Redação Pragmatismo
Compartilhar
Barbárie 28/Mar/2015 às 12:23
53
Comentários

Milhares torcem pela morte de José Dirceu após suspeita de AVC

Milhares de internautas pedem a morte de José Dirceu após ex-ministro dar entrada em hospital com suspeita de AVC. Reação ao suposto problema de saúde reflete o nível do debate político no Brasil, onde mensagens de ódio extremo são tratadas com naturalidade

josé dirceu avc

Lino Bocchini, CartaCapital

No final da tarde desta sexta-feira 27 José Dirceu deu entrada em um hospital de Brasília com a suspeita de estar com um princípio de AVC. Sem maiores detalhes sobre o estado de saúde do ex-ministro, sites publicaram a notícia e a publicaram em suas redes sociais.

Foi o suficiente para uma enxurrada de comentários de ódio brotarem nas redes sociais pedindo a morte de Dirceu, muitas delas com requintes de crueldade. Outros pediram também a morte da presidenta Dilma Rousseff e do ex-presidente Lula. Abaixo reproduzo alguns comentários que conseguiram, o apoio de mais de 500 pessoas (“likes”) em apenas duas horas de Facebook:

“Você vai conseguir vencer essa! Força AVC!!”

“Estamos juntos AVC. Não mata não por favor, só deixa ele vegetativo, cagando na cama.”

“Morre que passa.”

“#SomosTodosAVC”

“O demônio tá vindo buscar!”

“A Dilma leva vantagem pois como não tem cérebro nunca vai ter AVC!!!”

“Que morra e volte para buscar Dilma e Lula.”

“A chapa quente do inferno tá prontinha pra ele e para o molusco.”

São frases fortes, e peço desculpas por reproduzi-las. Acredito, contudo, que neste caso a reprodução é justificável, para ilustrar o tamanho da irracionalidade e do ódio.

Curiosamente, muitos dos perfis autores destas mensagens ou seus apoiadores são pessoas que se dizem cristãs e têm imagens religiosas em meio a seus perfis. E ainda defendem a paz, a família, um mundo melhor…

Muitos dos comentários inclusive evocam a religiosidade para pedir a morte de José Dirceu:

“Glória a Deus, minhas preces foram atingidas.”

“Deus é pai, aqui se faz, aqui se paga.”

“DEUS. Faça ele ser atendido no SUS por um dos médicos cubanos que dará o diagnóstico de virose e ele será enviado para casa e morrerá dentro de poucas horas. Amém!”

Não quero entrar no mérito sobre a conduta de José Dirceu, o que ele fez ou deixou de fazer. Não é disso que se trata esse artigo. Também não defendo a censura de ninguém. Tampouco pretendo atacar a fé de quem quer que seja.

Este breve texto é apenas um convite à reflexão. A que ponto chegamos? Quando perdemos totalmente nossa humanidade a ponto de ser normal alguém falar publicamente algo como “Não mata não, só deixa ele vegetativo, cagando na cama” e receber o apoio de mais de mil pessoas em menos de uma hora?

Como será possível continuarmos debatendo não apenas política, mas qualquer assunto nesses termos? É com este tipo de debate sério que iremos melhorar o Brasil?

E, o pior de tudo, a publicação deste artigo deverá gerar ainda mais mensagens de ódio, comprovando que quem está doente não é o ex-ministro. É a sociedade.

dirceu avc

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Wander Postado em 28/Mar/2015 às 12:33

    O mais engraçado é que está cheio de "religiosos" nas twitadas. Soa até engraçado, essa é a geração muito mal criada cujos os valores estão aí para todos apreciarem. Ainda bem que aí só tem puritano que nunca deu um gatinho no IR, no troco que veio a mais, no talão da zona azul, no recado de que não está em casa...e por aí vai. Gostaria muito de que a velha máxima, que nossas avós sempre falavam, fizesse valer: "Não deseje o mal para o outro que cai em você".

    • marilda Postado em 28/Mar/2015 às 14:42

      Penso exatamente como você ! Esta onda de ódio entre as pessoas está me deixando chocada e com medo !

  2. Salomon Postado em 28/Mar/2015 às 12:39

    Melhor retrato da imbecilidade de parte da sociedade brasileira, não existe. Certamente que a maioria é eleitor do Aécio. Esse tipo de coisa é que faz a gente ter vergonha de pertencer à raça humana.

  3. Thiago Teixeira Postado em 28/Mar/2015 às 13:13

    O abismo entre ideologias de esquerda e direita está comprovada na reação desses morféticos. A todos que desejaram a morte do ser humano (independente da suas origem partidária ou acusações proferidas), desgraça e sofrimento eterno.

    • Annie Postado em 28/Mar/2015 às 14:33

      Thiago, meu caro, se vc deseja desgraça e sofrimento eterno para quem deseja a desgraça de outro... vc é melhor que este outro? Assim não vamos muito longe... há um abismo muito grande entre as pessoas e não tem nada a ver com a ideologia delas.

      • Thiago Teixeira Postado em 30/Mar/2015 às 09:23

        Está coberta de razão, mas não dá pra ficar calado vendo uma atrocidade dessas. A discussão deve ser POLÍTICA, IDEOLÓGICA, mas estão debandando para o PESSOAL.

    • Silva Postado em 28/Mar/2015 às 14:58

      Não me convenceu Rodrigo! Você é muito mal informado sobre a medicina Cubana, mas deixa pra lá. Desejo sinceramente que não precise de médico brasileiro incompetente, posso te garantir que tem muitos. Também que não seja acometido de doença que cause sofrimento, talvez só assim deixe de ser tão sarcástico e babaca.

    • Ebicet Postado em 28/Mar/2015 às 20:13

      KKKK se você realmente quer que ele morra é melhor ser atendido por um médico Brasileiro e não por um Cubano, porque se ele for atendido por um cubano pode ter s=certeza que el vai durar muito mais, aliás torço para que ele seja atendido por um cubano.

    • enganado Postado em 30/Mar/2015 às 00:00

      Caro Thiago O ódio ao Zé Dirceu foi implantado pelos EUA, pois lá (EUA) o Dirceu deles chama-se Zbigniew Kazimierz Brzezinski e apesar de polonês, dita AS regras da política externa dos canalhas EUA/iSSraHell. Na gloriosa RÚSSIA o fulano chama-se Sergey Glazyev, ou seja, todos os países tem o seu "pensador" que normalmente dá o rumo as coisas do país. Lembro ainda: "Todos esses pensadores são 'NACIONALISTAS". Aqui o NACIONALISMO do Zé Dirceu bateu de frente com rede gRoubo/PSDB/DEM/Clube Militar/Forças Armadas/Banqueiros/Toda Direita e o resto da canalhada, que não dá para citar todos. Então entre aí o ENTREGUISMO de nossa PÁTRIA aos EUA/iSSraeHell, porque a grana corre solto desde qdo a época da Inconfidência Mineira (os EUA foram CONTRA, depois eu conto esta passagem HISTÓRICA, passada em Paris, 1780). Lógico! Alguém aqui pensa que a Direita quer o que da PETROBRAS seja saneada? Querem : "Entregá-la para os EUA/iSSraHell, ou seja, NUNCA quiseram esclarecer NADA! Querem se apossar de tudo e trocar o BRASIL por 1/2 dúzia de dólares. Esse sempre foi/é/será o propósito desta laia, ou será que o çERRA/FHC/Aópio/Álvaro Dias/Clube Miliatr... foram Nacionalistas pelos por 5 minutos. Então o NACIONALISMO incomoda a Banca Internacional Anglo-Sionista que manda e desmanda na Imprensa-Empresa-Press_tituta- Anglo Sionista Internacional, instalada nos EUA; sem essa de rede gRoubo ser brasileira, tá mais para embaixada de iSSraHell do que a embaixada mesmo, São americanos disfarçados pelos judeuSS que lá habitam. É Zé Dirceu, se estivesse na RÚSSIA e/ou EUA/iSSraHell estaria no pedestal, mais aqui quem mandam são os APÁTRIDAS, e pior ainda, os vagabundos não sabem que do outro lado da vida é melhor para influenciar nos fatos, porque "Não existem MENTIRAS da Direita porque todos os fatos são mostrados na íntegra”. Boa sorte Zé Dirceu, que DEUS o proteja. BRASIL acima de tudo.

  4. Olga Postado em 28/Mar/2015 às 13:42

    É doloroso ver que tanta gente ainda não aprendeu nada, que não cresceu como ser humano, que se ergue em Deus para condenar o outro, sem se enxergar a se mesmo. Doloroso ler tantas expressões de ódio, que não são mais que expressões da própria consciência contaminada e pequena, palavras que falam do pensamento estreito e do sentimento pobre de uma parcela grande da sociedade, que não faz mais que condenar a se própria. Realmente estamos presenciando a pobreza mental e espiritual das pessoas que carecem de valores, de formação como seres inteligentes, de estreito campo visual e de conhecimentos. Focados somente para objetos de ódio, porque somente ai eles se sentem alguma coisa no mundo. Não é este caso concreto que me leva a pensar assim, o mal é geral. Lamentável, só inspira vergonha e pena e a certeza que estamos muito involuídos como sociedade e que uma boa parcela parece ter ressurgido das piores épocas da historia da humanidade.

    • marilda Postado em 28/Mar/2015 às 14:47

      Felizmente ainda existem pessoas que pensam diferente e temo que neste momento sejamos minoria . Vi pessoas da minha própria família com esse mesmo tipo de sentimento ruim . Temos que de alguma maneira contrapor isso . De minha parte estou sempre publicando coisas positivas e belas por aqui .

  5. Luis Postado em 28/Mar/2015 às 13:56

    Engraçado que em uma notícia aqui sobre o FHC vi várias dos esquerdistas de plantão daqui desejando morte ao mesmo, em uma notícia sobre o Reinaldo Azevedo vi vários esquerdistas de plantão desejando que o câncer dele voltasse, mas em ambos os casos não vi ninguém condenando as manifestações como "ódio"...

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 14:09

      passa o link então. gostaria de checar.

    • Annie Postado em 28/Mar/2015 às 14:30

      Eu tb queria ver, por favor, passa o link.

    • Geraldo Galvão Postado em 28/Mar/2015 às 14:31

      Vamos lá Luis , mostra o link.

    • Eduardo Postado em 28/Mar/2015 às 20:06

      mostra a fonte....ou o link....

    • EBICET Postado em 28/Mar/2015 às 20:18

      Passa o link para rejeitar essa atitude, pois é vergonhosa quanto a destes internautas.

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 23:35

      Sugiro que leia o comentário do Luis acima. Não é este link que estamos pedindo.

    • Vinicius Postado em 29/Mar/2015 às 00:52

      Eu nunca desejei a morte de ninguém, nem do Bolsonaro, Malafaia e outros. Mande o link para checar por favor. *Outro Vinicius

  6. Geraldo Galvão Postado em 28/Mar/2015 às 14:29

    Se eles não tiveram a preocupação de publicar os comentários, por que o autor da matéria os protege? Queremos saber a identidade dos comentaristas.

  7. DIVINO Postado em 28/Mar/2015 às 14:46

    GERAÇAO PERDIDA, FILHOS SEM PAI, SEM MAE, SEM AVOS SEM NADA NA CABEÇA...

    • Deisi Postado em 28/Mar/2015 às 15:12

      Compartilho da mesma ideia Divino! Só acrescentaria geração sem coração, sem humanidade, sem compaixão e principalmente sem amor, o ódio é o único combustível que os movem.

    • Eduardo Postado em 28/Mar/2015 às 20:04

      tem sim..... M E R D A .... e muita.

  8. Deisi Postado em 28/Mar/2015 às 14:49

    Faz tempo cheguei a triste conclusão que o mundo padece de falta de compaixão e amor, ninguém é capaz de se colocar nem um momento no lugar do outro. Vivem como se não houvesse amanhã, acham que estão imunes a sofrimento e dor. Eu que estou vivendo um momento de grande sofrimento, com o falecimento do meu esposo, só tenho encontrado pessoas maldosas e insensíveis. Estou bem desesperançosa com à humanidade, principalmente essa geração, que é movida pelo ódio, a ponto de desejar a morte do outro. Não tem salvação, são odiosos demais, deveriam ser impedidos de procriarem, imaginem os filhos desses vermes.

  9. Carlos Postado em 28/Mar/2015 às 14:54

    É o império do ódio e da intolerância, alimentado por interesses mesquinhos e ignaros, usando massa de manobra sem capital cultural. E digo mais: a ignorância não tem ideologia, tem apenas violência e brutalidade. Ninguém decentemente e respeitosamente de direita ou esquerda se posiciona assim.

  10. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 18:20

    típico

  11. MARIA Postado em 28/Mar/2015 às 19:05

    DEPOIS, DE LER VARIOS COMENTARIOS DESEJANDO A MORTE DE LULA E DILMA NÃO ESPERAVA OUTRA REAÇÃO! AINDA BEM QUE NO BRASIL NÃO EXISTE PENA DE MORTE! PUTZ, AO SER HUMANO COMUN PASSIVEL DE ERRO, ELEITO DEMOCRATICAMENTE PELO POVO, E ERA! MERECE MORRER OU FICAR VEGETANDO EM CIMA DA CAMA? DECIDAM? ELE ESTA ESPERANDO!

  12. Eduardo Postado em 28/Mar/2015 às 20:03

    porque as tarjas pretas em cima do nome, se eles falaram isto que se responsabilizem publicamente perante seus meios, e a sociedade como um todo... mas tem nada não, o que desejamos para outros recebemos em dobro... com certeza, e muitas vezes por tabela....Deua proteja José Dirceu e que o ajude a sair desta.

  13. angela Postado em 28/Mar/2015 às 20:45

    É realmente o cúmulo do deplorável essa atitude!!! O Brasil não merece essa sociedade hipócrita e intolerável!! Cristãos??? Estão mais parecendo fariseus!! Jesus veio para todos!! O ladrão da cruz se arrependeu no último momento e foi salvo! Eu vejo as pessoas pecarem ao clamar o nome de Deus em vão!

    • Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 20:49

      Sábias palavras amiga. Jesus pregou o amor e perdoa a todos. Eles não sabem o que fazem.

  14. Rodrigo Postado em 28/Mar/2015 às 21:28

    Esta onda de violencia tem sido assustadora. A violência das palavras tornou-se violência nas ruas, e isto esta entrando em efeito cascata. Espero que a mídia pare de encher a cabeça dos seus papagaios para que isto finalize. Não queremos guerra, nosso povo ja tem problemas o suficiente diante de todo o cenário desgastante em que vivemos: transito, onibus, metros, etc. Nao adianta inputar toda a culpa em um partido, todos são culpados. É só fazer a conta: custo de campanha - salário de funcionários públicos em cargos eletivos = ?. Se resolver esta simples equação dá para ver que político bom é difícil.

  15. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 22:10

    maria, vai comprar seu kit coxinha para o seu passeio de domingo do dia 12/4 e vaza. é o máximo que vai rolar nestes próximos 4 anos.

  16. Denisbaldo Postado em 28/Mar/2015 às 23:42

    Eu só ponho a mão no fogo pelos meus atos, mas isso não me dá o direito de julgar ninguem. Em um país de Malufs, Sarneys, Collors, ACMs, Calheiros, etc, etc e etc é no mínimo muito estranho e infantil o ódio alimentado por uma camada da sociedade e da mídia com relação a um só partido. Isso sim pra mim é ser muito burro, bitolado e alguns maus intencionados mesmo. Mesmo assim não desejo o mal a ninguém, aliás tento desejar o bem a todos, pois acredito em algo muito maior do que este circo de horrores armado pelos seres humanos aqui na Terra.

    • Denisbaldo Postado em 29/Mar/2015 às 08:29

      corrigindo - 'mal intencionados'

  17. Vinicius Postado em 29/Mar/2015 às 00:55

    #vergonhaalheiadamaria *Outro Vinicius

  18. Vinicius Postado em 29/Mar/2015 às 01:03

    Eu não me espanto nada desse pessoal , pedem ditadura, pena de morte,redução da maioridade penal, perpetuam preconceitos e etc. Pior que se dizem cristãos, e querem "preservar" a família tradicional.Eu não me espanto principalmente da hipocrisia desse pessoal do "Fora Dilma" e "A culpa não é minha eu votei no Aécio". *Outro Vinicius

    • Deisi Postado em 29/Mar/2015 às 07:54

      Se depender do antro de reacionários do Brasil, o país está na eminência do fascismo! Infelizmente não está longe disso.

  19. Luna Postado em 29/Mar/2015 às 03:27

    Qual é a desse André? Ele dispara a sua metralhadora giratória espalhando merda por toda parte, fala o inconcebível, o arrazoado e expressões desfiguradas sobre a verdade e a mentira, sem que a pena da história possa se apoiar em qualquer lado. Será que de fato sabe do que está falando ou pior, pensa saber o que fala mas, na verdade de nada sabe e por isto, espalha merda para todos os lados. Meu jovem! creio mesmo é que você precisa estudar e "MUITO"!

  20. Deisi Postado em 29/Mar/2015 às 07:47

    Esses reaças são os cristãos dominicais, vão aos seus templos,dobram joelhos, escutam a palavra mas não ouvem, muitas vezes pastores fundamentalistas trocam o amor pelo discurso de ódio e intolerância, eles capitam e propagam. Mal sabem o caminho que estão trilhando, o ódio supera o bom senso, dá nisso, estão a beira do fascismo. Se tem algo que me amedronta é o fanatismo, infelizmente esse sentimento se instalou no Brasil e os reaças não se deram conta.

  21. Fernando Postado em 29/Mar/2015 às 10:55

    Esse é o resultado prático da primeira geração criada pelos filhotes da ditadura. Seus pais cresceram aprendendo que o mundo gira de acordo com a lei de Gérson e quem pode mais chora menos - talvez a pior de todas as heranças nefastas do tempo da ditadura. Se corromperam desde pequenos aceitando o errado como certo e repassaram essa ideologia aos seus rebentos, mas como sabem que ela é completamente anti-ética, trataram de se enfiar em alguma igreja para parecerem menos canalhas aos olhos da sociedade e com isto criar um falso verniz de pessoas de bem pois no fundo têm consciência da merda que são. Mas não adianta. Em face à primeira contrariedade seus instintos bestiais vem à tona sem qualquer tipo de policiamento ético pois jamais aprenderam qualquer valor moral ou humanista. São seres detestáveis e abjetos que não enxergam além de seu próprio umbigo. E... não, não serei hipócrita em dizer que não desejo o mal a eles. Sim, eu desejo. O mal que vem em forma de justiça, como o velho conceito grego de justiça: a vingança. Gente assim só atrapalha e incomoda e em meio a esta guerra declarada unilateralmente por eles do "eles contra nós", numa completa alusão à sua inabilidade de conviver com quem lhes é diferente, então, desejo, de coração, que sumam da face da terra. Não é uma guerra que propõem? Então que morram por sua causa furada e levem consigo o fascismo que lhes corrói a alma morta e tenta envenenar aos que ainda não se renderam a este ideário bestial. Se os alemães tivessem atentado ao fato que a crescente onda de ódio insuflado por psicopatas da ultra direita nas décadas de 20 e 30 levariam o país à guerra e à destruição total jamais teriam se calado diante dos monstros egocêntricos que se agruparam e conduziram a Alemanha ao caos e à ruína completos. Não gostaria de ver o mesmo acontecer por aqui 80 anos depois. Então... que vão eles para o quinto dos infernos. Lugar que lhes deve ser bem familiar, pelo jeito.

    • Vinicius Postado em 30/Mar/2015 às 17:19

      Ótimo!! Pior que esse discurso de ódio ainda é tratado como liberdade de opinião e expressão. Enquanto continuar assim caminhamos para um colapso. *Outro Vinicius

  22. Marcos Silva Postado em 29/Mar/2015 às 11:33

    Religião é a desgraça da humanidade.

    • Marcos Silva Postado em 29/Mar/2015 às 12:59

      Se algum dia o País tivesse tido um governo ótimo e uma educação de ótima qualidade, não teríamos tantos preconceitos, pobreza, desigualdade e violência como se tem hoje no Brasil. Colocar toda a culpa apenas em um governo pode ser muita burrice, mas eu acredito que seja mesmo desonestidade intelectual, intolerância e ódio.

    • Denisbaldo Postado em 29/Mar/2015 às 18:01

      Não, a desgraça da humanidade é o extremismo. E é exatamente o que voce prega no seu comentário.

  23. Marcos Silva Postado em 29/Mar/2015 às 11:46

    A elite empresarial brasileira rouba muito mais do que o José Dirceu - se é que ele roubou mesmo -, concetrando toda a renda, oferecendo condições de trabalho degradantes, roubando as horas extras, pagando salários brutalmente miseráveis, assediando moralmente os trabalhadores, etc. Isso foi o que fez o Brasil hoje ter muitos pobres e miseráveis e muita violência. Mas o povo brasileiro já criou a cultura de que tudo é culpa dos políticos. Uma pena. Falta de racionalidade e reflexão. Só educação salva.

    • enganado Postado em 30/Mar/2015 às 08:48

      Caro Marcos No REDECASTORPHOTO mostrou que a sonegação da Direita (pobre não consegue roubar esta quantia) é no mínimo de 537 bilhões. Pergunte ao ojênio Bostachatô se o amiguinho "o MORO" vai por alguém desta turma na cadeia. Só se for alguém dos 4P`s que roubou o BRASIL, ou seja, POBRES/PUTAS/PRETOS/PETISTAS e/ou pessoas como eu. QQ hora dessas estaremos na vala a mando dos NACIONALISTAS de Plantão, tipo oJênio & ltda, Merdal, ...et cetera

  24. Rita De Cássia Postado em 29/Mar/2015 às 18:54

    Nossa que horror meu Deus!!E essas pessoas são as que falam de Suzane,da madrasta do menino Bernardo etc. e pior:são os que vão à missa ,nos cultos das igrejas,mas se esquecem que não sabemos como será o nosso amanhã,pois os mesmos que estão desejando a morte de Dirceu,Lula,Dilma nem sabem se estarão vivos por mais um dia!

    • Vinicius Postado em 30/Mar/2015 às 17:22

      Tenho somente uma palavra pra esse tipo de gente, hipocrisia!! *Outro Vinicius

  25. Ana Maria Postado em 29/Mar/2015 às 21:41

    André, tenho muita pena de você. Pobre coitado alienado, não sabe nada sobre Dirceu. A história vai se encarregar de esclarecer a verdade sobre ele.

  26. Ana Maria Postado em 29/Mar/2015 às 21:48

    Pela população em geral, Dilma e Lula são muito queridos MESMO. Eles foram eleitos pelo povo. Porque vocês, reacionários, não aceitam isso logo.

  27. Denisbaldo Postado em 29/Mar/2015 às 23:22

    Vai comprar seu kit coxinha, dia 12 tá chegando. Isso é o máximo que vocês conseguirão nos próximos 4 anos, um chororô coletivo. Dia 12/4, dia nacional do circo dos palhaços fantasiados de patriotas.

  28. Thiago Teixeira Postado em 30/Mar/2015 às 09:19

    População escrota, arrogante e golpista, não generalize.

  29. Thiago Teixeira Postado em 30/Mar/2015 às 09:21

    Torço para um AVC pegar alguém da sua família também. Troll fascista.