a prescrição.

    • Roberto Pedroso Postado em 06/Mar/2015 às 10:04

      Alguma semelhança com o desmembramento do processo do mensalão que investigaria o principio de tudo com o caso do ex Governador mineiro Eduardo Azeredo do PSDB mas devido a atitude do senhor excelentíssimo ex ministro e presidente do STF Joaquim Barbosa a investigação se fiou apenas sobre os desmandos do Partido dos Trabalhadores deixando de fora Azeredo e possivelmente outras lideranças PSDeBistas envolvidas em tal esquema sórdido, qualquer semelhança talvez não seja mera coincidência,talvez seja uma prática recorrente do STF,mas a pergunta incomoda é porque isso acontece???

  13. Fernando Postado em 04/Mar/2015 às 22:39

    Que po...rra de JUSTIÇA é essa?!...... Compraram todo mundo?!....

  14. jose carlos savassa Postado em 05/Mar/2015 às 08:00

    JESUS;.... Isto é inacreditável... ninguém merece.... vai Brasil

  15. Luis Postado em 05/Mar/2015 às 08:28

    Não passa pela cabeça de vocês a simples possibilidade de... bem, o Aécio não estar envolvido?

    • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 10:44

      Ah vá..para neh luiz..veja em qtos esquemas de corrupção o aecio neves esta envolvido em minas geraism n seja HIPÓCRITA, só da saúde mineira houve um desvio de 4 bilhões...nem me faça falar do aeroporto em claudio, e entre tantos outros casos...e vc vem levantar a hipotese de inocência desse sujeito!? Menos neh! N subestime a nossa inteligência!

      • Luis Postado em 05/Mar/2015 às 15:47

        Tô dizendo que ele provavelmente é inocente NESSE CASO, não tou dizendo que ele não é corrupto.

    • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 10:49

      Naro..so na sua mente mesmo q achamos q os políticos petistas são santos. Menos neh!? Eu kero q vc ache um post meu defendendo dirceu, genuíno, ou ate mesmo lula. Eu sempre reconheci aki q ele e o pt se corromperam sim, fato. Mas sempre deixei claro q diante da polarização politica q existe no cenário político nacional, eu escolhi um lado...compare o brasil da era pt com o brasil da era tucana, e veja em q epoca estamos melhor. Apenas isso.agora dizer q o pessoal aki acha q os petistas são santos, aí só mesmo uma pessoa sem a menor maturidade política pra acreditar nisso. Vc mesmo disse q votou em dilma e q tomou asco de aecio neves. Logo, vc tb assumiu um lado diante da polarização. Então posso entender q vc acha dilma uma santa tb???

    • Onda Vermelha Postado em 05/Mar/2015 às 16:59

      Luis ninguém está dizendo que o Aécio é culpado de antemão. Vale o princípio da presunção de inocência para ele também como para qualquer cidadão. Mas convenhamos que o que se discute aqui é que ele foi citado na delação premiada do doleiro Alberto Yousseff e o PGR optou por pedir o arquivamento embora outros membros do Ministério Público tenham recomendado a instauração de inquérito. O doleiro Alberto Youssef disse que recolheu dinheiro de propina oriunda de Furnas, cerca de dez vezes! Repito! Dez vezes! Se isso não é indício de corrupção a subsidiar uma abertura de processo, então não sei mais o que poderia vir a incriminar os impolutos tucanos. No depoimento de delação, o doleiro descreve que de 1994 a 2001 o PSDB era responsável pela diretoria de Furnas. Disse ainda que recebia o dinheiro de José Janene(PP) nas cidades paulistas de Bauru e de São Paulo e mandava o valor para Londrina ou Brasília. E não é só isso! Existe um Laudo da PF atestando a existência e a autenticidade da Lista de furnas! Ora, ora, ora!

      • sidney Postado em 03/Jan/2016 às 14:34

        Todo mundo é inocente no BRASIL, menos JESUS CRISTO...

    • sidney Postado em 03/Jan/2016 às 14:32

      Luis, eu já vi gente burra, mas, querer diploma de imbecil é de mais viu? Só você acredita no que diz né? Tenho NOJO dos políticos desse país e desses que comem do prato da corrupção junto com os políticos. Existe um bocado de "luizinho" por aí...

  16. Rodrigo Postado em 05/Mar/2015 às 08:42

    (Outro Rodrigo) Aí hoje são que também pediu arquivamento quanto a Dilma: é dia de PP e Veja unirem-se em críticas contra Janot! Cada um se defende como pode...

    • poliana Postado em 05/Mar/2015 às 14:42

      Lamentável (outro) rodrigo. Realmente, lamentável!!!!!!!!! Me sinto em choque e enojada com essa atitude dele! N tenho nem palavras pra expressar o q sinto lendo essa notícia. Estamos perdido...tem jeito não!

  17. Carlos Postado em 05/Mar/2015 às 09:00

    Tá aí um exemplo do que é a indignação seletiva, mas calma gente. O STF tá cheio de ex-advogados do PT, então o caso não está perdido ainda. Além do mais, ainda há uma vaga a ser preenchida e um dos candidatos mais forte é.... Outro PTista, o atual ministro da justiça. O ladrão do Genoíno já foi libertado, graças a uma manobra da presidente e do seu STF. Vocês estão dominando todos os espaços e jajá não haverá mais escapatória, a não ser para vcs mesmos. Daqui a alguns meses vai acontecer o que vcs tanto almejam: o crime só compensará para PTistas e seus aliados.

  18. Mário Postado em 05/Mar/2015 às 10:50

    Ué, mas Dilma não havia eliminado a figura do "Engavetador Geral da República"???? kkkkk. É muita piada pra um show só!!!!

  19. Carlos Guedes Postado em 05/Mar/2015 às 12:50

    Portais como este declaradamente petista não tem outro objetivo a não ser tentar empatar o jogo com a oposição e o único artifício é o ataque sem provas, defender o PT está cada vez mais dificil, trabalho árduo esse.

  20. George Postado em 05/Mar/2015 às 13:22

    tem gente colocando a culpa no site Pragmatismo Político só porque mostrou os fatos. É muito jornal nacional na cabeça do sujeito, rsrsrsrs

    • Deisi Postado em 12/Aug/2015 às 16:05

      George, não é só JN, é transplante de celebro, tiraram e colocaram a veja no lugar.

  21. Onda Vermelha Postado em 05/Mar/2015 às 16:44

    Não. Porque a "notícia" como de costume não era verdadeira! Não houve pedido de arquivamento porque não havia denúncia. Veja em http://www.brasil247.com/pt/247/poder/172190/Dilma-na-Lava-Jato-nem-investiga%C3%A7%C3%A3o-existiu.htm

  22. Alex Postado em 05/Mar/2015 às 16:47

    Sejamos justos sobre a noticia completa… http://politica.estadao.com.br/.../geral,janot-pede...

  23. Gustavo Horta Postado em 05/Mar/2015 às 18:54

    E o que você acha disto? Indignou-se? Eu decidi me mandar pra putaqueopariu!!! Cansei de verdade! >> https://gustavohorta.wordpress.com/2015/03/05/tem-sim-ate-mais-de-uma/

    • Onda Vermelha Postado em 05/Mar/2015 às 19:13

      Lutar sempre! Desistir jamais! Nossa responsabilidade com as gerações futuras vai muito além de nossa existência...O que seria da abolição da escravatura se não existissem aqueles que morreram pela causa? Quantos mais não teriam morrido nas senzalas?

  24. Aristóteles Postado em 05/Mar/2015 às 22:19

    Acabo de ouvir dizer que as investigações sobre a Petrobrás só serão levadas a efeito no período de 2005 para cá. Devem estar brincando com a paciência do povo brasileiro! E o tal de FHC, como fica? Na boa? E o Collor, o Sarney? E a turma da ditadura? Afinal, vão realizar investigações sérias ou ficar só nessa de ódio do PT?

  25. MARIA Postado em 06/Mar/2015 às 11:04

    ELE TEM MUITA "SORTE" SEMPRE SAI BEM DE TODAS! PQ SERÁ? TEM ALGUEM MAIS IMPORTANTE QUE A PRESIDENTE DA REPUBLICA INTERCEDENDO POR ELE! QUEM SERÁ?

    • enganado Postado em 19/Jan/2016 às 20:08

      Quem interfere? Fernandinho Beira Mar e/ou Marcola.

  26. pilistrika Postado em 07/Mar/2015 às 00:36

    Pior é que o tal janota apareceu semana passada em rede nacional contando bravatas e resolve pedir arquivamento das investigações que envolvem o maior corrupto e ladrão deste país! o senhor janota tem centenas de provas que envolve este cidadão na operação lava jato, desde documentos em escritórios de empreiteiras onde ele é citado como animador de circo na CPI da PETROBRAS e na mesma delação ele é citado na lista de furnas! lista esta que já se encontra na mão do senhor janota mesmo antes dele ser citado na operação lava jato. O senhor moro montou um show de pirotecnia no Paraná, o janota armou um circo no supremo e o supremo vai virar outro restaurante de pizza!

  27. Roberto Pedroso Postado em 07/Mar/2015 às 22:25

    Sobre Dilma e Aécio se houver indícios da participação dos mesmos em esquema envolvendo desvios de dinheiro da Petrobras ambos deveriam ser investigados mas a grande mídia brada e cobra severidade de forma veemente contra a presidente e silencia diante de casos que possam vir a envolver a versão PSDeBista de Fernando Collor a indignação seletiva por parte da imprensa é revoltanteSe quisermos passar o país a limpo bandeiras partidárias deverão ser colocadas de lado e isso vale inclusive para o PIG,do contrario continuaremos por essa vereda lúgubre em direção a um destino pouco auspicioso

  28. Antonio Luis Postado em 18/Aug/2015 às 09:51

    Uma Mão Lava a Outra .....AS Duas LAVA -JATO......Amigos para Sempre ....e o POVÃO ...Ó .....FERRO NA BONECA.?

  29. Mauricio de Souza Matos Postado em 03/Sep/2015 às 11:34

    Livrou o Aecio o Anastasia e livrara quantos outros do PSDB forem indiciados. A impunidade so opera contra quem for contra o governo Dilma.

O e-mail não será publicado.