Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 11/Mar/2015 às 14:49
24
Comentários

Leonardo Boff: devemos revelar os nomes dos golpistas

Leonardo Boff atribui parte da crise política e econômica pela qual o Brasil passa a golpistas. "A crise em grande parte é forjada, mentirosa, induzida e não corresponde aos fatos". O teólogo diz que o acirramento no cenário político não preocupa porque, comparado a outros contextos históricos, a "democracia amadureceu"

leonardo boff crise teólogo
Crise é ‘forjada, mentirosa e induzida pela mídia’, diz Leonardo Boff. Teólogo afirma que veículos de comunicação são golpistas e contra o povo, mas com os movimentos sociais emergiu uma nova consciência política e o outro lado ficou sem condições de dar o golpe

A crise econômica e política pela qual o país atravessa neste momento é “em grande parte forjada, mentirosa, induzida, ela não corresponde aos fatos”, afirma o teólogo Leonardo Boff. Segundo o teólogo, a crise é amplificada por uma dramatização da mídia. “Essa dramatização que se faz aqui, é feita pela mídia conservadora, golpista, que nunca respeitou um governo popular. Devemos dizer os nomes: é o jornal O Globo, a TV Globo, a Folha de S. Paulo, o Estadão, a perversa e mentirosa revista Veja.”

Em entrevista à Rádio Brasil Atual na segunda-feira (9), o teólogo disse que, no entanto, o atual nível de acirramento no cenário político não preocupa porque, para ele, comparado a outros contextos históricos, a “democracia amadureceu”. Ele diz acreditar, ainda, na emergência de uma “nova consciência política”.

Boff também considera que o cenário brasileiro é bastante diferente da Grécia, Espanha e Portugal, onde são registrados centenas de suicídios, por conta do fechamento de pequenas empresas e do desemprego, e até mesmo de países centrais, como os Estados Unidos, que veem a desigualdade social avançar.

“A situação não é igual a 64, nem igual a 54”, compara. “Agora, nós temos uma rede imensa de movimentos sociais organizados. A democracia ainda não é totalmente plena porque há muita injustiça e falta de representatividade, mas o outro lado não tem condições de dar um golpe.”

Para Boff, não interessa ao militares uma nova empreitada golpista. Restaria ao campo conservador a “judicialização da política”, e acrescenta: “Tem que passar pelo parlamento e os movimentos sociais, seguramente, vão encher as ruas e vão querer manter esse governo que foi legitimamente eleito. Eles têm força de dobrar o Parlamento, dissuadir os golpistas e botá-los para correr.”

Sobre o ‘panelaço’ ocorrido no domingo, durante o discurso da presidenta Dilma Rousseff para o Dia Internacional da Mulher, Boff afirma que o protesto é “totalmente desmoralizado”, pois “é feito por aqueles que têm as panelas cheias e são contra um governo que faz políticas para encher as panelas vazias do povo pobre”.

O teólogo afirma que a manifestação expressa “indignação e ódio contra os pobres” e são símbolo da “falta de solidariedade”; e que o “panelaço veio exatamente dos mais ricos, daqueles que são mais beneficiados pelo sistema e que não toleram que haja uma diminuição da desigualdade e que gostariam que o povo ficasse lá embaixo”.

Sobre o ato programado pela CUT e movimentos sociais para sexta-feira (13), Leonardo Boff diz que a importância é reafirmar os valores democráticos e a defesa da soberania do país: “Aqueles que perderam, as minorias que foram vencidas, cujo projeto neo liberal foi rejeitado pelo povo, até hoje, não aceitam a derrota. Eles que tenham a elegância e o respeito de aceitar o jogo democrático”.

O teólogo frisa, mais uma vez, não temer o golpe. “É o golpe virtual, que eles fazem pelas redes sociais e pela mídia, inventando e fantasiando, projetando cenários dramáticos, que são projeções daqueles que estão frustrados e não aceitam a derrota do projeto que era antipovo.”

Áudio da entrevista: https://soundcloud.com/redebrasilatual/midia-cria-odio-forja-crise-e-induz-a-atmosfera-dramatica-de-golpe-diz-boff

RBA

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. jarau Postado em 11/Mar/2015 às 15:00

    Este eu acredito e tenho respeito.

    • Rodrigo Postado em 11/Mar/2015 às 18:32

      Eu também faço coro.

  2. BRUNO SILVA Postado em 11/Mar/2015 às 15:39

    Realmaente é uma pessoa que tem pensamentos voltados para o povo pobre e tem inteligencia para dar aula de cidadania e democratização para qualquer pessoa. Foi um belo texto e quem não aceitar eu concordo, afinal moramos em uma democracia e devemos aceitar opnião até de quem não aceita derrotas.

  3. ze miguel Postado em 11/Mar/2015 às 16:42

    este senhor vive em outro mundo!!! não conhece a realidade do Brasil.

    • Rodrigo Postado em 11/Mar/2015 às 18:33

      E quem, pra você, conhece? Nos ensine algo, por favor.

    • Tiago Mohamed Postado em 12/Mar/2015 às 10:30

      Meu amigo, o senhor está lendo um artigo de uma pessoa que é autoridade em politica e cidadania. Esse homem é respeitado e conhecido no mundo. Não tenha dúvida!

    • Neno Postado em 27/Apr/2015 às 18:15

      E qual o seu mundo? Aquele manipulado pela direita? Se oriente, Zé Mané, opa...Zé Miguel

  4. Luis Postado em 11/Mar/2015 às 19:50

    Veja está mentindo. FSP, Estadão , O Globo estão mentindo. Quase todos os economistas brasileiros estão mentindo. O Valor Econômico está mentindo. A The Economist está mentindo. O Financial Times está mentindo. Toda a diversa imprensa internacional que escreve sobre o Brasil está mentindo. Os únicos que estão falando a verdade são a Carta Capital e o PT. rsrs

    • enganado Postado em 11/Mar/2015 às 23:53

      Qual é a credibilidade desta turma que estás escrevendo? São todos da Imprensa-Empresa-Press_tituta-Anglo Sionista, a orquestra é uma só, tanto faz na Argentina/BRASIL/Bolívia/Venezuela/UScrânia/Equador/ ... TODOS são a mesma coisa. Só não sabe quem não quer saber. Pergunte a algum amigo seu que seja JUDEU em quem o mesmo votou. PSDB/DEM, lógico a entrega do BRASIL começará pela PETROBRAS ao judeuSS americanos, ou será mentira minha? The Economist, eu particularmente quero que eles enfiem um busca-pé no cx da rainha da Inglaterra, igual a afronta que fizeram com a imagem do Cristo Redentor. Lembra-se? Fizeram uma charger do Cristo com um busca-pé. Quisera eu pudesse fazer justiça com minhas próprias mãos, aí vc veria com qtos paus se fazem uma canoa. Ingleses FDP''s. São tão fdp's que qdo o Lehman Brothers Holdings Inc (USA) quebrou não tiveram a coragem de colocarem na sua capa a figura da Estátua da Liberdade enfiando a Tocha no cx. Covardes, porque são os EUA. The Economist bando de fdp's , BRASIL acima de tudo e de todos.

    • enganado Postado em 12/Mar/2015 às 00:26

      Caro sr. Boff, dizer a verdade para esta raça é sentença de morte. Duvida? É só as circunstâncias se mostrarem favoráveis vamos para a cova, ou será que os SNIPERS dos EUA/iSSrael na Praça Maidan foram uma mentira? Será porque mataram o juiz-judeu Nisman na Argentina, que acusava a sra. Cristina (nacionalista)? Será porque mataram um judeu que era contra o sr. PUTIN? Será porque trocaram o presidente do Paraguai? Lógico! O anterior NÂO permitiu que se instalasse uma base militar dos EUA/iSSrael em solo paraguaio. Pois com esse Presidente tem uma e bem em cima de uma das nascentes do Aquífero Guarani, na fronteira da perigosíssima Bolívia. Essa mesma Bolívia que o Aópio ia dar decisão/humilhar/sacanear. Covarde, igual aos Patrões. E a Venezuela precisa comentar alguma verdade? Ou será que o GAFE vai contar alguma verdade sobre o que se passa lá? E o Golpe me Honduras, contra o Zelaya? O mesmo iria proibir a construção da maior base aeronaval dos EUA/iSSrael no Caribe. Agora já estão construindo e servirá para bombardear a Venezuela. Meu caro Boff, o BRASIL tem uma coisa que pesa muito, chama-se BRICS! Imagina CHINA e RÚSSIA e BRASIL, não pode! Os EUA/iSSrael entram em parafusos, e as arruaças feitas na Bolívia/Equador/Argentina/Venezuela, lógico que está começando acontecer aqui. O sr. sabe que o BRASIL NÂO ESCAPA, vamos virar UScrânia. Pergunto: Como pode uma nação com um parque industrial como nosso nas barbas dos EUA/iSSrael e aliado aos BRICS? Pau neles/destruir é o nosso propósito, só não destruiremos se colocarmos no governo; rede gRoubo/Aópio/FHC/çERRA/Álvaro Dias/STF_DB/JB/PF_DB/GAFE+rede bunderantes/... . Pois é esta a verdades do fatos, conte o dia que é HOJE. O BRASIL vai pro vinagre e vai mesmo, com verdade e/ou sem verdade. Isto aqui, minha Pátria=BRASIL, é o melhor balcão de negócios da Direita, ou será quem o senhor citou está se importando com pobre/desvalidos/doentes/família Brasileira/ordem social/ ... NUNCA! NUNCA! A única preocupação dos Anglo-Sionistas é se o país deles está bem. O resto é um mero detalhe, ou será quem o senhor cita tem compromisso com alguma verdade fora grana/morte/assassinatos/...etc. Caro Boff estou aguardando ser nova UScrânia, porque a paciência dos Nacionalistas ainda vai se esgotar, se DEUS quiser! A coisa não vai ficar nisto só, aguarde! para ver o que os EUA são capazes de fazer. Veja a Líbia e o Iraque, totalmente DESTRUIDOS. Que DEUS nos guarde!

    • Roberto Pedroso Postado em 12/Mar/2015 às 10:19

      Todos os veículos de imprensa acima citados defendem o modelo econômico conservador neo liberal base e instrumento da globalização e preconizam estes ideais,o nosso noticiário econômico se resume a reprodução mecânica e automática daquilo que é escrito no Finacial Times e The Economist(bíblias do neoliberalismo e da defesa do capital financeiro privado)pelos jornais e revistas de grade circulação nacional,isso é fato.Seria interessante se tivéssemos no Brasil uma escola de analise econômica livre de opinião,isenta e imparcial,falta em nosso noticiário econômico opiniões e analises realmente confiáveis.

  5. eu daqui Postado em 12/Mar/2015 às 13:37

    Quem articula golpe contra a democracia tem é que ir pra cana............

  6. enganado Postado em 12/Mar/2015 às 13:40

    E seu rabino diz o que? Não tem coragem de abrir a boca? Ou será que o seu juiz-judeu Fux vai processar o sr. Boff? Sai da toca! Fale a verdade! A PETROBRAS é menina dos olhos da Halliburton/AIPAC/HASBARA/MOSSAD/CIA/NSA, pois na Empresa dá pra colocar qualquer pessoa da canalha da gRoubo como diretor. Vamos o que falta para vc se revelar/ rsrsrsrs...

  7. Francisco Neri Filho Postado em 24/Mar/2015 às 23:49

    Não há projeto golpista em gestação, se o processo de impeachment vier a ser instalado e ficar provado que a presidenta cometeu crime de responsabilidade, a consequência lógica e natural é que ela seja cassada, de acordo com a previsão constitucional. As delações premiadas vêm demonstrando que os crimes denunciados não são factoides para derrubar o governo, mas fatos altamente comprometedores em que são dados nome aos bois, sob a conferência de contas bancárias, rasteadas criteriosamente com autorização das autoridades competentes, e outras ocorrências que se encaixam perfeitamente no quadro de desmando que só não assusta os incautos.

  8. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:32

    Estes grupos que estão contra Dilma – são formados por corruptos , sonegadores , bandidos ,vigaristas e ladrões do erário público , e um monte de coxinhas IDIOTIZADOS pela midia porca sonegadora e golpista – tentam desde a muito tempo dar um golpe no governo da presidenta Dilma , para revogar o sistema anti corrupção montado por Lula e Dilma , sabem que mais cedo ou mais tarde , de alguma forma serão alcançados – se correr o bicho pega – se ficarem o bicho come – e agora já é tarde demais , todos já estão sentenciados – corram – corram – igual aos RATOS – para fora do navio !!!

  9. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:33

    Esta burguesia que fede, uma elite branca invasora , golpista , estrangeira , antipatriota , sonegadora , corrupta, impia, ardilosa, entreguista, vendilhona, e seus coxinhas idiotizados pela midia porca sonegadora e golpista, estão brincando com suas vidas, todos se enriqueceram com a escravização do povo, com a corrupção e a sonegação , alquém tem que avisa-los que são MINORIA , apenas 12 milhões . Nós o povo brasileiro , somos 190 milhões , se forçarem a gente ir para o embate fisíco , serão derrotados , por isso cuidem-se , paguem seu pecados, e se aquietem , enquanto estão vivos !!! Porque no inferno não haverá mais tempo !!!

  10. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:34

    Se o povo não se unir – ir as ruas – e irem para cima destes vigaristas – vamos ficar com pecha de otários – estes juízes corruptos NÃO SÃO DEUSES – são apenas homens corrompidos – que devem ser imediatamente destituídos dos cargos que ocupam – não representam a justiça e o interesse da população – estes corruptos VENDILHÕES estão debochando do povo – ESTES SENADORES , estes deputados federais - estes deputados estaduais - corruptos e vendilhões- tem que serem execrados dos seus cargos – estão defendendo os quadrilheiros – bandidos que se apossaram do erário público – VAMOS PARA AS RUAS – VAMOS PEGA-LOS A UNHA – VAMOS MOSTRAR AS NOSSAS GARRAS PARA ESTES BANDIDOS LADRÕES …esse pessoal não valem o que comem !!! -

  11. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:35

    ELES SÃO OUSADOS , ALGUÉM TEM QUE AVISA-LOS QUE SÃO A MINORIA , SOMOS 190 MILHÕES(O POVO BRASILEIRO) , ELES APENAS 12 MILHÕES - UMA MINORIA QUE REPRESENTA A ELITE PODRE E GANANCIOSA , FILHOTES DA DITADURA - ASSASSINA E TORTURADORA E ETERNOS GOLPISTAS !!!CUIDEM-SE !!!

  12. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:39

    ATENÇÃO IRMÃOS - POVO BRASILEIRO!!! IRMÃOS BRASILEIROS !!! DO OIAPOQUE AO CHUI !!! DESPERTEM !!! A MÍDIA PORCA E GOLPISTA VEM MANIPULANDO E DIVIDINDO O POVO BRASILEIRO COM TÉCNICAS DE MANIPULAÇÃO E ENGENHARIA SOCIAL - COM ORIENTAÇÃO DA CIA AMERICANA ... PREGANDO A DIVISÃO E O ÓDIO ENTRE IRMÃOS BRASILEIROS ATACANDO E ENFRAQUECENDO TODAS AS NOSSAS INSTITUIÇÕES - PRINCIPALMENTE A PRESIDÊNCIA DA REPUBLICA - COM SUAS MENTIRAS - E DESINFORMAÇÕES DO SEU JORNALISMO ARDILOSO E CANALHA - E SUAS NOVELAS DESAGREGADORAS DE FAMILIAS ... ELES QUEREM ENTREGAR O NOSSO PAÍS E NOSSAS RIQUEZAS PARA OS GRINGOS - COMO FIZERAM COM GOLPE DE 1964 - E COM OS 08 ANOS DE GOVERNO DO FHC/PSDB... . IRMÃOS BRASILEIROS SOMOS 190 MILHÕES - ELES APENAS DOZE MILHÕES OS FILHOTES DA DITADURA - TORTURADORA E ASSASSINA - UMA ELITE BRANCA - INVASORA - ESTRANGEIRA -DONOS DA MIDIA MANIPULADORA - UMA BURGUESIA QUE FEDE - MALCRIADA - GOLPISTA - CORRUPTA - SONEGADORA - VENDILHONA - ENTREGUISTA - ANTIPATRIOTA - RACISTA - IMPIA - SUJA - ARDILOSA

  13. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:40

    TODOS SE ENRIQUECERAM COM A ESCRAVIZAÇÃO DO POVO - COM A CORRUPÇÃO E COM A SONEGAÇÃO ... NÃO VAMOS DEIXAR ELES NOS DIVIDIREM - SOMOS 190 MILHÕES - ELES APENAS 12 MILHÕES - FILHOTES DA DITADURA - ELES SEMPRE QUEREM TIRAR O NOSSO FOCO - O NOSSO FOCO AGORA - É EXIGIR UMA AUDITORIA CIDADÃ NESTA FRAUDULENTA DIVIDA PÚBLICA - PREVISTA NA CONSTITUIÇÃO DE 1998. ESTA É A SOLUÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS SOCIAIS E ECONÔMICOS - ACREDITEM ...O FUTURO DA NAÇÃO BRASILEIRA !!! VAMOS AS RUAS - VAMOS AS RUAS - DIA PRIMEIRO DE MAIO !!! TODOS JUNTOS IRMÃOS BRASILEIROS DE MÃOS DADAS - CONTRA ESTA FRAUDULENTA DIVIDA QUE NÃO É NOSSA - E ESTA CONSUMINDO 44% DE TUDO QUE PRODUZIMOS EM UM ANO - OU SEJA CONSOME 44% DO PIB BRASILEIRO OU QUASE DOIS BILHÕES POR DIA - APENAS PARA PAGAR OS JUROS DE UMA DIVÍDA FRAUDULENTA !!! DIA PRIMEIRO DE MAIO - VAMOS AS RUAS DE MÃOS DADAS PARA EXIGIR UMA AUDITORIA CIDADÃ DA DIVIDA PÚBLICA . VAMOS SE ORGANIZAR - O FUTURO DO PAÍS - DOS NOSSOS FILHOS - DOS NOSSOS NETOS - DEPENDE DESTA AUDITORIA - A SOLUÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS ... AVANTE POVO E IRMÃOS BRASILEIROS !!!

  14. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:40

    Atenção povo brasileiro e militância esses dois elementos - Pedro Malan - Armínio Fraga , que aparecem abaixo numa reportagem em 10/03/ 1999 , e mais um elemento chamado Murilo Portugal são os responsáveis de terem ressuscitado uma divida brasileira que já tinha prescrito em 1992 , foram sem nosso consentimento nos representar em uma reunião no Canada. E essa divida foi a que deu origem a atual e fraudulenta dívida que esta consumindo mais de 44% de nosso PIB - ou seja 44% de tudo que o povo brasileiro produz anualmente - apenas para pagar os juros de uma divida que não pertence ao povo brasileiro - assistam os videos abaixos - Compreendam a situação - e vamos colocar estes elementos na cadeia por crimes de LESA PÁTRIA - e providenciar o cessamento imediato do pagamento desta fraudulenta divida ... Esses são traidores da nossa Pátria, se estivéssemos no tempo da Ditadura , seriam levados e mortos no pau de arara, se estivéssemos na França do século 18 - seriam decapitados na guilhotina - por isso não podemos ter piedade destes lesa pátrias - quantos milhões de mortes de brasileiros podemos atribuir a estes carniceiros que ocuparam cargos , como presidente do Banco Central - presidente da Febrabam , Ministro da Fazenda - sempre amparando e ampliando a fraude da DÍVIDA PÚBLICA -

  15. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:42

    NA HUNGRIA - NO EGUADOR - NA ISLÂNDIA - O PRESIDENTE DESTES PAÍSES LIDERARAM A AUDITORIA DA FRAUDULENTA DÍVIDA PÚBLICA - E TIVERAM O APOIO TOTAL DA POPULAÇÃO - NÓS TAMBÉM DEVEMOS A APOIAR - INCENTIVAR - E EXIGIR UMA AUDITORIA - A SOLUÇÃO DE TODOS OS NOSSOS PROBLEMAS ECONÔMICOS E SOCIAIS - VERDADEIROS BANDIDOS E QUADRILHEIROS NOS DEIXARAM REFÉNS DESTA MARACUTAIA QUE COMPROMETE O FUTURO DO PAÍS - DO NOSSO POVO - E DA NAÇÃO BRASILEIRA PELA AUDITORIA CIDADÃ DA DIVIDA PÚBLICA JÁ !!! ASSISTAM O VÍDEO ABAIXO - E SE ENGAJE NESTA LUTA - NADA AGORA É MAIS IMPORTANTE QUE A AUDITORIA DA DIVIDA FRAUDULENTA QUE CONSOME QUASE DOIS BILHÕES POR DIA DOS NOSSOS IMPOSTOS PARA PAGAMENTO DE UMA DIVIDA FRAUDULENTA QUE NÃO NOS PERTENCE...

  16. wilson maejima Postado em 02/Apr/2015 às 16:45

    ASSISTAM O VÍDEO DA REVOLUÇÃO DEMOCRÁTICA DA ISLÂNDIA EM 2008 .. http://www.youtube.com/watch?v=qexDr71_cDY&feature=share São apenas 0,7 % (menos de 1%) de pessoas no Brasil, são DONOS de 47% de todas as riquezas de nosso País, o povo brasileiro é ROUBADO em 300 BILHÕES ANUAIS pelos CORRUPTOS. E mais de 470 BILHÕES pelos SONEGADORES deste País... O povo brasileiro entrega 44% do que produz anualmente, ou seja, 44% do PIB (PRODUTO INTERNO BRUTO ANUAL). Apenas para PAGAR os JUROS da DIVIDA INTERNA aos BANQUEIROS...

  17. Aristóteles Postado em 28/Apr/2015 às 18:53

    Sábias palavras do Mestre Frei Leonardo Boff. Dá gosto ler e acompanhar os raciocínos de quem tem sensibilidade e que, portanto, conhece bem os meandros da política social de nosso Brasil. Obrigado, Mestre Leonardo Boff!