Redação Pragmatismo
Compartilhar
Homofobia 20/Mar/2015 às 16:09
44
Comentários

Por que o beijo gay entre Fernanda Montenegro e Nathália Timberg chocou mais?

“Nojo”, “credo”, “agora o mundo acabou”. O beijo lésbico protagonizado pelas atrizes Fernanda Montenegro e Nathália Timberg chocou mais - principalmente os homens - do que outros exibidos anteriormente. O agravante é que, desta vez, além de gay, é um beijo de terceira idade

beijo gay fernanda montenegro globo
Atrizes protagonizam beijo gay em novela global. Sugestão de exibir o beijo no primeiro capítulo da novela foi da própria Fernanda Montenegro (reprodução)

Geledés; Instituto da Mulher Negra

O que realmente chocou grande parte da população, principalmente homens, com o beijo na boca das personagens de Fernanda Montenegro e Nathália Timberg na nova novela da TV Globo?

A cena do folhetim foi o assunto mais comentado das redes sociais e da mídia em geral no Brasil no dia seguinte à sua exibição.

O que chamou a atenção em mais uma polêmica envolvendo a exibição de demonstrações de afeto por parte de pessoas do mesmo sexo foi, dessa vez, o grau de agressividade nos comentários. Bem maior do que os dos beijos lésbicos de suas antecessoras.

Nem mesmo o prestígio das atrizes, duas grandes damas das artes cênicas, as livrou de exclamações como “nojo”, “credo”, “agora o mundo acabou”.

Afinal, o que tem de tão diferente entre o beijo de Teresa e Estela e o das personagens de Luciana Vendramini e Gisele Tigre na novela Amor e Revolução, do SBT, considerado o primeiro beijo entre lésbicas? Ou o quase beijo de Aline Morais e Paula Picarelli no folhetim global Mulheres Apaixonadas? E o até então último beijo gay exibido em horário nobre, de Tainá Muller e Giovanna Antonelli?

beijo gay amor e revolução
O beijo entre Luciana Vendramini e Gisele Tigre, na novela Amor e Revolução

A cena que levou exatamente 15 segundos (incluindo o abraço final) trazia um dos maiores preconceitos da nossa atualidade: o prazer na velhice. A diferença desse preconceito para os outros é que ele já está institucionalizado no dia a dia até de pessoas que aceitam os outros temas.

Avançamos em muitos setores, conseguimos reconhecer juridicamente as relações homoafetivas (apesar da ainda resistência por parte de grupos conservadores), os deveres para com os afrodescendentes (também ainda falta muito a fazer), mas não demos nenhum passo em relação a um preconceito que cresce na esteira do culto exagerado ao conceito comercial de beleza.

Aos belos, tudo é permitido. Ou pelo menos nos excita. À carne envelhecida resta ficar em casa, a base de chás. Temos dificuldade em imaginar, e aceitar, que pessoas que passaram dos 50 anos possam ter sensualidade, beleza e uma vida sexual ativa. O que dizer de duas senhoras com mais de 80 anos.

E isso vale principalmente para as mulheres, já que para os homens, pelo menos os heterosexuais, ainda vale a cultura dos casamentos com mulheres bem mais novas – mesmo que rotulada como “golpe do baú”.

Como se não bastasse, a idade limite para o “prazer” imposta pela grande massa vem sendo reduzida gradativamente, apesar da crescente evolução da medicina, que alongou a expectativa não só de vida, mas de vida saudável e sexualmente ativa, da população. E leia-se prazer não só o sexo, mas qualquer comportamento que expresse liberdade com o corpo que não seja maternal, como vestir uma saia curta, ir para praia de biquini ou, pior ainda, fazer topless. Constatamos essa realidade durante os eventos organizados pelo Toplessinrio. Recentemente, vimos um massacre de ofensas ao biquini da atriz Betty Faria nas redes sociais.

Se colocar biquini não é permitido para alguém de mais de 70 anos, o que dizer de um “beijo na boca entre duas velhas”. O que as pessoas não sabem é que, com ou sem televisão, no escuro do quarto, atualmente pessoas acima de 70 anos tem uma vida mais ativa e prazeirosa do que há 40 anos, segundo estudo sueco com 1,5 mil pessoas da terceira idade (fonte: documentário Sexo e Amor na Terceira Idade). Com a cabeça mais madura, conhecimento e aceitação maior do corpo, especialistas acreditam que o sexo na terceira idade pode ser ainda melhor do que entre jovens inseguros. Mesmo que em frequência menor.

Uma novela como Babilônia pode atingir mais de 2 milhões de espectadores por capítulo. Esperamos que os beijos de duas das maiores atrizes do Brasil repercutam e tragam um novo olhar para essa realidade.

Até porque eu espero continuar beijando por muitos e muitos anos, homens ou mulheres, não importa.

VEJA TAMBÉM: 13 frases que filhos que saem do armário deveriam ouvir dos pais

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Diego Postado em 20/Mar/2015 às 16:29

    A sociedade brasileira é uma das mais hipócritas do mundo. Nunca vi tanto falso moralismo e contradição num lugar só. Chocou sim! Chocou porque é novidade, quanto mais as pessoas verem esse tipo de demonstração de afeto, mais se acostumarão e menos se chocarão.

    • José Ferreira Postado em 20/Mar/2015 às 16:46

      Realmente "quanto mais as pessoas verem (...), mais se acostumarão e menos se chocarão". Geralmente é assim com as coisas ruins, como a corrupção e a violência que temos aqui no Brasil, e que a maioria está acostumada.

      • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Mar/2015 às 16:56

        Só mesmo um "Jênio" desse naipe pra colocar no mesmo balaio o beijo entre duas mulheres e corrupção, violência, "coisas ruins".

      • M. Esther Torinho Postado em 20/Mar/2015 às 20:29

        Vc é preconceituoso, não? E o que tem a ver alhos com bugalhos? Sem noção

      • Ana Postado em 21/Mar/2015 às 12:30

        Procura um psiquiatra José Ferreira. Mas, principalmente, te liberta! Sai do armário! Tanta repulsa assim, só tem uma explicação:desejo profundo reprimido.

      • José Ferreira Postado em 21/Mar/2015 às 18:28

        Estava demorando para alguém falar isso para mim.

  2. Jorge Ulisses Postado em 20/Mar/2015 às 16:36

    Eu realmente não fiquei indignado, porque eu não assisto TV aberta e já estou a 6 meses sem NET, mas inventaram o NETFLIX e eu vejo o que eu quero na hora que quero e quantas vezes quiser. O problema não é o beijo, o problema a banalização de tudo, de ser gay, de ser bandido, de ser ladrão, como se fosse um plano de entorpecimento de nossa visão crítica e criar um estado de normalidade em tudo. É só ver se alguém hoje em dia realmente fica assustado quando a polícia mata um bandido por exemplo, pensão logo assim, era bandido mesmo, menos um, hipocrisia mesmo e achar que foi só por causa do beijo gay, e não por o copo encheu.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Mar/2015 às 17:22

      "banalização de ser gay", "banalização de ser ladrão", "banalização de ser bandido"....olha os paralelos que esses caras traçam...

      • Rita Candeu Postado em 21/Mar/2015 às 13:17

        pois é Eduardo mas que escreve "pensão" (que não é aquele lugar que abriga pessoas) queria o que? esse amontoado de sandices dignas de seguidor de Olavo de Carvalho

  3. Jose Postado em 20/Mar/2015 às 16:52

    Parar com esse negócio de adjetivo a beijo... beijo é beijo... e se for com amor é verdadeiro...

    • M. Esther Torinho Postado em 20/Mar/2015 às 20:31

      Isso! Muito bem. Aposto que muita gente que se choca com um beijo não se choca tanto quando é um crime, desde que não seja com ele (ela) ou com alguém próximo

  4. poliana Postado em 20/Mar/2015 às 16:52

    aguardando, ansiosamente, os comentários do pereira, do carlos prado, do jose ferreira (o historiador de direita!!!!!), do naro...rsrsrs

    • José Ferreira Postado em 20/Mar/2015 às 17:47

      Eu não sou "de direita" não. Vocês é que querem me filiar ao DEM.

      • poliana Postado em 20/Mar/2015 às 18:27

        ah tááááá..desculpa, esqueci q o psdb é de esquerda...

      • eu daqui Postado em 23/Mar/2015 às 10:21

        Essa naçãozinha viralatista de tão ufanista e bairrista ainda não teve governo de esquerda: tucanalha é direita elitista assumida e petralha é direta populista que não serve nem pra se assumir. Esquerda é necessária e historicamente democrática e trabalhista, nunca mordacista nem banditista.

  5. Pedro Postado em 20/Mar/2015 às 17:35

    Nos ensinaram que o sexo é para procriar, (como animais) e, que direito de amar e procriar, é uma característica para os jovens, fora disto, é uma afronta aos bons costumes (sic), portanto, não existe amor onde não se procria, e ainda homossexual. A religião continua fazendo um grande estrago na cabeça das pessoas, más, o bom senso vencerá.

  6. Thiago Teixeira Postado em 20/Mar/2015 às 17:43

    Não se iludam com as novelas da Globo, beijos na boca entre pessoas do mesmo sexo não é sinal de luta contra homofobia, é uma maneira de chamar atenção e ter audiência, que está despencando a cada dia.

    • Roberto Pedroso Postado em 22/Mar/2015 às 10:41

      Completamente de acordo com o senhor Thiago questões complexas e delicadas como preconceito, homossexualismo,nunca serão tratados com a profundidade que tais temas requerem ainda mais pelo fato dos (pseudo)"escritores" pernósticos de telenovela possuírem o péssimo habito de tratar de temas caros a sociedade de forma rasa, superficial e inepta.Tais discussões se resumem a simples polemicas vazias e fúteis,promovidos por cenas impactantes,para a maioria da nossa sociedade,(como a de duas excelentes atrizes de meia idade )que protagonizam um beijo gay nada mais além disso,e esse tipo de recurso(de gerar polemicas vazias) tem sido recorrente entre todos os medíocres "escritores" de telenovelas na busca pela desenfreada audiência mas as discussões sérias estão, como sempre, relegadas a um segundo plano.Mesmo não sendo um telespectador de telenovelas percebo que os subterfúgios e recursos usados para se cativar o publico estão cada vez mais apelativos.

  7. Rodrigo Postado em 20/Mar/2015 às 17:45

    (Outro Rodrigo) Eu já vinha evitando novelas, "realities" e demais programas que nada tem de entretenimento. Não por contarem ou não com pessoas/personagens homossexuais, mas pela extrema corrupção moral, social, familiar etc. Até criança já se tentou fazer ser vilã de novela. E, no mais, conforme vídeo de Carlos Alberto de Nóbrega em Raul Gil, em plena divulgação no "whatsapp", seguidamente vemos: avó prostituindo a filha; irmão envolvido com a mulher do irmão; filho tramando contra a família; amigo "passando a perna" no outro; mãe e filha que ficam disputando namorado(s); agressão a mulheres; tramóias, assassinatos, sequestros etc. Em vez de você se divertir, fica é mais tenso, constrangido. Em vez de compartilhar bom momento com a família, proporciona-se apenas exemplos do que há de pior. Se eu fosse homossexual, teria era vergonha em ver redes de televisão ganharem audiência usando pessoas e personagens homossexuais, em meio a tanta depravação moral, social, familiar e individual. Na minha humilde opinião, os homossexuais, sim, deveriam ficar envergonhados ou indignados em ver que são verdadeiramente usados como se fossem meio de escandalização, de chamar a atenção para folhetins e programas verdadeiramente ruins, até mesmo indignos de nossa audiência. Não há nada a celebrar, as personagens em questão não sendo conquista, mas meramente meio de chamar a atenção para trama com tantos absurdos - a orientação sexual, as personagens homossexuais, são meros meios, como se assim pudessem ser usadas. Pessoas e casais, homossexuais ou não, precisam repensar se dispõem de seu tempo livre, de lazer em família, da melhor forma ao assistirem a tanta corrupção. P.S.: não falo de extremismos e fundamentalismos, mas sim que acho realmente indigno, constrangedor, dispor de nosso tempo livre assistindo a tais programas.

    • Rodrigo Postado em 20/Mar/2015 às 17:47

      (Outro Rodrigo) *prostituindo a neta

    • Rosanir fernandes Postado em 25/Mar/2015 às 19:52

      Até que em fim, uma opinião inteligente.

  8. leonardo Postado em 20/Mar/2015 às 18:50

    Maldito PIG*!!!! Regulamentacao da midia ja.

  9. poliana Postado em 20/Mar/2015 às 19:09

    ôôôô..pobres homens!!!! é tanta perseguição q sofrem q dá até pena...tadinhos..pobres vítimas dessa sociedade tão feminista e opressora. ô dó...

    • poliana Postado em 20/Mar/2015 às 20:25

      aonde vc achou no texto algo relacionado à misandria? em q parágrafo a autora demonstrou preconceito, ódio ou desprezo aos homens? me mostra, pq ela disse q o beijo chocou A TODOS sim, mas mais aos homens...isso demonstra misandria da parte dela? qdo vc vê figuras públicas, líderes religiosos e políticos homofóbicos omitindo juízo de valor acerca dos homossexuais, vc n acha q eles são muito mais "duros" ao tratar dessa questão q as mulheres? no seu dia a dia, qdo as pessoas tocam nesse assunto, vc n percebe q os homens (independente de religião ou classe social), são muito mais incisivos ao tratar dessa questão? hj mesmo ouvi um homem falando sobre esse episódio...te garanto q foi muito mais agressivo nas palavras (digamos assim) falando a respeito. n é preciso nenhuma pesquisa q aponte q os homens são mais intolerantes ao universo lgbt q as mulheres...mas mais uma vez, a autora deixou claro: a cena chocou A TODOS, mas mais aos homens. n há qq surpresa ou misandria nisso.

    • poliana Postado em 20/Mar/2015 às 21:24

      difícil conversar com vc. desisto. passar bem.

  10. Carlos Postado em 20/Mar/2015 às 19:40

    Chocante não é o beijo, é a cara de nojo da Nathalia Timberg. O que não se faz por grana...

    • Eduardo Ribeiro Postado em 20/Mar/2015 às 20:48

      É mesmo muita nobreza se preocupar com o bullyng que os netos das atrizes supostamente estão sofrendo por causa da cena. Estou tocado por tamanha grandiosidade de espírito.

    • silva Postado em 21/Mar/2015 às 15:01

      Você sim moço é de causar nojo! Nada contra gays, mas tu é hipócrita mesmo?

  11. Daniela Postado em 20/Mar/2015 às 23:37

    Independente de beijo gay ou nao, a globo e suas novelas sao uma grande perca de tempo...

  12. Bruno Postado em 21/Mar/2015 às 09:21

    Muito bom o texto. Ninguém é obrigado a gostar de nada, mas o respeito é obrigação.

  13. Guilhermo Postado em 21/Mar/2015 às 12:10

    As pessoas ainda assistem novela? Isso é ainda mais chocante do que a porcaria desse beijo gay. O que não fazem para ganhar audiência! kkk

  14. Thiago Teixeira Postado em 21/Mar/2015 às 13:01

    Cara, você defende muito a classe masculina ... sei não ...

    • eu daqui Postado em 23/Mar/2015 às 10:22

      "classe masculina"? kkkkkkkkkkkk

  15. ione Postado em 21/Mar/2015 às 13:31

    O Brasil ainda não está preparado para viver numa sociedade inclusiva.o que é que nós temos a ver com o gozo do outro?Em que nos afeta se um homem transa com um homem e uma mulher com outra? nada.Nas sociedades como a Holanda e inúmeras outras o casamento e a a adoção gay são fatos comuns do dia a dia. Nos países escandinavos, nos quais através de pesquisas foi comprovado que são os povos mais felizes da terra, onde as prisões estão arté fechando, casamento gay/lésbico eixte a muito tempo.E mulheres e homens podem se beijar na rua com outros homens/mulheres.Ninguém dá bola.Porque não é da conta deles.Precisamos evoluir,democracia é aceitar a diferença e a inclusão de todos os seres com suas diferenças, numa sociedade plural.

  16. Gilson Marques Evangelist Postado em 21/Mar/2015 às 14:19

    As pessoas só levam a sério o amor na dramaturgia se ele for jovem, branco, bonito e rico. Amor entre empregados domésticos, negros, idosos, pobres, geralmente é retratado no núcleo cômico das novelas.

  17. Deisi Postado em 21/Mar/2015 às 14:52

    A cada dia aumenta minha indignação, a Fernanda Montenegro chegou no topo na arte da interpretação, não precisa provar mais nada, é a dama da dramaturgia no Brasil. Natália também é uma excelente atriz. Me orgulho de ver mulheres que não se importam com o que os hipócritas e preconceituosos vão dizer, fazem pela profissão que escolheram, merecem aplausos. Não é só o fato de serem gays, o que mais causa espanto nas pessoas e o fato delas serem mais velhas. Quando a Paola Oliveira aparece de bunda de fora e mantém um relacionamento com a Maria Fernanda, não causa nem um tipo de reação contrária, duas atrizes lindas e jovens é aceitável. Alás nunca um bumbum causou tanto frisson no homens, machistas de carteirinha, agora duas vovós não pode, vai constranger netos. É o cúmulo da hipocrisia! Nos nascemos para sermos felizes, amor não tem idade. Achei ótimo o autor abordar um relacionamento gay na melhor idade, isso é útil para que muitas pessoas que as vezes vivem um relacionamento hetero por muitos anos e não são felizes, com a novela muitos podem "sair do armário" e serem felizes. Parabéns aos autores e atrizes pela coragem. Não assisto novelas faz tempo, espero que essa faça muito sucesso pra homofóbicos morrerem de raiva.

  18. MARIA Postado em 21/Mar/2015 às 15:11

    # EU TÔ GOSTANDO D+, MELHOR QUE JORNAL DAS 8 PARTIDARIO, CAVANDO IMPEACHMENT !LENDO SÓ AS MANCHETES E ESCONDENDO OS FATOS!

  19. Wanderson Postado em 22/Mar/2015 às 12:51

    Os comentários hipócritas são os melhores.Vocês perderam a noção das coisas? A nossa sociedade é ou não é extremamente maxista,homofóbica e fanática? Será que somos todos "bonzinhos"assim?Em que mundo vocês vivem?São comentários nada pragmáticos,totalmente fora da realidade... Sobre a questão da novela:A arte imita a vida,mesmo que ela não saiba como.Se as novelas estão da maneira que muitos reclamam é que tentam refletir as agruras de nossa sociedade,numa tentativa pífia de levá-la a reflexão.Não assisto novelas,mas aplaudi a cena das duas grandes atrizes.São o orgulho de nossa dramaturgia,teatro e cinema,sem dúvidas.Tiro meu chapéu para elas.

  20. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 22/Mar/2015 às 17:44

    I M O R A LI D A D E O SENHOR VIU A NEFASTA LEGALIZAÇÃO DE RELAÇÕES HOMOSSEXUAIS, E, COM ELA , O RECRUDESCIMENTO DA IMORALIDADE E DA PERDIÇÃO NO MUNDO: (JB.6.65) POR CAUSA DISTO É QUE VOS TENHO DITO: (SL.78.1)- Escutai povo meu, a minha lei, prestai ouvidos às palavras da minha boca:(NE.4.19)–Disse eu aos nobres, aos magistrados, e ao resto do povo:(DT.29.10)–Vós estais hoje perante o Senhor vosso Deus, os cabeças das vossas tribos, e vossos anciãos, todos os Homens de Israel: (LS.6.2/4)–Ouvi, pois, ó reis, e entendei tomai a instrução ò Juízes de toda a terra, aplicai os ouvidos, vós, que governais os povos, e que gloriais de terdes debaixo de vós muitas nações; porque de Deus vos tem sido dado o poder, e do Altíssimo a força, o qual vos perguntará pelas vossas obras, e esquadrinhará os vossos pensamentos: (2CR.19.6) – Vede o que fazeis, porque não julgais da parte do homem, e sim, da parte do Senhor, e no julgardes Ele está convosco: (CL.3.17) – E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus; dando por ele graças a Deus: (NM.32.23) –Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o Senhor, e sabei que o vosso pecado vos há de achar; (DN.9.7) – como hoje se vê: (IS.1.10) – Ouvi a palavra do Senhor, vós, príncipes de Sodoma, prestai ouvidos à lei do nosso Deus, povo de Gomorra;(2CO.5.19) – porque importa que compareçamos ao tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo: (1CO.6.18) – Fugi da impureza: Aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo: (EC.10.32) - Quem justificará ao que peca contra a sua alma? (1CO.4.16) – Admoesto-vos, portanto, a que sejais meus imitadores; (1TS.4.4)– e que cada um de vós saiba possuir o próprio corpo em santificação e honra: (MT.26.41) – Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o Espírito na verdade está pronto, mas a carne é fraca: (PV.15.3) – Os olhos do Senhor estão em todo lugar contemplando os maus e os bons:(LC.6.10)–E, fitando todos ao redor, disse ao homem: (LV.18.22) – Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação: (1CO.6.9/10) Ou não sabeis que os injustos não herdarão o reino de Deus? Não vos enganeis: Nem impuros, nem idolatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas; nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus:

  21. Thiago Teixeira Postado em 23/Mar/2015 às 07:52

    Disse Jesus: Mateus 5:43-44 (43 "Vocês ouviram o que foi dito: 'Ame o seu próximo e odeie o seu inimigo'.) (44 Mas eu digo: Amem os seus inimigos e orem por aqueles que os perseguem). Conhece Jesus? Deveria conhece-lo.

  22. Vinicius Postado em 23/Mar/2015 às 11:05

    Engraçado o povo se chocar com um beijo lésbico e achar normal o que vem minutos antes dele na mesma emissora, aquele telejornal que prega o ódio e que se assisto 2 minutos já percebo redução da minha capacidade intelectual.

  23. André Postado em 23/Mar/2015 às 12:15

    Vocês assistem Globo?

  24. Arnaldo Ribeiro ou Israel Postado em 23/Mar/2015 às 14:56

    ALERTA AOS LEGISLADORES INFIÉIS QUE COGITAM DE REDUZIR A MAIORIDADE PENAL NO BRASIL E NO MUNDO, SEM CONHECER OS ENSINAMENTOS CRISTAOS: Senhores Deputados e Senadores: Não podemos permitir a DESTRUIÇÃO DA FAMÍLIA TRADICIONAL, pela queima irresponsável dos valores éticos e morais que devem formar o caráter e o ideal cristão de cada família humana, constituindo-as em células estruturais de toda sociedade civilizada: É preciso silenciar quem pensa e age com tamanho despropósito, porque demonstra claramente ser inimigo(a) de Deus e do seu povo: A formação da Família Cristã começa na infância, que deve merecer cuidados especiais à partir deste dia, pelo que Eu vos peço: Entendei que a intenção de diminuir a maioridade penal, visando combater o mal, não passa de mais uma ideia insensata, iníqua e nefasta; porque visa combater apenas o EFEITO DELINQUENTE, enquanto que se perpetua e se fortalece a CAUSA DA DELINQUENCIA, que a cada dia se torna mais potente para causar o descaminho, a perdição, o erro, a prisão, o sofrimento e a morte prematura de muita gente inocente, que não sabe o que faz: Porventura ignorais que já há crianças de 10 anos delinquindo, praticando toda sorte de delitos ou pecados Inconscientes? Nessa escala logo teremos que transferir a criança do berço diretamente para a cadeia, ou não? Na verdade, a nossa juventude tem sido arruinada na vida, como vitima ingênua da insanidade espiritual do meio em que se acha relegada; onde impera a mentira, aincredulidade, a ignorância e a maldade; porquanto não há conhecimento e nem temor de Deus. Até quando marginais inconsequentes e outros pecadores mentirosos, substituirão Professores Ajuizados na formação dos jovens? Até quando as Escolas Cristãs serão substituídas por presídios desumanos, por universidades do crime? Até quando dormireis o sono da inconsciência, deitados em berço esplêndido? Rogo-vos, pois, pelo bem comum, que: Refleti sobre os ensinamentos de Cristo, que sintetiza toda a questão no seguinte texto bíblico: (MT.23.1) Então, falou Jesus às multidões e aos discípulos, dizendo: (1CO.16.24) O meu amor seja convosco em Cristo Jesus: (RM.15.33) E o Deus da paz seja com todos vós: (LV.6.31) Como quereis que os Homens vos façam; assim fazei-o vós também a eles: (JZ.7.17) Olhai para mim e fazei como eu fizer, (JB.15.5) porque sem mim nada podeis fazer: (JB.13.34) Amai-vos uns aos outros como eu vos amei: (IS.1.17) Aprendei a fazer o bem, atendei a justiça, repreendei ao opressor, defendei o direito do orfão, pleiteai a causa das viúvas: (SL.82.4) Socorrei o fraco e o necessitado, tirai-os das mãos dos ímpios: (DT.3.22) Não os temais, porque o Senhor, vosso Deus, é o que peleja por vós: (PV.22.6) Ensinai a criança o caminho em que deve andar, e, ainda quando for velho, não se desviará dele; (LS.3.11) porque desgraçado é o que rejeita a sabedoria e a instrução, a esperança dele é vã, e os trabalhos sem frutos, e inúteis as suas obras: (JB.8.25) Que é que desde o principio vos tenho dito? (JB.14.6) Eu sou o caminho, a verdade, e a vida: Ninguém vem ao Pai senão por mim: (MT.11.28) Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei: (AM.5.4) Buscai-me e vivei: (LV.18.2) Eu sou o Senhor vosso Deus: (LV.19.4) Não vos virareis para os ídolos, nem fareis deuses de fundição; (LS.14.27) porque o culto dos ídolos é a causa e o princípio de todo o mal: (JS.23.14) Eis que, hoje, já sigo pelo caminho de todos os da terra; (AT.13.34) e cumprirei a vosso favor as santas promessas feitas a Davi, (LC.12.32) porque vosso Pai se agradou em dar-vos o seu reino: (MC.14.41) Ainda dormis e repousais! Basta! (CJ.) Despertai-vos, levantai e apressai em interagir conosco; (EF.5.16) remindo o tempo, porque os dias são maus; (DT.4.20) como hoje se vê.

  25. antonio Postado em 26/Jun/2015 às 23:31

    a tv agora na maioria das novelas ,agora virou moda quando não,tem gay agora lesbica,oque as crianças deve perguntar a seus pais quando ve cenas assim é o apocalipse.