Redação Pragmatismo
Compartilhar
Tecnologia 31/Mar/2015 às 11:43
6
Comentários

O declínio das lan houses no Brasil

Pequeno documentário mostra o declínio das lan houses, da febre nos anos 2000 até a persistência atual em alguns lugares da periferia

declínio lan house internet adolescente tecnologia

A inclusão digital no Brasil não pode ser compreendida sem observar o fenômeno das lan houses. Em 2008, segundo o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), 52% dos brasileiros utilizavam esse tipo de estabelecimento. “Em vários lugares da periferia de São Paulo e do Rio, você tinha uma lan house nessa rua, outra na rua de cima”, lembra o sociólogo e professor da Universidade Federal do ABC Sergio Amadeu.

Os motivos que fizeram das lans uma verdadeira febre foram diversos. Para os gamers, era o lugar de encontro e socialização, onde os computadores tinham a configuração certa para os jogos de última geração. Durante a explosão do uso de redes sociais, o acesso contínuo era imprescindível para os adolescentes sem computador em casa. Mas a coisa mudou. O crescimento da renda média do trabalhador e o barateamento dos smartphones levou ao fechamento da maioria das lan houses em São Paulo. Hoje, adolescentes de 16 anos se lembram com nostalgia de terem frequentado as lan houses quando tinham 12 ou 13 anos.

O minidoc Conectados, realizado pela Pública para o programa “Sala de Notícias”, do Canal Futura, visitou essas lembranças e algumas lan houses que ainda persistem, seja em bairros longínquos como o Jardim Pantanal, na zona leste de São Paulo, ou em pequenas lojas no centro da cidade, onde acolhem os imigrantes sul-americanos e africanos recém-chegados.

Assista:

Alice Riff e Luciano Onça, Agência Pública

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Eduardo Postado em 31/Mar/2015 às 12:08

    viva o smartphone e os tablets a preços baixos..... mas diminuirão mas não acabarão.

  2. George Postado em 31/Mar/2015 às 12:23

    só tenho saudade de jogar CS com a galera

    • Luis Postado em 01/Apr/2015 às 08:48

      Descanse em paz LAN de CS.

  3. Wanderson Postado em 31/Mar/2015 às 13:06

    Eu tinha uma lan-house.Pequena,com cinco computadores mais o "servidor".No começo realmente foi muito bom e lucrativo mesmo.Hoje em dia uma lan se limita a prestar pequenos serviços como imprimir faturas diversas e acessar contas do DETRAN,tirar segunda via de documentos,como CPF,xerox,etc...Coisa que um atendente faz para o cliente sem problemas e rapidamente.O acesso a internet direto,como jogos em rede caiu muito,mas muito mesmo.Hoje eu não tenho mais a lan,me limitei somente ao conserto de Pc´s,Notebook´s,Tablets e Celulares baratos,aparelhos que foram os causadores da morte das Lan-houses.Um tempo bom,que não volta nunca mais.

  4. Félix Postado em 31/Mar/2015 às 13:06

    INCLUSÃO! Pode colocar na conta do PT!

  5. poliana Postado em 31/Mar/2015 às 17:48

    tá rindo de que, coisa linda?