Redação Pragmatismo
Compartilhar
São Paulo 31/Mar/2015 às 12:01
8
Comentários

O cruel aumento da tarifa de água em São Paulo

Conta de água em São Paulo tem aumento de quase 14%. É o maior reajuste desde 2003

aumento água são paulo

Por Valdir Roque*

A Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp) autorizou, na segunda-feira, 30, um reajuste de 13,8% nas contas de água e esgoto da Sabesp. É o maior aumento desde 2003. A alegação da Sabesp para o aumento seria cômica, se não fosse trágica: risco ao equilíbrio econômico-financeiro por causa dos prejuízos provocados pela crise da água no estado.

Como cidadãos, pagamos duas vezes. Primeiro porque a crise gravíssima da água que estamos enfrentando, com bairros por dias sem água na torneira, ou uma espécie de rodízio velado, com água na torneira poucas horas por dia, é fruto da irresponsabilidade dos governos do PSDB no estado, que, mesmo alertados há anos para o risco de colapso no sistema de abastecimento, pouco ou nada fizeram: não ampliaram, modernizaram os reservatórios, não investiram. E agora, vem o governo Alckmin com a maior cara de pau e aumenta a tarifa por causa dos prejuízos provocados pela crise da água, que eles mesmo geraram.

Já não basta termos de tirar dinheiro do orçamento familiar para comprar galões, baldes, garrafas de água mineral, já que a pouca água que chega às nossas torneiras tem qualidade pra lá de duvidosa, agora temos de arcar com o aumento na tarifa. É uma medida não só injusta, mas também cruel, desumana, com a população de São Paulo.

Um dos motivos alegados para o reajuste são as perdas geradas pela redução do consumo de água. Um absurdo! Como vamos consumir o que o governo Alckmin não nos disponibiliza? Quem não gostaria de ter água sempre disponível na torneira para beber, cozinhar, tomar banho… Mas, com a crise, mesmo quando temos água, procuramos economizar ao máximo, reutilizar ao máximo, para evitar desperdício e fazer nossa parte para não aumentar o problema. Afinal, já que o governo Alckmin não fez a parte dele, que façamos a nossa.

Repito: o aumento da conta de água por conta da redução do consumo que o próprio governo Alckmin é uma penalização sem lógica; surreal. Como cidadão e vereador, faço um apelo ao governo do estado para que reveja esse aumento cruel da tarifa de água para a população de São Paulo.

Nota: A Sabesp se posicionou oficialmente e disse considerar insuficiente o reajuste de 13,8% autorizado pela Agência Reguladora de Saneamento e Energia de São Paulo (Arsesp).

*Valdir Roque é vereador – líder da bancada do PT na Câmara Municipal de Osasco

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. poliana Postado em 31/Mar/2015 às 14:48

    pra quem vota no psdb há 20 anos pra governar o estado, achei até pouco. os paulistas merecem...não são os fodões?! agora aguentem!

  2. Thiago Teixeira Postado em 31/Mar/2015 às 14:59

    É culpa do PT... Fora Dilma ...

    • poliana Postado em 31/Mar/2015 às 16:33

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!!! cuidado tico..tem gente q n entende ironias! rsrsrs

      • BRUNO SILVA Postado em 31/Mar/2015 às 18:46

        kkkkkkk

  3. Eduardo Ribeiro Postado em 31/Mar/2015 às 15:17

    Os caras GERARAM a crise, por incompetência e falta de planejamento, e agora forçam a população a pagar por ela aumentando o valor da tarifa. Justificativa: perdas geradas pela redução do consumo que ocorreu nesses tempos. Porra...e reduziu o consumo por que? Essa justificativa é a piada do ano de 2015 até aqui, tranquilamente. E o que é pior: ao chegar eleição, se o PSDB colocar um cone de trânsito, um pneu velho ou um pedaço de madeira como candidato ao governo (e ouso dizer, a prefeitura de São Paulo também), eles ganham em primeiro turno com ampla margem. É uma relação explícita de sadomasoquismo entre governo e população de SP.

  4. felipe Postado em 31/Mar/2015 às 15:24

    Achei o maior barato a manchete desta notícia, ri muito, sera que que teve alguma noticia parecida com os constantes aumentos que o governo do PT fez? Agora concordo que é um absurdo este aumento e lamentável o o gov do PSDB fez com SP, da mesma forma que esta sendo lamentável o que a Dilma esta fazendo com o país e nao adiantr reclamar do PMDB, afinal o PT vendeu a alma ao diabo para governar o Brasil por isso eu votei na Marina e irei votar em qq outro governador que não seja do PT ou PSDB chega!!

  5. deisi Postado em 31/Mar/2015 às 16:42

    O povo paga aumento pela má gestão e falta de água, realmente seria cômico se não fosse trágico! Infelizmente o PSDB destruiu a empresa a partir do momento que abriu para o mercado de ações, começou a visar lucros. Antes sua preocupação era em prestar bons serviços! Meu esposo prestou serviços a empresa por 35 anos, a Sabesp de hoje esta muito longe, do que foi, não tem como comparar, principalmente valorização do quadro de funcionários e prestação de serviços. Meu esposo faleceu sem aposentar e muito triste em ver em que a Sabesp se transformou.

  6. Eduardo Postado em 31/Mar/2015 às 18:12

    Água é um bem valioso e é uma das poucas coisas que é barata demais no Brasil. Em qualquer estado.