Redação Pragmatismo
Compartilhar
Saúde 25/Mar/2015 às 19:03
4
Comentários

O que acontece com o bebê quando uma mãe fuma um cigarro

Estudo britânico mostra efeitos nocivos do tabagismo na gravidez. Ecografias 4D revelaram reações dos bebês no útero quando as mães fumavam; resultado mostrou que eles tendem a fazer mais ‘caretas’ e movimentos da boca e das mãos

bebê cigarro mãe fumar
Ecografias mostram fetos fazendo “caretas” quando mães são fumantes (divulgação)

Os efeitos do tabagismo durante a gravidez podem ser refletidos nos movimentos faciais dos fetos, afirma uma pesquisa realizada pelas universidades britânicas Durham e Lancaster. Segundo os cientistas, os resultados ressaltam que o fumo da mãe é prejudicial aos bebês enquanto se desenvolvem no útero. As informações são do The Independent.

Ao observar 80 ecografias em 4D de 20 bebês, os pesquisadores descobriram que os fetos cujas mães eram fumantes apresentaram uma taxa significativamente maior de movimentos da boca em comparação com os níveis normais. A razão para essas reações pode estar no sistema nervoso central, que controla os movimentos em geral e, em particular, os faciais.

As quatro mães fumantes consumiam uma média de 14 cigarros por dia. As outras 16 mulheres não fumavam. Todos os fetos foram avaliados clinicamente e eram saudáveis ao nascer.

Assim como em outros estudos, a pesquisa também mostrou que estresse e depressão materna também impactam sobre os movimentos fetais. Mas houve aumento dos movimentos da boca e das mãos em bebês cujas mães fumaram.

RBS

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Thea Postado em 26/Mar/2015 às 06:41

    O artigo nao eh sobre aborto, eh sobre cigarro!! Algumas pessoas parecem nao possuir discernimento! Muitas mulheres continuam fumando qdo estao gravidas,achando que nao afeta o nenem o estudo mostra que afeta sim! ... Para quem quer falar de aborto, lembre-se que ele acontece, legalmente ou ilegalmente, as pessoas q querem/prcisam faze-lo, o farao com a sua aprovacao ou nao ... a diferenca eh que ilegalmente, essas mulheres estao a merce dos açogueiros/extelionatarios, muitas ate perdem a vida. Legalmente, elas poderiam assessar ajuda e quem sabe ate mudar de ideia. Aqui na Inglaterra, aborto eh legalizado e acompanhado de assistencia medica e emotional, em muitos casos as mulheres/moças desistem de abortar qdo sao assistidas adequadamente.

    • Pereira Postado em 26/Mar/2015 às 12:42

      E por que o aborto tem que ser legalizado para as mulheres terem direito a ter acompanhamento médico e psicológico durante a gravidez ?

  2. Pereira Postado em 26/Mar/2015 às 12:39

    Se o cigarro faz isso com o indefeso feto, imagina o que ele sofre com uma agulha ou uma máquina lhe sugando num procedimento de aborto.

  3. Pereira Postado em 26/Mar/2015 às 12:40

    hehehe.... é a "coerência" da esquerda. Como diz Lu genro !