Redação Pragmatismo
Compartilhar
Protestos 15/Mar/2015 às 15:09
50
Comentários

O que seria dos protestos se não fosse a Rede Globo?

Rede Globo interrompe a programação deste domingo a cada 40 minutos para convocar, ao vivo, a população a participar dos protestos pró-impeachment em todo o Brasil. Texto usado por repórteres em todas as cidades foi idêntico: "manifestação pacífica, contra a corrupção, com mulheres, idosos e crianças pedindo democracia e fora Dilma"

esperte espetacular protestos dilma globo
Alex Escobar, que esteve à frente do Esporte Espetacular neste domingo, passou mais tempo chamando a atenção para os protestos do que apresentando o programa esportivo

A Rede Globo entrou de cabeça na cobertura das manifestações que pedem o impeachment de Dilma Rousseff neste domingo em várias cidades do Brasil. A emissora mobilizou, como há muito tempo não se via, toda a sua estrutura com o objetivo de ampliar a visibilidade dos atos. Quase 100% dos seus jornalistas estiveram de plantão.

Durante o Esporte Espetacular, programa exibido tradicionalmente pela emissora nas manhãs de domingo, o esporte se transformou em pauta secundária. As chamadas ao vivo sobre os protestos, em tom de convocação, tomaram a maior parte da programação.

Nas entradas em todas as cidades onde aconteciam mobilizações, os microfones da emissora captaram gritos de guerra contra o atual governo e xingamentos contra a presidente. Em Copacabana, zona sul do Rio de Janeiro, foi possível ouvir “Ei, Dilma, vai tomar no **”.

O texto usado pelos repórteres das afiliadas da emissora para relatar as mobilizações foi idêntico: “manifestação pacífica, contra a corrupção, com mulheres, idosos e crianças pedindo democracia e fora Dilma”.

Como este site já havia divulgado, a Globo anunciou esta semana que usaria o ‘Globo Notícia’ para criar um clima mais quente da cobertura dos protestos pró-impeachment. A emissora não costuma utilizar o expediente em eventos, mas abriu exceção para hoje. A título de comparação, as manifestações do último dia 13, que também aconteceram em todo o Brasil e defenderam a Reforma Política, não mereceram cobertura tão dedicada do maior conglomerado midiático da América Latina.

Internautas repudiaram o intento golpista da Rede Globo e alçaram, durante 48 horas ininterruptas, a hashtag #GloboGolpista para a primeira posição entre os assuntos mais comentados do Twitter.

O diretor da Rede Globo Erick Bretas, que semanas atrás defendeu abertamente o impeachment de Dilma Rousseff nas redes sociais, voltou a se pronunciar sobre os atos deste domingo e utilizou uma frase de Bob Marley para convocar o povo às ruas: “Get up, stand up”, publicou em seu facebook.

Não se sabe se Bob Marley apoiaria a causa de Bretas, mas é fato que entre os princípios editoriais da Globo não está a “isenção” que tanto prega.

Ao observar os atos de domingo e comparar a realidade das ruas com a empolgação da transmissão global, o professor universitário Gilberto Maringoni, ex-candidato do PSOL ao governo de São Paulo, foi quem melhor resumiu o panorama dos atos contra Dilma. “A manifestação principal não está nas ruas, está na TV”, disse.

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. angela Postado em 15/Mar/2015 às 15:17

    #globogolpista Não dou audiência!

    • Claudia Postado em 15/Mar/2015 às 16:53

      Eu também não!

    • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:16

      Estou com vocês , Angela e Claudia #boicoteredeglobo * Outro Vinicius

  2. Helena Postado em 15/Mar/2015 às 15:20

    Os dias desta emissora de merda estão contados. Abaixo a #globogolpista, o povo não é bobo!

    • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:17

      #boicotearedeglobo

  3. Pedro Postado em 15/Mar/2015 às 15:24

    "manifestação pacífica, contra a corrupção, com mulheres, idosos e crianças pedindo democracia e fora Dilma". E estão errados? Ah! Para de tentar achar chifre em cabeça de porco!!! (2)

    • Fabio Postado em 16/Mar/2015 às 05:06

      Claro que não estão errados. Oras, basta ver que é um movimento da direita, pela direita e para a direita. Eu fiquei em casa vendo na tv e aplaudindo o bom trabalho das emissoras. Fiquei cheio de vontade de ir pra paulista com uma camiseta vermelha, pra ver no que iria dar. Fui prudente e fiquei em casa.

  4. paulo Postado em 15/Mar/2015 às 15:25

    #globogolpista a globo fazendo lavagem celebral nas antas

    • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:19

      Sim e temos exemplos acima ! *outro Vinicius

      • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:28

        #boicotearedeglobo

  5. Beto Postado em 15/Mar/2015 às 15:29

    Se essa imagem é a sua ideia de "pacífico"... as discussões de família deve ser tudo feito com foice!

  6. doni Postado em 15/Mar/2015 às 15:33

    nunca a globo evidenciou tanto a pauta de um protesto, como esse, sempre ela da mais destaque aos transtornos causado pela manifestação.

    • Fabio Postado em 16/Mar/2015 às 05:09

      Amigo, não está cobrindo do mesmo jeito. Está cobrindo, mas, não diga que é do mesmo jeito. E vc entendeu o que Doni disse, sobre a ênfase dada pela emissora ao movimento ser democrático, qndo na real está mais para golpista. sem meter o louco, chara.

  7. Marianaa Postado em 15/Mar/2015 às 15:33

    Não só a Globo estava passando sobre a manifestação, a Record estava apenas passando isto, cobertura direta..e Band com links ao vivo, foi o que eu vi

    • Fabio Postado em 16/Mar/2015 às 05:13

      Mariana, qndo se diz Globo é por que não se pode esquecer o impacto dessa emissora por conta da maior audiência. As demais emissoras possuem larga influência tbm, e seguem a mesma linha golpista e são consideradas. Mas, fala-se em globo por toda influência e por seu papel histórico. Vide no youtube "além do cidadão kene" para um pouco mais de infos sobre essa emissora.

  8. Anderson Postado em 15/Mar/2015 às 15:34

    #Globogolpista

    • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:30

      Sim vamos boicota-la. *outro Vinicius

  9. San A F Postado em 15/Mar/2015 às 15:37

    As crianças também estão se manifestando? Rs, é, a Globo apela mesmo!

  10. pedro Postado em 15/Mar/2015 às 15:38

    #globogolpista sonega impostos!

  11. vinicius david Postado em 15/Mar/2015 às 15:40

    Kkkkkk!!!!Aceita que dói menos blog comprado pelo PT! !! Esses manifestantes foram as ruas por livre e espontânea vontade e não foram pagos como a maioria do dia 13!!! Aproveitem e comentem sobre o pagamento aos estrangeiros, pra participar da manifestação petista, que é ilegal pela constituição! !!

    • vinicius david Postado em 15/Mar/2015 às 15:45

      Alias o q o PT mais sabe fazer é rasgar a constituição! !!! Ah, não vi comentários tbm sobre a criminosa invasão das mulheres do mst aos campos de eucalipto! !! Esqueci, vcs são comprados e não podem falar mal do governo senão deixam de mamar nas tetas do governo! !!! Desculpa, #vcssimsãomídiagolpista! !!

      • Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 21:40

        Nossa gente tem que ter um reacionário "adestrado" pelo PIG logo com meu nome??!? Kkkk * outro Vinicius

    • Fabio Postado em 16/Mar/2015 às 05:18

      Aceita a derrota na urna q doe menos. ;) e legal a presença dos manifestantes do dia 15 pedindo golpe e desorientados. E mais legal é vc qrer comparar as pautas entre as duas manifestações. Se não fosse a globo dizer que o movimento de domingo foi por direitos e por reformas, ninguém perceberiam. Pois, curiosamente, nas ruas ninguém se lembrou de empunhar cartazes com esses interesses, so se via e ouvia a palavra MILITAR

      • silvia Postado em 16/Mar/2015 às 08:10

        Só ouvi a palavra militar sair da boca de petistas e idiotas até agora. Então você acredita que todas aquelas pessoas que estavam nas ruas do país inteiro ontem são simplesmente pessoas desorientadas e perdidas ? É isso mesmo ? E a cobertura foi a mesma até no rádio, que falou muito mais sobre o assunto do que a Globo. E pra finalizar, esse cara de vermelho está tomando um esporro por ter se metido na manifestaçao que não é dele, acho justíssimo, cada um no seu quadrado, se vai um anti-PT na sua manifestaçao tenho certeza que você faz até pior ! Não fui ontem, não acho impeachment soluçao mas não sou cega. Pra mim quem vai as ruas sem receber e mesmo sem ser convocado e sem muita organizaçao, sem saber o que esperar e mesmo assim ter a coragem de levar sua família tem 3 vezes mais valor do que protesto organizado por sindicatos.

  12. enganado Postado em 15/Mar/2015 às 15:46

    Jagunço Escobar ganha pra isso, ou seja, entrega a Pátria a banca internacional Anglo-Sionista na televisão, ou perde o emprego. Aí oJênio boechatÔ processa o jagunço Escobar porque isso é plágio da gRoubo, tá fazendo igual! Sem vergonha igual a vc, não acha? Pois carecas já são, politicamente defendem "Irmãos Metralhas", só diferem pelo time, do jagunço Escobar, Vasco: time comandado pelo honestíssimo Eurico Miranda. Gostaram? Passeata sos 100.000 que só apareceram 15.000. Muito bom! Eu sou DILMA!

    • enganado Postado em 16/Mar/2015 às 00:01

      Sr. Naro, vc anida não desconfiou que essas arruaças organizadas pelos PSDB/DEM/EUA-iSSrael foram porque a Presidenta DILMA disse que as investigações da Lava-Jato iam até o final doesse a quem doesse! Lógico, que chagaria no FHC (chefe dos Ladrões). Segundo um dos ladrões da época do FHC falou em bom tom que roubava na PETROBRAS desde os tempos do FHC, o doleiro citou o Aópio na lata e correndo atrás Anastasia. Quem inventou a compra de Pasadena foi o FHC. Um funcionário da Siemens, na Alemanha, citou nominalmente o Aloysio Nunes (motorista Mateus-sabe porque deste nome? Conhecido no mundo da propina como Aloysio TREZENTINHA-Depois eu conto qual foi a roubalheira) e o zé inábil (zé anibal) de receberem PROPINA dele funcionário. Aí entra em cena um juiz da colônia-judaica (obedece as ordens do AIPAC-HASBARA-CIA-MISSAD-NSA-...) FUX e esse pilantra dá o parecer que as provas apresentada não configuram ROUBALHEIRA (a Direita no BRASIL, só tem Santo!, O LULA e a DILMA são os ladrões da Pátria) e os ABSOLVE! Pqp! E as ambulâncias do çERRA? Super ministro da Saúde do FHC, pois esse é vagabundo é o CAIXA do PSDB. Sabe por que? Pois foi o único que visitou o Serjão qdo estava internado no Texas, para lhe passar as senhas e as contas escondidas, tipo Cayman do PSDB. Vc ainda não notou que o çERRA NUNCA irá sair do PSDB? Lógico! Levará consigo toda grana ROUBADA no governo do Príncipe dos Ladrões e Privataria do BRASIL: FHC. Não dá descrever todas as putarias/roubos/falcatruas do PSDB/DEM, o espaço é curto. DEM: pergunte aos agropecuarista de Santa Catarina o que acham do Bornhausen, a respeito da venda da Coperativa deles, para o BRADESCO? Olha meu amigo, acho vc corajoso em defender essa laia de ladrões que estão aí desde 1500, sugando o BRASIL e ao mesmo tempo se fazendo de Santo. E mais, não é à-toa que a rede gRoubo os defende, porque desde qdo o Roberto Marinho foi HONESTO nesta vida última, pois em qq coisa que fez no passado, presente e pretendem (famiglia) fazer no futuro. Ladrão só gosta de ladrão, ou vc também está levando ALGUM na hora do rachucha com sua PATOTA, anglo-sionista e a Direita do BRASIL? Tá parecendo, porque quem defende a Direita SEMPRE tá levando alguma grana, não há dúvida.

  13. João Batista Postado em 15/Mar/2015 às 15:55

    Não é de hoje que essa empresa fascista colabora com golpistas, em 64 entrou de cabeça, traindo o então Presidente João Goulart que havia concedido pela 1ª vez a concessão de televisão ao traidor e falecido Roberto Marinho. Atualmente conduzida o pelos três traidores da pátria, traidores idênticos ao pai. Vamos resistir a mais essa tentativa golpista, desonesta e criminosa das três colunas golpistas formadas pela CIA, GLOBO e PSDB..

    • Fabio Postado em 16/Mar/2015 às 05:28

      Naro, eu ainda tentei responder uma vez, mas, vc é do tipo retardado que da ctrl+c e ctrl+v em todos os comentários que relevam a tendência golpista da rede globo. Aí, burramente vc usa a palavra "cobrindo" para tenta dizer que todos cobrem de formas IGUAIS e se esquece que o foco da questão é sobre a parcialidade da Globo. entendeu, seu lixo?

  14. Dulce Cabral Postado em 15/Mar/2015 às 16:37

    Não é só a Globo, se mudarmos de canal vemos que a Record, a Band e o SBT fazem exatamente o mesmo. A mídia corporativa e familiar assumiu de vez e escancaradamente que é um partido político de oposição ao governo que pretende o golpe de estado e o retorno dos militares. É de dar vômitos.

    • renato Postado em 15/Mar/2015 às 17:33

      Você é burra assim mesmo ou só está brincando?

      • Glenda Postado em 15/Mar/2015 às 20:43

        Acho que o burro aqui não é ela não. A mídia foi pega em cheio pela lista do HSBC...até eu seria oposição!

  15. Alessandro Postado em 15/Mar/2015 às 16:58

    Uma verdadeira covardia esta cobertura, um golpe muito bem dado sem a necessidade de tanques de guerra como no passado, mas atuando com ferramentas muito mais perigosas e eficazes, virando a população contra o governo. Naro Solbo se vc não vê nada de estranho nesta cobertura da globo, então o objetivo dela está sendo atingido, manipular é isto, é mudar sua " opinião" sem que vc perceba.

  16. Luiz Parussolo Postado em 15/Mar/2015 às 17:18

    Estou cá com meus botões e a minha insignificância em monólogo sem conseguir entender. O Brasil é um país independente ou vive de liberdade vigiada desde colônia?!. Aliás, somos um povo livre ou somos escravos em nós mesmos das imposições políticas, econômicas, criativas, dogmáticas, pragmáticas, usos e costumes, hábitos, ética, moral, consciência, vaidades, ambições, ganância....dos modelos teóricos e práticos da Europa, dos EUA e dos países bolcheviques, desde nossos poderes e elites formadores do senso comum nacional?! Em que quesitos o brasileiro possui identidade e criação originárias sem máculas estrangeiras?! Rui Barbosa afirmou que somos extensão da Europa. Nesses movimentos estamos buscando a proclamação de nossa independência e liberdade plena democrática ou o berço adotivo que a maioria deduz ser mais compatível aos nossos anseios de inseguros e dependentes eternos?! Não abraçamos ou abraçamos o paternalismo inglês/americano ou russo/chinês. Parece que nós brasileiros nunca tivemos noção e não temos o que é (ou era visto não sabermos o que foi levado embora nestes últimos 30 anos de nossas riquezas) o esplendor de riquezas em subsolo e biogenética ante o confronto com o mundo inteiro e que tínhamos e temos o dever de ser uma força independente, impositiva, soberana, identificada, livre e líder como são Japão, Alemanha, Canadá. Austrália, Coreia do Sul, Países Nórdicos da Europa, China etc.. Temos, por exemplo, a mesma independência, a liberdade, a identidade que possuem Canadá e Austrália?! Será!. Considerando todos os índices de países ricos e livres, conseguimos sair do subdesenvolvimento e da dependência?! O Brasil como esplendor pode seguir conceitos, teorias, conhecimentos para formar seu desenvolvimento com independência e identidade ou deve buscar em sua própria razão modelos de acordo com seu perfil mesmo sendo adaptado dentro dos conceitos universais?! Todos os países acima citados promoveram seus desenvolvimentos e auto suficiência espelhando-se no neoliberalismo americano/inglês ou no bolchevismo soviético, ou buscaram em si mesmos a capacidade, o conhecimento, a sabedoria e a superação?! Fomos na Colônia até a Primeira Guerra Mundial súditos da Inglaterra; após dos americanos com a disputa pela supremacia dos nossos destinos dogmáticos, pragmáticos, políticos e econômicos pela URSS (depois Rússia) a partir de 1924 e amamos esse privilégio, parece. Afinal, será que somos um país de cegos que cegam a nação inteira para depois guia-la, como os fariseus? Parece que somos ou realmente somos!

  17. Luiz Parussolo Postado em 15/Mar/2015 às 17:22

    Lobão defende ricos, direito e economia (inclui-se o jornalismo brasileiro)porque). Falta essência (razão) a ele e só consegue enxergar e ouvir e comparar nas descobertas dos sentidos. Defende adestramentos como conhecimento racional Daí o nobre cantador que foi. E o Brasil ser o que é comprova-se nos 95% de Lobão, habitantes que não conseguem incorporar ao território como patriotas. Acredito que não irá dar para estimar o número de participantes no movimento amanhã. Não por nenhum político ou partido, ou pela imprensa desordeira do país, ambos, juntamente com os capitalistas, nada valem, mas pelo integralismo do território brasileiro e pela sobrevivência do perfil da nação brasileira. Incrível que isto foi instigado em 1995/1996, tendo a imprensa cooptada aos interesses do entreguismo neoliberal, e começa agora. Mas, não se iludam mauricinhos e patricinhas que sempre dominaram o estado e a sociedade, o movimento parece buscar a libertação do país de todos os canalhas e psicopatas. Esperamos os acontecimentos futuros. Se privilegiar os mauricinhos e as patricinhas a retornar ao domínio do país é trocar ratazanas por ratazanas muito mais pestilentas e contaminadas, o refugão histórico do entrave medieval do país e acatado pelos atuais dominantes que nada mais são que a reencarnação sem brasão daqueles. Podem nações desenvolvidas ocupar o território visto ainda humanamente não foi ocupado até hoje.

  18. Luiz Parussolo Postado em 15/Mar/2015 às 17:29

    Entendi, o pragmatismo político é comunista e não aceita referir-se sobre as ações comunistas. Como, por exemplo, escrevi que quem viabilizou o país ao comunismo foi o FHC. Comunista sedento, neoliberal de pijamas, que usou o neoliberalismo. Os dois constituem-se na maldição do mundo e o Brasil não quis se libertar nem de um e nem de outro, como outros países potenciais fê-lo.

    • Luiz Parussolo Postado em 15/Mar/2015 às 17:30

      -----Yuri Bezmov deu essa palestra na década de 80!!!! ----- Yuri Alexandrovich Bezmenov foi um jornalista da RIA Novosti e EX INFORMANTE da PGU KGB, que desertou para o Canadá. Após assumir funções na Índia, Bezmenov passou a admirar o povo indiano e sua cultura. Ao mesmo tempo, começou a ressentir-se com a opressão da KGB contra intelectuais que discordavam das políticas de Moscou, decidindo desertar para o Ocidente. “O processo de subversão da sociedade do país alvo, é necessário para manipular cultural e psicologicamente as massas de forma a facilitar a implantação de regimes revolucionários. Este processo é dividido em quatro fases que são: "desmoralização", "desestabilização", "crise", "normalização”.

  19. Bruno Postado em 15/Mar/2015 às 17:31

    Desespero da Globo.Justamente quando o nome da viuva do Marinho é citada nas contas secretas do HSBC.

  20. jarau Postado em 15/Mar/2015 às 18:39

    Já coloquei no vidro da minha casa, GLOMENTIRA. varias pessoas só hoje vão fazer o mesmo.

  21. Glenda Postado em 15/Mar/2015 às 20:46

    Sua TV já está estragada desde 64 e vai estragar mais ainda. Essa "quadrilha" acaba de ser pega na lista do HSBC. Saqueia o Brasil desde sempre! Só no ano passado, foram sonegados 500 bilhões de reais que sustentam a corrupção no país. Sai da frente da TV, senão vc. acaba estragado tb!

  22. velhos baianos Postado em 15/Mar/2015 às 21:16

    Dilma pode dormir tranquila : aqui em Salvador só 10 mil da elite branca ! E parece que em SP o Datafolha desmentiu a Globo : 250 mil. São Paulo nem Brasil é ! Dito por eles mesmos...

  23. Marlon Bravo Postado em 15/Mar/2015 às 21:48

    Chupa Escobar ! Chupa Globo ! 210 MIL EM SP SEGUNDO O DATAFOLHA ! E NAS OUTRAS CAPITAIS FOI UM FIASCO ! PERDERAM !

  24. Vinicius Postado em 15/Mar/2015 às 22:03

    #boicotearedeglobo na minha casa até travei para não sintonizar na Globo. Se pelo menos a metade dos eleitores da Dilma não assistissem Globo essa emissora golpista ela já perderia muita coisa. Convoco pelo menos as pessoas desse site a dispensar esse canal, tem tantas coisas melhores para fazer do que ficar na frente de uma TV dando audiência para um meio de comunicação medíocre. Tem tantas opções ,ir ao teatro ,cinema ,ler um livro, filmes ,mesmo na televisão tem tantos canais melhores, filmes em DVD. Opções não faltam . #boicotearedeglobo * outro Vinicius

  25. Marcio Postado em 15/Mar/2015 às 23:36

    Engraçado que pedem "democracia" e "intervenção militar" simultaneamente. É, no mínimo, paradoxal. Na verdade é surreal, bestial, irreal, somente factível na cultura deturpada de seres anecéfalos.

  26. Rodrigo Postado em 16/Mar/2015 às 03:00

    A globo está sentindo falta do dinheiro oriundo do governo federal para sobreviver. E o resultado é isto: TOTAL DESESPERO. Não conseguiu fazer o Cocaécio ganhar a eleição e agora procura um golpe. Tudo para que o governo tenha uma mesada farta para eles, independente se este dinheiro fizer falta para investimentos ou qualquer destino mais nobre do que encher o caixa de vagabundos elitistas.

  27. Thiago Teixeira Postado em 16/Mar/2015 às 08:10

    6:30 da manhã, no intervalo da missa, a globo já fazia chamadas. Foi ridículo, gritante e muito oportunista as coberturas de domingo. Band e Record não ficaram pra traz, muito pelo contrário, estavam tendo orgasmos convocando a elite branca para o Golpe. E tiveram o despautério de falar que as manifestações eram POPULARES.

  28. Pedro Postado em 16/Mar/2015 às 09:10

    #GloboGolpista

  29. Terra Postado em 16/Mar/2015 às 10:02

    E voce Andre, quer dizer com isso que o Brasil ante do PT era uma Suecia? Criou a corrupcao no Brasil? E o esses partido de direita sao perfeito? Voce com certeza acredita em unicorne e que papai ja poes seu sapato debaixo da arvore pra o presente do Natal.

  30. Marcio Reis Postado em 16/Mar/2015 às 18:48

    Bater na governança da República Federativa do Brasil, é o modo operante desta TV. Aglomerar a população contra a governança e incentivar a pancadaria é sua especialidade. O modo como esta rede de TV trata a governança, faz lembrar Geni e o Zepelin. Todos desta imprensa raivosa e seus apaniguados se regozijam em bater, escorraçar,e forçar a destituição pelo golpe. O mais tenebroso, é que no âmago deste imbróglio, o espírito da raivosa mídia não consegue esconder que nutre um viés saudosta pelo estado de exceção, deste que consiga priorizar para si as benesses das tetas generosas da República que ela tanto odeia. Se a governança República não fizer afagos e concessões nebulosas a este contingente, sempre será "maldita". Mas, se a governança República ceder seus caprichos será considerada "bendita". Quanto aos simpatizantes desta mídia, só interessam quando convencidos por ela a serem manobrados como bucha de canhão. Nada mais que isso.

  31. Carlão Postado em 17/Mar/2015 às 16:18

    A Corrupção está impregnada no DNA dos Políticos Brasileiros...Infelizmente...

  32. Gustavo Postado em 18/Mar/2015 às 14:44

    Não entendo como a Globo se mantem, tendo em vista sua audiencia cada vez mais baixa, aqui em casa por exemplo, a globo so e sintonizada quando passa a novela das 8:00, pois por mais que seja contra, minha mulher nao deixa de assistir.

O e-mail não será publicado.