Redação Pragmatismo
Compartilhar
Direita 10/Mar/2015 às 11:08
83
Comentários

Juca Kfouri: o panelaço, a corrupção, o ódio e a hipocrisia

Nós, brasileiros, sonegamos, sem constrangimentos, meio trilhão de reais só no ano passado. O panelaço de domingo não foi, portanto, contra a corrupção [...] Falta "senso do ridículo" a quem "bate panelas de barriga cheia"

panelaço dilma juca kfouri
Juca Kfouri: A quem bate panelas de “barriga cheia” falta “senso do ridículo” (Imagem: :Leandro Couri/EM/D.A Press)

O jornalista Juca Kfouri definiu o panelaço do último domingo como a expressão de ódio de quem nunca soube o que é ter panela vazia. Leia abaixo:

O panelaço da barriga cheia e do ódio

por Juca Kfouri

Nós, brasileiros, somos capazes de sonegar meio trilhão de reais de Imposto de Renda só no ano passado.

Como somos capazes de vender e comprar DVDs piratas, cuspir no chão, desrespeitar o sinal vermelho, andar pelo acostamento e, ainda por cima, votar no Collor, no Maluf, no Newtão Cardoso, na Roseana, no Marconi Perillo ou no Palocci.

O panelaço nas varandas gourmet de domingo não foi contra a corrupção.

Foi contra o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade.

Elite branca que não se assume como tal, embora seja elite e branca.

Como eu sou.

Elite branca, termo criado pelo conservador Cláudio Lembo, que dela faz parte, não nega, mas enxerga.

Como Luís Carlos Bresser Pereira, fundador do PSDB e ex-ministro de FHC, que disse:

‘Um fenômeno novo na realidade brasileira é o ódio político, o espírito golpista dos ricos contra os pobres.

O pacto nacional popular articulado pelo PT desmoronou no governo Dilma e a burguesia voltou a se unificar.

Surgiu um fenômeno nunca visto antes no Brasil, um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, a um partido e a um presidente.

Não é preocupação ou medo. É ódio.

Decorre do fato de se ter, pela primeira vez, um governo de centro-esquerda que se conservou de esquerda, que fez compromissos, mas não se entregou.

Continuou defendendo os pobres contra os ricos.

O governo revelou uma preferência forte e clara pelos trabalhadores e pelos pobres.

Nos dois últimos anos da Dilma, a luta de classes voltou com força.

Não por parte dos trabalhadores, mas por parte da burguesia insatisfeita.

Quando os liberais e os ricos perderam a eleição não aceitaram isso e, antidemocraticamente, continuaram de armas em punho.

E de repente, voltávamos ao udenismo e ao golpismo.’

Nada diferente do que pensa o empresário também tucano Ricardo Semler, que ri quando lhe dizem que os escândalos do mensalão e da Petrobras demonstram que jamais se roubou tanto no país.

‘Santa hipocrisia’, disse ele. ‘Já se roubou muito mais, apenas não era publicado, não ia parar nas redes sociais’.

Sejamos francos: tão legítimo como protestar contra o governo é a falta de senso do ridículo de quem bate panelas de barriga cheia, mesmo sob o risco de riscar as de teflon, como bem observou o jornalista Leonardo Sakamoto.

Ou a falta de educação, ao chamar uma mulher de ‘vaca’ em quaisquer dias do ano ou no Dia Internacional da Mulher, repetindo a cafajestagem do jogo de abertura da Copa do Mundo.

Aliás, como bem lembrou o artista plástico Fábio Tremonte: ‘Nem todo mundo que mora em bairro rico participou do panelaço. Muitos não sabiam onde ficava a cozinha’.

Já na zona leste, em São Paulo, não houve panelaço, nem se ouviu o pronunciamento da presidenta, porque faltava luz na região, como tem faltado água, graças aos bom serviços da Eletropaulo e da Sabesp.

Dilma Rousseff, gostemos ou não, foi democraticamente eleita em outubro passado.

Que as vozes de Bresser Pereira e Semler prevaleçam sobre as dos Bolsonaros é o mínimo que se pode esperar de quem queira, verdadeiramente, um país mais justo e fraterno.

E sem corrupção, é claro!”

Acompanhe Pragmatismo Político no Twitter e no Facebook

Recomendados para você

Comentários

  1. Carolaine Postado em 10/Mar/2015 às 11:23

    Serio? Vamos la deixa eu ver se eu entendi, já que "muito mais" já foi roubado, todo mundo tem que aceitar que os roubos continuem, ninguém deve se sentir incomodado com isso e você não tem o direito de bater panelas na sua casa de forma pacifica? vou perguntar outra vez, serio? Não defendo partido, defendo bons projetos e bons políticos e quero ver muitos panelaços, e quero pensar que com o tempo o povo que se manifesta na internet vai aprender mais sobre politica e manifestar de forma mais madura, e se manisfestar sempre e em peso. As coisas estão complicadas, aconteceram erros de todas as partes e crimes de vários políticos de vários partidos e eu quero sim o direito de bater panelas por isso e antes que alguém venha me fazer subir de vida e ser "elite golpista", sou filha de trabalhadores que ganham salario minimo, que trabalhei para pagar um ensino médio melhor e hoje trabalho para manter o custo dos meus estudos. O dia que os brasileiros entenderem o que é politica, vamos parar de brigar por ladrões e defender de fato o povo.

    • poliana Postado em 10/Mar/2015 às 12:42

      deixa de ser burra e aprenda a interpretar um texto , querida! está claro q vc deturpou tudo o q o kfouri disse..n entendeu nada! santa ignorância.

      • BRUNO SILVA Postado em 10/Mar/2015 às 13:01

        Vdd poliana, tem gente que só passa o olho na materia e não conpreende nada e o pior é que diz que quando os brasileiros entenderem politica vam realmente defender de fato o povo, se ela mesmo não sabe o que é.

      • Rodrigo Postado em 10/Mar/2015 às 14:06

        Analfabetismo funcional

    • Salomon Postado em 10/Mar/2015 às 13:12

      Estranho. A colega diz: "sou filha de trabalhadores que ganham salario minimo, que trabalhei para pagar um ensino médio melhor e hoje trabalho para manter o custo dos meus estudos." Ora, o governo é trabalhista; o salário mínimo tem aumento real todo ano; vivemos o pleno emprego; dá para pagar o custos do estudo ...e mesmo com tudo isso, bate panela? Estranho.

      • Chicão Postado em 11/Mar/2015 às 12:38

        Pleno emprego? Kkkkkkkkkkkkkkk, conta a do papagaio agora!

    • Salomon Postado em 10/Mar/2015 às 13:30

      Afinal, alguma coisa não bate. Existem três Poderes, independentes e harmônicos entre si: o Executivo, o Legislativo e o Judiciário. Logo, três presidentes: a Dilma, o Renan e o Lewandowski. Existem corruptos e corruptores em todos os três Poderes, como mostram as investigações. A sociedade brasileira é corrupta até os ossos. A imprensa, sem regulamentação,mente deslavadamente. Pois bem, ainda que se prove que a Dilma é corrupta, por que só ela que leva a pêia?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 14:18

      Burra demais. Interpretação de texto nível amador.

    • Tunico Postado em 10/Mar/2015 às 15:33

      Poliana deve ser agente paga ou tem má intenção, eu entendi o comentário acima, tb sou assalariado, filho de mãe domestica , não defendo impeachment mas não sou "' groupie"' de nenhum político se fizer merda tem que pagar. A maioria não presta.

    • Augusto Postado em 10/Mar/2015 às 19:57

      Carolaine, bem vinda ao grupo dos lúcidos. É impressionante o que se lê por aqui. Se você não defende o PT neste blog é rotulado de "Coxinha", se você não é da classe média "foi comprado ou corrompido". Sou e sempre fui classe média, e tenho CERTEZA ABSOLUTA que para um Brasil melhor TODOS deveríamos ser Classe Média. Ou os que leem este texto vão dizer o contrário? Você quer realmente ter menos que o mínimo para se viver decentemente? Ser da classe média significa ter Moradia, Saneamento Básico, Saúde, Educação, Lazer e uma boa qualidade de vida. QUEM NÃO QUER ISSO? O pobre deve continuar pobre para não ser taxado de Coxinha por vocês? O seu querido Ex-Presidente não tentou construir uma classe média maior alterando os parâmetros de qualificação? Por que ele fez isto, mesmo de uma forma artificial? POR QUE É BOM SER CLASSE MÉDIA! O que não é bom é ser ALIENADO, MANIPULADO, ROUBADO. Qualquer um de qualquer classe social não deveria ser nunca alienado. O classe media alienado é coxinha, o pobre alienado é massa de manobra, o rico alienado é esnobe. Sou Brasileiro, me interesso por política, tenho opinião própria, não sou manipulável, verifico os fatos, leio, estudo. Igual a você Carolaine. Lute por uma vida melhor querida, como você tem feito, será bem vinda a classe média, será bem sucedida se trabalhar por seus próprios meios. Não deixem que digam que ser classe média é ruim, é bom minha filha. Quero um Brasil com 90% de Classe média e os outros 10% de Ricos e Milionários que saíram da classe média sendo bem sucedidos. Ou tem alguém aqui que quer MENOS para o nosso Pais?

    • Felipe Postado em 11/Mar/2015 às 08:05

      Todos queremos o bem do Brasil... será que não percebe? O que você diz da Privataria, com AVAL do FHC? O que você diz da frouxidão das licitações na Petrobrás, com o AVAL do FHC? O roubo na Petrobrás não teve aval da Dilma... eles estão há 12 anos consertando as m***** feitas no desgoverno PSDB, que comprou a reeleição, e ainda assim há muito a fazer! Esse "panelaço" não passa de mais uma patranha da oposição, derrotada nas urnas de forma democrática!

      • Chicão Postado em 11/Mar/2015 às 12:44

        Claro, toda a culpa é do FHC....ignorância ou má-fé. A Dilma era do Conselho de Administração da Petrobras, foi Ministra das Minas e Energia e não sabia de nada? Fala sério, você acredita também em papai Noel? É como disse o Augusto aí em cima, se estamos insatisfeitos com o atual desgoverno então somos PSDB, golpistas, coxinhas... esses zumbis comandados pelo Partidão são uma piada.

  2. Adri Postado em 10/Mar/2015 às 11:28

    Mas gente, o PT não é mais esquerda faz muitos anos. PMDB e PT são iguais. Esse partidarismo é que é pura babaquice.

    • Felipe Postado em 11/Mar/2015 às 08:07

      É isso que querem que você pense... a negação do óbvio é o início da entropia mental.

  3. José Ferreira Postado em 10/Mar/2015 às 11:30

    No extremo leste da cidade de São Paulo também teve "panelaço" ainda que os motivos sejam um pouco diferentes. Eu não entendi na hora, e fui saber quando entrei nas redes sociais.

    • Andréia Postado em 11/Mar/2015 às 10:43

      moro na zona leste e não houve nada!

      • Chicão Postado em 11/Mar/2015 às 12:45

        moro na zona Leste e houve panelaço.

  4. Alexandre Postado em 10/Mar/2015 às 11:31

    Estou surpreso em ler um texto lúcido vindo de um dos representantes da imprensa golpista

    • R.R.Rocha Postado em 10/Mar/2015 às 11:50

      Meu caro Alexandre, pelo visto você não costuma ler os textos do Juca Kfouri...

      • Alexandre Postado em 10/Mar/2015 às 14:14

        Realmente, não costume ler os textos do Juca. Vou começar a prestar maior atenção

    • R.R.Rocha Postado em 10/Mar/2015 às 12:04

      Porém Rodrigo, o melhor do Juca Kfouri são as suas referências (sempre presentes) à textos publicados na Folha de São Paulo ou em outros jornais nas quais mostra o pensamento de personagens clássicos dos partidos que hoje fazem parte da oposição.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 14:19

      Evidentemente desconhece por completo Juca Kfouri.

    • Felipe Postado em 11/Mar/2015 às 08:10

      O J. Kfouri é uma flor de Lótus no meio do Pântano, se é que entende a analogia. Leia o texto "Aécio é assim". Mostra bem a inteligência do autor, que só escreve sobre esportes no caderno da Folha...

  5. Rebeca Lobo Postado em 10/Mar/2015 às 11:45

    O texto mais coerente e realista que li até agora. As citações são sensacionais! A burguesia fede. E além de FEDER, é barulhenta.

  6. Brunoh Postado em 10/Mar/2015 às 11:45

    Tb nao entendi muito esse texto...achei q o cara fosse totalmente contra o PT... mas enfim, Se não protesta, reclamam que não protesta...quando protesta.... reclamam que protesta... vai entender... Eu discordo que o protesto seja contra "o incômodo que a elite branca sente ao disputar espaço com esta gente diferenciada que anda frequentando aeroportos, congestionando o trânsito e disputando vaga na universidade." O protesto é contra a corrupção deslavada, que eu entendo, já vem acontecendo há muito tempo. Mas não é certo o povo ficar indignado com tanta sujeira aparecendo um dia após o outro? Acho que não é só elite que está insatisfeita, pelos menos mais insatisfeito deveria estar quem acorda de madrugada, pega não sei quantos ônibus, e tem toda uma rotina exaustiva, e não são tão valorizados como deveriam...

  7. Bruna Postado em 10/Mar/2015 às 11:52

    A classe média/média alta me cansa demais. Resistência, é a nova palavra de ordem! Pobres reacionários, eles não sabem o que reivindicam....

  8. Danila Postado em 10/Mar/2015 às 11:56

    Eu ando meio "por fora" das notícias, nem soube desse tal panelaço. Mas será que somente eu tenho ouvido reclamação dos pobres em relação ao governo Dilma? Porque o texto diz que somente a burguesia está insatisfeita. Isso não é a realidade no meio onde eu vivo. Tenho visto um descontentamento geral, e até arrependimento dos eleitores dela, especialmente diante dos últimos reajuste anunciados. Agora sobre a sonegação e desonestidade, é fato. Pessoas querem tirar proveito de tudo e de todos. Mas e os que são exceção? Ganham o quê por declarar o imposto corretamente, por não financiar a pirataria, por não desrespeitar os sinais de trânsito e etc?? Não ganham nem um sistema de saúde decente. E que continuem sendo corretos, só pelo prazer de ser (e pela consciência tranquila).

  9. Marcos Vinicius Postado em 10/Mar/2015 às 11:59

    E você que se disse não golpista está a pouco passos de ser que nem eles. Por que ela renunciaria?

    • Gustavo Postado em 10/Mar/2015 às 12:51

      Dilma foi vaiada na copa e ainda assim venceu as eleições. Os que continuam vaiando são os adeptos do golpe, do tal jeitinho brasileiro também conhecido como desonestidade intrínseca.

  10. Felipe Peters Berchielli Postado em 10/Mar/2015 às 12:17

    O que as pessoas não entendem é que é óbvio que é necessário fazer oposição a Dilma,que vem fazendo bastante besteira,mas fazer pelo motivo certo,que é buscar melhorar a condição de vide de todos. O problema é que essa elite mesquinha não quer melhorar nada,quer apenas tira o PT por tirar,e colocar representante seus no poder,a corrupção não os ultraja,visto que ela existe muito antes do PT,o que os ultraja é o pouquissimo que foi feito pelos pobres,isso deixa os negos doido de raiva do alto de suas varanda gourmet. Seja oposição a direita ou a esquerda o X da questão é fazer pelo motivo certo,e não por birra ou ódio como o Juca brilhantemente demonstra no texto,embora eu discorde dele em relação ao PT governar para os mais pobre.

  11. BRUNO SILVA Postado em 10/Mar/2015 às 12:38

    Caro colega, começei a ler o sua opnião sobre o caso concordando com muito sobre aquili que vc disse mais esse final com esse pedido de renuncia da rununcia no final como se fosse o dono da verdade e informar que o povo não aceita mais. Então por favor me responda uma pergunta: como a atual prsidente Dilma Russef consegue ser reeleitar se o povo não aguenta " pessoas da laia da Dilma "?

  12. poliana Postado em 10/Mar/2015 às 12:46

    BRILHANTE!!!!! o kfouri foi genial em seu texto! REALMENTE, SENSACIONAL!

  13. Eduardo Postado em 10/Mar/2015 às 12:59

    Pelo que entendi, quem tem posiçao social melhor nao pode reclamar de nada.. tem que dar graças a Deus de ter nascido numa situação mais confortavel e aguentar as merdas que fazem com os nossos impostos de bico calado, porque se reclamar é porque morre de inveja de ver os "pobres" subindo na vida?? Faça-me o favor.. Entao quer dizer que para os pobres ta tudo lindo.. inflação subindo, crescimento do PIB com previsoes cada vez menores, beneficios sociais sendo mexidos, IR nao sendo corrigido... Em que mundo voces vivem? No fantastico mundo de Joao Santana?

    • Thiago Teixeira Postado em 10/Mar/2015 às 13:29

      Vivemos em 2015. E quem não viveu os anos 80 e 90, realmente, ao ficar reclamando de barriga cheia, não sabe o que significa crise e pobreza estrema.

      • Eduardo Postado em 10/Mar/2015 às 13:39

        Thiago, que voce achou da estratégia do PT de fazer os ajustes após as eleições? Não te parece uma safadeza contra as classes menos favorecidas, que foram induzidas a votar no 13 e agora pagam o preço? Afinal a burguesia pode pagar a diferença.. mas e as classes mais baixas que tem prestações eternas de carro pago em 60 vezes e minha casa minha vida comendo boa parte do seu salário?

      • vilmar Postado em 15/Mar/2015 às 15:06

        falou tudo que os riquinhos da região sul e sudeste não querem que o povo saibam, vivi os anos 80 e comecei a trabalhar no final dos anos 90, e meu salario era R$ 111,00 no governo do FHC, isso sim era salario de passa fome! e não tinha Bolsa família em? e corrupção? aaa sim... eu sei sempre existiu! mas gostaria de outro governo no poder, mas ao mesmo tempo eu sei que temos que ser democrático e respeitar os eleitores que em sua maioria votaram na Dilma. no ponto de vista este povo que estão contra a Dilma deveria ter feito protesto antes das eleições proibindo a sua candidatura, ai sim seria democracia Legal...

      • mani Postado em 16/Mar/2015 às 23:13

        Verdade.

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 14:22

      "Pelo que entendi" não. Você não entendeu absolutamente nada. Junte-se a Carolaine, autora do outro comentário "interpretação zero", e tentem fazer uma leitura mais atenta do texto.

    • poliana Postado em 10/Mar/2015 às 15:31

      mais um q n sabe interpretar o q lê..mais um analfabeto funcional!!!

      • Eduardo Postado em 10/Mar/2015 às 16:12

        Preciso que voces desenhem pra mim ja que eu sou um analfabeto. Tudo que li no texto é: burgues odeia pobre.. ja ouço o Lula falando isso desde sempre com o país indo bem ou mal. Como se só a "burguesia" estivesse insatisfeita..

  14. luis Postado em 10/Mar/2015 às 13:01

    Concordaria com o texto se ele tivesse sido escrito em 2005, mas hoje em dia esses argumentos manjadíssimos de "elite branca" não engana mais ninguém. A não ser que 80% do Brasil seja elite.

    • Pedro Postado em 10/Mar/2015 às 14:48

      Se 80% do país como vc sugere estão contra, Dilma teria 20% ou menos na eleição e estaríamos discutindo outros temas? Ou sua matemática é diferente da do resto do planeta meu caro luis?

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 16:45

        não necessariamente, você viu a contagem de votos ou apareceu tudo na televisão sem nenhum fiscal nem nada?

    • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 15:06

      Esses coxas tiram numeros mágicos do bolso. "Nada nessa mão, nada nessa outra mão...e pá! 80%". Deixa de delirio, menino-coxinha.

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 16:46

        Aparentemente, o Juca Kfouri (que eu admiro E MUITO) pode inventar que todo mundo contra a Dilma é "elite branca blábláblá" sem pesquisar ou entrevistar ninguém e pra você tá tudo ok, certo jovem-empadinha?

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 17:53

        Ok. Temos um universo de 54x51 milhoes, ou 52x48%. Eu não sei por que vocês esquecem tanto disso, mas é sempre bom lembrar que Dilma venceu, incontestavelmente, por 52x48%, 54x51 milhoes. Desse montante, extraia 80% contra Dilma e você ganha uma coxinha. Vou te dar uma colher de chá: realize por um momento o sonho de todos os energumenos fascistinhas e junte os votos de Aécio com nulos, abstenções, etc. Extraia 80% desse montante imaginário e que só encontra realização entre mentecaptos golpistas ansiosos pelo "3° turno", por gentileza. Além disso, mostre onde Juca diz que TODO MUNDO contra a Dilma é "elite branca" e você ganha outra coxinha. Porque você é tão afeito a invencionices, meu caro, que tirou da cartola 80% contra Dilma, e agora tirou da manga uma interpretação de texto toda tresloucada. Nesse ritmo, estou até com medo de imaginar que tipo de delirio ou numero mágico vai sair se você continuar "pensando".

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 18:10

        Certo, a Dilma venceu, entendi. Agora voltando ao presente, depois de toda aquela maquiagem eleitoreira ela trouxe seu pacote de maldades e muita gente se virou contra ela. Estou discutindo o hoje, não o ontem. Tem uns dois ou três trechos do Juca que justificam o que eu disse, mas pode ficar com esse: "Surgiu um fenômeno nunca visto antes no Brasil, um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, a um partido e a um presidente. Não é preocupação ou medo. É ódio." Pois é, eu não vejo muito pobre falando bem da Dilma, não. Sou coxinha mas ando de busão junto com as domésticas, os boys etc e escuto eles falando e reclamando. Agora pra te plagiar: "ganhe uma empadinha, seu empadinha, você precisa parar de empadinhar os empadinhados. Empadinhador!"

      • Eduardo Ribeiro Postado em 10/Mar/2015 às 21:47

        "Surgiu um fenômeno nunca visto antes no Brasil, um ódio coletivo da classe alta, dos ricos, a um partido e a um presidente. Não é preocupação ou medo. É ódio." Ora, e surgiu mesmo. E daqui você extrapola, faz sua mágica e afirma que Juca disse que TODO MUNDO que é contra a Dilma é elite branca? Por favor. Imagino os outros dois ou três trechos, se esse é o melhor que você conseguiu pra sustentar suas palavras equivocadas. Melhore isso aí, menino-coxinha. O pior é que o trecho escolhido é o mais significativo e o mais carregado de VERDADES de todo o texto. A essência de todo o momento que vivemos, até chegarmos ao ridiculo panelaço-gourmet (aguarde cenas dos próximos capítulos, pois os coxinhas não cansam de nos divertir), está resumida no trecho que você generosamente pinçou pra nós. Andar de busão e ouvir o papo de domésticas não te faz menos coxinha, garoto. No fundo você é apenas mais um que não entendeu o texto. Junte-se aos demais que não entenderam lhufas e quem sabe juntando esforços saia uma interpretação de texto decente. Ou, no mínimo, menos acoxinhada.

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 22:51

        Talvez esse texto seja escrito apenas para empadinhas que não se cansam de proteger o governo, por pior que seja. Daí precisa ter um tipo de mente especial, acostumada aos argumentos mais torpes e - como eu disse antes e era o meu argumento central, nãos os 80% que você tanto bateu em cima como um maníaco - ultrapassados. Essa conversa de que é a elite que não gosta do PT é papo de 1o mandato do Lulla. Nem os siderúrgicos de São Bernardo do Campo aguentam mais essa corja que você defende com todas suas azeitonas (afinal, você é o rei dos empadinhas). Só falta você virar um desse malucos que falam que panelaço contra a Dilma é machismo, pois remete à cozinha. Ora, faça me um favor e vai preparar mais favores de empada, que empada de VACA nós já estamos cheios!

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 23:17

        By the way, faça o favor de responder a tudo que eu disse e não só ao que te interessa e ficar me atacando. Quem sabe assim você deixa de ser empadinha e vira algum outro salgadinho...

      • Eduardo Ribeiro Postado em 11/Mar/2015 às 11:36

        Menino coxinha...você ainda não entendeu o texto. Ninguém diz que SOMENTE a elite branca odeia o PT. Ninguem diz que TODO MUNDO que é contra a Dilma é elite branca. Isso já foi esclarecido, e não é possivel extrair essa interpretação do texto do Juca. Aprenda a interpretar um texto, ou pare de interpreta-lo de acordo com seu interesse. Ninguém está "protegendo um governo por pior que seja". Pelo contrário. Porrém, que o texto reflete verdades irrefutáveis, e que incomodaram meninotes coxinhas como você, isso é fato. Por mais que você diga que ande de busão e que por isso não é coxinha. Parece os homofobicos que dizem "não sou homofobico, tenho até amigo gay". Ou "não tenho preconceito contra negro, até tenho amigos negros, até cheguei a namorar uma negra". Panelaço não é machismo, é manifestação. O panelaço de domingo, especificamente, foi uma manifestação de ódio classista da elite branca, um panelaço-gourmet. Machismo é insinuar que nossa presidente, vencedora da ultima eleição democrática, é uma "vaca". Agora vá fazer seu cartaz pra manifestação do dia 15, "contra a corrupção e contra tudo que está aí", menino-coxinha.

      • luis Postado em 11/Mar/2015 às 22:33

        Caramba, meu. Além de empadinha ainda fica pondo empadinhas na minha boca? Seguinte: responda tudo que eu falei e pare de fugir do assunto. Você ou o Juca entrevistaram alguém do panelaço para saber quantos eles ganham por mês e se são de elite? Você acha que a elite está suuuuuper triste com o PT no governo, né? Por acaso ser empadinha lhe dá a "visão além do alcance" do Lion contra o Mum-ha? A única coisa que me irritou no texto é seus argumentos antiquados, assunto que você nunca vai tocar nos seus comentários de padaria, visto que deve concordar comigo. Tudo o mais que você faz é usar a palavra "coxinha" e torcer para que dê certo. Você acha que eu vou na manifestação dia 15? Quem te disse isso? O poder da empadinha de presunto e queijo? Eu só usei a palavra "vaca" porque a imperadora das empadas usou antes (aliás, bem antes). Então, para não perder o costume: empadinha, empadinha, empadinha. "uiuiui sou empadinha e chamar os outros de coxinha é um excelente argumento" PS1: ainda bem que você admite que não é só a elite branca que é contra o PT. De fato, qualquer pessoa que não tenha uma azeitona no lugar de cérebro está contra. PS2: Conheça melhor sua história: A etimologia da palavra empada é uma simplificação para a palavra empanada (também usada no idioma espanhol), com origem no latim panis, que significa pão. O significado mais próximo seria de iguaria de massa com recheio de carne (normalmente), com fechamento (tampa) da própria massa. Nos Estados Unidos da América pode-se encontrar uma empada de frango, chamada "chicken pie", e na Inglaterra encontra-se uma empada de frango e cogumelos,e a famosa Melton Mowbray Pie, recheada com carne de porco picada e colágeno.

    • poliana Postado em 10/Mar/2015 às 15:33

      80%???!! depois é o pt q manipula números!!!!!!! filho, dilma foi reeleita DEMOCRATICAMENTE, com 54 milhões de votos...kd seus 80%!? até qdo esse chororô vai continuar!!?? cara, acabou!!!!!!!!!!!!! dilma está reeleita e será a presidente do país até 2018!!! 2018 vcs tentam de novo. mas por ora, aceitem q ela é a nossa presidente!! ponto final!!!

      • luis Postado em 10/Mar/2015 às 16:35

        Calma gente, não sou o IBGE não pra ser confrontado com tanto ódio matemático! Foi só um exagero, se eu quisesse que vocês acreditassem em mim piamente, forneceria alguma referência. Mas pelo visto vocês concordam comigo que esse argumento de "elites brancas" não cola mais desde o 2o mandato do Lulla (isso inguém questionou). Quem tá vaiando a Dilma não é só os 3% mais ricos do Brasil não (estes aliás, estão melhores do que nunca). Sai o exagero, continua o argumento.

      • Thiago Teixeira Postado em 11/Mar/2015 às 11:30

        80% dos leitores da Veja ele quis dizer, Poli!

      • mani Postado em 16/Mar/2015 às 23:34

        Perfeito! A presidenta Dilma foi reeleita em votação legítima e democrática. Respeitem os votos da maioria. A eleição já foi concluída com a posse da presidenta Dilma. Já está enchendo o saco esse blá blá blá ...(que vontade de falar uns palavrões...).

  15. luis Postado em 10/Mar/2015 às 16:40

    cuidado com o uso de números que o pessoal fica bravo...

  16. ingrid Postado em 10/Mar/2015 às 17:59

    Desisto desse site, toda vez que posto um elogio a algum texto o comentário é aceito, quando com a mesma educação posto uma critica, o texto some.

    • Silva Postado em 10/Mar/2015 às 21:16

      Um coxinha a menos faz bem a saúde Ingrid, desiste mesmo e vai para o UOL e IG.

      • Chicão Postado em 11/Mar/2015 às 12:57

        Coxinhas a menos, pamonhas a mais.... kkkkkkkk

  17. Ricardo Postado em 10/Mar/2015 às 18:18

    Quero entrar na casa de todos que vaiam e exigem seriedade dos politicos. Quero ver quantos tem windows original, DVD pirata e IPVA em dia...

    • luis Postado em 10/Mar/2015 às 18:37

      aproveita e veja quantos tem um Estado que garante saúde, educação, segurança, transporte...

    • Augusto Postado em 10/Mar/2015 às 20:17

      Haha, essa é boa, agora para protestar tem que ter "ficha limpa de cidadão perfeito". Não pode ter pontos na carteira também? Tenho que apagar todos os "meus" MP3s? Confessar que pulei a roleta do Onibus quando não tinha dinheiro para pagar a passagem? O será que por que não tenho um Windows original, ops... esse é original, mas já tive outros que não eram por que o valor dos impostos absurdos que enchem a barriga dos politicos corruptos do planalto é tamanho que deixa os softwares (e outros coisas) no Brasil "incompráveis". Enfim, se não sou um "cidadão exemplar", não posso protestar? Isso nunca impediu a Dilma de protestar contra a Ditadura, ela não era nem de longe uma "cidadã exemplar" a vista da época, e olha agora ela é Presidente! Opa, deixa ver se eu entendi.... se não sou cidadão exemplar não posso protestar contra os políticos, mas posso virar politico e chegar a ser Presidente! Obrigado Ricardo você abriu meus olhos! Onde fica o comitê mais próximo do PT? Tenho que me filiar para melhorar de vida....

      • deisi Postado em 10/Mar/2015 às 21:23

        Hoje em um supermercado aqui na minha cidade, um cidadão estacionou em vaga de deficiente, fiquei tão irritada que falei para o segurança, esse é o tipo que faz panelaço e querem derrubar a presidente.eleita. São um bando de golpista e oportunista, não se deve levar a sério. Falou tudo Kfouri, à elite brasileira são desse nível.

      • chicão Postado em 11/Mar/2015 às 13:00

        Essa deisi é uma piada. deve ter entrevistado o cara que estacionou na vaga de deficiente para chegar a essa conclusão. Quando os ativistas fazem manifestação, ou quando o MST entra numa empresa e destroi 15 anos de pesquisa tá tudo bem, mas quando há manifestação contrária ao que eles pensam é golpismo. "Tá serto"!

  18. Augusto Postado em 10/Mar/2015 às 21:50

    Já briguei em supermercado pelo mesmo motivo, fui xingado por motorista porque reclamei dele estar avançando o sinal vermelho, tive que sair da mesa de um bar porque o Dono do bar estava jogando latas de cerveja na rua com a desculpa que ele pagava os funcionários dele para limpar. Existe uma grande diferença entre lutar pelos seus direitos e INVADIR o direitos dos outros. Mesmo assim não sou cidadão exemplar, tenho meus pecados sim, já comprei DVD pirata, já comi cachorro quente de carrocinha de rua, já comprei água no meio da rodovia parada pelo transito, já usei software sem licença, já estacionei e não comprei Ticket. Mas NUNCA fiz nada que invadisse o direito dos outros. Mas pelas definições de nosso caro comentarista hipócrita ele mesmo tão "coxinha" quanto eu, sou "elite branca".

    • Deisi Postado em 11/Mar/2015 às 18:48

      Não Chicão eu não entrevistei o cidadão para chegar a conclusão, a vaga de deficiente e idoso e demarcada moço. O pior tinham muitas outras vagas e ele estacionou em vaga que não podia, são hipócritas e golpistas.

  19. Armando Postado em 10/Mar/2015 às 23:33

    NÓS sonegamos senhor Juca? Quer que eu lhe mande meus holerites para o senhor ver o "impostinho" sendo descontado regularmente e sem falhas? Trabalhador não sonega, pois nem vê o dinheiro, já pegam a parte dele antes sequer cair na conta. Não descobri também como entrar no supermercado e não pagar o imposto embutido em tudo, nem ao abastecer o carro, ao pagar IPVA, Licenciamento, etc... Os ricos realmente sonegam, mas a maior parte da população não consegue escapar e está SIM, pagando muitos impostos.

  20. Carlos Correa Postado em 11/Mar/2015 às 00:13

    Essa água de merda de sp tá fazendo muito mal aos neurônios dos coxinhas "aprendizes de golpistas". kkk

  21. Deisi Postado em 11/Mar/2015 às 07:46

    Só pobre paga imposto no Brasil, já rico são sonegadores, fazem tramoias e não são pegos pelo leão, não caem na malha fina. Mas se pobre fizer isso está perdido, mas não tem problema no domingo, dobram seus joelhos em suas igrejas como cristão e tá tudo certo.

  22. Deisi Postado em 11/Mar/2015 às 07:58

    Todos os paneleiros envolvidos no protesto, são os mesmos que não aceita ver pobre cursando Universidade, são contra Bolsa família, dizem que aeroporto se transformou em rodoviária, não aceitam todas conquistas sociais que o PT proporcionou neste últimos anos. Essa classe mérdia e todos coxinhas me assusta com tamanho ódio deseja a morte da Dilma e Lula, só porque seu candidato perdeu a eleição. Acho que essa turma sofre de uma doença que é cegueira psicótica,

    • Chicão Postado em 11/Mar/2015 às 13:04

      E certos pamonhas, como a Deisi sofrem de burrice crônica. Dividem o Brasil em "eleitores de Dilma" e "eleitores de Aécio". Quem é contra a Dilma "ão aceita ver pobre cursando Universidade, são contra Bolsa família, e blá-blá-blá".

      • Deisi Postado em 11/Mar/2015 às 18:58

        A carapuça serviu em Coxinhão Chicão?

  23. Roberto Pedroso Postado em 11/Mar/2015 às 09:37

    Mais um texto lúcido deste jornalista que sempre foi de esquerda,quem acompanha seu trabalho sabe bem disso, (e faz parte da esquerda que não teme dizer seu nome)o descontentamento com o atual governo é válido e até certo ponto compreensível mas começar a usar as redes sociais como instrumento e ferramenta de mobilizações que visam instituir por meios tortos e deletérios um terceiro turno das eleições, vencida de forma democrática pela presidente, é o tipico modelo de ação torpe e insidiosa de uma classe mimada que não está acostumada a perder e sempre está disposta a agir de modo pernicioso quando tem seus supostos direitos ou interesses contrariados,muitos dos que apareceram em videos do panelaço,acredito, pegaram no referido utensílio de cozinha pela primeira vez na vida nesta manifestação e se acham no direito de reclamar da situação social do país, ademais o problema é o que virá depois disso,querem depor a presidente que nem mesmo está sendo alvo de investigações por parte do STF,agora nada se fala dos quarenta e tantos parlamentares que tiveram o pedido de investigação aberto pelo STF,essa gente talvez devesse pedir o afastamento de tais parlamentares a cassação da legenda do Partido Progressista (o partido que conta com o maior numero de parlamentares a serem investigados na lava Jato) mas é sempre mais fácil simplificar e centrar fogo sobre o executivo e crer que todo o mal oriundo da corrupção emana apenas de um único partido e com isso gritar palavras de ordem vazias,posar de indignado via redes sociais e coadunar com a opinião dos articulistas da grande mídia, sobre os parlamentares alvo das investigações da lava-Jato os indignados nada tem a dizer, talvez muitos nem sequer estão acompanhando o caso,mas pedem a renuncia da presidente,tragicômico se não fosse perigoso para as instancias democráticas.Protestar é legitimo,agora exigir a renuncia daquele que foi eleito democraticamente e quem nem sequer responde a processo por corrupção isso é se submeter a reles condição de massa de manobra,mas nossa classe média,históricamente, sempre se prestou muito bem a esse papel.

    • Eduardo Postado em 11/Mar/2015 às 11:28

      Parabéns Roberto, pelo seu texto polido e bem fundamentado. Ao contrário de certas Polianas que só sabem esbravejar "coxinha" pra la e pra cá.

  24. Marlon Bravo Postado em 11/Mar/2015 às 11:30

    A frase desse Fabio Tremonte foi genial !

  25. Silva Postado em 11/Mar/2015 às 18:55

    Tem alguma dúvida moço? Foi em São Paulo, todos coxinhas, vaiam, bate panelas, querem o impeachment, mas na realidade acreditam que o Aécio é que vai assumir a presidência, como são burrinhos a coxinhada de São Paulo, ai que dó.

  26. Deisi Postado em 11/Mar/2015 às 19:16

    A coxinhada usa panela para protestar, eu uso para fritar coxinhas.

    • Eduardo Postado em 11/Mar/2015 às 20:49

      Parabéns pelo seu selo Poliana de argumentaçao

    • Thiago Teixeira Postado em 13/Mar/2015 às 19:06

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Passei mal de rir Deisi!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkk

  27. rafael Postado em 17/Mar/2015 às 00:40

    A elite branca e azul tem direito a bater panela sim. A não-elite também. Protestar e legitimo. A Dilma disse isso. Lutou por isso no passado. Tambem sinto incomodo ao saber que esse movimento e baseado em odio e carente de dialogo profundo e tolerante. Pobre, rico e classe media de qualquer idade cor ou sexo cospe no chao, dirige no acostamento, sonega imposto, desperdica comida agua e energia, pratica buylling e preconceito velado, transam sem proteção, dirigem chapados, assediam, dao um "jeitinho" aqui ou ali,etc . ENTAO QUEM PODE E QUEM NAO PODE PROTESTAR? ESTANDO DENTRO DO LIMITE DA LEI QUALQUER PROTESTO DE QUALQUER UM E VALIDO. Imagino o quão construtivo seria a passeata do dia 13 junto com a do dia 15 em nome de um unico objetivo. Qualquer um. Por exemplo: reforma politica. Sem ódio, só o objetivo comum. Enquanto continuar rotulos e guerrinhas de argumentos tecnicos-superficiais entre a "elite branca" e a "esquerda pelega" os donos do poder, que tudo sabem sobre isso, ficam seguros de que esta tudo sob controle. Pois um ser humano com ódio e facilmente sugestivel.

  28. Carlos Gomes Postado em 07/Aug/2015 às 22:45

    A ELITE BRASILEIRA PARECE, É COMPOSTA DE 70% DA POPULAÇÃO. OS DEFENSORES AQUI, PARECE SÃO MINORIA.VOLUME MORTO.

  29. Onde estavam os paneleiros durante o comercial da Samarco na TV aberta? Postado em 22/Feb/2016 às 11:16

    […] também: Juca Kfouri: o panelaço, a corrupção, o ódio e a hipocrisia “Onde estavam os paneleiros quando os professores apanharam?” Por quem as panelas […]