Redação Pragmatismo
Compartilhar
Xenofobia 26/Mar/2015 às 11:04
8
Comentários

Mensagens xenófobas celebram mortes em voo da Germanwings

Mensagens de ódio e tuítes xenófobos celebram morte de catalães em voo da Germanwings que matou 150 pessoas na última terça-feira

germanwings voo acidente tragédia mortes
Aluna coloca velas em homenagem aos estudantes da escola Joseph-Koenig em Haltern, oeste da Alemanha, que morreram no acidente aéreo na França (Foto: Martin Meissner/AP)

Mariana Pasini, Opera Mundi

Diversas mensagens de ódio e caráter xenófobo contra catalães foram postadas nas redes sociais desde que o avião da Germanwings se acidentou nesta terça-feira (24/03). O voo, que partiu de Barcelona, capital da Catalunha, em direção à cidade alemã de Düsseldorf se chocou com montanhas dos Alpes perto do município de Barcelonette, na França. Autoridades catalãs já se movimentam para investigar o caso.

SAIBA MAIS: Copiloto da Germanwings derrubou avião de propósito, aponta investigação

Entre as mensagens flagradas pela plataforma digital Drets.cat, dedicada a combater a catalanofobia, estão postagens como: “A única coisa ruim sobre o acidente com o avião é que morreram poucos catalães, mas já é alguma coisa”; “Tomara que um avião com todos os catalães se choque com uma rocha e que morram lenta e dolorosamente”; e, “Calma, não façamos um drama, que no avião estavam catalães, não pessoas”.

A polícia local da comunidade autônoma da Catalunha, chamada de Mossos d’Esquadra, informou já ter aberto diligências; no momento 24 tuítes de 17 perfis diferentes estão sendo investigados. Estas mensagens teriam sido enviadas pelo Departamento do Interior à Promotoria de Ódio e Investigaçao.

Além disso, segundo o jornal local La Vanguardia, o ministro espanhol do Interior, Jorge Fernández Díaz, pediu às forças de segurança do Estado que investiguem essas mensagens.

A plataforma Drets.cat, que flagrou e reuniu as mensagens, pretende protocolar nesta quinta-feira (26/03) uma denúncia à Promotoria de Barcelona. Segundo uma nota em seu site, os tuítes que serão alvo de denúncia “incorrem em um delito tipificado no artigo 150 do código penal, já que fazem alusão ao ódio, a discriminação e a violência contra um coletivo pelo fato de serem catalães”.

xenofobia germanwings
xenofobia
mensagens-odio-voo-germanwings2

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Gabriel Gabô Postado em 26/Mar/2015 às 11:59

    Olha o primeiro mundo aí! Tudo muito lindo. A Europa é um poço de racismo! Sem exceções

    • poliana Postado em 26/Mar/2015 às 16:18

      essa é a verdadeira faceta dos coxinhas europeus....

    • Dulce Cabral Postado em 28/Mar/2015 às 02:02

      Olhe que os discursos de ódio e de preconceito no Brasil não ficam por menos! O problema não está apenas na Europa ou no Brasil. Infelizmente é um problema que atravessa o mundo.

  2. Olga Postado em 26/Mar/2015 às 16:11

    Que pequeña es la mente del ser humano, y que ínfimo su espíritu, su alma escasa...y la conciencia en su propio ombligo. Estos mesquinos, preconceptuosos, xenófobos, racistas, se regocijan con la desgracia ajena, no sienten la más mínima compasión por nadie, ni por sí mismos. Porque hay que ser pobre gente, y miserable para hablar así de una tragedia que acabó con la vida de muchas personas. Es tan poco el conocimiento que tienen que actúan como idiotas y hablan estupideces cargadas de odio por los demás. Este es el mal de este siglo!!! Ni ébola, ni aids, ni cancer... nada , ni estas tres enfermedades juntas se compara con el mal de la imbecilidad sarcática y maligna actual. Europa no es la escepción... comunitarios y extra comunitarios, dentro de los comunitarios, si son ingleses, franceses, alemanes..etc unos mejores que otros, mismo en un país si son del sur, del norte, del litoral, de las montañas. Cada uno se cree mejor que el otro y no dejan de ser mada más que discriminadores natos, xenofóboco que en su burla y prepotencia dejan ver lo pobres e ignorantes que son.

  3. marc Postado em 27/Mar/2015 às 09:52

    Espanhois são os mesmo povos que jogam bananas para jogadores negros, hostilizam e bradam frases racistas, proíbem a entrada de brasileiros no aeroporto, não né ?!

    • Dulce Cabral Postado em 28/Mar/2015 às 02:08

      Generalizar não é correto! Tem brasileiros que fazem exatamente a mesma coisa ou pior. A problemática dos discursos de ódio e preconceituosos não deve ser respondida da mesma forma. Ser xenófobo com espanhóis, porque alguns deles o são, faz de nós xenófobos também, certo? Marc, o problema da violência e dos discursos de ódio é um problema mundial.

      • carlos cruz Postado em 28/Mar/2015 às 19:15

        parabens pela resposta. o odio esta disseminado no mundo. racismo, homofobia, preconceitos. somos uma raça que nao se suporta. talvez um novo diluvio nos ensine algo. ou uma guerra mundial...

  4. Dulce Cabral Postado em 28/Mar/2015 às 01:58

    Pois é, hoje o Dirceu deu entrada no hospital em Brasília e os comentários de ódio, alguns de cristãos, às notícias em formato digital eram do mesmo gênero ou piores. Não são "esses espanhóis" é a Humanidade que está cheia de ódio e preconceito. Posso não gostar de uma pessoa mas não lhe desejo a morte ou que fique em estado vegetativo como alguns brasileiros desejaram a Dirceu. Alguns até pediam que ele levasse o Lula e Dilma com ele. Enfim, a Humanidade está mesmo doente!